Anda di halaman 1dari 5

CONTROLE SOCIAL E A EFETIVAO DA LEI MARIA DA PENHA

GUIMARAES, Joellington; MARCELIO, Pedro Wilson de; MORBECK, M das Graas; NASCIMENTO, Natanael Jr.; SARNO, Antonio; Valdiva. Discentes do I Semestre do Bacharelado em Direito da FTC. Mestra em Cincias Sociais. Professora das disciplinas Fundamentos da Sociologia e Antropologia Jurdica e Metodologia do Trabalho Cientfico do curso de Bacharelado em Direito da FTC. Resumo SOUZA, M Cristina Lima; ARAJO,

O artigo buscar definir e apontar mtodos de controle social, alm de fazer um paralelo com a Lei N11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. Analisando os fenmenos da violncia contra a mulher, e o mtodos punio contra essa prtica Para isso traz argumentos de autoridade no meio jurdico, e a perspectiva histrica da referida lei.
Palavras-chave: Controle, violncia, conduta humana. Abstract

The article attempts to define and point out methods of social control, and make a parallel with the Law No. 11.340/06 establishing mechanisms to prevent domestic violence against women. Analyzing the phenomenon of violence against women, and methods for punishment against the practice that brings arguments from authority in the legal and historical perspective of the law.
Keywords: Control, violence, human conduct. Introduo

indissolvel a idia do homem como ser social. O homem se agrupa em torno de uma finalidade comum, o bem comum. Pra regulamentar essa organizao os indivduos utilizam -se de instrumentos e estratgias de controle, que possa regular a conduta humana e garantir a paz social, h esses instrumentos a sociologia chama de controle social, podendo ele ser efetivado pela comunidade ou pelo Estado.

A Lei Maria da Penha surge da necessidade de efetivar o direito a dignidade da mulher. Positivando o que o senso comum j fundamentou, e cumprindo a funo social do Direito de regular a conduta humana e garantir os direitos humanos.
Controle Social

O Controle Social caracteriza-se pela capacidade que uma sociedade tem de se auto-regular, bem como os meios que ela utiliza para induzir os seus membros submisso aos seus padres estabelecidos. Esse tipo de controle produto de instituies, relaes e processos sociais, alm dos sistemas jurdicos e suas sanes. CASTRO (1998) define: conjuntos de dispositivos sociais usos, costumes, leis, instituies, sanes que objetivam a interao social dos indivduos, o estabelecimento da ordem soci al, alicerado nos valores dos lderes, da classe dominante ou do consenso grupal. MANNHEIM (1971) a define como o conjunto de mtodos pelos quais a sociedade influencia o comportamento humano, tendo em vista manter determinada ordem. A partir dessas definies, percebe-se que o controle social pode ser exercido tanto pelo cidado comum e pela comunidade quando se evoca os costumes e a moral para resoluo de conflitos, tido como controle informal, como tambm o controle formal exercid o pelo Estado e rgos pblicos que utiliza de elementos normativos para estabelece r a ordem.
Controle Informal

O controle informal o cotidiano dos indivduos, representado pela famlia, escola, religio, opinio pblica etc. Este controle fermentado no individuo no incio de suas relaes sociais, e torna-se to arraigado que a maioria da populao no delinqe graas a ele. O sistema informal vai socializando a pessoa desde a sua infncia, e ele , em geral, sutil e no possui uma sano, porm mostra-se ineficaz na garantia da segurana pblica. O desprezo social (ex: a punio informal com o afastamento das amizades ou de alguns membros da prpria famlia) so sanes que para a grande maioria so mais que suficientes para inibir a prtica de um cri me. Surge a partir da necessidade de solidariedade humana dentro do grupo social.

Assegura NADER (1982): padres de conduta social, elaborados pela sociedade e que, no resguardando os interesses de segurana do homem, visam tornar o ambiente social mais ameno, sob presso da prpria sociedade.
Controle Formal

O Controle Formal surge da ineficcia do controle informal. Os indivduos que no respeitam as regras sociais e cometem uma infrao criminal so controlados por essas instituies designadas pelo Estado, bem mais agressivas e repressoras que as instncias informais. A polcia, o Ministrio Pblico, os j uizados etc, so exemplos dessa forma de controle Utiliza-se do ordenamento jurdico para aplicao e efetivao do controle social, com sanes para os infratores. Conforme NADER (1982) assegura as normas jurdicas so: padres de conduta social impostos pelo Estado, para que seja possvel a convivncia dos homens em sociedade. So frmulas de agir, determinaes que fixam as pautas do comportamento interindividual. Porm o aumento dessa represso no significa efetividade, visto a morosidade do judicirio
A Lei Maria da Penha como instrumento de controle social.

A violncia contra a mulher atualmente reconhecida como um tema de preocupao internacional, contudo, isso nem sempre foi assim. No passado a violncia contra a mulher era institucionalizada e apoiada pelo Estado, porm essa situao ao longo da histria foi se modificando principalmente no sculo XX, onde as mulheres comearam a sair de casa para ingressar no mercado de tra balho. Hodiernamente a sociedade tem reconhecido nas mulheres o seu papel social e seus direitos enquanto cidads. Essa recente percepo e conscincia foi fruto de um trabalho incansvel e articulado de diversos grupos, sendo os movimentos de mulheres e movimentos feministas os principais responsveis pela remoo da pesada e empoeirada manta que mantinha em sigilo a dor e o medo de geraes de mulheres e famlias. At a dcada de 1980, no Brasil e em outros pases do mundo, o estudo sobre a violncia contra a mulher tinha como paradigma predominante o fato de tratar-se de um problema privado, em que as aes do Estado se limitavam sua capacidade de interveno

No dia 22 de setembro de 2006 entrou em vigor no Brasil a Lei n. 11.340, que trata da criao de mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. A lei foi batizada como Lei Maria da Penha, em homenagem cearense homnima, que se tornou smbolo da luta contra a violncia domstica contra a mulher. Maria da Penha foi vti ma de tentativa de homicdio duas vezes, em 1983, tendo ficado paraplgica. Lutou para ver seu agressor condenado, o que apenas ocorreu aps o Brasil ser condenado na Comisso Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organizao dos Estados Americanos) por violao ao direito fundamental da vtima mulher ante a ineficincia da persecuo penal. A lei dispe de uma srie de medidas de proteo para a mulher vtima de agresso, em estado de agresso ou sob riscos de vida mediante violncia domstica e familiar. Nesta mesma perspectiva, expandiu a pena para agresses domsticas contra mulheres e, dentre outras medidas, aboliu as penas pecunirias e determinou a priso preventiva e em flagrante, quando possveis, para agressores. Observa-se que a Lei Maria da Penha um instrumento de controle social formal por excelncia, na medida em que reproduz as estruturas do bem e do mal, bem como do medo, presentes no sistema penal brasileiro. Em primeira instncia esse controle era informal, pois a sociedade j condenava as prticas de violncia contra o sexo feminino, frase como quem bate em mulher covarde e suas congneres recheiam o senso comum, para ento ser institucionalizada atravs da promulgao da lei. Esta , enfim, sua configurao enquanto mecanismo de controle na sociedade, pois a promessa de coibir ou prevenir a violncia domstica e familiar contra a mulher. A lei utiliza -se de sanes como pena privativa de liberdade, para solucionar a problemtica social antes de mbito privado. Dessa forma, refora e reproduz a ideologia punitiva da necessidade de cominao, aplicao e execuo penal para proteger a mulher e intimidar os agressores c om ameaa, reproduzindo o discurso do Sistema Penal de promover segurana jurdica e defesa social com o combate criminalidade.
Consideraes Finais

Afirma REALE (1976): O Direito jamais cuida do homem isolado em si e de per si, mas sim do homem enquanto membro da comunidade, em suas relaes intersubjetivas. O Direito existe pra tutelar as relaes scias do individuo

garantindo a paz social. A Lei Maria da Penha, norma positivada no ordenamento jurdico garante a dignidade da mulher, e a punio ao s agressores, cumprindo sua funo enquanto reguladora da conduta humana. DURKHEIM (1978) afirma que se o crime "ofende certos sentimentos coletivos dotados de uma energia e de uma clareza particulares", a pena a reao coletiva que, embora aparentemente voltada para o criminoso, visa na realidade reforar a solidariedade social entre os demais membros da sociedade e, conseqentemente, garantir a integrao social
Referncias

DURKHEIM, mile. Educao e sociologia. 11 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1978. CASTRO, Celso Antnio Pinheiro de. Sociologia do direito : fundamentos de sociologia geral. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1998. MANNHEIM, K. Sociologia Sistemtica: uma introduo ao estudo de sociologia. 2.ed. So Paulo: Pioneira, 1971. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito . Rio de Janeiro: Forense, 1982 REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. So Paulo: Saraiva, 1976.

Anda mungkin juga menyukai