Anda di halaman 1dari 11

This is a photographic template your photograph should fit precisely within this rectangle.

ELECTROCENTER VS. ALVENARIA ESTUDO COMPARATIVO


Alexandre Braga Novembro de 2009
2008 Eaton Corporation. All rights reserved.

INTRODUO
Quando a existe a necessidade de controle de potncia adicional , ampliao de instalaes ou modernizao surge um projeto e uma equipe de engenharia escolhida para projetar e supervisionar o mesmo. Isto acontece se a soluo utilizada Electrocenter ou um edifcio em alvenaria. Primeiro, so estabelecidos os requisitos eltricos e mecnicos (a) Definido o equipamento a ser instalado, (b) Depois se o equipamento ser instalado dentro de um Electrocenter ou edifcio em alvenaria. Em ambos os casos, a fase de execuo do layout e o custo do equipamento semelhante.

DIFERENAS
As diferenas so provenientes dos seguintes fatores: 1. 1. O custo / nmero de horas : a) engenharia b) Compra c) Expedio e Controle 2. Possibilidade de futuras ampliaes. 3. Acesso traseiro ao equipamentos quando necessrio 4. Necessidade de entrada de cabos 5. Consideraes da fundao do piso 6. Quantidade de mo de obra envolvida , superviso no local , seguro ( Infraestrutura) 7. Recepo e controle de armazenamento. 8. Recepo e controle de armazenamento de transformadores equipamentos, anunciadores, painis de rels, sistemas de baterias, etc

DIFERENAS
9. Equipamentos de montagem , de transporte ,de nivelamento. 10. Interconexo 11. Canteiro de obras do fluxo de trfego. 12. Atrasos. 13. Teste de sistema. 14. Pagamento previsto. 15. Licenas de construo, as inspeces. 16. Depreciao. 17. Atrasos devido a chegada tardia de equipamentos

AVALIAO
Na construo civil, a literatura internacional indica que as atividades que agregam valor correspondem, em mdia, a um tero do tempo total gasto pela mo de obra, podendo atingir valores da ordem de 55 a 60% apenas para algumas atividades especficas, como a execuo de alvenaria. Mesmo na indstria da transformao, valores da ordem de 60% dos tempos gastos em atividades que agregam valor so considerados excepcionalmente altos.

AVALIAO
Os ndices de perdas cumprem um importante papel de indicadores de desempenho dos processos produtivos e, como tal, podem ser empregados para diferentes finalidades. A utilizao mais comum dada aos ndices de perdas de materiais na construo civil tem sido apenas chamar a ateno para o baixo desempenho global do setor de construo em termos de qualidade e produtividade.

AVALIAO

Alvenaria

Electrocenter

AVALIAO
O primeiro estudo realizado pelo NORIE ( Ncleo de Orientado para

. Inovao da Edificao ) -UFRGS referente s perdas na construo civil


iniciou em abril de 1992, atravs de um convnio promovido pelo Programa de Qualidade e Produtividade da Construo Civil do Rio Grande do Sul (PQPCC/RS), envolvendo, alm da UFRGS, o SINDUSCON-RS, o SEBRAERS e a CIENTEC. Os principais objetivos desta pesquisa foram levantar a incidncia de perdas de materiais na construo de edificaes, analisar as principais causas destas ocorrncias e propor diretrizes para a implementao de procedimentos de controle de perdas de materiais em empresas de construo.

AVALIAO
Segue uma sntese dos resultados obtidos em cinco empreendimentos pesquisados. So tambm apresentados as perdas comumente adotadas pelas composies de custo (perda terica). Os ndices de perdas esto expressos pela diferena, em termos percentuais, entre a quantidade de material adquirida e a quantidade teoricamente necessria, pedida no projeto. Os dados apresentados confirmaram uma das hipteses principais do estudo, ou seja, que as perdas de materiais na construo de edificaes so efetivamente maiores do que as normalmente aceitas pela indstria da construo em suas estimativas de custo. Verificou-se que as perdas reais mdias dos insumos possuem um grande intervalo de variao e situam-se entre 0.85 e 8 vezes as perdas usuais admitidas. Os ndices de perdas encontrados no estudo so tambm bastante superiores aos valores apontados por Skoyles (1987) na Gr Bretanha.
9

AVALIAO

10

AVALIAO
Em continuidade ao estudo de perdas de materiais, o NORIE criou em 1993 o Sistema de Indicadores de Qualidade e Produtividade para a Construo Civil . Os indicadores que compem o sistema foram selecionados a partir de uma pesquisa sobre indicadores empregados em outros setores industriais, na indstria da construo de outros pases e em funo de problemas considerados crticos para o setor no Brasil. Esta seleo foi realizada pela equipe de pesquisadores envolvida no projeto com a participao de um grupo de empresas de construo. Mais de 50 empresas de todo pas aderiram ao Sistema e enviam alguns de seus indicadores para o banco de dados que gerenciado pelo NORIE .

11

AVALIAO

12

AVALIAO
Muitas perdas originaram-se fora dos canteiros de obras, nas etapas que antecedem a produo, principalmente devido a projetos inadequados ou compras mal efetuadas. Atravs do estudo dos projetos das cinco obras pesquisadas foi possvel concluir que deficincias nas especificaes e no detalhamento e, principalmente, a falta de coordenao entre os mesmos so causas de elevadas perdas de materiais. Da mesma forma que no estudo de Skoyles (1987), houve indicaes de que a ocorrncia de perdas no canteiro ocorre com mais intensidade durante a armazenagem e o manuseio dos materiais do que durante a produo propriamente dita

13

AVALIAO
As estruturas de ao permitem grande diversificao de projetos. A indicao de um sistema produtivo , baseado na estrutura metlica influenciada pelas seqncias de produes e em funo do processo ser totalmente industrializado, com isso h a garantia de padronizao das construes , minimizando o tempo , tornando a obra limpa. Esse processo muito diferente de uma estrutura de concreto moldado in loco , ou de alvenaria estrutural , que toma forma na obra.
14

AVALIAO
O sistema de construo em ao apresenta vantagens significativas sobre o sistema convencional, conforme catalogo da COSIPA Companhia Siderrgica Paulista (2003), tais como: A liberdade no projeto de arquitetura; Maior rea til As sees e vigas de ao so substancialmente

mais esbeltas que as de concreto, resultando em um melhor aproveitamento do espao interno e aumento da rea til. Flexibilidade A estrutura metlica mostra-se especialmente indicada nos casos onde h necessidade de adaptaes, ampliaes, reformas e mudana de localizao; Compatibilidade com outros materiais - O sistema construtivo compatvel com qualquer outro tipo de material para fechamento, na vertical e na horizontal
15

AVALIAO
Menor prazo de execuo A fabricao da estrutura de ao em paralelo com a execuo das fundaes possibilta trabalhar em diversas frentes de servios simultaneamente.Diminuio de formas e escoramentos e o fato da estrutura no ser afetada sob quaisquer condies metereologicas, pode levar a uma reduo de at 40% no tempo de execuo quando comparado com os processos convencionais; Racionalizao e materiais e mao de obra- No processo convencional o desperdcio de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metlica possibilta adoo de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdicio seja reduzido. Alivio de cargas nas fundaes Por serem mais leves , as estruturas metlicas podem reduzir em at 30% o custo das fundaes
16

AVALIAO
Garantia da Qualidade A fabricao da estrutura metlica ocorre em uma industria e conta com mo de obra altamente qualificada, o que d ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior. Organizao do canteiro de obras- H melhor organizao do canteiro de obras devido entre outros a aus6encia de grandes depsitos de areia , brita , cimento , madeiras e ferragens. Ambiente limpo com menor gerao de entulhos , oferece ainda melhores condies de segurana ao trabalhador. Preciso construtiva enquanto nas estruturas de concreto a preciso medida em centmetros, numa estrutura metlica a umidade empregada o milmetro. Isso garante um a estrutura perfeitamente nivelada e aprumada.

17

AVALIAO
Reciclabilidade O ao 100% reciclvel. Preservao do Meio ambiente A estrutura metlica menos

agressiva ao meio ambiente , pois alm de reduzir o consumo de madeira na obra , diminui a emisso de material particulado e poluio sonora gerada pelas serras e outros equipamentos.

18

COMPARAO
Perdas segundo o controle

Alvenaria

Electrocenter

19

COMPARAO

20

10

21

11

Anda mungkin juga menyukai