Anda di halaman 1dari 5

Espao RH

Teoria Geral da Administrao - TGA

Taylor Frederick Winslow Taylor, foi iniciador da eficincia industrial sendo chamado, com inteira justia, o PAI DA ORGANIZAO CIENTFICA. Contribui de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do sculo XX. Nascido em Germantown, suburbio da Filadlfia, Estado da Pensilvnia nos Estados Unidos, no dia 20 de maro de 1856. Ainda quando jovem, era muito vivaz sempre atuante nos livros, muito gostava de estudar. No trabalho, este rude pioneiro lutava por suas idias, tanto com os trabalhadores como com os diretores e lderes sindicais. Seu extremado sentido de justia o impulsionavam sem cessar a estabelecer corretas relaes em todo o trabalho. Preferia os trabalhadores aos professores. Sentia pouca atrao pelos dirigentes trabalhistas ou mesmo pelos professores. Passou a sua maior parte de sua vida combatendo tanto uns como outros. No pensava em mimar os trabalhadores. Achava que devia trat-los justamente, e deix-los tratar da prpria vida como quisessem. Acreditava que o dever das empresas era dar aos trabalhadores uma oportunidadede justa para ganhar o mximo possvel, se um trabalhador encrencava ou descuidava de suas obrigaes, havia de deix-los, tratar de sua vida em outra parte. Taylor, no se importava com a vida social. Nunca quis ser decorativo nem divertido, importavam-lhe muito menos as pessoas do que as realizaes. Era um fantico dessas ltimas. Em maro de 1915, quando viajava para Midle West, contraiu uma doena, da qual, logo veio falecer. CONSISTIA Com obra de Taylor, a produo econmica recebe com a base n ova, tentar reduzir cada arte manual, ou oficio, a movimentos elementares que pudessem ser exatamente cronometradas, descritos e ensinados a qualquer pessoa. A princpio, cuidava apenas dos processos. Mais tarde, com a Consolidao de seus mtodos, aps os bons resultados obtidos atravs da experimentao chegou a caracterizao dos princpios baseados na preocupao de observao cientfica, dos fatos que durante dele se apresentavam. So eles: y y y Atribuir a cada operrio de produo que se pudesse esperar de um trabalhador hbil de sua caracterizao; Atribuir a cada operrio a tarefa mais elevada que lhe permitissem as aptides; Que cada operrio, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remunerao adequada, ou seja 30 50 por cento superior mdia dos trabalhadores de sua classe.

Como se v, est contida a principal orientao dos trabalhos de Taylor, obteno de mo -deobra econmica, retribuindo, entretanto, com salrios mais elevados. Mais tarde, Taylor evidenciou de forma explicita os seguintes objetivos: y y Desenvolvimento de uma cincia que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos mtodos rotineiros. Selecionar o melhor trabalhador para cada servio, passando em seguida ensin-lo, trein-lo, e form-lo, em lugar do antigo costume de deixar a ele e selecionar-se o seu servio e se formar-se, da melhor maneira de forma possvel. Criaram o esprito de profunda cooperao entre a Direo e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades de desenvolvessem de acordo com os princpios a cincia aperfeioada. Diviso do trabalho de quase iguais processos entre a Direo e aos trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aqueles trabalhos para as quais estivessem melhor preparao, substituindo desta forma as antigas condies as quais todo o trabalho e a maior parte dos trabalhadores caiam sobre aqueles.

Alm daqueles princpios, Taylor tambm exps regras tcnicas e normas para o trabalho de usina ou oficina. y y y y y y y y y y y Para cada tipo de indstria, ou para cada processo, estudar e determinar a tcnica mais conveniente. Analisar, metodicamente, o trabalho do operrio estudando e cronometrando os movimentos elementares. Transmitir, sistematicamente, instrues tcnicas ao operrio. Selecionar cientificamente os operrios. Separar as funes de preparao e execuo, definindo-as com atribuies precisas. Especializar os agentes nas funes de preparao e execuo. Predeterminar tarefas individuais ao pessoal e conceder-lhe prmios, quando realizar. Unificar o tipo de ferramentas e utenslios. Distribuir equitativamente por todo o pessoal, as vantagens que decorrerem do aumento de produo. Controlar a execuo do trabalho. Classificar metdicamente as ferramentas, os processos e os produtos.

Um dos pontos principais do trabalho de Taylor e a separao entra a funo de preparao e a da execuo. Para que o trabalho industrial se torne eficiente, so necessrios quatro agentes de preparao diretamente ligados aos operrios. So as seguintes: y O encerramento d ordem de execuo que acompanha as encomendas, o planejamento de execuo e ou andamento, no s de elementos que vo ser trabalhados, como ainda os que contribuem para o trabalho. O encarregado das fichas de inscrio, que trata das iniciais da execuo, de acordo com os planejamentos. O encarregado do tempo, que registra os tempos, faz a sua apurao e controle, efetua a apurao dos custos e trabalho realizado e chama a ateno dos executantes para a obedincia ficha de inscrio, no que respeita aos assuntos ligados ao tempo abonado e aos salrios serem distribudos. O encarregado da disciplina ou das relaes humanas, que trata da administrao de pessoal, recrutamento, selecionamento, comportamento, dispensa, etc.

y y

A finalidade do planejamento caracterizado ao trabalho que deve ser feito, como deve ser feito este trabalho, onde e porque dever ser executado e finalmente quando dever ser feito.

No campo de execuo, Taylor passou a usar tambm, quatro encarregados: y y y y O encarregado geral, para o preparo geral do trabalho a ser executado; suprimento de matrias-primas, utenslios, etc. O encarregado de fabricao, para controlar o andamento dos trabalhos e aperfeioamento dos trabalhadores. O encarregado da inspeo, para controlar as qualidades dos produtos. O encarregado da conservao, para inspecionar a limpeza, a conservao e a reparao dos equipamentos, mormente mquinas, zelando para que funcionem da melhor forma.

Estes resultados obtidos por Taylor no foram acidentais, mas conseqncias de um estudo sistemtico de fatores que afetam um problema em cada momento. A contribuio real de Taylor para a indstria foi seu todo estudo cientfico, substituindo processos rotineiros por outros deduzidos de anlises prvias. Sua atividade crtica e suas constantes investigaes das causas proporcionaram -lhe um lugar previligiado, que mantm como percursor da cincia da direo: foi ao mesmo tempo um descobridor da aplicao da cincia quela da fase de produo que afeta ntimamente o i trabalhador. Compreendeu que se tratava de problemas humanos, assim como materiais e mecanicas, e, em suas investigaes, teve em conta os aspectos psicolgicos quando estudava o elemento humano. CRITICAS Suas sabedorias cientficas, que durante a sua vida dedicou, e pela fora de vontade que tinha, muitos criticavam-nas de que Taylor, muito se "bitolara" a produtividade, que ento, era seu objetivo apresentar resultados sua empresa. Esquecendo-se, do fator humano. A sua metodologia cientfica, foi aplicada e criada, muitas coisas, em pouco tempo. Pois uma vez que, administrao no existia naquela poca. Muitas coisas ao mesmo tempo, se concentrava. No dera a proporcionalidade de graduao de tempo para a aplicao de seus estudos. Da, resultados de crticas, que por sinal, muito nos deu bases, para ter o que temos. Uma das crticas mais enfocadas, que Taylor atravs de que criou, levou o elemento "humano" ao automatismo. Isto , fator humano ao trabalho automtico. Graas a estas instrues minuciosas, o trabalho torna-se to cmodo e fcil para o operrio, que a primeira vista parece que o sistema tende a convert-lo em mero autmato, em verdadeiro "boneco de madeira". Os operrios observam habitualmente, ao trabalharem pela primeira vez sob o novo sistema. Porque no me permitem pensar ou agir ? H sempre algum intervindo ou fazendo por mim. CONCLUSES A mesma crtica, entretanto, pode ser apresentada contra todos os modernos sistemas de Diviso do Trabalho. No quer dizer, por exemplo que o cirurgio de hoje seja um homem de esprito mais limitado que os primeiros colonos deste pas. O colonizador, contudo, no devia ser somente cirurgio, mas tambm arquiteto, construtor, carpinteiro, agricultor, soldado e mdico, alm de resolver todos os casos jurdicos com uma espingarda.

No se pode dizer que a vida de um cirurgio moderno seja mais limitado ou que ele seja mais autmato do que o colonizador. Os nmerosos problemas serem resolvidos pelo ciru rgio, complicados e difceis, exigem tanta viso quanto aqueles do antigo colono. O treinamento do cirurgio tem sido quase idntico ao tipo de instruo e exerccio que ministrado ao operrio sob a administrao cientfica. O cirurgio durante sues primeiros anos de estudo submetido orientao imediata de homens mais experimentados que lhe mostram minuciosamente como executar cada elemento de sua tarefa. Entregando-lhe os melhores instrumentos, cada um dos quais tem sido objeto de estudo e aperfeioamento especial propiciando-lhe logo o uso dos melhores processos. Este mtodo de ensinar no lhe limita o desenvolvimento do esprito. Pelo contrrio, dota-os dos melhores conhecimentos que vieram de suas predecessores e f -lo servir-se das ferramentas-padro e dos mtodos que representam melhor cincia do momento; assim capaz de empregar seu engenho criador em fazer realmente progressos nos conhecimentos mundiais, em lugar de reinventar coisas j velhas, do mesmo modo o trabalhador instrudo por muitos chefes da administrao cientfica, e tem oportunidade de se aperfeioar, pelo menos, de modo igual e possivelmente melhor do que quando se entregava tudo em suas mos e portanto, ele efetuava o trabalho sem nenhum auxlio. Se fosse possvel ao trabalhador aperfeioar-se, tomando-se hbil e capaz, sem ensinamentos e auxlio de leis formuladas a respeito de seu trabalho, ento, pode-se-ia concluir tambm que o menino do colgio aprenderia melhor matemtica, fsica, qumica, latim, grego, etc., sem auxlio algum e por si mesmo. A nica diferena nos dois casos que os estudantes vo aos professores, enquanto que, pela prpria natureza do trabalho dos mecnicos, sob a administrao cientfica, os instrutores devem ir ao encontro daqueles. Acontece, realmente, que,com ajuda da cincia desenvolvida nas/ instrues, cada trabalhador de certa capacidade, habilita-se a realizar servios mais elevados, mais interessantes e finalmente, mais aproveitveis do que antes era capaz de fazer. O operrio, que anteriormente capaz de no fazer executar qualquer trabalho, a no ser a remoo do lixo com a p e, carrinho de mo, de um lugar para outro na fbrica, realiza trabalhos elementares de mecnica, em ambiente mais agradveis, de interesse mais variado e recebendo salrios mais elevados.O mecnico de salrio baixo ou ajudante, que antes apenas acionava a prensa, aprende a fazer servios mais difceis e valorizados no torno e na planadora, enquanto os mecnicos mais inteligentes e habilitados se tornam contra-mestres funcionais e instrutores. E assim por diante, em proporo crescente. RESUMO Consistia: y Sistema e numa filosofia Administrao. Tanto prticas, mtodos e processos, norma e mecanismo de trabalho. Que por sua vez, consistia em doutrinas, teorias, concepes e princpios.

Objetivos: y y Eliminar conflitos no jogo industrial empirismo administrativo. Equilibrar o esperdcio pela irracionalidade.

Como cincia: y y Anlise: y y y Estudo dos Tempos Movimentos Fadiga e dos custos Estudos da Anlise do Trabalho ou esforo humano. Estudos de Tempos e Mtodos (movimento).

y y y

Determinao e uso do equipamento Ambiente e condies do trabalho Complexos mentais e emocionais do trabalhador.

Taylor foi: y y y Experimentador, racionalizador e pesquisador Autor e divulgador dos resultados de suas experincia Formador de uma equipe de homens empricos pela Administrao para um verdadeiro discpulo em nome da Administrao.

Anda mungkin juga menyukai