Anda di halaman 1dari 4

Ativo No Circulante Investimentos Conceito De acordo com o estabelecido no inciso III, artigo 179, da Lei n 6404/1976, classificam-se como

o investimentos as contas representativas das participaes permanentes em outras sociedades e dos direitos de qualquer natureza, no classificveis no Ativo Circulante ou no Ativo Realizvel a Longo Prazo, e que no se destinam a manuteno da atividade da companhia ou da empresa. Segundo o dispositivo legal citado, existem duas modalidades de investimento que devem figurar neste subgrupo do Ativo No Circulante: a) Participaes permanentes em outras sociedades; e b) Direitos de qualquer natureza, no classificveis no Ativo Circulante ou no Ativo Realizvel a Longo Prazo. Participaes em outras empresas Quando uma empresa (investidora) adquire ttulos representativos do capital de outra sociedade (investida), a conta a ser utilizada para contabilizao de tal aquisio dependera do destino a ser dado a investimento. Caso a aquisio tenha carter meramente especulativo, dever-se- contabilizar o investimento em conta do Ativo Circulante ou do Ativo realizvel a Longo Prazo. Entretanto, tratando-se de investimento de carter permanente, ou seja, quando a empresa deseja fazer dele um complemento de suas atividades econmicas (visando a receber dividendos, bonificaes ou por outros motivos de seu interesse), devera contabiliz-lo em conta do grupo Investimentos. Quando vigorava o regime de correo monetria do balano, extinto a partir de 01/01/199, o fisco entendia que havia presuno de inteno de permanncia do investimento sempre que, embora classificado no Ativo Circulante, no fosse alienado ate a data do balano levantado no final do exerccio seguinte aquele no qual o investimento havia sido adquirido. As participaes permanentes em outras empresas crresondem a aplicaes de recursos na compra de ttulos representativos do capital de outras sociedades (aes ou quotas). Sses investimentos podero ocorrer em sociedades controladas, em sociedades coligadas, em sociedades equiparadas s coligadas e em outras sociedades, sendo que o titulo da conta utilizada dever exprimir com clareza o tipo de investimento a que se refere.

Avaliao dos Investimentos Mtodo do Custo de Aquisio

O mtodo do custo de aquisio (MC) consiste em avaliar os investimentos atribuindo-lhes os respectivos custos de aquisio, isto , atribuindo-lhes os mesmos valores que a empresa pagou por eles no momento em que foram adquiridos. Incisos III e IV do artigo 183 da Lei n 6404/1976: Artigo 183. No Balano, os elementos do Ativo sero avaliados segundo os seguintes critrios: III os investimentos em participao no capital social de outras sociedades, ressalvados os dispostos nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisio, deduzido de proviso para perdas provveis na realizao do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que no ser modificado em razo do recebimento, sem custo pra a companhia, de aes ou quotas bonificadas; IV os demais investimentos, pelo custo de aquisio, deduzido de proviso para atender as perdas provveis na realizao do seu valor, ou para reduo do custo de aquisio ao valor de mercado, quando este for inferior; Avaliao dos Investimentos Mtodo da Equivalncia Patrimonial O mtodo da equivalncia patrimonial (MEP) consiste na atualizao do valor dos investimentos feitos em sociedades coligadas ou em controladas e em outras sociedades que faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum, situadas no Brasil ou no exterior, com base na variao ocorrida no Patrimnio Liquido das citadas sociedades investidas. A lei n 6404/1976 disciplina esse assunto em seu artigo 248, com o intuito de fazer com que o valor do investimento se mantenha equivalente ao percentual de participao da investidora no valor do Patrimnio Liquido de sua investida, no final de cada exerccio social. Artigo 248. No balano patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que faam parte de um mesmo grupo o estejam sob controle comum sero avaliadas pelo mtodo da equivalncia patrimonial, de acordo com as seguintes normas: I o valor do Patrimnio Liquido da coligada ou da controlada ser determinado com base em Balano Patrimonial ou Balancete de Verificao levantado, com observncia das normas desta Lei, na mesma data, ou at 60 (sessenta) dias, no mximo, antes da data do Balano da companhia; no valor de Patrimnio Liquido no sero computados os resultados no realizados decorrentes de negcios com a companhia, ou com outras sociedades coligadas a companhia, ou por ela controladas; II o valor do investimento ser determinado mediante a aplicao, sobre o valor de Patrimnio Liquido referido no numero anterior, da porcentagem de participao no capital da coligada ou controlada; III a diferena entre o valor do investimento, de acordo com o numero II, e o custo e aquisio corrigido monetariamente, somente ser registrada como resultado do exerccio:

a) Se decorrer de lucro ou prejuzo apurado na coligada ou controlada; b) Se corresponder, comprovadamente, a ganhos ou perdas efetivos; c) No caso de companhia aberta, com observncia das normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios. 1 Para efeito de determinar a relevncia do investimento, nos casos deste artigo, sero computados como parte do custo de aquisio os saldos de crditos da companhia contra as coligadas e controladas. 2 A sociedade coligada, sempre que solicitada pela companhia, dever elaborar e fornecer o balano ou balancete de Verificao previsto no nmero I. Diferena entre Controladas e Coligadas Coligadas (1, 4 e 5 do art. 243 da Lei 6404/1976). So coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influencia significativa. Suponhamos que a investidora A seja proprietria Considera-se que h influencia significativa quando a investidora detm ou exerce o poder de participao nas decises das polticas financeira ou operacional da investida, sem control-la. presumida influencia significativa quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, se control-la. Controladas (2, artigo 243, da Lei n 6404/197) Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, titular de direitos de scio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. O que Investimento Relevante? Considera-se investimento relevante em coligadas e em controladas, nos termos da lei: a) quando o valor contbil do investimento em cada coligada for igual ou superior a 10% do patrimnio lquido da investidora; b) quando o valor contbil do investimento em cada controlada for igual ou superior a 10% do patrimnio lquido da controladora; c) quando o valor contbil no conjunto do investimento em coligadas e/ou controladas for igual ou superior a 15% do patrimnio lquido da investidora e/ou da controladora.

Quando se d o controle direto ou indireto em controladas A participao direta quando a investidora proprietria do total ou da maior parte do capital votante da sua investida. Exemplo: A investidora A constituiu uma empresa B, sua controlada, sendo a nica proprietria das 50000 aes representativas do seu capital. Neste caso, alm de participar diretamente do capital da investida, a empresa A mantm o controle acionrio direto da empresa B. A participao indireta quando a investidora (controladora) e uma ou mais de uma das suas controladas so proprietrias no conjunto da maioria do capital votante de uma terceira sociedade. Exemplo: suponhamos que a investidora A seja proprietria de 80% do capital votante da sua controlada B. Suponhamos, ainda, que a investidora A seja tambm proprietria de 30%do capital votante da sociedade C da qual a controladora B seja tambm proprietria de 35% do capital votante. Nesse caso, como a investidora A com sua controlada B, juntas, so proprietrias de mais de 50% do capital votante de C, dizemos que a investidora A controladora indireta de C.

Anda mungkin juga menyukai