Anda di halaman 1dari 8

II. Introduo estatstica II.1- Objeto da estatstica II.2- Populao e amostra Recenseamento e II.3sondagem Estatstica descritiva e II.

.4estatstica indutiva II.5- Campos de aplicao III. Dados, tabelas e grficos III.1- Tipos de dados Representaes grficas III.2de dados IV. Medidas de localizao IV.1- Introduo IV.2- Mdia IV.3- Moda IV.4- Mediana

V. Medidas de disperso V.1Introduo V.2Varincia V.3Desvio-padro V.4Amplitude

VI. Distribuies bidimensionais VI.1- O que so VI.2- Representaes grficas VI.3- Coeficiente de correlao VI.4- Tabela de contingncia VII. Exerccios Introduo VII.1Estatstica Dados, tabelas VII.2e grficos Medidas de VII.3localizao Medidas de VII.4disperso Distribuies VII.5bidimensionais VII.6- Globais

Introduo Estatstica - ndice

1. 2. 3. 4. 5.

Objeto da estatstica Populao e amostra Recenseamento e sondagem Estatstica descritiva e estatstica indutiva Campos de aplicao

1. Objeto da Estatstica

"Cincia que dispe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A estatstica fornece-nos as tcnicas para extrair informao de dados, os quais so muitas vezes incompletos, na medida em que nos do informao til sobre o problema em estudo, no realando, no entanto, aspectos importantes. objetivo da estatstica extrair informao dos dados para obter uma melhor compreenso das situaes que representam.

No estudo de um problema envolvendo mtodos estatsticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto , deve-se planejar a experincia que nos vai permitir recolher os dados, de modo a que, posteriormente, se possa extrair o mximo de informao relevante para o problema em estudo, ou seja para a populao de onde os dados provm.

Uma vez os dados recolhidos, sob a forma de uma amostra, faz-se a reduo e representao desses dados, utilizando as tabelas e os diferentes tipos de grficos, sendo um dos principais objetivos desta fase, a identificao da estrutura subjacente aos dados, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatstico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hiptese, utilizando-se tcnicas estatsticas convenientes, as quais realam toda a potencialidade da Estatstica, na medida em que vo permitir tirar concluses acerca de uma populao, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

2. Populao e Amostra

Uma noo fundamental em Estatstica a de conjunto ou agregado, conceito para o qual se usam, indiferentemente, os termos Populao ou universo.

2.1-Populao

Coleo de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais caractersticas comuns, que se pretendem estudar.

Nem sempre possvel estudar exaustivamente todos os elementos da populao! Porqu? - Pode a populao ter dimenso infinita Exemplo: Populao constituda pelas presses atmosfricas, nos diferentes pontos de uma cidade. - Pode o estudo da populao levar destruio da populao Exemplo: Populao dos fsforos de uma caixa. - Pode o estudo da populao ser muito dispendioso Exemplo: Sondagens exaustivas de todos os eleitores, sobre determinado candidato.

Quando no possvel estudar, exaustivamente, todos os elementos da populao, estudam-se s alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.

2.2-Amostra

Conjunto de dados ou observaes, recolhidos a partir de um subconjunto da populao, que se estuda com o objectivo de tirar concluses para a populao de onde foi recolhida.

importante a fase de recolha da amostra?

Sim, pois a amostra deve ser to representativa quanto possvel da Populao que se pretende estudar, uma vez que vai ser a partir do estudo da amostra, que vamos tirar concluses para a Populao. Quando a amostra no representa corretamente a populao diz-se enviesada e a sua utilizao pode dar origem a interpretaes erradas, como se sugere nos seguintes exemplos: - Utilizar uma amostra constituda por 10 remistas, para prever o vencedor do prximo RE-PA. - Utilizar uma amostra constituda pelos leitores habituais de determinada revista especializada, para tirar concluses sobre a populao geral.

3. Recenseamento e Sondagem
3.1Recenseamento O termo recenseamento est, em regra geral, associado contagem oficial e peridica dos indivduos de um Pas, ou parte de um Pas. Ele abrange, no entanto, um leque mais vasto de situaes. Assim, pode definir-se recenseamento do seguinte modo:

estudo cientfico de um universo de pessoas, instituies ou objetos fsicos com o propsito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juzos quantitativos acerca de caractersticas importantes desse universo. Para a maioria das pessoas a palavra recenseamento ou censo encontra-se associada enumerao dos elementos da populao de um Pas.

3.2Sondagem

Por vezes no vivel nem desejvel, principalmente quando o nmero de elementos da populao muito elevado, inquirir todos os seus elementos sempre que se quer estudar uma ou mais caractersticas particulares dessa populao. Assim surge o conceito de sondagem, que se pode tentar definir como:

Estudo cientfico de uma parte de uma populao com o objetivo de estudar atitudes, hbitos e preferncias da populao relativamente a acontecimentos, circunstncias e

assuntos de interesse comum. fundamental referir que, contrariamente ao recenseamento, as sondagens inquirem ou analisam apenas uma parte da populao em estudo, isto , restringem-se a uma amostra dessa populao, mas com o objetivo de extrapolar para todos os elementos da populao os resultados observados na amostra.

4. Estatstica Descritiva e Estatstica Indutiva

De acordo com o que dissemos anteriormente, numa anlise estatstica distinguem-se essencialmente duas fases: Uma primeira fase em que se procura descrever e estudar a amostra: Estatstica Descritiva e uma segunda fase em que se procura tirar concluses para a populao: Estatstica Indutiva

Esquematicamente, temos:

Resumindo, podemos dizer que uma anlise estatstica envolve duas fases fundamentais, com objetivos distintos: Estatstica Procura-se descrever a amostra, pondo em evidncia as caractersticas 1 Fase Descritiva principais e as propriedades. Estatstica Indutiva Conhecidas certas propriedades (obtidas a partir de uma anlise descritiva da amostra), expressas por meio de proposies, imaginamse proposies mais gerais, que exprimam a existncia de leis (na populao).

2 Fase

No entanto, ao contrrio das proposies deduzidas, no podemos dizer que so falsas ou verdadeiras, j que foram verificadas sobre um conjunto restrito de indivduos, e portanto no so falsas, mas no foram verificadas para todos os indivduos da Populao, pelo que tambm no podemos afirmar que so verdadeiras ! Existe, assim, um certo grau de incerteza (percentagem de erro) que medido em termos de Probabilidade.

Ser que necessrio o conceito de Probabilidade para se poder fazer Estatstica? De acordo com o que dissemos anteriormente sobre a Estatstica Indutiva, precisamos aqui da noo de Probabilidade, para medir o grau de incerteza que existe, quando tiramos uma concluso para a populao, a partir da observao da amostra. Exemplo : Tendo-se concludo, que de uma amostra constituda por 1000 eleitores, 63.5% desses eleitores pensavam votar no atual Presidente da Cmara, pode-se mostrar que, com uma confiana de 95%, a percentagem de eleitores da Populao de onde foi recolhida a amostra se situa no intervalo [60.5%, 66.5%].

5. Campos de Aplicao

"Os campos de aplicao da Estatstica so muitos e os mais variados." Estudos de mercado

O gerente de uma fbrica de detergentes pretende lanar um novo produto para lavar a loua, pelo que, encarrega uma empresa especialista em estudos de mercado de "estimar" a percentagem de potenciais compradores desse produto. Populao: Amostra: Problema: conjunto de todos os agregados familiares do Pas conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, de entre os inquiridos sobre a compra do novo produto, obter uma estimativa do nmero de compradores na Populao.

Introduo Estatstica - 5. Campos de Aplicao

"Os campos de aplicao da Estatstica so muitos e os mais variados." Medicina Pretende-se estudar o efeito de um novo medicamento para curar determinada doena. selecionado um grupo de 20 doentes, administrando-se o novo medicamento a 10 desses doentes escolhidos ao acaso e o medicamento habitual aos restantes.

Populao: conjunto de todos os doentes com a doena que o medicamento a estudar pretende tratar. Amostra: conjunto dos 20 doentes selecionados Problema: pretende-se, a partir dos resultados obtidos, realizar um "teste de hipteses" para tomar uma deciso sobre qual dos medicamentos melhor.

- 5. Campos de Aplicao
"Os campos de aplicao da Estatstica so muitos e os mais variados."

Controle de Qualidade O administrador de uma fbrica de parafusos pretende assegurar-se de que a percentagem de peas defeituosas no excede um determinado valor, a partir do qual determinada encomenda poderia ser rejeitada.

Populao: conjunto de todos os parafusos fabricados ou a fabricar pela fbrica, utilizando o mesmo processo. Amostra: conjunto de parafusos escolhidos ao acaso de entre o lote de produzidos. Problema: pretende-se, a partir da percentagem de parafusos defeituosos presentes na amostra, "estimar" a percentagem de defeituosos em toda a produo.

- 5. Campos de Aplicao

"Os campos de aplicao da Estatstica so muitos e os mais variados." Pedagogia Um conjunto de pedagogos desenvolveu uma tcnica nova para a aprendizagem da leitura, no ensino fundamental, a qual, segundo dizem, encurta o tempo de aprendizagem relativamente ao mtodo tradicional. Populao: Conjunto de todos os alunos que entram para a escola fundamental, sem saber ler. Amostra: conjunto de alunos de algumas escolas selecionadas para este estudo. Os alunos foram separados em dois grupos para se aplicarem as duas tcnicas em confronto. Problema: Do estudo da amostra, decidir qual a tcnica melhor.

Anda mungkin juga menyukai