Anda di halaman 1dari 3

A poltica nacional de sade nos anos 1990 e 2000: na contramo da historia?

Desmontagem da Seguridade Social e recomposio das relaes Publico-privadas de ateno a sade.


Com a promulgao da Carta Magna um leque de mudanas foi aberto em beneficio ao cidado. A Constituio de 1988 pretendia resgatar a plenitude democrtica brasileira e encaminhar a soluo da dvida social, a superao do enorme fosso entre a elite e a imensa massa de excludos nacionais, por meio do assistencialismo e garantias tr abalhistas. Essa constituio apresentava uma grave contradio: por um lado, ampliava as conquistas sociais dos trabalhadores (com a pratica do assistencialismo) e, por outro, retirava do governo central os meios para satisfaz-las (com a descentralizao financeira). Ficava ainda, na contramo do que acontecia no plano internacional, ampliando a atuao do Estado nos mbitos econmico e social, quando a regra neoliberal impunha o contrario. Assim, caminhava para uma situao na qual o Estado ou descumpria suas funes constitucionais ou viveria falido. Uma das palavras mais utilizadas por Collor desde a campanha eleitoral era moderno. Prometia modernizar o Brasil, e sua prpria figura jovem, bem como a de alguns de seus ministros , forneciam um suporte a esse tipo de discurso. Por modernizao, Collor entendia a diminuio do papel do Estado, o que inclua a defesa do livre mercado, a abertura para as importaes, o fim dos subsdios e as privatizaes. Em suma, uma adequao do Brasil a nova realidade do neoliberalismo mundial.
um salto para trs, sem o sentido da ampliao das possibilidades de autonomia ou de incluso de segmentos no circuito moderno, diferente das transformaes estruturais anteriores, apesar dos limites tambm destas ltimas. Esse retrocesso o que configura uma contra-reforma, onde h quebra de condies historicamente construdas de efetivas reformas, dentro de um processo mais amplo de profundas transformaes (BEHRING, 2002, p. 6).

Dcada de 80 O novo

Decada de 90 O velho

Na dcada de 80 surgiram novas idias, benefcios para a populao, o bem estar da sociedade, melhoria das polticas de sade. Porm com os governos seguintes, o neoliberalismo fez com que o velho voltasse. A dcada de 90 se caracterizou por um processo de reverso das conquistas sociais consagradas na Constituio Federal de 1988. Deu-se mais prioridade a economia. Caminhava no sentido do interesse privado, favorvel implementao do programa de estatizao ajuste e reformas institucionais do Fundo Monetrio Internacional. Diretrizes de abertura irrestrita da economia (privado), sem controle do governo. Enxugamento do Estado com a privatizao das empresas estatais e o programa de demisso voluntaria para o funcionalismo. Juntamente com o avano da globalizao e mudana do padro de acumulao capitalista. Ou seja, se caracterizava pela concentrao de capital mediante a privatizao do patrimnio publico, barateamento da forca de trabalho e subsdios ao capital, levando o sistema

financeiro a ocupar um lugar de domnio no processo de acumulao. Deu-se prioridade ao acumulo de capitais, o individual em detrimento do coletivo. Mudanas nos anos 90. Tais mudanas, por conseqncia, acabam por interferir no desenvolvimento do Sistema nico de Sade. Dentre elas esto:
y

As Leis Orgnicas da Sade (n.8080/90 e 8142/90) aprovadas durante o governo Collor. Apenas porque os parlamentares que faziam parte da Assemblia Nacional Constituinte eram os mesmos parlamentares do Congresso Nacional, acelerando assim a aprovao das leis. Restrio Oramentria. O desfinanciamento do SUS vinculado a desconstruo do conceito de seguridade social. Comea a lgica de acumulao de capital e tambm de capital fictcio (aplicaes de bolsas de valores sem respaldo financeiro)
Por meio de um exerccio virtual, feito a partir dos montantes de arrecadao das receitas previstas para o sistema, estabelecidas na Constituio Federal, e considerando as despesas realizadas, o total arrecadado em 2002, se fosse rigorosamente aplicado, o que nunca aconteceu, cobriria com folga os gastos de seguridade, mesmo incluindo-se no clculo os gastos especficos da rea da sade. Werneck Vianna (2005).

O dficit previdencirio e o desfinanciamento da sade foram construdos em nome do supervit primrio, como forma de submeter o oramento da seguridade social lgica da financeirizao do oramento pblico.

Em face do desemprego houve diminuio na arrecadao, mas havia uma parcela da populao que ao fim de sua jornada de trabalho, recorriam ao INSS para se aposentar , gerando um grande dficit nos cofres da previdncia social. O dinheiro arrecadado era investido em outras reas, no sobrava nada para o investimento na rea da sade. Diminuio nos procedimentos realizados pelo INAMPS e sucateamento dos hospitais pblicos. Nessa poca o Brasil recorreu ao Fundo Monetrio Internacional para sanar suas dividas. Nesse perodo, so impostas uma serie de regras a se cumprir. Ou seja, tinha um compromisso com o FMI que provocava essa reduo do investimento ao Setor de Sade. Uma bola de neve to grande, com conseqncias tremendas para o cidado comum, que sem ter a quem recorrer, sofre com o arrocho montado pelo governo. Concomitantemente ao processo de desfinaciamento do SUS e de deteriorao dos servios pblicos, observa-se a reconfigurao da relao publico - privado. A Assistncia medica comea a reestruturar e diversificar suas aes empresarias ao mesmo tempo em que o Estado elabora polticas publicas para competir com as Instituies Publicas. As relaes diretas entre a Previdncia Social e as empresas empregadoras sendo substitudo pelos subsdios fiscais as empresas medicas contribuindo para o aprofundamento dos servios de acordo com o status socioeconmico das demandas. Houve ento o sucateamento dos servios

pblicos de sade e o aumento dos planos de sade. A burocracia governamental aumentou sem opes e a sociedade correu para os planos de sade, apenas quem pde. Criao da Frente Parlamentar da Sade em 1993. Foi com toda essa asfixia financeira e desmonte do SUS feito pelo Estado que pode-se entender a criao da FPS.
y y y

Extino do Instituto Nacional Assistncia Medica e Previdncia Social. Risco de desconstitucionalizao do SUS. Asfixia financeira

A Frente passou a apoiar a tramitao da proposta de emenda constitucional 169, atual emenda constitucional 29, que estabelece na Constituio Federal, recursos definidos e permanentes para a sade. Apesar da frente ter sido criada para forar os investimentos ao SUS, lutando por ele, o ministrio da Sade tornou-se um grande comprador de servios mdicos do setor privado. Outro movimento desse perodo foi a (re)organizao poltica dos prestadores privados de sade no pais, a Confederao Nacional de Sade, 1994. Entidade que rene todos hospitais, clinicas e servios de diagnsticos, imagem e fisioterapia (lucrativos e filantrpicos) e operadoras de planos de Sade em prol da manuteno da sade financeira das empresas e contra uma possvel estatizao progressiva da rea de sade. Vemos, ao final de tudo isso, que para que haja um bom servio de sade e seguridade social, necessrio somente que se cumpra a lei promulgada na Constituio de 1988.

Bibliografia 1. Na corda bamba de sombrinha: a sade no fio da historia, Carlos Fidelis ponte e Ile Falleiros. Editora Fiocruz. 2. Histria do Brasil, Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo. Editora Scipione. 3. A Gesto da Fora de Trabalho em Sade na Dcada de 90. Larissa Dahmer Pereira.

Anda mungkin juga menyukai