Anda di halaman 1dari 5

ADMINISTRAO DO TEMPO.

DEFINIO: uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto em nossas vidas, permitindo a organizao de metas pessoais e profissionais com menor dispndio de energia fsica e mental. A boa administrao de tempo provavelmente o fator mais importante na administrao de si mesmo e do trabalho executado. Ela comea com a auto-descoberta, isto , com a identificao de como utilizamos o nosso tempo, do que no nos satisfaz e do que desejamos mudar.

O GERENTE DE INFORMTICA E O SEU TEMPO: Um dos maiores problemas, para todos e que nunca h tempo suficiente para fazer tudo o que necessrio. Peter Drucker, diz que o gerente que no consegue gerenciar seu prprio tempo no consegue gerenciar nada mais. Pois de vital importncia que o gerente domine o seu tempo , ao invs de ser por ele dominado.

PASSOS FUNDAMENTAIS PARA SE ALCANAR UM MELHOR USO DO TEMPO: Quantificar como ele utilizado atualmente; Eliminar os pontos de estrangulamento com base nesta quantificao; estrangulamentos. O GERENTE PODE TENTAR CLASSIFICAR AS ATIVIDADES QUE DOMINAM O SEU DIA, COMO: Documentao para leitura / assinatura; Entrevistas envolvendo voc e outra pessoa, seja subordinado, colega ou superior; Reunies envolvendo trs ou mais pessoas; Telefonemas recebidos e emitidos.

Planejar efetivamente como aplicar o tempo economizado com a eliminao dos

A seguir, verifique quais destas tarefas s podero ser feitas por voc mesmo, quais as que podem ser realizadas por voc ou por outra pessoa e quais devem ser delegadas a outras pessoas, sem prejuzo de qualidade, mas que no momento esto lhe roubando preciosas horas.

ALGUNS PONTOS DE ESTRANGULAMENTO DETECTADOS: Reveja se realmente necessrio lidar com toda a papelada; Agende e divulgue as reunies; Estabelea horrios predeterminados e pr-estabelecidos para as entrevistas; Discipline-se na utilizao do telefone, ou seja Fale somente o necessrio.. claro que a eliminao de todos os pontos de estrangulamento , em certos casos, praticamente impossvel, mas se voc conseguir 50% do tempo bem administrado j alcanou um bom ndice. O que fazer com o tempo ganho? Primeiro crie uma hora diria (tempo arbitrrio) s sua na qual voc se isola sem telefonemas, reunies, entrevistas, etc. E ento : Leia aqueles artigos importantes que esto se acumulando em sua mesa; novas admisses; Pare e repense o seu departamento de entrada de dados, a utilizao de pacotes, as Redescubra-se como gerente e como pessoa;

Procure concentrar-se em tarefas multiplicadoras;

Pense na qualidade dos servios prestados e como melhor-las; novas tecnologias;

Reveja os planos de desenvolvimento dos tcnicos e administrativos da rea frente Estabelea ou melhore o seu relacionamento com os demais gerentes da corporao. At agora vimos todas as caractersticas para que um gerente de informtica administre melhor o seu tempo, ento vamos dar mais sugestes para todo tipo de gerente de qualquer rea e para todas as pessoas que no conseguem administrar o seu tempo.

BENEFCIOS OBTIDOS COM UMA MELHOR

ADMINISTRAO DO TEMPO:

Desenvolve uma perspectiva real do que a vida oferece e como pode ser vivida; Permite aproveitar mais a vida; Possibilita maior domnio e controle do trabalho; Evita presso interna e presses externas; Segurana e objetividade do trabalho; Aumenta a produtividade;

Mantm o equilbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional; Combate celulite e flacidez, melhora o condicionamento fsico.

A pessoa que no administra o seu tempo porque passa a maior parte do dia pensando no que fazer em 1 lugar, outra parte recomeando o trabalho interrompido e finalmente a outra reclamando que no teve tempo para nada. Fatores a serem observados que contribuem para modificar-mos algumas atitudes atravs de nossa prpria conscientizao, nos levando a pensar nos seguintes fatos: Estamos dando o tempo certo s coisas realmente importantes ? inovao a longo prazo ?

Estamos mantendo o equilbrio adequado entre nossas atividades de rotina e as de Nossas atividades de combate ao fogo (atividades de emergncia) esto reduzidas ? As interrupes desnecessrias esto sendo permitidas ? Estamos realizando tarefas desnecessrias ? Estamos pulando de tarefa em tarefa sem conclui-las ? Pronto temos um perfil de nosso comportamento diante do tempo, o que e como devemos mudar est em cada um de ns.

DESPERDIADORES DO TEMPO: No definio / Classificao das metas; No fazer plano dirio; Prioridades no claras/ falta prioritizao ;

Alterao constantes de ordens e de prioridades; No se prevenir contra problemas rotineiros; Sobrecarga de trabalho; Atrasos; Barulho;

No antecipar provveis acontecimentos futuros e no se preparar para eles; Empreendendo mais do que pode menos estimativa de tempo no realista;

Desorganizao pessoal;

Arquivos desorganizados;

Responsabilidade e autoridades confusas; No se ajustar a mudanas; Treinamento deficiente;

Excesso de controle e Reunies improdutivas; Fazer eu prprio / no delegar; No saber dizer no ; Excesso de material para ler; Excesso de comunicao; Falta de comunicao; Falta de diretrizes;

Inexistncia de padres / critrios; No adaptao / resistncias mudanas.

CONCLUSO:

O Tempo um recurso precioso, que no pode ser recuperado, ou expandido, portanto saiba us-lo pois ele proporciona oportunidades iguais para todos.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: Henrique da silveira Neto, Fernando O profissional da informtica Xerox livro fornecida pelo professor.

Anda mungkin juga menyukai