Anda di halaman 1dari 5

Unidade 4

Conhecimento x Sabedoria
Por Rodrigo Alves Borges de Lima

O temor do Senhor o princpio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instruo. Provrbios 7:1

Primeiramente devem-se diferenciar os seguintes conceitos: Conhecimento, inteligncia e sabedoria antes de prosseguirmos com este estudo. O conhecer envolve as capacidades cognitivas da psique e no privilgio apenas dos seres humanos, mas tambm presentes em qualquer animal superior, logicamente que em nveis de abstraes diferentes.

Figura 1 - Crebro de um chimpanz


Fonte:wikipdia

Temos por capacidades cognitivas as ferramentas pelas quais o ato cognitivo se processa, sendo este o processo de conhecer, so elas: A ateno, a percepo, a memria, o raciocnio, o juzo, a imaginao, o pensamento e a linguagem. importante frisar que para os seres biolgicos microscpicos tais ferramentas tambm existem, porm com nomes e abrangncias distintas. Por exemplo, para um ser microscpico do domnio Eukaryota no podemos afirmar que tais seres possuem, memria, raciocnio, etc... como os dos animais superiores. Porm importante notar que possuem memria biolgica expressa em seu material gentico, alm de um comportamento lgico que busca a sobrevivncia em seu ambiente, podendo tomar decises que preservem sua homeostase.

Figura 2 - Clula Eukaryota animal


Fonte:wikipdia

O conhecer pode levar ao saber quando este se amalgama a todos os nveis de abstrao de um animal superior, ou seja, ele absorvido de tal forma que est presente no somente em sua psique, mas em seu todo, no holos. Por isso que as palavras, saber e sabor possuem sua relao etimolgica de forma muito estreita. Sendo assim, pode-se descrever e definir em palavras todas as informaes sobre a uva, mas a compreenso do que esta fruta em sua totalidade no ser entendida se no a ingerir e saborear sua doura, sensibilizando no apenas a psique coletiva orgnica, mas dando oportunidade para que todos os sistemas celulares componentes de nossa bios possa experimentar e vivenciar esta deliciosa fruta.

Figura 3 - Uvas Autumn Royal


Fonte:wikipdia

O saber nunca poder levar a sabedoria se no percebermos nossa prpria ignorncia e limitao. O salmo 82 verso 6 afirma: Eu disse: Vs sois deuses, e filhos do Altssimo, todos vs. e o verso 7 completa Todavia, como homens, haveis de morrer e, como qualquer dos prncipes, haveis de cair., mas o que isto quer dizer? O texto do salmista afirma que somos deuses, o que citado por Jesus no evangelho de Joo captulo 10 verso 34, mas tambm possumos um corpo limitado e corruptvel que pode levar ao engano e a estultcia se no tivermos a percepo de nossa condio. Por isto, devemos entender que a nossa essncia divina, mas nosso corpo frgil e retornar ao barro que o originou. Tesouros em vasos de barro.

Figura 4 Vaso Chins


Fonte:wikipdia

Reza a lenda que Scrates foi chamado pela ptia como homem mais sbio de toda a Grcia justamente por que no concordava com esta afirmao, de que ele era o

mais sbio. Para Scrates, a sabedoria consiste no reconhecimento da prpria ignorncia, o que envolve o abandono de idias preconcebidas, foi o que disse Wagner Veneziani, no livro de Willian Irwin, Matrix: Bem-Vindo ao Deserto do Real. Notase aqui uma profundidade imensa, o que resultou na frase mais celebrada e conhecida de Scrates "S sei que nada sei." citada por Plato em "Apologia de Scrates", o primeiro discurso, 21d.

Figura 5 - Busto de Scrates


Fonte:Wikipdia

O reconhecimento da prpria ignorncia apenas parte do caminho daquele que busca a sabedoria, porm h um mistrio e tesouro mais profundo para aqueles que querem se aventurar nesta trilha e despertar. O versculo que norteou este artigo presente no livro de Provrbios 7 verso 1 pode levar a esta sabedoria, caso germine em nosso mago. Saber quem Deus e o motivo da sua maravilhosa criao aquilo que deve inspirar a todos que buscam Sofia. Quem Deus? Quem sou eu? So perguntas que incomodam o ser humano desde a sua gnesis. Estava escrito em Delfos a seguinte frase "Conhece-te a ti mesmo e conhecers o Universo e os deuses". Descartes disse, "Cogito, ergo sum" (Penso , logo existo). Neste estudo, procura-se ir alm desta afirmao. Reformulando-a, faz Sou, logo existo. e nisso a adentro ao santssimo lugar, onde Salomo, autor de provrbios teve suas mais elevadas epifanias, onde estava a arca, os querubins e a chama sagrada. Para compreendermos esta sabedoria devemos sairmos dos Egitos do nosso ego e caminharmos para Cana. Pois ento, ao xodo. Neste primeiro livro de Moiss captulo 3 verso 13 o libertador dos hebreus pergunta a Deus quem Ele o . Note que h outras passagens bblicas que buscam a reflexo sobre esta questo, adjetivando o Criador, porm nesta passagem vemos que o prprio Deus faz sua introduo. Veja o que diz o verso 13 e 14 Ento disse Moiss a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vs; e eles me perguntarem: Qual o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moiss: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirs aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vs.. A lngua original em que foi escrita tal sentena, o EU SOU apenas uma nica palavra, que pode ser transliterada por Yod Heh Vah Heh ou simplesmente usamos o tetragrama YHWH. Por isto muitos religiosos chamam Deus de Jeov, Iav, Jav, Jah... Entre outros termos. Mas qual revelao isso nos trs. Nada melhor do que buscarmos tal resposta com Joo, o discpulo revelador.

Figura 6 Nome de Deus em Hebrico


Fonte prpria

Em seu evangelho Joo comea No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; Que Verbo seria este que o evangelista, fala se no aquele que faz a ligao entre todas as coisas que existem. O Verbo aqui o SER, porm como dito antes, em sua lngua original possui pessoalidade o EU do EU SOU.

Figura 6 Joo, escultura de Donatello


Fonte:Wikipdia

O que um Verbo? Dentre outras coisas um verbo um ente gramatical que designa ao, estado ou fenmeno da natureza. Por exemplo, quando digo Eu como a uva quem realiza a ao de comer o Eu, o sujeito da orao, mas quando digo, Eu sou Rodrigo, neste caso o sujeito no realiza a ao, aqui quem faz essa lig-ao o prprio Verbo Ser. Portanto, Deus o Verbo SER. O dnamo que faz tudo que existe SER. Em outras palavras, Ele, como VERBO, nos liga a tudo que existe! POR ISSO O VERBO SER UM VERBO DE LIGAO. Algo que a religio, por ser a tentativa do homem se ligar a Deus, nunca ir conseguir, pois DEUS que se liga ao homem! Neste contexto, DEUS como o olho, pois quem olha no v o prprio olho, mas se voc refletir ver, nem que seja num espelho. A imagem e semelhana! Algo que sempre esteve patente aos olhos, mas insistimos em dizer e duvidar da existncia! Enfim... Sou, logo existo.. A sabedoria disto reside em enxergar que tudo que existe passa pelo SER, pelo VERBO, como disse Joo ... sem ele nada do que foi feito se fez. Perceba que o Verbo no um ente gramatical morto, mas o ato puro, a ao primordial, como disse Joseph Campbell, Isto , tu!. Mas qual o propsito de SER? Para tal usar-se- um texto escrito, h algum tempo, por este que vos fala: A cincia uma ferramenta e no o fim. E s vezes a ignorncia uma beno, saber demais pesado e triste. No futuro, mas no futuro mesmo, conheceremos como somos conhecidos. L muita coisa no ter importncia, pois j se passaram. Veremos que o ter, a matria desnecessria, viveremos num mundo de conceitos. Ento perceberemos que conhecer tudo e tudo poder vaidade e aflio de esprito. Ento nos lembraremos do amor e como ele nos dava felicidade e fazia valer a pena. Veremos que a limitao necessria e torna as coisas interessantes. No fim conheceremos o AMOR em plenitude e aprenderemos que a entrega renova todas as coisas e a entrega total perfeita. Ento s restaro trs coisas que so uma, a F, a ESPERANA E O AMOR. Por que em f esperamos no amor! Ento tudo ser entregue ao Dom da Vida, porque o maior destes trs ! Conclui-se que o verbo SER dotado de pessoalidade Deus, e o seu propsito caminhar em amor, sempre buscando no trilhar exercer esse dom. Sim, isto sim sabedoria. Aprendeu-se aqui que o sbio aquele que reconhece sua limitao como ser humano e terreno, mas possui o olhar e Esprito nas coisas elevadas, que busca alcanlas sem nunca se esquecer de apontar o caminho para aqueles que tambm as buscam. O

sbio sabe que humano e veio do hmus (terra frtil, barro...), mas tambm enxerga que o cu da altura de sua imaginao. A imaginao pode ser mais importante que o conhecimento, mas somente a sabedoria em amor atinge o corao de Deus!

Anda mungkin juga menyukai