Anda di halaman 1dari 11

1

ANLISE SCIO-ESPACIAL DE SO FRANCISCO DO SUL-SC/ BRASIL. CONORATH. GABRIEL DANIEL; ROCHA, ISA OLIVEIRA.

Resumo: O municpio de So Francisco do Sul est localizado na regio Nordeste do estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. A ocupao desta ilha nos leva ao sculo XVI com a chegada da expedio de Binot Paulmier de Gonneville em 1504; embora tenham sido os franceses os primeiros a chegar, foram os portugueses que a povoaram. At meados do sculo XX, a atividade econmica estava ligada principalmente a agricultura. O grande impulso econmico ocorreu apartir de 1955, com a ampliao do porto e a instalao do terminal da PETROBRS (1977). O objetivo da pesquisa busca descrever ao longo da histria o desenvolvimento local. Utilizou-se como linha terica a formao scioespacial, que a categoria de formao social como base para se pensar o espao, favorecendo o aprofundamento das reflexes do local. Os resultados obtidos mostraram que a evoluo econmica de So Francisco do Sul, sustentada pela agricultura, transformou-se pelo crescimento das atividades de servios, ligadas diretamente ao porto e ao turismo. Atualmente busca-se tambm a dinamizao fabril, que ainda incipiente. Palavras Chaves: So Francisco do Sul; desenvolvimento; Geografia econmica.
______________________________ Geografo, mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental
Universidade do Estado de Santa Catarina/Brasil (UDESC). gabrieldc31@yahoo.com.br Geografa professora do curso de Geografia, do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Scio-Ambiental (MPPT) e coordenadora do Laboratrio de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) do Centro de Cincias Humanas e da Educao (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professora da Universidade da Regio de Joinville (UNIVILLE) e atua na Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (SPG/SC)

METODOLOGIA A pesquisa foi realizada com base em dados encontrados em livros e documentos da biblioteca de So Francisco do Sul, alm da consulta em banco de dados do IBGE.

Para Santos (1977) a Geografia pode interpretar o espao humano como fato histrico que ele , porm somente a histria da sociedade mundial, aliada da sociedade local, pode servir como fundamento compreenso da realidade espacial e permitir a sua transformao a servio do homem. So Francisco do Sul localiza-se no litoral Nordeste de Santa Catarina (Figura 1) e se destaca pela atividade porturia, alm de apresentar as maiores reas de manguezais do limite austral da Amrica do Sul. Observa-se que as Plancies Quaternrias do municpio ocupam grande parte da regio, e o relevo de maneira geral plano, com declividade baixa. O ponto culminante representado pelo Morro das Laranjeiras, no setor ocidental, com 318 m.

Figura 1: Mapa de localizao de So Francisco do Sul

INTRODUO

O presente artigo busca analisar brevemente o crescimento econmico e populacional de So Francisco do Sul, uma ilha localizada ao nordeste do estado de Santa Catarina (Brasil). O crescimento populacional de uma localidade e a organizao das formas espaciais esto ligados aos processos econmicos. Para Santos (1999, p. 18) o espao construdo e a distribuio da populao, por exemplo, no tm um papel neutro na evoluo das formaes econmicas e sociais. O resgate da histria se faz necessrio para compreender o espao social e econmico deste municpio, ou seja, a formao scio-espacial local. Para Santos (1977, p.81) o espao, ele mesmo, social. A base de explicao da formao scio-espacial a produo, ou seja, o trabalho do homem para transformao [...], o espao com o qual o grupo se confronta. Assim para compreender a evoluo econmica e populacional de So Francisco do Sul necessrio conhecer a formao scio-espacial local. Milton Santos destaca que: O interesse dos estudos sobre as formaes econmicas e sociais est na possibilidade que eles oferecem de permitir o conhecimento de uma sociedade na sua totalidade e nas suas fraes, mas sempre um conhecimento especfico, apreendido num dado de sua evoluo. [...] preciso definir as especificidades de cada formao, o que a distingue das outras, e, no interior da formao socioeconmica, a apreenso da particular como uma ciso do todo, um momento do todo, assim como o todo reproduzido numa de suas fraes (SANTOS, 1977, p. 84).

Deste modo, compreender as estruturas produtivas, tambm possibilita entender as configuraes espaciais presentes. Santos (1982, p 14) destaca que o modo de produo se expressa pela luta e por uma interao entre o novo, que domina, e o velho: os modos de produo escrevem a histria no tempo, as formaes sociais escrevem-na no espao. As marcas deixadas no espao brasileiro esto intrinsecamente ligadas com a forma de ocupao e com as atividades econmicas empregadas desde os primrdios das entradas dos portugueses at os dias atuais.

ASPECTOS ECONMICOS E HISTRICOS

Santa Catarina fez parte da capitania de SantAna no perodo colonial, sendo uma das menores pores de terra no territrio sulino do Brasil. So Francisco do Sul considerada a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina e a terceira do Brasil. As rugosidades presentes nesta ilha levam a um perodo remoto da histria brasileira, embora tenham sido os franceses os primeiros a chegar nesta localidade, foram os portugueses que a povoaram. Em 1642, Antnio Fernandes obteve uma sesmaria na Ilha de So Francisco e em 1645 ocorreu primeira ocupao vicentista chefiada por Manoel Loureno de Andrade; isto no se deu por acaso, pois o interesse era estabelecer domnio portugus at o Rio da Prata. Chegou com sua famlia, escravos, homens e armas. Foi uma ocupao simples numa rea restrita, e sua base econmica foi a agricultura, principalmente a de subsistncia. J em 1658 o povoamento de So Francisco foi intensificado com a vinda do genro de Manuel Loureno de Andrade, o qual se chamava Lus Rodrigues Cavalinho, que veio acompanhado da famlia, escravos, gados e instrumentos agrcolas (SO THIAGO, 1941) importante citar que a populao primitiva inicial na localidade era da grande nao Tupi-Guarani, a que pertenciam s tribos dos carijs que viviam da caa e da pesca e dos produtos espontneos da terra e de alguns legumes e razes que cultivavam. Assim comeou a histria do povoamento desta cidade, que tambm recebeu imigrantes de outras etnias ao longo dos sculos XIX e XX. Segundo Oliveira (2004, p.39) em janeiro de 1842 chegaram a So Francisco do Sul, no distrito do Sa, 100 franceses de diversas profisses como, engenheiro, mdicos, chapeiros, alfaiates, tcnicos em mquinas de vapor, ferreiros e construtores de barcos. Vieram fundar um falanstrio (sociedade baseada nas idias de Fourier). Segundo o mesmo autor a inteno principal da sociedade era fabricar vrios tipos de mquinas, mas devido falta de mercado o falanstrio mudou para o ramo da agricultura. A falta de experincia nesta rea e a chegada de mais 117 franceses determinou a fundao de outro falanstrio localizado no municpio de Garuva. No entanto, nenhuma das duas iniciativas

teve sucesso, muito dos colonos voltaram para a Europa, algumas famlias ficaram em So Francisco do Sul. No sculo XVIII, alguns estabelecimentos economicos funcionavam em So Francisco do Sul, como a produo de cordas de imb, aguardente, madeira preparada e peixe seco. Mas a farinha de mandioca acabou se tornando o principal produto local; a produo era to importante que chegou a ser exportado para outras regies. Com o fim da escravatura em 1888 a produo da farinha declinou, em virtude da falta da mo-de-obra (Oliveira 2004, p.42). Os eventos histricos no Brasil e no estado de Santa Catarina foram alicerando e marcando profundamente a localidade. O municpio era essencialmente agrcola, contando com grandes propriedades cuja base econmica era a produo mandioca, arroz, feijo, cana-de-acar. Mas estas atividades foram entrando em um plano secundrio, ficando apenas runas. A indstria extrativista caracterizava-se pelo aproveitamento dos recursos naturais, como granito, areias, argila, madeiras e o corte das folhas do mangue que eram utilizadas para o curtume de couros e peles. Registra-se a existncia de fbricas de conserva de camares e palmitos e havia tambm uma pequena indstria de fabricao de acar e aguardente. O dinamismo econmico dos municpios do entorno (como Joinville, localizado a 60km de So Francisco do Sul) e do planalto norte Catarinense (com as exportaes de erva-mate e madeira) determinou a construo da estrada de ferro, no incio do sculo XX, at o porto de So Francisco. A base econmica do municpio de So Francisco do Sul segundo os dados de 1938 do Departamento Estadual de Estatstica eram os seguintes (Figura 2):

PRODUTO Arroz em casca Milho Abacaxi Banana Caf Beneficiado Laranja Uva Batata inglesa

UNIDADE Sc. 60 kg Sc. 60 kg Fruto Cacho Sc. 60 kg Cento KG Tonelada

QUANTIDADE 15000 290 11000 9000 400 11000 50 2,5

REA CULTIVADA 500 29 3,7 360 50 34,9 0,3 5

RENDIMENTO MDIO POR Ha 30 10 3000 25 8 315 200 0,5

Mandioca Amendoim Feijo Cana-de-aucar Fumo em folha Alho Cebola

Tonelada Kg Sc. 60 kg tonelada KG KG KG

150 2300 150 64 1500 320 700

15 3,9 15 5,3 30 16 14

10 589 10 12 50 20 50

Figura 2- A base econmica do municpio de So Francisco do Sul segundo os dados de 1938, Fonte: Adaptado de So Thiago (1941).

Os documentos retratam uma representao mais ativa de So Francisco a partir de 1955, com a atividade porturia, decorrente do crescimento dos setores industriais nas cidades vizinhas ( Joinville, Jaragu do Sul, So Bento do Sul, etc) alm do melhoramento da infra-estrutura porturia, possibilitando um movimento martimo mais intenso. Assim a vida econmica francisquense comea a ser voltada quase que inteiramente para a atividade porturia. Embora houvesse o desmantelamento das propriedades agrcolas, a populao ainda realizava pequenos cultivos de mandioca para produo de farinha, de caf, frutas, verduras e criaes de aves, apenas para consumo familiar. O dinmico crescimento fabril Catarinense verificado a partir da Segunda Guerra Mundial, acompanhando a industrializao brasileira, impulsionou a economia de So Francisco do Sul, principalmente os servios porturios. Mas, nos anos de 1980 e 1990 o porto registra problemas relacionados falta de modernizao da infraestrutura. Os reflexos do crescimento industrial brasileiro e catarinense

impulsionaram a economia da cidade de So Francisco do sul principalmente na rea porturia, embora ao longo da dcada de 1970 e 1980 apresentou problemas economicos com a falta de investimentos em modernizao de sua infra-estrutura. Os principais problemas operacionais esto ligados ao estado de obsolescncia de muitos equipamentos e s limitaes de calado, que restringem a operao, principalmente dos beros 101 e 201. Registram-se tambm as necessidades do porto, quanto a um ptio para estocagem de continer e equipamentos para manuseio e armazns de carga geral e continer. O porto de So Francisco do Sul carece de novos beros de atracao especializados em contineres e carga geral (Portobras, 1987, p. 30).

Alm da atividade porturia, So Francisco do Sul desenvolveu outros servios, como comrcio e atividade pesqueira e turstica. O terminal da Petrobras inaugurado em 1977 trouxe alguns benefcios, como o asfaltamento da Rodovia Duque Caxias e oferecimento de trabalho no terminal. A instalao do Terminal Martimo de So Francisco do Sul (TEFRAN), obra complementar da Petrobras necessria para abastecer de petrleo a Refinaria Getlio Vargas no Paran, inaugurada em maio de 1977, trouxe certa folga financeira para o porto, j que o Terminal estava dentro da rea porturia (Petrobras, 1978). Hoje o porto apresenta uma maior diversificao de movimentao de mercadorias, destacando-se as exportaes de: gros e leo de soja; madeira de conferas serrada; milho em gro, madeiras compensadas; lmina de ferro e ao a frio; etc. Os principais produtos importados so: trigo e trigo com centeio; fio de fibras artificiais; vesturio e confeco de tecidos de malha com plstico e borracha; etc. A instalao do parque fabril com a multinacional Siderrgica Vega do Sul pertencente ao grupo Arcelor/Mittal, trouxe outras configuraes espaciais e sociais no municpio, como o aumento do PIB (Figura 4). O crescimento populacional de So Francisco do Sul a partir de 1980 relaciona-se com a ampliao das atividades econmicas porturias e investimentos fabris no municpio. Isto visvel nos loteamentos implantados na dcada de 1990 em diante, ocupados por indivduos de varias localidades do estado e de outras partes do Brasil. Destacando-se os paranaenses, embora se encontre cariocas, gachos, mineiros, paulista, entre outros, mas em menor nmero. O municpio tambm mostrou uma melhor qualidade de vida, pois em 1938 a mortalidade infantil atingia 16,02% e em 2009 apresentou uma taxa de 9,46%. Dados mais recentes do IBGE tambm apresentam um crescimento relevante do PIB (Produto Interno Bruto) do municpio, como pode-se observar na (Figura 4). O IDH relativo longevidade segundo IPEA (2011) foi em 1991 de 0,836 e em 2000 foi de 0,907, porm o IDH da educao em 1991 foi de 0,752 e em

2000 foi de 0,820. Observa-se que com aumento do poder econmico tambm houve um resultado melhor do IDH.

Figura 3- Crescimento populacional da cidade de So Francisco do sul 1797 a 2010. Fonte: IBGE e Secretaria de Estado e Planejamento de Santa Catarina-Brasil e So Thiago (1941). Adaptado por Gabriel Daniel Conorath.

Crescimento do PIB da cidade de So Francisco do Sul

Figura 4- Produto Interno Bruto de So Francisco do Sul (1999 a 2008) Fonte: IBGE e Secretaria de estado e Planejamento do Estado de Santa Catarina.

CONSIDERAES FINAIS

As dificuldades de acesso terrestre foram um entrave para economia de So Francisco do Sul, a construo da estrada de ferro e da BR 280 at o porto e a ampliao do comrcio internacional foram determinantes no dinamismo econmico local, e hoje o municpio apresenta uma das maiores renda per capita do estado de Santa Catarina. A industrializao do Estado de Santa Catarina e a conseqente corrente comercial fizeram com que o desenvolvimento da cidade de So Francisco do Sul tivesse sua base econmica, relacionado aos servios porturios, que ao longo dos anos foi diversificando seus produtos de exportao e importao. Atualmente o turismo tambm importante para a cidade que tem o centro histrico tombado, atrativo ponto de parada de transatlnticos, alm dos balnerios que todos os anos lotam na alta temporada de vero. So Francisco do Sul apresenta quase em toda sua extenso uma boa reserva florestal de mata secundria. O turismo, a indstria, a atividade pesqueira artesanal, o comrcio, os servios e a atividade porturia so os destaques econmicos.

10

O municpio precisa avanar mais na rea educacional, investir na infraestrutura para o turismo e na rea porturia. No h preocupao em investimento no aprimoramento profissional qualificado, sendo necessrio trazer profissionais de outros lugares para preencher as demandas das indstrias e dos setores martimos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CABRAL, Elisa Bezerra; Universidade do Estado de Santa Catarina. So Francisco do Sul (SC): da gnese a atual questo do contorno ferrovirio . 2007. 108 p. Monografia (graduao) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Cincias Humanas e da Educao - FAED, Curso de Geografia, Florianpolis, 2007. HORN FILHO, Norberto Olmiro. O Quaternro Costeiro da Ilha de So Francisco do Sul e Arredores, Nordeste do Estado de Santa Catarina Aspectos Geolgicos, Evolutivos e Ambientais. Porto Alegre, 1997. 283 p. Tese de Doutorado em Geocincias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo 2000. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/censo/ Acesso em: 08/08/2010.

11

IPEAData. Instituto de Pesquisa e Estatstica Aplicada. Disponvel em: http://www.ipeadata.gov.br. Acesso em: 15 de Jan. de 2011. PELUSO Jr, Victor A. Aspectos geograficos de Santa Catarina. Florianpolis: FCC/ed da UFSC, 1999. PETROBRAS. Terminal Martimo de So Francisco do Sul/ TERFRAN. Rio de Janeiro: Servio de Relaes Pblicas, jan. 1978. PORTOBRAS. Plano de Desenvolvimento Porturio: So Francisco do Sul e Itaja. Braslia, 1987, v. A3. ROCHA, Isa de Oliveira. Dinamismo industrial e exportador de Santa Catarina. Tese de Doutoramento, Universidade de So Paulo, 2004. SANTOS, M. Sociedade e espao: a formao social como categoria e como mtodo Boletim Paulista de Geografia, 54: 81-100. 1977. SO THIAGO, Arnaldo. So Francisco Notcia Estatstica-Descritiva. 2 edio. IBGE. SC.1941. SANTOS, M. Espao e Sociedade (ensaios). Petrpolis: Vozes, 1982. SANTOS, M. A Natureza do Espao. Tcnica e Tempo. Razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1999. VIEIRA, M. G. E. D.; PEREIRA, R. M. F. A. Formaes socioespaciais catarinenses:notas preliminares. In: Anais do congresso de Histria e Geografia de Santa Catarina. Florianpolis: CAPES/MEC, 1997.

Anda mungkin juga menyukai