Anda di halaman 1dari 2

FACULDADE QUIRINPOLIS - FAQUI

Av. Quirino Candido de Moraes, 38-D, Centro Telefone (64) 3651 4680 / Fax (64) 3651-2214.

Curso de Bacharelado em Direito, autorizado pela Portaria Ministerial n. 1.274 de 10/07/2006.

CURSO: DISCIPLINA PROFESSOR CARGA HORRIA

Bacharelado em Direito Filosofia do Direito Leonardo Samuel Brito de Oliveira Semestral: 72 H/aula Semanal: 4 H/aula Sem/Ano: 2011/2

PLANO DE CURSO
I - Objetivos:
Dotar o futuro profissional de capacidade de interpretar as leis de acordo com um raciocnio coerente, proporcionando o desenvolvimento de reflexo crtica sobre o objeto especfico do Direito; Propiciar ao acadmico a distino as ideologias subjacentes aos diversos ramos do direito e, sobretudo, questionar o significado ltimo da existncia do Direito tornando-se uma disciplina fundamental na formao do futuro operador do direito.

* Geral:

* Especficos:

Despertar o interesse dos acadmicos pela reflexo filosfica do Direito; Estimular o raciocnio crtico e independente; Estudar os principais problemas da Filosofia do Direito com a finalidade de instrumentalizar o futuro profissional das cincias jurdicas ao desenvolvimento do esprito crtico; Apresentar as principais correntes e questes da Filosofia do Direito; Discutir os padres de conduta tica em sua diversidade; Analisar a questo da responsabilidade profissional.

II - Ementrio: Definio e conceito da Filosofia. Histria da Filosofia Ocidental. Filosofia Oriental. A Filosofia na Grcia, em Roma, na
Idade Mdia, no Renascimento. A Filosofia moderna. O Iluminismo. O liberalismo. O marxismo. Filosofia contempornea. Habermas e a Escola de Frankfurt: da filosofia do sujeito filosofia da intersubjetividade. Filosofia do Direito. Lgica e Direito. Axiologia e Direito. Dialtica Aristotlica, dialtica Hegeliana e Direito. Filosofia do Direito em Kant, Hegel e Marx. Antologia jurdica. Problemas ontolgicos do Direito. Desenvolvimento capitalista e a funo social da dogmtica jurdica. A questo da objetividade cientfica e o positivismo. Objetividade Jurdica versus Subjetividade Jurdica. Subjetividade jurdica e titularidade dos direitos em perspectiva emancipatria. A Teoria Pura do Direito. Sistema jurdico: espcies. Gnese. Lacuna do Direito: racionalidade e alternatividade. Silogismo. Modelos tericos do estudo do Direito. A axiologia jurdica. Tendncias atuais em Filosofia do Direito.

III - Contedo Programtico: Direito. 4.1.3 Filosofia do Direito: conceito, atribuies, funes. 4.2 Clssicos da Filosofia do Direito.
4.2.1 Introduo aos clssicos da Filosofia do Direito. 4.2.2 O jusnaturalismo. 4.2.3 Positivismo e Teoria Pura do Direito. 4.2.4. Teoria Tridimensional do Direito. 4.2.5. Teoria Marxista do Direito. 5 ONTOLOGIA JURDICA. 5.1 Problemas ontolgicos do Direito. 5.2 O que e para que serve o Direito? 5.3 Essncia e existncia. 6 AXIOLOGIA JURDICA. 6.1 Problemas axiolgicos do Direito. 6.2 Os Valores e o Direito - Teoria dos Valores. Deontologia. 6.2.1 Direito Positivo e Direito Natural. 7 EPISTEMOLOGIA JURDICA. 7.1 Problemas epistemolgicos do Direito. 7.1.1 Da Amplitude Epistemolgica do Direito. 7.1.2 Justificao e Finalidade do Direito. 7.1.3 Da Abrangncia Tcnico-Profissional do Direito. 7.1.4 A questo do Direito e da dogmtica jurdica. 7.2 Os graus do Conhecimento Jurdico. 7.2.1 O Conhecimento. 7.2.2 Graus do Conhecimento. 7.2.3 O problema do conhecimento jurdico. A lgica jurdica, tpica e Direito - Teoria da argumentao. 8 DIQUELOGIA JURDICA. 8.1 A Justia e os fins do Direito. 8.1.1 Concepes de Justia no pensamento filosfico e jurdico: o problema da origem do Direito justo. 8.1.2. A Justia no Estado de Direito: a igualdade, a liberdade, a segurana jurdica e a proteo da comunidade estatal e internacional. 8.2. Justia e Direito. 8.2.1 Justia Comutativa. 8.2.2 Justia Distributiva. 8.2.3. Justia Social. 8.3 A questo da Justia na Filosofia do Direito Contempornea. 9 TENDNCIAS FILOSFICAS ATUAIS EM FILOSOFIA DO DIREITO. 9.1 Teorias crticas do Direito. 9.2 Teorias sistmico-funcionais. 9.3 Teoria Marxista. 10 DIREES DO PENSAMENTO JURDICO CONTEMPORNEO.

IV - Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Anlise de Autores da Filosofia e Filosofia do Direito por meio de textos e artigos
previamente selecionados. Leitura: indicao de algumas leituras para ampliao da abordagem dos temas. Pesquisas: para reflexo e debates sobre os temas relevantes da Filosofia do Direito. Seminrios. Outros.

V - Critrios de Avaliao 1. BIMESTRE - N1 1 2 Atividades Seminrio Apresentao e Problematizao (individual) Multidisciplinar Estruturao lcica (Individual-objetiva) Avaliao Contextualizada Escrita (N1) (individual-subjetiva) Valor 2,0 2,0 6,0 10,0 Valor 1,0 2,0 2,0 5,0 10,0 10,0 10,0 Data Data

Total 2. BIMESTRE - N2 1 2 4 5 Total N3 Total Atividades Contextualizao de filme Criticidade (coletivo) Participao em evento Apresentao de relatrios (coletivo) Multidisciplinar Estruturao lcica (Individual) Avaliao Contextualizada Escrita (N2) (individual-subjetiva) Avaliao Contextualizada Escrita (N3) (individual-subjetiva)

VI - Mtodos Avaliativos: Atividades de Pesquisa e Extenso: No Primeiro Bimestre os acadmicos realizaro Atividades em sala de aula, bem como trabalhos de interpretao de textos, por meio de recursos didticos variados. No segundo Bimestre, eles realizaro um Projeto de pesquisa e averiguao denominado Juris Episteme, no qual, analisaro temas transversais de Direito na tica de Miguel Reale, considerando a Leitura desses textos, a sua Problematizao, Fundamentao em outras fontes, sua relao com o Direito Hoje e a Proposta de atualizao do tema versado.

VII - Sites a serem explorados:


Aldeia Jurdica. http://aldeiajuridica.incubadora.fapesp.br mbito Jurdico. http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_juridica Busca Legis. http://www.buscalegis.ufsc.br/ Direito Virtual. http://www.direitovirtual.com.br/artigos.php Hottopos. http://www.hottopos.com/convenit2/nathump.htm Internet Legal. http://www.internetlegal.com.br/artigos O Neofito. http://www.neofito.com.br/ SaraivaJur. http://www.saraivajur.com.br UFSM. http://www.ufsm.br/direito/artigos/filosofia-juridica.htm UniBrasil. http://www.unibrasil.com.br/publicacoes/critica/artigos22.htm Universo Juridico. http://www.uj.com.br

VIII - Bibliografia Bsica: CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 2003. REALE, Miguel. Introduo Filosofia. So Paulo: Saraiva, 2007. BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis. Curso de Filosofia do Direito. So Paulo: Atlas, 2007. IX - Bibliografia Complementar:
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. Traduo Alfredo Bosi, 2 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1998. GUIMARES, Aquiles Crtes. Filosofia do Direito. So Paulo: Lumen Juris, 2003 MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do Direito e Filosofia Poltica: a Justia Possvel. So Paulo: Atlas, 2003. WOLKNER, Antonio Carlos. Introduo ao Pensamento Jurdico Crtico. So Paulo: Saraiva, 2002. OLIVEIRA, Nelci Silvrio. Coleo de Direito Filosofia Geral. Goinia: AB, 2004. SOARES, Orlando. Curso de Filosofia Geral e Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

Assinatura do Professor

Data

Assinatura do Coordenador

Data

Anda mungkin juga menyukai