Anda di halaman 1dari 15

Mobilidade e Metropolizao: o caso da Regio Metropolitana de Fortaleza Vera Mamede Accioly1 Universidade Federal do Cear veramamede@hotmail.

com Cleiton Marinho Lima Nogueira2 Universidade Federal do Cear cleitonmarinho10@gmail.com

RESUMO O artigo pretende refletir sobre o papel da mobilidade na dinmica socioespacial da Regio Metropolitana de Fortaleza- RMF e a conseqente ocupao da periferia decorrente da redistribuio da populao e das atividades no espao. Analisar-se- a urbanizao na RMF na perspectiva da sua posio na diviso social do trabalho, a luz do contexto brasileiro e mundial, contemporneo. Utiliza-se dados do Censo 2000, complementados por pesquisa emprica. Como ponto de partida, tentou-se mostrar o papel da mobilidade urbana na redistribuio da populao e das atividades na RMF, tendo em vista dois aspectos relevantes: o crescimento demogrfico dos municpios da RMF e o papel de cada municpio. Como ponto de chegada, mostrou-se que a mobilidade por sua natureza e alcance na RMF, alm de ser fator de redistribuio da populao e das atividades contribui para a segregao e fragmentao do espao metropolitano. Palavras-chave: Mobilidade, Metropolizao, Regio Metropolitana, Expanso Urbana. 1 CONSIDERAES INICIAIS Desde a dcada de 1980, no Brasil, acontecem intensas transformaes econmicas, polticas e sociais, com repercusso direta em suas reas metropolitanas. A redefinio dos padres de localizao das atividades de produo e consumo e das funes das reas metropolitanas tem sido apontada por diversos autores como efeitos de um perodo de globalizao, reestruturao produtiva e mudanas tecnolgicas. (SILVA, 2007. HARVEY, 2008). Santos (2000) identifica as ltimas dcadas do sculo XX como um perodo de
1 2

Professora Doutora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Geografia da Universidade Federal do Cear. Bolsista da Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico.

consolidao de um mercado global, assegurado por um novo sistema tcnico, presidido pelas tcnicas de informao e comunicao em escala planetria. Para o autor, uma das caractersticas assumidas pelo espao a fluidez, impulsionada pelas mudanas no sistema tcnico. O transporte e a comunicao so facilitados, possibilitando a desconcentrao de servios e atividades e, ao mesmo tempo, integrando diferentes reas. (SANTOS 1997). Assim, as reestruturaes e readaptaes dos arranjos espaciais inerentes dinmica da acumulao capitalista, alm de intensificar os fluxos de pessoas, mercadorias e informaes produzem mudanas que podem ter efeitos substantivos, na distribuio da populao, na morfologia urbana, nas prticas sociais, no modo de vida e na sociabilidade diferenciada das classes sociais. O artigo pretende refletir sobre o papel da mobilidade da populao na dinmica socioespacial da Regio Metropolitana de Fortaleza e a conseqente urbanizao perifrica decorrente da redistribuio da populao e das atividades no espao. Analisar-se- o processo de urbanizao na RMF na perspectiva da sua posio na diviso social do trabalho a luz do contexto brasileiro e mundial contemporneo. Esta discusso ganha relevncia, tendo em vista que, no final do sc. XX surgem mudanas substantivas na dinmica da populao, com impactos na morfologia da RMF. Segundo dados do Censo 2000, Fortaleza (cidade plo) concentrava mais de 71% da populao da RMF, entretanto nos ltimos anos, verificase uma lenta, mas progressiva redistribuio da populao na sua regio metropolitana, seguindo uma tendncia j verificada em outras metrpoles nacionais com mudanas (origem, destino e grupos sociais) e intensificao das migraes intrametropolitanas. (BRITO, 2005). Algumas indagaes servem de eixo para nossa discusso. Qual a lgica que preside a configurao da morfologia urbana na RMF? Que papel desempenha Fortaleza e os demais municpios da RMF na dinmica socioespacial da RMF? Qual a natureza das motivaes das diferentes formas de mobilidade e sua repercusso na dinmica da aglomerao na RMF?

Buscou-se

alguns

conceitos

bsicos

tais

como:

mobilidade

urbana,

metropolizao e expanso urbana, capazes de explicar os fatores indutores da mobilidade e o seu impacto na estrutura socioespacial da RMF. 2 A REGIO METROPOLITANA DE FORTALEZA E A MOBILIDADE URBANA A urbanizao sob o impacto da reestruturao econmica e outros processos correlatos tem-se acelerado em todo o territrio nacional, atingindo, em especial, as grandes aglomeraes urbanas e metropolitanas. Estas apresentam alguns aspectos comuns, embora resguardando seu carter complexo, diverso e heterogneo. A elevao do ritmo de urbanizao, o nvel de adensamento das cidades, o grau de complementaridade entre os municpios das aglomeraes urbanas, a ampliao da periferizao e, sobretudo a estrutura de emprego podem assumir diferentes caractersticas e comumente refletem diferenas presentes entre as regies brasileiras, evidenciadas nos indicadores econmicos e sociais. No Nordeste, face transio para uma economia urbano-industrial ainda se encontrar em processo de consolidao e diante da ampliao dos fluxos migratrios, as reas metropolitanas tornam-se mais suscetvel aos ciclos econmicos conjunturais, contribuindo para a manuteno de altas taxas de crescimento populacional. No estado do Cear, o surgimento de um novo padro de urbanizao sob a influncia da reorganizao do sistema produtivo-tecnolgico nacional/mundial foi incentivado pelas polticas pblicas. Sobretudo a partir da dcada de 1990, macios investimentos em infra-estrutura so realizados com o intuito de fortalecer o setor industrial e turstico na Regio Metropolitana de Fortaleza. (BERNAL, 2004). A RMF, criada em 1973, inicialmente composta por 5(cinco) municpios, ampliou seus limites, abrangendo atualmente 15(quinze) municpios. Neste nterim teve seu espao reorganizado mediante a relocalizao e incorporao de atividades econmicas e imobilirias. Estas atividades produziram efeitos diretos sobre a distribuio das oportunidades de emprego e de moradia entre os municpios metropolitanos, interferindo nos movimentos e redistribuio da populao.

Mapa 1 - Regio Metropolitana de Fortaleza

Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear-IPECE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica- IBGE

As indstrias de maior porte antes concentradas em Fortaleza, transferem-se para o Distrito Industrial de Maracana (ainda na dcada de 1970) e, posteriormente outros centros passam a atrair novas empresas, como Horizonte, Caucaia, Eusbio, Pacatuba, Pacajs. As atividades de lazer e turismo desenvolvem-se, principalmente, nos municpios litorneos, enquanto a expanso das reas residenciais, de mdia e baixa renda, nos municpios de Caucaia e, mdia e alta renda no municpio de Eusbio. Tais circunstncias contribuem para o dinamismo e a incipiente integrao entre os municpios e para reorganizao das funes urbanas, tendo impactos no redirecionamento da mobilidade da populao, e reflexos nas taxas de crescimento populacional. Historicamente, as migraes tiveram papel relevante dinmica demogrfica e, na definio do carter da urbanizao da RMF. A relao assimtrica entre os municpios da Regio Metropolitana de Fortaleza um fato inegvel, seja no que diz respeito a sua funo na dinmica de aglomerao, seja relativo aos seus nveis de desenvolvimento socioespaciais e econmicos e, especialmente, demogrficos.

A maioria dos estudos sobre migraes (SILVA, 2002, AMORA 2005) considera relevantes os fatores econmicos, mercado de trabalho e mercado imobilirio. Vale salientar o papel de outros fatores capazes de incentivar os deslocamento e determinar a escolha da rea de destino tais como: as redes de solidariedade, seja por relao de parentesco, sejam por outras formas de laos sociais. Estas redes abrangem as relaes de parentesco, o circulo de amigos, a igreja, os partidos polticos, clubes de futebol, as quais mesmo sem interferir na deciso individual, funcionam como fonte de informaes e apoio no momento de chegada. O crescimento geomtrico anual da Regio Metropolitana de Fortaleza RMFno perodo intercensitrio 1991/2000, foi da ordem 2,4% ao ano. Nas reas urbanas cresceu 2,5% ao ano, contra apenas 0,75% nos espaos rurais. No municpio de Fortaleza, 100% urbano, a taxa de crescimento registrou queda no perodo 1991/2000 em relao dcada anterior, passando de 4,3% para 2,15% ao ano, apresentando-se abaixo da mdia da RMF. Superaram Fortaleza, em termos de crescimento geomtrico de populao, os municpios de Horizonte (7,1%), Eusbio (4,9%), Caucaia (4,7%), Pacajs (3,7%) e Aquiraz (3,0%). Os municpios de Maranguape e So Gonalo do Amarante apresentaram crescimento aproximado ao da Capital, 2,3% e 2,2%, respectivamente. Tiveram crescimento inferior a Fortaleza, Chorozinho (2,1%), Maracana (1,5%) Guaiba (1,4%). Pacatuba apresentou uma taxa negativa de crescimento geomtrico (-1,7%) o que pode ser explicado pelo desmembramento do Distrito de Itaitinga que deu origem ao municpio do mesmo nome. Parte-se do pressuposto que as migraes ainda tm peso significativo no crescimento da populao urbana da RMF, sobretudo na cidade plo que continua sendo a maior receptora dos fluxos migratrios oriundos do interior do Estado e de outras unidades da federao (Tabela 1). Percebe-se a persistncia do mesmo padro espacial do perodo inicial da urbanizao concentrada nas grandes cidades e nos municpios metropolitanos. Um fato novo ocorrido a partir das polticas de reestruturao produtiva no Estado foi o crescimento das migraes intrametropolitanas. Os fluxos migratrios predominantes na RMF originam-se, principalmente, da Regio Nordeste, em segundo lugar do Sudeste, enquanto nas demais regies so
5

irrisrios. Quanto s migraes provenientes da regio Nordeste, o maior percentual, provavelmente, oriundo das reas rurais do Estado do Cear, motivadas, principalmente, por fatores de expulso, embora no seja plausvel descartar os fatores de atrao, exercidos pela metrpole. A influncia dos meios de comunicao e das redes de solidariedade na escolha do lugar de destino constituem, hoje, fator nada desprezvel. A estrutura fundiria concentrada, a baixa produtividade da economia rural ainda so fatores que intensificam estas migraes, em especial, nos perodos de estiagem. At o ano 2000, as polticas regionais de fortalecimentos das cidades mdias, ainda no tiveram os efeitos descentralizadores esperados. Fortaleza, na condio de ncleo de controle e comando de influncia regional, alm da maior participao populacional no Estado do Cear, mais de 70% dos habitantes, polariza as atividades econmicas, sociais, polticas, de lazer e culturais, portanto, consubstanciando-se como rea de convergncia de migrantes e de intensa mobilidade intra-urbana e intrametropolitana. A tabela 1 esclarecedora no que se refere aos principais movimentos da populao. Conforme a anlise dos nmeros pode-se evidenciar que Fortaleza foi o municpio que mais recebeu fluxos migratrios do interior do Estado 57 211, o que representa quase 70% de todos os emigrantes do interior do Cear que se dirigiram a RMF. Em segundo lugar est o municpio de Caucaia com 6 976 (8,2%), seguido por Maracana com 5 507 (6,5%) emigrantes do interior do estado. Fortaleza tambm se destaca em relao aos fluxos de outros estados ou pases, recebendo 58 736 (82,5%) dos emigrantes que se dirigem a RMF no perodo de 1995-2000. No que se refere aos imigrantes intrametropolitanos, destacam-se com maior percentual o municpio de Caucaia, seguido de Maracana, Fortaleza, Pacatuba e Horizonte. A cidade plo, embora continuando a receber a maioria dos fluxos intraestatuais e internacionais, revela um movimento contrrio no que se refere aos fluxos intrametropolitanos. Fortaleza a cidade que mais apresenta perdas nas trocas populacionais entre os municpios do aglomerado, redistribuindo uma populao de 48 814 ao passo que recebeu dos outros municpios 8 494, apresentando um dficit -40 320.

Os municpios mais demandados so os que oferecem oportunidades de emprego, Maracana, Pacatuba e Horizonte, seja na indstria, seja em atividades de apoio, servios e comrcio, distribudas ao longo do corredor formado na BR-116. Estes municpios mais integrados dinmica de aglomerao dispem de equipamentos sociais e condies urbanas favorveis, desfrutando dos benefcios e facilidades dos ncleos urbanos mdios. So reas que oferecem, portanto, servios bsicos em atividades ligadas reproduo da fora de trabalho, tais como, alimentao, lazer, educao, entretenimento. Caucaia, Maracana e Pacatuba por concentrarem conjuntos habitacionais, atraem investimentos imobilirios relacionados habitao e loteamentos mdios e populares. Eusbio destaca-se como receptor de populao de alta e mdia renda, atrados por empreendimentos imobilirios, sobretudo condomnios e grandes loteamentos fechados.

Tabela 1 - Migraes de data fixa (1995-2000) Origem e destino dos fluxos


Municpio em 2000 Municpio em 1995 Aquiraz Caucaia Chorozinho Eusbio Fortaleza Guaiba Horizonte Itaitinga Maracana Maranguape Pacajs Pacatuba S.G. do Amarante Total Intrametropolitano Outro Municpio do Cear Outra UF ou Pas S. G. do Aquiraz Caucaia Chorozinho Eusbio Fortaleza Guaiba Horizonte Itaitinga Maracana Maranguape Pacajs Pacatuba Amarante 45 0 306 431 2 393 122 21 92 54 16 41 124 0 0 63 1694 6 86 48 678 177 0 158 235 8 21 0 0 381 0 471 11 0 0 614 0 0 91 163 0 0 237 0 70 132 127 0 9 0 0 2617 20405 324 2282 0 257 2477 1053 11839 1526 1445 3730 859 35 8 18 0 451 0 132 6 115 65 0 73 0 51 0 8 28 290 19 0 43 43 0 135 0 0 92 0 20 31 172 0 38 0 69 51 26 53 0 87 574 0 12 2051 139 117 42 0 532 60 1070 9 84 300 0 78 1343 102 66 0 856 0 10 31 0 56 34 73 10 570 0 251 43 49 9 0 6 0 40 63 0 65 403 77 54 49 306 0 9 0 57 15 3300 2.884 715 228 21841 6.976 3.761 0 443 921 218 8 2882 1.029 281 470 8494 57.211 58.736 0 602 410 37 0 4154 2.624 705 0 1548 736 441 19 14123 5.507 3.304 0 2452 1.636 815 8 2370 2.228 1.026 21 5160 1.170 688 0 1202 867 443

Fonte: IBGE. Censo Demogrfico 2000 (METRODATA)

Caucaia e Maracana so os principais receptores de fluxos migratrios com origem no plo metropolitano, o primeiro com 20 405 e o segundo com 11 839, os dois juntos receberam 79% dos fluxos migratrios oriundos de Fortaleza. Alm da busca por oportunidades de emprego e moradia, outro fator que explica esta primazia dos dois municpios o funcionamento do sistema de transporte intrametropolitano articulado cidade plo. Ao contrrio dos outros municpios da RMF, Maracana e Caucaia proporcionam uma oferta de mobilidade cotidiana (acessibilidade) atravs de diversas modalidades de transportes coletivos como trens, nibus e vans que ligam os municpios diretamente Fortaleza, ncleo de concentrao de grande parte dos servios e postos de trabalho da RMF. Neste contexto, percebe-se a articulao entre dois tipos de mobilidade espacial, a migrao intrametropolitana (mobilidade rara) e os movimentos pendulares (mobilidade cotidiana). A possibilidade de dirigir-se Fortaleza diariamente (movimento pendular) aparece como uma contrapartida a migrao (movimento linear). Isso ocorre, porque mesmo migrando para municpios perifricos, uma parte desta populao, 10 258, (25%), continua trabalhando e/ou estudando na cidade plo. No caso de Caucaia, 5 699, e Maracana, 2 462, respectivamente, 27,9% e 20,7%, do total de emigrantes de Fortaleza que so recebidos por estes municpios. Nesta situao, a migrao plo-periferia tende a ser condicionada, principalmente, pela busca de moradias nos municpios prximos a Fortaleza. Os municpios que apresentam fluxos populacionais dirios ou semanais so aqueles que tm vnculos mais estreitos pela contigidade ou/e por suas relaes funcionais complementares. Os deslocamentos so motivados pela atratividade de emprego e estudos, dos servios pblicos mais especializados e de comercio de produtos mais diversificados. As principais AED's3 receptoras de emigrantes de Fortaleza so Parque Soledade/Itamb (11%), Araturi (6%), Albano Guadalajara (6%), Nova Metrpole (5%), Icara (5%), Tabapu (4%) em Caucaia, Cgado/Macun (6%), Acaracuzinho/Alto
3

As Aeds (reas de Expanso de Dados) so agregados de setores censitrios definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica.

Alegre (6%), Jereissati/Timb (5%), Pajuara (4%) em Maracanau. Alm dos municpios de Pacatuba (8%), Horizonte (5%), Eusbio (5%)4.

Mapa 2 - AEDs Receptoras de Emigrantes de Fortaleza

Fonte: Censo demogrfico. IBGE- Microdados da amostra.

As referidas AED`s esto localizadas em municpios beneficiados pelas polticas fiscais (por abrigarem os distritos industriais), nos corredores de apoio desta atividade, onde se localizam conjuntos habitacionais, e naquelas reas que dispem de reservas de terras pouco valorizadas, na periferia metropolitana. 3 A REGIO METROPOLITANA DE FORTALEZA E A EXPANSO URBANA Nas metrpoles globais, situao reproduzida em So Paulo na qualidade de centro global perifrico, o processo de reestruturao econmica, caracteriza-se pela seletividade das atividades sofisticadas, (gesto e produo), na terceirizao da

Os territrios de Pacatuba, Horizonte e Eusbio representam uma AED.

estrutura ocupacional, no aumento da informalidade do mercado de trabalho, com polarizao das ocupaes, e nos demais efeitos da adeso do modelo econmico de integrao competitiva internacional. Conforme assevera Moura (2004:285)
O espao organizado a seu servio torna-se fragmentado, incoerente e anrquico. O padro de urbanizao resultante contrape, em convivncia espacialmente prxima, reas de extrema densidade de fluxos informacionais, materializados em uma arquitetura arrojada, a reas nas quais baixa a quantidade de vida urbana.

Dessa forma, na dinmica de reorganizao espacial percebe-se a expanso das manchas de ocupao no entorno das metrpoles, conformando algumas reas de conurbao marcada pela favelizao e ocupao irregular. Tais reas so desprovidas de infra-estrutura, servios e equipamentos urbanos e, na maioria dos casos, localizadas em reas de vulnerabilidade ambiental. Por outro lado, ocorre tambm, a ocupao com grandes empreendimentos gerando mercado especulativo mediante a criao de vazios em reas desprovidas de infra-estrutura. Esta urbanizao perifrica acontece em forma de ocupaes dispersas e concentradas, conformando evidente processo de segregao e fragmentao socioespacial. As metrpoles perifricas, inseridas no circuito deste novo arranjo produtivo mundial, caso da RMF, reproduzem tambm, este padro de urbanizao descentralizado e disperso de crescimento que esto associadas s novas formas de mobilidade urbana. Alm do aumento quantitativo dos fluxos de pessoas, mercadorias e informaes, assistem-se a mudanas nos arranjos espaciais e sociais, que tm efeitos qualitativos nas prticas sociais, no modo de vida, na sociabilidade e na redistribuio da populao, na morfologia urbana, no entanto, atingindo diferencialmente as classes sociais. Os processos de expanso urbana e ocupao da periferia urbana em Fortaleza intensificaram-se nos meados da dcada de 1970, impulsionados pelas polticas desenvolvimentistas do governo militar, momento de efervescncias das prticas de planejamento urbano integrado. A criao do SERFHAU e BNH, cujos programas de habitao eram financiados mediante recursos do FGTS, aliada s polticas virias de integrao do territrio nacional, a institucionalizao das regies metropolitanas e as

10

medidas de legislaes de uso do solo, orientada pelos planos diretores, promoveram uma reorganizao espacial nas grandes cidades brasileiras. O impulso da atividade produtiva no setor imobilirio em Fortaleza como nas demais cidades brasileiras, atingiu as classes mdias e altas, mediante a verticalizao promovida pelas construes de apartamento, nas reas mais valorizadas. Por outro lado, incidiu nas classes populares, viabilizados por meio dos programas habitacionais, cujas polticas primavam pela erradicao da populao. Parcela significativa dos agrupamentos de favelas, localizados nas reas centrais, transferiram-se aos conjuntos habitacionais, implantados ao longo das rodovias em reas distantes e desprovidas de infra-estrutura urbana. Vale pena salientar, conforme revelam os dados e as pesquisas empricas, que grande parte dos conjuntos habitacionais dispe de equipamentos urbanos (escolas, posto de sade, associao comunitria etc.), portanto sua populao usufrui de melhores condies urbanas comparadas a algumas reas localizadas nos interstcios das reas centrais. Face tais circunstncias, o entorno destes conjuntos passam a ser reas de atrao para ocupaes informais. A questo fundiria, proposta pelo movimento de Reforma Urbana preconizada pelos arquitetos no Congresso do IAB de 1963, ficou a margem destes programas, que beneficiaram os grupos ligados s empresas construtoras e especulao das terras urbanas. Fato este que contribuiu para o fortalecimento dos agentes imobilirios e proprietrios de terra urbana, elevando a reteno de vazios urbanos e onerando os custos de produo da cidade. Alm de promover a densificao das reas centrais, incompatvel com a estrutura viria existente, intensificou a ocupao dispersa e rarefeita do anel perifrico. Nas reas centrais concentram-se a populao de mdia e alta renda, providas de infra-estrutura, servios, atividades e arquitetura, modernas e sofisticadas enquanto a periferia reserva-se s classes populares onde as condies arquitetnicas e urbanas so menos qualificadas. A morfologia urbana resultante desse processo enquadra-se no modelo centroperiferia, conformando uma mancha urbana no entorno dos eixos virios, delineando o incio de uma conurbao em direo aos municpios de Caucaia e Maracana. A metropolizao, ainda, incipiente caracteriza-se pelo baixo nvel de integrao,
11

ausncia de complementaridade das funes e servios entre os municpios e fragmentao institucional, retratando uma realidade socioespacial desigual, fortemente segregada. A partir da dcada de 1990, a urbanizao assume outro contedo, marcada pela sobrevivncia de algumas tendncias delineadas nas polticas desenvolvimentista, implementadas no governo militar, associadas s novas formas induzidas pelas polticas pblicas do governo das mudanas que implementa uma gesto empresarial de cunho neoliberal. Nesta ocasio consolidaram-se as tendncias da configurao metropolitana caracterizada ainda pela primazia da cidade sede, com fortes desigualdades e baixo nvel de integrao entre os municpios. Conforme estudo de Moura (2006), s Maracanau apresenta muito alta integrao, Caucaia e Pacatuba alta, enquanto os demais comprovam suas realidades socioeconmicas e polticas desvinculadas do contexto metropolitano. Essas transformaes deram nova significao aglomerao metropolitana. Alm das medidas de cunho institucional necessrias ao desenvolvimento das atividades industriais e tursticas foram destinados investimentos em infra-estrutura e equipamentos urbanos, inicialmente concentrados na capital. Como resultado o ncleo metropolitano iniciou uma nova expanso marcada pelo transbordamento do setor residencial de mdia e alta renda do municpio sede em direo ao municpio do Eusbio. As atividades vinculadas ao setor de servios (segurana e construtoras) tambm acompanham a mesma tendncia. A implantao dos empreendimentos residenciais de grande porte, circundados por fosso para fins de reforar a segurana, prximos aos aglomerados populares existentes, produz uma morfologia fragmentada. Nos demais quadrantes reproduz-se a tradicional ocupao, caracterizada pela convivncia entre as classes populares e as habitaes mdias e altas rendas. Vale destacar, a expanso no interior do ncleo urbano acontece mediante a ocupao dos vazios urbanos no eixo sudeste, leste, a densificao das reas j ocupadas com a substituio das antigas residncia por outras modalidades de morar e trabalhar, tais como: apart-hoteis, lofts, edifcios multifuncionais (residncia, shopping, escritrios), dotado de equipamentos de lazer, recreao, servios, privados, edifcios
12

empresariais, centros comerciais e de abastecimento, shoppings malls, shopping center, hipermercados,por edifcios, de apartamentos, multifuncionais e empresariais, destinados s atividades da elite. As configuraes urbanas e arquitetnicas reproduzem a cultura nternacionalizada retratando o padro de consumo dos pases centrais. Tanto no setor residencial quanto no setor de servios e comerciais, ocorre uma renovao das tcnicas de comercializao com o crescimento de unidades de grande porte: shoppings malls, cadeias de supermercados, centros de abastecimentos, concessionrias de carros etc. Tais implantaes, desvinculadas do espao pblico, reforam a fragmentao do espao, e na dependncia do uso do transporte individual. 4 CONSIDERAES FINAIS A dinmica populacional relacionada intensificao das mobilidades raras (migrao) e cotidianas (movimentos pendulares), testemunhada na RMF desde os anos 2000, mostram mudanas no carter da metropolizao, reveladas na diversificao da morfologia urbana. O municpio sede apresenta diminuio na taxa de crescimento populacional, sendo superado por outros municpios integrantes da RMF como Horizonte e Eusbio, que passam a desempenhar novas funes dentro do contexto metropolitano. Em relao s migraes intra-estadual para a RMF, o maior percentual originase da Regio Nordeste, em especial, do prprio Estado do Cear e, a maioria sendo das classes de renda baixa. Estas, ao se dirigem para a cidade plo e demais municpios da RMF, pelas dificuldades de se integrar ao modo de vida urbano e ao mercado formal trabalho, ficam impedidos de acesso s habitaes com regularizao fundiria. Tal fato passa a ser recorrente em razo das condies de renda, da baixa escolaridade destes migrantes e pela alta valorizao dos imveis na capital e nas reas urbanas dos municpios da RMF. Assim, restam-lhes ocupar reas perifricas, j segregadas, prximos s habitaes de parentes e amigos, na maioria dos casos reas de riscos, sem infra-estrutura e equipamentos urbanos. Nesta categoria de migrantes, os que tm acesso educao, conseqentemente tm possibilidade de mobilidade

13

social. A grande maioria sem escolaridade e especializao profissional no tm oportunidades de trabalhado e engrossam o setor. Neste contexto, percebe-se a existncia de um movimento da populao da cidade plo em direo aos municpios perifricos. Entre os fatores explicativos deste deslocamento para municpios perifricos esto: as polticas pblicas habitacionais que direcionaram para municpios perifricos a implantao dos conjuntos habitacionais, a relocalizao das indstrias transferidas para os distritos industriais e municpios vizinhos e a valorizao imobiliria na capital, dificultando o acesso a moradias dignas. Os municpios mais demandados so os que oferecem oportunidades de emprego, Maracana, Pacatuba e Horizonte, seja na indstria, seja em atividades de apoio, servios e comrcio, distribudas ao longo do corredor formado na BR-116. Estes municpios mais integrados dinmica de aglomerao dispem de equipamentos sociais e condies urbanas favorveis, desfrutando dos benefcios e facilidades dos ncleos urbanos mdios. So reas que oferecem, portanto, servios bsicos em atividades ligadas reproduo da fora de trabalho, tais como, alimentao, lazer, educao, entretenimento. Caucaia, Maracana e Pacatuba por concentrarem conjuntos habitacionais so reas de atrao de investimentos imobilirios, portanto, com ofertas de habitao e loteamentos populares e mdios. Eusbio tem se destacado como receptor de populao de alta e mdia renda, atrados por propostas imobilirias (condomnios e loteamentos fechados). A metropolizao a partir da dcada de 1990, ainda, de carter incompleto evidencia-se na expanso assimtrica e segregada, produto de um padro de desenvolvimento desigual, no qual o crescimento do ncleo metropolitano invade os municpios limtrofes, sem contrapartida de crescimento dos mesmos. Esta se traduz em uma morfologia diferenciada, a sudeste rarefeita, dispersa e fragmentada, com grandes condomnios fechados, dotados de comercio, servios e equipamentos urbanos, dissociados do entorno social e espacial. Nos demais quadrantes, oeste e sudoeste, e reas centrais, a cidade reproduz o padro de ocupao hbrido, com alta densidade e inserida na trama urbana preexistente.

14

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMORA, Z. B. ; GUERRA, Eliana Costa . Mobilidades: Por uma Releitura do Urbano na Contemporaneidade.. In: IX Simpsio Nacional de Geografia Urbana: Cidades, Territorialidades, Sustentabilidade e Demandas Sociais, 2005, Manaus. Anais do IX Simpsio Nacional de Geografia Urbana, 2005. BALBIM, Renato. Mobilidade: uma abordagem sistmica. So Paulo: Secretaria Estadual do Meio Ambiente, 2004, Disponvel em http://homologa.ambiente.sp.gov.ber/EA/adm/admarqs/Renato_Balbim.pdf. BERNAL, C. A Metrpole Emergente - a ao do capital imobilirio na estruturao urbana de Fortaleza. Editora UFC/BNB, Fortaleza, 2004. CALDEIRA, T. P. R. Cidade de Muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo. Ed. 34. Edusp, 2000. CORRA, Roberto Lobato. O espao urbano. 3ed. So Paulo: tica, 1995. COSTA, H. S. M.; MENDONA, Jupira Gomes de. Fuga ou negao da cidade? Consideraes sobre o espao urbano e a expanso metropolitana. In: Encontro Transdisciplinar Espao e Populao, 2003, Campinas. Campinas : ABEP, 2003. v. 1. COSTA, M.C.L. Cidade 2000: expanso urbana e segregao espacial em Fortaleza. 1988. Dissertao (mestrado). Universidade de So Paulo, So Paulo, 1988. MOURA, R. Metrpoles em reestruturao: a lgica da desordem. In: RIBEIRO, Luiz Csar de Queiroz. (Org.). Metrpole. Entre a coeso e a fragmentao, a cooperao e o conflito. 1 ed. So Paulo : Rio de Janeiro: Editora Fundao Perseu Abramo : FASE Federao de rgos para a Assist, 2004, v. , p. 269-288. PEQUENO, Luis Renato Bezerra. Como anda Fortaleza. Rio de Janeiro: Letra Capital/ Observatrio das Metrpoles, 2009. SILVA, Jos Borzacchiello da. Quando os incomodados no se retiram: uma anlise dos movimentos sociais em Fortaleza. Fortaleza: Multigraf, 1992.

15

Anda mungkin juga menyukai