Anda di halaman 1dari 3

Formatos de vdeos

formatos analgicos neste tipo de formato de vdeo a imagem, aps ter sido capturada pela cmera no formato analgico atravs do CCD, gravada diretamente no meio de armazenamento (ex.: fita). Sistemas: ntsc, pal-m, pal-n, secam etc formatos digitais neste tipo de formato de vdeo a imagem, aps ter sido capturada pela cmera no formato analgico atravs do CCD, convertida para o formato digital (cdigo formado por sequncia de nmeros 0s e 1s) sendo a seguir gravada no meio de armazenamento (ex.: fita). Existem vrios formatos de arquivos de vdeos. Apesar de terem a mesma finalidade, estas extenses tm caractersticas diferentes. Veja o abaixo com descrio de cada formato de vdeo. AVI udio Vdeo Interleave. Formato de vdeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vdeo e o udio est junto um ao outro, sem especificar um codec. ASF Advanced Streaming Format. Esta a resposta da Microsoft Real Media e a qualquer tipo de media streaming. CAM O CAM um "rip" feito no cinema, normalmente com uma cmera digital. s vezes usado um trip, mas na maioria das vezes isso no possvel, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponveis no cinema tambm no serem sempre no centro, pode ser filmado com ngulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, difcil diferenciar, a no ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM so deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som gravado com o microfone embutido da cmera e, especialmente em comdias, risadas so ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costuma ser muito ruins, mas s vezes, com sorte, o cinema est quase vazio e apenas baixo rudo ser ouvido. CVD O CVD uma combinao dos formatos VCD e SVCD, e suportado geralmente por uma maioria de players de DVD. Suporta as bit-rates MPEG2 de SVCD, mas o uso de uma definio de 352x480(ntsc) como a definio horizontal so geralmente mais menos importantes. Atualmente nenhum grupo libera produtos no formato CVD. DivX Reenc Um DivX re-enc um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente so encontrados nos compartilhadores, e so renomeados como Filme. Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos so SMR e TMD. Esse formato no vale o download, a menos que voc esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma verso de 300MB. DC (director's cut) Verso do diretor.

DVDRip Uma cpia do lanamento final do DVD. Se possvel, lanado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lanado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips so lanados em SVCD e DivX/XviD. KDVD Formato de arquivo 100% compatvel com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no mesmo DVD. KVCD e KSVCD KVCD uma modificao ao padro MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porm j existem especificaes que geram vdeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate varivel entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando uma resoluo 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), possvel "encodar" vdeos com at 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min. MPEG a abreviao de Motion Picture Expert Group e a fonte de pesquisa para formatos de vdeo em geral. Este grupo define padres em vdeo digital, esto entre eles o padro MPEG1 (usado nos VCDs), o padro MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padro MPEG4 e vrios padres de udio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vdeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extenso. NTSC / PAL NTSC e o PAL so os dois padres principais usados atravs do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem uma definio de melhor qualidade. Os dois tipos de padres podem ter variaes, sendo que no Brasil usa-se o padro PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vdeos-cassete, DVDs. MOV Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimdia - tambm disponvel para Windows. OGM Pode ser usado a uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 udio, todos os formatos de vdeo, informao por captulos e legendas. PDTV/HDTV Os PDTV so capturados de uma TV com carto PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV tambm, mas as diferenas entre esses dois termos so apenas tcnicas. Os grupos costumam lanar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV. RM/RA/RMVB o formato proprietrio da Real Networks, uma das principais adversrias da Microsoft no segmento de multimdia online. R5 R5 se refere a um formato especfico de DVD regio 5. Em um esforo para competir com a

pirataria, indstria decidiu criar esse novo formato que produzido mais rpido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais que os R5 so transferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. s vezes os DVDs R5 so lanados sem udio em ingls, exigindo que os grupos de pirataria usem o udio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrio .LINE" para distinguir daqueles que possuem o udio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
Continentes/pases/Regio Estados Unidos e Canad. 1 Europa, frica do Sul, Oriente Mdio e Japo. 2 Sudeste e leste da sia, incluindo Hong Kong. 3 Amrica Central e do Sul, Caribe, Austrlia, Nova Zelndia e Ilhas do Pacfico. 4 Rssia, ndia, frica, Coria do Norte e Monglia. 5 China. 6

TELESYNC (TS) Um telesync tem as mesmas caractersticas de um CAM, s que usa uma fonte externa de udio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que no ouvem bem). Uma fonte de udio direto no garante uma boa qualidade de udio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeo com uma cmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs so CAMs que foram rotuladas de forma errada. TELECINE (TC) Uma mquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine so muito raros. Geralmente o filme estar com o aspect ratio (proporo) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC no deve ser confundido com TimeCode , que um contador visvel e fixo durante todo o filme. TVRip Episdios de TV que so de redes (capturados usando cabos digitais/satlite) ou de PREAIR, que usam as fontes de satlites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedncias. VCD um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definio de 352x240 (NTSC). VCD's so usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's so cronometrados nos minutos e no em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74. XVCD / XSVCD Estes so basicamente VCD/SVCD melhorados. So ambos capazes de definies e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difcil de encontrar.

Anda mungkin juga menyukai