Anda di halaman 1dari 22

A Percepo Sobre a Conquista da Mulher no Ambiente Organizacional: Remunerao e Reconhecimento

Elisangela Ferreira da Silva Elivnia Rosa Pereira Giovanna Matildes Melo Ivani Pinheiro Cotrim Levi Caleb Carvalho Gomes Verzia Carvalho Amorim RESUMO
Este estudo expe a percepo sobre a insero e a conquista da mulher no ambiente organizacional. Faz uma contextualizao sobre o desenvolvimento das habilidades e do progresso profissional da mulher. Observou-se que o espao conquistado pela mulher no ambiente organizacional ainda continua lento, mas elas esto cada vez mais se qualificando para quebrar o paradigma de que elas no possuem habilidades para ocupar cargos de gerencia ou de nveis superiores. O estudo tem estrutura no embasamento terico e posteriormente uma pesquisa Quantitativo-Descritiva em empresas com diferentes segmentos privada, estadual, pblica, de capital misto e do terceiro setor, para a concluso do presente artigo e garantir a fidedignidade ao tema.

Palavras-Chave: Remunerao, desigualdades salariais, recompensas, mulher e o

trabalho. 1 Introduo No sculo XIX, com a consolidao do sistema capitalista varias mudanas ocorreram na produo e na organizao do trabalho feminino (PROBST, 2005). De acordo com Bruschini (1980), ao contrario do que diz o censo comum, as mulheres sempre trabalharam, e muito. Diariamente, milhares e milhares delas executam um sem nmeros de tarefas indispensveis sobrevivncia e ao bem estar de todos os membros da famlia. A conquista feminina ocorrida ao longo dos anos estabeleceu a aquisio de um espao considervel na sociedade, mas que no condiz com a aceitao do seu conhecimento profissional em reas ainda estritamente masculinas, no mbito salarial prepondera em diferenciaes bastante elevadas, o que no faz jus ao trabalho desenvolvido por elas em certos cargos nas organizaes. Conforme explica Bruschini (1980, p.11),

(...) a participao da mulher em atividades produtivas extra-lar depende no s das oportunidades efetivamente existentes no mercado de trabalho, mas decorre tambm das possibilidades determinadas pela posio que ela ocupa na famlia e pela classe social qual pertence. Hoje o perfil das mulheres muito diferente daquele do comeo do sculo. Alm de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser me, esposa e dona de casa. (PROBST, 2004)

A falta de credibilidade no trabalho feminino, a discriminao advinda no decorrer do sculo dificulta o acesso e aceitao dos papis que a mulher pode desenvolver dentro das empresas, das quais inclui agregar valor tanto para a organizao quanto para o gnero feminino ao alcance dos objetivos em comum, Afirma ROCHA (2000, p. 16) que:
A intensa queda da fecundidade reduziu o nmero de filhos por mulher, sobretudo nas cidades e regies mais desenvolvidas do pas, liberando-a para o trabalho. A expanso da escolaridade e o acesso as universidades viabilizaram o acesso das mulheres as novas oportunidades de trabalho.

Com tantas transformaes ocorridas, pelas mudanas de hbitos, tem-se verificado que a mulher esta cada vez mais voltada para o trabalho produtivo. Envolvendo todo um conjunto de caractersticas do grupo familiar, como o ciclo de vida e a estrutura familiar, alm das variaes ocorridas no mercado e na qualificao profissional. A mulher a cada dia se torna generalista, assumindo diversos papis, conhecendo e desempenhado todos da melhor maneira possvel, no deixando de lado os afazeres que advm dos compromissos familiares, mas adequando as novas realidades profissionais conjuntamente com as questes sociais.
[...] os conhecimentos adquiridos pelo trabalhador atravs de diferentes processos e instituies sociais - famlia, escola, empresa, etc. - somados s suas habilidades, tambm adquiridas socialmente e acrescidas de suas caractersticas pessoais, de sua subjetividade, de sua viso de mundo, constituem um conjunto de saberes e habilidades que significa, para ele, trabalhador, valor de uso, que s se transforma em valor de troca em um determinado momento histrico se reconhecido pelo capital como sendo relevante para o processo produtivo. (SEGNINI, 2000).

As condies de trabalho, o reconhecimento da organizao ao desempenho do funcionrio seja qual for o gnero, est correlacionado aos objetivos profissionais

e sociais que se pretende alcanar no decorrer de sua trajetria. Se a empresa compromete a valorizar o capital humano, conseqentemente conquistar os clientes internos e externos garantindo a sobrevivncia frente ao mercado competitivo. 2 Referencial Terico Todo estudo apresenta-se embasado na reflexo terica, que serviu para a anlise do estudo, conceituando remunerao, desigualdades salariais, mercado de trabalho e recompensas. 2.1 Remunerao Remunerao o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas ao funcionrio e decorrentes do seu emprego. Citado por Chiavenato (2005, p. 260). O colaborador investe com seu trabalho, para adquirir com seus conhecimentos e habilidade o reconhecimento merecido. A maior parte do tempo destinado ao trabalho para obter o sustento da famlia colocando em prtica o que sabe fazer de melhor, envolvendo o esforo em troca de alcanar objetivos em comum, tanto para a organizao quanto para o funcionrio. Ainda Chiavenato, (2005, p. 256),
Ningum investe sem esperar algum retorno. As pessoas trabalham nas organizaes em funo de certas expectativas e resultados. Elas esto dispostas a se dedicar ao trabalho e as metas e objetivos da organizao desde que isso lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforo e dedicao.

2.2Desigualdades Salariais De acordo com Bruschini (1980, p. 17).


Na medida em que a procura pequeno nmero de empregos, grande e tende a crescer, os proporcionalmente menores do de mo de obra feminina se restringe a enquanto a oferta dessa mo de obra salrios das mulheres continuam a ser que a dos homens porque h grande

quantidade de mo de obra concentrada em pequeno nmero de trabalhos de mulher.

Segundo a citao de Calil (2007)


Trs incisos do artigo 7. da Constituio Federal e uma alnea dos Atos das Disposies Constitucionais Transitrias tratam especificamente do trabalho da mulher nos temas: licena-maternidade; estabilidade gestante; proteo do mercado de trabalho da mulher e proibio de diferenas de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo.

Mesmo registrado em Lei que no se deve haver diferenciao salarial, hoje ainda freqente encontrar nas organizaes mulheres que exercem funes iguais aos homens e que recebem menos, por seu trabalho ainda ser considerado apenas como um complemento na renda familiar. Ainda de acordo com Bruschini (1980, p. 18).
Um dos artifcios freqentemente usados para burlar a lei que estabelece salrio igual o de criar denominaes diferentes para uma mesma funo ou registrar a trabalhadora em cargo inferior quele que efetivamente ocupa.

2.3Recompensas
Recompensa a justa distribuio do efeito sinergstico ou da sinergia gerada pela adequada utilizao dos recursos. Pode ser definida, tambm, como a distribuio dos aspectos financeiros e no-financeiros. (FERRO, 1999) .

Os funcionrios que tendem a serem recompensados pelo trabalho ou pela funo que exercem na organizao, tendem independente de qual tipo de recompensa, a se tornarem motivados e de transformar em incentivos que se traduz no comprometimento entre indivduo e organizao. Principalmente reter talentos, que agregam valor a empresa de maneira eficaz e eficiente.

2.4 Mulher e o Trabalho


Hoje o perfil das mulheres muito diferente daquele do comeo do sculo. Alm de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser me, esposa e dona de casa. (PROBST, 2004)

A falta de credibilidade no trabalho feminino, a discriminao advinda no decorrer do sculo dificulta o acesso e aceitao dos papis que a mulher pode desenvolver dentro das empresas, das quais inclui agregar valor tanto para a organizao quanto para o gnero feminino ao alcance dos objetivos em comum, Afirma ROCHA (2000, p. 16) que:
A intensa queda da fecundidade reduziu o nmero de filhos por mulher, sobretudo nas cidades e regies mais desenvolvidas do pas, liberando-a para o trabalho. A expanso da escolaridade e o acesso as universidades viabilizaram o acesso das mulheres as novas oportunidades de trabalho.

Com tantas transformaes ocorridas, pelas mudanas de hbitos, tem-se verificado que a mulher esta cada vez mais voltada para o trabalho produtivo. Envolvendo todo um conjunto de caractersticas do grupo familiar, como o ciclo de vida e a estrutura familiar, alm das variaes ocorridas no mercado e na qualificao profissional. Segundo FLECK; WAGNER (2003) que:
Apesar de as mulheres sarem do mbito do lar para trabalhar, mesmo antes do casamento, dedicando-se a sua carreira e contribuindo com a maior parte da renda, os homens no assumiam a responsabilidade pela esfera domstica da mesma forma que as mulheres passaram a assumir a condio de principal provedora do sustento. Os esposos, nesses casos, auxiliavam nas tarefas relacionadas ao lar, mas no com a mesma responsabilidade feminina.

A mulher a cada dia se torna generalista, assumindo diversos papis, conhecendo e desempenhado todos da melhor maneira possvel, no deixando de lado os afazeres que advm dos compromissos familiares, mas adequando as novas realidades profissionais conjuntamente com as questes sociais.
(...) os conhecimentos adquiridos pelo trabalhador atravs de diferentes processos e instituies sociais - famlia, escola, empresa, etc. - somados s suas habilidades, tambm adquiridas socialmente e acrescidas de suas caractersticas pessoais, de sua subjetividade, de sua viso de mundo, constituem um conjunto de saberes e habilidades que significa, para ele, trabalhador, valor de uso, que s se transforma em valor de troca em um determinado momento histrico se reconhecido pelo capital como sendo relevante para o processo produtivo. (SEGNINI, 2000).

As condies de trabalho, o reconhecimento da organizao ao desempenho do funcionrio seja qual for o gnero, est correlacionado aos objetivos profissionais e sociais que se pretende alcanar no decorrer de sua trajetria. Se a empresa

compromete a valorizar o capital humano, conseqentemente conquistar os clientes internos e externos garantindo a sobrevivncia frente ao mercado competitivo. 3 Metodologia Primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliogrfica, e posteriormente uma pesquisa Quantitativo-Descritiva em empresas privada, estadual, pblica, de capital misto e do terceiro setor, todas situadas em Belo Horizonte, Minas Gerais: numa investigao emprica, com o objetivo de conferir hipteses, delineamento de um problema, anlise de um fato, avaliao de programa e isolamento de variveis principais (MARCONI & LAKATOS, 1996). fechadas.
A opo pelo mtodo e tcnica de pesquisas depende da natureza do problema que preocupa o investigador, ou do objeto que se deseja conhecer ou estudar. A utilizao de tcnicas qualitativas e quantitativas depende, tambm, do domnio que o pesquisador tem no emprego destas tcnicas. Inexiste superioridade entre ambas desde que haja correo nas utilizaes e adequaes metodolgicas (SANTOS & CLOS, 1998 p.1).

Uma pesquisa quantitativa, que usa

tcnicas de coleta de dados, sendo questionrios estruturados, com questes

Participaram da pesquisa 80 colaboradores, do setor industrial, comercial e de servios, aplicaram-se questionrios com roteiro estruturado, contendo 12 perguntas, conforme apndice I, em que medida o nvel de concordncia entre os participantes. Os questionrios com escala do tipo likert de cinco pontos foram usados para apoiar o problema de pesquisa. As pesquisas foram realizadas em horrios diferentes em vrios nveis hierrquicos, somente com a presena do pesquisador, para que no houvesse influncia, garantindo a consistncia dos dados. As entrevistas foram realizadas em dias alternados nos meses de fevereiro e maro de 2010, no perodo diurno e noturno.

4 Anlise de dados Os dados foram obtidos por meio de observao direta e de questionrio aplicado aos colaboradores. Foi estruturado um questionrio composto por dados demogrficos, das organizaes e tambm funcionais dos respondentes, com frases

afirmativas ou questionadoras a respeito do tema, nos quais os respondentes indicaram seu nvel de concordncia por meio de uma escala tipo Likert de 5 pontos, o qual foi submetido anlise estatstica descritiva. Por fim, a observao direta durante o processo de coleta, colaborou para se ter uma viso mais aprofundada e crtica dos dados coletados. Neste estudo, procurou-se destacar a Percepo Sobre a Conquista da Mulher no Ambiente Organizacional: Remunerao e Reconhecimento. A anlise dos resultados da pesquisa de campo, aplicada nas empresas com diferentes segmentos, torna-se bem ntido que o espao conquistado pela mulher no ambiente organizacional ainda continua lento, mas elas esto cada vez mais se qualificando para quebrar o paradigma de que no possuem habilidades ocupar cargos de gerencia ou de nveis superiores. A remunerao est atrelada ao reconhecimento, que por sua vez primordial para que qualquer colaborador fosse homem ou mulher, sentir-se estimulado a colocar em prtica aquilo que sabe fazer da melhor forma possvel, garantindo a satisfao de ambos, da organizao e do colaborador. 4.1 Pesquisa e anlise da Percepo Sobre a Conquista da Mulher no Ambiente Organizacional: Reconhecimento e Remunerao. Na tabela a seguir esto relacionados 80 colaboradores, entre homens e mulheres, de empresas com diferentes segmentos e nveis hierrquicos, com ampla participao do nvel operacional de varias reas de atuao, abrangendo de forma bem significativa pesquisa: 4.2 Conceito de Freqncia Absoluta Freqncia Absoluta (f) - o nmero de vezes que o valor de determinada varivel observado.

Tabela 1- Dados pessoais


SEXO Masculino Feminino TOTAL f 25 55 80 % 31 69 100

Fonte: Dados da Pesquisa

Tabela 2 - Responsvel pelo sustento


Responsvel pelo sustento da famlia Homem Homem/Mulher Mulher Total f 39 9 22 80 % 56 13 31 100

Fonte: Dados da Pesquisa

Dos oitenta entrevistados 55 so do sexo feminino, sendo 22 responsveis pelo sustento da famlia, nota-se em relao a presente pesquisa um crescimento considervel de mulheres que adquirem responsabilidades que antes eram consideradas somente dos homens e que para os autores Fleck; Wagner (2003), as mulheres passaram a assumir a condio de principal provedora do sustento. Tabela 3- Nvel Hierrquico
Nvel Hierrquico Operacional Tcnico Gerencial Estratgico Total f 51 13 12 4 80 % 64 16 15 5 100

Fonte: Dados da Pesquisa

importante salientar o nmero considervel de participao das mulheres do nvel operacional, atuando na rea administrativa, conforme Cambota; Pontes (2004), embora sejam observadas que as mulheres brasileiras no setor de servios busquem uma maior participao no mercado formal de trabalho, investindo cada vez mais em qualificao a fim de aumentar sua competitividade frente aos homens. Tabela 4- rea de Atuao
rea de Atuao Financeiro Marketing Negcios e Vendas f 2 4 10 % 2 5 13

Planejamento Produo Recursos Humanos Administrativo/Suporte Outros Total

1 5 3 37 18 80

1 6 4 46 23 100

Fonte: Dados da Pesquisa

A seguir destacam-se as opinies os colaboradores, referente nvel de concordncia entre as questes relacionadas conquista da mulher no ambiente organizacional. Tabela 5A Percepo da Conquista da Mulher no Ambiente

Organizacional: Reconhecimento e Remunerao.

PERCEPO DO HOMEM E DA MULHER


1- As mulheres tem gradativamente alcanado espaos mais qualificados no mercado de trabalho.
TOTAL

PERGUNTAS AFINS
Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente

HOMEM 2 0 0 8 15

MULHER 1 1 3 24 26

Respostas x Porcentagens 3____4% 1____1% 3____4% 32____40% 41____51%

2- As mulheres tm recebido reconhecimento merecido pelo trabalho desempenhado nas empresas.


TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 1 6 0 13 5 MULHER 9 14 4 22 6 Respostas x Porcentagens 10___13% 20___25% 4___5% 35___43% 11___14%

3- Atualmente as empresas tm ampliado as vagas destinadas as mulheres.


TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 0 5 3 11 6 MULHER 3 4 7 36 5 Respostas x Porcentagens 3___4% 9___11% 10___13% 47___58% 11___14%

4- Com toda evoluo da mulher no mercado de trabalho e no mbito social, as empresas do mais

10

oportunidades para que as mesmas alcancem posies mais elevadas na hierarquia profissional.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 2 3 2 13 5 MULHER 9 6 4 35 1 Respostas x Porcentagens 11___14% 9___11% 6___8% 48___59% 6___8%

5- As empresas tm passado por vrias mudanas ao longo dos anos, isso tambm tem beneficiado a incluso mulher em vrios setores organizacionais.
TOTAL Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente HOMEM 1 1 0 15 8 MULHER 2 5 6 27 15 Respostas x Porcentagens 3___4% 6___8% 6___8% 42___52% 23___28%

6- A mulher esta cada vez mais satisfeita com o cargo que exerce na organizao.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 1 3 6 8 7 MULHER 5 17 6 21 6 Respostas x Porcentagens 6___8% 20___25% 12___15% 29___36% 13___16%

7- Nas empresas no h tantas diferenas salariais entre homens e mulheres, que exercem a mesma funo.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 4 5 2 7 7 MULHER 26 10 3 11 5 Respostas x Porcentagens 30___37% 15___19% 5___6% 18___23% 22___15%

8- Hoje h um aumento considervel do nmero de empresas que oferecem planos de desenvolvimento e crescimento profissional voltado para a mulher.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 0 2 2 14 7 MULHER 9 12 13 17 4 Respostas x Porcentagens 9___11% 14___18% 15___19% 31___38% 11___14%

9- No ambiente organizacional nota-se que as mulheres esto sendo reconhecidas e valorizadas, quando ocupam um cargo de destaque como gerente ou executivas.
TOTAL HOMEM Discordo completamente 0 MULHER 4 Respostas x Porcentagens 4___5%

11

Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente

1 1 10 13

6 6 33 6

7___9% 7___9% 43___53% 19___24%

10- No ambiente organizacional as mulheres e os homens tem o mesmo reconhecimento e so remunerados de maneira igualitria.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 3 5 1 13 3 MULHER 26 9 9 9 2 Respostas x Porcentagens 29___35% 14___18% 10___13% 22___28% 5___6%

11- A mulher sofre discriminao por ocupar cargos que antes eram considerados como trabalho masculino.
TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 1 0 3 13 8 MULHER 1 3 3 26 22 Respostas x Porcentagens 2___3% 3___4% 6___8% 39___48% 30___37%

12- A mulher tem sido bem aceita em cargos que antes eram considerados altamente masculinizados, direcionado somente para homens. TOTAL HOMEM Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo Completamente 2 5 2 13 4 MULHER 11 11 5 19 9 Respostas x Porcentagens 13___16% 16___20% 7___9% 32___39% 13___16%

Fonte: Dados da Pesquisa

Para melhor entendimento a tabela 5 foi subdividida por assuntos, as questes 1, 2, 6, 9, 11 e 12 se referem ao crescimento gradativo, reconhecimento, satisfao, valorizao e a aceitao da mulher no ambiente organizacional. De acordo com a pesquisa 51% dos entrevistados concordam completamente que a mulher tem gradativamente alcanado cargos que exigem maior qualificao e tambm mostram que 43% concordam parcialmente que so reconhecidas pelo trabalho desempenhado na organizao. Mas pode-se verificar na questo 6 e 12, que 36% concordam parcialmente que as mulheres esto satisfeitas com o cargo que exercem, mas que 39% concordam parcialmente na aceitao da mulher em cargos que antes eram altamente masculinizados. J na questo 11, 48%

12

concordam parcialmente que sofrem discriminao na ocupao de cargos tidos antes como masculinos. E por fim na questo 9, 53% concordam parcialmente que as mulheres tm sido reconhecidas e valorizadas quando ocupam cargos hierarquicamente elevados, havendo divergncia de opinies entre homens e mulheres. De acordo com CAMBOTA; PONTES (2004, v. 11, n. 2) que:
Embora seja observado que as mulheres brasileiras no setor de servios busquem uma maior participao no mercado formal de trabalho, investindo cada vez mais em qualificao a fim de aumentar sua competitividade frente aos homens; as mesmas continuam enfrentando preconceitos, tais como menores nveis salariais, ocasionados pela desvalorizao de sua mo-deobra, tida como inferior aquela atribuda aos homens.

Agora em relao s questes 3, 4, 5, 7, 8 e 10 referem-se ao que as empresas fazem em relao mulher no ambiente organizacional, na incluso e oportunidades de desenvolvimento, ampliao de vagas, as diferenas salariais e remunerao igualitria entre homem e mulher. interessante ressaltar que as questes 3, 4, 5 e 8 apresentaram um nvel de concordncia parcial, destacando que homens e mulheres compartilham da mesma opinio. A falta de credibilidade no trabalho feminino, a discriminao advinda no decorrer do sculo dificulta o acesso e aceitao dos papis que a mulher pode desenvolver dentro das empresas, das quais inclui agregar valor tanto para a organizao quanto para o gnero feminino ao alcance dos objetivos em comum.

4.3

Comentrios e sugestes dos entrevistados (2010):

Em minha experincia profissional pude (ainda posso) perceber que mulheres ainda no so consideradas capazes de assumir responsabilidades que demandam um posicionamento de autoridade nas organizaes. Embora tenham se especializado mais, h forte discrepncia e preconceitos de gnero no mundo do trabalho e nas organizaes.

Do meu ponto de vista, toda evoluo dos tempos, veio tirar a mulher do lugar comum e inseri-l no topo de toda a engrenagem profissional.

13

As mulheres hoje em dia est cada dia mais ganhando seu espao no mercado de trabalho, isso valoriza cada vez o trabalho da mulher. Isto mostra que a mulher no foi feita somente pra cuidar das obrigaes de casa, sim do que elas tm vontade de fazer. As mulheres ser mais valorizadas, ter mais oportunidades de crescimento nas empresas. Porque ainda h muito preconceito em relao ao cargo que exercem. A mulher, no contexto social, merece o mesmo tratamento dispensado ao homem, sem nenhuma discriminao. O que deve prevalecer a competncia e a capacidade de assumir quaisquer cargos eletivos ou diretivos, tanto na iniciativa privada, como na pblica.

5 Consideraes finais

Este estudo de fundamental importncia para a Gesto de Recursos Humanos, porque expe como est percepo do trabalho da mulher nas organizaes e que permite ao RH a trabalhar de forma a amenizar os impactos que interfere na vida profissional, nas diferenas salariais e na aceitao das mulheres em cargos em que elas ainda se sentem restringidas. Principalmente pelas constantes mudanas organizacionais e do mercado que exigem profissionais altamente qualificados, caractersticas e habilidades que podem ser encontradas em ambos os gneros. De acordo com as pesquisas as mulheres apesar de terem conquistado vrios espaos no mercado de trabalho, percebe-se que as diferenas salariais continuam bem acentuadas. E suas atividades esto mais concentradas no setor de servios, e longe, porm de cargos de gerencia. As mulheres s vm ocupando espao devido s mudanas com a globalizao, mas ainda no conseguem acabar com rtulo de dona de casa, sexo frgil, comprometendo sua igualdade em relao ao homem principalmente em cargos que so tidos como masculinos. Outro fator relevante de acordo com a pesquisa e o questionrio a desigualdade salarial, mesmo quando a mulher consegue mostrar suas habilidades

14

e provar que consegue executar to bem seu cargo quanto o homem, ainda h diferena. Devido resistncia e o preconceito que ainda persiste em relao a alguns trabalhos serem considerados altamente masculinizados, dificultando a insero da mulher em certas atividades. Todo desempenho e habilidades so resguardados por no terem a oportunidade de coloc-los em prtica nas vivncias organizacionais. Com isso, as mulheres esto buscando o seu reconhecimento e cada vez mais vem se especializando, aprimorando seu conhecimento, para alcanar o seu sucesso no por ser mulher, mas, por ser capaz, para assim provar que independente do sexo, o que importa a dedicao, o potencial e o comprometimento no que propem a fazer s assim medir se a pessoa tem os requisitos necessrios para ocupar tal cargo com eficcia e eficincia para atingir os objetivos organizacionais, eliminando de vez o preconceito, em prol de uma igualdade que s vem a beneficiar todas as partes agregando valor para todos. As empresas tm ampliado o numero de vagas, mas ainda so poucas as que beneficiam a insero da mulher no mercado de trabalho. 6 Referncias Bibliogrficas BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Cientfica. ed. 3. So Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007. BRUSCHINI, Cristina (1998a). Gnero e trabalho feminino no Brasil. Novas conquistas ou persistncia da discriminao 1985 a 1995 (texto apresentado no seminrio 'Trabalho e Gnero: mudanas, permanncias e desafios', organizado pela Associao Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e Ncleo de Estudos de Populao (NEPO)).Campinas: Unicamp. CALIL, La Elisa Silingowschi. Direito do trabalho da mulher: ontem e hoje. In: mbito Jurdico, Rio Grande, 40, 30/04/2007 [Internet]. Disponvel em <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_juridica>. Acesso em 20/03/2010. CAMBOTA, Jacqueline Nogueira; PONTES, Paulo Arajo. Desigualdade de rendimentos por Gnero Intra-ocupaes no Brasil, em 2004. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, ago. 2007. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php >. Acesso em 27 nov. 2009. FLECK, Ana Cludia; WAGNER, Adriana. A mulher como a principal provedora do sustento econmico familiar. Psicol. estud., Maring, v. 8, n.

15

spe, 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em 10 de dezembro de 2009. GODOY, Arilda Schmidt. Introduo pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administrao de Empresas. So Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995. LEONE, Eugenia Troncoso; BALTAR, Paulo. A mulher na recuperao recente do mercado de trabalho brasileiro. Ver. bras. estud. popul. So Paulo, v. 25, n. 2, dic. 2008. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 22 nov. 2009. MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisas, elaborao, anlise e interpretao de dados. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. MATTAR, Joo. Metodologia Cientfica na Era da Informtica. ed. 3. So Paulo. Saraiva, 2008. PROBST, Elisiana Renata. A Evoluo da Mulher no Mercado de Trabalho. Instituto Catarinense de Ps-Graduao, 2004. Disponvel em < http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-05.pdf> Acesso em 25 de Nov. de 2009. ROCHA, Maria Isabel Baltar da. Trabalho e Gnero: mudanas, permanncias e desafios. ABEP, NEPO/UNICAMPE e CEDEPLAR/UFMG. So Paulo. Ed. 34, 2000. 384 p. SEGNINI, LILIANA ROLFSEN PETRILLI. Educao e trabalho: uma relao to necessria quanto insuficiente. So Paulo Perspec., So Paulo, v. 14, n. 2, jun. 2000 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em 11 dez. 2009.

16

Apndice I

A Percepo Sobre a Conquista da Mulher no Ambiente Organizacional: Remunerao e Reconhecimento


Prezado (a) Colaborador (a),

Este questionrio visa subsidiar uma pesquisa do PIP - Projeto Integrador de Pesquisa, do Curso de Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos da Faculdade PITGORAS. Ressaltamos que sua participao muito importante e que no existem respostas certas ou erradas. Suas respostas individuais sero mantidas em sigilo absoluto, pois seus fins so estritamente acadmicos. Algumas instrues especficas so apresentadas no comeo de cada seo. Leia-as atentamente. E observe as seguintes orientaes gerais: D a primeira resposta que lhe ocorrer, respondendo a cada item o mais honesta e francamente possvel; Trabalhe rapidamente e na seqncia apresentada; Se cometer algum engano e quiser alterar sua resposta, risque-a ou aplique corretivo e escreva novamente; Verifique cada parte do questionrio para ter certeza de que respondeu a TODOS os itens.

Agradecemos a sua colaborao!

17

Parte I Dados Pessoais Sexo: a. ( ) masculino b. ( ) feminino Responsvel pelo sustento da famlia a. ( ) homem b. ( ) mulher Idade: a. ( ) menos de 25 anos b. ( ) de 26 a 30 anos c. ( ) de 31 a 35 anos d. ( ) de 36 a 40 anos e. ( ) de 41 a 45 anos f. ( ) mais de 46 anos Dados da Empresa Se voc trabalha, qual o nvel hierrquico que ocupa: a. ( b. ( c. ( d. ( ) Operacional ) Tcnico ) Gerencial ) Estratgico Estado Civil: a. ( ) solteiro b. ( ) casado c. ( ) separado / divorciado / desquitado d. ( ) unio estvel e. ( ) vivo Experincia Profissional: a. ( ) Nenhuma b. ( ) menos de 2 anos c. ( ) de 2 a 5 anosd. ( ) de 6 a 10 anos e. ( ) de 11 a 15 anos f. ( ) de 16 a 20 anos g. ( ) mais de 20 anos Nmero de empregados da Organizao: a) ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) menos de 100 ) entre 101 e 200 ) entre 201 e 500 ) entre 501 e 1000 ) Mais de 1000

Natureza da Organizao: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) empresa privada nacional ) empresa multinacional ) empresa pblica ) empresa de capital misto ) organizao do terceiro setor

Cargo atual:___________ Tempo neste cargo: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( ) menos de 1 anos ) de 1 a 5 anos ) de 6 a 10 anos ) de 11 a 15 anos ) de 16 a 20 anos ) mais de 20 anos

Setor de atuao: a. ( b. ( c. ( d. ( ) agrcola ) industrial ) comercial ) servios

Nvel de escolaridade: a. b. c. d. e. f. g. h. ( ( ( ( ( ( ( ( ) Ensino mdio ) Superior Incompleto ) Superior completo ) Especializao ) Mestrado ) Mestrado em curso ) Doutorado ) Doutorado em curso

rea de Atuao: a. ( ) Financeiro b. ( ) Marketing c. ( ) Negcios e Vendas d. ( ) Planejamento e. ( ) Produo f. ( ) Recursos Humanos g.( ) Administrativa/Suporte h.( ) Tecnologia i. ( ) Outros:___________

18

Parte II Abaixo esto listadas vrias questes sobre a importncia do Treinamento no Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Por favor, indique em que medida voc concorda, de acordo com a escala abaixo: 1- As mulheres tem gradativamente alcanado espaos mais qualificados no mercado de trabalho. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

2- As mulheres tm recebido reconhecimento merecido pelo trabalho desempenhado nas empresas. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

3- Atualmente as empresas tm ampliado as vagas destinadas as mulheres a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

4- Com toda evoluo da mulher no mercado de trabalho e no mbito social, as empresas do mais oportunidades para que as mesmas alcancem posies mais elevadas na hierarquia profissional.

a) b) c) d) e)

Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

5- As empresas tm passado por vrias mudanas ao longo dos anos, isso tambm tem beneficiado a incluso mulher em vrios setores organizacionais a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

6- A mulher esta cada vez mais satisfeita com o cargo que exerce na organizao.

19

a) b) c) d) e)

Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

7- Nas empresas no h tantas diferenas salariais entre homens e mulheres, que exercem a mesma funo. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

8- Hoje h um aumento considervel do nmero de empresas que oferecem planos de desenvolvimento e crescimento profissional voltado para a mulher. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

9- No ambiente organizacional nota-se que as mulheres esto sendo reconhecidas e valorizadas, quando ocupam um cargo de destaque como gerente ou executivas. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

10- No ambiente organizacional as mulheres e os homens tem o mesmo reconhecimento e so remunerados de maneira igualitria. a) b) c) d) e) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente Concordo completamente

11- A mulher sofre discriminao por ocupar cargos que antes eram considerados como trabalho masculino. a) b) c) d) Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente

e) Concordo completamente

20

12- A mulher tem sido bem aceita em cargos que antes eram considerados altamente masculinizados, direcionado somente para homens.

a) b) c) d)

Discordo completamente Discordo parcialmente No concordo nem discordo Concordo parcialmente

e) Concordo completamente

Parte III Comentrios, dvidas e sugestes.

21

DELARAO DE CINCIA DAS NORMAS DO PIP E AUTORIZAO DE PUBLICAO

Ns, Elisangela Ferreira da Silva, Elivnia Rosa Pereira, Giovanna Matildes Melo, Ivani Pinheiro Cotrim, Levi Caleb Carvalho Gomes, Verzia Carvalho Amorim declaramos que o presente artigo de nossa autoria e que todas as citaes, pensamentos ou idias de outros autores nele contidas, esto devidamente identificadas e referenciadas, segundo as normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Estamos cientes de nossa responsabilidade legal pelo uso inapropriado de idias, pensamento e citaes no identificadas e/ou referenciadas. Autorizamos qualquer alterao no texto que for necessria para a correo dos erros de portugus e/ou digitao e adaptao do texto nas pginas quando forem diagramados para a publicao, bem como a modificao de palavras, desde que no comprometa a estrutura do artigo e o pensamento do autor. De tal feita, declaramos que autorizamos a publicao desse artigo. Belo Horizonte, 22 de maro de 2010. Assinaturas Elisangela Ferreira da Silva Elivnia Rosa Pereira Giovanna Matildes Melo Ivani Pinheiro Cotrim Levi Caleb Carvalho Gomes

22

Verzia Carvalho Amorim

Anda mungkin juga menyukai