Anda di halaman 1dari 15

CONCEPES SOBRE O MEIO: PERCEPO DOS MORADORES DO CONJUNTO HABITACIONAL LAGOA DOURADA EM MANDAGUAU/PR/BRASIL CONCEPTIONS ABOUT THE ENVIRONMENT:

PERCEPTIONS OF THE RESIDENTS AT "CONJUNTO HABITACIONAL LAGOA DOURADA" IN MANDAGUAU / PR / BRAZIL

Cleres do Nascimento Mansano 1/ ANDRIA CRISTINA BUENO2/ SANDRA FREITAS DE CARVALHO3/ ROSANA Z. Steinke 4
RESUMO Foi realizada uma investigao sobre a percepo do ambiente no conjunto habitacional da cidade de Mandaguau,PR_Brasil. A cidade est situ ada geograficamente na latitude 23 20 49 S e longitude 52 05 42 O e possui aproximadamente 292,115 km. No ano 2000, a cidade contava com uma populao estimada em 16.828 habitantes. Atualmente, a cidade apresenta alguns lugares que so reconhecidos pela populao e que so visitados como atrao turstica. Escolhemos o Parque Lagoa Dourada para nossa pesquisa, se encontra localizado no bairro central onde as praas so ricas em arborizao e h o calado e o ginsio de esportes. O objetivo do est udo foi identificar as percepes dos moradores, em relao s paisagens topoflicas (bonita) e topofbicas (feia). Como instrumento da pesquisa, foi utilizado um questionrio, para diferenciar o perfil dos entrevistados e compreender as suas percepes referentes a qualidade de vida onde eles moram. Observamos que a maioria percebeu a diferena entre a paisagem bonita relacionada natureza conservada e a paisagem feia natureza degradada. Os moradores em sua maioria descreveram como paisagem bonita a lagoa, por se tratar de um ambiente agradvel, de lazer da populao e em com bastante vegetao. Tambm verificamos que os moradores mais antigos consideram o lugar que residem como agradvel e tranquilo. Palavras chave : percepo do ambiente, qualidade d e vida; tofoflia; topofobia.

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maring (UEM) - Maring-PRBrasil. Mestre em Educ. para Cincia e o Ens. da Mat. (UEM). Professora da rea de ensino do Departamento de Geografia (DGE UEM) e do Ensino Bsico. 2 Licenciada em Geografia e professora do Ensino Bsico Maring PR-Brasil 3 Licenciada em Geografia. Professora do Ensino de Geografia e Diretora da Escola Estadual Professor Francisco Jos Perioto Ensino Bsico, Mandaguau - PR. Especialista em Inovaes Metodolgicas e instrumentais para o Ensino de Geografia pela FACINTER Curitiba PR. 4 Graduada em Histria pela Universidade Estadual de Maring. Mestr em Arquitetura e e Urbanismo pela Universidade de So Paulo. Doutoranda em Histria, rea de Cultura e Poder na Universidade Federal do Paran e professora colaboradora da Universidade Estadual de Maring.

ABSTRACT It was made an investigation about the perception of the environment at "Conjunto Habitacional Lagoa Dourada" in the city of Mandaguau, PR_Brasil. The city is geographically located at latitude 23 20 '49 "S and longitude 52 05' 42" and there is approximately 292.115 km . In 2000 year, there was an estimated population of 16,828 inhabitants. In the city there are some places that are recognized by the population, which are visited as touristic attraction. We have chosen The "Parque of Lagoa Loura da, located in the central neighborhood of the research where there are rich squares with a lot of trees, boardwalk and a gym. The objective was to identify the perceptions of residents in relation to landscapes topophilia (beautiful) and topophobia (u gly). As a research instrument, it was used a questionnaire to differentiate the profile of respondents and understand their perceptions regarding the quality of life of where they live .We observed that most people saw the diference between the beautiful landscape related to the beautiful nature with the landscape kept and the ugly nature degraded. The most part of the residents described the pond as beautiful landscape , because it is a pleasant environment for the population leisure and with lots of vegetation. We also found that older people consider the place they reside as nice and quiet.
Keywords: perception of environment, quality of life; tofoflia; topophobia.

1. INTRODUO

Percepo ambiental pode ser definida como sendo uma tomada de conscincia do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se est inserido, aprendendo a proteger e a cuidar dele. Cada indivduo percebe, reage e responde diferentemente s aes sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestaes da decorrentes so resultados das concepes (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa (Coelho, 2002). Desta forma, o estudo da percepo ambiental de fundamental importncia para que possamos compreender melhor as inter-relaes entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfaes e insatisfaes, julgamentos e condutas. Alguns indivduos se preocupam em preservar a natureza, enquanto outros parecem simplesmente ignor -la.

Isso ocorre porque os indivduos tm diversas percepes do meio no qual esto inseridos e, dessa forma, tm diferentes prioridades em relao ao meio, ou seja, cada sujeito d uma importncia diferente para o que sente ao seu redor e reage de maneira coerente.

Cada um de ns uma lente exclusiva fundamentada e polida por temperamento e educao. E nossas respostas natureza ao mundo so to diversas como nossas personalidades, embora cada um em momentos distintos, possa ficar atnito, horrorizado, deslumbrado ou simplesmente entretido pela natureza (SOUL, 1997, p. 93).

Pela percepo ambiental so estabelecidas as relaes de afetividade do indivduo para com o ambiente. A partir da formao de laos afetivos positivos, pode acontecer a modificao dos valores ambientais atribudos pelas pessoas. Dessa maneira, as experincias expectativas, motivaes, emoes tambm influenciam o que percebido. Em suma, a percepo um processo muito mais individualista do que se cr comumente. Segundo Tuan (1983), a rel ao do meio ambiente com os sentidos e os sentimentos manifesta-se constantemente por meio de nossas aes, porm torna-se complexo generalizar normas, pois, normalmente a cultura, o nvel de desconhecimento e a experincia em si influenciam a interpreta o individual do meio ambiente.

2. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

2.1 MANDAGUAU - LOCALIZAO GEOGRFICA

Figura 1: Localizao do municpio de estudo . Organizao: Carvalho, Sandra F .

2.2 A CIDADE DE MANDAGUAU_PR

A cidade de Mandaguau, segundo dados da Prefeitura local, foi emancipada em 1952. Quanto sua localizao, Mandaguau est situada

geograficamente na latitude 23 20 49 S e longitude 52 05 42 O, a Noroeste do Estado do Paran. Quanto rea, o municpio possui aproximadamente 292,115 km. Em 2000, contava com uma populao estimada de 16.828 habitantes. A cidade possui alguns smbolos que so reconhecidos pela populao mandaguauense, os quais so visitados como atrao turstica.

Dentre tais locais destacam-se: o Parque Lagoa Dourada, localizado no bairro da pesquisa; as praas ricas em arborizao; o calado e o ginsio de esportes.

2.3 CARACTERIZAO DO BAIRRO Fundado em 1991, numa parceria da Prefeitura Municipal de Mandaguau com o governo federal por meio da Caixa Econmica Federal, o bairro investigado chama-se Conjunto Habitacional Lagoa Dourada e denominado atualmente por muitos de lagoo. Entetatnto, j foi reconhecido como buraco, porque era uma rea degradada que se caracterizava por apresentar fundos de vale que serviam como depsito de lixo para muitos moradores de classe mdia baixa. Hoje, onde era o famoso buraco, encontramos um lago que se tornou um local de lazer para muitas famlias e diverso para as crianas.

Figura 2: Parque Lagoa Dourada Foto: Carvalho, Sandra F.

As casas deste conjunto foram construdas com 27,4 m, algumas ainda esto no tamanho original, mas a maioria foi ampliada por seus moradores, o que segundo eles valorizou o bairro. O bairro, de forma geral, considerado um lugar que oferece boa qualidade de vida aos seus moradores, sendo considerado um local de preservao ambiental, onde a maioria dos moradores contribui de alguma forma para soluo dos problemas ambientais.

2.4 CARACTERIZAO DA PES QUISA

Os meios de investigao compreenderam pesquisa bibliogrfica e de campo. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2007, durante o curso de extenso: Pe rcepo ambiental e ensino de geografia/uma estratgia para estudos do meio. As entrevistas foram realizadas com os moradores do Conjunto Habitacional Lagoa Dourada, cuja idade variou de 11 a 82 anos. Dentre os 60 entrevistados, 73% eram do sexo feminino e 27% do sexo masculino.

80% 60% 40% 20% 0% 1 27%

Grfico 1 sexo dos entrevistados Fonte: Bueno, Andria C.


X A
73%

a s c u lin o

e m e n in o

ID AD E D OS E N TR E IS TAD OS

3 APRESENTAO DOS RESU LTADOS

organiz-los em grficos, permitindo uma visualizao dos resultados referentes percepo ambiental dos moradores do Conjunto Habitacional Lagoa Dourada. Assim, eles sero apresentados:

Analfabeto

dio incompleto

dio completo

undamental incompleto

Grfico 3 - Grau de instruo dos entrevistados Fonte: Bueno, Andria C.

undamental completo

uperior incompleto

uperior completo

                


, , , , , , ,

Grfico 2 Idade dos entrevistados. Fonte:Bueno, Andra C.

   !   
a a

anos anos anos

a a a

anos anos anos

Com os dados coletados por meio de questionrios, foi possvel

GRAU DE INSTRUODOS ENTRE ISTADOS


, , ,

     ! 
a a a

!    !   

anos anos anos

Percebemos que no bairro baixo o ndice de moradores com nvel superior completo, os quais se mostraram mais conscientes a respeito das questes da pesquisa. Mas muito grande a quantidade de pessoas com formao escolar ensino fundamental incompleto e analfabetos, o que refletiu bastante quando tratamos do significado dos termos meio ambiente e educao ambiental. T M Q I BAI

Grfico 4 Tempo de residncia no bairro Fonte: Bueno, Andria C.

asa cedida er pr x imo do centro o sabe

ostou do lugar

Parentesco

air do aluguel

ranquilidade do lugar

Grfico 5 Motivo da mudana para o bairro Fonte: Bueno, Andria C.

9 8 7 4

luguel baixo

aixo valor do im vel

$%" $% $& $1"

$1"

$%"

$" '

$$# &

2" (" 0 )

anos

anos

orque mudou para o bairro

%" 1" # "

Menos de ano

anos anos

&" #" ( '

$%" $# $#"
a anos anos a

$#" $%"

$&% $%% " 6 @ 8 3

Apresentamos no Grfico 4 que a maioria dos moradores (25%) reside no bairro desde sua construo, e eles optaram em residir no bairro para se verem livres do aluguel (41%) como mostrado no Grfico 5. Os moradores fizeram a inscrio junto Prefeitura e foram contemplados num sorteio para aquisio das casas. Alguns entrevistados (12%) disseram optar pelo bairro, pois j havia parentes que moravam no local. Outro fator que levou as pessoas a residirem no bairro conforme mos trado no Grfico 5, com 10% se refere ao valor dos imveis serem mais acessveis populao de classe mdia baixa. Vale ressaltar tambm os 10% que consideram o valor dos aluguis mais baratos que em outros bairros e apenas 2% escolheram o bairro porque g ostaram do local.

GA

AG A

2%% 2

96%

Grfico 6 Considera o bairro agradvel para se viver Fonte: Bueno, Andria C.

Ao abordar esta questo, verificamos que os moradores mais antigos gostam do lugar em que residem, consideram o lugar agradvel e tranquilo (96%). Uma pequena minoria que considera o bairro regular (2%) ou no-agradvel (2%), so os moradores mais novos que optaram em morar no bairro pelo baixo valor dos aluguis ou por se tratar de casa cedida.

im

e g u la r

GA

OPOF ICO

Grfico 7 Paisagem topoflica. Fonte: Bueno, Andria C.

Ao abordar este tema e verificar a percepo e valores de cada morador, deparamos com as contribuies de Yi-Fu Tuan que desde o incio dos anos 70 tem apresentado novos conceitos e fundamentos para a compreenso do ambiente. Abordaremos o conceito de Topofilia que assim definida por TUAN, 1980, p.5: Topofilia o elo afetivo entre as pessoas e o lugar ou ambiente fsico. Os moradores em sua maioria 78,40% descreveram como paisagem bonita a lagoa, por se tratar de um ambiente agradvel, de lazer da po pulao e em com bastante natureza.
G O FO A PO BCO

1%

A sfalto agoa

Fundodevalenorecuperado

io ubida

ocal m conservado al

Terrenos baldios comm ato N sabenotem o

Tudo

Grfico 8 Paisagem topofbica. Fonte: Bueno, Andria C.

HD

7% %% %

18% %

P IG

HD D

D H

rvores

anteiro central

DD DD

5% 10%

, 0% , 0%

78,40%

G G

agoa

Tudo

No tem

0%

Quanto topofobia, vimos que muitos objetos da paisagem so valorizados negativamente pelos indivduos, que podem ter averso por esses elementos. Como o caso da resposta de uma moradora que caracterizou sendo espao topofbico o lago, pois a ela o considera feio porque tem medo. Mas a maioria dos entrevistados evidencia como espao topofbico a categoria de paisagem feia, ou seja, o fundo de vale no recup erado com 32%. Neste local, a mata ciliar uma verdadeira parede de mato e acmulos de lixos, que so jogados pelos prprios moradores. Em seguida,

representaram como paisagem feia do bairro a m conservao da malha asfltica. Com relao esttica da paisagem, 13% dos moradores identificaram os terrenos baldios abandonados com muito mato. Entre os outros ambientes citados percebemos que esto ligados diretamente pelas aes que degradam a natureza como local mal conservado e lixo.
P C PA
3 %

B
%

BA
13% 2% 2 %

% 3% 2% 3% 3% 3%
Asfalto

Animal solto na rua Centro de conviv ncia a lta de posto de sade i xo nos canteiros ubida No tem no sabe

Esgoto luminao o m alto errenos baldios com mato

Grfico 8 Principal problema do bairro . Fonte: Bueno, Andria C.

A anlise das respostas mostra que os principais problemas identificados esto ligados s necessidades cotidianas imediatas que envolvem infraestrutura como a malha asfltica, iluminao, falta de posto de sade, falta

` Y W

S a Y X V

de um centro de convivncia para os jovens e principalmente a falta de uma rede de esgoto.


M A A C
2% 2%

BA

Grfico 9 Mudanas ocorridas no bairro nos ltimos anos . Fonte: Bueno, Andria C.

Quanto percepo das mudanas no local onde moram, uma parcela significativa (64%) da populao no nota mudanas. Enquanto um bom percentual (12%) nota a presena da lagoa como melhora para toda a populao. M
2 %

AM B
2 %3 %2 % 34% 2% u g a r p a ra s e c u id a r u d o q u e n o s ro d e ia

10% 20% as a a de e g e ta o

o c a l o n d e e s ta m o s

N a tu re z a No s abe

Grfico 10 Concepo sobre meio ambiente. Fonte: Bueno, Andria C.

A percepo do que meio ambiente est relacionada basicamente a uma viso conservacionista da natureza (34%). No entanto, boa parte dos moradores (20%) tambm se inclui como integrante do meio ambiente ao consider-lo como o entorno.

e cuperao da lagoa No teve no sabe

g e

Aumento do roubo Asfalto

Aparncia melhorou nfra estrutura a lorizao do im vel

64%

% 12% %

v t s r q

Embora uma parcela significativa da populao entrevistada se inclua no meio ambiente, a percepo da natureza como algo separada, distante na vida dos entrevistados e que precisa ser conservada muito marcante. Por outro lado, nota-se tambm que o grau de cultura interferiu no nvel de desconhecimento quanto interpretao do que meio ambiente.

CA
3% 42%

A B
12% 3% 2% 3%

35% prender a viver com o meio Cuidar da natureza o poluir o sabe


Grfico 10 Concepo dobre Andria C.

Conscientizao o estragar as coisas Preservao

educao ambiental . Fonte: Bueno,

Com relao ao significado do termo educao ambiental, a categoria conscientizao para a conservao da natureza juntas representam 47% do total das entrevistas. O termo educao ambiental tambm est ligado ao de no estragar as coisas 2%, no p oluir 3% e cuidar da natureza 3%. Da mesma forma que na questo relacionada ao que meio ambiente prevaleceu nas respostas a noo de ambiente como algo separado da vida dos entrevistados, j que a educao ambiental teria o papel de conscientizar para a conservao da natureza, ou seja, educao para que o

ser humano cuide da natureza, mas no necessariamente perceba -se como integrado a ela. Muitos entrevistados tambm mencionaram no saber o que educao ambiental. Isso nos leva a refletir como e se a educao ambiental est inserida para as pessoas em todos os nveis de comunicao e educao formal e informal.

C A B

A C A

A BA

1 1 ,7 0 % 3 6 ,7 0 %

5 1 ,6 0 %

Grfico 11 Conservao ambiental do bairro . Fonte: Bueno, Andria C.

Quanto conservao ambiental, constatamos uma diviso de opinies dos entrevistados, a maioria dos entrevistados entende que o local onde vive regular 51,60%, pois alguns moradores colaboram e outros no, e os que no colaboram amontoam sacos de lixo no canteiro central, ocasionando uma poluio visual e deixa ndo o bairro feio. Quanto aos entrevistados que consideram o local onde vivem de boa conservao representam 36,70%, e 11% consideram a conservao do bairro pssima, mas deixaram claro que tambm no colaboram so acomodados.

oa

e g u la r

s s im a

CONSIDERAES FINAIS

Pela nossa percepo ambiental, podemos atribuir valores e importncias diferenciadas para a natureza. A percepo ambiental hoje uma das investigaes que permite maior aproximao da realidade local de uma populao. Oferece suporte ao diagnstico de anseio s e rejeies de um determinado grupo. Os grficos elaborados a partir dos dados coletados junto aos moradores a representao da percepo ambiental destes sobre seu meio, mediante vrios fatores que influem ou interferem nesta percepo, como a escolaridade, a cultura, as experincias pessoais e coletivas. Os dados obtidos revelam a realidade percebida e simultaneamente desvendam um conjunto de fatores como ideias, valores, comportamentos e identidades que possibilitam o reconhecimento de elementos fund amentais. As entrevistas demonstram claramente que a percepo dos sujeitos participantes na pesquisa em relao s questes ambientais no local onde esto inseridos encontra-se restrito s interferncias diretas em suas vidas cotidianas.
REFERNCIAS BIBLIOGR FICAS BARDIN, L. Anlise de contedo. Lisboa : Edies 70, 1983. COELHO, A. Percepo ambiental dos alunos da faculdade de Braslia . 2002. Texto situado no site: http://wwwabees.org.br/paginas/trabalhos/percep%. Acessado em Dezembro/2007. MANSANO, C.N. ; OBARA, A.T. ; KIOURANIS, N. M.; PEZZATO, J. A escola e o bairro: percepo ambiental e representao da paisagem por alunos de uma 7 srie do ensino fundamental. Bauru: ABRAPEC, atas do V ENPEC, n 5,2005. Rio, V.; OLIVEIRA, L. Percepo ambiental a experincia Brasileira . So Paulo: Nobel, 1996. SOUL.M.E. Mente na biosfera; Mente da biosfera .In: WILSON, Biodiversidade: Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira,1997.p.93 -98. TUAN, YI-FU. Espao e lugar. So Paulo , Difel, 1983.174p. E.O.

Anda mungkin juga menyukai