Anda di halaman 1dari 19

AFU: VENEZA MARAJOARA, PAR-BRASIL Mrio Benjamin Dias1 Maria de Jesus Benjamin da Silva2

Em Esmeraldina, cidade aqutica, uma rede de canais e uma rede de ruas sobrepe-se sempre e entrecruza-se. Para ir de um lugar a outro, pode-se sempre escolher entre o percurso terrestre e o de barco: e, como em Esmeraldina a linha mais curta entre dois pontos no uma reta mas um ziguezague que se ramifica em tortuosas variantes, os caminhos que se abrem para o transeunte no so dois mas muitos, e aumentam ainda mais para quem alterna trajetos de barco e trasbordo em terra firme. (talo Calvino. Cidades invisveis.

INTRODUO Este artigo procura analisar a cidade de Afu, localizada no arquiplago do Maraj, buscando compreendendo desde suas origens at o momento atual, procurando a desvendar formao scio-espacial suas caractersticas, contradies, e o ambiente urbano. Por sua condio de cidade localizada em regio de ilha, possui caractersticas peculiares no que tange a organizao scio espacial e modo de vida. Sua origem remonta o sculo XIX, como muitas da cidade fundadas na Amaznia, ou seja, ao longo dos cursos dos rios, caracterizando-a como cidade ribeirinha. Entretanto, esta apresenta caractersticas que a individualizam como a estruturao urbana, as habitaes, modo de vida, atividade econmica, o ambiente urbano, entre outras. DO POVOADO CIDADE As cidades tm intimas relaes com a forma de como ocorreu o desenvolvimento das sociedades historicamente organizadas, partindo desse princpio que possvel pens-la historicamente.
1

Professor Dr. Escola de Aplicao da Universidade Federal do Par. mbenjamindias@hotmail.com 2 Professora Dra. Secretaria Municipal de Educao (SEMEC), Belm-PA. mbenjamindasilva@hotmail.com

Pois, ao longo desse processo, a relao entre o homem e a natureza e a sociedade e o espao foram diferentes, em funo do desenvolvimento das foras produtivas. Nesse sentido, o espao enquanto produto das relaes sociais tempo acumulado, produto histrico e social, ou melhor, produtos da relao entre sociedade e natureza, produzidas historicamente. A cidade enquanto fenmeno histrico no pode ser analisada como algo pronto e acabado, pois ela est em constante processo de mudanas, de transformao, ou seja, ela vive em um perpetuo processo de produo-destruio-(re)produo, haja vista, que ela produto das relaes travadas entre os homens ao longo do tempo. Nesta direo, entendemos a cidade como espao urbano. Entretanto, a reside uma dificuldade de conceituao em funo das escalas e uma impreciso do que seja de fato uma cidade no Brasil. Para RONCAYOLO (1986, p. 397):
A noo de cidade implica a aglomerao de toda uma populao, ou seja, a concentrao do habitat e das atividades. Atividades que se distingues da explorao direta do solo, uma vez que conduzem especializao das tarefas e contribuem sobretudo para s trocas e a organizao social. Tem-se assim uma arrumao dos espaos e dos servios urbanos que implica uma organizao social.

As cidades na Amaznia a maioria tiveram origem no perodo colonial, especialmente a partir da fundao da cidade Belm em 1616,3 a partir dela foi fundada outras com fito de assegurar a posse do territrio do norte do pas em nome da Coroa Portuguesa. Entretanto para SCHOR et al (2009, p.36) que:
A anlise espao-temporal no estudo do urbano no Amazonas essencial para se entender a dinmica espacial, pois a regio congrega tempos e espaos diferenciados e desiguais, sendo que alguns desses espaos se inserem plenamente na modernidade globalizada enquanto outros se perpetuam na dinmica local.

Para Dias (2007), a fundao das cidades e a produo do espao urbano ocorrido na Amaznia requerem uma melhor
3

A fundao da cidade o marco da ocupao portuguesa. A partir da cidade de Belm partiam expedies com o intuito de fundar novos ncleos populacionais.

compreenso do papel que os ncleos coloniais desempenharam ao longo do processo de ocupao e apropriao do espao regional, e que deram origem s primeiras cidades. Como forma de assegurar a posse do vasto territrio, a coroa Portuguesa imprimiu uma estratgia geopoltica de ocupao com fortificaes e misses religiosas, que posteriormente deram origem aos primeiros ncleos populacionais. Para melhor apreender os processos que hoje ocorrem na cidade, necessria a reconstituio referencial no que diz respeito s origens histricas de Afu, desde o sculo XIX, quando se tem a primeira iniciativa de criao de um pequeno povoado. Compreender as origens de Afu remete-nos a prpria formao das cidades na Amaznia e no arquiplago do Maraj. no processo da formao histrica, econmica e social que procuramos compreender, refletir e analisar a produo, reproduo, da cidade, do espao urbano e o ambiente na cidade. Para Dias (2007) na Amaznia, o desenvolvimento econmico, social, cultural, poltico foi alvo de diferentes estratgias, cujo objetivo foi a sua dominao e apropriao. Dominao que se concretizou no incio do sculo XVII, com a chegada do colonizador portugus e a fundao de fortificaes e misses religiosas, que, posteriormente, passaram a ser o embrio de cidades. A investida do Estado portugus resultou na anexao do norte, ao atual territrio brasileiro, com o fito de extrao e comercializao dos recursos naturais que passaram a ser comercializados com a denominao de drogas do serto. Dominao e apropriao, binmio utilizado na geopoltica portuguesa diante da expanso colonialista que teve grande repercusso no espao regional, culminando na fundao de vrios povoados, freguesias, vilas e, posteriormente cidades ao longo das calhas dos rios na Amaznia e que serviu de base s estratgicas para a apropriao e dominao do territrio e dos recursos naturais existentes. O desafio imposto empreitada do colonizador foi o de dominar a natureza e o vasto territrio amaznico. Essa atividade predominou at meados do sculo XIX.

O Maraj no Estado do Par, definida pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) IBGE, possui uma rea de 104.140 km2 de extenso e compreende reas insulares e continentais. (figura 01). De acordo com BRASIL (2006, p. 7):
Descoberta pelo espanhol Vicente Pizn e batizada como Ilha Grande de Joanes, a ilha recebeu em 1754 o nome de Maraj, que em tupi significa barreira do mar. O Arquiplago, formado por um conjunto de ilhas que constitui a maior ilha fluvial do mundo, com 49.606 Km2, est integralmente situado no Estado do Par e constituise numa das mais ricas regies do Pas em termos de recursos hdricos e biolgicos.

O processo de ocupao do Maraj teve inicio por volta do sculo XVII, o registro de criao das primeiras freguesias4 data desse perodo.5 importante ressaltar que para alguns

pesquisadores a rea teria sida visitada anterior ao processo de ocupao pelos portugueses. As primeiras informaes desse processo de ocupao esto vinculadas a presena de ordens religiosas na regio que dominaram grandes extenses de terras praticando a coleta das drogas do serto e posteriormente introduzindo a pecuria e a agricultura com o objetivo de produzir gneros alimentcios para abastecer a cidade de Belm. O processo de ocupao e apropriao do Maraj evidencia a presena de diferentes atores, entre eles a igreja, pois a maior parte dos municpios teve suas origens relacionadas atuao das misses religiosas (especialmente as ordens dos capuchos de Santo Antonio e dos Jesutas), fortificaes e ncleos populacionais. Os quais atravs da catequese estabeleciam relao de dominao e expropriao com os grupos indgenas da regio.
4

Freguesia o nome que tem, em Portugal e no antigo Imprio Portugus, a menor diviso administrativa [...].As provncias eram divididas em municpios que por sua vez eram divididos em freguesias. As freguesias correspondiam s parquias, mas tambm haviam curatos para servios religiosos em povoaes pequenas e sem autonomia poltica. Por sua vez, o bispos comandavam as dioceses, tpica organizao administrativa religiosa, que abrangiam geralmente diversos municpios, ou seja, diversas freguesias. Dicionario da lingua portuguesa http://pt.wikipedia.org/wiki/Freguesia 5 De acordo com CRUZ (1958) A primeira freguesia instalada foi a Gurup em 1639, marcando a presena efetiva do Estado Portugus na Amaznia, posteriormente dando origens ao municpio do mesmo nome.

As atividades econmicas tambm foram responsveis pelo surgimento de municpios.6 Existem aqueles que se constituram a partir de Cartas de Doaes de Sesmaria. 7 O municpio de Afu,8 localizado na extremidade norte ocidental do arquiplago de Maraj, teve suas origens por volta de 1845.9 Antes da constituio do ncleo populacional as terras que formam o territrio do municpio foram ocupadas por Micaela Archanja Ferreira. Essas pertenciam ao Municpio de Chaves. Aps a ocupao, a posseira denominou o sitio de Santo Antonio, com meia lgua de extenso, correspondente a 3.300m. Com a institucionalizao de Lei de Terras no Brasil de 185010, a mesma
6

o caso de Curralinho, relacionado a fazenda de gado que era parada obrigatria na rota de navegao, destaque tambm para Santa Cruz do Arari, antiga fazenda de gado. 7 As leis das sesmarias em Portugal eram muito rgidas, chegando a ter 19 artigos. Dentre eles, para termos uma idia, encontrava-se o direito de coagir o proprietrio ou quem a tivesse por qualquer outro ttulo, a cultivar a terra mediante sano de expropriao ou, ainda, aumentar o contingente de trabalhadores rurais, obrigando ao trabalho agrcola os ociosos, os vadios e os mendigos que pudessem oferecer mo-de-obra, entre outros. Porm, no Brasil, tais leis no chegaram a ser estabelecidas, a nica exigncia era mesmo o cultivo. As cartas de Sesmarias eram documentos passados pelas autoridades para doar terras; nelas, os donatrios ou governadores de provncias autorizavam ou no as doaes. www.historica.arquivoestado.sp.gov 8 O municpio est localizada na mesorregio do arquiplago do Maraj e na micro regio de Furo de Breves, apresenta uma estrutura espacial bastante particular. 9 Esse perodo marcante na Amaznia em funo de a mesma estar inserida numa ampla Diviso Internacional do Trabalho (DIT), abastecendo os mercados europeus e norte americano com goma elstica originria da hevea brasiliensis, encontrada nas regies da ilhas. 10 A Lei de Terras no Brasil foi instituda por Lei n. 601 de 18 de Setembro de 1850. Lei de Terras de 1850 esteve intimamente ligada ao processo de consolidao do Estado Nacional; na medida em que procurou ordenar uma situao de grande confuso que existia em matria de ttulo de propriedade, "a lei estabeleceu um novo espao de relacionamento entre os proprietrios de terras e o Estado que foi evoluindo durante a segunda metade do sculo XIX". A composio deste novo espao de relacionamento entre proprietrio e Estado se fazia fundamental, j que os proprietrios de terras sempre tiveram um papel fundamental na organizao social e poltica do Estado Imperial. PINTO (2011, p. 4) importante buscar compreender a Lei de Terras brasileira de 1850, a partir da compreenso das mudanas sociais e polticas ocorridas nesta primeira metade de sculo. O prembulo da lei dispe de acordo com a Registrada fl. 57 do livro 1 do Actos Legislativos. Secretaria d'Estado dos Negocios do Imperio em 2 de outubro de 1850. Bernardo Jos de Castro : Dispe sobre as terras devolutas no Imprio, e acerca das que so possudas por titulo de sesmaria sem preenchimento das condies legais. bem como por simples titulo de posse mansa e pacifica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a titulo oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colonias de nacionaes e de extrangeiros, autorizado o Governo a promover a

tomou as devidas providencias no sentido de sua regularizao, para isso fez o registro na freguesia de Chaves, no sentido de assegura a posse das mesmas. (IBGE www.ibge.gov.br 2010). A Lei de Terras do Brasil deixava claro o seu real propsito FUGURA 01 MESORREGIO DO MARAJ

Fonte: www.paratur.gov. acesso em 17 de abril de 2010

colonisao extrangeira na forma que se declara D. Pedro II, por Graa de Deus e Unanime Acclamao dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a Assembla Geral Decretou, e Ns queremos a Lei seguinte: Art. 1 Ficam prohibidas as acquisies de terras devolutas por outro titulo que no seja o de compra. Exceptuam-se as terras situadas nos limites do Imperio com paizes estrangeiros em uma zona de 10 leguas, as quaes podero ser concedidas gratuitamente. Art. 2 Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nellas derribare. A Lei de terras d Brasil foi regulamentada por decreto n. 1318, de 30 de Janeiro de 1854, que regulamentava a referida lei e tornava obrigatria a sua execuo pelos poderes constitudos no perodo imperial.

Com as terras do sitio Santo Antonio devidamente legalizada por fora da Lei, tem incio a construo das primeiras cabanas a cavaleiro do rio configurando um ncleo populacional no entorno da capela construda por incentivo da proprietria.

http://www.prefeituradeafua.com.br: Do que se tm notcias, em 1870, Micaela doou as terras para a construo da capela de Nossa Senhora da Conceio do Afu, que compreendia terras desde o igarap divisa no rio Maraj, descendo pelo rio Afu, at o Igarap Jaranduba, no rio Cajuuna. edificao da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceio deve sede do municpio de Afu a sua fundao e existncia. (IBGE www.ibge.gov.br 2010). Com as terras demarcadas, Mariano Cndido de Almeida tomou juntamente com outros moradores locais a iniciativa de construo da Igreja, concluda no ano seguinte, em 1871. O que demonstra no perodo o papel da igreja no processo de fundao das cidades na amaznica. MARX (1991, p.11/2) destaca que:
O espao urbano [...]. No caso brasileiro no que tange constituio de sua paisagem, um aspecto institucional basilar tem sido negligenciado de maneira surpreendente: a relao Estado/Igreja. Enquanto nunca houve uma codificao colonial portuguesa, as normas e procedimentos eclesisticos eram claramente estabelecidos. Se a aglomerao surgia espontaneamente e, ao longo do tempo, ia galgando diferentes estgios hierrquicos, esse processo ocorria norteado pela igreja at o momento decisivo da criao do municpio. Uma concentrao de moradias e uma capela, depois capela curada [...] [...] quem sabe uma parquia mais tarde. Um povoado de determinado porte, aspiraria constituir-se uma parquia ou, denominao que prevaleceu entre ns, uma freguesia. Depois tal freguesia vai almejar a autonomia municipal que, se alcanada, implicar o seu smbolo, o pelourinho, e a casa da cmara e a cadeia.

Na medida em que o casario ia se desenvolvendo em torno da capela configurando o povoado, segundo (IBGE www.ibge.gov.br
2010). O sitio na qual o vila foi assentada est relacionada localizao apropriada para um porto e ponto de paragem
11

11

de viajantes que

O ncleo populacional foi fundado nesse local em funo, principalmente, da localizao geogrfica privilegiada, entre os rios Cajuuna e Marajozinho. O porto

navegavam pela extensa rede hidrogrfica amaznica desde o sculo XVII, sendo um elemento definidor para a sua instalao.

No Afu com a demarcao das terras, o povoado foi formado em funo da facilidade de aquisio de terras e desenvolveu-se se elevando condio de freguesia em 1874. Ao longo desse processo vivenciou diferentes situaes. Em funo de divergncias polticas e de grupos antagnicos no poder, associado a poltica das oligarquias tradicionais da Amaznia (latifundirios pecuaristas,, de cana-de-acar, caf e algodo), levou com que diversas freguesias no Par fossem extintas e remembradas aos antigos territrios entre elas a de Anajs e Afu. Essa ao se efetivou atravs da Lei no 908 de 5 de julho de 1878.
12

O Afu foi anexado ao territrio de Chaves e nessa condio ficou at 1880.13 A instabilidade poltica no Par e os interesses divergncias no arquiplago marajoara provocou mudanas nas polticas territoriais na freguesia, levando a perda dessa condio atravs da Lei no 1094 de 6 de Novembro de 1882.14 Somente sete anos depois, em 1889, ele retorna a categoria de freguesia, por fora da Lei no 1386 de 02 de outubro de 1889. Com a proclamao da Repblica no sculo XIX, Afu foi elevado categoria de vila e posteriormente municpio.15 Com a constituio do municpio foi criada a comarca16 tendo por sede a vila do mesmo nome. Entretanto, o fato mais importante aconteceu em

era uma espcie de ancoradouro seguro no qual as embarcaes aportavam a espera da subida da mar para prosseguirem viagem, uma vez que, nessa regio, existem bancos de areia que com a mare baixa coloca em risco a navegao nesse curso fluvial. 12 Nesse perodo o presidente da Provncia do Par era Joo Capistrano Bandeira de Melo Filho que governou a provncia de 1876 a 1878. 13 A provncia do Par era governada por Joo Coelho da Gama Abreu. 14 O presidente da Provncia era governada por Manoel Pinto de Sousa Dantas Filho 15 Em 1890, passou categoria de vila com o decreto n. 170 de 02 de Agosto e pelo de n. 171 da mesma data, que criou o municpio de Afu, foi constituda em sede da nova comuna. (http://www.prefeituradeafua.com.br) 16 O Decreto n. 226 de 28 de Novembro de 1890, criou a Comarca de Afu, com sede na vila de mesmo nome, e a Lei n. 403 de 02 de Maio de 1896 elevou Afu categoria de Cidade.. (http://www.prefeituradeafua.com.br)

1896 quando a vila

foi

elevada a categoria de cidade.17

(http://www.prefeituradeafua.com.br) Fundada as margens do rio do mesmo nome, ocupando toda a extenso da vrzea que sofre naturalmente a influncia do fluxo das mars em seu movimento dirio. importante destacar nos estudos
realizados pelos gegrafos clssicos que davam muita importncia a localizao e as condies em que as cidades eram fundadas, como destaca RECLUS ( 2010, p. 44/45)
No curso inferior do rio, a fundao de cidades determinada por condies anlogas do meio: na ponta da terra de duas correntes ou num ponto de ramificao das trs, quatro vias navegveis[...] [...] em cada rio, o ponto vital por excelncia o lugar, vizinho embocadura, onde a montante vem deter e sustentar a corrente superior e onde as embarcaes, conduzidas pelas correntes de gua doce, encontram-se naturalmente com os navios do mar vogando com o fluxo. A violncia de uma natureza demasiada atormentada no permite seno a um pequeno nmero de homens agrupar-se ali vontade.

No que tange a forma e estrutura do espao urbano, por sua condio de cidade ribeirinha, como as demais do arquiplago, vivncia uma luta continua - homem X natureza. Esta ltima por um lado, cada vez mais, modelando suas formas por meio das foras, suas leis e por outro, o homem, por meio do trabalho, procurando se apropriar para transform-la. Esta luta contnua, a nosso ver est longe de chegar ao seu fim, em funo das condies histriconaturais na qual a stio urbano est assentado. O processo de desenvolvimento da cidade ocorre a partir da necessidade do homem desenvolver-se, imprimindo no espao da cidade uma gama de atividades capazes de satisfazer suas necessidades, enquanto ser e membro de uma sociedade. Essas estavam naturalmente relacionadas dinmica do rio, que nas cidades ribeirinhas da Amaznia comandam a vida e as relaes.

17

A comarca de Afu foi instalada em 18 de Abril de 1891 e a cidade em 14 de Julho de 1896http://www.prefeituradeafua.com.br)

As cidades ribeirinhas na Amaznia nasceram formadas por habitaes sem uma linha arquitetnica definida, cabanas, casa de pau a pique, um pequeno comrcio que abastecia moradores locais e viajantes, em seguida um pequeno mercado do tipo entreposto se estabelecia. Na mediada em a vida de relaes comeam a se intensificar, tem inicio o traado das vias de acesso, normalmente acompanhando a linha do rio, seguindo a ocupao que os homens vo definindo. Como destacou RECLUS, (Ib.id. p. 51):O oratrio tornou-se igreja, a torre de vigilncia fez praa-forte, caserna ou palcio; o povoado transformou-se em vila depois em cidade. Posteriormente, na medida em que comea a se desenvolver, interioriza-se, dominando a floresta e continentalizando-se. O que refora a forma de como as cidades foram criadas na Amaznia a partir da trade ncleos populacionais-forte-misses religiosas A CIDADE A cidade comporta inmeras definies. Entretanto, ela pode ser compreendida enquanto produto histrico e social, aparecendo como cristalizao do processo de trabalho da sociedade realizada ao longo da histria dos homens. Mais o que cidade? E nesse sentido, concordamos com CARLOS (1992, p. 26), quando afirma que ela: a materializao de relaes da histria dos homens, normatizada por ideologias; forma de pensar, sentir, consumir; modo de vida, de uma vida contraditria. Logo, ela produto das sociedades que ali viveram e se reproduziram ao longo do tempo. inegvel que a cidade enquanto produto do trabalho das geraes que se sucederam deixando-lhe sua marca na paisagem. E na perspectiva da anlise da paisagem urbana possvel desvendar sua historicidade, sua memria, seu modo de vida. Para CARLOS (1992, p. 25/6):
Hoje a cidade a expresso mais contundente do processo de produo da humanidade sob a gide das relaes desencadeadas pela formao econmica e social capitalista. Na cidade, a separao homemnatureza, a atomizao das relaes e as desigualdades

sociais se mostram de forma eloqente. Mas ao analisla, torna-se importante o resgate das emoes e sentimentos; a reabilitao dos sentidos humanos que nos faz pensar a cidade para alm das formas. Isso nos faz pensar a cidade para alm do premido pelas necessidades vitais (comer, beber, vestir, ter um teto para morar), esmagado por preocupaes imediatas. A cidade um modo de viver, pensar, mas tambm sentir. O modo de vida urbano produz ideias, comportamentos, valores, conhecimentos, formas de lazer, e tambm uma cultura.

Cada cidade tem sua individualidade, particularidade, vida prpria. Na cidade do Afu no diferente. Para seus moradores o melhor lugar do mundo; alegre, acolhedora, tranqila, pacata. A cidade tem um carter particular, cuja impresso sobre o fato de ser isolada ruim ou boa, hostil ou benevolente somente por meio da historia dos homens que ali viveram que podemos julgar. As cidades marajoaras surgiram circunscritas a um padro espacial de ocupao denominado por Gonalves (2001) de riovrzea-floresta, correspondendo a forma de ocupao organizada em torno dos rios, dando origem a um padro espacial de ocupao denominado de ribeirinho, que predominou at a segunda metade do sculo XX. Esse padro tem origem com a prpria histria da ocupao e apropriao do espao regional, quando foram fundados os primeiros povoados e vilas ao longo da extensa rede hidrogrfica amaznica que posteriormente tornaram as cidades. Nesse padro as atividades vo pautar-se sobre os recursos naturais disponveis na natureza, ora relacionados ao extrativismo da fauna fluvial (pesca), ora a atividade extrativa vegetal (coleta do aa, castanha do Brasil e demais frutas regionais). Pode-se considerar nesse processo que o homem ainda se encontra em larga medida submetido lgica da natureza que lhe brinda com a riqueza de seus produtos. As atividades econmicas ali realizadas tm pouca capacidade de transformaes, em conseqncia, a cidade vai senda produzida de uma forma, como se acompanhasse o prprio ritmo da natureza.

Com o processo de modernizao ocorrido na segunda metade do sculo XX, a partir da construo de rodovias, objetivando integrara a regio ao espao nacional, grande parte das cidades da regio que no foram ligadas por rodovias, permaneceram se desenvolvendo a partir dos rios. Esse um exemplo do que acontece no arquiplago da Maraj, que vem conformando uma rede de cidade ligada aos rios do tipo fluvial, tendo intima relao com os mesmo, com sua dinmica. necessrio destacar que a dimenso regional tem de ser levada em considerao nas anlises sobre as cidades da regio. Pois, essa condio, ajuda a explicar as formas e as funes que algumas cidades passaram a assumir. Para a realidade do Afu, a distncia geogrfica de 443 km fez com que a mesma tenha amplas relaes com Macap que dista em mdia de 4 a 5 horas por via fluvial e da cidade de Belm 36 horas aproximadamente.

Notadamente Macap que estabelece maiores relaes econmica com o municpio paraense tirando vantagens locacionais. Macap, por sua condio de cidade mdia possibilita maiores dinamismo nas trocas mercantis com as cidades do arquiplago que esto no seu entorno. por ela que a populao afuaense tem maiores relaes econmicas, polticas, sociais, culturais, entre outras, em funo da proximidade geogrfica. A Veneza marajoara tem uma estrutura espacial extrema diferenciada do padro de cidades ribeirinhas. As condies geomorfolgicas na qual foi assentado o seu sitio sobre a vrzea do rio Afu, possibilitou uma estrutura espacial do padro ribeirinho com caractersticas que a individualiza. O tecido urbano formado por estivas,18 que articula a cidade em seus diferentes espaos, e, este naturalmente com que a principal via de acesso a mesma.

18

Em sua maioria de concreto armado principalmente na rea mais antiga. Na medida em se distancia, as mesmas foram construdas de madeiras, demonstrando em certo sentido uma diferenciao scio-espacial.

A articulao das vias-estivas interligando os espaos da cidade articula as diferentes atividades (econmicas, culturais, sociais, polticas, entre outras), num movimento de pessoas, bicicletas, mercadorias, informaes, num incessante ir e vir, impondo o ritmo da cidade marca o espao vivido pelas pessoas. A construo de vias-estivas sobre as vrzeas do rio possibilitou a produo da cidade distanciada solo (de vrzea) sustentado por estacas e interligadas as vias pelas estivas. importante destacar que na medida em que a cidade se expande distancia-se cada vez mais da beira do rio, onde se encontram os equipamentos de consumo coletivo e os principais servios que atendem as demandas da populao local e do entorno da cidade. A vida de relaes est articulada naturalmente com a dinmica do rio que comanda a vida, diferente do padro rodovirio. Embora esse seja o padro que passou a predominar a partir da dcada de 1960 na regio; na ilha do Maraj, o padro fluvial o dominante. Das cidades que formam a rede urbana todas esto localizadas a beira dos rios, este continua sendo o principal, seno nica via de acesso com a capital e com a regio do entorno 19. A cidade de Afu por sua estruturao urbana possui uma particularidade de no possuir veculos automotores, o que podemos classificar com ecologicamente saudvel. A nica alternativa de transporte na cidade so as bicicletas. Entretanto, a populao encontrou uma sada criativa ao transformarem esse veculo em uma foram de transporte coletivo, denominado de bicitaxi, tornando-a singular. Faz a singularidade de viver no municpio. Na cidade de Afu, como as demais do arquiplago do Maraj, apesar do processo de modernizao implantado na Amaznia, nelas esse ainda no se fez presente. Desse modo, o padro de ocupao tradicional comandado pelos rios quem domina. GONALVES
19

O arquiplago do Maraj articula-se com a Cidade de Belm por via fluvial, principal meio de transporte de passageiros, mercadorias e capital e por via area em pequenas aeronaves com um fluxo reduzido.

(2001, p. 94) destaca: (...) um modelo de ocupao tradicional na Amaznia plasmado por meio de um intercmbio orgnico com os ecossistemas: o rio, vertedouro natural de toda a gua que circula atravs da floresta, solo e atmosfera (...), para as cidades ribeirinhas como a Afu, o rio serve para diferentes atividades que se desenvolvem a partir da explorao dos recursos naturais da floresta e da vrzea, pois possibilita a circulao pessoas, mercadorias (pequena produo familiar), informao, entre outros). Afinal, o rio sempre teve uma importncia fundamental para as cidades ribeirinhas, que vivem o SANTOS (1996, p. 212) denominou de tempo lento
20

por conta de outra lgica circunscrita a prpria

dinmica do rio, para o referido autor (p. 213):


O tempo rpido no cobre a totalidade do territrio nem abrange a sociedade inteira. Em cada rea, so mltiplos os graus e as modalidades de combinaes. Mas, graas globalizao e a seus efeitos locais, os tempos lentos so referidos ao tempo rpido, mesmo quando este no se exerce diretamente sobre lugares ou grupos sociais.

CONDIES SOCIO-ECONMICA-AMBIENTAL A vocao econmica atual do Maraj est relacionada com o processo histrico de ocupao do territrio com atividades agropastoris e extrativistas, conformando uma economia com pouca agregao de valor o que pode explicar o baixo desenvolvimento econmico dos municpios. A estruturao dessas atividades ao longo do tempo associada s condies naturais (isolamento geogrfico do territrio) e a ausncia de polticas pblicas que contemplem a realidade do mesmo contribuem para que a mesorregio se encontre em situao precria relacionada aos aspectos sociais e econmicos.

20

Para SANTOS (1996, p. 212/) (...) o que ns chamamos de tempo lento somente o em relao ao tempo rpido; e vice versa, tais denominaes no sendo absolutas. E essa contabilidade do tempo vivido pelos homens, empresas e instituies ser diferente de lugar para lugar. No h, pois, tempos absolutos.

Apesar de riqueza de recursos naturais e de diversidade da mesorregio, isso no tem se traduzido em melhorias das condies de vida da populao. Essa questo multifatorial, no entanto, algum desses fatores, se impe pela fora de suas conseqncias. Um dos fatores mais representativo a prpria herana histrica. Pois a mesorregio ao longo do tempo tem desenvolvido atividades como pequena capacidade de agregao de valor, como as extrativista e pecuarista de carter extensiva. A cidade do Afu em larga medida mantm uma economia em bases extrativista relacionada a extrao de madeiras e palmito, coletas de frutas regionais e pesca. Outro fator que pode ser apontado como relevante para a situao em que se encontra a cidade e o isolamento e as distncia da capital associado ausncia de polticas pblicas voltadas para as potencialidades locais, e as que tm sido implantadas no tem se revestido em melhorias populao, fato que vem agravando a situao. O extrativismo vegetal ainda a atividade de maior importncia, e o que garantem a emprego e renda para a maior parte da populao. Em funo do ciclo do vegetal, no garante renda aos pequenos extratores durante o ano todo. Essa situao em alguns casos tem levado a migrao desses ribeirinhos para a cidade, engrossando o exrcito dos excludos e/ou vo para a informalidade. Com relao a explorao madeireira, uma atividade bastante antiga no municpio, principalmente pela questo cultural (construo naval e habitao). As embarcaes so o principal meio de transporte no municpio Entretanto, a partir da dcada de 1970, essa atividade passou a ser em escala comercial e industrial, levando a explorao racional da madeira. Entretanto, essa situao no se revestiu em melhorias econmicas sociais para a populao que

vivem dessa atividade, muito menos para o conjunto da populao local

No que se refere ao sistema de transportes que de extrema importncia para o desenvolvimento da cidade, de acordo com BRASIL (2006), limita-se ao martimo e hidrovirio. Praticamente no existe sistema virio na regio, e a cidade e ncleo populacional encontra-se isolado. Os rios so as verdadeiras vias de escoamento da produo e de pessoas, marcando a fisionomia local. Outra situao bastante preocupante est relacionada ao fornecimento de energia eletrifica que realizado por subestao termoeltrica, que no d sustentao para atividades econmicas de grande porte, fato que desencoraja qualquer investimento no setor produtivo de grande monta. O fornecimento de energia est circunscrito a sede dos municpios. A grandiosidade da natureza, principalmente dos rios, promoveu o desenvolvimento de uma economia de auto-subsistncia que garante a reproduo do ribeirinho, a partir de uma relao harmoniosa rio-vrzea-floresta, e numa escala menor a realizao de uma agricultura, na qual o excedente comercializado nas pequenas feiras das cidades. No que se refere s questes relacionadas ao ambiente urbano, a cidade apresenta uma srie de questes, principalmente as relacionadas com o esgotamento sanitrio. A estrutura do espao urbano na qual a cidade foi projetada no permite a implantao de esgotamento sanitrio. Essa condio faz com os resduos lquidos sejam lanados diretamente na vrzea e naturalmente depositados no rio. Em funo das condies geomorfolgicas na qual foi assentado o sitio da cidade, sob estacas, no permite a construo de fossa negra nem sptica, agravando ainda mais a situao do ambiente urbano. Outra situao est relacionada com a gua consumida pela populao. A cidade tem rede de distribuio de gua, mais isso no significa que ela tenha qualidade e tratamento adequado. Ela bombeada diretamente do rio e passa por uma estao de tratamento da empresa concessionria. comum ao se utilizar a

gua encanada nas lidas dirias, essa estar com a colorao de sua origem, ou seja, do rio (barrenta). O tratamento dispensado aos resduos produzido na cidade possivelmente seja o mais preocupante, pois a cidade no dispe de aterro sanitrio, e os mesmo so depositados em lixes a cu aberto, no qual j se presencia a disputa pessoas e animais (roedores e urubus) por sobras. Isso pode parecer inconcebvel para uma cidade de porte pequeno, como a Afu. Para aprofundar a questo, o lixo est localizado prximo ao rio, o que pode causar srios danos a esse ecossistema, em funo do elevado ndice de precipitaes pluviomtricas e com a subida da mar, podem carrear materiais com elevado teor de substancia txicas, que pode contaminar o curso do rio, contaminando a fauno e flora fluvial, vindo a comprometer a dieta alimentar da populao ribeirinha. CONCLUSO As cidades ribeirinhas da Amaznia tm sua gnese scioculturalmente associada aos rios que lhes do sentido. Apesar da nomenclatura, cada uma delas tem sua especificidade. Na cidade do Afu, possivelmente seja a que mais relao tem com natureza. Por exemplo, a sada e chegadas das embarcaes que transportam passageiros e mercadorias condicionado pelo horrio da mar, o tempo da natureza determinando o ritmo de vida de cada pessoa. Vive-se em funo do rio que comanda a vida. O artigo que originou o presente trabalho se insere nos

levantamentos sistemticos que o governo brasileiro faz sobre a Amaznia nos aspectos ecolgicos, sociais e econmicos, a urbanizao e povoamento esto associados no conceito de sistema de povoamento, que compreende um conjunto de ndulos (vilarejos, vilas e cidades), as redes de comunicao que os interligam e o equipamento e a informao que possibilitam essa conexo em um dado territrio.

Se de um lado as interaes internas ao sistema de povoamento tendem a reforar a estrutura hierrquica urbana, inclusive com a permanncia de uma estrutura urbana primaz, de outro, so limitadas pela dificuldade de comunicao ainda prevalecente na regio. Contudo, a comunicao com o restante do pas e com o exterior relativamente mais fcil devido em grande parte ao poder das grandes empresas, pblicas e privadas, que comandam as redes conectivas desde fora da regio. A seleo dos lugares que integram essas redes guiada muito mais pelas estratgias dessas organizaes do que pela racionalidade da rede urbana implantada. A preocupao com a falta de servios de equipamentos coletivos, saneamento bsico, a questo urbana e ambiental no municpio em questo no significa estancar o desenvolvimento regional, mas pens-lo em outros termos. Desta forma, a anlise detalhada da dinmica populacional vivenciada pela cidade de Afu levando em conta os aspectos do crescimento populacional, correntes migratrias, urbanizao e insero e acesso ao mercado de trabalho devem ser efetuadas e utilizadas como subsdio ao planejamento regional. As estratgias devero, visando portanto, alcanar buscar o o

desenvolvimento

equilibrado

aproveitamento das potencialidades naturais da Amaznia como forma de implementar um desenvolvimento auto-sustentvel

sofisticado, mediante o aproveitamento de recursos naturais com tecnologias avanadas que permita a obteno de produtos certificados e com a participao da sociedade civil organizada na gesto dos processos de transformao da sociedade local, pois o conceito de sustentabilidade tem que ser encarado nos seus aspectos: econmicos, ambientais, sociais, culturais, polticos e ticos, sendo para isso imprescindvel a participao dos grupos sociais envolvidos nos processos em questo.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS Brasil. Governo Federal. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentvel para o Arquiplago do Maraj: resumo executivo da verso preliminar para discusso nas consultas pblicas / Governo Federal, Grupo Executivo Interministerial. Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2007. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. So Paulo: Contexto, 1992. CRUZ, Ernesto. A colonizao no Par. Manaus: Instituto de pesquisa da Amaznia, 1958. GONALVES, Carlos Walter Porto. Amaznia, Amaznias. So Paulo: Contexto, 2001. DIAS, Mario Benjamin. Urbanizao e ambiente urbano no distrito administrativo de Icoaraci, Belm-PA. So Paulo: FFLCH-USP, 2007. Tese de doutorado mimeografada. MARX, Murilo. Cidade no Brasil terra de quem? So Paulo: Edusp, 1991 RECLUS, lise. Renovao de uma cidade repartio dos homens. So Paulo: Editora imaginrio/Expresso popular, 2010. RONCAYOLO, Marcel. La ville et ss territoires. Paris: Galimard, 1986 SCHOR, Tatiana, COSTA, Danielle Pereira da e OLIVEIRA, Jos Aldemir de. Cidades, redes urbanas e desenvolvimento na Amaznia dos grandes rios. In:TRINDADE JR. Saint-clair Cordeiro, et al. (orgs). Pequenas e Mdias cidades na Amaznia. Belm, PA. FASE/ICSA/UFPA, 2009. Sites consultado www.historica.arquivoestado.sp.gov acesso 15 de setembro de 2010 http://www.prefeituradeafua.com.br acesso 20 de agosto de 2010 WWW.ibge.gov acesso 10 de dezembro de 2010

Anda mungkin juga menyukai