Anda di halaman 1dari 20

Insetos e Crustceos

Se voc observar atentamente as pernas dos artrpodes, ver que elas tem "juntas" ou articulaes. Da o nome artrpodes. uma palavra que vem do grego, onde arthron significa "articulao" e podos significa "p". Artrpodes, portanto, o mesmo que "ps articulados". Imagine um ambiente nas profundezas do oceano h mais ou menos 600 milhes de anos. Nesse ambiente, milhares de pequenas criaturas com pares de pernas articuladas locomovemse no lodo ou nadam nas grandes profundidades procura de alimento. O fundo do mar era assim, com muitos desses pequenos animais chamados trilobitas. Os trilobitas possuam uma carapaa composta de calcrio e quitina, brnquias localizadas nas pernas e duas antenas na cabea. Seus olhos compostos eram como mosaicos que captavam luz com mais eficincia do que muitos animais de hoje. H cerca de 250 milhes de anos, apareceram outras espcies, descendentes dos antigos trilobitas. Algumas possuam um par de antenas a mais que os trilobitas; outras, que no tinham antenas, eram semelhantes aos escorpies atuais e atingiram at trs metros de comprimento. Alguns descendentes desses animais passaram a apresentar caractersticas que lhes permitiam sobreviver fora da gua e invadiram o ambiente terrestre. Eram os provveis ancestrais dos insetos, aranhas e escorpies. O fssil de inseto mais antigo que se conhece o do colmbolo, datado de 300 milhes de anos.

Caractersticas gerais
Os artrpodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" mveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabea, trax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer a fuso da cabea com o trax e, neste caso, o corpo dividido em cefalotrax e abdome. Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. o que se chama de "casca" na lagosta, no siri, no camaro, na barata, etc. O exoesqueleto resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto "velho" e limitante trocado por um "novo" e "folgado", que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer vrias vezes durante a vida do animal, chamada de muda ou ecdise. Os artrpodes formam o conjunto mais numeroso de animais. Eles habitam os mais diversos ambientes e podem ser terrestres ou aquticos. Segundo suas caractersticas, os artrpodes foram agrupados em insetos, crustceos, aracndeos, quilpodes, diplpodes e outros grupos, de menor importncia.

Insetos
Os insetos existem em todas as regies do mundo e formam o grupo com o maior nmero de espcies de animais conhecidos. Vivem principalmente em ambientes terrestres, mas algumas espcies so aquticas. O corpo dos insetos coberto por um exoesqueleto de quitina e possui trs partes bem definidas: cabea, trax e abdome. Todos tem um par de antenas e trs pares de pernas. A maioria possui asas.

A cabea dos insetos apresenta


Um par de antenas Um par de olhos compostos Esses rgos, formam imagens; com eles os insetos enxergam, percebendo qualquer variao de movimento ao seu redor;

Olhos simples (ocelos)


Estes no formam imagens, mas permitem distinguir o claro do escuro. Alguns insetos no possuem ocelos.

Aparelho bucal
Associado boca destes invertebrados existe um conjunto de peas, chamado, aparelho bucal. Sua forma varia de acordo com os hbitos alimentares de cada tipo de inseto. Os aparelhos bucais podem ser classificados em cinco tipos, segundo sua funo.

So os seguintes
Sugador: no caso da mosca e da borboleta; Picador-sugador: no caso dos mosquitos e dos piolhos; Mastigador ou triturador: no caso do gafanhoto, do grilo, da barata e dos besouros; Pungitivo: o caso das cigarras; Lambedor-sugador: no caso das abelhas. Morfologicamente, os aparelhos bucais com mesma funo podem ser diferentes, como, pro exemplo, o da mosca e o da borboleta. O trax dos insetos apresenta: Um ou dois pares de asas Trs pares de pernas. Alguns insetos, como os gafanhotos, possuem pernas traseiras maiores do que as dianteiras.

Na extremidade do abdome localiza-se o orifcio retal. Em cada segmento, na regio ventral, existem os espirculos, que so pequenas aberturas dos rgos respiratrios. Na extremidade do abdome esto localizadas estruturas relacionadas com a reproduo: o falo, que o rgo copulador nos machos, e o ovipositor, que permite a postura de ovos, nas fmeas. Alguns insetos depositam seus ovos no solo, dentro de frutas ou no corpo de outros animais. Depois de sariem dos ovos, os insetos podem se desenvolver de vrias maneiras. Alguns, como a traa-dos-livros, j saem dos ovos com a forma do animal adulto, s que de tamanho menor. Durante o crescimento, passam por diversas mudas. Outros, como as moscas, sofrem metamorfose, que tem vrias etapas: do ovo sai uma larva com o aspecto de um pequeno verme; a seguir essa larva transforma-se em pupa, um estgio larval mais "avanado", em que o animal fica imvel e encerrado em um casulo. Aps grandes transformaes, o corpo do inseto adulto vai se formando dentro do casulo; quando est completo, ele sai do seu interior. A borboleta tambm sofre metamorfose completa. Do seu ovo sai uma larva, que conhecemos como lagarta. A lagarta se transforma em pupa, que envolvida por um casulo. Com o tempo a pupa se desenvolve; quando a borboleta j est formada, ela rompe o casulo e sai, podendo depois voar. O barbeiro, o gafanhoto e a barata sofrem metamorfose incompleta, isto , no passam por todas as etapas da metamorfose completa. Do ovo sai a ninfa, um inseto jovem j com forma semelhante do inseto adulto, embora ainda pequeno e sem asas. A ninfa passa por diversas mudas at tomar o aspecto definitivo. A maioria dos insetos vive solitariamente. o caso da mosca, do besouro, da barata, da liblula, etc. Entretanto as abelhas, as formigas e os cupins vivem em sociedade, onde se observa uma diviso do trabalho: existem grupos diferentes de indivduos em que cada um tem uma determinada funo. Veja o que acontece, por exemplo, em uma colmia de abelhas melferas: A rainha tem a funo de pr os ovos, de onde nascem novas abelhas; O macho (zango) tem a funo de fecundar a rainha - logo depois, morre; As operrias vo para o campo retirar o plen da flor para a fabricao do mel, alm de realizar outras tarefas na colmia, como alimentar as larvas e a rainha. Os insetos so transmissores de muitas doenas. Por exemplo: o mosquito Aedes aegypti transmite a dengue; o anfele, a malria; o mosquito Culex, a filariose; o barbeiro, a doena de Chagas; e a pulga, a peste bubnica.

Crustceos
Existe um nmero muito grande de crustceos. A maioria deles marinha. Mas h tambm os de gua doce, os de gua salobra e os terrestres.

A variedade se estende de microcrustceos, que fazem parte do plncton marinho e de gua doce, at caranguejos. Inclui-se nessa variedade o caranguejo-aranha (gnero Macrocheira), que pode atingir at trs metros de comprimento. Os crustceos mais comuns so os seguintes: lagosta, camaro, siri e caranguejo. Outro exemplo so as cracas. Comuns no litoral brasileiro, esses crustceos marinhos produzem uma concha fixa rocha, de onde saem os apndices que capturam partculas de alimento. Na mar baixa, as cracas podem permanecer horas fechadas em suas conchas. Segue, como exemplo, o estudo do corpo de uma lagosta: o corpo da lagosta revestido por um exoesqueleto de quitina e calcrio e divide-se em duas partes: cefalotrax (conjunto de cabea e trax) e abdome. No cefalotrax encontram-se os olhos, as antenas, a boca, as "pinas" e as pernas. As antenas tem funo ttil; as "pinas" so rgos de ataque e defesa. No abdome encontram-se o orifcio retal e cinco pares de apndices natatrios, que tambm podem desempenhar vrias outras funes. O penltimo segmento do abdome ladeado pelo ltimo par de apndices, chamados urpodes, que servem como nadadeiras e proteo dos ovos nas fmeas. O ltimo segmento do abdome denomina-se telso e no possui apndices. Embaixo do exoesqueleto, a lagosta possui um sistema muscular que possibilita ao animal movimentar-se em todas as direes. capaz tambm de realizar movimentos bastante rpidos. Para realiz-los, a lagosta emprega o telso e os urpodes. A lagosta, assim como os demais crustceos aquticos, respira atravs de brnquias, que so rgos formados por um conjunto de filamentos bem delicados. Por meio das brnquias, o animal realiza trocas gasosas entre a gua ambiental, que banha esses filamentos, e os vasos sanguneos presentes no interior deles. Podemos estabelecer algumas diferenas entre os insetos e os crustceos. Algumas delas so: os insetos so principalmente terrestres; tem o corpo dividido em cabea, trax e abdome; possuem trs pares de pernas, um par de antenas e respiram por traquias. Os crustceos so principalmente aquticos; tem o corpo dividido em cefalotrax e abdome; possuem cinco ou mais pares de pernas, dois pares de antenas e a maioria respira por brnquias.

CURIOSIDADES
Voc deve conhecer lagartas ou taturanas, mas talvez no saiba que elas so, na verdade, borboletas no estgio larval. A palavra taturana (ou tatarana) vem da lngua tupi e significa "semelhante ao fogo" (tata = "fogo"; rana = "semelhante"). Algumas lagartas produzem um lquido urticante na base dos plos de quitina. Esse lquido, que pode ser liberado com o rompimento do pelo ou ao simples contato com ele, d a sensao de queimadura na nossa pele. O corpo de uma lagarta divide-se em cabea, trax (geralmente trs segmentos) e abdome (geralmente dez segmentos). As pernas verdadeiras localizam-se na regio do trax. As pernas carnudas da regio abdominal so pernas falsas.

As lagartas no se reproduzem e no h diferena sexual entre elas. Passam essa fase apenas comendo e armazenando alimentos. Crescem tanto que realizam de quatro a oito mudas nesse perodo. Entram, a seguir, em um estgio de repouso, transformando-se em pupa. Ficam penduradas de cabea para baixo, presas a folhas ou galhos, envoltas em casulos que tecem com fios de seda ou com os prprios plos. As clulas e os tecidos da lagarta se degeneram e as clulas embrionrias, que at ento estavam "adormecidas" em seu corpo, do origem ao corpo da borboleta. Ao sair do casulo, as borboletas esticam as asas graas ao sangue (hemolinfa) que bombeado atravs das veias das asas. A fase adulta pode durar algumas semanas ou meses. A funo da borboleta agora reproduzir-se e continuar o ciclo da vida. Voc j deve ter observado uma ma ou uma goiaba bichadas. O bicho da ma ou da goiaba no porque ela est estragada. Na verdade o "bicho" uma larva de inseto. A fruta deve ser descartada e jogada fora. As abelhas so insetos teis ao homem. Na agricultura, so fundamentais para o transporte de plen de uma flor para outra em inmeras plantas cultivadas. Dessa maneira, tm participao decisiva na formao de sementes e de frutos usados na nossa alimentao. As abelhas fornecem o mel e a gelia real, produtos considerados excelentes fontes de vitaminas e de sais minerais, entre outros nutrientes. Alm disso, produzem prpole, uma substncia muito utilizada no combate a inflamaes de garganta, tosses, asmas e bronquites; a essa substncia atribui-se tambm um grande poder cicatrizante. Alguns exemplos de ordens de insetos: Tisanuros (traas), Anopluros (piolhos-humanos, piolhos-de-galinha), Ortopterides (baratas, gafanhotos, grilos, louva-a-deus), Hempteros (percevejos-de-casa, barbeiros), Lepidpteros (borboletas, mariposas), Dpteros (moscas, mosquitos), Colepteros (besouros, vaga-lumes), Himenpteros (formigas, abelhas, vespas), Sifonpteros (pulgas), Ispteros (cupins), Odonatos (liblulas), Hompteros (cigarras, pulges), etc. No abdome dos insetos existem pequenas aberturas denominadas espirculos. Esses espirculos se comunicam com tubos chamados traquias. Esses tubos, por sua vez, se ramificam repetidamente at atingir dimenses microscpicas e entrar em contato com os vrios tecidos do corpo do animal. So esses tubos que levam gs oxignio diretamente s clulas. Por isso se diz que os insetos tem respirao traqueal. A dengue uma doena causada por vrus, que so inoculados no corpo humano atravs da picada do mosquito Aedes aegypti. A pessoa doente tem febre alta, sente dores de cabea, dores nas juntas e nos olhos. Apresenta manchas vermelhas no corpo, principalmente no peito e no pescoo. Para combater a dengue preciso combater o mosquito. E para isso necessrio saber como ele vive. Veja: O Aedes aegypti precisa de gua e de calor para reproduzir-se. Assim, ele vive em regies midas e quentes.

A fmea pe os ovos em gua de jarros, vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, tonis, latas, garrafas, etc. Se a temperatura estiver adequada, as larvas nascem em dois ou trs dias. Caso contrrio, os ovos podem permanecer vrios meses no ambiente at que as condies necessrias para o desenvolvimento das larvas ocorram: gua e temperatura alta. As larvas levam, aproximadamente, dez dias para transformar-se no mosquito adulto. Como uma pessoa adquire a dengue? Uma fmea do mosquito transmissor, picando uma pessoa doente, adquire o vrus da doena ao sugar-lhe o sangue. Os vrus se reproduzem no corpo do inseto e se alojam em suas glndulas salivares. A seguir, ao picar uma pessoa s, o mosquito transmite-lhe o vrus da doena. A pessoa ficar com dengue em menos de uma semana. Como evitar a dengue? As principais medidas que devem ser tomadas so as seguintes: Retirar das ruas, dos quintais e dos terrenos baldios todos os tipos de latas usadas, garrafas de plstico ou de vidro, pneus velhos e outros objetos que possam acumular gua e nos quais as larvas do mosquito possam se desenvolver. Mudar a gua dos vasos de plantas em dias alternados. Evitar fazer depsito de gua em tonis. Caso isso no seja possvel, os tonis devem ser bem tampados para evitar que a fmea do mosquito ponha ali os seus ovos; Usar telas protetoras em janelas e portas para impedir que o mosquito entre nas moradias, principalmente em caso de habitaes prximas a lagos, rios e represas. Os insetos podem transmitir doenas para os seres humanos (barbeiro, anfele), podem causar prejuzos domsticos (cupins, traas) e srios danos agricultura (pulges, lagartas diversas). Mas tambm podem ser muito teis aos interesses humanos. As abelhas, como vimos, polinizam as flores, contribuindo para a formao de frutos, como as laranjas. Alm disso, esses insetos fornecem mel e gelia real, utilizados como alimentos. Outros insetos podem ser usados como nossos aliados no combate a espcies nocivas; o caso das joaninhas, que podem ser criadas e soltas numa plantao atacada por pulges, insetos dos quais se alimentam. Diz-se que o camaro "limpa" o mar, porque ele se alimenta de animais mortos e outros detritos orgnicos. Como a vida do caranguejo-dos-coqueiros? No incio de sua vida, o caranguejo-doscoqueiros esconde o seu abdome mole em conchas abandonadas de moluscos. Na fase adulta, no dispe de conchas de tamanho suficiente para o seu corpo. A partir desse momento, ele enrola o abdome embaixo do cefalotrax e passa a viver no ambiente terrestre. Em terra, encontrando um coqueiro, sobe pelo caule e usa as pinas para derrubar os cocos verdes, de cuja polpa ele depois de alimentar. O caranguejo-dos-coqueiros respira atravs de uma estrutura forrada de tecido mido, que absorve oxignio do ar. Na poca de reproduo, retorna ao mar onde deposita os seus ovos. Os crustceos so excelentes alimentos. Camaro e lagosta so pratos que disputam a preferncia da pessoas.

O camaro pode ser encontrado naturalmente nas peixarias, nas feiras e nos supermercados. Pode-se adquiri-lo tambm descascado, congelado e embalado em caixas. Nos restaurantes, entra no preparo de pratos diferentes: ensopado (cozido e servido com piro), moqueca (cozido com azeite-de-dend e leite de coco), risoto (cozido misturado com arroz) e outros. Com o siri e o caranguejo tambm se fazem bons pratos. Geralmente, feito o "catado" de suas carnes antes de preparar os pratos, que tm receitas variadas. Em beira de praia, costuma-se fazer um tira-gosto com o caranguejo inteiro, que quebrado com paus especiais e "catado" na hora. A extraordinria resistncia da barata: a barata j estava presente na Terra quando surgiram os dinossauros, h cerca de 200 milhes de anos. Dinossauros e muitos outros animais se extinguiram, mas a barata continua por aqui. Vive nos mais diversos ambientes e consegue sobreviver um ms sem comida e sem gua e dois meses s com gua. Come de tudo: brotos de flores, colas, sapatos, roupas, sabo, etc. Durante a muda, pode comer seu prprio exoesqueleto e at os ovos de sua prpria espcie. As espcies que vivem nas florestas alimentam-se principalmente de vegetao morta e servem de alimento para animais diversos. As baratas possuem uma glndula que produz o seu mau cheiro caracterstico, que contribui para afastar alguns animais predadores. De proliferao rpida, cada barata pode produzir cerca de duzentos filhotes em um ano. Algumas espcies so ovovivparas, mas a maioria ovpara, colocando de doze a quarenta ovos em uma "caixinha" com alimento que "esconde", por exemplo, em cantos da casa.

Fonte: www.fec.unicamp.br

Filo Artrpodes
Posio Sistemtica
Reino: Animalia

Sub reino: Metazoa Filo Arthropoda


Classe Classe Classe Classe Classe Classe Classe Pycnogonida Crustacea Arachnida Chilopoda Diplopoda Insecta Merostomata

Nmero de espcies
No No Brasil: 329 (no fsseis) mundo: 7.000

Caractersticas gerais
Os artrpodes so animais triblsticos, protostmios e celomados. So metamericamente segmentados, bilateralmente e simtricos, com o corpo organizado em cabea, trax e abdome ou cefalotrax e abdmen. Apresentam apndices ou patas articuladas e exoesqueleto quitinoso; sistema digestivo completo, sistema circulatrio aberto e lacunar sistema nervoso formado por gnglio cerebral e cadeia ganglionar ventral. Os artrpodes constituem o maior grupo de organismos quanto ao nmero de espcies; estas so extremamente bem-sucedidas na explorao dos mais variados ambientes terrestres, areos, de gua doce e marinhos. Trata-se de um grupo muito diversificado, incluindo-se entre seus representantes os insetos, aranhas, escorpies, caranguejos, camares, alm das centopias, lacraias e piolhos-de-cobra. Apesar de sua grande diversidade, todos os artrpodes exibem, em comum, as seguintes caractersticas:

Exoesqueleto
A cutcula de revestimento desses animais formada por protena e quitina, que um polissacardeo nitrogenado (C8h68O5N) insolvel na gua, lcool, alcalis, cidos diludos, ou pelos sucos digestivos de outros animais. Como o esqueleto bastante rgido, necessariamente limita o tamanho desses animais. So necessrias mudas ou ecdises peridicas para permitir o aumento de tamanho. A maioria dos artrpodes passa por 4 a 7 mudas at atingir o estgio adulto. A pele abandonada recebe o nome de exvia.

Segmentao
Os artrpodes so, alm dos aneldeos, os nicos invertebrados segmentados, diferindo deles por no apresentarem septos intersegmentares internamente. Tambm no h repetio dos rgos internos como nos aneldeos. Durante o desenvolvimento embrionrio pode ocorrer, nos artrpodes, fuso entre os metmeros, tornando menos evidente sua segmentao. possvel

entretanto identificar a diviso do corpo em trs grandes segmentos, distintos ou fundidos: cabea, trax e abdome. Apndices articulados: caracterstica que d nome ao grupo, os apndices dos artrpodes so formados por articulaes mveis. Os apndices so de vrios tipos, estando sua forma relacionada funo que realizam. Entre essas funes podemos citar as de locomoo (patas); captura, suco e triturao de alimentos (peas bucais variadas, pinas); limpeza do corpo e percepo de estmulos (patas, antenas). O sistema circulatrio de todos os artrpodes do tipo aberto. O sangue circula sob baixa presso e com fluxo lento, passando por cavidades, as hemoceles. Uma diferena importante entre o sangue dos artrpodes e os vertebrados que, nesses ltimos, h grande quantidade de clulas (glbulos brancos e vermelhos), enquanto nos artrpodes essa quantidade muito reduzida. Esse sangue de baixa celularidade conhecido pelo nome de hemolinfa. Nos crustceos e nos aracndeos, artrpodes que empregam o sangue como veculo de distribuio de gases respiratrios (oxignio e gs carbnico), o sangue contm o pigmento respiratrio hemocianina, substncia que guarda semelhana com a hemoglobina encontrada em aneldeos e nos vertebrados. Insetos, quilpodos e diplpodos no possuem pigmentos respiratrios, uma vez que a chegada de oxignio aos tecidos no se d atravs do sangue, mas por um sistema de canais chamados traquias. Tambm h diversidade de estruturas de excreo, embora, dentre os artrpodes terrestres, seja comum o achado de tubos de Malpighi, que se diferenciam dos nefrdios por no lanarem os resduos metablicos na superfcie externa do corpo, mas no interior do intestino. De acordo com o ambiente ocupado por cada grupo, o seu principal resduo metablico pode ser a amnia (crustceos), o cido rico (insetos, diplpodos e quilpodos) ou a guanina (aracndeos). A eliminao de cido rico ou de guanina so as mais adequadas para a vida terrestre, pois so produtos pouco txicos e que exigem pouca diluio, representando uma boa estratgia de economia de gua. Os artrpodes so diicos. Nas formas terrestres, a fecundao interna; nas aquticas, geralmente externa. Em muitos deles, h passagem por um ou mais estgios larvais. A chegada ao estgio adulto (ou imago) se d atravs de uma ou mais metamorfoses. No mago, esto presentes todos os rgos que caracterizam um adulto da espcie. A designao imago no significa, obrigatoriamente, adulto sexualmente ativo, mas uma forma na qual as estruturas sexuais j se encontram formadas, ainda que imaturas e no funcionais.

Formiga

O filo dos artrpodes (gr. arthros = articulado + poda = p) contm a maioria dos animais conhecidos (mais de 3 em cada 4 espcies animais), mais de 1 milho de espcies, muitas das quais extremamente abundantes em nmero de indivduos. Esto nesta categoria os crustceos, insectos, aranhas, centopeias, marias-caf, bem como outros menos conhecidos e inmeras formas fsseis. O filo um dos mais importantes ecologicamente pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquticos em nmero de espcies, de indivduos ou ambos. A maior parte do fluxo energtico desses ecossistemas passa pelo corpo dos artrpodes. Podem ser encontrados artrpodes acima dos 6000 m de altitude, bem como a mais de 9500 m de profundidade. Existem espcies adaptadas vida no ar, na terra, no solo e em gua doce e salgada. Outras espcies so parasitas de plantas e ecto ou endoparasitas de animais. Algumas espcies so gregrias e desenvolveram complexos sistemas sociais, com diviso de tarefas entre as diversas castas. Considera-se que os artrpodes tero evoludo a partir de animais tipo aneldeo poliqueta ou que teria existido um ancestral comum a aneldeos e artrpodes. A sua relao com outros filos no clara pois, embora o registo fssil seja extenso e date desde o Cmbrico, no apresenta formas de transio. Devido ao peso limitante do exosqueleto, nenhum artrpode atinge grande tamanho, embora existam caranguejos japoneses com 3,5 m de comprimento, com as suas delgadas pernas. A lagosta atlntica atinge 60 cm mas nenhum insecto tem mais que 28 cm de envergadura ou comprimento.

Abelha

Caracterizao do filo Artrpodes


O corpo do artrpode tpico segmentado externamente metamerizao - em diversos graus e as extremidades pares so articuladas, especializadas em forma e funo para o desempenho de tarefas especficas. Em algumas espcies, durante o desenvolvimento embrionrio ocorre a fuso de alguns segmentos, podendo ocorrer a perda de apndices em alguns deles.

Por esta razo, o corpo do artrpode tpico dividido em duas (cefalotrax e abdmen) ou trs zonas (cabea, trax e abdmen). Todas as superfcies externas do corpo so revestidas por um exosqueleto orgnico contendo quitina, segregado pela epiderme. Este revestimento composto por camadas sucessivas de quitina (glcido), protenas e ceras (praticamente impermeveis) e lpidos, podendo ser ainda mais endurecido por impregnao de clcio, como nos crustceos.

Esquema do Exoesqueleto dos Artrpodes O exosqueleto apresenta "plos" sensoriais exteriormente e dobras e pregas internas, que servem de apoio aos msculos. O exosqueleto uma pea fundamental para o sucesso dos artrpodes, pois fornece suporte ao corpo, fornece apoio aos msculos que movem os apndices, protege contra predadores e, devido a ser impermevel, impede a dessecao, fundamental em meio terrestre. Em cada articulao existem pares de msculos antagnicos (flexor e extensor), o que leva a movimentos extremamente precisos quando coordenados pelo sistema nervoso altamente desenvolvido. Deste modo, os artrpodes deslocam-se de modo muito semelhante ao dos vertebrados, sendo as peas rgidas externas e no internas. No entanto, o exosqueleto acarreta igualmente dificuldades pois rgido e pouco expansvel, limitando os movimentos, o crescimento e as trocas com o exterior.

Muda de Pequeno Inseto

Por este motivo, o animal realiza mudas peridicas. Aracndeos e crustceos realizam vrias mudas ao longo da sua vida, enquanto insectos deixam de realizar mudas aps atingirem a maturidade sexual. O exosqueleto velho solto por enzimas especializadas e um novo formado por baixo dele, embora permanecendo mole. Quando o novo est formado, o exosqueleto velho fende-se em locais predeterminados e o animal emerge. Enchendo o corpo de ar ou gua para o expandir ao mximo, o animal espera que o novo exosqueleto seque e endurea, perodo em que est muito vulnervel. As mudas provocam, portanto, um crescimento descontnuo. O problema da falta de maleabilidade resolvido, em parte, pela segmentao mas tambm pela presena de membranas mais finas na zona das articulaes. Em espcies marinhas o exosqueleto reforado por carbonato de clcio e nas espcies terrestres coberto por uma fina camada de cera, que impede a perda excessiva de gua. De modo a compensar a falta de contacto directo do corpo com o exterior e com os estmulos, o exosqueleto est coberto por cerdas sensitivas. O sistema nervoso (semelhante ao dos aneldeos, em escada de corda) e rgos dos sentidos (olhos compostos, por exemplo) so proporcionalmente grandes e bem desenvolvidos, permitindo respostas rpidas a estmulos. Por este motivo, a cefalizao ntida. O sistema circulatrio composto por um vaso dorsal simples, com zonas contrcteis que funcionam como um corao tubular, donde o sangue passa para uma aorta dorsal anterior. Aps este vaso o sangue espalha-se por lagunas. O sistema respiratrio pode apresentar diversos tipos de estruturas, dependendo do meio em que o animal vive. Espcies aquticas possuem brnquias, enquanto outras respiram pela superfcie do corpo.

Yula, Vulgarmente conhecida com Maria Caf Os artrpodes terrestres possuem estruturas internas especializadas, designadas traqueias. Estas so sistemas de canais ramificados, por onde circula ar, comunicando com o exterior por orifcios na superfcie do tegumento espirculos. Estas aberturas podem, geralmente, ser reguladas. O sistema digestivo completo, com compartimentos especializados.

O sistema excretor igualmente especializado, principalmente nos animais terrestres, onde formado por tubos de Malpighi. Este sistema composto por uma rede de tbulos mergulhados na cavidade celmica e em contacto com o sangue, donde removem as excrees. Estes tubos comunicam com o intestino, onde lanam esses produtos, que so eliminados com as fezes. O celoma reduzido e ocupado principalmente pelos rgos reprodutores e excretores. Este facto parece relacionado com o abandono da locomoo que usa a presso hidrosttica. A reproduo pode ser sexuada ou assexuada. Os artrpodes apresentam sexos separados, com fecundao interna nas formas terrestres e interna ou externa nas aquticas. Os ovos so ricos em vitelo e o desenvolvimento quase sempre indirecto, passando os animais por metamorfoses. Este o nico filo de invertebrados com muitos membros adaptados ao meio terrestre, apresentando, igualmente, os nicos invertebrados capazes de voar, capacidade surgida h cerca de 100 M.a., muito antes da dos vertebrados. Na enorme variedade de artrpodes, consideram-se 5 classes principais:

Carangueijo Japons

Ovos de Afdeo

Classificao dos artrpodes


Os artrpodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critrio o nmero de patas. Nmero de patas 6 8 10 1 pata por seg. 2. pat. por seg. Classe Insetos Aracndeos Crustceos Quilpodes Diplpodes Exemplos Barata, mosquito Aranha, escorpio Camaro, Siri Lacraia Piolho-de-cobra

Quilpodes e Dipldes
Tem como principal caracterstica a diviso de corpo em vrios segmentos, onde prendem as patas. Os quilpodes e os diplpodes possuem um par de antenas e olhos simples, no possuindo olhos compostos.

Quilpodes
Principal exemplo: centopia(lacraia, escolopendra).

Principais caractersticas
1 par de patas corpo divido em duas regies, cabea e tronco. a cada segmento

Diplpodes
Principal exemplo: piolho-de-cobra (embu)

Principais caractersticas
2 pares de patas em corpo dividido em trs regies: cabea, trax e abdmen. cada segmento;

Os Quilpodes, os Dipldes e a sade humana


Os Quilpodes e os Diplpodes no tem interesse especial para sade humana. A nica agresso ao homem praticada pelas centopias, que possuem um par de pinas de veneno na cabea, que podem provocar picadas dolorosas. Referencia

Pg.88-91, os seres vivos no ambiente Pag.95-103,Cincias de Plnio Carvalho Lopes.

de

Cesar,

Ssar

Bedaque

Caractersticas Gerais dos Artrpodes


O filo Arthropoda o mais extenso do reino Animal, existindo ainda muitas espcies por identificar. Este grupo inclui as aranhas, os crustceos, as centopeias e os insectos, entre muitos outros seres vivos. Desde o final do Pr-Cmbrico, h cerca de 570 milhes de anos, que so encontrados artrpodes no registo fssil (Hickman et al., 1997). Estes seres vivos tm rgos sensoriais bem desenvolvidos e um exosqueleto com quitina. A sua estrutura primitiva consiste numa srie linear de segmentos, cada um com um par de apndices constitudos por diferentes artculos. No entanto, verificou-se a tendncia para os segmentos se fundirem entre si, originando grupos funcionais, e os apndices esto frequentemente diferenciados, de modo a existir uma diviso do trabalho. Poucos so os artrpodes que apresentam dimenses superiores a 60 cm de comprimento: o maior um caranguejo japons, com aproximadamente 4m de largura, e o mais pequeno um caro com menos de 0,1 mm (Hickman et al., 1997). Os artrpodes so geralmente animais activos e energticos. A maioria destes seres vivos so herbvoros, mas existem tambm artrpodes carnvoros e omnvoros. Tendo em conta a sua enorme abundncia, vasta distribuio ecolgica e elevado nmero de espcies, a sua diversidade no ultrapassada por nenhum outro grupo de animais. So encontrados em todos os tipos de ambiente, desde zonas ocenicas profundas at regies de elevada altitude, bem como desde o equador, at aos plos. Muitas espcies esto adaptadas vida no ar, em meio terrestre, em gua doce, salobra ou salgada. Outras vivem ainda sobre ou no interior de plantas ou de outros animais (Hickman et al., 1997). Apesar dos artrpodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenas, so essenciais para a polinizao de muitas plantas e so tambm utilizados como alimento e para a produo de produtos como a seda, o mel e a cera (Hickman et al., 1997).

1. Principais Caractersticas
Encontram-se seguidamente enumeradas algumas das caractersticas deste grupo de seres vivos: 1. A simetria bilateral e o corpo segmentado, estando os segmentos geralmente agrupados em duas ou trs regies distintas: cabea e tronco; cabea, trax e abdmen; ou cefalotrax e abdmen (Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). 2. Existem apndices constitudos por um conjunto de artculos. Tipicamente cada segmento apresenta um par de apndices, mas esta organizao surge frequentemente modificada, com segmentos e apndices adaptados a funes especializadas: natao, manipulao do alimento, reproduo, entre outras (Hickman et al., 1997). 3. Existe um exosqueleto com protenas, quitina, lpidos e, muitas vezes, carbonato de clcio. Trata-se de um esqueleto externo, segregado pela epiderme, que possibilita uma grande proteco. Para alm disso, evita a desidratao, permite a fixao dos msculos e confere proteco contra as radiaes solares. Um dos principais constituintes do exosqueleto a quitina, um polissacardeo resistente e insolvel em gua, existindo igualmente nos crustceos impregnaes de carbonato de clcio. Devido existncia de zonas do exosqueleto que no so expansveis, os artrpodes para crescerem tm que libertar esta cobertura aps

determinados intervalos de tempo, produzindo um novo exosqueleto, de maiores dimenses. Este processo denomina-se por mudas. At atingirem a idade adulta, os artrpodes podem passar por quatro a sete mudas, podendo continuar a sofrer mudas durante a idade adulta (nesse caso, podem chegar a passar por 50 mudas). Como o exosqueleto relativamente pesado, este um dos factores que condiciona as dimenses destes seres vivos (Hickman et al., 1997; Mader, 2001). 4. O sistema muscular complexo e utiliza o exosqueleto como suporte para os msculos, adaptados a movimentos rpidos (Hickman et al., 1997). 5. O sistema circulatrio aberto, correspondendo a maior parte da cavidade do corpo ao hemoclio, que est repleto de hemolinfa (Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). 6. O sistema digestivo completo, com peas bucais resultantes da modificao de apndices e adaptadas a diferentes tipos de alimentao (Hickman et al.,1997). 7. A respirao ocorre atravs da superfcie do corpo, de brnquias, de traqueias ou de pulmes laminares. A maioria dos artrpodes terrestres tem um sistema de traqueias altamente eficiente, que entrega o oxignio directamente aos tecidos, permitindo uma elevada taxa metablica. Este sistema limita igualmente o tamanho destes seres vivos. Os artrpodes aquticos respiram principalmente por um sistema de brnquias, igualmente eficiente (Hickman et al., 1997). 8. Os rgos sensoriais esto bem desenvolvidos, existindo uma grande variedade de estruturas: para o tacto, audio, olfacto, equilbrio e viso. Em relao aos rgos visuais, podem existir olhos compostos e/ou olhos simples (ocelos). Os olhos compostos so constitudos por unidades (omatdios) que variam em nmero (entre 1 e cerca de 10.000) e que operam individualmente, permitindo que o ser vivo veja simultaneamente em quase todas as direces. Quando o nmero de omatdios muito elevado, obtm-se a conhecida imagem em mosaico dos insectos. A viso inicia-se na gama dos ultravioleta, estendendose apenas at ao laranja (Hickman et al., 1997). 9. Os sexos so geralmente separados, sendo a fecundao maioritariamente interna. Podem ser ovparos ou ovovivparos (Hickman et al., 1997). 10. Durante o desenvolvimento, podem ocorrer metamorfoses, existindo por vezes uma fase larvar muito diferente da forma adulta. Nesta situao, as duas formas tm geralmente exigncias alimentares e ecolgicas diferentes, diminuindo assim a competio intraespecfica (Hickman et al., 1997). O filo Arthropoda inclui quatro subfilos: Trilobita (extinto); Chelicerata, com trs classes (Arachnida, Merostomata e Pycnogonida); Crustacea, com dez classes; e Atelocerata, com cinco classes (Diplopoda, Chilopoda, Pauropoda, Symphyla e Insecta) (Triplehorn & Johnson, 2005). Seguidamente encontra-se uma breve descrio de algumas classes deste filo (Arachnida, Chilopoda, Diplopoda e Insecta), bem como de algumas ordens (Acari, Araneae, Collembola, Diptera, Hemiptera e Hymenoptera).

2. Caractersticas de Algumas Classes

2.1. Classe Arachnida


Esta classe inclui as aranhas, os escorpies, os pseudoescorpies e os caros, entre outros (Figura 1). Esto descritas cerca de 65.000 espcies, organizadas em onze ordens, tais como:

Scorpiones (escorpies), Opiliones (opilies), Araneae (aranhas), Acari (caros e carraas) e Pseudoscorpiones (pseudoescorpies). Estes seres vivos so mais comuns em regies quentes e secas, do que em qualquer outro local. O corpo encontra-se dividido em cefalotrax e abdmen, apresentando o cefalotrax um par de quelceras, um par de pedipalpos e quatro pares de patas locomotoras. Assim, no existem mandbulas nem antenas. A maioria dos aracndeos so predadores, podendo existir pedipalpos modificados em forma de pinas, como nos escorpies. As presas so capturadas e mortas pelas quelceras e pedipalpos, sendo ingeridos posteriormente os fluidos e tecidos moles. O seu sistema respiratrio constitudo por traqueias e/ou pulmes laminares (Borror & DeLong, 1988; Ruppert & Barnes, 1994; Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). Os aracndeos foram os primeiros artrpodes a ocupar o meio terrestre e, em geral, so inofensivos para o Homem, alimentando-se de insectos prejudiciais. No entanto, existem aracndeos que podem provocar picadas dolorosas ou mesmo mortais, e alguns podem transmitir doenas ou danificar culturas (Hickman et al., 1997).

Figura 1 Esquemas de alguns exemplares da classe Arachnida: A ordem Araneae; B ordem Opiliones; C - ordem Pseudoscorpiones; e D - ordem Scorpiones, retirados de Borror & DeLong (1988). Note-se que os esquemas no se encontram na mesma escala. ( clique para ampliar )

2.2. Classe Chilopoda


Este grupo corresponde aos centpedes (do Grego, chilo = lbio e poda = p/apndice), artrpodes terrestres com o corpo achatado dorsoventralmente, que podem apresentar at 177 segmentos. Esto descritas 2.500 espcies, organizadas em quatro ordens (Ruppert & Barnes, 1994; Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). Cada segmento, excepto o primeiro e os ltimos dois, apresenta um par de apndices locomotores (Figura 2). Os apndices do primeiro segmento esto modificados para formar um par de garras venenosas. Na cabea existe um par de antenas (com 14 ou mais artculos), um par de mandbulas e dois pares de maxilas. Os olhos, quando presentes, correspondem geralmente a um conjunto de ocelos. A respirao ocorre atravs de traqueias, existindo normalmente um par de espirculos em cada segmento. Contudo, o padro de distribuio dos espirculos varia nos diferentes grupos. Em relao reproduo, estes seres vivos so ovparos, podendo os indivduos jovens apresentar ou no o nmero total de segmentos dos indviduos adultos (Ross et al., 1982; Borror & DeLong, 1988; Ruppert & Barnes, 1994; Hickman et al., 1997; Mader, 2001; Triplehorn & Johnson, 2005).

Figura 2 Esquema de um exemplar da classe Chilopoda, retirado de Ruppert & Barnes (1994).

As centopeias preferem locais hmidos e so carnvoras, alimentando-se fundamentalmente de outros insectos. A maioria tem hbitos nocturnos, escondendo-se durante o dia e alimentandose de noite. As presas so mortas com as suas garras venenosas e posteriormente so trituradas com as mandbulas (Ross et al., 1982; Borror & DeLong, 1988; Ruppert & Barnes, 1994; Hickman et al., 1997; Mader, 2001; Triplehorn & Johnson, 2005).

2.3. Classe Diplopoda


Os seres vivos pertencentes a esta classe so designados muitas vezes por milpedes, existindo cerca de 10.000 espcies, organizadas em dez ordens. O seu corpo cilndrico ou ligeiramente achatado, constitudo por 25 a 100 segmentos, existindo na maior parte deles dois pares de patas (do Grego, diplo = dois/duplo e poda = p/apndice), uma vez que resultam da fuso de dois segmentos (Figura 3). Na cabea encontra-se um par de antenas curtas (com sete artculos), um par de mandbulas, um par de maxilas e geralmente dois conjuntos de ocelos. Os milpedes so ovparos e so menos activos do que os centpedes. Deslocam-se lentamente, sem o movimento ondulatrio das centopeias, e, em geral, so saprfagos, alimentando-se maioritariamente de detritos vegetais. Contudo, tambm se podem alimentar de plantas vivas e alguns so predadores. Estes seres vivos preferem normalmente locais hmidos e escuros (Borror & DeLong, 1988; Ruppert & Barnes, 1994; Hickman et al., 1997; Mader, 2001; Triplehorn & Johnson, 2005).

Figura 3 Esquema de um exemplar da classe Diplopoda, retirado de Ruppert & Barnes (1994).

2.4. Classe Insecta


Os insectos so o grupo mais abundante e diversificado de todos os artrpodes, existindo cerca de 900.000 espcies descritas. Assim, existem mais espcies de insectos do que de todos os restantes animais em conjunto. Os indivduos deste grupo caracterizam-se por apresentarem o corpo dividido em trs regies: cabea, trax e abdmen. No trax encontramse trs pares de patas, podendo existir ainda um ou dois pares de asas, enquanto que no abdmen encontra-se a maior parte dos rgos internos. O seu tamanho varia entre 1 mm e 20 cm de comprimento, tendo a maioria menos de 2,5 cm (Hickman et al., 1997; Mader, 2001). Estes artrpodes encontram-se em praticamente todos os habitats. So comuns em guas doces e salobras, bem como na areia das praias, mas poucos so marinhos. So igualmente abundantes no solo e nas florestas (especialmente na copa das rvores das florestas tropicais), sendo tambm comuns nos desertos e no topo das montanhas. Muitos so parasitas na superfcie ou no interior de plantas e animais. A sua vasta distribuio deve-se, entre outras caractersticas, sua capacidade de voo e enorme adaptabilidade. Alm disso, os seus ovos podem sobreviver a condies adversas e ser transportados a longas distncias (Hickman et al., 1997). O seu corpo apresenta um exosqueleto rgido, devido presena de determinadas protenas. Na cabea existe geralmente um par de olhos compostos, um par de antenas e um mximo de trs ocelos. As antenas podem funcionar como rgos olfactivos, tcteis ou mesmo auditivos. As peas bucais incluem em geral um lbio superior (labrum), um par de mandbulas, um par de maxilas, um lbio inferior (labium), um cretal alimentar (hipofaringe) e um cretal salivar (epifaringe). A sua alimentao determinou o tipo de peas bucais existentes. O trax

constitudo por trs segmentos, apresentando cada um deles um par de patas. Na maioria dos insectos os dois ltimos segmentos torcicos apresentam igualmente um par de asas. As patas so constitudas pelos seguintes segmentos: coxa, trocnter, fmur, tbia e tarsos (pequenos artculos que podem variar em nmero, geralmente entre dois e cinco). O ltimo artculo tarsal apresenta o pr-tarso, em geral, com um par de garras. As patas dos insectos podem apresentar modificaes para funes especficas, como por exemplo: para o salto, para fixao, para se enterrarem, para a colecta de plen ou para a natao. O abdmen constitudo embrionariamente por 11 segmentos. Nos adultos, em geral, visualizam-se de 6 a 8. Nas formas larvares podem existir apndices no abdmen, que desaparecem no estado adulto. Nos ltimos segmentos abdominais encontram-se as estruturas relacionadas com a reproduo e tambm podem existir estruturas de natureza sensorial (Ross et al., 1982; Borror & DeLong, 1988; Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). As asas correspondem a expanses do exosqueleto, podendo ser exclusivamente membranosas, coriceas ou crneas. As nervuras existentes so especficas de cada espcie e servem para conferir maior rigidez. As asas podem estar cobertas de pequenas escamas, como nas borboletas, ou apresentar muitos plos, como nos tisanpteros. O seu movimento controlado por um complexo conjunto de msculos do trax, que originam alteraes na forma deste ltimo. As asas dos insectos variam em nmero, tamanho, forma, textura, nervao e posio de repouso. Alguns insectos, como grilos e gafanhotos machos, conseguem produzir um som caracterstico com as asas (a estridulao), friccionando as duas asas anteriores entre si ou as asas anteriores com as patas posteriores (Ross et al., 1982; Borror & DeLong, 1988; Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005). Dada a sua enorme diversidade, os insectos podem tirar partido de praticamente todos os recursos alimentares e abrigos. A maioria dos insectos alimenta-se de seiva elaborada e de tecidos vegetais, podendo alimentar-se de plantas especficas ou ser mais generalistas. Contudo, alguns alimentam-se de animais mortos e existem tambm insectos predadores, que se alimentam de outros insectos ou de outros animais. Vrios insectos e larvas so parasitas, alimentando-se do sangue de outros animais ou vivendo no interior do seu corpo. Para cada tipo de alimentao, as peas bucais esto adaptadas de uma forma especfica (Figura 4). Numa armadura bucal picadora-sugadora, existem peas bucais que permitem perfurar os tecidos de plantas e animais, sendo geralmente alongadas e em forma de estilete. o que acontece no caso dos mosquitos e cigarras. Nas borboletas no existem mandbulas e uma das partes constituintes das maxilas (as gleas), encontram-se fundidas formando uma longa probscis, que em repouso mantida enrolada armadura sugadora pura. Numa armadura bucal libadora-sugadora, como nas moscas, existe no pice do labium um par de lbulos (labelos) constitudos por canais semelhantes a traqueias (pseudotraqueias), que permitem absorver o alimento sob a forma lquida. Finalmente, numa armadura bucal mastigadora ou trituradora, como nos gafanhotos, as mandbulas so fortes e apresentam pequenos dentes para a triturao do alimento (Matthes, 1959; Hickman et al., 1997).

Figura 4 Esquema de diferentes tipos de armaduras bucais: A mastigadora, adaptado de Matthes (1959); B sugadora pura, adaptado de Matthes (1959);

e C picadora-sugadora (em repouso), adaptado de Hickman et al. (1997).

Os insectos terrestres respiram por um sistema de traqueias, as quais se ramificam no interior do seu corpo e abrem para o exterior atravs de aberturas respiratrias pares (os espirculos ou estigmas), existindo geralmente dois no trax e sete ou oito no abdmen (um par por cada segmento). No caso dos insectos aquticos existe um sistema de brnquias especializado (Hickman et al., 1997). Os sexos so separados e a fecundao maioritariamente interna, sendo produzido em geral um elevado nmero de ovos. A maioria dos insectos sofre metamorfose durante o seu desenvolvimento, isto , alteraes na sua forma. No caso de uma metamorfose holometablica ou completa, as larvas vivem num nicho ecolgico totalmente diferente das formas adultas, tendo tambm uma alimentao distinta. Aps uma srie de mudas, as larvas formam um casulo, no interior do qual sofrem um conjunto de alteraes morfolgicas, sem se alimentarem pupa ou crislida. Da pupa emerge o indivduo adulto, que no sofre mudas. o caso das borboletas, escaravelhos e moscas. Neste ciclo de vida, as asas desenvolvem-se internamente. Na metamorfose hemimetablica ou incompleta, as fases juvenis denominam-se por ninfas e as suas asas desenvolvem-se externamente, aumentando de tamanho medida que ocorrem as mudas sucessivas, at ser atingido o estado adulto. Ao longo das mudas ocorre tambm o aumento do tamanho das ninfas e o desenvolvimento dos rgos reprodutores, designados por genitlia. Nestes casos, as fases juvenis tm uma alimentao semelhante e encontram-se nos mesmos habitats que os indivduos adultos. Exemplos deste tipo de desenvolvimento so as baratas e os gafanhotos. Alguns insectos tm um desenvolvimento directo, em que formas juvenis so morfologicamente idnticas aos adultos, excepto no que diz respeito ao tamanho e maturao sexual. Os insectos reproduzem-se geralmente apenas uma vez durante o seu tempo de vida. Assim, as populaes so normalmente constitudas por indivduos da mesma idade, existindo pouca ou nenhuma sobreposio de geraes sucessivas (Ross et al., 1982; Borror & DeLong, 1988; Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005).

Anda mungkin juga menyukai