Anda di halaman 1dari 11

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

SIMULADO BIOLOGIA
O enunciado abaixo se refere s trs questes seguintes. O grfico abaixo se relaciona ao ciclo menstrual normal de uma mulher jovem.

01) De acordo com o grfico, o hormnio diretamente ligado ovulao : (A) Estrognio (B) Progesterona (C) LH (D) FSH 02) A utilizao de plulas anticoncepcionais ininterruptamente pode provocar: (A) Ausncia de menstruao, pela manuteno de nveis elevados de estrognio e progesterona.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


(B) Ausncia de menstruao, pela manuteno de nveis baixos de estrognio e progesterona. (C) Ausncia de ovulao, pelo aumento dos nveis de FSH. (D) Ausncia de ovulao, pela diminuio de progesterona. 03) Em uma mulher na ps-menopausa, podemos observar: (A) Menstruao irregular. (B) Elevados nveis de progesterona. (C) Altos nveis de LH. (D) Elevados nveis de FSH. 04) O grfico abaixo demonstra o curso corrente de mortes cumulativas por cncer de pulmo ao longo dos anos, alm de perspectivas futuras. Da anlise deste grfico, pode aludir que:

(A) No haver alterao no curso corrente do cncer de pulmo se medidas de tratamento no forem tomadas. (B) A preveno melhor que o tratamento para alterar o curso corrente de mortes por cncer de pulmo. (C) Observa-se diminuio importante na taxa de morte por cncer de pulmo ao longo dos anos. (D) A preveno aliada ao tratamento menos efetiva que a preveno isoladamente. 05) A alternativa que apresenta comparaes entre a embriologia dos gmeos fraternos e idnticos : (A) em ambas gestaes existe apenas uma placenta. (B) Os gmeos fraternos admitem duas placentas e apenas um cordo umbilical. (C) Os gmeos idnticos admitem apenas uma placenta e dois cordes umbilicais. (D) Os gmeos fraternos tm o mesmo genoma.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


06) O que faz existir diferena genotpica e fenotpica entre irmos no gmeos dos mesmos pais : (A) O cromossomo sexual. (B) O crossing-over. (C) A primeira fase da meiose. (D) A utilizao de ovognias e espermatognias diferentes na produo de gametas. 07) fator que mais atua no crescimento exponencial, at determinado limite, de uma populao adequadamente nutrida de cobaias de laboratrio: (A) Ausncia de doenas. (B) Dobrar o espao disponvel. (C) Pouca poluio sonora e luminosa. (D) Alimentao ilimitada. 08) Observe o esquema referente ao processo de obteno de energia pelos seres vivos e, em seguida, analise as afirmativas.

I - As etapas I, I e III correspondem, respectivamente, gliclise, ciclo de Krebs e cadeia respiratria. II - A etapa I ocorre no citoplasma e a IV na mitocndria III-O envenenamento por cianeto compromete a etapa II devido inutilizao do aceptor final. IV- Na etapa IV, o NADH2 combina diretamente com o oxignio, liberando muita energia. V - A etapa III caracteriza um processo anaerbio. Assinale a opo que apresenta afirmativas corretas: (A) I, IV e V (B) I e III (C) II, III e IV (D) II e V

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


09) Uma macieira marcada com tinta vermelha a 0,50m do solo, por uma criana. Passados 05 anos, tendo a macieira crescido, e a tinta vermelha permanecido intacta, pode-se afirmar em relao marcao: (A) Estar acima de 0,50m do solo. (B) Estar totalmente deformada. (C) Permanecer a 0,50m do solo. (D) Estar abaixo de 0,50m do solo. O enunciado abaixo se refere s duas questes seguintes. Observe a regio de sinapse, ilustrada abaixo:

10) A transmisso do impulso nervoso entre os neurnios melhor resumida pela opo: (A) Liberao de neurotransmissores na fenda sinptica, ligao aos receptores ps-sinpticos e promoo do infuxo de sdio no neurnio ps-sinptico. (B) Liberao de neurotransmissores na fenda sinptica, ligao aos receptores ps-sinpticos e promoo do infuxo de clcio no neurnio ps-sinptico. (C) Liberao de neurotransmissores na fenda sinptica, ligao aos receptores ps-sinpticos e promoo da sada de sdio no neurnio ps-sinptico.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


(D) Salto sinptico no espao entre os neurnios, passagem do impulso eltrico pelo corpo celular e continuao pelo axnio subseqente, de forma saltatria pelos ndulos de Ranvier. 11) A vontade de comer doces e a sensao de j estar satisfeito com o que comeu dependem de uma regio cerebral localizada no hipotlamo. Com taxas normais de serotonina a pessoa sente-se satisfeita com mais facilidade e tem maior controle na vontade de comer doce. A depresso uma doena em que se observa diminuio da taxa normal de serotonina. Como conseqncia, em mdio prazo, temos: (A) Tendncia ao emagrecimento. (B) Maior vontade de ingerir doce. (C) Obesidade (D) Falta de saciedade quando da ingesta de doces. 12) A celulose, encontrada em clulas vegetais, no absorvida pelo organismo humano. Por conseguinte, no gera ganho energtico.

Qual a importncia da ingesta das folhas vegetais para a dieta humana? (A) Absoro de amido, tambm presente em abundncia nas folhas. (B) Ingesta de fibras alimentares, que so absorvidas. (C) Ingesto de fibras alimentares, que ajudam na formao de um bolo fecal mais consistente. (D) Ingesto de grande quantidade de clorofila, importante fonte energtica. 13) O grfico abaixo demonstra o efeito do pH sobre a atividade enzimtica.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

Acerca da atividade enzimtica, assinale a alternativa correta: (A) O pH alcalino pode aumentar a velocidade da reao de determinadas enzimas. (B) Em pH neutro a atividade desta enzima mxima. (C) O pH cido aumenta a velocidade de reao em enzimas salivares. (D) Em pH cido, esta enzima tem a mesma atividade do que em pH alcalino. O enunciado abaixo se refere s duas questes seguintes. Vejamos os resultados obtidos por alguns cruzamentos feitos com ervilhas:
CARACTERSTICA Cor da flor Posio da flor no caule Cor da semente Forma da semente Forma da vagem Cor da vagem Tamanho do caule PARENTAIS Puras Axial Lisa Inflada Verde Longo Puras Terminal Rugosa Amarela Curto Prpura Branca Amarela Verde Prpura Axial Amarela Lisa Verde Longo F1 Hbridas 100% F2 75% : 25% Prpura e Branca Axial : Terminal Amarela : Verde Lisa : Rugosa Inflada : Comprida Verde : Amarela Curto

Comprida Inflada

14) O gentipo da flor com sementes lisas parenterais e na gerao F1 : (A) Heterozigotos em ambos. (B) Heterozigoto na parenteral e homozigoto dominante na F1. (C) Homozigoto dominante na parenteral e heterozigoto dominante na F1. (D) Homozigotos em ambos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


15) Uma ervilha amarela, com vagem comprida e caule curto da gerao parenteral cruza com uma ervilha amarela, com vagem inflada e caule longo da mesma gerao. Qual a probabilidade de uma ervilha amarela, com vagem comprida e caule curto na gerao F2? (A) 25% (B) 1/6 (C) 50% (D) 1/8 O enunciado abaixo se refere s duas questes seguintes. Observe a estrutura dos nucleotdeos.

16) Um pedao de DNA com 35000 timinas, possui 100000 nucleotdeos. Sua porcentagem de citosina : (A) 35% (B) 15% (C) 65% (D) 30% 17) Supondo que uma molcula de RNA-m formada a partir da transcrio total da fita de DNA da questo anterior, possui, entretanto 30000 nucleotdeos. O fato que explica tal valor de nucleotdeos : (A) Presena de xons e fita nica. (B) Fita nica do RNA-m. (C) Presena de ntrons e fita nica. (D) Presena de uracilas.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


18) Em qual situao abaixo, a sudorese de um indivduo deve ser maior? (A) Clima frio. (B) Clima quente e seco. (C) Clima temperado. (D) Clima quente e mido. O enunciado abaixo se refere s trs questes seguintes.

19) A funo do nuclolo : (A) Organizar a diviso celular. (B) Condensar o material gentico da clula. (C) Ser sinnimo de DNA quando da prfase. (D) Auxiliar na formao de ribossomos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


20) Dentre as estruturas abaixo, aquela de origem unicamente materna : (A) Mitocndria. (B) Membrana Plasmtica (C) Nuclolo (D) Ribossomo 21) No tecido muscular, qual estrutura armazena o clcio necessrio contrao muscular. (A) Retculo endoplasmtico liso. (B) Retculo endoplasmtico rugoso. (C) Complexo golgiense. (D) Mitocndria. 22) Sob determinadas condies ambientais, certas algas marinhas microscpicas, do grupo dos dinoflagelados, produtores de substncias altamente txicas, apresentam intensa proliferao, formando enormes manchas vermelhas no oceano. Por essa razo, a concentrao dessas substncias txicas aumenta, provocando grande mortalidade de animais marinhos. Qual relao ecolgica estabelecida na mar vermelha? (A) Competio (B) Amensalismo (C) Comensalismo (D) Parasitismo 23) Os diabticos vo poder se ver livres das incmodas injees de insulina, hormnio que ajuda a regular as taxas de acar no sangue. Est previsto para daqui a um ano o lanamento de um inalador porttil com insulina parecido com as bombinhas para asma. A pesquisa est sendo feita pelo laboratrio Pfizer. Endocrinologistas americanos acham os estudos promissores, mas recomendam que sejam feitos mais testes para saber se a inalao dessa substncia no causa danos ao pulmo. Revista Isto - Seo "Viva Bem" - 14/2/2001 ed.1637. As taxas de insulina em dois indivduos foram medidas em dois momentos diferentes. INDIVDUOS Aps o mesmo almoo s 2:00h A 5X 1,5X B 1,5X X Com base na tabela, podemos afirmar:

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


(A) A e B so saudveis. (B) A diabtico e B saudvel. (C) A saudvel e B diabtico. (D) A e B so diabticos. 24) Observe o ciclo reprodutivo de uma samambaia:

O indivduo adulto : (A) prtalo e gametfito (B) prtalo e diplide. (C) esporfito e haplide. (D) esporfito e diplide. 25) Duas formas diferentes de cirurgia contra a obesidade mrbida agem em dois aspectos distintos da digesto. A primeira se trata da cirurgia de reduo de estmago; enquanto na segunda, parte do intestino retirada. A alternativa que, corretamente, explique a ao contra a obesidade destas formas de cirurgia : (A) Ambas atuam diretamente contra a absoro dos alimentos ingeridos, fazendo com que maior volume fecal seja eliminado. (B) A primeira age na dificuldade de digesto de protenas; enquanto a segunda age na menor absoro de gua. (C) A primeira age na saciedade precoce; enquanto a segunda age diretamente na diminuio da absoro dos alimentos. (D) A primeira age pela dificuldade mecnica da passagem do alimento; enquanto a segunda age tanto na dificuldade de absoro de gua quanto de alimentos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

GABARITO
01-C 02-A 03-D 04-A 05-C 06-B 07-D 08-D 09-C 10-A 11-C 12-C 13-A 14-A 15-D 16-B 17-C 18-D 19-D 20-A 21-A 22-B 23-C 24-D 25-C

Fonte: FSM. Direitos reservados. Por Andria Cardozo

Anda mungkin juga menyukai