Anda di halaman 1dari 6

2.6.

3 Multiplexador e Demultiplexador ptico


Um multiplexador ptico pode ser construdo como uma associao de filtros pticos ou como um dispositivo isolado. O objetivo extrair os canais originais do sinal DWDM. As propriedades requeridas para este dispositivo so as mesmas que as do filtro: isolamento e distoro do sinal. Contudo deve-se considerar o nmero de canais e a largura de banda.

2.6.3.1 Prisma
O mais fcil e conhecido demultiplexador ptico o prisma. Utilizando-se o efeito da disperso (diferentes velocidades da luz para diferentes comprimentos de onda), a luz dividida em seus componentes espectrais. Figura 2-41: Prisma

2.6.3.2 Grade Difratora


Figura 2-42: Grade Difratora A funo da grade difratora similar do prisma. A diferena, porm, que aqui a interferncia fator importante. A luz tambm dividida em suas componentes espectrais.

2.6.3.3 Filtros dieltricos finos (DTF Dieletric Thin Filters)


Figura 2-43: Filtros dieltricos finos Os Filtros Dieltricos Finos DTF (Dieletric Thin Filters) so utilizados como multiplexadores e demultiplexadores para sistemas com poucos canais. Eles so simplesmente conectados na seqncia, cada filtro selecionando um comprimento de onda especfico. Embora este mtodo seja considerado simples existe um desvantagem, cada reflexo causa uma atenuao de aproximadamente 0,1dB. Isto significa que o ltimo sinal demultiplexado estar atenuado em relao ao primeiro, principalmente se o sistema tiver muitos canais. Esta propriedade restringe o uso do DTF a um limite de 16 canais.

2.6.3.4 Arrayed Waveguide Gratings (AWG)


Figura 2-44: Arrayed Waveguide Gratings Outra tcnica baseada na interferncia a AWG (Arrayed Waveguide Grating). Neste caso introduzindo-se diferenas de caminho se garante um mximo de cada comprimento de onda em uma fibra de sada. A idia bsica simples. Para cada demultiplexao de um sinal DWDM o sinal colocado em uma matriz de guias de ondas aps Ter passado por uma cmara acopladora. Durante a propagao o sinal em cada guia sofre diferentes defasagens por causa dos diferentes comprimentos dos guias. Mais adiante o sinal passa por uma outra cmara acopladora e em cada fibra cada comprimento de onda ter o seu mximo, demultiplexando, desta maneira o sinal DWDM.

2.6.3.5 Interfermetro Mach Zender


Figura 2-45: Interfermetro Mach-Zender

Utilizando-se um conjunto de filtros Mach-Zender possvel demultiplexar (ou multiplexar) um nmero de canais com diferentes comprimentos de onda.

2.6.3.6 Fibra de Grade Bragg (Fiber Bragg Gratings)

Figura 2-46: Fibra de Grade Bragg Para demultiplexar um sinal DWDM comprimento de onda por comprimento de onda possvel utilizar a combinao de um circulador ptico e uma fibra de gradeamento Bragg. Este mtodo particularmente interessante para multiplexadores pticos ADDDROP, pois um nico comprimento de onda pode ser escolhido facilmente. Mais interessante ainda a possibilidade de regular este dispositivo mudando o comprimento da fibra de gradeamento Bragg usando a tecnologia piezo.

2.6.3.7 Multiplexadores opticos Add/Drop ( OADM Optical Add/Drop Multiplexers)


Entre os pontos de multiplexao e demultiplexao em um sistema DWDM h uma rea na qual multiplos comprimentos de onda existem. frequentemente desejavel poder remover ou inserir um ou mais comprimentos de onda em algum ponto ao longo deste trecho. Um multiplexador ptico Add/Drop (OADM) executa esta funo. Em lugar de combinar ou separar todos os comprimentos de onda, o OADM pode remover alguns enquanto deixa passar outros. Multiplexadores OADM so partes chaves no desenvolvimento de redes totalmente pticas. Multiplexadores OADM so similares em muitos aspectos ao SONET ADM, exceto que apenas comprimentos de onda so inseridos ou removidos, e a converso de sinal de ptico para eltrico no ocorre. Na figura abaixo fazemos uma representao esquemtica do processo Add/Drop. Este exemplo incui ambos pr e ps amplificadores; Estes podem ou no estar presentes em um OADM, dependendo de seu designe.

Figura 2-47: Multiplexadores pticos "Add/Drop" H dois tipos gerais de OADMs. A primeira gerao um dispositivo fixo que configurado para remover comprimentos de onda especficos e prdeterminados enquanto insere outros. A segunda gerao reconfiguravel e capaz de selecionar dinamicamente selecionar sero inseridos e removidos. Filtros Thin-film emergem como a tecnologia escolhida para os OADMs nos atuais sistemas DWDM por causa de seu baixo custo e sua estabilidade. Para a emergente segunda gerao de OADMs, outras tecnologias, como fibras de grade Bragg e circuladores entraro em prominencia.

Anda mungkin juga menyukai