Anda di halaman 1dari 14

O vaqueiro e a vaquejada: do trabalho nas fazendas de gado ao esporte nas cidades.

Francisco Kennedy Leite Felix1 kennedyfelix_ufc@yahoo.com.br Francisco Amaro Gomes de Alencar2 famaro@ufc.br RESUMO Esse artigo aborda sobre as transformaes na vida dos vaqueiros, dos sertes nordestino, que tinham como um dos divertimentos as festas de apartao no ptio das fazendas. Esses eventos so tidos como gnese das vaquejadas moderna. Dessa forma, procuramos demonstrar as relaes de trabalho existente nessa atividade, quando era praticada apenas nas fazendas, e hoje nos parques de vaquejada. Tal atividade que antes era tida como rural, hoje j faz parte do cotidiano das grandes cidades do nordeste e do Brasil. Diante de tal expanso, fazemos anlise geogrfica e histrica da vida desse personagem. O texto est divido em trs partes, a primeira as pegadas de boi, a segunda as vaquejadas de moro e a terceira a vaquejada moderna.

Palavras-chaves: Vaqueiro. Vaquejada. Pegadas de boi.

Introduo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre as transformaes na vida dos vaqueiros, trabalhadores rurais, que tinham como principal divertimento, as festas de apartao que ocorriam nas fazendas de gado nos sertes
1 2

Estudante do Curso de Geografia, Universidade Federal do Cear. Fortaleza Cear Brasil. Doutor em Sociologia, professor do Departamento de Geografia, dos Cursos de PsGraduao em Geografia e do Prodema da Universidade Federal do Cear. Fortaleza Cear Brasil.

nordestino. Festas estas que, hoje so programadas de maneira comercial com data, hora e locais marcados. Estes eventos so os chamados circuitos de vaquejada, que no ocorrem apenas nos ptios das fazendas como antigamente, mas em parques que so construdos para esse tipo de atividade. Nesse trabalho procuramos fazer uma relao geogrfica e histrica da vida desse personagem dos sertes. Estudo que analisa as transformaes sociais na vida desses trabalhadores, que comeou com as pegadas de boi ou com as festas de apartao nas fazendas, que foi aos poucos sendo modificado e a partir dos anos de 1980 passou a ser praticado como esporte. Portanto, sa de seu espao original, os sertes nordestino, e toma o caminho das grandes cidades do Nordeste e do Brasil. Com essas novas feies, vaqueiro e vaquejada , so estilizados. Vaqueiro como profisso e vaquejada como atividade, so nos anos 2000 exercidos por outros como hobby ou por profissionais das vaquejadas dos finais de semanas. No passado era atividade de campons que a exercia sem competir, carregada de lirismo. Agora uma atividade em que os participantes so competidores.

As pegadas de boi Nos sertes nordestino, onde a pecuria uma das principais

atividades econmica, segundo Doralice Styro Maia (2003), surgiu entre os sculos XVII e XVIII a vaquejada, a partir das festas de apartao. As antigas fazendas de gado no eram delimitas, com isso exigia do vaqueiro vrias virtudes como agilidade, coragem para reunir e selecionar o gado em pocas de ferrar e comercializao. Como lembra Maia (2003), geralmente, acontecia no ms de junho, poca do final das chuvas. Nessa poca o proprietrio da fazenda reunia dezenas de vaqueiros, para fazer a separao do gado. Temos nessa poca a figura do vaqueiro como profissional, pois dessa atividade que ele tira o sustento para sua famlia. Suas vestimentas (ver foto 01) eram separadas cuidadosamente segundo SOUZA (1975, p. 270 apud MAIA, 2003, p. 163):
[...] perneiras, gibes e chapus de couro de mateiro; guardapeitos de couro de gato-pintado (jaguatirica); cavalos pescoo-de-

viola, os mais afamados; aguilhadas bem encostadas, com palmo de ferro, de forma piramidal, embainhado; selas sem cabeotes, macias e leves; resistentes estribos de pau, largos peitorais e cabeadas protetoras do animal; compridos laos tranados a cinco fios, de couro de burro, e que so enrodilhados, duas voltas maiores caindo sobre a anca do cavalo.

Tais vestimentas eram usadas como proteo contra as espcies espinhentas da caatinga, como a jurema (Balizia pedicellaria) e o arranha-gato (Acacia plumosa Lowe). Segundo Maia (2003, p. 164), assim que, colado ao seu cavalo, sai o vaqueiro em busca das reses soltas pela caatinga afora. Aquelas mais ariscas, que resistem ao seu chamado, aquele boi ou touro teimoso, esses so perseguidos e derrubados pela cauda. Ainda sobre essa pega de boi afirma AIRES (2008, p. 78),
o vaqueiro podia interceptar o boi em qualquer lugar, mas isto era feito no mato. Tal prtica acontecia porque a atividade do vaqueiro era transportar o gado de uma regio para outra, ou de conduzir o gado para se alimentar no pasto, ou, ainda, de correr atrs de gado para separ-lo e marc-lo.

Foto 01: Vestimenta tradicional do vaqueiro. Fonte: FELIX, 2010.

Comentando sobre a prtica de pegar no mato o gado arisco, discorre AIRES (2008, p. 78),
essa prtica de pegar boi no mato denominado de marueiro3 ou barbato tornarva os vaqueiros e os cavalos respeitados entre os seus participantes. Muitos vaqueiros recebiam a fama de herico porque buscavam pegar boi desse tipo no mato. Sendo assim, os fazendeiros percebendo essa busca dos vaqueiros em realizar esse feito ofertavam o prmio de correr trs bois em frente da fazenda por cada barbato pego. Isso se tornou to recorrente que os vaqueiros exigiam pegar esse animal se fosse concedido correr boi em frente das fazendas.

Depois de reunido todo o gado e a vaqueirama iniciavam a festa de apartao. O gado era dividido entre o fazendeiro e o vaqueiro, como lembra BARROSO (2006), o trabalho do vaqueiro era pago em espcie, recebendo um quarto da produo de cinco em cinco anos, ou seja, a cada quatro bezerros que nasciam um era do vaqueiro, fazendo com que a possibilidade de ascenso social, se depositasse na cabea do vaqueiro. Ainda segundo BOXER (2000, p. 251 apud TOLEDO, 2002, p. 02), o vaqueiro, podendo nutrir a esperana de um dia iniciar o negcio por sua prpria conta. Costumava fazer isso, alugando um trato de terra do proprietrio para o qual trabalhava. Com o aluguel dessa terra o vaqueiro tambm passava a ser um morador. Onde o morador possui as seguintes caractersticas, de acordo com ANDRADE (1986, apud CARVALHO & MOREIRA, 2000, p. 06):
3

O termo marueiro ou barbato refere-se ao fugia do rebanho de gado, sobre isso ver: AIRES, Francisco Janio Filgueira. O espetculo do cabra-macho: um estudo sobre os vaqueiros nas vaquejadas do Rio Grande do Norte. 2008. p.79. Disponvel em:< http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/34/TDE-2009-02-19T060126Z1705/Publico/FranciscoJFA.pdf> Acesso em: 12/10/2010.

residirem nas propriedades em casas de taipa, dispondo de reas para cultivos de lavouras de subsistncia, em cujo resultado no participava o proprietrio, que exigia do empregado certo nmero de dias de servios por semana, pagando preos inferiores aos servios prestados pelos trabalhadores no residentes, como meio de compensar o pagamento do aluguel da casa e do stio.

Portanto, qual a possibilidade de ascenso social do vaqueiro? Como isso seria possvel, j que o mesmo era submisso ao fazendeiro? Pois esse deveria pagar por tudo. Pela terra que trabalhava, pela casa em que morava. Como ter essa ascenso j que o dinheiro que conseguia juntar com a criao dos seus animais que recebia nas apartaes, com o que recebia na venda de seus produtos agrcolas, deveria pagar por tudo que necessitava para garantir a reproduo social da fora de trabalho, da famlia. Essa possibilidade de ascenso tambm discutida por Martins (1981, p. 50), quando o autor relata:
A, o fazendeiro abria a sua posse, obtinha a sesmaria e entregava o gado ao vaqueiro com base no regime de quarteao. Cada ano, de quatro crias cabia uma ao trabalhador, que, em princpio, mas nem sempre, podia formar o seu prprio rebanho.

Temos nessa poca representao da riqueza, como lembra Martins (1981), que era representada pelo gado e no pela terra. Corridas de Moro As corridas de moro, como lembra Carvalho (2007), iniciou na dcada de 40 e comeou a se popularizar quando os vaqueiros da Bahia e do Cear tornaram pblicas suas habilidades e de seus cavalos na lida com o rebanho. Essa atividade descrita por AIRES, (2008, p.78), quando os vaqueiros,
se desafiavam num espao de cho batido e duro. Estes corriam um de cada vez. Aquele que mais se destaca-se na puxada do boi ganhava o desafio. O vaqueiro podia correr atrs do boi em qualquer espao do ptio da fazenda.

De acordo com o autor citado, esse perodo passou por alteraes decorrentes da separao e apartao da vaquejada, provocadas por mudanas no manejo do gado e, consequentemente, pela feio social dos vaqueiros. Conforme BARBOSA (2006, apud AIRES 2008, p. 78),
essa separao da vaquejada da apartao teve como elemento crucial a inovao na pecuria, pela passagem da pecuria extensiva para a pecuria intensiva, ligada presena de novas raas de gado bovino, nas primeiras dcadas do sculo XX. A presena do gado

Zebu (chamado de guzer, gir e nelore), oriundo da ndia para Minas Gerais e, por conseguinte, para o Nordeste brasileiro, traria novos modos de lidar com o gado.

Percebemos ento que o vaqueiro teve que se adaptar a nova atividade, pois o material de trabalho (o gado) foi substitudo por uma nova raa, que no fazia parte do seu cotidiano e, portanto, no sabia como era o comportamento deste animal e s aprenderia na sua labuta diria, na convivncia com mesmo. atravs do conhecimento emprico que ele vai descobrindo a melhor maneira de lhe dar com essa raa. Como afirma BARBOSA (2006, apud AIRES 2008, p. 79),
a presena dessa nova raa trouxe duas implicaes. A primeira foi o cuidado com o gado pelos vaqueiros em espao fechado, mediante a introduo das cercas de arame farpado nas fazendas, que antes no existiam ou eram feitas de pedras e de paus. A outra foi o surgimento da pecuria intensiva, de novas relaes de produo e de distribuio que estavam em ascenso.

Ainda conforme esse autor,


As empresas frigorficas e os laticnios nasceram nesse exato contexto e podem ser apontados como um dos smbolos dessa modernizao que dava seus primeiros passos no sentido de transformar uma economia agrria e escravocrata em economia industrial, fundada no trabalho livre. BARBOSA (2006, apud AIRES 2008, p. 79)

A partir desse momento tem-se a diminuio da presena dos vaqueiros nas fazendas, j que em vez de o gado ser criado solto, em campo aberto, como era feito antes, passa a ser cuidado em propriedades cercadas (ver foto 02), eliminando a necessidade de se utilizar um elevado nmero de vaqueiros para transportar e para pegar o gado que se dispersava no mato. Tem-se nessa poca a presena de vrios vaqueiros desempregados, j que tudo o que sabiam fazer era cuidar do gado, e para arranjar outro emprego era bastante difcil. Observamos isso na msica Vaqueiro Desprezado, de Amado
Edilson,

Vou contar uma histria, de um vaqueiro afamado; Trabalhou 60 anos, numa fazenda de gado; E depois de ficar velho, do patro foi desprezado!

O patro disse, " Vaqueiro no pode mais trabalhar, j est velho demais, escute o que eu vou falar, v procurar outro canto pra voc poder morar!" O vaqueiro disse: - Patro, eu lhe peo um favor. No tenho casa e nem dinheiro e no sei para onde vou, j qu estou velho e cansado, deixa eu morar com o senhor? O patro disse: - Vaqueiro, estar com a carreira encerrada. Pegue sua rede e seu saco, aqui no lhe devo nada! Lugar de vaqueiro velho, morrer no meio da estrada! Pegou sua mala e foi, seguindo naquela estrada, deu uma boi na porteira, correu toda vacarada, urravam como diziam, " Fica, meu vi camarada!" Os cavalos relinchavam, batendo o p no mouro. A bezerrama chorava, como quem diz, " No vai no!", e o vaqueiro, coitado, seguiu naquele estrado... (...)

O vaqueiro que era dispensado do trabalho nesse contexto, sempre era aquele mais idoso, pois no interessava ao fazendeiro ter um vaqueiro velho na sua fazenda, j que o mesmo no podia trabalhar com muita dedicao e disposio. Constatamos que a relao de trabalho do vaqueiro, pois agora o vaqueiro, no tinha direito a nada quando era despedido, j que quem dava as ordens era o fazendeiro. A criao do gado em reas cercadas e a sua apartao em lugares chamados currais, deram origem a cidade de Currais Novos-RN, atualmente possui um parque de vaquejada, onde se tem a competio das vaquejadas contemporneas. Percebemos que as vaquejadas no apenas contribuiram para a cultura nordestina, mas tambm para a formao de cidades nessa regio do Brasil.

Foto 02: Propriedade cercada para criao de boi (curral). Fonte: FELIX, 2010.

Vaquejada moderna Ao falarmos da vaquejada moderna, no podemos esquecer a sua origem, as vaquejadas de moro. Vaquejadas estas que segundo AIRES (2008), so a evoluo das primeiras vaquejadas de moro, que se diferencia pelo fato de

ser executada pela derrubada do boi entre duas faixas, embora essa puxada pudesse ser de arrasto, ou seja, o vaqueiro comeava a puxar o boi fora das faixas e o soltava no seu interior. Essa derrubada era realizada entre faixas que contm 6 metros de largura. Esse tipo de vaquejada trazia alguns elementos da pega de boi, como a puxada do boi pelo rabo em qualquer lugar, as vestes de couro e a presena do vaqueiro de fazenda nas vaquejadas. A pontuao desse tipo de competio contabilizada de acordo com quem fizer isso mais prximo possvel da entrada do boi na pista de corrida. Por outro lado, o boi podia correr para frente e para trs. O que era vlido era que o vaqueiro puxasse o animal para o cho. (AIRES, 2008, p. 81-82).

Com o tempo a vaquejada continuou sofrendo mudanas, e foram essas mudanas que nos propiciou v-la como uma festa. Nesse sentido, a sua

reestruturao se tornou um negcio, principalmente, a partir da dcada de 1990, pela sua popularizao que abordada por MAIA (2003), quando a autora diz que a vaquejada perde o seu carter de festa de vaqueiro e vai se tornando cada vez mais um evento de exibio nas cidades. As mudanas ocorridas nesses eventos, para autora,
foram ganhando auto-falante para chamar os que estavam disputando, propaganda, anncios, delimitaes de percurso, regras, prmios, cavalos de raa (...), um pblico citadino curioso; comearam a cobrar taxas de inscrio progressivamente mais caras. (MAIA, 2003, p. 169).

O fato de a vaquejada ser vista como uma atividade esportiva e o vaqueiro como um desportista. Essas denominaes foram consolidadas em termos oficiais atravs da Lei Federal sancionada n 10.220, de 11 de abril de 2001, que considera
atleta profissional o peo de rodeio [...] Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e eqinos, as vaquejadas e provas de lao, promovidas por entidades pblicas ou privadas, alm de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prtica esportiva.

A oficializao da vaquejada como um esporte tornou o evento ainda mais profissional, provocando modificaes nas regras da competio. Essas modificaes podem ser vistas atravs dos locais onde ocorrem as disputas, antes eram nos ptios das fazendas, hoje so em grandes parques construdos exclusivamente para esse tipo de atividade. Percebemos ento que as diferenas nas relaes de trabalho entre o vaqueiro e seus patres, se antes era o vaqueiro e o fazendeiro, hoje ocorre entre o vaqueiro e um grande empresrio. Outra mudana est na forma dos pagamentos, que antes eram um quarto da produo a cada cinco anos, hoje o prmio das vaquejadas so divididos entre o vaqueiro e seu patro, prmios estes como lembra MAIA (2003), que antes eram simblicos, e que hoje so verdadeiras fortunas (ver foto 03). As vaquejadas que antes ocorriam geralmente no ms junho, hoje possuem um calendrio de todos os eventos. Tal calendrio segundo MAIA (2003) dividido em circuitos, ou seja, um conjunto de cinco a seis vaquejadas que acontecem em parques de localizaes prximas, geralmente, duas em uma mesma cidade e as demais nas cidades vizinhas.

Os parques de vaquejada so construdos segundo uma padronizao oficial para a pista onde se d a corrida. As disputas da vaquejada contempornea so sempre feita por duplas o puxador e o esteira. O puxador aquele que derruba o boi e o esteira aquele que tem a funo de pegar cauda do boi e entregar para o puxador. As disputas so feitas da seguinte maneira: quando a porteira se abre o esteira pega a cauda do boi e entrega para o puxador, onde este d um giro na cauda, puxa-a, derrubando o boi, que dever cair na rea demarcada pelas duas faixas, com as patas levantadas sem tocar em nenhuma das faixas. Caso isso acontea diz-se valeu boi e os pontos so contados; caso contrrio, a expresso zero.

Foto 03: Cartaz de vaquejada, com o valor da premiao. Fonte: http://portalvaquejada.com.br/images/vaquejadas/cartaz-harasG.jpg

Possui tambm a diviso entre as categorias: profissional e amador. Os profissionais so aqueles que so contratados pelos parques de vaquejada ou por algum proprietrio de haras ou de fazenda de gado; os amadores so os que praticam por esporte ou hobby. Os vaqueiros profissionais como aponta MAIA (2003, p. 173) trabalham diariamente tratando dos cavalos e treinandoos para as corridas [...] residem nas propriedades e recebem um salrio mensal.

Consideraes Finais Nesse artigo percebemos as transformaes ocorridas na vida dos vaqueiros. Transformaes que esto presentes tanto na sua vida profissional como pessoal. No inicio da vaquejada a vida profissional e pessoal sempre andavam juntas, no poderamos v-las de formas separadas. Com o passar dos anos e com a evoluo da vaquejada, podemos analis-las separadamente, j que nas vaquejadas atuais, existem vaqueiros que correm apenas por esporte. Mas, existem os que tm tal prtica como

profisso. Muitos destes so filhos ou netos de vaqueiros que corriam nas antigas vaquejadas e que no ganhavam nenhum dinheiro por isso, corriam como uma forma de lazer, j que o seu trabalho era pegar o gado no mato e trazer para a fazenda. Ao fazer uma anlise das relaes de trabalho na vida dos vaqueiros, constamos mudanas, como por exemplo, quando se fala em salrio. Porm, por outro lado a questo de submisso ainda continua. A anlise feita nos leva a firmar que as vaquejadas deixaram de ser uma atividade exclusivamente rural, pois sua presena macia nas grandes cidades atravs da construo dos parques de vaquejada. Reconhecemos que esse um estudo inicial, e que ser preciso investigaes com mais profundidade e detalhes sobre essa categoria social e suas modificaes.

Referncias Bibliogrficas AIRES, Francisco Janio Filgueira. O espetculo do cabra-macho: um estudo sobre os vaqueiros nas vaquejadas do Rio Grande do Norte. 2008. Disponvel em:< 2010. http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/34/TDE-2009-0219T060126Z-1705/Publico/FranciscoJFA.pdf>. Acesso em: 12 de outubro de

BARROSO, Maria das Graas Saraiva. A escravido e a crise do escravismo no antigo municpio de Picos MA. Disponvel em: <http://www.outrostempos.uema.br/curso/especializacaopdf/gracab.pdf>. Acesso em: 12 de outubro de 2010. BRASIL. Decreto n. 10.220, de 11 de abril de 2001. Institui normas gerais relativas atividade de peo de rodeio, equiparando-o a atleta profissional. Disponvel 02 de novembro de 2010. CARVALHO, Cynthia Xavier de; MOREIRA, Ivan Targino. Desenvolvimento Tecnolgico e Relaes de Trabalho na Agricultura: O Caso de So Jos do Belmonte-PE. Disponvel em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/ETENE/Anais/docs/ren2000_v31_ne _a12.pdf>. Acesso em: 02 de novembro de 2010. CARVALHO, Elingela. Vaquejada: Esporte Nordestino. Disponvel em: <http://www.jornalsimaodiense.com.br/internal/culturaViewer.asp?idCult=4>. Acesso em: 30 de outubro de 2010. EDILSON, de 2010. MAIA, Dorlice Stiro. A vaquejada: de festa sertaneja a espetculo nas cidades. In: ALMEIDA, Maria Geralda; RATTS, Alecsandro J.P. (orgs.). Geografia: Leituras Culturais. Goinia: Alternativa, 2003. p. 159-183. MARTINS, Jos de Sousa. Os camponeses e a poltica no Brasil. So Paulo: Vozes, p. 50-51. SILVA, Thomas de Carvalho. A prtica da Vaquejada luz da Constituio Federal de 1988. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1598, 16 nov. 2007. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/10659>. Acesso em: 01 nov. 2010. Amado. Vaqueiro Desprezado. Disponvel em: em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10220.htm>. Acesso em:

<http://letras.terra.com.br/amado-edilson/1481663/>. Acesso em: 30 de outubro

TOLEDO, Maria Ftima de Melo. A possibilidade de ascenso social do vaqueiro no serto do So Francisco: uma anlise historiogrfica. Disponvel em: < http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_I/maria_fatima_melo.pdf>. Acesso em: 12 de outubro de 2010. VAQUEJADA, Portal. Cartaz haras G. Disponvel em: <

http://portalvaquejada.com.br/images/vaquejadas/cartaz-harasG.jpg>. em: 02 de novembro de 2010.

Acesso

Anda mungkin juga menyukai