Anda di halaman 1dari 12

Net | Facturao 2.

0
Mdulo POS
O que um POS? Para que serve?
POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transaco financeira, por exemplo, uma Loja que efectue venda ao pblico. Por outras palavras, o POS um sistema de software interligado com a Impressora de Tales e Caixa Registadora usado em estabelecimentos de venda ao pblico.

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Cdigo de Barras e TouchScreen com o POS?
Pode interligar estes elementos fsicos com o Mdulo do POS. Basta ligar os elementos aplicao e testar. Inclusive, pode testar o seu funcionamento na prpria Demo POS que se encontra no site www.netfacturacao.pt Ligue os elementos fsicos e teste. Caso funcionem, basta configurar de forma correcta e comear a trabalhar ( frente falaremos disto). Um dos dispositivos que se costuma utilizar com o POS a Balana e o visor de cliente. Contudo, o nosso Mdulo POS no permite esta interligao (pelo menos para j!).

O Mdulo POS est disponvel na verso Business do NetFacturao 2.0. Obviamente, todos os registos de Vendas que efectuar no POS sero, automaticamente, registados e convertidos para a Aplicao Base. No prprio POS ou na Aplicao Base do NetFacturao, poder consultar todos os registos de vendas: volume de vendas, fecho de caixa, sesses de caixa, valor de abertura de caixa, definir utilizadores e suas autonomias.

Nota Importante:
Antes de comear a trabalhar no Mdulo POS ter que configurar primeiro a Aplicao Base do NetFacturao.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


1

Passos para Activao/Configurao do Mdulo POS:

(na Aplicao base)

1- Criar Perfil de Acesso para o POS


Clique no Menu Geral e em Perfis de Acesso. Clique em para criar

um Novo Perfil de Acesso. Designe por POS (por exemplo) e no campo Tipo de Perfil escolha a opo Mdulo de Vendas. Por fim, Grave esta alterao.

2- Definir o Escalo de Preo com Iva Includo


Clique no Menu Tabelas, Condies de Venda e, em Escales de Preo. Clique em para criar Novo Escalo de Preo. Designe, por exemplo, como POS ou

Preo de Venda ao Pblico e, no se esquea de seleccionar o visto de Iva Includo. Por fim, Grave.

3- Criar e Definir um Novo Utilizador e Senha de Acesso


Clique no Menu Geral e em Utilizadores. Clique em para criar Novo

Utilizador. Uma vez na Ficha de Utilizador, insira o Nome que pretende dar e, no campo Email ser o dado de Login para aceder ao POS. Clique sobre o visto Activo e defina se pretende que este Utilizador possa Alterar os preos de venda e Inserir preos com Iva. Designe o Departamento correspondente e o campo Perfil de Utilizador (defina aps alterar a senha de acesso). Ao clicar em para guardar

a informao, volte a entrar na Ficha de Utilizador, copie a Senha de Acesso para um papel e no se esquea do que definiu no campo Email. Faa sair do NetFacturao e volte a entrar, desta vez com os Dados de Acesso do Novo Utilizador. Depois, clique no Menu Geral e em Alterao da Senha de Acesso. Defina a nova Senha e Grave. Por fim, volte a clicar em Utilizadores e seleccione o Utilizador em questo. Confirme se no campo Senha de Acesso est a Senha escolhida. Para terminar, no campo de Perfil de Utilizador, escolha o Perfil de Acesso que definiu para POS e clique em Gravar.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


2

4- Activar o Mdulo POS


Clique no Menu Geral e em Dados Gerais da Empresa. Uma vez no submenu Dados Gerais da Empresa, seleccione o separador POS. Uma vez no separador POS, seleccione o visto de Activo, defina as Sries de Documentos pretendidas e, por ltimo, escolha o Escalo de Preo com Iva Includo que definiu para o Mdulo POS. Caso utilize uma Balana (no possvel interligar com o NetFacturao), em que imprima as etiquetas (com informao de preo, validade, peso), configure o Formato da Etiqueta neste separador - (ver pgina 8). Por fim, clique em Gravar.

5- Activar e Configurar os Artigos para o POS


Clique no Menu Tabelas e em Artigos. Uma vez na Lista de Artigos seleccione o Artigo que pretende que fique disponvel no POS. Na Ficha do Artigo que seleccionou tem que proceder a 2 alteraes simples: - Designar e preencher o Escalo de Preo correcto que definiu para o POS, no campo Preos de Venda por Escalo. - Clicar/seleccionar o visto no campo Activo (POS). Repita a mesma aco em todos os Artigos que pretenda que estejam disponveis no seu Mdulo POS.

S aps estes 5 Passos importantes (e conforme a ordem apresentada), ficar com o Mdulo POS activo e operacional.

Como entrar no Mdulo POS?


Aps ter definido o Utilizador para o POS (e todos os passos atrs referidos), utilize os campos de Email e Senha de Acesso para efectuar o Login na entrada do NetFacturao. Utilizando os acessos do Utilizador POS, ao invs de entrar na Aplicao Base, ir entrar no Mdulo POS.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


3

Net | Facturao 2.0


Mdulo POS

Aps Login de um utilizador designado para o POS, transportado para a pgina inicial do POS. Aqui pode configurar quais as sries de documentos a utilizar nas vendas do POS (ter que ter criado as mesmas na Aplicao Base). Na abertura de uma Sesso de Caixa indique a Valor de Abertura/Valor de Caixa. Em qualquer momento dirija-se pgina inicial do POS e consulte o ou os Tales de Fecho de Caixa.

Para iniciar uma sesso de POS basta clicar num dos smbolos das Caixas Registadores que tenha criado na Aplicao Base.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


4

25 1 2 26 24

3 4 23

22 5

21 20

19 18 17 16 15 14 7 8 9 10 11 12 13

1 Ficha de Artigo
Surge o resumo do Artigo em questo: cdigo, nome, preo, stock.

2 Barra de Famlias de Artigos


Nesta barra surgem as Famlias de Artigos que definir na aplicao base.

3 Barra de SubFamlias de Artigos


Nesta barra surgem as SubFamlias de Artigos de acordo com as Famlias em questo.

4 Ordenadores dos Artigos em Montra


Conseguir ordenar os Artigos segundo: preo, marca, stock e designao.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


5

5 Lista de Artigos da Pesquisa


Nesta rea so listados, em linhas, os Artigos que correspondem filtragem efectuada pelo Utilizador, com controladores de paginao para navegar por todos os Artigos listados. Ao seleccionar um destes Artigos, estamos a adicion-los Venda a Dinheiro actual.

6 Imagem do Artigo
Disponvel a fotografia/imagem do Artigo. Esta imagem inserida atravs da aplicao base.

7 Lista de Artigos da Venda a Dinheiro


Nesta rea aparecem as designaes dos Artigos que se esto a associar Venda a Dinheiro. Permite seleccionar uma linha, tornando-a activa para algumas aces descritas em 20, 21, 22, 23. Na Lista de Artigos, por pr-definio, s ficam disponveis 12 Artigos. Clique no boto de paginao (smbolo de uma seta) para encontrar e/ou ficarem disponveis mais Artigos. Lembre-se que o n de Artigos que aparece tem que ver com a seleco de pesquisa que efectuou.

8 Cdigo de Barras
Caso utilize a leitura dos Artigos via cdigo de barras, este cdigo ficar visvel nesta caixa quando passar pela pistola de leitura de cdigo de barras.

9 Pesquisa Teclado
Abre um teclado virtual para que possa efectuar diferentes aces de forma simples.

10 Mudar de Utilizador
Permite alterar o Utilizador activo, ou alterar a Senha de Acesso do Utilizador que est ligado.

11 Controlo de Despesas
Permite que faa uma gesto da Despesa diria. Isto , do dinheiro que sai da caixa sem ser devido a Devoluo ou Troco. Ex: tem que retirar da caixa 10 para ir comprar papel e canetas.

12 Fecho de Caixa
Abre um dilogo de impresso do Fecho de Caixa que apresenta os dados dos valores de vendas dos dias. A Sesso de Caixa automaticamente fechada e a Sesso reencaminhada para uma pgina de escolha de Caixas.

13 Consulta da Sesso de Caixa


Abre um dilogo de impresso que lhe permite consultar o estado das vendas sem ter que efectuar o Fecho de Caixa.

14 Terminar Sesso de Utilizador


Fecha a Sesso do Utilizador.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


6

15 Registo de Devoluo a Cliente


Permite registar devolues a um Cliente. Na aplicao base, esta operao faz com que seja criada, automaticamente, uma Nota de Crdito. Quando efectuar uma Devoluo ter que indicar os Dados do Cliente.

16 Registo de Factura a Cliente


Permite registar uma Factura ao invs de uma Venda a dinheiro. Quando efectuar uma Factura ter que indicar e criar os Dados do Cliente.

17 Gravar Venda a Dinheiro e Imprimir


Guarda os Dados da Venda a dinheiro actual na base de dados, e abre um dilogo de impresso que envia o Talo da Venda a Dinheiro para a caixa.

18 Gravar Venda a Dinheiro


Guarda os Dados da Venda a Dinheiro actual na base de dados, sem dilogo de impresso.

19 Abrir Gaveta de Dinheiro


Abre um dilogo de impresso que envia um Talo de abertura de gaveta para a impressora, e consequentemente permite a abertura da gaveta de dinheiro. A configurao da Gaveta de Dinheiro feita atravs das configuraes da impressora.

20 Apagar Linha de Artigo na Venda a Dinheiro


Remove a linha de Artigos activa da Venda a Dinheiro actual.

21 Alterar o Valor de Desconto na Linha de Artigo


Altera, em percentagem, o Valor do Desconto que pretende utilizar.

22 Alterar Preo Unitrio na Venda a Dinheiro


Esta opo permite alterar o Preo Unitrio do Artigo da linha activa para uma dada Venda a Dinheiro. Este boto s ficar disponvel para os Utilizadores que tiverem a opo activa de Pode alterar preos de venda. Define-se na Aplicao Base no Menu Utilizadores.

23 Alterar Quantidade na Venda a Dinheiro


Para cada linha (mais concretamente, para a linha activa) possvel indicar a Quantidade que se pretende para um Artigo. Este valor pode ser incrementado tambm atravs da adio dos Artigos atravs da Montra de Artigos.

24 Dados do Cliente na Venda a Dinheiro


possivel associar Venda a Dinheiro os Dados de um Cliente (Nome, Morada, NIF). tambm possvel pesquisar por Clientes j existentes em base de dados. E, consegue tambm criar um novo Cliente atravs do POS (aparecer, automaticamente, na Aplicao Base).

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


7

25 Re-Imprimir um Talo de Venda antigo


Permite que possa re-imprimir e consultar uma venda anterior sem ter que sair do POS e entrar na aplicao base.

26 Registo de Nova Venda a Dinheiro


Permite apagar todos os dados de uma venda a dinheiro (por exemplo, com erros), colocando a aplicao receptiva a uma nova venda a dinheiro.

Configurao do Formato de Etiquetas de Balana

Para configurar o NetFacturao para receber a leitura de cdigos barras feitos nas balanas deve seguir os seguintes passos: 1. Ir ao menu Dados gerais da empresa e no separador "POS" activar a funo. 2. Colocar o Formato das Etiquetas ( ex. AAAAAAAppC )

Neste exemplo, existem 13 dgitos disponveis. Os 7 primeiros dizem respeito ao cdigo do Artigo; 3 para o Preo com 2 casas decimais; o ltimo o dgito de controlo. Quando o seu leitor de cdigo de barras ler a Etiqueta do produto, a mesma ter que estar consoante esta configurao.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


8

Parametrizao do Navegador (Browser) para o Mdulo POS


O Mdulo POS do Net|Facturao est desenhado de forma a ser compatvel com a resoluo de ecr 1024 x 768. O Navegador usado para aceder a esta aplicao deve ser parametrizado de forma a ser possvel proceder-se impresso de Tales de Venda a Dinheiro. Apresentamos aqui o procedimento para 2 browsers: Mozilla Firefox e Microsoft Internet Explorer.

Mozilla Firefox
No Menu, escolha a opo Ficheiro e depois Configurar Pgina.

Na nova janela, escolha o separador Margens e Cabealho/ Rodap

Reduza o valor de todas das margens para 2,5. Se aps um teste de impresso verificar que as margens no so as adequadas, ajuste a seu gosto. Para os Cabealhos e Rodaps, coloque todos os selectores com o valor --em branco--. Prima OK para alterar estes valores.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


9

Microsoft Internet Explorer


No Menu, escolha a opo Ficheiro e depois Configurar Pgina.

Na nova janela, altere os valores das margens para 5. Se aps um teste de impresso verificar que as margens no so as adequadas, ajuste a seu gosto. Para os Cabealhos e Rodaps, coloque todos os selectores com o valor -vazio-. Prima OK para alterar estes valores.

Impresso em Tales de Venda


Aps configurar o seu Browser de acordo com o NetFacturao estar pronto a imprimir. Caso no esteja a conseguir aceda s configuraes da prpria impressora de tales.

Utilizao do Leitor de Cdigo de Barras


Na rea da Venda a Dinheiro, na parte inferior encontra-se o campo Cdigo de Barras. Embora existam algumas excepes, praticamente todas as aces do POS deixam o cursor neste campo, de forma a permitir a leitura de produtos por Cdigo de Barras. Se o campo no estiver activo, ento a deteco dos cdigos de barras dos artigos no poder funcionar correctamente. Pressionando neste campo, o cursor fica activo, e assim basta usar o Leitor de Cdigo de Barras para ler um identificador de produto. Imediatamente aps a deteco, o sistema procura pelo identificador na base de dados e retorna o Artigo encontrado, ou a mensagem de erro, caso o identificador no exista.

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


10

Abertura de Gaveta de Dinheiro

O Net|Facturao permite fazer a impresso de tales de Vendas a Dinheiro, bem como de pequenos tales de controlo de abertura da gaveta. A impressora pode ser configurada de forma a, cada vez que for impresso um documento, enviar um sinal de abertura gaveta de dinheiro.

Fig. 1

Para executar esta configurao, necessrio abrir a janela de propriedades da impressora. Se o fizer a partir do dilogo de impresso, escolhendo a opo Propriedades (Fig 1), estas configuraes s ficaro disponveis durante a sesso do programa que est a usar para aceder impressora.

Fig. 2 Fig. 3

De forma a tornar as configuraes definitivas, deve procurar por Impressoras no Painel de controlo do seu computador, como exemplificado nas figuras 2 e 3. Clique sobre a impressora com o boto direito do rato, e seleccione Propriedades (Fig 4). No primeiro separador, clique na opo Preferncias de impresso.

Fig. 4

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


11

Na nova janela, escolha o separador Document Settings, e na lista de opes selecione a linha Cash Drawer. As configuraes para esta opo surgiro em baixo. Altere os parmetros Cash Drawer #1 (2 Pins) e Cash Drawer #2 (5 Pins) para a opo Open after printing (Fig 5). No final clique em OK para confirmar as novas configuraes.

Fig. 5

Sugerimos que a impressora que usar com a aplicao seja definida como pr-definida. Para isso, v novamente ao Painel de Controlo, seco de Impressoras, clique com o boto direito na impressora e escolha a opo Estabelecer como Impressora Predefinida.

Nota: estas definies que apresentamos, relativamente Gaveta de Dinheiro, esto de acordo com o modelo do perifrico que testmos. normal que estas definies possam alterar um pouco de acordo com o perifrico que possuir.

Obrigado e Bons Negcios,

Equipa OpenSales Net|Facturao

NetFacturao 2.0 Mdulo POS


12

Anda mungkin juga menyukai