Anda di halaman 1dari 11

Fumar durante a amamentao prejudica o seu beb. Evite fumar enquanto estiver a amamentar.

O consumo de tabaco pode reduzir a qualidade do seu leite e a sua produo e afectar o desenvolvimento do seu beb. Muitas das cerca de 4000 substncias contidas nos cigarros passam para o leite. Sabe se que a concentrao de nicotina no leite da me maior do que no sangue. Os bebs amamentados por mes fumadoras sofrem com mais frequncia de clicas, choram mais e, s vezes, no ganham peso to bem como os bebs amamentados por mes que no fumam. No entanto, mesmo que no seja capaz de deixar de fumar, o leite materno to valioso para o beb que deve continuar a dar peito. Desde qu e mamem, os bebs de mes fumadoras no adoecem muito mais do que os outros bebs. O aleitamento materno reduz os efeitos nocivos do tabaco. Tente, pelo menos, no fumar em casa e no deixe que ningum o faa. Alm disso, d de mamar antes de fumar um ciga rro. Fume um cigarro (ou meio) aps a mamada e longe do beb e procure no fumar mais at depois da prxima mamada. No se esquea de no fumar prximo ao beb e pea que ningum o faa. Os bebs que vivem em casas onde se fuma tm maior risco de morte sbita e de vir a sofrer de doenas das vias respiratrias, como pneumonias, bronquites e asmas, e de otites. Um aumento de quase 60% na ocorrncia de pneumonias e bronquites acontece quando um dos pais fuma, situao que se agrava ainda mais quando ambos f umam. Quem no fuma, mas sofre de asma, bronquite crnica, enfisema, hipertenso ou angina, invariavelmente afectado pelo fumo passivo. Todos aqueles que tm problemas respiratrios passam consequentemente a ter mais dificuldades em respirar, alm de se constatar aumento da tenso arterial e frequncia e gravidade da angina. Em estudos realizados em vrios pases Grcia, Japo e Estados Unidos), o cnjuge de um fumador v o seu risco de contrair doenas aumentado, como acontece por exemplo com mulheres n o-fumadoras que vm um aumento significativo de risco de cancro de pulmo quando habitam com um fumador.

Exposio

Materna

ao

Cigarro

Aleitamento

Sabe-se que a exposio ao fumo, seja direta ou indiretamente, prejudicial aos bebs e crianas menores.

Para avaliar a real influncia do cigarro em bebs amamentados, mdicos canadenses avaliaram cerca de 500 bebs que estavam sendo amamentados e que possuam um risco aumentado de desenvolverem asma e alergias, baseado em uma histria familiar altamente positiva para estas patologias. Estes bebs foram separados em grupos no expostos e expostos ao cigarro, seja diretamente, pois suas mes fumavam, seja indiretamente, pois havia algum no domiclio que era fumante. Para avaliar a absoro do fumo e sua transmisso pelo leite materno, realizou -se a dosagem urinria da cotinina (um dos derivados da nicotina, metabolizada rapidamente pelos rins; tem efeitos estimulantes). Como resultado, observou-se que os nveis urinrios da cotinina foram 5 vezes maiores em crianas amamentadas cujas mes fumavam do que naquelas cujas mes fumavam mas no amamentavam os seus bebes. Dados de outros trabalhos sugeriam que a exposio ao fumo durante a gravidez e logo aps o parto podem levar a um risco aumentado do vcio de fumar; outros dados informam ainda que exite relao entre a elevao dos nveis de cotinina urinria e doenas pulmonares. Baseando-se nos dados obtidos, e nos estudos anteriores, os autores do trabalho recomendam que as mes evitem o cigarro, seja direta como indiretamente, durante a gravidez e durante o perodo de amamentao. Fonte: ArchPediatrAdolesc Med. 1999;153:689-691

Fumo e amamentao: efeitos a curto prazo no sono e na alimentao de crianas

Mulheres grvidas fumantes causam uma sria ameaa a sua sade e a sade da criana. Esta ameaa a criana continua aps o nascimento quando elas so expostas passivamente a nicotina e aos outros constituintes txicos do cigarro no ar ambiente e no leite materno. Apesar de a nicotina ser encontrada em grande quantidade no leite materno de

mes que fumam, a amamentao ainda assim protetora. A incidncia de doenas respiratrias agudas em crianas cujas mes fumavam foi reduzida com a amamentao, quando comparada aos leites de frmula.
A nicotina no considerada contra -indicao para a amamentao,

apesar das recomendaes de interrupo do fumo na gravidez e amamentao. Existem poucas evidncias de que o fumo provoca efeitos adversos na criana, possivelmente devido ao pequeno nmero de estudos nesta rea. Mulheres fumantes amamentam menos freqentemente do que as que no fumam, e quando o fazem, por um tempo mais curto. As possveis explicaes so que acima de 10 cigarros/dia afeta o processo de aleitamento reduzindo a produo e alterando a composio do leite. As mes so mais propensas a acreditar que seu leite foi insuficiente e ficam menos motivadas a amamentao. As crianas de mes que fumam menos de 5 cigarros/dia apresentam comportamentos de choro e clica que promovem a interrupo precoce da amamentao. Este estudo experimental foi realizado para a determinao de como o fumo influencia a amamentao a curto prazo. Quinze mes fumantes foram analisadas em dois dias diferentes, separados por uma semana: o primeiro fumando (no na presena dos seus filhos) e o segundo sem o fumo .
Apesar de no terem ocorrido diferenas entre a quantidade de leite ingerido pelas criancas, houve mudanas no sabor do leite.

As crianas apresentaram um tempo de sono significativamente menor aps o fumo (53,4 minutos vs. 84,5 minutos) quando comparados ao dia com absteno do fumo. Esta reduo deveu -se ao encurtamento dos perodos mais longos de sono e reduo na quantidade de tempo do sono ativo e profundo. Com o aumento das doses de nicotina ocorreu uma reduo na durao do tempo de sono. Os autores concluem que um episdio de fumo por mes que amamentam altera o padro de sono da criana. As crianas dormem um tempo significativamente menor e acordam mais cedo dos cochilos. Estas mudanas so atribudas nicotina, e quanto maior a sua dose, maio r a interferncia no padro de sono.

Mennella J.A., Yourshaw L.M., Morgan L.K. et al Monell Chemical Senses Center, Philadelphia, Pennsylvania, USA Se amamentar, no fume.
FUMO

As estatsticas mdicas internacionais comprovam que quem conseguiu parar de fumar durante trs quartos do ano, consegue faz -lo por mais alguns meses. Ainda bem, pois fumar terminantemente proibido durante a amamentao, como o durante a gravidez. As substncias qumicas do cigarro no apenas reduzem a produ o do leite mas tambm, sua qualidade. O beb no se desenvolve to bem. Se de todo no der para agentar, voc poder se permitir um cigarro de vez em quando. Mesmo assim, apenas noite, depois da ltima mamada, e jamais na presena do beb ou dentro de casa. Essa medida tambm vale para os outros fumantes. Saiba que as crianas que fumam passivamente adoecem mais vezes, sobretudo das vias respiratrias.

Olha

pesquizei

peguei

num

site:

Segundo um estudo publicao na revista Pediatrics. 2007 Sep;120(3):497502, resumido na revista Dilogo Mdico de Maio/Junho de 2008, "Mulheres grvidas fumantes causam uma sria ameaa sua sade e sade da criana. Esta ameaa sade da criana continua aps o nascimento, quando elas so expostas pas sivamente nicotina e aos outos constituintes txicos do cigarro no ar ambiente e no leite. Apesar da nicotina ser encontrada em grande quantidade no leite materno de mes que fumam, a amamentao ainda assim e protetora. A incidncia de doenas respiratrias agudas em crianas cujas mes fumavam foi reduzidas com a amamentao, quando comparada aoss leites de frmula." Isso provavelmente comparado a crianas aleitadas com frmulas infantis com mes fumantes. Ou seja, dois grupos de crianas fumantes pas sivas, sendo que um teve a sade melhor protegida pelo aleitamento materno, e a outra ficou entregue s formulas feitas a base de leite de vaca.

"A nicotina no considerada contra-indicao para a amaentao, apesar das recomendaes de interrupo do fumo na gravidez e amamentao". Ou seja, o que deve ser interrompida a prtica do fumo, e no a amamentao. Ainda segundo o estudo, mulheres que fumam mais de 10 cigarros/dia tm tm o processo de aleitamento reduzindo a produo e alterando a composio do leite. Crianas de mes que fumam menos de 5 cigarros/dia apresentam choro e clica, interrompendo precocemente a amamentao. O estudo acompanhou apenas 15 mes (amostra pequena), mas de uma forma diferente: num primeiro dia, fumando (longe de s eus filhos), e num segundo dia, sem fumar. H ainda a evidncia de que o cigarro altera o sabor do leite. Bebs apresentaramum tempo de sono menor aps o fumo (53,4 minutos x 84,5 minutos). Quanto maior a dose de nicoina ingerida, maior a reduo da dura o do sono. Ou seja, parar de fumar enquanto amamenta tem efeito prtico imediato sobre a qualidade de vida do seu filho. Portanto: 1) se voc fuma, pare de fumar. 2) se voc fuma e tem filhos, j deveria ter parado de fumar; 3) se voc fuma e engravidou, pare imediatamente de fumar. 4) se voc fuma e teve um filho, pare de fumar e amamente. Se no conseguir parar de fumar, tente levar a srio sua amamentao e no fume perto de seu filho (que no precisa ser fumante passivo). 5) se voc fuma e amamenta, no reclame que seu nenem estressado e que ele no deixa voc dormir e que mama toda hora e no ganha peso suficiente. Provavelmente voc que o estressa, que no o deixa dormir, que muda o gosto do leite que ele mama, causa clicas e que provoca a necssidade de complemento com frmulas. 6) se voc fuma, engravidou, amamentou e se sente bem -sucedida com sua empreitada, tenha em mente que isso uma exceo, mas saiba que ainda seu filho corre o risco de desenvolver doenas respiratrias no curto, m dio e longo prazos. Isso no motivo para culpa (para responsabilidade talvez, mas no culpa), porque sentimentos de culpa no servem para muita coisa, na prtica. Mas um senso de responsabilidade e ateno para que a criana seja acompanhada do pediatra com ateno e se necessrio seja referida a especialistas ligados aos eventuais problemas respiratrios que tiver. Retirada do Blog do pediatra..

Tabagismo

O consumo de cigarros a mais devastadora causa evitvel de doenas e mortes prematuras da histria da humanidade. O consumo do tabaco atingiu a proporo de uma epidemia global, provocando, a cada ano, a morte de 4 milhes de pessoas em todo o mu ndo, ou seja, uma a cada oito segundos. Um quadro preocupante com conseqncias graves sobre a sade da populao, a economia e o meio ambiente. A Organizao Mundial da Sade -OMS registra mais de 60 mil pesquisas publicadas e reproduzidas em diver sos lugares do mundo, comprovando a relao causal entre o consumo do cigarro e doenas graves como cncer de pulmo (90% dos casos), enfisema pulmonar (80%), infarto do miocrdio (25%), bronquite crnica e derrame cerebral (40%). Por esta razo, o controle do tabagismo uma das prioridades do Instituto Nacional de Cncer, j que esta a mais importante e eficaz ao de preveno do cncer de pulmo, reduzindo seus ndices de incidncia e mortalidade. Em 1997, o INCA foi nomeado Centro Colaborador da OMS para o Programa "Tabaco ou Sade" na Amrica Latina cujo objetivo estimular e apoiar polticas e atividades anti -tabagismo nessa regio.
Tabagismo e Sade

A fumaa do cigarro contm ciliotoxinas e irritantes que produzem irritao nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos clios pulmonares, ocasionando alergia respiratria em fumantes e no fumantes. Clios so projees semelhantes a cabelos muito finos, que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulm o. Quando paralisados pela exposio fumaa do cigarro, as secrees acumulam -se, contribuindo para a "tosse do fumante" e para o surgimento de infeces respiratrias freqentes naqueles que entram em contato com a fumaa do cigarro.
Tabagismo Passivo Absoro da Fumaa do Cigarro por No -Fumantes

Os no-fumantes expostos fumaa do cigarro absorvem nicotina, monxido de carbono e outras substncias da mesma forma que os fumantes, embora em menor quantidade. A quantidade de txicos absorvidos depende da extenso e da intensidade da exposio, alm da qualidade da ventilao do ambiente onde se encontra a pessoa.

Considerando-se o monxido de carbono, sabe -se que o padro de qualidade do ar bom de 9ppm (partes por milho) e que a conce ntrao mxima permitida no ar urbano de 30ppm. Nas cidades com altos ndices de poluio ambiental, ao serem atingidas 40ppm de monxido de carbono, so acionadas medidas de controle de poluio, a fim de proteger e alertar a populao para o problema. Nos ambientes de trabalho fechados, a Organizao Internacional do Trabalho-OIT considera 50ppm como a concentrao mxima a ser atingida, uma vez que o homem um ser biolgico capaz de suportar exposies dessa natureza por algum tempo. No entanto, col ocando-se 25 fumantes consumindo 4 cigarros por hora em uma sala de 1.000 m, rapidamente se atingir 100ppm de monxido de carbono, sem que haja nenhum controle ou preocupao em desencadear aes para o controle da poluio ambiental. A permanncia em um ambiente poludo faz com que se absorvam quantidades de substncias tais como a nicotina em concentraes semelhantes s de quem fuma. Tal comprovao feita atravs da medio da cotinina, principal produto da decomposio da nicotina. Esta substncia pode ser encontrada no sangue e na urina de no -fumantes que moram ou trabalham com fumantes. Tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados tais como trabalho, residncia, locais de lazer e hospitais, o cigarro considerado, pela Organizao Mundial de Sade, como o maior agente de poluio domstica ambiental. Cada vez mais autoridades governamentais estabelecem regulamentos que protegem o no -fumante. Alm disso, houve um aumento da conscientizao dos indivduos sobre o ar q ue eles respiram, no s em casa, como nos ambientes de trabalho e locais pblicos. No Brasil progressivamente surgem leis em nvel estadual e municipal preservando os direitos dos no-fumantes, o que mostra um avano na conscientizao das autoridades no que tange poluio tabgica ambiental. Mas pode-se fazer mais, estimulando-se locais de trabalho, escolas, unidades hospitalares e outros setores da sociedade a desenvolverem uma poltica de proteo ao no -fumante em ambientes fechados.

Efeitos da Fumaa sobre a Sade do No-Fumante

Os fumantes passivos sofrem os efeitos imediatos da poluio tabgica ambiental, tais como irritao nos olhos, manifestaes nasais, tosse, cefalia, aumento de seus problemas alrgicos, principalmente das vias

respiratrias, e aumento de problemas cardacos, principalmente elevao da presso arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a mdio e longo prazos so a reduo da capacidade funcional respiratria (o quanto o pulmo capaz de exercer a sua funo), aumento do risco de ter artrioesclerose e aumento do nmero de infeces respiratrias em crianas. Alm disso, os fumantes passivos morrem duas vezes mais por cncer de pulmo do que as pessoas no submetidas poluio tabgica ambiental. As crianas, principalmente as de baixa idade, so enormemente prejudicadas em sua convivncia involuntria
O Fumo e a Gravidez

Fumar durante a gravidez traz srios riscos. Abortos espontneos, nascimentos prematuros, bebs de baixo peso, mortes fetais e de recmnascidos, complicaes com a placenta e episdios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais freqentemente quando a mulher grvida fuma. A gestante que fuma apresenta mais complicaes durante o parto e tm o dobro de chances de ter um beb de me nor peso e menor comprimento, comparando -se com a grvida que no fuma.Tais agravos so devidos, principalmente, aos efeitos do monxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, aps a absoro pelo organismo materno. Um nico cigarro fumado por uma gestante capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Assim, fcil imaginar a extenso dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante. Os riscos para a gravidez, o parto e a criana no decorrem somente do hbito de fumar da me. Quando a gestante obrigada a viver em ambiente poludo pela fumaa do cigarro ela absorve as substncias txicas da fumaa, que pelo sangue p assa para o feto. Quando a me fuma durante a amamentao, a nicotina passa pelo leite e absorvida pela criana.
Efeitos da Fumaa sobre a Sade da Criana

Se a me fuma depois que o beb nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Durante o aleitamento, a criana recebe nicotina atravs do leite materno, havendo registro de intoxicaes atribuveis nicotina (agitao, vmitos, diarria e taquicardia) em filhos de mes fumantes de 20 ou mais cigarros por dia. Em recm-nascidos, filhos de mes fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observou-se acidentes mais graves como palidez, cianose, taquicardia e crises de parada respiratria, logo aps a mamada.

Estudos mostram que crianas com sete anos de idade, nascidas de mes que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestao, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianas: observou-se atraso de trs meses para a habilidade geral, de quatro meses para a leitura e cinco meses para a matemtica. H tambm uma maior prevalncia de problemas respiratrios (bronquite, pneumonia, bronquiolite) em crianas de zero a um ano de idade que vivem com fumantes, em relao quelas cujos familiares no fumam. Observa-se que, quanto maior o nmero de fumantes no do miclio, maior o percentual de infeces respiratrias, chegando a 50% nas crianas que vivem com mais de dois fumantes em casa. , portanto, fundamental que os adultos no fumem em locais onde haja crianas, para que no as transformem em fumantes passivos. Fonte: MINISTRIO DA SADE. INSTITUTO NACIONAL DE CNCER. COORDENAO NACIONAL DE CONTROLE DE TABAGISMO CONTAPP. "Falando Sobre Tabagismo". Rio de Janeiro, 1996. O American JournalofPublic Health (Revista Americana de Sade Pblica), Fevereiro 2006, publicou um estudo feito pelo Dr. Jihong Liu da Universidade da Carolina do Sul, mostrando que as mes que fumam mais do que 10 cigarros por dia aps darem luz podem ser privadas mais rapidamente de amamentarem seus bebs do que as no fumantes. D r. Liu fez a pesquisa no Centro Norte-Americano para o Controle e Preveno de Doenas em Atlanta, Gergia. Ele e colegas analisaram dados de mais de 3 mil mulheres e acharam que 91% das novas mes comearam a amamentar seus bebs, s que 26% delas tiveram que interromper a amamentao quando eles estavam com 10 semanas de vida. Isto ocorreu, eles crem, por fatores hormonais como a diminuio da prolactina e da produo do leite materno, tambm porque elas estavam preocupadas com as substncias txicas do cigarro e porque seus bebs choravam mais e tinham mais clicas, sintomas encontrados mais frequentemente em bebs cujas mes fumam. Os pesquisadores recomendam que as mes sejam orientadas a pararem de fumar na gravidez e na amamentao para que possam amamentar seus bebs j que sabemos que o leite materno a melhor alimentao para os recm -nascidos. Um outro estudo feito por Morales-Surez-Varela MM, Bille C, Christensen K, Olsen J, entitulado Smoking Habits, Nicotine Use, and Congenital Malformations ( Hbitos de Fumar, Uso de Nicotina e Malformaes Congnitas ObstetricsandGynecologyJanuary 2006;

107:50-57) mostrou que substitutos de nicotina durante as primeiras doze semanas da gravidez parecem aumentar o risco de malformaes congnitas. Dra. Maria Morales-Surez-Valera, da Universidade de Valencia na Espanha e colegas compararam dados do DanishNationalBirthCohort de 1997 at 2003 com os do Hospital Medical Birth Registry, que documentam malformaes congnitas no nascimento ou no primeiro ano de vida do beb. Segundo o estudo, 76.768 pessoas foram entrevistadas entre as semanas 11 e 25 da gravidez com relao aos seus hbitos de fumar e uso de substitutos de nicotina (chicletes, adesivos ou inalantes) durante as primeiras 12 semanas da gravidez. Deste total, 20.603 mes fumavam pela ocasio do nascimento dos bebs, enquanto que 56.165 no fumavam. Os autores da pesquisa verificaram a presena de leses congnitas nos bebs das mes fumantes tais como lbio leporino e malformaes digestivas e circulatrias, embora no muito significativo, porm isto pode refletir um aumento do nmero de abortos entre as mes fumantes.
Notcias Relacionadas
y

07/08/2009 Me precisa receber orientao sobre aleitamento

04/08/2009 Amamentar reduz risco de diabetes em mes

04/08/2009 Profissionais orientam sobre importncia da amamentao

Achou-se que as mes que usaram substitutos da nicotina durantes as primeiras 12 semanas de gravidez tiveram bebs com mais defeitos congnitos do que as que no fumavam e no usaram substitutos da nicotina e do que as que fumavam. Dra. Morales -Surez-Varela e seus colegas acreditam que esta discrepncia p ode ser explicada pelo fato de que os substitutos de nicotina podem ser absorvidos por um caminho diferente e alcanar maiores picos de doses de nicotina comparados com fumar cigarros. Outra pesquisa cientfica avaliou durante dois anos os efeitos sobre 4089 bebs e crianas at dois anos de idade expostos em ambiente de fumantes de cigarros. Quando os bebs completaram dois meses de idade os pais responderam um questionrio com perguntas sobre aspectos gerais do estilo de vida incluindo hbitos de fumar da me na gravidez e aps o nascimento

da criana. Quando as crianas completaram um ano e dois anos de idade foram dados novos questionrios com perguntas sobre alergia respiratria, exposio ambiental substncias txicas, especialmente exposio fumaa do tabaco. Os resultados mostraram que quando as mes haviam fumado durante a gravidez porm no aps, houve um aumento do risco de dificuldades respiratrias nas crianas repetidas at aos dois anos de idade. O mesmo foi encontrado em crianas cujas mes no fumaram mas tiveram seus filhos expostos ambiente de fumantes. Mes que fumaram durante a gravidez tambm tiveram seus filhos com aumento de asma at os dois anos de idade comparados com crianas cujas mes no fumaram e no foram expostas a ambiente de fumantes.

Anda mungkin juga menyukai