Anda di halaman 1dari 5

Unid3mod1 exercicios tentativa 2

Exerccios

TESTE REALIZADO

Questo 1

Indique V (verdadeiro) ou F (falso)

1 - Os saberes que traduzem sentimentos e opinies individuais e de grupos, cujos significados variam de acordo com os valores e condies de quem os produzem, so caracterizados como sendo originrios do senso comum. 2 - Na atual perspectiva, a cincia pode ser entendida como a relao entre teoria e fato. 3 - A caracterizao da cincia como sendo uma coleo de fatos isolados proveniente do senso comum. 4 - Na perspectiva empirista, a cincia um mtodo de abordagem abstrato, voltado formulao de teorias. Sua(s) resposta(s): V; V; V; F; Valor: Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Valor recebido:

10.00

Questo 2

Assinale o conjunto de palavras que melhor caracteriza uma teoria cientfica :

1 2 3 4 5

organizar estruturar - descrever comprovar testar - anunciar definir descrever - fundamentar testar concluir - comprovar descrever explicar - prever

Sua resposta: organizar estruturar - descrever Valor: Resposta Errada - Consulte as pginas 3 e 4. Valor recebido: 0.00

Questo 3

Com relao s afirmativas abaixo assinale V (verdadeiro) ou F (falso) :

1 - A teoria pode ser definida como sendo um conjunto de conceitos ligados por afirmaes relacionais, internamente consistentes umas com as outras. 2 - Toda teoria um conhecimento abstrato e intelectual. Assim, a pesquisa cientfica deve dar nfase atividade prtica. 3 - A teoria s ganha consistncia quando prescinde da criatividade do pesquisador. Sua(s) resposta(s): V; F; F; Valor: Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Valor recebido:

10.00

Questo 4

Nas questes abaixo so feitas duas afirmaes ligadas pela conjuno PORQUE. Marque a alternativa : a) se as duas afirmaes forem corretas e a segunda justificar a primeira; b) se as duas afirmaes forem corretas e a segunda no justificar a primeira; c) se a primeira for correta e a segunda, INCORRETA; d) se a primeira for INCORRETA e a segunda, correta; e) se as duas afirmaes forem INCORRETAS. Afirmaes: I ) A cincia contempornea transita em torno de teorias, no se encontra, portanto, limitada coleta de dados. PORQUE Somente uma teoria slida pode julgar a consistncia dos dados. II ) A observao e a experimentao servem para verificar os domnios, validades e predies de uma teoria. PORQUE O trabalho cientfico s pode ser desenvolvido partir do referencial terico existente. III ) Fatos e teorias tm uma relao de interdependncia, que possibilita cincia fazer previses. PORQUE Os fatos no se do ao acaso, desconsiderando formulaes tericas, e as teorias precisam ser comprovadas, sob pena da cincia perder o seu carater de previbilidade.

1 2 3 4 5

I-A, I-C, I-A, I-C, I-B,

II-B ,III-A II-D, III-E II-B, III-C II-B,III- D II-D, III-A

Sua resposta: I-C, II-D, III-E Valor: Resposta Errada - Consulte as pginas 3 e 4. Valor recebido: 0.00

Questo 5

Funes da Teoria, associe a segunda coluna de acordo com a primeira :

1 - Mostrar caminhos para novas investigaes. 2 - Elaborar generalizaes empricas e sistemas de inter-relaes entre proposies 3 - Ultrapassar o conhecido e indicar que fatos novos podem vir a acontecer. 4 - Delimitar a amplitude da pesquisa e demarcar fatos importantes. 5 - Estruturar conceitos relativos a processos e objetos a serem estudados. Sua(s) resposta(s): Indicar lacunas no conhecimento; Resumir; Prever fatos; Orientar; Conceitualizar e classificar; Valor: Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Valor recebido:

10.00

Questo 6

Quanto s funes da teoria NO podemos afirmar :

1 2 3 4 5

Organiza o conhecimento atual sobre determinada matria. Desempenha o papel de estabelecer que fatos devem ser esperados Seleciona e prioriza os fatos usando critrios de importncia. Encontra-se subordinada experimentao emprica. Identifica e tenta superar as falhas verificadas no conhecimento.

Sua resposta: Desempenha o papel de estabelecer que fatos devem ser esperados Valor: Resposta Errada - Consulte a pgina 3. Valor recebido: 0.00

Questo 7

Com relao s afirmativas abaixo assinale V (verdadeiro) ou F (falso) :

1 - O conhecimento cientfico a nica explicao aceitvel da realidade 2 - A formulao adequada de um problema de pesquisa est relacionada ao conhecimento do atual estado-da-arte sobre o tema. 3 - Uma teoria pode ser entendida como um conjunto de hipteses organizadas por uma relao de implicao. Sua(s) resposta(s): F; V; V; Valor: Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Valor recebido:

10.00

Questo 8

Assinale o conjunto de palavras que melhor caracteriza uma teoria :

1 2 3 4 5

conhecimento soluo empirismo possibilidade de conhecimento teoria mtodo possibilidade de soluo teste de hipteses neutralidade interveno do sujeito mtodo soluo teste de hipteses mtodo conhecimento

Sua resposta: conhecimento soluo empirismo Valor: Resposta Errada - Consulte a pgina 2. Valor recebido: 0.00

Questo 9

Funes da Teoria Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira :

1 2 3 4 5

Vocabulrio do cientista. Aspectos da teoria que sugerem outras questes a serem investigadas. Delimitao dos fatos a serem estudados. Extrapolao do conhecido para o desconhecido. Generalizaes empricas e inter-relaes entre proposies.

Sua(s) resposta(s): Conceitualizao; Lacunas; Orientao; Previso; Resumo; Valor: Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Resposta Correta; Valor recebido:

10.00

Questo 10

Assinale a alternativa que no descreve corretamente um fundamento terico da pesquisa.

1 2 3 4 5

A cincia contempornea acumula fatos empricos. Sem teoria no h previsibilidade na cincia. A cincia contempornea transita em torno de teorias. A teoria um conjunto de fatos inter-relacionados. Um fato uma observao empiricamente verificada.

Sua resposta: A teoria um conjunto de fatos inter-relacionados. Valor: Resposta Errada - Consulte as pginas 1 e 2. Valor recebido: 0.00

Total de itens corretos: 20 Total de itens errados: 5 Nota obtida no teste:

50.00 / 100

Anda mungkin juga menyukai