Anda di halaman 1dari 19

Evidncias da Evoluo

objetivos

Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de: Interpretar fenmenos da Natureza como evidncias da evoluo. Relacionar a sucesso estratigrca de fsseis com sucesso temporal. Diferenciar os efeitos da descendncia e da convergncia evolutiva na produo ou manuteno de semelhanas entre organismos. Enumerar as principais evidncias morfolgicas e moleculares da evoluo.

AULA

Evoluo | Evidncias da Evoluo

INTRODUO

Na aula passada, zemos uma srie de 12 perguntas relacionadas observao de fatos da Natureza. Pedimos que voc pensasse bem sobre o maior nmero possvel de explicaes dentro e fora da evoluo para aqueles fatos. Como voc ver na prxima aula (Um histrico da Evoluo), o reconhecimento da evoluo como processo gerador da biodiversidade aconteceu muito recentemente na histria da civilizao ocidental. Somente nos ltimos 200 anos, os lsofos e cientistas comearam a se dar conta de que os fsseis resultavam de seres que viveram no passado (e no apenas de pedras parecidas com animais ou plantas); de que muitos deles eram de espcies que no existem hoje em dia (e no apenas animais que sempre existiram e que foram petricados recentemente); e de que a Terra tinha uma histria geolgica antiga (e no apenas os cinco ou seis mil anos de histria humana). Vamos apresentar aqui, brevemente, as evidncias que permitiram aos cientistas concluir que a evoluo ocorreu e ainda ocorre. Sero apresentadas as constataes factuais, cuja explicao mais evidente a evoluo. Os processos responsveis pela evoluo, ou seja, os modos como a evoluo ocorre, sero apresentados ao longo do curso.Aps cada evidncia da existncia da evoluo, tambm apresentaremos evidncias alternativas que serviriam para demonstrar o contrrio, ou seja, para provar que a evoluo no existiu. Em cincia, freqentemente devemos nos perguntar: que resultados fariam com que se tornasse falsa minha hiptese? Esse tipo de abordagem chama-se teste da falseao, e foi introduzido por Karl Popper (voc leu sobre ele no incio do curso de Gentica). De maneira geral, dizemos que uma teoria se fortalece quando esto claras, na sua formulao, as maneiras de false-la. Nesse contexto, teorias cientcas permanecem vlidas enquanto no so refutadas/falseadas.

22

CEDERJ

Duas informaes do registro fssil constituem importantes evidncias da evoluo da vida. A primeira a ordem cronolgica em que os fsseis se encontram, nas vrias camadas geolgicas. A segunda a existncia de formas intermedirias entre grupos considerados aparentados evolutivamente. Para entender a importncia da primeira evidncia, vamos considerar que voc, por acaso, no goste muito de arrumar sua mesa de trabalho (o mesmo raciocnio pode ser usado para o cho do seu quarto!). Dessa forma, ao longo dos dias, voc vai colocando toda a correspondncia que chega em uma pilha em cima da mesa (ou as roupas usadas em vrias camadas em algum canto do cho do quarto). Depois de duas semanas (Figura 2.1), voc se lembra de que precisa pagar uma conta de telefone que chegou h dez dias e est para vencer. Onde voc vai procur-la? No topo da pilha? provvel que ela no esteja no topo, mas se encontre mais prxima, ao fundo da pilha. Quando comea a procurar, voc se lembra de que, na mesma poca em que chegou a conta do telefone, voc tambm havia recebido um convite para um casamento que iria acontecer na semana seguinte. Voc continua procurando, sabendo que, quando encontrar a conta, o convite tambm vai estar por perto (na mesma localizao na pilha de papis). De maneira geral, podemos dizer que os documentos mais antigos estaro mais para o fundo da pilha e os mais recentes, mais para o topo; existir uma relao entre estratigraa (isto , a posio nos vrios estratos ou camadas da sua pilha) e tempo. Se a evoluo no existisse, fsseis de todos os tipos deveriam encontrar-se em todas as camadas. No entanto, o que se observa que, nas camadas mais profundas encontram-se os organismos estruturalmente mais simples, e a complexidade estrutural aumenta conforme se investigam as menos profundas. Assim, em rochas de trs bilhes de anos, que normalmente se encontram nas regies fossilferas mais profundas, ns s observamos fsseis de bactrias. J em rochas de dois bilhes de anos, aparecem os primeiros eucariotos, embora estes no sejam os que conhecemos hoje em dia, pois so organismos muito simples, unicelulares. Organismos multicelulares levam outro bilho de
Figura 2.1: Pode existir ordem cronolgica no meio da baguna em uma mesa de trabalho.

CEDERJ

23

AULA

EVIDNCIA 1 O REGISTRO FSSIL

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

anos para aparecer (e mais vrios metros de rocha para cima da pilha). Os primeiros animais s vo aparecer em rochas de cerca de meio bilho de anos (580 milhes) e so exatamente o que esperaramos encontrar nas partes mais profundas: esponjas e anmonas do mar. A partir da, o processo se acelera: em rochas com apenas 20 milhes de anos a mais do que aquelas em que esto as esponjas e anmonas, j encontramos os primeiros moluscos e equinodermas. At hoje no foi encontrada nenhuma rocha com mais de 500 milhes de anos que apresentasse animais terrestres. Tais animais (principalmente insetos) s vo aparecer em rochas de 400 milhes de anos, e os primeiros rpteis e aves s apareceram nas camadas mais superciais, de 300 milhes de anos. Os mamferos, ento, s vo aparecer em rochas de 100 milhes de anos. A mesma estratigraa observada com as plantas. Nenhuma rocha estudada at hoje, de mais de 200 milhes de anos, tem fsseis de plantas de ores, apesar de essas rochas apresentarem fsseis de samambaias, cuja resistncia fossilizao a mesma que a das fanergamas. Apesar de as plantas que se reproduzem por ores serem predominantes hoje em dia, no registro fssil elas s vo aparecer nas camadas mais superciais, com menos de 70 milhes de anos. Quer dizer, ento, que a maioria dos dinossauros nunca viu uma or? De fato, se considerarmos que os dinossauros apareceram na Terra cerca de 300 milhes de anos atrs, e se extinguiram h cerca de 50 milhes de anos, ento somente os das pocas mais tardias conviveram com fanergamas. Assim, orestas, como as que conhecemos atualmente, formadas por rvores lenhosas, no possuem representantes fsseis em camadas com mais de 100 milhes de anos. A relao entre posio estratigrca e complexidade estrutural uma evidncia muito forte de que a evoluo aconteceu. Se encontrssemos fsseis de todas as formas de vida juntos, nos mesmos estratos, ns falsearamos a teoria evolutiva atual. Se encontrssemos, por exemplo, fsseis de dinossauros misturados com fsseis de macacos, ou se encontrssemos fsseis de mamferos nas rochas de mais de dois milhes de anos, ou de plantas lenhosas em estratos mais antigos do que os fsseis de pteridtas, ns teramos uma evidncia de que a teoria evolutiva, como a conhecemos, seria falsa.

24

CEDERJ

camadas mais recentes? Porque os organismos da Terra foram mudando ao longo do tempo, e os encontrados nas rochas mais profundas representam vestgios da fauna mais antiga. A segunda evidncia fssil importante a existncia de formas intermedirias na evoluo dos organismos. Se a evoluo no tivesse ocorrido, e todas as espcies tivessem surgido h alguns bilhes de anos, extinguindo-se com o tempo, no esperaramos encontrar formas intermedirias entre fsseis mais antigos e fsseis mais recentes. No entanto, apesar de o processo de fossilizao ser muito raro, de maneira que a maioria das espcies acaba no deixando nenhum registro, temos vrios exemplos dessas formas intermedirias, como aquelas entre dinossauros e aves (o Archaeopteris, veja Figura 2.3), entre mamferos terrestres e baleias e entre macacos e homens. Voc j viu vrios desses exemplos em outros cursos (Diversidade dos Seres Vivos e Grandes Temas em Biologia) e ver ainda melhor na aula sobre fsseis e evoluo humana.
Figura 2.2: Sucesso estratigrca de fsseis. Os fsseis mais antigos se encontram nas camadas mais profundas.

EVIDNCIA 2 A UNIDADE DA VIDA


Se todas as espcies tivessem aparecido simultnea e independentemente, elas poderiam ter encontrado solues semelhantes para problemas semelhantes, mas no deveriam apresentar uma homogeneidade estrutural, bioqumica e siolgica; alguns animais poderiam no ter a clula como sua unidade bsica, por exemplo. Da mesma forma, a no ser a descendncia de um ancestral comum, no existe razo para explicar por que organismos to diferentes, como bactrias, fungos, bananeiras, ostras, macacos e peixes tivessem, todos, o DNA como molcula carregadora da informao gentica. Nem seriam os cdigos genticos responsveis pela traduo dos genes em protenas praticamente idnticos em todos esses organismos.
Figura 2.3: Fssil de Archaeopteris, uma forma intermediria entre os dinossauros e as aves atuais.

CEDERJ

25

AULA

Agora responda: Por que as camadas de rochas mais antigas apresentam fsseis geralmente diferentes dos encontrados nas

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

Ento, pense bem e responda: por que o ATP a principal molcula transmissora de energia em todos os seres vivos, se outros nucleotdeos, como o GTP, o CTP e o TTP tm propriedades que os tornam igualmente ecazes para esse processo? Por que a meiose de todos os animais praticamente idntica? Por que, dos mais de 200 aminocidos conhecidos, apenas os mesmos 10% so usados para fazer as protenas de todos os seres vivos? Por que, das centenas de alternativas termodinamicamente equivalentes para a degradao da glicose produzindo energia (a gliclise, como voc j estudou em Bioqumica), apenas uma est presente em praticamente todos os seres vivos? A resposta simples: essas semelhanas moleculares entre todos os seres vivos ocorrem porque eles so descendentes dos mesmos ancestrais que encontraram solues originais ecazes desde o incio da evoluo. Essas solues foram selecionadas e mantidas em todos os seus descendentes, ao longo da evoluo. A cada ano so descobertas cerca de 4.000 novas espcies de animais e plantas. Se, em uma delas, os cidos nuclicos no forem a base da hereditariedade, ou ainda se o seu cdigo gentico for completamente diferente daquele dos outros seres vivos, ou ainda se o seu ciclo de Krebs for completamente substitudo por outra via de produo aerbica de energia, teremos uma boa evidncia para falsear a teoria evolutiva.

EVIDNCIA 3 RVORES FILOGENTICAS


Uma das caractersticas de nossa espcie a capacidade de organizar as coisas. Assim, dado um grupo de objetos, podemos facilmente construir uma classicao para eles. Podemos, por exemplo, classicar uma coleo de gurinhas, livros ou camisas, em grupos, de acordo com o tipo, cor etc. Uma biblioteca uma coleo organizada de livros. O biblioteconomista pode decidir classic-los por tipo, por assunto, por nome de autor, por antigidade ou at por tamanho. Dentro de cada grupo, os livros podem ser rearranjados em subgrupos, e assim por diante. No nal, para facilitar o trabalho de localizao dos livros, podemos, inclusive, produzir uma rvore de classicao (veja a Figura 2.4). Era assim que a taxonomia era vista no princpio, e todos os nomes dos grandes grupos taxonmicos que usamos at hoje (Cnidaria, Insecta, Mammalia, Primatas...) foram criados muito antes de se pensar em evoluo.

26

CEDERJ

Biblioteca

Histria

Biologia Cozinha brasileira Cozinha internacional Europia

Culinria

Antiga

Citologia

Recente

Ecologia

Taxonomia

Evoluo

Africana

Asitica
Figura 2.4: Uma rvore possvel de classicao de livros em uma biblioteca.

A palavra primitivo tem vrias conotaes no uso dirio das pessoas. Alguns associam primitividade a coisa atrasada, de pouco valor. Como na frase Ventilador muito primitivo; bom mesmo ar-condicionado. Outras pessoas idolatram a idia de primitivo, acham que o primitivo o melhor, entendendo a o primitivo como a Natureza, em oposio ao progresso e suas mazelas. Como na frase o que eu queria mesmo era ter uma vida primitiva, sem as complicaes do escritrio. Quando um evolucionista fala de primitivo, ele usa a palavra no seu signicado mais puro. Primus, em latim, quer dizer o primeiro. Ento, primitivas so as espcies mais ancestrais, e os caracteres (morfolgicos, moleculares etc.) que elas possuem. O oposto de primitivo, para um evolucionista, derivado. Observe que usar a palavra primitivo para uma espcie atual, mesmo que ela seja pertencente a um dos primeiros grupos a aparecerem na evoluo (como as esponjas, por exemplo) incorreto. Anal, se os animais primitivos eram esponjas, isso no signica que uma esponja que existe hoje em dia seja tambm primitiva. Anal, ela teve mais de 500 milhes de anos para evoluir at o que ela agora. E, como todos descendemos de um ancestral comum, isso signica que elas tiveram exatamente o mesmo tempo que ns para evoluir! S que ns seguimos outros caminhos evolutivos, que provocaram grandes divergncias morfolgicas em relao aos nossos ancestrais, enquanto que as esponjas atuais permanecem mais parecidas com as esponjas primitivas.

CEDERJ

27

AULA

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

Se a teoria da evoluo est correta, e a diversidade do planeta foi produzida por especiaes e mudanas, desde as espcies primitivas (veja o boxe sobre o uso da palavra primitivo) at as atuais, deve ser possvel fazer uma rvore de classicao que no represente apenas as semelhanas e diferenas entre grupos, mas tambm reita o padro logentico do grupo (phyllum = grupo; genesis = origem). Suponhamos, ento, que voc fosse classificar um grupo de animais que contivesse um morcego, uma ona, um pardal e um gamb. Voc poderia decidir que a presena de asas uma caracterstica importante, agrupando, assim, o morcego com o pardal. Pelo que voc j conhece de Biologia, esse agrupamento est errado. Por qu? Apesar de parecer muito simples, essa questo bsica em toda a taxonomia. A chave para responder a essa pergunta a corroborao dos caracteres. Se os caracteres dos seres vivos esto evoluindo continuamente, ento esperamos que classicaes construdas com vrios caracteres independentes (morfologia, qumica, gentica) sejam, de maneira geral, concordantes, e que as discordncias eventuais possam ser explicadas dentro do prprio processo evolutivo. Assim, essa classicao de animais em alados e no alados juntando morcegos e aves em um grupo conitaria com classicaes baseadas em outros caracteres morfolgicos, siolgicos e moleculares, e poderia ser explicada pelo processo de convergncia morfolgica causada pela seleo natural. A corroborao das rvores logenticas (rvores de classicao que reetem relaes de parentesco entre as espcies) atravs de vrios caracteres independentes , talvez, a demonstrao mais forte da realidade da evoluo. Uma das coisas que tornam uma rvore filogentica diferente de outras rvores de classificao que as linhas que ligam os grupos representam verdadeiros elos de ancestralidade. Os ns, nos quais as linhas se encontram, representam ancestrais, e a profundidade da rvore pode ser vista como representao do tempo. Vamos fazer um pequeno exerccio. Considere a seguinte lista de animais: esponjas, guas-vivas, insetos, lacraias, camares, mexilhes, serpentes, lagartos, crocodilos, pardais, baleias, vacas, humanos, chimpanzs, cangurus, sapos, atuns, estrelas-do-mar. Mostre esses animais a algumas pessoas que no saibam Biologia; procure incluir, no mnimo, uma criana de menos de 10 anos. Se ela no conhecer algum dos animais, procure mostrar, pelo menos, uma gura de um dos livros do curso de Zoologia ou, melhor ainda, mostre o bicho, se possvel.

28

CEDERJ

maiores. Anote os novos supergrupos. Continue o processo at que todos os animais e grupos formem um nico grupo, que seria chamado animais (ou, mais corretamente, Metazoa). Use as informaes dos grupos sugeridos por cada pessoa, para construir uma rvore logentica. Compare as rvores. Elas so parecidas ou diferentes? Compare as rvores feitas com o apresentado na Figura 2.5, que inclui, agora, tambm outros organismos.

Metazorios (animais)

Plantas
algas verdes samambaias coqueiros pinheiros

Fungos
cogumelos leveduras esponjas medusas

Artrpodes
crustceos moluscos

Rpteis
crocodilos

Mamferos
estrela-do-mar chimpanz marsupiais humanos

A
apenas um cotildone na semente

plumas placenta

exoesqueleto

sementes encobertas sementes Xilema e oema

duas fenestras no crnio

B
mnio

plos, sangue quente dedos


mandbulas

vrtebras protostmios Sistema nervoso e circulatrio rgos deuterostmios

Cloroplastos

Mitocndria, ncleo

Um ancestral comum hipottico

uma mudana de caracter herdada por todos os decendentes

Figura 2.5: rvore logentica com representantes dos principais grupos vivos na Terra.

CEDERJ

29

AULA
anfbios peixes

trs. Anote os grupos formados. Depois, pea que os reagrupe em grupos

Agora, pea-lhes que tentem juntar esses animais em grupos de dois ou

MDULO 1
bananas lagartos bactria iguanas musgos lacraias insetos baleias feijes cobras grama vacas aves

Evoluo | Evidncias da Evoluo

Essa rvore inclui membros de alguns dos grupos de seres vivos da Terra. Existem 1041 (1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000. 000.000.000) maneiras de se construir uma rvore com essas mesmas 30 espcies. No entanto, os agrupamentos apresentados na rvore so to naturais que, se dssemos a vrias crianas a tarefa de classicar esses organismos por semelhana, elas chegariam a rvores bastante parecidas (compare com as rvores que seus colegas e crianas zeram). claro que haveria surpresas, como talvez o grupamento das baleias com os peixes. E a maior parte das pessoas certamente no juntaria aves com crocodilos, apesar de sabermos hoje em dia que eles so aparentados. Mesmo assim, as rvores construdas pelas crianas seriam, estatisticamente, altamente correlacionadas e semelhantes rvore logentica da Figura 2.5. Essa rvore corroborada por caracteres morfolgicos, siolgicos e por um nmero enorme de caracteres moleculares independentes (genes de vrias regies dos genomas dos organismos). Mais importante ainda: a rvore produzida com seqncias de DNA tambm corroborada com o registro fssil, de modo que muitos dos ancestrais hipotticos (os ns) da rvore so encontrados, e sua posio nas vrias camadas de rocha corresponde bem com o esperado, com base na topologia da rvore. Essa corroborao, por mtodos independentes, uma evidncia clara da evoluo dessas espcies a partir de ancestrais comuns. Se ns tivssemos, por exemplo, um nmero grande de genes apoiando a ligao entre aves e morcegos, em vez de apoiar a unio desses organismos a seus grupos respectivos, que foram construdos claramente fundamentados na evidncia fssil, estaramos falseando a teoria evolutiva. O uso da Gentica Molecular tem revolucionado o estudo da evoluo. Hoje em dia, seqncias de DNA so usadas intensamente para esclarecer as relaes logenticas dos seres vivos. Elas foram teis, inclusive, para ver a evoluo em ao! Algumas pessoas dizem que, como a evoluo acontece to devagar, ns no podemos v-la, e que, por no podermos test-la objetivamente (fazendo uma evoluo no laboratrio, por exemplo), ela no pode ser considerada uma Cincia de verdade. No entanto, alm de o argumento estar errado em princpio (seno tambm no seriam cincias, por exemplo, a Fsica Atmica ou a Histria), ele tambm est errado na prtica, pois a evoluo j foi demonstrada em laboratrio. Vejamos um exemplo: os vrus evoluem muito rapidamente, podendo haver centenas de geraes em um ano. Assim, em 1992, foi feito um

30

CEDERJ

multiplicam rapidamente (Figura 2.6).

Figura 2.6: Evoluo de vrus produzida artificialmente em laboratrio. Linhagens de vrus eram separadas e reproduzidas por vrias geraes. Depois, cada grupo era separado em dois; esses dois novos grupos eram deixados reproduzir novamente por vrias geraes. Por exemplo, o cultivo do ancestral W foi dividido em dois, que foram deixados evoluindo independentemente. Um grupo foi reproduzido por 17 geraes, gerando o ancestral E. O outro foi reproduzido por 18 geraes, gerando o ancestral F. Esse processo simula a evoluo de uma espcie com vrios eventos de separao geogrca.

Essa logenia foi feita em laboratrio, a partir de uma linhagem original que era subdividida propositadamente aps um nmero varivel de geraes, de modo a simular eventos de especiao (na rvore mostrado, ao longo das linhas, o nmero de geraes de cada uma; foram usados nmeros variveis para melhor simular a evoluo de uma populao natural). Como os cientistas tinham controle total sobre essa logenia, eles puderam tambm analisar cada um dos ancestrais (as letras A-F e W), alm das espcies atuais (J-R). O nmero possvel de rvores diferentes com essas nove espcies maior que 135.000. No entanto, pesquisadores independentes e que no sabiam do padro evolutivo real (por ter sido feito um exame s cegas) reconstruram a rvore correta em todos os casos, usando apenas as seqncias gnicas das linhagens terminais (de J a R, na Figura 2.6). Um outro exemplo foi a reconstruo do ancestral hipottico de todos os vrus da AIDS do tipo HIV-I, feito em 1998, a partir de 111 seqncias de vrus de pessoas contaminadas. A seqncia de DNA

CEDERJ

31

AULA

construda usando-se vrus bacterifagos, que so fceis de cultivar e se

experimento (HILLIS et al., 1992), em que uma logenia verdadeira foi

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

desse ancestral hipottico foi comparada com outra, encontrada em uma amostra de plasma de uma pessoa que morreu em 1959, no Congo Belga, na frica (na poca, ainda no se conhecia a doena AIDS e a morte havia sido atribuda a algum mal desconhecido). A seqncia hipottica foi extremamente semelhante (com alta signicncia estatstica) seqncia de 1959 (ZHU et al., 1998).

EVIDNCIA 4 AS RESTRIES EVOLUTIVAS


Uma das conseqncias da evoluo que as espcies, ao se adaptarem a novas condies, necessariamente usam modificaes de estruturas preexistentes. Se todas as espcies houvessem aparecido simultaneamente, suas estruturas estariam adaptadas aos seus ambientes de maneira perfeita e independente. Por exemplo, no seria muito mais vantajoso ter asas alm das quatro patas (como aparece na gura mitolgica de Pgaso) a ter de escolher entre ter os membros superiores funcionando como braos ou como asas? E no seria muito mais conveniente para as baleias e golnhos se eles tivessem brnquias, em vez de necessitarem de todas as adaptaes complexas para otimizar o uso do oxignio do ar, mesmo vivendo no mar? No entanto, o que observamos na Natureza o uso surpreendente de adaptaes de estruturas preexistentes, para novas funes. Essas estruturas (como as asas dos pingins adaptadas natao, ou as membranas entre os dedos das mos dos morcegos adaptados ao vo) so sempre restritas pelas contingncias evolutivas dos seus ancestrais e demonstram a freqente conservatividade morfolgica na Natureza (ou, como Linnaeus dizia, Natura non facit saltum: Natureza no faz saltos). Se a evoluo no existisse e as criaturas da Natureza tivessem aparecido simultaneamente, desenhadas perfeitamente para suas funes, poderamos ver mamferos com asas verdadeiras ou com penas (que so melhores isolantes trmicos do que plos), aves aquticas com nadadeiras, golnhos com brnquias e aves corredoras (como o avestruz) com quatro patas, em vez de asas vestigiais. Alis, as estruturas vestigiais so tambm uma boa evidncia da evoluo.

32

CEDERJ

Se as espcies evoluem a partir de outras, elas herdam dessas outras os genes que determinam seus caracteres morfolgicos e bioqumicos, mesmo que nem sempre esses genes sejam teis s novas condies de vida. Os caracteres que j no so teis nas novas condies de vida das espcies deixam de ser mantidos pela seleo natural (como voc ver na Aula 5), de modo que as mutaes aleatrias que surgem nos genes que os codicam no so mais eliminadas. As formas determinadas por esses genes tornam-se, ento, vestigiais. Lamarck estava plenamente consciente de tais formas vestigiais, mas via nelas uma evoluo necessria e conseqente do desuso. Para Darwin, no entanto, as formas vestigiais seriam apenas uma evidncia do que acontece com as caractersticas que deixam de ser mantidas pela seleo natural. Existem vrios exemplos de formas vestigiais na Natureza. Temos, assim, os olhos de vrias espcies fossoriais (que vivem em cavernas onde no existe luz), como algumas variedades do peixe Astianax mexicanus e da salamandra Proteus anguinus que, apesar de viverem em total escurido e serem cegas, tm, ainda assim, olhos (no caso de Proteus, os olhos, apesar de invisveis externamente, esto escondidos sob a pele). As jibias, que so rpteis descendentes de animais de quatro patas, apresentam vestgios de quadris, apesar de j no terem nenhum vestgio de pernas. Estruturas vestigiais encontram-se tambm em plantas. Por exemplo, os dentes-de-leo (Taraxacum sp.) possuem sementes, mas elas so produzidas assexuadamente; no entanto, produzem plen como se fossem plantas sexuadas. No caso do dente-de-leo, o plen produzido perdido, e representa, assim, uma estrutura vestigial dos seus ancestrais sexuados. Existem tambm formas vestigiais diretas nos genes. No nosso genoma, por exemplo, cerca de 20% das seqncias reconhecveis como codicantes (as cadeias de leitura aberta, que voc aprendeu em Gentica) so de pseudogenes, que podem ser vistos como vestgios de genes. Os pseudogenes so, em geral, produzidos pela duplicao de genes funcionais. Essa duplicao permite o relaxamento da seleo natural em uma das cpias, que passa a acumular mutaes at no produzir mais uma protena funcional. Os pseudogenes, assim, no exercem sua funo original, mas servem como indicadores dos genes que j existiram. Dessa

CEDERJ

33

AULA

EVIDNCIA 5 FORMAS VESTIGIAIS

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

forma, apesar de no funcionarem, os pseudogenes de espcies prximas so muito semelhantes. Se os nossos pseudogenes fossem mais semelhantes aos das vacas do que aos dos macacos, por exemplo, ns teramos uma evidncia falseadora da hiptese da origem evolutiva comum entre ns e os outros primatas. No entanto, nos cromossomos, ns temos praticamente os mesmos pseudogenes e nas mesmas posies, que os macacos.

EVIDNCIA 6 A HERANA COMUM DO INTIL


Como vimos anteriormente, na evidncia 4, as espcies possuem restries s possibilidades de adaptao ao ambiente, que so conseqncia de sua histria evolutiva. Essas restries fazem com que as solues encontradas pelas espcies, na sua adaptao ao meio, sejam, freqentemente, imperfeitas. O projeto Genoma Humano (e vrios outros projetos genoma, como o de moscas, vermes, fungos e plantas) mostrou uma enorme redundncia e a presena de uma quantidade formidvel de DNA no codicante. No caso de nossa espcie, por exemplo, apenas 2% de todo nosso DNA serve para produzir protenas, enquanto 45% do DNA total composto de transposons que, quase sempre, no tm nenhuma funo para o organismo (voc leu sobre transposons no curso de Gentica). No entanto, apesar de praticamente no terem funo, a posio de vrios transposons nos cromossomos humanos praticamente idntica quela encontrada nos outros primatas. O mesmo se observa nos ntrons (voc viu ntrons no curso de Gentica) que, em geral, no tm funo especca e apresentam altas taxas de mutao. A posio dos ntrons bastante conservada evolutivamente, e quase todos os ntrons dos mamferos encontram-se nas mesmas posies dos genes. Ter coisas em comum com outros organismos, quando elas servem para algo, poderia ser visto como uma evidncia no da evoluo, mas do encontro de solues comuns na criao desses organismos. Assim, o fato de ns termos, em comum com os macacos, sangue quente e plos, poderia ser visto no como evidncia de que somos parentes, mas sim como evidncia de que essas caractersticas so as melhores para o tipo de vida que ns e os macacos levamos. No entanto, ter em comum coisas que no tm funo, que sequer so expressas durante nosso desenvolvimento, uma evidncia clara de nosso parentesco.

34

CEDERJ

Quando espcies semelhantes tm estruturas ou molculas semelhantes, uma explicao alternativa ancestralidade em comum a convergncia evolutiva. Assim, pode ser que o fato de termos cinco dedos nas mos, como os macacos, no esteja ligado ao fato de sermos descendentes da mesma espcie, mas a alguma vantagem de ter cinco, em vez de quatro ou seis dedos na mo. No entanto, se fosse demonstrado que o nmero de dedos no era importante para sua funo (digamos que, por exemplo, qualquer nmero entre quatro e dez fosse igualmente til), ento, ter o mesmo nmero de dedos poderia ser interpretado mais facilmente como evidncia de origem comum. No caso dos dedos, no temos essa evidncia; no entanto, em alguns caracteres moleculares amplamente estudados, como o gene do citocromo c (que faz parte da cadeia de transporte de eltrons), isso j foi demonstrado. Essa protena existe em todos os seres vivos que usam oxignio como aceptor nal de eltrons na respirao. Curiosamente, apesar de fundamental, essa protena aceita ampla variao em sua seqncia, desde que respeitada sua estrutura tridimensional. Assim, foi demonstrado que leveduras nas quais o gene do citocromo c foi retirado conseguem sobreviver usando citocromo c humano, apesar de as duas protenas terem mais de 40% de diferenas (TANAKA et al., 1989). Estudos de modelagem em computador e confirmaes experimentais mostraram que o nmero de seqncias de aminocidos, que so igualmente ecazes em manter a funo do citocromo c, superior ao nmero de tomos no universo. Assim, no existiria nenhuma vantagem adaptativa que pudesse explicar uma semelhana entre o citocromo c de espcies prximas, de modo que seqncias semelhantes seriam mais bem explicadas pela existncia de um ancestral comum. Portanto, se encontrssemos espcies consideradas muito prximas, mas que tivessem seqncias de aminocidos do citocromo c muito diferentes, teramos um falseamento da hiptese evolutiva. Quando comparamos as seqncias de aminocidos do citocromo c de humanos e as dos chimpanzs, no entanto, vericamos que elas so idnticas.

CEDERJ

35

AULA

EVIDNCIA 7 A HERANA COMUM DO TIL

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

EVIDNCIAS 8, 9, 10
Ao longo do curso, novas evidncias lhe sero apresentadas. Voc tambm pode encontrar as suas, a partir da observao da Natureza e da releitura do que j aprendeu, por exemplo, em Zoologia ou em Bioqumica. Algumas das evidncias que foram apresentadas aqui s puderam ser percebidas a partir do desenvolvimento de tcnicas moleculares sosticadas, como o seqenciamento de DNA. Outras evidncias, como o registro fssil e o estudo de estruturas vestigiais, j eram conhecidas no sculo XIX. Na prxima aula, voc aprender como essas evidncias foram interpretadas historicamente por vrios pensadores e bilogos, e como Darwin as usou, meticulosamente, para apresentar sua Teoria da Evoluo.

RESUMO
A partir de ancestrais comuns, vrios fatos da Natureza podem ser explicados, de maneira simples, pela evoluo. Existem evidncias de vrios tipos, como: a) a estratigraa dos fsseis; b) a existncia de fsseis de formas intermedirias entre organismos; c) a presena dos mesmos tipos de estruturas moleculares em todos os seres vivos; d) a corroborao das rvores logenticas com evidncias moleculares e paleontolgicas; e) os experimentos de evoluo acelerada em laboratrio com vrus; f) as maneiras com que as espcies se adaptam ao meio, levando em conta, cada vez, as estruturas preexistentes (e sendo contingenciadas por elas); g) as formas vestigiais morfolgicas e moleculares; h) as heranas comuns do que til e do que intil. Essas evidncias so indicaes fortes, mesmo consideradas individualmente, do padro de ancestralidade comum dos seres vivos. Tomadas em conjunto, elas constituem prova clara do fato da evoluo biolgica.

36

CEDERJ

1. Qual seria o impacto, para a teoria evolutiva, se fossem encontrados, em todos os estratos geolgicos, fsseis idnticos de todos os tipos de animais e plantas?

RESPOSTA Seria muito difcil sustentar a teoria evolutiva se no existisse diferenciao estratigrca entre os vrios fsseis. Se encontrssemos fsseis de seres humanos junto a fsseis de dinossauros, por exemplo, teramos de rediscutir o conhecimento atual da evoluo dos vertebrados.

2. A gliclise uma via metablica importante para a gerao de energia. Existem vrias maneiras de se gerar energia a partir da degradao da glicose. No entanto, a maior parte dos animais usam as mesmas enzimas, na mesma ordem, para produzir piruvato a partir da glicose. Por qu?

RESPOSTA Porque essas vias metablicas foram estabelecidas no incio da evoluo da vida e foram mantidas com poucas alteraes pela seleo natural nos vrios organismos.

3. Por que o compartilhamento de caractersticas inteis pode ser uma evidncia mais forte do que o de caractersticas teis para inferir relaes evolutivas entre os organismos?

RESPOSTA Porque o compartilhamento de caractersticas teis pode ser o resultado de convergncia evolutiva. Assim, o fato de morcegos e pardais terem asas ocorreu porque, em suas evolues, houve a convergncia para uma estrutura (a asa) que era extremamente til na sua biologia (uma maneira mais correta de descrever essa convergncia dizer que, dentro das linhagens das aves e dos morcegos, organismos que tinham capacidade de vo foram selecionados).

CEDERJ

37

AULA

ATIVIDADES FINAIS

MDULO 1

Evoluo | Evidncias da Evoluo

4. Cite uma evidncia morfolgica, uma evidncia bioqumica e uma evidncia gentica da Evoluo.

RESPOSTA Evidncias morfolgicas: estruturas vestigiais, evoluo de caractersticas como modicao de outras preexistentes (asas do morcego); evidncias bioqumicas: vias metablicas comuns, uso do ATP como fonte de energia; evidncias genticas: padres logenticos concordantes com o uso de genes diferentes, posio igual de ntrons e pseudogenes.

5. Em 1999, um professor dinamarqus, de Educao Fsica, foi acusado de ter abusado sexualmente de alguns de seus alunos. Alm dessa acusao, tambm foi incriminado por tentativa de homicdio, pois sabia que era portador do vrus da AIDS e nada fez para proteger suas vtimas da contaminao. Ele negou as acusaes, argumentando que uma de suas possveis vtimas, um garoto de 15 anos, que tambm apresentava o vrus, havia sido contaminado por alguma outra pessoa. Como a contaminao do garoto teria ocorrido trs anos antes de o caso ter vindo ao conhecimento da Justia (quando o garoto tinha 12 anos), e como o vrus HIV tem uma taxa de mutao muito elevada, de modo que a populao viral de cada pessoa diferente, o tradicional argumento forense de encontrar uma identidade total entre criminoso e vtima no podia ser usado. No entanto, a acusao pde, ainda assim, usar evidncias moleculares nas seqncias de dois genes do vrus, e isso foi decisivo na condenao do acusado (MACHUCA et al., 2001). Eles determinaram as seqncias desses genes nos vrus do acusado, da criana e de 16 outras pessoas infectadas residentes na mesma cidade, e as compararam, tambm, com seqncias de bancos de dados. Que tipo de resultado eles devem ter tido que tenha servido para convencer o jri de que o acusado era, de fato, culpado?
RESPOSTA Se o acusado fosse inocente, seria esperado que, ao se fazer uma rvore logentica com as seqncias dos vrus, as seqncias do rapaz de 15 anos se juntariam com as das outras 16 pessoas, em alguma posio aleatria na rvore. No entanto, as seqncias do vrus do rapaz e do acusado caram mais prximas umas das outras do que daquelas dos vrus de 16 pessoas da populao local. Isso demonstrou que o vrus do rapaz e o vrus do acusado tinham origem comum.

38

CEDERJ

Existe uma quantidade enorme de evidncias na Natureza para o fato da Evoluo. No entanto, freqentemente essas evidncias so negadas ou confundidas, como voc ver na aula sobre creacionismo (Aula 29 de nosso curso). Esperamos que voc, nesta aula, tenha concludo que a quantidade enorme de evidncias pode ser explicada, de maneira simples e lgica, pela evoluo da vida na Terra. Se voc entendeu bem essas evidncias, e capaz de us-las at em um bate-papo informal sobre evoluo, parabns! Algumas das evidncias apresentadas so mais simples de entender, como o registro fssil ou as restries evolutivas evoluo da forma. Outras so um pouco mais difceis, pois exigem conhecimentos prvios sobre logenia ou biologia molecular, como as evidncias na evoluo dos pseudogenes e dos ntrons. Talvez seja interessante voc dar uma revisada nessas partes, se tiver diculdade em entender essas evidncias. O exerccio 5 importante, pois mostra como o conhecimento de Evoluo pode ter aplicaes nas reas mais improvveis, como numa Corte de Justia. Mas ele tambm difcil de responder. Se voc no conseguiu respond-lo na primeira tentativa, leia-o agora que voc j viu a resposta e procure seguir a explicao dada.

CEDERJ

39

AULA

AUTO-AVALIAO

MDULO 1

Anda mungkin juga menyukai