Anda di halaman 1dari 2

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS QUADRO RESUMO ERA VARGAS - PROF. CSAR ROBRIO PAG.

01
GOVERNO PROVISRIO (1930-1934)
Nomeado presidente, Getlio Vargas usufrua de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, comeou a tomar polticas de modernizao do pas. y Criou novos ministrios - como o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e o Ministrio da Educao e Sade; y Nomeou interventores de estados. Na prtica, os estados perdiam grande parte da sua autonomia poltica para o presidente. y Continuou com a Poltica de Valorizao do Caf (PVC) e criou o Conselho Nacional do Caf e o Instituto do Cacau, atendendo assim a algumas das reivindicaes das oligarquias cafeeiras. y Lei da Sindicalizao, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da cmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decises (a poltica conhecida como populismo). Derruba a Constituio brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignao dos opositores, principalmente oligarcas e a classe mdia paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista. A perda de autonomia estadual, com a nomeao de interventores, desagradou ainda mais. Por mais que Getlio tenha percebido o erro e tentado nomear um interventor oligarca paulista, os paulistas j arquitetavam uma revolta armada, a fim de defender a criao de uma nova Constituio.

GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)


Importantes caractersticas da Carta de 1934: *Poder executivo com direito de interveno nas reas poltica e econmica. *O cargo de Vice-presidente foi extinto; *As mulheres passaram a ter direito a voto *Voto secreto universal. Havia deputados eleitos indiretamente por sindicatos (deputados classistas) *Estabelecimento da Justia Trabalhista, concedendo os primeiros direitos trabalhistas *Criao da Justia Eleitoral (garantindo a lisura das eleies) e da Justia Militar *Eleies indiretas para o 1o. Presidente constitucional: vence Getlio Vargas, derrotando Borges de Medeiros. A partir de 1934, crescem no Brasil duas tendncias polticas. A primeira delas era o nazi-fascismo; a segunda, o socialismo marxista. Ambas criticavam o Estado burgusliberal e a "democracia" por ele desenvolvida. Contudo elas possuam diferenas inconciliveis. Convm destacar a importncia desses dois grupos polticos para nossa Histria, j que foram os primeiros grupos surgidos imbudos de uma ideologia, superando os projetos pretritos, puramente regionalistas. O fascismo brasileiro (Integralismo), conhecido pela sigla de AIB (Ao Integralista Brasileira), foi criado por Plnio Salgado em 1932. Preconizava a criao de um Estado ditatorial ultranacionalista e anticomunista. Este fascismo caboclo impressionava a classe mdia, o alto clero e parcelas reacionrias da sociedade em geral. Seu lema era a trilogia "Deus, ptria e famlia". Usavam uniformes verdes, o sigma grego que parece um "E" como logotipo do partido e uma saudao ("Anau!"), como a dos nazistas. Criam no "Estado integral", uma ditadura de partido e chefe nicos.

GOVERNO DITATORIAL (1937-1945)


Getlio, j ditador, instaurou o Estado Novo e apresentou a nova Constituio, a Polaca, pois se baseava na Constituio da Polnia. Ela concentrou todos os poderes nas mos do presidente, autoridade suprema do Estado, que coordena os rgos representativos de graus superiores, dirige a poltica interna e externa, promove ou orienta a poltica legislativa de interesse nacional e superintende a administrao do pas. Principais modificaes introduzidas pela carta de 37: *o presidente podia dissolver o Congresso e expedir decretosleis; *os partidos foram extintos; aboliu-se a liberdade de imprensa e instituiu-se a censura prvia; *interventores nomeados passaram a governar os Estados; * instituiu-se a pena de morte; *o mandato presidencial foi prorrogado "at a realizao de um plebiscito", que jamais aconteceria. Para censurar a imprensa, orientar a opinio pblica e fazer propaganda do regime, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). com o intuito de projetar Getlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Ptria". Em 1938 o movimento integralista tentou tomar o poder num episdio conhecido como putsch integralista. O levante, que contou com a participao de centenas de militantes, chegou at o Palcio da Guanabara, local em que o ditador Getlio Vargas vivia com sua famlia. O prprio Vargas na ocasio empunhou arma para defender de dentro do Palcio sua posio, depois que toda a Guarda j havia se rendido aos revoltosos. O levante integralista fracassou e muitos militantes de seu movimento foram violentamente perseguidos pela ditadura intitulada Estado Novo

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS QUADRO RESUMO ERA VARGAS - PROF. CSAR ROBRIO PAG.02
GOVERNO PROVISRIO (1930-1934)
Quando quatro estudantes paulistanos (Martins, Miragaia, Drusio e Camargo) so assassinados no dia 23 de Maio de 1932, diversos setores da sociedade paulista se mobilizam com o evento, e toda a sociedade passa a apoiar a causa constitucional. No dia 9 de Julho do mesmo ano, a revoluo explode pelo estado. Os paulistas contavam com apoio de tropas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, mas Getlio Vargas foi mais rpido e conseguiu reter esta aliana, isolando So Paulo. Sem qualquer apoio, os flancos paulistas ficaram vulnerveis, e o plano de rpida conquista do Rio de Janeiro transformou-se em uma tentativa desesperada de defender o territrio estadual. Sem sada, So Paulo se rende. Mesmo com a vitria militar, Getlio Vargas atende alguns pedidos dos republicanos, e aprova a Constituio de 1934. O estado de So Paulo no conseguiu a adeso de praticamente nenhum outro estado brasileiro. Os paulistas, chefiados por Isidoro Dias Lopes, permaneceram isolados, sem adeso das demais unidades da federao. Para reprimir a rebelio paulista, Vargas enfrentou srias dificuldades no setor militar, pois inmeros generais simplesmente recusaram a misso, tendo em vista que estes temiam a ameaa de perder os cargos. Percebendo o dbil apoio que tinha no seio da cpula do Exrcito, e a fim de conquist-lo, Vargas rompeu em definitivo com os tenentes, que no eram bem vistos pelos oficiais legalistas. Em 3 de outubro de 1932, em meio a crise militar e apesar dela, Getlio conseguiu esmagar a revolta paulista.

GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)


Os integralistas alimentavam o sonho de atingir o poder com o apoio de Vargas. A ANL (Aliana Nacional Libertadora) congregava as oposies a Vargas, tendo uma linha discretamente socialista marxista. A ANL opunha-se a todos os totalitarismo de direita, preconizava a criao de um Estado democrtico, popular, o cancelamento do pagamento da dvida e externa, a efetuao de uma reforma agrria e a nacionalizao das empresas estrangeiras. O crescimento da ANL, sob o comando de Lus Carlos Prestes, incomodava as elites dirigentes. Vargas inicia a represso aos membros da ANL, obrigando-os a agir na clandestinidade. O Partido Comunista do Brasileiro que se associara ANL opta pela revoluo armada para tomar o poder. Um levante difuso, heterogneo, mal planejado, mal executado, ao final de novembro de 1935 sufocado por Getlio, que decreta estado de stio. O levante conhecido com o nome de Intentona Comunista. Toda a oposio de esquerda foi violentamente reprimida.
Os polticos comearam a desconfiar dos planos continustas de Vargas logo que ele comeou a afastar militares legalistas do comando de reas estratgicas e, em seus lugares, nomeou oficiais de sua confiana. Para dar mais "veracidade" necessidade de um golpe, o governo forjou um plano mirabolante, pelo qual os comunistas tomariam o poder: era o Plano Cohen. A fobia ao comunismo decorrente de hbil propaganda propiciou ao governo conseguir a decretao de um "estado de guerra" em plena paz e a adeso de vrios governadores. Neutralizadas as oposies de esquerda (desde 35 abatidas), no foi difcil para Vargas esvaziar a resistncia liberal. A 10 de novembro de 1937, pretextando a "salvao nacional" contra o perigo comunista, o Congresso foi cercado, a resistncia liberal dominada e uma Constituio outorgada, a Polaca (redigida por Francisco Campos).

GOVERNO DITATORIAL (1937-1945)


Em 1939 iniciou a guerra. Todos supunham que a propenso de Getlio era de apoio s potncias do Eixo, em funo da posio dos generais. No entanto, Getlio comeou a aproximar-se da democracia. No o fez de graa, porm. Exigiu dos Estados Unidos, como compensao pelo esforo de guerra que faria, cedendo bases em Belm e em Natal e fornecendo minrio, borracha e outros gneros, duas importantssimas concesses. Primeiro, a criao de uma grande siderrgica que viria a ser a Companhia Siderrgica Nacional, a CSN, matriz de nossa industrializao. Segundo, a devoluo ao Brasil das reservas de ferro e mangans de Minas Gerais e da Estrada e Ferro Vitria-Minas, em poder dos ingleses. Com elas se constituiu a Companhia Vale do Rio Doce que nas dcadas seguintes teve um crescimento prodigioso. Toda essa negociao se coroou quando Getlio consegue que Roosevelt viesse a Natal, em sua cadeira de rodas, para conversar com ele, consolidando aqueles acordos e obtendo do Brasil a remessa de uma fora armada para a batalha da Itlia. Em 1943 aprovado a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Com a vitria dos Aliados na guerra, cresceu o movimento de redemocratizao do Brasil, que logo se configurou como incompatvel com a presena de Getlio no governo. Ele tentou conduzir o processo e para isso criou, com a mo esquerda, o PTB, para dar voz poltica aos trabalhadores; e com a mo direita, o PSD, para expressar os potentados da administrao pblica, com os quais governara. Gerando desconfiana em todos, Getlio finalmente caiu, num golpe militar encabeado por Ges Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, seu Ministro da Guerra. O governo foi entregue ao Supremo Tribunal Federal, que convocou e realizou eleies, nas quais se defrontaram, representando as foras nominalmente democrticas, o Brigadeiro Eduardo Gomes e, na vertente oposta, o general Gaspar Dutra. Ganhou Dutra, graas ao apoio de Getlio, que vivia desterrado em sua fazenda de Itu, no Rio Grande do Sul. Simultaneamente, Getlio se elegeu Senador por So Paulo e pelo Rio Grande do Sul, e Deputado Federal pelo Distrito Federal, pelo Rio de Janeiro, por Minas Gerais, Bahia e Paran.

Anda mungkin juga menyukai