Anda di halaman 1dari 10

O DESAFIO ECOLGICO DA SUSTENTABILIDADE: CONSUMO, DESCARTE E MANEJO DAS EMBALAGENS.

Michele Mucio Campani1; Ana Tereza Cceres Cortez2; Daniel Henrique de Souza3.
1

Graduao em Geografia, IGCE/UNESP - Rio Claro (michelecampani@hotmail.com); Departamento de Geografia, IGCE/UNESP Rio Claro; Graduao em Geografia, IGCE/UNESP Rio Claro.

RESUMO Transformaes significativas em todas as esferas da existncia humana vm ocorrendo. Ao lado do crescente desenvolvimento tecnolgico ocorreu um crescimento significativo da utilizao de matrias e energia para sanar as necessidades da sociedade. Refletir sobre a temtica do desenvolvimento, juntamente com o aumento da presso exercida pela sociedade sobre o meio, levou ao crescimento da conscincia sobre os problemas ambientais gerados por padres de vida incompatveis com o processo de regenerao do meio ambiente. A partir do crescimento do movimento ambientalista, surgem novos argumentos contra os hbitos ostensivos e consumistas, deixando evidente que o padro de consumo das sociedades ocidentais modernas, alm de ser socialmente injusto, ambientalmente insustentvel. A importncia desse trabalho estimular a reflexo e efetuar uma identificao de como as relaes de consumo podem comprometer a qualidade de vida, a justia social e a sobrevivncia do planeta. Aborda os impactos socioambientais das aes antrpicas nas esferas da produo, circulao e consumo, alertando para a necessidade de se adotar um uso mais sustentvel do meio ambiente, onde todas as relaes sociais de produo devem ser enfocadas em sua totalidade. Palavras-chave: Sustentabilidade; Consumismo; Resduos Slidos Urbanos.

INTRODUO O crescimento extraordinrio da populao mundial, criado pelo aumento das condies bsicas, de sade e tecnologia, ocasionou o crescimento do grau de urbanizao. A concentrao urbana acabou por ampliar problemas, sendo eles, habitacional, transporte deficitrio, ineficincia no abastecimento de gua e luz, e conseqentemente a falta de tratamento e coleta de lixo e esgoto. Esses problemas acabam afetando os nveis sociais, econmicos e ambientais, obrigando vrios setores da comunidade, a encontrar solues, que muitas vezes so emergenciais, e de preferncia pouco dispendiosas. O aumento da produo e da oferta de bens materiais, conseqncia natural da civilizao industrial, favoreceu o surgimento de uma sociedade que faz apologia ao consumo.
Dentre as mltiplas denominaes aplicadas ao nosso tempo, nenhuma mais expressiva que a de perodo tecnolgico. A tcnica, esse intermedirio entre a natureza e o homem desde os tempos mais inocentes da histria, converteu-se no objeto de uma elaborao cientfica sofisticada que acabou por subverter as relaes do homem com o meio, do homem com o homem, do homem com as coisas, bem como as relaes das classes sociais entre si e as relaes entre naes. (SANTOS, 2007, p.16)

A problemtica dos resduos slidos urbanos vem evoluindo, o consumo deixou de ser uma ao para garantir a sobrevivncia e passou a ser um impulso, sendo agora o consumo um ato de possuir o desejvel e no somente o necessrio. Com o surgimento do consumismo, os produtores comearam a investir na esttica de suas mercadorias. Para Wolfgang Fritz Haug (1997, p. 53):
A diminuio qualitativa do valor de uso compensada geralmente pelo embelezamento. Mas, mesmo assim, os objetos de uso continuam durando demais para as necessidades de valorizao do capital. A tcnica mais radical no atua somente no valor de uso objetivo de um produto, a fim de diminuir o seu tempo de uso na esfera do consumo e antecipar a demanda. Essa tcnica inicia-se com a esttica da mercadoria. Mediante a mudana peridica da aparncia de

uma mercadoria, ela diminuiu a durao dos exemplares do respectivo tipo de mercadoria ainda atuante na esfera do consumo.

A competio industrial, tendo como elementos catalisadores a propaganda que cria necessidades artificiais, gerou a sociedade do desperdcio. O advento da era do descartvel contribuiu muito pra isso. Saudado como um smbolo do progresso, o descartvel umas das principais causas do consumo crescente de matrias-primas e conseqentemente, o aumento de lixo gerado. Em resumo, necessita-se tratar a problemtica dos Resduos Slidos Urbanos (RSU) atravs de uma eficiente conscientizao social, sejam elas obtidas atravs da educao ambiental em escolas de forma massiva ou por iniciativas restritas e locais, e a criao de um programa de legislaes voltadas especificamente para a questo dos resduos slidos urbanos, atuando na produo, no consumo, assim como no seu gerenciamento. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Os procedimentos metodolgicos a serem utilizados no desenvolvimento deste trabalho, sero realizados atravs de levantamentos bibliogrficos a respeito de alguns temas como: - Legislao ambiental sobre resduos, embalagens e responsabilidade ps- consumo. - Dados de produo de RSU e qual a destinao final dos mesmos. - Motivaes e incentivo ao consumo. - Conscientizao populacional a respeito do lixo e da conservao ambiental. - Estudos de caso onde aes pr meio ambiente foram aplicadas e obtiveram resultados positivos. A anlise do gerenciamento dos resduos slidos ser realizada atravs da identificao da relao dos produtores, consumidores, setor pblico e organizaes no-governamentais. Isso ser possvel conhecendo-se a forma de manejo dessas embalagens ps-consumo.

Posteriormente sero juntadas e analisadas as informaes adquiridas, podendo, a depender dos dados coletados, ser realizada a formulao de grficos para facilitar a demonstrao de dados estatsticos. A partir das anlises do material pesquisado, pretendemos concluir com proposta de possveis aes para que haja uma maior efetividade na relao entre o crescimento urbano e um meio ambiente sustentvel com qualidade de vida.

RESULTADOS E DISCUSSES Como forma de representar e ilustrar a problemtica do aumento do consumo e o uso de distintos tipos de embalagens foram selecionadas algumas tabelas. Na tabela 1. Destacou-se a evoluo do consumo de calorias e os impactos antrpicos sobre o meio ambiente em determinadas pocas. Consumo kcal/dia Homem caador (3000010000 a.C) coletor 2.600 4.700 11.000 12.600 31.816 ndice impacto 1 5 500 1.600 20.394 800 mi 5 bi de Habitantes 3 mi 8 mi

Homem agrcola - pastoril (10000 - 5.500 a.C) Homem comerciante-urbano (5.500 a.C sc. XV d.C) Homem tecnolgico moderno (sc. XV 1886) Homem tecnolgico nuclear (1986) Fonte: Rodrigues, S. de A. (1992)

Nesta tabela, constata-se que o consumo do necessrio cedeu espao para o consumo como prtica, e com o surgimento de aperfeioamento das tcnicas produtivas facilitou a descartabilidade do que se consumia. Para elucidar a questo das embalagens, outra tabela foi utilizada, representando a variao na composio dos resduos slidos em So Paulo.

Tipo de ANO Material 1927 1947 1969 1972 1989 1990 1993 1998 Papel e 13,4 16,7 29,2 25,9 17,7 29,6 14,43 18,8 papelo Trapo e couro 1,5 2,7 3,8 4,3 3,0 4,52 3,0 Plstico 1,9 4,3 7,5 9,0 12,08 22,9 Vidro 0,9 1,4 2,6 2,1 1,5 4,2 1,1 1,5 Metal e lata 1,7 2,2 7,8 4,2 3,25 5,3 3,24 3,0 Matria 82,5 76,0 52,2 47,6 55,0 47,4 64,43 69,3 orgnica Fonte: PROEMA (1994), So Paulo (1998) apud DALMEIDA & VILHENA, 2000 (tese ASSIS, 2002) Com o conhecimento da porcentagem dos materiais que compe o lixo (RSU), fica mais fcil enumerar possveis solues para o gerenciamento adequado. Na abordagem da temtica do ps-consumo das embalagens, vrios autores foram utilizados, e suas obras discorriam sobre o consumo indiscriminado e a problemtica de acondicionamento e tratamento deste tipo de resduo. Destacando os principais tipos: vidro, alumnio, embalagens cartonadas tipo Longa Vida, folha de flandres, plstico, papel/papelo, e suas principais caractersticas quando utilizadas na forma de embalagens, materiais de composio, diferenciaes de cada tipologia, e sua situao ps-consumo. Para o melhor entendimento da questo foi realizada uma breve sntese sobre a situao das embalagens como uma crescente nos estudos de RSU, enfatizando os ciclos de vida de cada uma delas, e a importncia de se obter um ciclo de vida fechado, onde aps o descarte o objeto (embalagem) possa ser processado e separado nos tipos de matrias que o compem, e encaminhando cada parte dele para a utilizao em outros ciclos de vida, de outros produtos. Uma preocupao que surgiu durante o desenvolvimento do trabalho foi a propaganda ecolgica, com a temtica ambiental em foco surgem formas de consumo direcionado a produtos com denominao verde.
Os profissionais de marketing de marcas importantes tm oportunidades especficas de manter seus produtos e embalagens em linha com as expectativas ambientais dos consumidores. (OTTMAN, 1994, p.8).

Os consumidores se sentem culpados quando se defrontam com problemas ambientais que podem ser controlados, mas no o fazem. Vem-se como incapazes de resolver tais questes ambientais, porm sentem responsabilidade em ajudar. Apesar desta preocupao com a qualidade ambiental, os consumidores no querem perder o estilo de vida a que esto acostumados, eles no buscam a reduo no consumo, preferem pagar para possurem novas tecnologias com apelo ambientalista. As indstrias aderem rapidamente idia, afinal elas objetivam promover o consumo, e ainda se utilizam da propaganda como forma de vender mercadorias que os consumidores no querem. S que agora nessas propagandas, as empresas comeam a abordar a funo ambiental do seu produto, quais as atividades que ela realiza em favor do meio ambiente, e realam suas caractersticas pr-sustentabilidade.
As solues dos problemas ambientais precisam ser estudadas para as diferentes expectativas do consumidor e tambm para as condies regulamentares. Nenhum produto ou embalagem constitui a nica soluo tima. s vezes, necessria a educao do consumidor para superar sua hesitao diante dos produtos ambientalmente aperfeioados. (CORTEZ, 2007, p. 32).

As empresas que possuem essa rotulagem sustentvel tm de alterar sua infra-estrutura, produzindo apenas o que possa ser usado dentro de um sistema de controle ambiental, que atua desde o nascimento do produto ate seu fim, minimizando os problemas ambientais e maximizando a eficincia ambiental. Para isso ter de ter uma reformulao nas relaes entre produtores, consumidores e o governo. Como complementao a essa questo foi realizado um levantamento da legislao vigente destinada especificamente aos RSU, assim como os rgos regulamentadores responsveis, no mbito mundial, nacional, estadual e municipal. A partir destes levantamentos algumas consideraes foram tomadas, como a falta de coeso e cumprimento de legislaes que especifique responsabilidades ao gerenciamento das embalagens psconsumo, algumas medidas paliativas surgem para realizar o que se existe por teoria e que na prtica no se concretiza.

surgimento

de

Organizaes

No-Governamentais,

iniciativas

privadas (sejam elas de produtores como dos consumidores), so algumas das medidas tomadas com o intuito de solucionar a problemtica ambiental. Essas formas de organizao tm o intuito de realizar a conscientizao da sociedade, de realizar uma forma de manejo, como o caso das cooperativas de catadores, por exemplo, e de at educar ambientalmente.

CONSIDERAES FINAIS Houve uma mudana nas bases do consumo, os consumidores alteraram sua percepo com relao aos resduos, ocasionando uma mudana no cenrio econmico e ambiental. A percepo de que os resduos gerados eram de competncia do poder publico, e que a partir do momento em que era descartado j no se tinha responsabilidade por este, mudou, os consumidores comearam a se enxergar como parte do processo, e comearam a se importar pela destinao adequada dos mesmos. Com isso os outros nveis integrantes do processo produtivo at a gerao renovar. Os produtores esto se reformulando para que o consumo ainda cresa, alterando sua forma de venda, baseando-se agora no marketing voltado idia de sustentabilidade. O Poder Pblico tambm teve de se transformar, com atualizao nas formas de fiscalizao, o surgimento de novos rgos e iniciativas para que atenda s mudanas dos demais setores. O lixo sendo um problema ambiental para a gesto urbana, a formulao de solues possveis para este problema requer considerao de tudo aquilo que constitui o meio urbano: o espao, os recursos naturais, as instituies, as indstrias, escolas, os meios de comunicao, os cidados, etc. No presente trabalho algumas formas de atuao pr meio ambiente foram expostas, a reciclagem, a educao ambiental, a mudana de hbitos, dentre outros. Uma forma de controle no inviabiliza as outras, todas as formas de controle devem ser levadas em conta e integradas para uma maior afetividade. Mas devem ser analisadas e estudadas para que se tornem de resduos, tiveram que se adaptar com as mudanas comportamentais dos consumidores, e no campo da legislao teve que se

vantajosas, como o exemplo da reciclagem, que teoricamente trs muitas vantagens para o meio ambiente, mas s vezes difcil avali-la. Para isso preciso uma analise do ciclo de vida dos produtos complexa para quantificar os impactos ambientais. O processo de reciclagem necessita de energia, e pode requerer o uso de solventes e alvejantes, gerando, em conseqncia, alguma poluio. Os sistemas de coleta e de transporte podem estimular o consumo de recursos desnecessrios, podendo assim inviabilizar a reciclagem. Por isso no se pode afirmar que a reciclagem seja a nica soluo para os problemas das embalagens ps-consumo, por exemplo. Deve haver um processo de educao ambiental sobre a relevncia dos materiais e a reduo dos descartes de embalagens e objetos que ainda no tiveram sua vida til esgotada. Com a Educao Ambiental deve haver mais discusses sobre a questo do consumo sustentvel que tem por objetivo, em primeiro lugar, evitar o desperdcio em todas as fases da vida de um determinado produto. Devemos trocar a tradicional economia do desperdcio por uma economia de reaproveitamento. Abandonar as prticas de jogar a cu aberto, sem antes catar (reciclagem). carter de urgncia mudar o enfoque. O resduo pode ser considerado matria til, reaproveitvel. Com isso, se estar contribuindo para a preservao do meio ambiente, atravs do uso mais racional dos recursos. Como dito anteriormente, todos os nveis da sociedade devem se preocupar em refletir sobre as maneiras de controlar o consumo, buscando estabelecer alguns limites para o consumo. Estabelecer a qualidade e a tipologia dos objetos que seriam suficientes para que os indivduos levem suas vidas. Mas esse processo ainda lento, e cheio de controvrsias, j que um setor necessita do outro para poder realizar as mudanas de maneira satisfatria. Das contradies surgem os questionamentos, vivencia-se hoje um sistema econmico que dificulta que se possa desenvolver sustentavelmente sem que haja prejuzos para o sistema. Um exemplo dessa divergncia o lema que representa a sustentabilidade, os trs Rs (reutilizar, reduzir e reciclar), reduzir antagnico com a idia pregada pelo capitalismo, que presa pelo consumo cada vez maior. Ento como se fazer valer do sistema sem prejudicar o meio ambiente?

A educao ambiental tem o papel mais importante na real transformao do cenrio atual, estabelecer conceitos facilita a compreenso e com isso facilita a insero de prticas. A sociedade tendo conhecimento dos impactos, e de que pode atuar para melhorar o cenrio ambiental para a posteridade. Fazer a sociedade entender que faz parte do processo total, da produo at o descarte, atua na mudana de comportamento diante do consumo, auxilia na escolha por produtos, na cobrana por melhorias, sejam elas dos rgos pblicos responsveis pela fiscalizao, sejam dos produtores privados por alteraes nos seus produtos. Acreditamos que se as pessoas (consumidores) souberem que so os grandes responsveis pelas mudanas, e que uma mudana de hbitos pode reformular a forma como se esta disposta a necessidade de se consumir. Fazer o homem entender sua funo e posio dentro do ambiente em que vive. Assim todos os demais setores envolvidos no processo tero de se renovar e se adaptar s mudanas impostas pelos consumidores, de maneira que o meio ambiente saia ganhando.

BIBLIOGRAFIA ASSIS, C. S de. Modelo de gerenciamento integrado de resduos slidos urbanos: uma contribuio ao planejamento urbano. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, IGCE, 2002. CAVALCANTI, C.(org) Meio Ambiente, desenvolvimento sustentvel e polticas pblicas. 4 Ed. So Paulo: Cortez: Recife; Fundao Joaquim Nabuco, 2002. CORTEZ. A.T.C.; ORTIGOZA. S.A.G. (orgs). Consumo sustentvel: conflitos entre necessidade e desperdcio. So Paulo; Editora UNESP, 2007. HARVEY. D. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. 17 Ed. So Paulo: Editora Loyola, 2008. HAUG, W.F. Crtica da esttica da mercadoria; traduo Erlon Jos Paschoal; colaborao Jael Glauce da Fonseca. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1997. OTTMAN, J. A. Marketing verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. So Paulo: Makron Books, 1994.

PENNA, C. G. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradao ambiental. Rio de Janeiro, Record, 1999. RODRIGUES, S. A. Destruio e equilbrio: o homem e o ambiente no espao e no tempo. So Paulo; Atual, 1992. 98 p. SANTOS, M. Pensando o Espao do Homem. So Paulo; Editora da Universidade de So Paulo, 2007.

Anda mungkin juga menyukai