Anda di halaman 1dari 1

METAIS NO FERROSOS

ALUMNIO (Al)

Ligas - Os principais elementos de liga so: estanho, zinco, nquel, alumnio, silcio e berlio. A classificao mais empregada foi estabelecida pela Copper Development Association (CDA), mas atualmente utilizada a classificao Unified Numbering System (UNS), desenvolvida sob responsabilidade da ASTM que define trs grupos de composies qumicas, de acordo com a quantidade dos outros elementos residuais ou adicionados ao cobre. Os tratamentos trmicos tambm so cobertos pela classificao. Aplicaes - Algumas ligas de cobre so muito conhecidas, tais como os lates (Cu+Zn), bronzes (Cu+Sn) e alpacas (Cu+Ni+Zn). O uso do bronze predominou to fortemente em um perodo da histria da humanidade que esta definida como Era do Bronze. A baixa resistividade eltrica permite o emprego do cobre de forma intensa em equipamentos eletro-eletrnicos, na forma de fios. A elevada resistncia corroso facilita a sua aplicao em vrias reas, especialmente em sistemas de conduo e processamento de fluidos, mas tambm na joalheria, empregado como liga para o ouro e a prata. Adicionalmente as diversas cores naturais do cobre levam a aplicaes em revestimentos, objetos de arte e decorao. Artefatos de cobre so tambm utilizados quando h necessidade de conduo ou extrao de calor. Os compostos de cobre devem ser tratados com cuidado, pois uma quantidade de 30 g de sulfato de cobre potencialmente letal em humanos, da a importncia de uma boa limpeza nos utenslios para alimentao. ZINCO (Zn)

Descrio - o metal mais abundante da crosta terrestre. Possui uma cor branca clara. Sua leveza, condutividade eltrica, resistncia corroso e baixo ponto de fuso lhe conferem uma multiplicidade de aplicaes, especialmente nas solues de engenharia aeronutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida til a estabilidade do seu valor. A elevada quantidade de energia eltrica, necessria para a sua obteno, aumenta o seu custo relativo de produo, apesar da sua abundncia. Ligas - Os principais elementos de liga so: cobre, mangans, silcio, magnsio e o zinco. A classificao mais empregada foi estabelecida pela Aluminum Association (AA) baseada na anlise qumica e nos tipos de tratamentos trmicos que so realizados. As ligas de alumnio podem ser de duas categorias: ligas conformadas ou para fundio. Os materiais conformados podem ser encontrados na forma de laminados planos, extrudados e forjados. As ligas para fundio, na forma de lingotes, so utilizadas na fundio em molde de areia, permanente ou coquilha (por gravidade ou presso). Aplicaes - O uso do alumnio excede o de qualquer outro metal, exceto o ao, considerando a quantidade e o valor do metal empregado. um material importante em mltiplas atividades econmicas. O alumnio puro mais dctil em relao ao ao, porm suas ligas com pequenas quantidades de cobre, mangans, silcio, magnsio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de caractersticas adequadas s mais diversas aplicaes. Como a capa de xido que se forma (naturalmente ou por anodizao) na superfcie do alumnio impede a sua deteriorao, utiliza-se o alumnio em aplicaes externas ou mesmo como utenslios domsticos, por exemplo. Esta caracterstica permite que o alumnio possa ser utilizado como nodo de sacrifcio em revestimentos de chapas de ao e na proteo de cascos de navios e em processos de alumino termia para a obteno ou soldagem de metais sem necessidade de utilizar energia eltrica ou combustvel. COBRE (Cu)

Descrio - O zinco um metal de colorao branca azulada sendo essencial para a vida, pois intervm no metabolismo, colabora no bom funcionamento do sistema imunolgico e necessrio para cicatrizao dos ferimentos. Apesar de ser um elemento pouco abundante na crosta terrestre (23), o zinco pode ser obtido com facilidade de seus minrios. Ligas - Os principais elementos de liga so: estanho, zinco, nquel, alumnio, silcio e berlio. As ligas metlicas mais empregadas so as com cobre (lato) e alumnio (zamak e a prestal, liga que apresenta superplasticidade). Utilizado como componente minoritrio em diversas ligas, principalmente de cobre como as alpacas e bronzes de molde. Aplicaes - Ligas metlicas com zinco, especialmente lates (Cu+Zn) e alguns tipos de bronze, tm sido utilizadas durante sculos. A principal aplicao atual do zinco, cerca de 50% do consumo anual, na galvanizao do ao para proteglo da corroso como metal de sacrifcio (proteo catdica), pois sua oxidao preferencial do ao, criando pelculas estveis de xido de zinco e de outros produtos de corroso na superfcie. Por isso utilizado na produo de telhas e calhas residenciais, carrocerias de automveis e eletrodomsticos e outras aplicaes que envolvem exposio externa. Ele tambm pode ser usado em protetores solares, em forma de xido, pois tem a capacidade de barrar a radiao solar, na produo de pilhas secas e como pigmento em tinta de colorao branca.

Descrio - um dos metais mais importantes industrialmente, de colorao laranja-avermelhada, dctil, malevel, bom condutor de eletricidade, boa resistncia corroso e facilidade de ser submetido a diversos processos de fabricao. Conhecido desde a antiguidade, o cobre utilizado atualmente, para a produo de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metlicas como lato e bronze.

Anda mungkin juga menyukai