Anda di halaman 1dari 2

TORNE-SE UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Chegou a vez de quem trabalha por conta prpria ou tem um negcio informal conquistar direitos e oportunidades

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. O QUE ISSO? Empreendedor Individual uma nova categoria que vai melhorar a vida de quem trabalha por conta prpria ou tem um pequeno negcio. Essa categoria, aprovada por lei, vai garantir benefcios da previdncia e muitas oportunidades para milhes de brasileiros que so informais e nunca tiveram auxlio, proteo ou vantagens.

EU POSSO VIRAR EMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Se voc est na informalidade, pode se tornar um Empreendedor Individual. Se voc j tem um pequeno negcio, tambm pode migrar para o Empreendedor Individual. Essa nova categoria para quem fatura at R$36.000,00 por ano e que trabalha sozinho ou tem no mximo um funcionrio ou ajudante. Se voc atende a essas exigncias, chegou a sua vez.

QUE TIPO DE TRABALHADOR PODE SE TORNAR EMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Camel, ambulante, vendedora de cosmticos, cabeleireiro, manicure, costureira, pipoqueiro, esteticista, arteso, fabricante de bijuterias, borracheiro, sapateiro, marceneiro, bombeiro hidrulico, tcnico de informtica, marmiteiro, pintor, mecnico e outros empreendedores que montam o seu prprio negcio.

O QUE EU GANHO COM ESSA NOVIDADE? Ganha direitos que vo melhorar a vida: Direito aposentadoria. Auxlio-doena. Licena-maternidade.

Ganha mais oportunidades para melhorar os negcios: Pode tirar o CNPJ. Pode emitir notas e vender para outras empresas e para o governo. Pode comprovar renda e financiar compras.

Tem acesso facilitado ao crdito.

OS IMPOSTOS SO ALTOS? EU VOU PRECISAR DE UM CONTADOR PRA ISSO? Nem impostos altos, nem contador. Sua nica despesa ser com um imposto nico de at R$57,15 que garante uma srie de vantagens e benefcios. Um imposto totalmente dentro da sua realidade. E o dia a dia sem dificuldades e sem burocracia.

O QUE SEBRAE? O Sebrae o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas. Como o prprio nome diz, oferece apoio para o empresrio brasileiro. O negcio do Sebrae o conhecimento. Por isso desenvolve cursos, palestras e publicaes sobre

empreendedorismo, promove feiras e eventos de negcios, oferece consultores e defende os interesses do pequeno empresrio brasileiro. Foi assim na aprovao da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que originou o Empreendedor Individual. O Sebrae est do seu lado em todos os estados.

MAS O QUE O SEBRAE PODE FAZER POR MIM? Quem se torna um Empreendedor Individual no est sozinho. Agora que voc vai se formalizar, o Sebrae quer mais que voc v pra frente. Por isso, conte com nossas solues de conhecimento, abra a cabea e use a informao para vender mais, atrair clientes e tocar melhor o seu negcio. Quem tem conhecimento vai pra frente. Procure sempre o Sebrae.

O QUE FAZER PARA VIRAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Procure um posto da Previdncia com carteira de identidade, CPF e seu comprovante de residncia. Faa j o seu registro e vire um Empreendedor Individual.

Ligue grtis: 0800 570 0800 www.sebrae.com.br

Anda mungkin juga menyukai