Anda di halaman 1dari 4

Anlise de causas bsicas - Bombas centrfugas

Quase sempre, a parte danificada ou o equipamento inteiro trocado quando uma bomba falha sem que se faa uma anlise do porque da falha. Qualquer que seja a ao correta, ela quase sempre uma soluo temporria, e a probabilidade da bomba falhar pela mesma razo a alta. Devido ao alto custo de manuteno, peas e lucro cessante, esta prtica de simples troca no mais aceitvel. interessante notar que alguns usurios literalmente esperam que uma bomba falhe aps um determinado perodo. Eles agora percebem que o tempo de campanha ou Tempo Mdio Entre Falhas (TMEF) pode ser maximizado. Custa muito caro uma falha em uma bomba (ver abaixo)

Custo tpico de uma falha recorrente: Tipo: Bomba de processo suco Fludo: cido Ntrico a 20% Operao: Funciona diariamente por aproximadamente 16 horas Problema: O selo mecnico falha a cada 2 ou 3 semanas Custos: Mo-de-obra 2 mecnicos - 5 horas a U$ 35/h = U$ 350 Material (selo mecnico) = U$ 1.200 Custo mnimo por falhas = U$ 1.550 Custo anual de 15 falhas = U$ 23.250

Para uma soluo definitiva do problema, essencial que, a causa raiz (bsica) do problema seja identificada. Uma vez que a causa bsica seja conhecida e compreendida, uma seqncia de aes tomada para resolver o problema. Um processo de 4 etapas recomendado: A - Classificao da falha: Define-se falha como um evento que impede que o equipamento opere de acordo com o projetado. B - Estabelecer o sintoma: Um sintoma qualquer condio que indica que existe um problema com o equipamento. C - Determinar o mecanismo da falha: O mecanismo da falha um processo fsico que leva o sistema a falhar. Fora mecnica, tempo, temperatura e reao ao ambiente qumico so mecanismos de falha. D - Identificar a causa bsica: A causa bsica a origem da falha.

O primeiro passo para classificar uma falha de bomba centrfuga relativamente simples j que existem somente dois tipos (hidrulico e mecnico). Pode-se

www.verriveritatis.com.br 1

eventualmente incluir problemas no sistema como outra categoria, entretanto problemas relativos ao sistema devem ser evidentes na falha da bomba. A tabela anexa, Sintomas e causas de falhas mecnicas e hidrulicas de bombas, um guia para o usurio identificar o sintoma e determinar a razo mais provvel da falha.

Explorando as causas bsicas

Em muitos casos de anlise de falha, uma vez que a causa determinada e a ao corretiva tomada, no necessrio ir at o passo 4, j que a causa imediata e causa bsica (raiz) so as mesmas. Naqueles casos onde o porque no foi determinado, uma anlise mais aprofundada necessria. Na anlise adicional altamente recomendado contar coma vantagem da experincia do fabricante para detectar as causas bsicas. Existem muitas categorias gerais de causas bsicas de falhas em bombas: - Projeto errado - Defeito de material - Deficincia de fabricao - Deficincia de instalao / montagem - Uso em condies anormais - Operao inadequada

Cada categoria deve ser lembrada como uma possvel causa bsica usando dados histricos e mecanismos de falha, tais como Fora, Tempo, Temperatura e Ambiente Nocivo, Isto leva identificao de como e porque ocorreu a falha.

Exemplo: O exemplo a seguir mostra como, verificando os mecanismos com as categorias de causas bsicas, e por um processo de eliminao de causas no aplicadas, foi encontrada a soluo para falhas de uma bomba. Uma fbrica de papel usava uma bomba no circuito de gua desmineralizada. A bomba foi projetada com potncia para altas cargas. O rolamento de escora aqueceu-se e falhou com 3 meses de operao. Trocou-se por um idntico que tambm durou 3 meses. Um novo rolamento com contato angular de 40, montado back to back foi instalado. O rolamento falhou aps 5 meses. O servio de engenharia de campo do fornecedor foi chamado, e em conjunto com o Engenheiro de Manuteno, sistematicamente comeou a eliminar da lista causas bsicas que no se aplicavam. Os componentes da bomba tinham um excelente histrico, e fora o superdimensionamento e os rolamentos, todas as partes foram consideradas consistentes. Estes fatos eliminaram defeitos de material como causa bsica. Todas as peas da unidade que falhou foram inspecionadas para assegurar que elas foram fabricadas de acordo com as especificaes. Esta etapa eliminou defeitos de fabricao.

www.verriveritatis.com.br

O grupo de manuteno foi considerado competente e seguiu corretamente os procedimentos de manuteno. Assim, ficou eliminado o item deficincias de manuteno. As tcnicas de montagem estavam de acordo com as recomendaes e assim falhas de montagem foram eliminadas. Embora a bomba comeou a rodar a 25% do ponto de melhor eficincia, ela foi projetada para este servio. Isto eliminou Operao inadequada. Sobrou apenas uma causa bsica para explorar: O projeto da bomba. Foi determinado, atravs de testes do fabricante, que as falhas nos rolamentos foram causadas por excesso de calor gerado por alta carga de escora. O fabricante desenvolveu um reprojeto do lado do acoplamento. Que reduziu o calor gerado em 70 F (aproximadamente 21,1) e incorporou um sistema de lubrificao por anel pescador e ainda um reservatrio maior de leo para proporcionar melhor troca de calor. Aps esta modificao, a Planta no teve nenhuma falha na bomba.

www.verriveritatis.com.br

Sintomas e Causas de Falhas Mecnicas e Hidrulicas de Bombas


Sintomas 1
Bomba no bombeia o lquido

Hidrulicas 2 3

5
Mancal trabalhando quente ou falhando irregularmente

Mecnicas 7 8
Vibraes da bomba elevadas mais do que o nvel normal

9
Bomba requer potencia acima do que a especificada x x x x x x

10
Desgaste acelerado das partes internas midas x x x x

Bomba com funcionamento intermitente

Alta taxa de falha em selo mecnico

Bomba com capacidade insuficiente

Causas

Bomba no escorvada Vlvulas de suco ou descarga fechada Tubulao da suco inadequada Insuficiente NPSH Ar excessivo no lquido Velocidade (RPM) baixa Rotao incorreta Impelidor quebrado ou palheta torcida Impelidor incorreto ou diam. Incorr. Impel. Presso de topo muito elevada Instrumentos de difcil ou errada leitura Perda de ar na linha de suco Desalinhamento excessivo do eixo Lubrificao inadequada Lubrificante contaminado Luibrificante de resfriamento inadequado Presso axial ou radial muito elevada do que suportada pelo mancal Lubrificao imprpria no acoplamento Presso de suco muito elevada Instalao incorreta do rolamento Impelidor Desbalanceado Superaquecimento dos selos Desvio excessivo do eixo Falta de vedao nos selos Instalao incorreta do selo Bomba trabalhando seca Bomba trabalhando como projetada (no) Bucha do eixo gastada Gaxeta bucha no ajustada corretamente Gaxeta no instalada corretamente Impelidor travado Acoplamento desbalanceado Placa-base no instalada corretamente Velocidade de operao da bomba muito prxima a freqncia natural do sistema Falhas nos mancais Suportes de tubos no apropriados Bomba e ou acionador no segurado na placa-base Peso especfico acima do que o especificado Viscosidade acima do que a especificada Folga interna muito apertada Uso de produto lquido no especificado Montagem incorreta da bomba Concentrao do slido acima do que especificada

x x x x x x

x x x x x x x x x X x

x x x x x x x x X

x x x x x

Gaxeta teve vida curta

Bomba com presso insuficiente

x x x x x x x x x x x x x x x x x X x x x x x x x x x

x x x x

x x x x x

x x x x

x x x x x

x x x x x

x x x

x x x x x x

www.verriveritatis.com.br

Anda mungkin juga menyukai