Anda di halaman 1dari 9

AS TRS ZONAS DIALETAIS EM MINAS GERAIS DISCUSSO DOS CRITRIOS UTILIZADOS PARA ESTA DIVISO1

Dinara Cssia Silveira Gonalves UFOP2 Thas Fernanda da Silva UFOP3

RESUMO: Pretende-se, com este artigo, promover uma discusso a respeito da pesquisa de mapeamento lingstico do estado de Minas Gerais, retomando a proposta feita pelo pesquisador Mrio Roberto Zgari (cf. Zgari, 1977). Trata-se da proposio da existncia de pelo menos trs falares diferentes no estado: um falar baiano (situado na regio norte do estado), um falar paulista (presente no tringulo mineiro e no sul do estado) e um falar mineiro (englobando a capital Belo Horizonte e cidades vizinhas e as Zonas da Mata, Metalrgica e Vertentes). Considerando-se que outras pesquisas lingsticas (cf. Rangel e Antunes, 2001) j constataram a existncia de localidades nas quais no se observam as caractersticas dialetolgicas propostas por Zgari, discute-se at que ponto os critrios utilizados nesta diviso so vlidos para a totalidade das regies delimitadas, visto que se trata de critrios gerais que agrupam reas muito extensas. PALAVRAS-CHAVE: variao lingstica, ALiB, ALEMIG, falares mineiros

Introduo

Por iniciativa dos professores Jos Ribeiro e Mrio Roberto Zgari (UFJF), na dcada de 1970, foi feito um mapeamento do portugus falado em Minas Gerais, pesquisa extensa que culminou com a delimitao, por parte dos pesquisadores, de pelo menos trs regies mineiras com preferncias lexicais, fonticas e ritmos de fala distintos. O presente artigo tem por objetivo retomar a diviso feita pela pesquisa de Zgari et al. (1977), discutindo os critrios e a metodologia utilizada nessa pesquisa, alm de apresentar a metodologia proposta no Atlas Lingstico do Brasil (doravante ALiB), que poder
A produo deste texto foi orientada pela professora Ana Paula Antunes Rocha, coordenadora do ALiB em Minas Gerais e orientadora de IC das autoras, e pela professora Leandra Antunes, pesquisadora do ALiB em Minas Gerais. 2 Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista de iniciao cientfica do CNPq. 3 Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista de iniciao cientfica do CNPq.
1

contribuir para os estudos dialetais em todo o pas e cujos dados podero ser usados para se refletir a respeito da diviso proposta no Esboo de Atlas Lingstico de Minas Gerais (doravante ALEMIG), organizado por Zgari, a respeito dos falares mineiros. Para tal, foram feitas uma reviso de literatura utilizando o prprio ALEMIG e uma discusso que teve por base outros trabalhos que tratam da variao lingstica. Com as novas perspectivas dos estudos dialetais e a possibilidade de, com o ALIB, ser feito um mapeamento mais amplo e completo em todo o pas e, obviamente, tambm em Minas Gerais, faz-se necessrio voltar ao incio das pesquisas do gnero, como uma forma de avaliar se a metodologia e os resultados da poca em que foram realizadas so vlidos ainda hoje. Sendo o ALEMIG o pioneiro dos trabalhos de grande porte produzidos com dados mineiros a respeito da variao lingstica, no haveria outro caminho a no ser voltar a ele como ponto de partida para esta avaliao.

A metodologia utilizada no ALEMIG

Com o objetivo de obter dados mais precisos para a confeco do Atlas de Minas Gerais, os pesquisadores optaram por uma pesquisa direta com a aplicao de um questionrio em 116 municpios mineiros, distribudos por todas as regies do estado. Apesar da grande dimenso territorial de Minas Gerais, da falta de recursos e das dificuldades de acesso a determinados municpios, era importante a aplicao dos questionrios in loco. Isto deixaria o informante mais vontade (sendo entrevistado em sua prpria casa, ou no local de trabalho), propiciando uma fala mais espontnea e garantindo a maior preciso dos dados. Foi elaborado um questionrio prprio para a pesquisa, composto por 415 perguntas. O objetivo das questes era o de fazer com que o informante mostrasse como pronunciava determinadas palavras (como sereno e banana, por exemplo) e as preferncias lexicais que apresentava. As perguntas buscavam informaes lexicais e fonticas pertencentes s reas semnticas: homem, animais, gua e terra, e foram aplicadas atravs de entrevistas semidirigidas. Os informantes poderiam ser homens ou mulheres, casados ou solteiros, e deveriam

ser pessoas nascidas na localidade, com idade entre 30 e 50 anos, e, preferencialmente, analfabetas, ou com, no mximo de escolaridade, a quarta srie do primeiro grau (hoje, quinto ano do Ensino Fundamental). As entrevistas eram feitas ao mesmo tempo com vrios informantes, entretanto havia um principal, cujas respostas eram as nicas levadas em considerao. Os demais, que deveriam tambm ter as caractersticas citadas anteriormente, auxiliariam na confirmao ou enriquecimento das informaes dadas.

Resultados obtidos para a confeco do ALEMIG os trs falares mineiros

Atravs da anlise das respostas, foi possvel constatar que em cada regio mineira analisada havia particularidades lingsticas, caractersticas prprias de pronunciar certas palavras, realando a diversidade de falares do estado. Foram encontradas, tambm, palavras diferentes mas com mesmo valor semntico. Por exemplo: ramona (grampo), chuvade-flor (granizo), zelao (estrela cadente), entre outras. Nas anlises das entrevistas registradas na regio norte do estado, englobando as localidades de Mantena, Galilia, Governador Valadares, Nacip Raydan, gua Boa, So Sebastio do Maranho, Itamarandiba, Vrzea da Palma, Joo Pinheiro e Paracatu, foi encontrada uma pronncia com:
predominncia de vogais pr-tnicas baixas, como [Orvalu], [sErenu], a presena da africada [ts] antecedendo a vogal alta [i], como em [mutsu], [otsu], alm do [t] e [d] como coronais, [idadi], [deti] e a nasalidade ocorrente fora da slaba tnica: [bnna] ou [kmiw]. (ZGARI, 2005)

Estas mesmas caractersticas podem ser percebidas na pronncia dos falantes baianos. Por ser o norte de Minas uma regio fronteiria com a Bahia, possvel deduzir que influncias sociais, culturais e, portanto, lingsticas avanaram as barreiras geogrficas e influenciaram o modo mineiro de falar. Alm da pronncia, as cidades localizadas no norte de Minas demonstraram preferncias pelo uso de determinadas palavras, como china (bola-degude), neve (cerrao), chuva-de-flor (granizo), entre outras.

Na regio que engloba as cidades de Passa Vinte, Liberdade, Andrelndia, Lavras, Oliveira, Par de Minas, Divinpolis, Vazante, Bom Despacho, Dores do Indai, So Gotardo, Patos de Minas e So Gonalo do Abaet (localidades do Tringulo Mineiro e sul de Minas), foi encontrada uma pronncia caracterizada pela presena marcante do [r] retroflexo, prxima da encontrada no interior do estado de So Paulo. Segundo o que se concluiu no ALEMIG, tanto paulistas quanto mineiros do sul do estado e do Tringulo apresentaram a mesma fala nas entrevistas, como na pronncia das palavras aborto, alpargata e embornal e em relao s preferncias lexicais, em ocorrncias como rabic (animal sem rabo) e chuvade-rosa (granizo). Contrapondo-se a essas duas regies, h uma rea central, classificada por Zgari como a regio onde se manifesta o falar mineiro (nomenclatura de Antenor Nascentes). Esta rea do estado (envolvendo as cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Muria, Ouro Preto, Sete Lagoas, Viosa, So Joo Del Rey, Juiz de Fora e arredores), apresentaria traos lingsticos particulares, diferentes dos encontrados, segundo a pesquisa, no norte de Minas, nas regies do Tringulo e no sul do estado. Uma destas caractersticas a ditongao de vogais finais precedidas de sibilante (por exemplo, arro[i]z, e n[i]s). Foram traadas, ento, na elaborao do ALEMIG, isoglossas (fronteiras geogrficas) dos falares caractersticos de cada regio.

Diviso das isoglossas delimitadas pelo ALEMIG.

As reas fragmentadas representam uma instabilidades de determinada caracterstica (no caso do mapa acima, lexical) em relao quelas demarcadas pelo tracejado contnuo.

Discusso

A diviso proposta pelo ALEMIG discutvel na medida em que, devido grande extenso do estado e mesmo das reas delimitadas para cada falar, possvel que no haja homogeneidade em relao s caractersticas descritas por Zgari em 1977. o caso, por exemplo, da cidade de Patos de Minas, que, embora localizada na regio do Tringulo Mineiro, parece no apresentar o uso freqente do [r] retroflexo, como aponta o ALEMIG. Outro caso problemtico na diviso proposta no ALEMIG diz respeito s vogais orais faladas nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timteo (Vale do Ao), em contraposio s faladas na capital Belo Horizonte. Uma pesquisa desenvolvida a fim de descrever as vogais pr-tnicas dessa regio (cf. RANGEL e ANTUNES, 2001) demonstra que, no Vale do Ao, h uma tendncia maior de abaixamento das vogais e e o, o que aproxima o falar dessa regio ao falar abaianado do norte do estado e demonstra que h heterogeneidade na regio que, segundo Zgari, apresenta as mesmas caractersticas (o Vale do Ao est dentro da regio delimitada pelo ALEMIG como parte do falar mineiro,

juntamente com Belo Horizonte e a regio central do estado). O Projeto ALiB poder ser til no estabelecimento de novos critrios para a diviso dos falares de Minas Gerais, pois, a partir de seus dados ser possvel confirmar ou refutar o que se encontra no ALEMIG. Levando em conta que este projeto portador de uma dimenso muito maior de anlises e registros (uma vez que abrange reas mais extensas de pesquisas), torna-se interessante e, ao mesmo tempo, fundamental, contrap-lo aos dados e aos meios usados na construo do projeto ALEMIG, para se ter a percepo das diferenas entre as coletas de dados dos dois projetos e sua possvel influncia nos resultados obtidos. Apresentamos, ento, a seguir, o projeto.

O Projeto Atlas Lingstico do Brasil ALiB

Em 1996, durante o Seminrio Caminhos e Perspectivas para a Geolingstica no Brasil, realizado na Universidade Federal da Bahia, foi retomada a idia do Atlas Lingstico do Brasil ALiB, projeto que visa mapear o portugus falado em toda a extenso territorial do pas. Sua idia foi lanada em 1952, a partir de decreto do Governo Federal, que incumbia a Comisso de Filologia da Casa de Rui Barbosa da responsabilidade de sua execuo. Entretanto, sua efetivao no era ainda possvel por conta de dificuldades encontradas na poca em relao tanto a verbas quanto ao deslocamento, entre outros empecilhos. Optou-se, ento, pela realizao de atlas lingsticos regionais, sendo produzido, entre estes, o ALEMIG.

A metodologia do ALiB

Para a construo do ALiB, so coletados dados de informantes de ambos os sexos, pertencentes a diferentes nveis sociais, diferenciando-se do homem adulto, rurcula, analfabeto e sedentrio (o HARAS), identificado por Zgari (cf. ZGARI, 2005 p. 52). O

fator geracional tambm levado em considerao, o que no se v no ALEMIG. A escolha de diferentes informantes importante, porque fatores como sexo, idade, classe social (entre outros) podem exercer influncia nas caractersticas da fala de um indivduo. Outro ponto que diferencia o ALiB de outros atlas lingsticos o fato de que, alm dos campos fontico-fonolgicos e lxico-semnticos, sua pesquisa abrange outros fatores. O questionrio do projeto contempla tambm aspectos morfossintticos, pragmtico-discursivos, metalingsticos, alm de apresentar-se como um estudo etnolingstico.Trabalhos desta natureza (etnolingstica) vm sendo recentemente produzidos. Por exemplo, o Atlas Lingstico-etnogrfico da regio Sul do Brasil, Atlas Etnolingstico dos pescadores do estado do Rio de Janeiro e Atlas Etnolingstico do Acre (cf. MOTA e CARDOSO, 2006 p. 23). Alm disso, os inquiridores participam de um treinamento, uma espcie de capacitao, para auxili-los na coleta dos dados. Eventualmente so realizados workshops para se discutir o andamento do projeto, treinamento da equipe, redefinio do trabalho, etc. Diante da anlise da metodologia utilizada na pesquisa do ALiB, perceptvel que ela contempla mais especificidades da lngua e que pode, assim, confirmar ou refutar com maior certeza a presena ou no de certa caracterstica na fala de determinada regio. Esse fato, aliado ao treinamento dos inquiridores, determinante para os resultados e as concluses da pesquisa, pois confere a ela um carter tanto mais abrangente quanto mais efetivo (visto que a coleta de dados se faz de forma mais homognea e os inquiridores tm, aps treinamento, maior facilidade e preparo para o trabalho a ser feito). Alguns dos municpios constantes na pesquisa do ALEMIG esto entre os 23 selecionados para serem percorridos pelo ALiB (por exemplo, Juiz de Fora, Ouro Preto, Viosa e Uberlndia). Aps a coleta desses dados, ser possvel fazer uma comparao com os dados do ALEMIG alm de, a partir da comparao de dados colhidos na mesma pesquisa e a partir dos mesmos mtodos, traarem-se novas isoglossas.

Consideraes finais

O trabalho de Zgari teve grande importncia tanto como pioneiro nos estudos dialetais em Minas Gerais, quanto no contexto nacional, por ser mais uma contribuio na descrio do portugus falado no pas. No que diz respeito ao estado, sua diviso em trs zonas dialetais, ou trs falares, o primeiro caminho da descrio da lngua efetivamente falada por aqui, e tem enorme utilidade para os estudos atuais na medida em que possvel comparar seus dados com dados coletados na atualidade, alm de ser uma base de auxlio para pesquisadores neste novo sculo. A maior facilidade de locomoo e acesso aos municpios mineiros, e as novas tecnologias disponveis, propiciam a realizao mais prtica de trabalhos de sondagem e mapeamento lingstico, inclusive o ALiB, e a partir dos novos dados coletados, tambm a comparao com estudos anteriores. Deve-se levar em considerao que a lngua est em constante processo de variao e mudana, e que natural, portanto, que haja, principalmente com o passar de dcadas, modificaes tanto na pronncia de determinadas palavras, quanto nas escolhas lexicais dos falantes. Portanto, apesar de dados mais recentes serem capazes de distinguir reas dialetais diferentes das descritas por Zgari, no se pode desconsiderar a importncia daquele estudo (ALEMIG), afinal, a partir dele foi possvel ter-se uma viso do portugus falado em Minas Gerais, e sua existncia abriu caminho para novos estudos.

Notas explicativas

Cabe ressaltar a preferncia do pesquisador pelo termo falar em detrimento de dialeto. A definio e distino entre falares e dialetos no muito clara, e, apesar de Zgari preferir utilizar o termo falares, acreditamos que o termo zonas dialetais tambm seja pertinente. No tratamos, porm, neste trabalho, dessa discusso. Devido a eventuais problemas de visualizao de alguns caracteres prprios do Alfabeto Fontico Internacional, convencionou-se aqui que: O = vogal baixa, aberta; E = vogal baixa; ts = africada. No foram encontradas pesquisas publicadas a esse respeito, mas h a intuio, por parte de alguns pesquisadores, de que nessa cidade no ocorre regularmente a pronncia do [r] retroflexo, como se nota em Uberlndia, em Uberaba ou em outras cidades da regio.

Referncias Bibliogrficas

ANTUNES, L. B. ; RANGEL, C. V. A. R. . Descrio das vogais orais do portugus falado na regio do Vale do Ao. Principium (UNILESTEMG), v. n 1, p. 93-103, 2001. MOTA, J. A.; CARDOSO, S. A. M. (orgs.). Documentos II: Projeto Atlas Lingstico do Brasil. Salvador: Quarteto, 2006 ZGARI, M. R. L.; RIBEIRO, J. ; PASSINI, J.; GAIO, A. Esboo de um Atlas Lingstico de Minas Gerais - v. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 1977. v. 1. 244 p. ZGARI, M. R. L. Os Falares Mineiros: Esboo de um Atlas Lingstico de Minas Gerais. In: Vanderci de Andrade Aguilera. (org.). A Geolingstica no Brasil - trilhas seguidas, caminhos a percorrer. 1 ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2005, v. 1, p. 45-72.

Anda mungkin juga menyukai