Anda di halaman 1dari 5

MEC - SETEC INTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PAR

Curso: Tecnologia em anlise e desenvolvimento de sistemas na modalidade educao a distncia. Disciplina: Probabilidade e Estatstica Prof. M.Sc.: Johelden Campos Bezerra Ttulo da Aula: Probabilidade

1. INTRODUO
Probabilidade o estudo de um evento aleatrio, e que se mede pela freqncia relativa da sua ocorrncia numa longa sucesso de eventos. Exemplo, se uma moeda lanada ao ar, quando ele cair no certo que lado ser exibido, cara ou coroa, pode ser que em trs lanamentos consecutivos tenham ocorrido cara, isso pode apresentar uma impresso que cara tem uma frequncia relativa (probabilidade de ocorrncia) maior que coroa. Porm, quando o lanamento repetido vrias vezes a frequncia relativa de cara e coroa ficam iguais 0,5 ou 50%, ou sejam, so igualmente provveis de acontecer. Esta anlise a base da teoria da probabilidade.

2. CONCEITOS BSICOS DE PROBABILIDADE


Experimento probabilstico: Ao por meio da qual se obtm contagens, medies ou respostas. Exemplo: Lanar um dado. Espao amostral: conjunto de todos os resultados possveis de um experimento. Exemplo: O espao amostral correspondente ao lanamento de um dado : {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Ponto Amostral: um elemento particular do espao amostral. Exemplo: O nmero {4} um ponto amostral do espao amostral correspondente ao lanamento de um dado. Evento: Subconjunto do espao amostral. Exemplo: Para o lanamento de um dado foi observado o nmero {4}. Exemplo: Para o lanamento do dado, {Obter um nmero par} = { 2, 4, 6} Resultado: O resultado de uma nica tentativa. Exemplo: Para o lanamento do dado, {4}, seria o resultado do lanamento.

3. AXIOMAS DE PROBABILIDADE
Seja E um experimento. Seja S um espao amostral associado a E. A cada evento em A associaremos um nmero real representado por P(A) e denominado de probabilidade de A, que satisfaa as seguintes axiomas: I. 0 P ( A) 1 ;

MEC - SETEC INTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PAR

II. P(S) = 1; III. Se A e B so eventos mutuamente exclusivos, ento P ( A B) = P ( A) + P ( B ) ; IV. Se A1 , A2 , K uma seqncia de eventos mutuamente exclusivos, ento:

P( A1 A2 K) = P( A1 ) + P( A2 ) + K
A seguir so apresentados alguns teoremas que vem diretamente desses axiomas.

Teorema 1: Se um conjunto vazio, ento P() = 0. Teorema 2: Se Ac o complemento de A, ento P(Ac)=1 P(A).
A prova desse teorema pode ser apresentada pelo diagrama de Venn, como baixo:

P(Ac) + P(A) = 1.

Teorema 3: Se A B, ento P(A) P(B)


Prova: Para o diagrama de Venn abaixo, a P(A) + P(B\A) = P(B). Onde, tem-se que P(B\A) a probabilidade de um evento B ocorrer, dado (ou na condio de) que outro evento A j ocorreu e conhecido como probabilidade condicional. E, lemos a probabilidade de B, dado A.

Teorema 4: Se A e B so dois eventos quaisquer, ento


P(A\B)=P(A)-P(AB) ou P(A) = P(A\B)+P(AB)

MEC - SETEC INTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PAR

Teorema 5: Se A e B so dois eventos quaisquer, ento a probabilidade da unio de dois


conjuntos (eventos) A e B dada por: P(AB)=P(A)+P(B) P(AB) Prova: Pelo diagrama abaixo, observa que os dois conjuntos A e B, tem uma rea de sobreposio (AB). Assim, quando se soma P(A)+P(B), a interseo P(AB) somada duas vezes, uma vez com P(A) e a outra com o P(B). Por isso no teorema se tem o termo subtraindo P(AB).

Corolrio: Para quais quer eventos A, B e C:


P(ABC) = P(A) + P(B) + P(C) P(AB) - P(AC) - P(BC) + P(ABC)

4. ESPAOS DE PROBABILIDADES FINITOS


Seja S um espao amostral finito, por exemplo, S={x1, x2, ...., xn}, para cada ponto xi associado um nmero real Pi (probabilidade de xi), que satisfaz s seguintes probabilidades.

Cada Pi no negativa, Pi 0. A soma dos Pi 1. P1+ P2+...+ Pn= 1.


A probabilidade de um evento A P(A) e definida como a soma das probabilidades dos pontos de A.

5. ESPAOS FINITOS EQUIPROVVEIS


Espao finito equiprovvel ou somente equiprovvel (S) definido como sendo aquele onde cada ponto te a mesma probabilidade. Ou seja, se S contm n pontos, ento a probabilidade de cada ponto

1 . Assim, um evento com r pontos tem probabilidade igual a n

1 r = . n n

MEC - SETEC INTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PAR

o uso da expresso aleatoriamente usada para eventos equiprovveis, exemplo, escolha um ponto aleatoriamente de um conjunto S, ento S um evento quiprovvel.

6. ESPAOS AMOSTRAL INFINITO


Seja S um espao amostral infinito, S={x1, x2, ...., xn}, como no caso finito, para cada ponto xi associado um nmero real Pi (probabilidade de xi), que satisfaz s seguintes probabilidades. Cada Pi no negativa, Pi 0. A soma dos Pi 1. P1+ P2+...+ Pn= 1.

MEC - SETEC INTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PAR

Exerccio
1. Escreva o espao amostral com a possibilidades de ocorrncias provenientes do lanamento de uma moeda por trs vezes, considera cara representado por H e cora por T. 2. Qual a probabilidade de ocorrer trs cara consecutivas na realizao do experimento da questo 1. 3. Numa corrida com trs cachorros (X, Y e Z). O cachorro X duas vezes mais provvel de ganhar do que o Y e o Y duas vezes mais provvel de ganhar do que o Z. Qual a probabilidade de vitria de cada um. Dica: Lembre que a soma das probabilidades igual a 1 (P(X) + P(Y) + P(Z) = 1). 4. Escolha aleatoriamente dois objetos de uma caixa com 12 objetos, sendo que 4 deles so defeituosos. Calcule a probabilidade de que aps a escolha se obtenha: A) Ambos os objetos serem defeituoso; B) Ambos o s objetos no so defeituoso.

Anda mungkin juga menyukai