Anda di halaman 1dari 6

Estrutura interna Ncleo Parte mais interna do planeta.

Pode ser dividido em ncleo externo liquido, e o interno solido por causa da presso. feito de ferro e nquel (NiFe). Manto uma camada intermediaria entre acima do manto e abaixo da crosta terrestre. uma camada pastosa que da origem a maioria dos fenmenos que afetam a crosta terrestre. dividida entre superior e inferior. Formada por silcio e magnsio (SiMa) * a astenosfera uma camada de transio entre o manto e a litosfera. Crosta terrestre uma camada rochosa e a mais superficial. formada por silcio e alumnio (SiAl).

Deriva continental Teoria criada Alfred Wegener, que afirma que a 200 milhes de anos, existia um s continente, chamado de pangeia. Com o tempo se separou em dois continentes laurasia (norte) e godwana (sul). E foi se separando ate chegar forma atual.

Choque de pl

s te tni s :

Te tonismo: - movimentos orogenticos : s o horizontais e causam dobramentos plsticos (enrugamento dos blocos .

Os movime os das placas s o devidos movime a o do magma em di e o li osfe a, que ao c egar base da li osfera, perde calor e desce novamente dando lugar para outro material mais quente.

Dive gn i de pl s Causa Separa o de placas formando na crosta rif its, e no oceano rifits que originam cadeias ocenicas.

- movimento epirogenetico: s o verticais e causam falhas e fraturas. Conve gn i de pl s: Ocenica x ocenica -a mais densa afunda e a mais leve soerguida (arcos de il as Ocenica x continental a ocenica afunda e a continental sobe (cadeias montanhosas ex: cordilheira dos Andes Continental x continental: a mais densa afunda e a outra sobe (cadeias montanhosas ex: cordilheira do Himalaia.

Vulcanis o:

Abalos ss icos: Hipocentro: onde se origina Epicentro: onde se sente causado pelo vulcanismo e tectonismo.

o fenmeno de expulso do magma para o exterior da crosta. resultado da presso e temperaturano subsolo. Esto geralmente nas fronteiras de placas Ativos-esto em atividade Inativos no esto em atividade mais, podem entrar. Extinto no iramvoltar a atividade

Agentes externos:

So respons veis pela modelagem da paisagem - Rios: escavam seu leito, ate encontrar seu nvel de base, havendo a sedimentao levada pela eroso.


Processo pelo qual h desagregao (fsico) e decomposio (qumico) da rocha. Tipos: - fsico: predomina em regies de clima rido e semi rido
 

- Geleiras: causamfiordes (aberturas nas rochas, devido dilao/ glaciao) ou morainas (sedimentos arrastados pelas geleiras) . - chuvas: causama retira da camada mais superficial do solo,formando ravinas e voorocas. - Ventos: transporte de pequenas partculas e formao de dunas (deflao) / o atrito da areia contra superfcies rochosas fa endo polimento (corraso).


Causados pelo:calor- dilatao e contrao da rocha Gelo dilata a rocha e causa quebra da mesma Ra es dilatao da rocha -qumico: predomina em regies de clima mido e subumido. Causado pela:agua toda chuva acida e dependendo do seu ,, PH, ela vai corroendo a rocha Seres vivos - os musgos e liquens, liberam, , , , , , , , subst ncias que decompem o material.
 

- mar: restingas(trecho de sedimentos que formam lagoas oce nicas). Falsias (paredes abruptos formados pela eroso, avano ou reco amento do mar) as falsias vivas esto sofrendo constante eroso. Tombolo (sedimentos que ligam uma ilha ao continente)


Fatores de for ao do solo: Inte peris o:


  

Clima: Quanto mais mido A................. O................. mais desenvolvido. A................. Quanto mais seco, C................. E.................. Menos desenvolvido. B................. C................. R................. R.................

Organismos: existem micro-organismoseles decompem os materiaisorg nicos, e produ nutrientes para as novas camadas (bactrias e fungos) e macro organismos fundamental no processo de intemperismo da rocha (homem e ra es).
 

Tempo: o tempo determina se uma rocha mais ou menos desenvolvida, pois uma rocha mais antiga vai ser mais desenvolvida que uma rocha nova. Camadas do solo: O- hori onteorg nico (serapilheira)A- Formado por materiais org nicos decompostos (humos). E- de cor clara onde perde nutrientes para as camadas inferiores (eluviais). B - textual de cor mais avermelhada recebe nutrientes das camadas superiores C- Apresenta caractersticas semelhantes da rocha de origem (rocha poder ou alterada). R- rocha me.
  

Material de origem: o material que deu origem ao solo. Fator de resistncia da eroso e ao Intemperismo. Determina a composio, cor, e profundidade. Relevo:

Plano- boa infiltrao, boa drenagem e favorece o intemperismo qumico. Cncavo boa infiltrao e m drenagem ngreme- m infiltrao, m drenagem desfavorece o intemperismo fsico e favorece a eroso.
  

Anda mungkin juga menyukai