Anda di halaman 1dari 15

Discutindo o Processo Decisrio A Contribuio dos Principais Modelos de Anlise

I - INTRODUO A tomada de decises, e os processos de tomada deciso, tm sido historicamente alvo de diversos estudos, tanto no contexto da administrao quanto fora deste. Diversos autores de diversas tendncias contriburam de maneira significativa para enriquecer as anlises sobre esta temtica. Isto acontece, marcadamente, a partir dos estudos de Hebert Simon, publicado em seu "Administrative Behavior", onde o autor tratou de desfazer uma srie de equvocos dos clssicos sobre a racionalidade no processo decisrio. Desfeitos tais equvocos, que davam tomada de deciso uma simplicidade "quase irracional", proliferaram-se uma diversidade de outras publicaes que, de uma forma ou de outra, passaram sempre a considerar as limitaes da racionalidade no processo decisrio tradicional apontadas por Simon - sendo este um ponto em comum em quase todas as obras atuais que tratam do assunto. Assim, psiclogos, socilogos, cientistas polticos, entre outros, tm se preocupado com o tema e dado diferentes abordagens. Entre os diversos enfoques dados nos estudos de deciso e processos decisrios podem se destacar o comportamental que se contrape razo; o incremental que pretende ser mais plural e de mais fcil operacionalizao; e o da deciso poltica que considera as perspectivas de poder e influncia e a contraposio com a deciso meramente tcnica, entre outros que mais se complementam do que divergem entre si. O objetivo deste texto , ento, o de analisar apenas de forma descritiva, sem a pretenso de aprofundar em detalhes ou esgotar o assunto, alguns aspectos relevantes das abordagens racional, comportamental, incremental e poltica, sintetizando as idias centrais de cada uma, sob o ponto de vista de autores consagrados que discutiram e propuseram modelos de anlises da deciso e dos processos decisrios. II A PERSPECTIVA DA RACIONALIDADE COMPORTAMENTAL DE TOMADA DE DECISO E O MODELO

Para tratar a questo do processo decisrio preciso levar em conta os aspectos da racionalidade que o cercam. Dessa forma, as discusses que se seguem j pressupem a inexistncia do processo decisrio puramente racional, na forma de um algoritmo de funcionamento estritamente uniforme. Isso se deve ao fato de o processo decisrio ser permeado de variveis abstratas, que podem levar decises semelhantes a produzirem resultados completamente diversos.

Segundo SIMON (1971:64) "uma teoria das decises administrativas ter, forosamente, que se preocupar de certa maneira com os aspectos racionais da escolha". Entretanto, mesmo na operacionalizao do processo decisrio racional, conforme se encontra teoricamente definido, o grau de racionalidade que o permeia pode ser relativizado por causa da introduo involuntria de aes comprovadamente comportamentais, por parte do tomador de decises, o que inerente prpria natureza humana. Segundo MOTTA (1988:81) a deciso sob a perspectiva da racionalidade, no mbito das organizaes, baseada no pressuposto de que o fluxo de produo e anlise de informaes "ocorrer num processo seqencial em que os participantes contribuiro eficientemente e desinteressadamente para o melhor desempenho organizacional". Nesse sentido, o processo decisrio racional poder estar configurado da seguinte forma:

Deteco do problema - Efetuado atravs dos sensores que as organizaes possuem e que possibilitam aos administradores tomar conhecimento das disfunes organizacionais que as levam a caminhos diferentes dos planejados, comprometendo, assim, a consecuo de suas metas. Incio do fluxo de produo do processo decisrio: o Coleta de informaes - Representa a fase de diagnstico, que possibilita a reunio da maior quantidade de dados possveis, a partir dos quais os planos sero elaborados. o Anlise criteriosa de informaes - Representa o estabelecimento de uma correlao das informaes coletadas com variveis presentes no ambiente, promovendo uma classificao e anlise das informaes, a fim de atribuir-lhes relevncia para serem utilizadas na soluo do problema. o Identificao das alternativas - Deve-se buscar alternativas atravs do mais variados mecanismos: brainstorming, concursos, consultorias, benchmarking etc. Deve-se eleger um critrio para julgamento das alternativas propostas, atravs de uma lista de quesitos com pesos e importncia para a organizao (ex.: custo, prazo, resultado). o Opo pela melhor alternativa - Aplicado o critrio de seleo da melhor alternativa, segundo um mecanismo pr-definido por um grupo representativo, que possa assegurar a legitimidade da escolha, faz-se efetivamente a escolha. o Consecuo dos objetivos organizacionais - Atravs da implementao da alternativa tida como sendo a melhor, espera-se que isso redunde na consecuo dos objetivos organizacionais no tempo previsto.

evidente que nas organizaes existem decises que podem ser tomadas segundo essa metodologia. Segundo a tipologia defendida por THOMPSON & TUDEN (1959), esse tipo de deciso classificado como deciso computacional, requerendo para que sejam tratadas como tal, que os resultados e as relaes de causa e efeito sejam conhecidas com preciso. Para SIMON (1971), essas so as decises que podem ser classificadas como programadas, porque so rotineiras e repetitivas. Ao longo da histria da administrao, esse tipo de deciso j fora de responsabilidade do homem. Entretanto, com o advento de avanadas tecnologias de coleta, processamento e anlise de informaes (notadamente a automao e controle de processos, informtica e robtica, todos elementos componentes do que se convencionou denominar inteligncia artificial), essa tarefa foi transferida para as mquinas e sistemas, mais capacitados, inclusive, para conferir a preciso e rapidez em nveis que ao homem so impossveis. As decises no-programadas, definidas por SIMON (1971) como sendo aquelas que podem ser determinantes dos resultados empresariais, so imprevisveis e o seu processo requer o uso da capacidade humana de anlise e sntese. No podem ser delegadas s mquinas, pois exigem tambm discernimento e criatividade. Na tipologia de THOMPSON & TUDEN (1959) essas decises podem ser classificadas como sendo do tipo por inspirao, j que so incertas tanto as preferncias sobre possveis resultados quanto as crenas sobre relao de causa e efeito. MOTTA (1988) classifica algumas variveis tidas como restries ao alcance dos objetivos organizacionais atravs das decises baseadas na lgica da racionalidade:

Variveis humanas: motivao, conflito, personalidade Variveis polticas: auto-interesse e agrupagamento de poder Variveis sociais: grupos de referncia

Segundo o autor, uma ao no sentido de reduzir ou eliminar as restries a socializao do indivduo, buscando adequ-lo aos meios que levaro aos fins. Da no podermos explicar comportamento administrativo por variveis no organizacionais, isto , a postura do elemento na organizao deve ser analisada levando-se em considerao as variveis organizacionais, pois diferentemente disso, poder levar a resultados incompatveis com o perfil do empregado, e portanto, inexplicveis. Uma das dificuldades de utilizao de processos decisrios genuinamente racionais a multiplicidade de tarefas desempenhadas pelo tomador de decises. MINTZBERG (1973) afirma que os dirigentes gastam a maior parte do tempo freqentando e conduzindo reunies, realizando trabalho diversificado e intercalado com interrupes. As tcnicas analticas de deciso, aps serem recebidas com entusiasmo, so expulsas pelas portas dos fundos da empresa.

Para ele, o que prevalece so aspectos ligados intuio no processo decisrio. Ratificando isso, MOTTA (1988) diz que o trabalho do executivo mais diversificado do que se pode inferir a partir de modelos que mostram um indivduo voltado para formulao de polticas, planejamento e estratgias organizacionais. Sendo assim, preciso que haja na organizao pessoas realmente intuitivas. A intuio vista como um impulso para a ao em que no se faz uso do raciocnio lgico e tida como altamente impregnada dos conhecimentos e experincias acumulados pelo indivduo. Esse cartesianismo que impregna o modelo racional de tomada de deciso, "apoiado em mtodos quantitativos" vem sendo destitudo pela proposta do modelo comportamental baseado no uso da intuio na tomada de deciso (Vergara, 1991). Idias propostas pela psicologia contempornea de diviso do crebro em hemisfrio direito e hemisfrio esquerdo tm sido utilizadas para explicao do racional e no-racional na administrao. O hemisfrio esquerdo responsvel pelas funes lgicas, racionais e analticas; o direito, pelas no-lgicas, impulsivas, criativas e intuitivas. A partir disso, VERGARA (1991) afirma que a intuio " a chave que tem aberto espao para a aceitao de mulheres executivas" em grandes organizaes, porque elas so consideradas "intuitivas, e pessoas intuitivas fazem avaliaes dos negcios com mais facilidade" (p.124). VERGARA (1993) faz uma srie de consideraes, buscando explicar a intuio como elemento do processo decisrio e as manifestaes nas aes das pessoas: a) O homem considerado sujeito e objeto no processo, considerando que a informao vital no processo decisrio e que pode ser gerada pela via tecnolgica. Entretanto, o homem que cria e interage com o acervo tecnolgico. b) Existe uma ordem implicada que o que vemos normalmente, como as cenas no palco de um teatro. Aparece nos seres humanos como se fosse a realidade, mas apenas a manifestao. E uma ordem explicada que gera a ordem implicada. So os bastidores. hologrfica. Tudo interconectado, interpenetrante. c) O holograma: uma fotografia sem lentes. Quando o registro fotogrfico exposto a um feixe de luz coerente, como o laser, uma imagem tridimensional aparece. Bilhes de bits de informaes podem ser armazenados em espao diminuto. Qualquer pedao pode reconstruir a imagem inteira.

d) Existem vrios nveis de consicncia e conhecimento: Nveis pr-mentais ou subconscientes Nvel 1: corpo fsico e o cosmo material Nvel 2: funes biolgicas o Mentais e autoconscientes Nvel 3: a mente e o que est prximo dos 5 sentidos (intelecto, ego mental, pensamento operacional) Nvel 4: uma forma mais elevada, mais sutil da mente, que inclui a intuio, processos arquetpicos, conscincia panormica e penetrante, extrapolando os limites ordinrios do ego, da mente/intelecto e do corpo. o Nveis transmentais, superconscientes, morada da intuio Nvel 5: domnio da transcendncia, da intuio radical, da liberao beatfica do infinito, da sabedoria Nvel 6: a morada absoluta da conscincia, o limite infinito do ser, a natureza e a fonte de cada nvel da hierarquia.
o

e) Mente e realidade: A mente inclui pensamento, sentimento, desejo, vontade, ateno e outros elementos, que fluem uns dos outros, formando uma rede de implicaes e explicaes. Matria aquela forma de energia passvel de ser captada pelos rgos dos sentidos. Est sujeita a determinados tipos de leis. ordem explicada. A partir dessas consideraes, a autora diz que o funcionamento da intuio se d atravs do acesso direto ordem implicada, que opera fazendo a varredura de uma mancha hologrfica por meio de uma ateno difusa que no impe sobre ela noes pr-concebidas. Intuies especficas chegam at ns como totalidades difusas para as quais, de incio, podemos ter dificuldades em achar explicaes ou fornecer razes. Simplesmente, sabemos alguma coisa. Para essa autora, no h decises racionais (cartesianas) porque: 1. Racionalidade uma forma de organizao do pensamento que no nica, logo existem vrias racionalidades 1. Sensaes, emoes, sentimentos interferem no processo 1. Intuio tambm interfere e ela transcende o racional Isso leva a crer que as habilidades do bom tomador de deciso segundo esse modelo, so naturais e independentes da formao intelectual do indivduo, embora esse ltimo quesito possa contribuir para a maximizao do uso de suas potencialidades.

MOTTA (1988), mais objetivo, diz que o processo decisrio baseado na intuio se d atravs do uso ativo dos instintos e percepes individuais. Isso produz a deciso que, apesar de intuitiva, no se baseia ou contradiz a lgica dos fatos conhecidos e sistematizados, porque esto sempre em conformidade com o senso comum, o juzo pessoal e pautada pela simplicidade. III. A ABORDAGEM INCREMENTAL Assim como a teoria comportamental, os incrementalistas assumem que existem limitaes de natureza compreensiva na anlise de problemas sociais. O tomador de deciso no alcana grau completo, ou mesmo, significativamente elevado de percepo, quer seja do universo de alternativas possveis, suas conseqncias, valores envolvidos, etc. Dessa forma, a abordagem incremental tambm vem questionar os pressupostos da viso racional de deciso. Considerado irrealista, pretensioso e de pouca utilidade para o tomador de deciso, o modelo racional substitudo por uma abordagem mais sintonizada com o cotidiano do decisor. A partir da constatao das limitaes inerentes ao processo em que se insere o agente de deciso e posio que ocupa, busca-se um mtodo de maior praticidade e capaz de reduzir a complexidade da realidade que o permeia. Inseridos numa realidade social complexa e marcada pela diversidade de atores, o decisor no se isenta dos conflitos e discordncias em torno de objetivos e variveis relevantes. Tais conflitos se manifestam at mesmo a nvel individual e somam-se limitao de percepo quanto a multiplicidade de opinies e alternativas. Dessa forma, o processo decisrio acaba se realizando sem que ocorra uma clarificao prvia de todos os objetivos. Sendo assim, os incrementalistas assumem que a seleo de valores e a anlise emprica no se realizam distintamente no tempo e sem influncia mtua. Ao contrrio, valores e polticas so escolhidos simultneamente e num processo marcado pela interdependncia. Mas para LINDBLOM (1959), o tomador de deciso, mesmo de posse de um grupo de valores e objetivos amplamente aceitos e hierarquicamente bem definidos, concentrar sua ateno em valores marginais. Os valores relevantes para sua escolha sero os incrementais e no os de formulao geral, visto que se constituiro naqueles atravs dos quais o decisor realizar a diferenciao entre duas ou mais alternativas de ao.

Por outro lado, ETIZIONI (1967) chama a ateno para a dualidade existente entre decises de formulao geral ou fundamentais e processos marginais. Para o autor, o modelo desenvolvido por LINDBLOM (1959) minimiza a importncia das decises fundamentais e supervaloriza as de natureza incremental. Apesar de serem em maior nmero, as decises incrementais apresentam menor relevncia que as fundamentais. Se por um lado so os processos marginais os que desenvolvem e especificam decises fundamentais, por outro h de se considerar que na falta dessas ltimas, a seqncia incremental perde seu sentido, uma vez que seu valor cumulativo afetado pelas formulaes fundamentais. Alm disso, seria um engano pensar que decises fundamentais so uma exceo. Em determinados contextos, como no caso de conflito blico entre naes, decises incrementais no se aplicariam. A prpria cadeia de incrementos deve ser entendida enquanto uma sucesso de decises fundamentais e marginais, onde uma deciso anterior assume o carter de bsica para a posterior e assim sucessivamente. (ETIZIONI, 1967) Esse encadeamento leva os incrementalistas a rejeitarem o pressuposto racional de que meios e fins so esferas distintas e independentes de escolha. Assume-se, seguindo enfoque semelhante ao de SIMON (1971), que a definio entre meios e fins se d simultaneamente. Com isso, sua distino s seria possvel de maneira marginal ou incremental, o que faria do enfoque racionalista uma abordagem limitada e inapropriada. Dessa maneira, a forma de avaliao de polticas tambm assume contornos diferentes. A validade de uma poltica demonstrada paralela e comparativamente, atravs de sua descrio e de polticas alternativas. A reflexo tem como centro de anlise no a argumentao de que objetivos esto sendo atingidos, mas a de que uma poltica prefervel outra. A esfera de validao reside na concordncia em termos das polticas em si, e no de valores/objetivos. No modelo incremental uma poltica pode ser classificada como adequada ou no independentemente da existncia de concordncia entre os agentes decisores em termos de valores e objetivos, ao passo que no modelo racional no. Os incrementalistas, como afirma ETZIONI (1967), procuram um mtodo capaz de descentralizar e democratizar decises. Percebe-se que tal enfoque permite a concordncia e mesmo a convivncia de diferentes ideologias dentro de um mesmo grupo social, visto que, ainda que existam divergncias de orientao e princpios, pode haver o consenso em torno da validade de propostas concretas especficas. Alm disso, outra caracterstica do modelo incremental seria a elevada capacidade de aprimoramento e adaptao. Operando atravs de um processo de "ajustamento mtuo", as polticas seriam mais sensveis aos diversos grupos de interesse envolvidos. Esse ajuste recproco, segundo LINDBLOM (1959), seria mais "penetrante" e "persistente" que as formas de negociao entre grupos.

No entanto, para ETZIONI (1967) no se deve perder de vista que as decises tomadas iro refletir a composio de foras dentro do organismo social, tendendo assim para os interesses dos grupos mais poderosos e bem articulados. Alm disso, o processo de decises marginais pode servir como "reforo ideolgico" das foras anti-inovao. Trabalhando com o curto-prazo e com um nmero limitado de variveis, o modelo incremental acaba por negligenciar "inovaes societrias bsicas", assumindo assim carter marcadamente conservador. Na perspectiva incremental no se busca trabalhar com todas as opes viveis, mas sim com aquelas que diferem em menor grau, ou seja, marginalmente da poltica em questo. Dessa forma, a excluso de variveis no modelo incremental no acidental, como pressupe a abordagem racionalista, mas sistemtica e deliberada. Para LINDBLOM (1959), ao concentrar sua anlise na esfera das variaes incrementais, o tomador de deciso consegue elevar sua capacidade de compreenso no apenas porque trabalha com um nmero menor de alternativas, mas tambm por conceber as polticas como um construto encadeado entre passado e presente, abrindo espao para o recurso a "insights", informaes e experincias acumuladas; como tambm considera MOTTA (1988) ao tratar da intuio no processo decisrio. Alm disso, visualizado enquanto srie cronolgica, o processo de deciso incremental assume um carter de contnuo "fazer e refazer". As polticas passam a ser consideradas no como o passo final, mas uma aproximao sucessiva em direo ao objetivo almejado, o qual, por sua vez, tambm se transforma continuamente. Nesse ponto, novamente as abordagens incremental e comportamental compartilham pressupostos na medida em que rompem com o paradigma racional da escolha "tima/mxima". Na primeira, no entanto, a opo pela escolha "satisfatria" assume um carter dinmico. Cabe ao decisor, ciente de que apenas parte do que deseja ser alcanado e de que conseqncias no antecipadas se produziro, promover continuamente mudanas/ajustes incrementais. No entanto, segundo ETZIONI (1967), nada diz priori que as medidas adotadas iro produzir frutos no sentido da acumulao, podendo ocorrer tanto um retorno ao ponto inicial quanto uma disperso de esforos. Alm disso, a circularidade no modelo incremental poderia advir de seu enfoque no curto-prazo: o que seria uma piora no tempo imediatamente presente, e com isso, opo descartvel pelos processos marginais, poderia se transformar num avano no longo-prazo. Tentando construir uma abordagem capaz de superar as limitaes observadas tanto no modelo racional quanto no incremental, ETZIONI (1967) desenvolve o chamado "mixed-scanning ou rastreio combinado". A idia , atravs

da combinao das duas perspectivas reduzir o conservadorismo e os horizontes estreitos dos processos marginais, bem como trazer a viso racional para bases mais realistas e exeqveis. Para tanto, o autor explora o dualismo entre os dois enfoques e tambm entre as decises fundamentais e incrementais. Da abordagem racional extrai-se uma viso mais ampla sobre a realidade em anlise e na qual se incorpora o longo-prazo, enquanto do modelo incremental herda-se a anlise detalhada de pequenos segmentos. Com isso, adquire-se um carter flexvel, atravs do qual torna-se possvel no s "a combinao de vrios nveis de rastreio, mas tambm se propicia um conjunto de critrios para situaes em que se deve enfatizar um ou outro nvel" (ETZIONI,1967:10). Para o autor essas se constituem nas duas vantagens bsicas do "mixed-sacanning" sobre as demais perspectivas. O que se percebe que, quer seja atravs do modelo incremental, quer seja atravs do "mixed scanning", busca-se uma superao do modelo racional atravs de uma leitura mais pragmtica da realidade decisria. Para LINDBLOM (1959), as mudanas incrementais tm um carter eminentemente prtico, ainda que modesto em relao s solues oferecidas pelas grandes teorias, mas extremamente til e sintonizado com a realidade em que se inserem os decisores. Incorporando pressupostos da abordagem comportamental, na perspectiva incremental os decisores s podem ser entendidos enquanto atores sociais, ou seja, elementos dotados de limitaes cognitivas que se encontram em contnua interao com outros agentes e a construo social em que se inserem. A idia estruturar processos decisrios de forma que o centralismo d lugar manifestao da pluralidade societal. Nesse sentido, o modelo incremental assume um carter tanto descritivo (baseado sobretudo na experincia das democracias modernas) quanto normativo (como deve ser), ainda que, como destaca ETZIONI (1967) depare-se e incorra em vrias distores. IV - O MODELO POLTICO DE DECISO E UMA PERSPECTIVA DO PODER Em meio s discusses sobre uma srie de limitaes de modelos de processos decisrios, BACHARACH e BARATZ (1963) sugerem a necessidade de um modelo que permita analisar tanto a tomada de deciso quanto a no-deciso, levando-se em considerao aspectos como poder, fora, influncia e autoridade. Com vistas a assentar as bases desse modelo, os autores buscam esclarecer que atributos dariam base para qualquer estudo de deciso/nodeciso e as diferenas essenciais entre os mesmos. Propem tambm uma demonstrao de como tais conceitos poderiam ser utilizados de forma sistemtica e eficiente.

Na busca de elucidar esta proposta, ento, os autores supem - e demonstram - que o poder no posse de algum, e sim relacional. Para que ele exista necessrio que haja um conflito de interesses entre duas ou mais pessoas ou grupos, e que um ou uma parte se curve aos interesses ou desejos da outra, mediante aplicao de sanes. BACHARACH e BARATZ (1963) identificam como sanes tanto as recompensas quanto as ameaas de penalidade. necessrio ao resultado dessa sano que a pessoa em posio de subordinao tenha conscincia daquilo que se espera dela, e conhea as alternativas e resultados da obedincia e da desobedincia. Tambm necessrio que a pessoa perceba a sano como efetivamente ameaadora e esteja convencida de que ela no v: seria mesmo imposta no caso de desobedincia; e, finalmente, que a pessoa tenha mais estima pelo valor que seria sacrificado do que pelo valor que seria promovido no caso de desobedincia. Os autores asseveram ainda a necessidade de se levar em considerao o peso do poder, ou seja, o grau em que os valores so afetados e sua amplitude, bem como o nmero de pessoas afetadas. O poder s exercido quando pode haver resistncia e ela no ocorre, de modo que, entrar por caminhos nos quais ela no exista, ou evit-la, no seria exerccio de poder. Com base na polmica sobre as perspectivas dos socilogos e cientistas polticos - elitistas e pluralistas, respectivamente - BACHARACH & BARATZ (1963) abordam diversos aspectos sobre o "locus" do poder, as fontes de poder e as divergncias e consensos entre essas duas correntes. nesse contexto que o autor introduz uma anlise que contribui para se tecer uma relao entre poder e deciso. Na medida em que os pluralistas defendem que o poder amplamente difuso, eles "concentram sua ateno, no nas fontes de poder, mas em seu exerccio, acreditam que poder significa participao na elaborao de decises e pode ser analisado somente depois de um exame cuidadoso de uma srie de decises concretas". BACHARACH & BARATZ (1963:49) Assim, ao invs de se preocuparem com os "poderosos", essa vertente se preocupa em: selecionar para estudo um certo nmero de decises polticas "chaves" - importantes - em oposio s "rotineiras" - no importantes; identificar as pessoas que tomam parte ativa na elaborao de decises; obter um relatrio completo de seu comportamento durante o perodo em que o conflito estava sendo resolvido; e determinar e analisar o resultado especfico desse conflito. A primeira limitao desse modelo que no se oferece um critrio objetivo para a distino entre questes "importantes" e "no-importantes" surgidas na arena poltica. A segunda, que o modelo no considera o fato de que o poder pode ser exercido por meio da restrio de elaborao de decises a questes relativamente "seguras", que no ameace o prprio poder. Tambm nesse contexto est o fato de no se admitir espao para o exerccio do poder atravs da no-deciso.

Em relao primeira limitao citada, o autor defende que necessrio fazer distines claras e objetivas entre questes importantes e no-importantes, levando-se em considerao a "mobilizao de vis" das organizaes, "os valores dominantes, os mitos, os rituais e instituies polticas que tendem a favorecer os interesses de um ou mais grupos, relativamente a outros". Sugerem que se leve em considerao que "na medida em que uma pessoa ou grupo consciente ou inconscientemente - cria ou refora barreiras ventilao pblica dos conflitos - ou manifestao destes -, esta pessoa ou grupo tem poder", (BACHARACH & BARATZ, 1963:50) o que no considerado tradicionalmente. E, finalmente, sugerem que se considere tambm a caracterstica das organizaes de canalizao e explorao de alguns conflitos e a supresso de outros. Acreditam que estas sugestes poderiam a levar a um modelo que permitisse melhor visualizao e anlise do processo de deciso e suas nuances polticas. LINDBLOM (1980), numa perspectiva mais ampla da deciso poltica, discute questes diferentes das discutidas por BACHARACH E BARATZ (1963). Para se estudar o processo de deciso poltica o autor coloca que anlises tm sido procedidas verificando-se "como surgem os problemas de deciso poltica, e como chegam agenda das autoridades governamentais; em seguida, como as pessoas formulam os temas da ao governamental, como se processa a subseqente ao legislativa, ou de outra natureza; como os administradores aplicam a poltica escolhida e, finalmente, no trmino do processo, como essa poltica pode ser avaliada". As anlises em torno desta proposta so reveladoras de uma srie de aspectos relevantes no processo poltico de deciso. Mas, segundo o autor, "o processo decisrio pode explicar em parte como os governos procuram atingir seus vrios objetivos polticos, mas no por que escolhem esses objetivos". O autor assevera que essa ordenao do processo em etapas bem definidas e a simplicidade aparente de que se reveste, no condiz com a realidade, tendo a deciso poltica um carter complexo e desordenado. Tambm a avaliao do processo, ou seja, de seus resultados, possui estas caractersticas de complexidade e desordenao. O tema central discutido por LINDBLOM (1980) , ento: se o processo de deciso poltica deve estar permeado de poltica em sua essncia, ou se deve estar baseado em anlise tcnica de fatos e dados. Alm disso, discute-se a possibilidade de que haja um complemento entre poltica e anlise. A anlise tcnica est presente em todos os sistemas polticos, de forma mais ou menos intensa e de acordo com caractersticas peculiares a tais sistemas. Embora as atividades de anlise tcnica - reunio de fatos, discusso racional de temas, etc. - possam ser amide apressadas ou apenas superficiais, e os resultados que delas surgem passem por contestaes, outras vezes por rejeies, elas nunca esto ausentes de todo.

Agentes de toda a sociedade freqentemente participam dos processos de deciso poltica, tendo sido chamados ou no essa participao. Em alguns pases esta prtica corriqueira e est arraigada no sistema, sem a qual as autoridades "se sentiriam desvalidas" diante do processo poltico. Em outros, cujo sistema poltico de cunho mais autoritrio, tal prtica menos utilizada. Os governos procuram tornar mais racionais as suas anlises atravs de processos de planejamentos formais, nos quais muitas vezes so consideradas posies alheias ao governo em si. Os partidos polticos contrrios, ou de oposio, procuram freqentemente promover o debate acerca de fatos e dados. Segundo LINDBLOM (1980), essas e outras atividades analticas nogovernamentais contribuem grandemente para a formulao das polticas governamentais. A avaliao profissional das polticas, que seria uma fase final do processo poltico de deciso, tambm tem sido utilizada na busca de aumentar a racionalidade desse processo, proporcionando feedbacks que do importncia a tal avaliao. Esta, que se pretende sistemtica, abrangente, no-fragmentria, imparcial e politicamente neutra, na realidade apresenta uma srie de limitaes. Dessa forma, muitas destas pretenses devem ser relativizadas juntamente com todo o processo de anlise tcnica. Embora sejam bvios os mritos das anlises tcnicas, e suas contribuies a processos de deciso, LINDBLOM (1980) refuta a insuficincia de anlises tradicionalmente alegada como explicao para a prevalncia da poltica em tais processos. Alguns dos motivos que levam supremacia da poltica sobre a tcnica so: as divergncias entre os prprios analistas e os resultados de anlises sobre o mesmo problema; a falibilidade do analista; o fato de que os resultados no agradam, portanto no convencem a todos por causa de seus valores e interesses diversos e adversos; o fato de a anlise ser lenta e custosa; e, por fim, o fato de que a anlise nem sempre pode determinar, de modo conclusivo, quais problemas precisam ser abordados. Com estas limitaes da anlise, freqentemente as decises permanecem no mbito poltico, sem consideraes tcnico-analticas. No processo decisrio poltico a "interao" - que tem como exemplos mais comuns a votao, a negociao, o embate, etc. - teria plenas condies de substituir a anlise tcnica pura e com freqncia poderia atingir solues que essa anlise no alcanaria. Assim, a interao parece superar parte considervel das limitaes da anlise. Entretanto a anlise no desaparece do contexto, apenas muda de funo, no podendo ser abordada como uma alternativa poltica. Ela vai estar a servio da legitimao, da formulao e da proposio de polticas com o objetivo de "controlar as outras pessoas no processo de interao, de modo a evitar a abordagem frontal" (LINDBLOM, 1980:30).

Desta forma, a anlise pode se tornar parcial e perder sua complexidade quando utilizada em detalhes parciais do processo decisrio, ou em polticas especficas. Ela pode ser, tambm, freqentemente utilizada como instrumento de persuaso pelos diversos atores sociais para se influenciarem mutuamente, buscando fazer prevalecer seus pontos de vistas, interesses e valores. Todas estas formas de utilizao da anlise levam-na a ser chamada pelo autor de "anlise parcial", "partidria" ou ainda "sectria". LINDBLOM (1980) faz sua concluso discutindo as duas teses sobre a utilidade da anlise: a convencional, que v a anlise como alternativa poltica, e esta outra que entende a anlise como parte da interao poltica. Discute aspectos positivos e negativos apontados reciprocamente pelos advogados de cada uma das perspectivas; as prticas comuns s duas; e discute ainda as influncias da ideologia e de aspectos temporais no processo poltico de deciso. Na primeira perspectiva, a convencional, o processo "poltico" de tomada de deciso acaba se assemelhando ao processo racional tradicional, cheio das limitaes j discutidas. O autor, ento, entende que deve haver uma subordinao da anlise tcnica poltica - ou interao - no processo decisrio. Esta subordinao precisa ser aceita e incorporada aos "ideais e modelos do processo decisrio poltico". E diante da impossibilidade de anlises globalizantes, deve haver tambm a busca de simplificao da anlise tcnica em vez da tentativa de compreenso e abordagem dos problemas em sua totalidade. Alm de defender esta perspectiva e sugerindo que "... cada fato alegado seja sujeito a vrias contestaes... em toda a sociedade, mediante a pluralizao dos participantes no processo..." (LINDBLOM,1980:32) conclui que a boa deciso poltica deve permitir que os participantes enfrentem a diversidade de desafios que se apresentam no plano do sistema poltico. V. CONSIDERAES FINAIS As abordagens estudadas apresentam enfoques e nveis explicativos diferenciados, propondo reflexes sobre aspectos e variveis relevantes do processo de deciso. Antes de divergncias profundas, na maioria das vezes, verificam-se pontos de complementariedade entre as mesmas, cobrindo-se lacunas, explicando-se variaes e abrindo-se valiosas possibilidades de aplicaes prticas e tericas do conhecimento sobre a deciso e os processos decisrios. Tais conhecimentos oferecem grandes benefcios para as organizaes, sejam elas de produo, comrcio e prestao de servios, pblicas e privadas, polticas, comunitrias e grupos sociais diversos. Percebe-se uma estreita relao entre estratgias ou mtodos de deciso e estruturas organizacionais. Sendo assim, deve ser relativizada a idia de um modelo ideal ou definitivo, vlido priori para qualquer contexto organizacional. Esse contexto deve ser entendido enquanto um construto social inacabado, no qual sua dinmica se desenrola atravs da contnua interao entre atores.

Ganha centralidade a figura do decisor. Seu comportamento acaba por definir variaes no processo de tomada de deciso, que se apresentam relacionadas tanto a limitaes cognitivas, quanto a condicionantes de natureza ideolgica e valorativa prprios ou de outros grupos/indivduos envolvidos. A comunicao e a articulao entre esses agentes assumem fundamental importncia. Dessa forma, tanto a perspectiva comportamental quanto a poltica devem ser consideradas nos processos decisrios. Diante dessa realidade, que a cada dia se torna mais complexa e exige respostas mais rpidas, as organizaes precisam descobrir que o "tecnicismo" da anlise tcnica, ainda que importante, se mostra insuficiente para alcanar resultados satisfatrios quanto tomada de deciso. Antes de "timos" ou definitivos, eles se apresentam em contnua construo, no se encerrando em si mesmos. Isso exige um permanente pensar e repensar do processo decisrio na organizao.

VI. BIBLIOGRAFIA
BACHARACH, S. B. e BARATZ, M. S. Poder e Deciso. Reproduzido de "Decision and Nondecision: An Analytical Framework". Americam Political Science Review. V. 58, n.3, pp.632-642, 1963. ETZIONI, A. Mixed-Scanning: Uma Terceira Abordagem em Tomada de Deciso. Public Administration Review. V. 27, n. 5, pp. 385-392, 1967. Traduo do Prof. Francisco G. Heidemann (NAPPO/CPGA/UFSC). LINDBLOM, C. E. O processo de Deciso Poltica. Braslia: UnB, 1980. LINDBLOM, C. E. The Science of Muddling Through. Public Administration Review. V. 19, pp. 79-88, 1959. MINTZBERG, H. The Organization as Political Arena. Journal of Management Studies. V.22, pp.133-153, 1985. MOTTA, P. R. Razo e Intuio: Recuperando o Ilgico na Teoria da Deciso Gerencial. Revista de Administrao Pblica, Rio de Janeiro: 22(3):77-94, jul./set.1988. RODRIGUES, Suzana B. Processo Decisrio em Universidades: Teoria III. Revista de Administrao Pblica, Rio de Janeiro, 19(4):60-75, out./nov.1985. SIMON, H. Comportamento Administrativo. Rio de Janeiro: FGV, 1971. THOMPSON, J. & TUDEN, A. Strategies, Structures and Processes of Organizational Decision. In: THOMPSON, J. et alii. Comparative Studies in Administration. Pittsburgh: University of Pittsburgh, 1959. VERGARA, Slvia C. Razo e Intuio na Tomada de Deciso: Uma Abordagem Exploratria. Revista de Administrao Pblica, Rio de Janeiro: 25(3):120-38, jul./set. 1991. VERGARA, Slvia C. Sobre a Intuio na Tomada de Deciso. Revista de Administrao Pblica, Rio de Janeiro: 27(2):130-57, abr./jun. 1993.

Anda mungkin juga menyukai