Anda di halaman 1dari 12

LER/DORT

Saiba como prevenir

C O M O FA L A R C O M O S I N D I C ATO
Sindicato dos Bancrios de So Paulo, Osasco e Regio CUT Secretaria de Sade e Condies de Trabalho Rua So Bento, 413 Centro 3188-5268/5269 e 5270 www.spbancarios.com.br Regional Oeste Rua Arthur de Azevedo, 2007 Pinheiros 3814-2583 Regional Norte Rua Banco das Palmas, 288 Santana 6979-7720 Regional Leste Rua Icm, 67 Tatuap 6191-0494 - 293-0765 Regional Sul Rua Ada Negri, 127 Santo Amaro 5641-6733 e 5641-2227 ramais 27 e 30 Regional Paulista Rua Carlos Sampaio, 305 Metr Brigadeiro 3284-7873 e 3285-0027 Regional Osasco Rua Presidente Castelo Branco, 150 Centro 3682-3060 e 3685-2562

Publicao do Sindicato dos Bancrios e Financirios de So Paulo, Osasco e Regio CUT Presidente: Joo Vaccari Neto Secretria de Sade e Condies de Trabalho: Deise Teixeira Lessa Superviso Tcnica, Mdica e Jurdica da 7 edio: Maria Maeno e Gislndia Ferreira da Silva Assessoria: Joo Adonias de Oliveira Assistentes tcnicos: Bernadete P. Martins de Souza, Marcio Gonalves Pereira, Carlos Alberto Michelin Editorao eletrnica: Virgnia Leite Ilustraes: Mrcio Baraldi Produo: Secretaria de Imprensa e Comunicao do Sindicato dos Bancrios. 2003 Tiragem: 25 mil Impresso: Bangraf (11) 6947-0265 Setembro de 2003.

A P R E S E N TA O

odo bancrio j ouviu falar em LER/DORT, as Leses por Esforos Repetitivos (LER) ou Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O que poucos sabem que estas so doenas graves, que podem levar incapacidade para o trabalho, e que h meios de preveni-las, principalmente se houver empenho dos empregadores e uma poltica para tal. Quando estas doenas j esto instaladas, necessrio ao trabalhador adoentado o conhecimento de seus direitos, para exigi-los e assim evitar que a empresa simplesmente se livre do problema, demitindo-o. J existe inclusive um programa de preveno acordado entre a Executiva Nacional dos Bancrios e a Fenaban, mas ele ainda no foi implementado na grande maioria dos bancos. Conhea, nesta stima edio da cartilha desenvolvida pela Secretaria de Sade e Condies de Trabalho do Sindicato dos Bancrios e Financirios de So Paulo, Osasco e Regio, mais detalhes sobre estas enfermidades, campes entre as molstias que acometem os bancrios, e como proceder em defesa de seus interesses junto com o Sindicato.

Cartilha LER/DORT 3

DEFINIO E ORIGEM
LER/DORT so termos que designam um conjunto de doenas que atingem msculos, tendes, nervos e articulaes dos membros superiores (dedos, mos, punhos, antebraos e braos) e, eventualmente, membros inferiores e coluna vertebral. Decorrem de sobrecarga do sistema msculo-esqueltico no trabalho, que vai se acumulando ao longo do tempo. POR QUE OCORREM? Porque as empresas tm diminudo seu contingente de trabalhadores, sobrecarregando os que ficam. O ritmo de trabalho aumenta, a presso por produtividade tambm. Aos que trabalham nos setores operacionais, concomitantemente presso contnua e ao trabalho extenuante, sem pausas, restam os movimentos repetitivos, as interminveis horas em posio desconfortvel e a dificuldade at de satisfazer necessidades fisiolgicas.

Ritmo de trabalho e presso maiores aumentam casos de LER

C O M O I D E N T I F I C A R A L E R / D O RT ?
Comparemos duas situaes: SITUAO 1: Um caixa de banco escorrega e cai no ambiente de trabalho sobre a mo direita. No h fratura, mas nos dias seguintes h dor e inchao no punho e na mo, com dificuldade para realizar movimentos normais. O mdico lhe diz que o diagnstico tendinite de punho direito. Mas neste caso a tendinite uma reao inflamatria de aparecimento agudo causada pela queda. Em alguns dias, o caixa dever se recuperar. Este um caso de tendinite traumtica, isto , decorrente de um trauma. Trata-se de acidente de trabalho tpico, mas no de LER/DORT. SITUAO 2: Um bancrio trabalha h 10 anos como caixa e h 4 sente dor e fadiga nos membros superiores, principalmente no punho direito e ombro esquerdo. Essa dor passou a ser constante nos ltimos dois anos. Um mdico faz o diagnstico de tendinite de punho direito e tendinite de ombro esquerdo. Investigando as possveis causas, conclui que se trata de um quadro clnico que tem relao com os movimentos repetitivos dos dedos da mo direita utilizada para a digitao, concomitantemente aos movimentos repetitivos do ombro esquerdo, em suspenso, utilizado para passar documentos um a um na mquina e para depois entreglos aos clientes. Este um caso de LER/DORT, doena ocupacional.

4 Cartilha LER/DORT

As leses so resultado de agresses dirias, que duram meses ou anos. O sistema msculo-esqueltico exigido por tempo prolongado, no tem tempo para se recuperar e acaba se desgastando, causando dor e fadiga na pessoa.

C AT E G O R I A S N A M I R A
Trabalhadores de qualquer ramo de atividade podem ser atingidos, mas as LER/DORT so mais comuns em funes de digitao, operao de telemarketing, caixas, trabalhadores de linha de montagem e produo, escriturrios, trabalhadores da rea de comunicaes, confeces, alimentos, grfica etc. Na categoria bancria, como voc j sabe, um problema disseminado. Mas ateno: o diagnstico pode no trazer as palavras LER/DORT. H vrias doenas relacionadas ao problema, como tenossinovite, tendinite, epicondilite, sndrome do tnel do carpo, sndrome miofascial, bursite, sndrome do desfiladeiro torcico, tendinite de DEQuervain, entre muitas outras. Quando diagnosticadas precocemente e os fatores de risco afastados, com tratamento correto pode ocorrer recuperao total. Do contrrio, a doena pode se tornar crnica, de difcil controle.

Problema disseminado na categoria

PREVENO
A preveno s ocorrer se os fatores lesivos forem enfrentados. Palestras, ginstica laboral ou mudanas de mobilirio no resolvero os problemas se no estiverem integradas a uma poltica da empresa de gesto dos riscos sade. O maior desafio para a preveno resgatar o trabalhador como sujeito, recuperar sua potencialidade intelectual e garantir espao para sua criatividade. Dessa forma, repetitividade, estresse e sobrecarga de certos grupos musculares no poderiam fazer parte do trabalho. Para isso, os trabalhadores devem ter como objetivos o controle do ritmo de trabalho; enriquecimento das tarefas, no permitindo a fragmentao do trabalho; definio do perodo da jornada de trabalho em que h esforo repetitivo e do perodo em que ele no esteja presente; eliminao das horas extras; pausas durante o trabalho; adequao do posto de trabalho para evitar posturas incorretas - mobilirio e mquinas devem ser ajustados s caractersticas fsicas individuais e ambiente com temperatura, rudo e iluminao adequados.

A preveno deve focalizar a organizao do trabalho

Cartilha LER/DORT 5

C O M O LU TA R C O N T R A A L E R / D O RT
As LER/DORT so reconhecidas como doenas do trabalho, tanto pelo SUS (Portaria 1339/ GM, 1999) como pelo INSS (anexo II do decreto 3.048/99). Mas as empresas continuam tentando negar sua existncia, freqentemente descaracterizando as leses como ocupacionais. Ento, cabe ao trabalhador, o principal atingido, se organizar para alterar esse quadro. Veja como: Fortalecendo as organizaes dos trabalhadores por local de trabalho, seja em forma de comisses internas de preveno de acidentes (CIPA) ou outras comisses; Conhecendo a legislao do Ministrio do Trabalho (preveno), do Sistema nico de Sade-SUS (preveno e assistncia, incluindo reabilitao) e da Previdncia Social (concesso de benefcios por incapacidade para o trabalho e reabilitao profissional); Cobrando do poder pblico a sua atuao na preveno de doenas ocupacionais; Inserindo as questes de sade e segurana no trabalho nas clusulas dos acordos coletivos de trabalho; Participando de reunies sobre sade para obter informaes corretas e atualizadas. A preveno s ser possvel se houver a convergncia do saber de profissionais com o saber do trabalhador. Nada substitui o conhecimento e a experincia do trabalhador. A contratao de especialistas no propiciar a preveno de doenas: as condies existentes que tm de ser alteradas. E isso s ocorrer se houver acordos e negociaes.

6 Cartilha LER/DORT

DIREITOS E CONDIES AMBIENTAIS DE TRABALHO


H vrias normas que regulamentam os direitos dos trabalhadores a melhores condies de trabalho. Confira algumas delas: NORMA REGULAMENTADORA 17 Cuida da ergonomia e das condies de trabalho. Estabelece parmetros que permitem a adaptao das condies de trabalho s caractersticas do trabalhador, de modo a proporcionar o mximo conforto, segurana e desempenho. NORMA REGULAMENTADORA 9 - MAPAS DE RISCO A NR9 obriga a elaborao de mapas de riscos ambientais nas empresas, que devem ser realizados pelas CIPAs aps os trabalhadores serem ouvidos. NORMA REGULAMENTADORA 5 - CIPAS A NR 5 regulamenta a CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes), que composta por representantes do empregador e dos empregados e tem por fim relatar condies de risco existentes no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzi-los, elimin-los ou neutraliz-los. O movimento sindical reivindica a livre organizao da CIPA nos locais de trabalho. NORMA REGULAMENTADORA 7 - TIPOS DE EXAMES MDICOS A NR7 trata dos exames mdicos e institui o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. A empresa obrigada a realizar os exames mdicos admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional, nos seguintes moldes: PERIDICO Anual, para os trabalhadores expostos a riscos ou situaes de trabalho que impliquem no desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional. Nas demais atividades, deve ser anual para menores de 18 anos e maiores de 45, e a cada dois anos para os demais; RETORNO AO TRABALHO Os trabalhadores que ficarem afastados por perodo igual ou superior a 30 dias por motivo de doena, acidente (ocupacional ou no) ou parto devem ser submetidos obrigatoriamente a exame mdico no primeiro dia do retorno ao trabalho; MUDANA DE FUNO Realizado antes da mudana;
Cartilha LER/DORT 7

Conhecer a legislao importante para garantir direitos

DEMISSIONAL Realizado at a data da homologao da resciso contratual, desde que transcorridos 135 dias do ltimo exame (peridico, de retorno, de mudana de funo). A cada exame realizado ser emitido Atestado de Sade Ocupacional - ASO - e uma via deve ser entregue obrigatoriamente ao trabalhador. Caso haja constatao, suspeita ou agravamento de doena profissional ou do trabalho, caber ao mdico coordenador ou encarregado solicitar empresa a emisso da CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho).

C AT
A Comunicao de Acidente de Trabalho CAT - deve ser obrigatoriamente emitida pelo empregador na constatao, suspeita ou agravamento da LER/DORT, com o afastamento do trabalhador da atividade e encaminhamento ao INSS. A CAT deve ser emitida no primeiro dia til aps o diagnstico mdico, ou seja, aps a concluso de que o trabalhador ou pode ser portador de doena profissional ou do trabalho. A no notificao de doena do trabalho constitui crime (art. 269 do Cdigo Penal combinado com art. 169 da CLT). Na recusa da emisso da CAT pela empresa podem faz-lo o mdico que assistiu o trabalhador, qualquer autoridade pblica, o Sindicato ou o prprio trabalhador. A CAT emitida em seis vias, sendo que uma delas deve ser entregue ao prprio trabalhador e outra encaminhada ao Sindicato.

N E X O C A U S A L E S AT
O trabalhador s tem direito aos benefcios acidentrios com a caracterizao do nexo causal (relao de causa e efeito entre o trabalho e a doena) feita pela percia mdica do INSS. Constatado o nexo entre a doena e o trabalho, o mdico avalia se o trabalhador se encontra incapacitado para o trabalho temporria ou definitivamente. A modificao de funo ou afastamento sem que haja emisso da CAT e reconhecimento da doena pelo INSS no garante uma srie de direitos. BENEFCIOS E DIREITOS PREVIDENCIRIOS Tanto os acidentes de trabalho, incluindo os de trajeto, quanto as doenas profissionais ou do trabalho, recebem o mesmo tratamento legal.

8 Cartilha LER/DORT

AUXLIODOENA (B31)

Benefcio temporrio, mensal, concedido ao empregado que no tem condies de trabalhar por acidente ou doena. O afastamento deve ser superior a 15 dias. Benefcio temporrio, mensal, concedido ao empregado que no tem condies de trabalhar por acidente ou doena relacionados ao trabalho. O afastamento deve ser superior a 15 dias. Benefcio concedido ao empregado que tem capacidade de trabalho diminuda parcial e de forma permanente, constatado no momento da alta. Dura at a aposentadoria. Benefcio concedido ao empregado que tiver perda total e permanente da capacidade do trabalho.

AUXLIO-DOENA
POR ACIDENTE DE TRABALHO (B91)

AUXLIOACIDENTE

(B94)

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

ESTABILIDADE NO EMPREGO O trabalhador que, em razo de acidente ou doena do trabalho, ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias, recebendo portanto o auxlio-doena acidentrio ( E-91 ), tem estabilidade no emprego pelo perodo mnimo de 12 meses contados a partir do encerramento do auxlio-doena acidentrio. FGTS Durante o perodo em que o trabalhador estiver afastado do trabalho, recebendo auxlio-doena acidentrio (E-91), o empregador deve recolher a parcela que lhe compete conta do Fundo de Garantia por Tempo de Servio. SAT Os benefcios auxlio-doena acidentrio, auxlio-acidente, aposentadoria por invalidez por acidente e a reabilitao profissional integram o seguro pblico de acidentes do trabalho (SAT). O direito do trabalhador ao benefcio independe de comprovao de culpa do empregador pelo acidente. Basta que seja estabelecido o nexo causal e a incapacidade para o trabalho. Com a Emenda Constitucional n 20 de 15/12/98 abriu-se a possibilidade de privatizao do SAT e repasse de parte dos servios de concesso de benefcios acidentrios a seguradoras privadas. O Sindicato dos Bancrios, juntamente com outras entidades, luta para a manuteno do SAT pblico.

Lesionado afastado tem direito estabilidade no emprego

Cartilha LER/DORT 9

O QUE PREV A CONVENO DOS BANCRIOS


AUXLIO-CESTA ALIMENTAO O empregado afastado por acidente do trabalho ou doena tem direito ao auxlio-cesta alimentao por um prazo de cento e oitenta dias, contados do primeiro dia de afastamento do trabalho. COMPLEMENTO AUXLIO-DOENA J o empregado em gozo de auxlio-doena previdencirio ou de auxlio-doena acidentrio, para cada licena concedida, tem direito complementao salarial, por um perodo de 24 meses. O valor do complemento equivale diferena entre a importncia paga pelo INSS e o somatrio das verbas fixas por ele recebidas mensalmente, atualizadas. O banco deve fazer o adiantamento do auxlio-doena acidentrio ou previdencirio ao empregado enquanto este no receber da Previdncia Social o valor a ele devido, procedendo o empregado o acerto com o banco quando do pagamento pelo rgo previdencirio.

10 Cartilha LER/DORT

ENDEREOS E TELEFONES TEIS


CEREST/SP
Centro de Referncia em Sade do Trabalhador do Estado de So Paulo Rua Conselheiro Crispiniano, 20, 8 andar Centro 3231-5390 e 3259-9075 cerestsp@ig.com.br

C.R.S.T. - MOCA
Av. Paes de Barros, 872 6605-0222 e 6604-7207 crst.mo@ig.com.br

C.R.S.T. SANTO AMARO


Av. Adolfo Pinheiro, 581 5691-0731 e 5523-5382 crst.santoamaro@ig.com.br

C.R.S.T. S
Rua Frederico Alvarenga, 259 5 andar 3105-5330 e 3106-8908 crstse@hotmail.com

C.R.S.T. FREGUESIA DO
Av. Itaberaba, 1210 3975-0974 e 3976-3474 crst.fo@ig.com.br

C.R.S.T. SO BERNARDO DO CAMPO


Rua Maria Adelaide Quelhas, 55 Jd. Olavo Bilac 4125-9139

C.R.S.T. POMPIA
Rua Cotox, 664 3865-2213 e 3865-2077 crst.lapa@ig.com.br

PAM OSASCO
Av. Getlio Vargas, 889 Jd. Piratininga 3686-4000

LINKS ESPECIALIZADOS EM SADE DO TRABALHADOR


SINDICATO DOS BANCRIOS DE SO PAULO, OSASCO E REGIO
www.spbancarios.com.br/saude e-mail: saude@spbancarios.com.br

PREVIDNCIA SOCIAL
www.mpas.gov.br

MINISTRIO DA SADE
www.saude.gov.br

CONFEDERAO NACIONAL DOS BANCRIOS


www.cnbcut.com.br

FUNDACENTRO
www.fundacentro.gov.br e-mail: cnt@fundacentro.gov.br

FEDERAO DOS BANCRIOS DE SO PAULO


www.fetesp.org.br

ASSDIO MORAL TERRORISMO PSICOLGICO


www.assediomoral.org

INST INSTITUTO NACIONAL DE SADE NO TRABALHO CUT


www.instcut.org.br e-mail: inst@instcut.org.br

CENTRO DE VIGILNCIA SANITRIA DE SO PAULO


dvst@cvs.saude.sp.gov.br

Central nica dos Trabalhadores

Anda mungkin juga menyukai