Anda di halaman 1dari 6

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

CONCURSO PBLICO NACIONAL DE ANTEPROJETO DE ARQUITETURA

REABILITAO DO ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI IV . PROGRAMA DE NECESSIDADES


O programa de necessidades tem como objetivo estabelecer os conceitos para os principais espaos da Reabilitao do Mercado de Itaqui (Novo Mercado). A partir das entrevistas realizadas com alguns profissionais da prefeitura e com a populao local (anexo VII.B. Relatrio de Pesquisa Entrevistas), verificou-se que a implantao de um centro cultural e comercial no Antigo Mercado parece ser a melhor alternativa para a gerao de um plo cultural na cidade, o qual possa ser mantido a partir da renda gerada pelas atividades comerciais. O levantamento histrico e cadastral do Antigo Mercado (anexo VII.C. Levantamento Cadastral) confirma esta tendncia quando conclui que a restaurao e reabilitao deste edifcio deve considerar as suas funes originais. Tais funes incluam alm do abastecimento da populao, o estabelecimento de um centro de atividades culturais e sociais para Itaqui. A figura abaixo busca representar a estrutura conceitual e os principais objetivos da Reabilitao do Mercado Pblico de Itaqui:

Restaurante Centro Comercial Praa Coberta Cinema/Auditrio Salas Multiuso Laboratrio de informtica Centro Cultural Biblioteca Espao Memria

Lojas Cafeteria Administrao Fast-food Apoio Tcnico/ Servios

Eventos Novo Mercado

Figura 1: ESTRUTURA CONCEITUAL DOS ESPAOS PARA O NOVO MERCADO DE ITAQUI

O Centro Comercial dever ser constitudo basicamente por um Restaurante, Praa Coberta e por uma Sala de Cinema. A Praa Coberta, estrutura metlica de cobertura existente, dever funcionar como local de convergncia das diversas atividades e como uma praa de alimentao. E a Sala de Cinema dever ser flexvel para possibilitar a realizao de atividades tpicas de um auditrio (palestras, pequenas apresentaes). O Centro Cultural ser constitudo pela Biblioteca Municipal, pelas Salas Multiuso e pelo Espao Memria. O Laboratrio de Informtica poder ser usado para cursos, pelos usurios da biblioteca e pela populao em geral, podendo configurar-se como um cyber-caffe.
CONCURSO PBLICO NACIONAL ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 1

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

Figura 2: DIAGRAMA DA VOLUMETRIA DO EDIFCIO ORIGINAL A SER PRESERVADA

A Realizao de Eventos demandar a combinao de uso de espaos do Centro Comercial (cinema/auditrio) e do Centro Cultural (Salas Multiuso). A rea de Administrao far a gesto dos centros comercial e cultural. O Apoio Tcnico, por sua vez, se refere a todas as instalaes e sistemas necessrios para que as atividades previstas para o Novo Mercado sejam possveis. A edificao do Mercado, no seu aspecto inicial, apresentava ptios descobertos, indicados em verde na Figura 2, que devem ser recuperados com a configurao original na proposta de reabilitao. A Figura 2 indica as diretrizes elaboradas com relao ao Patrimnio Tombado para a preservao e valorizao da volumetria do Antigo Mercado. Salientase a preservao e recuperao da estrutura de suporte e cobertura do Ptio Central (em amarelo) e a recuperao da caracterstica original dos ptios laterais (em verde). Recomenda-se, devido cota baixa da rea do Mercado, a localizao de equipamentos (transformadores, ar condicionado, etc.) acima da cota de referncia 0,00m da planta, como medida de preveno para alagamentos e enchentes.
CONCURSO PBLICO NACIONAL ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 2

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

As restries para o dimensionamento dos ambientes so impostas pelas prprias condies da edificao existente, a ser reabilitada e pelas diretrizes de cada proposta. A proposta apresentada dever atender NBR 9050 e NBR 9077, principalmente nos aspectos referentes s circulaes, rampas, portas, dimensionamento de sadas de emergncia e sanitrios. As propostas tero a total liberdade de acrescentar novos espaos ao projeto, desde que cumpram este Programa de Necessidades, a Legislao vigente e no entrem em conflito com o exposto nos anexos: VII.B. Relatrio de Pesquisa Entrevistas e VII.C. Levantamento Cadastral.

Figura 3: DIAGRAMA DAS PAREDES EXISTENTES E DA DIRETRIZ DE INTERVENO

A Figura 3 indica os nveis de interveno admitidos no edifcio Tombado para a alterao e substituio de alvenarias, aberturas e estruturas existentes.

CONCURSO PBLICO NACIONAL

ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 3

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

1. 1.1.

1.2.

1.3.

1.4.

2. 2.1.

2.1.1.

2.1.2.

2.1.3.

2.1.4.

2.2.

2.2.1.

2.2.2. 2.2.3.

PROGRAMA DE NECESSIDADES PARA O NOVO MERCADO DE ITAQUI REAS EXTERNAS OBSERVAES e RECOMENDAES Recomenda-se a elaborao de proposta para o tratamento PASSEIOS E CALADAS dos passeios e caladas adjacentes ao Mercado, bem como as possveis relaes com o entorno imediato e a cidade. Recomenda-se que o acesso principal seja mantido, bem ACESSO PBLICO como, os acessos externos das lojas localizadas na rea perifrica do Mercado. Podero ser criados novos acessos, de acodo com as solues propostas para as novas atividades, particularmente nas reas que correspondem aos fundos do Mercado (junto rua interna). No ser criada uma infraestrutura especfica para ESTACIONAMENTO estacionamento na rea de implantao do Mecado. A rea de entorno do Mercado possibilita esse tipo de uso sem maiores dificuldades. Recomenda-se a utilizao do antigo ptio das carroas, ACESSO DE SERVIO indicado como rua interna na planta do levantamento fsico cadastral, como acesso de servio para o Novo Mercado. As reas de carga e descarga devero estar claramente indicadas nos projetos propostos atravs do concurso. REAS INTERNAS OBSERVAES e RECOMENDAES Junto ao acesso principal dever ser previsto um espao RECEPO E onde um funcionrio possa atender aos visitantes alm de INFORMAES recepcionar e encaminhar as pessoas administrao. Os sanitrios pblicos devem ser de fcil acesso aos SANITRIOS PBLICOS usurios da Praa Coberta. Devem estar dimensionados em MASCULINO E FEMININO funo do nmero de usurios e prever acessibilidade universal. Recomenda-se a previso de espao para a instalao de CAIXA ELETRNICO / pelo menos um caixa eletrnico na rea da Praa Coberta, BANCO 24H ou proximidades. Recomenda-se a previso de espao para a instalao de CAIXA CORREIO pelo menos uma caixa de correio na rea da Praa Coberta, ou proximidades. Recomenda-se a previso de espao para a instalao de TELEFONES PBLICOS pelo menos 2 (dois) telefones pblicos na rea da Praa Coberta, ou proximidades. O espao Praa Coberta dever estar localizado no antigo PRAA COBERTA ptio coberto no qual funcionavam as bancas de venda de carnes e congneres. A Praa Coberta ser o principal ponto de encontro do Novo Mercado, funcionar como espao de integrao e praa de alimentao e dever possibilitar a conexo entre os principais espaos culturais e comerciais. Dever prever rea de mesas suficiente para atender cafeteria e lancherias. ESPAO PARA EXPOSIES O espao Praa Coberta dever possibilitar a realizao de exposies eventuais ou peridicas (pinturas, fotos, E APRESENTAES esculturas, etc), bem como, de pequenas apresentaes musicais. A utilizao da Praa Coberta com esta atividade dever estar claramente indicada nos projetos propostos atravs do concurso. O espao Praa Coberta dever abrigar um mnimo de 2 LANCHERIAS (duas) lancherias do tipo fast-food. O espao Praa Coberta dever abrigar 1 (uma) cafeteria. CAFETERIA

CONCURSO PBLICO NACIONAL

ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 4

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

2.2.4.

2.3.

2.3.1.

2.3.2.

2.3.3.

2.4.

2.4.1. 2.4.2. 2.4.3. 2.4.4. 2.5.

2.6.

O espao Praa Coberta poder abrigar pequenas lojas, com um conceito similar aos dos quiosques de centros comerciais e shopping centers. Estas lojas tambm podero estar em outra posio no edifcio, desde que estejam diretamente relacionadas com a Praa Coberta. As atividades especficas destas lojas no esto definidas, mas estima-se que possam ser destinadas tabacarias, livrarias, lojas de discos, locadoras de vdeo, perfumarias e similares. Os projetos propostos atravs do concurso devero definir um mnimo de 3 (trs) lojas deste tipo com rea mnima de 9m. Um restaurante dever constituir as atividades comerciais RESTAURANTE do Novo Mercado. Este restaurante dever ter salo com mesas e capacidade entre 50 a 80 pessoas. O restaurante deve ter cozinha equipada e dimensionada COZINHA para a capacidade proposta. A cozinha deve prever duto de exausto (para coifa e/ou churrasqueira) que no comprometa o condicionamento dos ambientes internos e respeite a volumetria externa original do edifcio histrico. O restaurante deve ter os depsitos necessrios ao seu DEPSITOS funcionamento (cmaras, bebidas, lixo, etc.) e prever os fluxos e espaos de carga/descarga. de acesso exclusivo do restaurante, SANITRIOS MASCULINO E Sanitrios dimensionados em funo do nmero de usurios, prevendo FEMININO acessibilidade universal. O espao Cinema/Auditrio dever abrigar uma sala de CINEMA / AUDITRIO cinema que possa ser utilizada como um auditrio para pequenos eventos a serem realizados na cidade. A capacidade da sala deve ser entre 150 e 200 pessoas. Sala compatvel com o equipamento moderno de projeo. SALA DE PROJEO Espao interno para recepo e venda de ingressos. PodeACESSO / BILHETERIA se criar ambiente tipo foyer. Localizada prximo ao acesso da sala. BOMBONIRE SANITRIOS MASCULINO E Sanitrios de acesso exclusivo dos usurios do Cinema/Auditrio. FEMININO As Salas Multiuso devero ter capacidade para, no mnimo, SALAS MULTIUSO (4) 20 pessoas, e sero, no mnimo 4 (quatro). Existe uma demanda grande na cidade de espaos para reunies e eventos, cursos profissionalizantes, artsticos e outros. Estas salas, em conjunto com o Cinema/Auditrio podero constituir-se em um pequeno Centro de Convenes para a cidade. Recomenda-se, portanto, que estas estejam localizadas prximas ao Cinema/Auditrio e rea de Administrao. Tambm desejvel a flexibilidade espacial das mesmas. A Biblioteca Pblica do Municpio localiza-se atualmente no BIBLIOTECA PBLICA Antigo Mercado, dever permanecer no Novo Mercado. Trata-se de um espao de grande relevncia para a comunidade. No mnimo 2 funcionrios trabalharo permanentemente no local. Dever ter rea de estantes, leitura e arquivo (mapoteca, documentos histricos) totalizando uma rea de, no mnimo, 175m. LOJAS

CONCURSO PBLICO NACIONAL

ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 5

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICPIO DE ITAQUI

2.7.

2.8.

2.8.1. 2.8.2. 2.8.3. 2.8.4.

2.9.

2.10.

2.10.1. 2.10.2. 2.10.3. 2.10.4. 2.10.5. 2.10.6.

2.10.7. 2.10.8.

2.10.9.

O laboratrio de informtica dever possibilitar a realizao de cursos de informtica para no mnimo 20 pessoas (1 + 10 mquinas), bem como, a disponibilizao de acesso internet para a comunidade em geral, podendo configurar-se como um cyber-caffe. A relao direta com a Biblioteca recomendada. A administrao do Novo Mercado dever gerenciar todas ADMINISTRAO as atividades culturais e eventos, bem como, fiscalizar o uso dos espaos comerciais. Sala com capacidade para 2 (dois) funcionrios com, no SECRETARIA mnimo, 12m. Sala com capacidade para 1 (um) diretor e pequenas DIRETORIA / REUNIES reunies com, no mnimo, 20m. rea para depsito da Administrao. ALMOXARIFADO Sanitrios de acesso exclusivo da Administrao, Biblioteca SANITRIOS e, eventualmente, dos usurios do Laboratrio de Informtica. O Espao Memria dever abrigar uma exposio ESPAO MEMRIA permanente sobre o histrico do Mercado, sua situao antes da reabilitao e o histrico do concurso, bem como, apresentar registros das obras de restaurao. Recomendase que este espao seja localizado em rea de fcil acesso para os usurios e visitantes do Novo Mercado. A relao direta com a Biblioteca recomendada. APOIO TCNICO / SERVIOS O apoio tcnico se refere a todas as instalaes e sistemas necessrios para que as atividades previstas para viabilizar as atividades do Novo Mercado. Sanitrios/Vestirios para funcionrios, separados por sexo. SANITRIOS/ VESTIRIOS Prever chuveiros e armrios. Local para depsito e lavagem do material de limpeza. DEPSITO DE LIMPEZA Sala de controle para 1 segurana (circuito de TV). SEGURANA Local para depsito de lixo. Prever separao de lixo seco e LIXO / RESDUOS orgnico. Atendendo legislaes de abastecimento de gua e de GUA E INCNDIO incndio. Prever local para subestao e medidores atendendo ENERGIA ELTRICA legislaes respectivas. Possibilidade de instalao de gerador. Prever isolamento acstico. Propor sistemas de iluminao artificial dos ambientes ILUMINAO E internos, iluminao pblica externa e monumental. LUMINOTCNICA Propor diretrizes e sistemas de condicionamento para AR CONDICIONADO climatizao de ar (quente e frio) setorizado (recomenda-se tipo split), com a indicao de condensadores (aparelhos externos) e evaporadores (aparelhos internos). Recomendase controle de umidade no espao da biblioteca. Central de Gs GLP. Atender s normas de segurana. GS LABORATRIO DE INFORMTICA

Porto Alegre, abril de 2003.


________________________ Arq. Jos Albano Volkmer Presidente do IAB/RS ________________________ Dr. Jos Silas Dubal Goulart Prefeito do Municpio de Itaqui ________________________ Arq. Tiago Holzmann da Silva Coordenador do Concurso ________________________ Arq. Luciana Ins Gomes Miron Coordenadora-adjunta do Concurso

CONCURSO PBLICO NACIONAL

ANTIGO MERCADO PBLICO DE ITAQUI 6

Anda mungkin juga menyukai