Anda di halaman 1dari 22

HISTORIA

AS NOVAS FRONTEIRAS DA AUTOMAO


A automao rompeu os grilhes do cho-de-fbrica e buscou fronteiras mais amplas, se abrangendo a automao do negcio ao invs da simples automao dos processos e equipamentos.
Segundo Seixas (2000)

A automao, atravs de sistema SCADA, permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produo, possuindo, tambm, interfaces para a transferncia dos dados para os sistemas administrativos da empresa. O PC a plataforma preferida de superviso. Os softwares de superviso e controle apareceram em diversos tamanhos, em diversos sistemas operacionais, com diversas funcionalidades e os fabricantes de CLP, passaram a produzir sistemas SCADA.

Sistemas Supervisrios

[1 / 22]

OBJETIVO
Os sistemas SCADA tem objetivo principal de monitoramento do cho de fbrica em tempo real, ou seja, mostrar o que est ocorrendo naquele exato momento. Na hierarquia da automao industrial, os sistemas SCADA, oferecem funes importantes no monitoramento de problemas, como parada de mquinas por problemas mecnicos ou falta de matria-prima. A produo pode apresentar gargalos influenciados por um processo comumente lento ou por mquinas que sempre esto com algum problema.

Hierarquia da automao industrial Sistemas Supervisrios [2 / 22]

OBJETIVO
Verifica-se que o controle sobe um nvel na pirmide de automao, de forma que ele deixa de ser exclusividade do CLP para interagir com o sistema SCADA, facilitando a interao com o usurio e aumentando a flexibilidade do projeto. A receita que comea a ser planejada e definida no ERP. O ERP possui funcionalidades para a integrao entre todos os departamentos da empresa. O qual atua no planejamento, no controle e suporte dos processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais. Os sistemas ERP fornecem suporte s atividades administrativas (finanas, recursos humanos, contabilidade e tributrio); comerciais (pedidos, faturamento, logstica e distribuio) e produtivas (projeto, manufatura, controle de estoques e custo). Utilizando-se essa arquitetura, realizada a integrao entre os dados coletados automaticamente do cho de fbrica com um sistema ERP.
Sistemas Supervisrios [3 / 22]

AUTOMAO INDUSTRIAL
Descreve um conceito amplo, envolvendo um conjunto de tcnicas de controle, das quais criado um sistema ativo, capaz de fornecer a melhor resposta em funo das informaes que recebe, e assim calcular a melhor ao corretiva a ser executada. Entende-se tambm por automao, qualquer sistema, apoiado em computador ou equipamento programvel. Atravs de um diagrama de blocos, um sistema de automao inteligente, o controlador (CLP) verifica os sensores, toma a deciso que foi programada e interfere no processo atravs dos atuadores, alm de receber e enviar informaes para o sistema de superviso.
Diagrama de blocos de um sistema de automao Sistemas Supervisrios [4 / 22]

AUTOMAO INDUSTRIAL
As automaes, foram gradativamente evoluindo, tornando-se cada vez mais independentes do controle do homem, assumindo tarefas e tomando decises. Essa evoluo se deu, inicialmente, por meio de dispositivos mecnicos, hidrulicos e pneumticos, com o advento da eletrnica, a microinformtica assumiu o papel da produo automatizada. A partir da, o homem, utilizando tcnicas de inteligncia artificial, processadores que passa a desenvolver tarefas complexas e tomar decises rpidas para controle do processo. Assim, a automao industrial passou a oferecer e gerenciar solues desde o nvel do cho de fbrica e volta o seu foco para o gerenciamento. Desta forma, o grau de complexidade de um sistema de automao pode variar enormemente. Todo sistema de automao implica na presena de trs componentes bsicos. Esses componentes bsicos so: Sensor, atuador, controlador - CLP
Sistemas Supervisrios [5 / 22]

CLP - Controlador Lgico Programvel


CLPs so dispositivos que permitem o comando de mquinas e equipamentos de maneira simples e flexvel, possibilitando alteraes, por meio de programas, que ficam armazenados em sua memria. Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), CLP um equipamento eletrnico digital com hardware e software compatveis com aplicaes industriais. Esse equipamento foi batizado, nos Estados Unidos, como Programmable Logic Controller (PLC), em portugus Controlador Lgico Programvel (CLP) e este termo registrado pela Allen Bradley (fabricante de CLPs). Os CLP's podem ser empregados em diversos setores da indstria. Utilizados sozinhos ou acoplados a outras unidades, onde eles operam sincronizadamente. Nesses casos, a automao assume uma arquitetura descentralizada, dividindo-se a responsabilidade do processo.
Sistemas Supervisrios [6 / 22]

CLP - Controlador Lgico Programvel


Atravs do diagrama de blocos, como o CLP atua no sistema: os sensores alimentam o CLP (processador), a cada instante, com os dados (variveis de entrada) informando, atravs de nveis lgicos, as condies em que se encontram. Em funo do programa armazenado em sua memria, o CLP atua no sistema por meio de suas sadas. As variveis de sada executam, a cada instante, os acionamentos dos atuadores no sistema. O processamento feito em tempo real.
Processador Memria Fonte

(dados, endereos, controle)

Barramento

Entradas

Sadas

Diagrama de blocos simplificado de um CLP Sistemas Supervisrios [7 / 22]

Sensores e Atuadores
Sensores - definido como sendo um dispositivo sensvel a fenmenos
fsicos, tais como: temperatura, umidade, luz, presso, entre outros. Por meio dessa sensibilidade, os sensores enviam um sinal correspondente para os dispositivos de medio e controle. O sinal de um sensor pode, entre outras funes, ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle.

Atuadores - so dispositivos que aplicam uma determinada fora de


deslocamento ou outra ao fsica, definida pelo sistema controlador, por meio de uma ao de controle. Podem ser magnticos, hidrulicos, pneumticos, eltricos ou de acionamento misto. Como exemplo, h: vlvulas e cilindros pneumticos, vlvulas proporcionais, motores, aquecedores, entre outros.
Enquanto os sensores captam informaes sobre o processo, os atuadores interferem neste mesmo processo, gerando assim, o controle. Para um bom funcionamento de qualquer sistema de controle necessrio que os sensores e atuadores sejam escolhidos e instalados adequadamente. No devendo ser relegados a segundo plano.
Sistemas Supervisrios [8 / 22]

ARQUITETURAS DE REDES INDUSTRIAIS


Nos processos produtivos, vem-se verificando uma tendncia em substituir sistemas centralizado, por sistemas distribudos, compostos por diversos equipamentos. Porm, para controle distribudo somente ser vivel se houver a trocar informaes entre todos de modo rpido e confivel. Para atender a essa necessidade, surgiram diversos tipos, padres, protocolos em redes de comunicao industrial. Diferentemente das redes locais de escritrio, as quais esto instaladas em ambientes limpos e normalmente com temperaturas controladas, no caso de redes industriais, os ambientes so usualmente hostil, podendo ter rudos eletromagnticos de grande intensidade. Por exemplo, no acionamento de motores eltricos, os quais provocam, radiaes eletromagnticas, podendo induzir rudos nas proximidades. Alm disso, podendo apresentar temperaturas e umidades elevadas, que so prejudicais aos componentes. Desta forma, equipamentos para redes industriais so especialmente construdos para trabalhar nessas condies adversas e os protocolos de comunicao adotados.
Sistemas Supervisrios [9 / 22]

ARQUITETURAS DE REDES INDUSTRIAIS


Para se conceber uma soluo na rea de automao, o primeiro passo projetar a arquitetura do sistema, organizando seus elementos vitais em torno de redes de comunicao de dados apropriadas. So eles:

Remotos de aquisio de dados, CLPs, instrumentos, sistema de superviso, etc.

Uma das arquiteturas mais praticadas a que define hierarquias de redes independentes:

Rede de Informao Corporativa, Rede de Controle Industrial, Rede de Campo


[10 / 22]

Sistemas Supervisrios

Rede de Informao Corporativa


O nvel mais alto dentro de uma arquitetura representado pela rede de informao. O trfego baseado em dados sem criticidade temporal, caracterizada pelo grande volume de dados, porm com baixa frequncia de transmisso. Nessas redes, a velocidade de transmisso um fator importante, porm a latncia (tempo entre o envio e recebimento dos pacotes de dados) uma varivel incerta. Exemplos so as redes em sistemas de gesto corporativos em que h grande trfego de dados. Em grandes corporaes, natural a escolha de uma rede de grande capacidade para interligao dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), Supply Chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos), e EPS (Enterprise Production Systems).
Sistemas Supervisrios [11 / 22]

Rede de Controle Industrial


Interliga os sistemas industriais de nvel 2 ou servidor SCADA aos sistemas de nvel 1 representados por CLPs ou remotos de aquisio de dados. O trfego baseado em dados em que a criticidade temporal pode ou no ser essencial, normalmente com volume mdio de dados e frequncia de transmisso em funo de eventos do sistema. Nessa rede, os aspectos mais importantes so a disponibilidade e a imunidade a falhas. Podendo ser utilizada para a interligao entre vrios sistemas supervisrios SCADA's quando no centralizados, sendo recomendado o uso da Rede de Informaes Industriais, para esse fim.
Sistemas Supervisrios [12 / 22]

Rede de campo
A rede de campo permite a interao dos diversos dispositivos de monitorao e controle presentes em uma planta de produo, atravs de aquisio de variveis e atuao sobre equipamentos. Por meio dela esses dispositivos trocam informaes e coordenam o controle dessa planta. O trfego baseado em dados na maior parte com criticidade temporal, caracterizada pelo pequeno volume de dados entre dispositivos, mas com frequncia de transmisso elevada. Exemplo clssico o envio de temperatura de um dispositivo de campo (sensor) para o CLP, onde o valor ser utilizado no controle de temperatura de determinada rea (atuador). Nessa rede, a latncia entre o envio do pacote e o recebimento do mesmo obedece a valores mximos bem definidos.

Sistemas Supervisrios

[13 / 22]

Exemplo de Arquitetura para Rede Industrial


Na figura, observa-se que as estaes clientes SCADA se comunicam com seus servidores SCADA e com cliente e servidores ERP atravs da Rede de Informao. O servidor SCADA se comunica com os CLPs atravs da Rede de Controle. Os CLPs se comunicam com os sensores e atuadores atravs da Rede de Campo. Do ponto de vista de segurana, favorvel isolar o trfego de controle do trfego de informao atravs de equipamentos roteadores de rede.
As redes de controle e informao podem estar fundidas em uma rede nica. Porm, como o trfego na rede de controle caracterizado por mensagens curtas e muito frequentes e de natureza diversa do trfego na rede de informao, em geral representada por arquivos maiores transmitidos com baixa frequncia, tornando os requisitos de desempenho e segurana das duas redes diferentes, no recomenda esta fuso.
Exemplo de Arquitetura de uma Rede Industrial Sistemas Supervisrios [14 / 22]

Sistemas SCADA
Os sistemas SCADA (Supervisory Control and Acquisition Data System) so aplicativos que permitem que sejam monitoradas e rastreadas informaes do processo produtivo, as informaes podem ser visualizadas por intermdio de quadros sinticos animados com indicaes instantneas das variveis de processo (vazo, temperatura, presso, volume, etc). Os dados so provenientes do controle do CLP, podendo os softwares supervisrios gerenciar processos de qualquer tamanho ou natureza. Estes auxiliam no processo de implantao da qualidade e de movimentao de informaes para gerenciamento e diretrizes. Desta forma, a escolha do software de superviso muito importante na estratgia de automao de uma empresa. Um sistema SCADA permite a um operador, em uma localizao central, controlar um processo distribudo em lugares distantes, como, leo ou gs natural, sistemas de saneamento, ou complexos hidroeltricos, fazer set-point ou controlar processos distantes, abrir ou fechar vlvulas ou chaves, monitorar alarmes, e armazenar informaes de processo. Quando as dimenses do processo tornam-se muito grandes, os benefcios, em termos de reduo de custos de visitas rotineiras, podem ser verificados, porque torna desnecessria a presena do operador ou a visita em operao normal. Hoje, os sistemas SCADA podem ter uma arquitetura aberta, ligada em rede, de forma a permitir que o fluxo de dados do processo ultrapasse o limite das paredes da empresa e percorra o mundo atravs dos meios de comunicao existentes.

Sistemas Supervisrios

[15 / 22]

Sistemas SCADA
Num ambiente industrial, esses sistemas auxiliam na gesto da produo, porque possibilitam:

Comunicaes significativamente melhores entre todas as reas da operao; Um melhor planejamento da produo; Um melhor rastreamento das ordens de produo, incluindo listas de materiais, alm de uma melhor administrao do plano de produo; Um acompanhamento mais preciso dos nveis de estoque alocado e real de matriasprimas e produtos acabados; Uma melhor administrao e manuteno dos equipamentos da planta, incluindo o acompanhamento de defeitos e a programao de ordens de trabalho para manuteno.

Apresentando uma soluo denominada Sistemas de Monitoramento, Superviso e Diagnstico da Produo, composta dos seguintes mdulos funcionais:

Monitoramento da produo: faz o sensoreamento e coleta em tempo real dos dados de produo; Superviso da produo: anlise dos dados coletados: Repositrio de informaes da produo: armazena as informaes da produo. Diagnstico do cho de fbrica: trata as informaes tecnolgicas.
[16 / 22]

Sistemas Supervisrios

Sistemas SCADA
Os sistemas SCADA podem ser subdivididos em:
A) Sensores e Atuadores: so dispositivos conectados aos equipamentos controlados e monitorizados pelos sistemas SCADA. Os sensores convertem parmetros fsicos, tais como velocidade, nveis de gua e temperatura, para sinais analgicos e digitais legveis pela estao remota. Os atuadores so usados para atuar sobre o sistema, ligando e desligando determinados equipamentos. B) Estaes remotas: O processo de controle e aquisio de dados inicia-se nas estaes remotas, CLPs (Controlador Lgico Programvel) e RTUs (Remote Terminal Units), com a leitura dos valores atuais dos dispositivos a que esto associados e o respectivo controle. Os CLPs apresentam como principal vantagem a facilidade de programao e controle de I/O. Por outro lado, os RTUs possuem boas capacidades de comunicao, incluindo comunicao via rdio, estando especialmente indicados para situaes adversas onde a comunicao difcil. Atualmente, nota-se uma convergncia no sentido de reunir as melhores caractersticas desses dois equipamentos: a facilidade de programao e controle dos CLPs e as capacidades de comunicao dos RTUs.
Sistemas Supervisrios [17 / 22]

Sistemas SCADA
C) Redes de comunicaes: A rede de comunicao a plataforma atravs da qual a informao de um sistema SCADA transferida. Tendo em considerao os requisitos do sistema e as distncias a cobrir, as redes de comunicao podem ser implementadas, entre outros, atravs dos seguintes meios fsicos:
Cabos - Os cabos esto indicados para a cobertura de pequenas distncias, normalmente em fbricas, no sendo adequados para grandes distncias devido ao elevado custo da cablagem, instalao e manuteno;

Linhas Discadas - As linhas discadas podem ser usadas em sistemas com atualizaes peridicas, que no justifiquem conexo permanente. Quando for necessrio comunicar com uma estao remota efetuada uma ligao para o respectivo nmero;

Linhas Dedicadas - As linhas dedicadas so usadas em sistemas que necessitam de conexo permanente. Essa conexo, no entanto, uma soluo cara, pois necessrio o aluguel permanente de uma linha de dados ligada a cada estao remota;

Rede Wireless - Esses dispositivos so usados em locais onde no esto acessveis linhas discadas ou dedicadas. Por vezes, em situaes onde uma ligao direta via rdio no pode ser estabelecida devido distncia, sendo necessria a instalao de dispositivos repetidores.

Sistemas Supervisrios

[18 / 22]

Sistemas SCADA
D) Estaes de monitorao central As estaes de monitorao central (servidor SCADA) so as unidades principais dos sistemas SCADA, responsveis por recolher a informao gerada pelas estaes remotas e agir em conformidade com os eventos detectados. Podem estar centralizadas num nico computador, ou distribudas por uma rede de computadores de modo a permitir a partilha de informao proveniente do servidor SCADA. A interao entre os operadores e as estaes de monitorao central (servidor SCADA) efetuada atravs de uma Interface Homem-Mquina, em que comum a visualizao de um diagrama representativo da instalao fabril, a representao grfica das estaes remotas, os valores atuais dos instrumentos fabris e a apresentao dos alarmes ativos.

Sob esta perspectiva a figura a seguir mostra todos os componentes bsicos de um sistema SCADA, desde a estao de monitorao central, onde est o software de superviso, passando pela rede de comunicao, CLP, sensores e atuadores at as mquinas e equipamentos (processo).

Sistemas Supervisrios

[19 / 22]

Sistemas SCADA
REDE DE COMUNICAO

SENSORES E ATUADORES

CLP ESTAO DE MONITORAO

Figura: Componentes de um sistema SCADA Sistemas Supervisrios [20 / 22]

Sistemas SCADA
CONCEITOS ERGONMICOS PARA A CONSTRUO DE TELAS
Os olhos tendem a se mover de: Uma imagem grande para uma menor Uma cor saturada para uma no saturada Uma cor brilhante para uma cor pastel Uma imagem colorida para outra monocromtica Formas simtricas para formas assimtricas Algo que se move e pisca para uma imagem esttica. Logo ao construir uma tela devemos obedecer aos seguintes critrios: Dar preferncia a vdeos de 19" A construo da tela deve ser bem balanceada: o nmero de elementos de informao por tela deve ser coerente com a capacidade humana de interpretlos. Evite telas congestionadas ou vazias demais.

Sistemas Supervisrios

[21 / 22]

Sistemas SCADA
O sistema grfico deve propiciar: Resoluo suficiente para tornar a imagem legvel Diversas cores simultneas Caracteres com diversas formas e tamanho Representao grfica dinmica (animaes). Evite objetos grandes piscantes Deve haver redundncia na forma de representar uma informao: valor, barras, enchimentos, etc. A representao mais natural a mais indicada. Por exemplo, enchimento para tanques e silos, rotao para um forno de cimento ou britador de martelos, etc. Equipamentos devem ser desenhados de acordo com sua forma e tamanhos exatos. A representao fotogrfica com excesso de detalhes, sombra, etc. desaconselhvel.

A sequncia para ligar ou desligar equipamentos ou realizar aes de controle similares deve ser simples e intuitiva. Simplesmente selecione o objeto com o mouse e selecione a opo LIGA no menu. Mensagens devem ser claras, explcitas e auto suficientes. Contra exemplo: Erro 46A: Execute o procedimento de emergncia 78.
[22 / 22]

Sistemas Supervisrios

Anda mungkin juga menyukai