Anda di halaman 1dari 15

A CONVENO DE BUDAPESTE E AS LEIS BRASILEIRAS1

Gills Lopes Macdo Souza2 Dalliana Vilar Pereira3

A falta de legislao o principal problema para a investigao e at mesmo para conseguir criminalizar algumas condutas. Delegado Felipe T. Seixas (apud MAZENOTTI, 2009) Em redes [de computadores], assim como em outras reas, a nica constante so as mudanas. Matt Hayden (HAYDEN, 1999, p. XIX)

RESUMO As redes de computadores e a Internet so to impactantes na vida diria que, assim como as grandes transformaes tecnolgicas desde o controle do fogo era nuclear , trazem consigo benefcios e mazelas. A tipificao dos crimes cometidos no ciberespao imprescindvel para que os poderes pblicos possam acompanhar a dinmica de um mundo globalizado. O presente artigo pretende relatar o que e qual a importncia de um provvel ingresso do Brasil Conveno de Budapeste (Conveno sobre o Cibercrime, 2001), uma vez que, tornado-se membro da supracitada Conveno, ele adentraria num Regime Internacional de combate ao cibercrime, facilitando, assim, uma cooperao maior com outros pases que sofrem das mesmas prticas ilcitas, mas que possuem leis diferentes. Todavia, este trabalho prope ressalvas a um ingresso sem discusso com a sociedade e ao Projeto de Lei proposto pelo Senador Eduardo Azeredo, que tipifica as prticas do cibercrime, mas que fere tambm a liberdade do cidado comum.

Palavras-chave: Cibercrime. Conveno de Budapeste. Legislao. Senador Eduardo Azeredo.

Trabalho apresentado e aceito para publicao nos Anais do 1 Seminrio Cibercrime e Cooperao Penal Internacional, organizado pelo CCJ da UFPB e pela Association Internacionale de Lutte Contra la Cybercriminalite (Frana), Joo Pessoa/PB, maio de 2009.
2

Graduando da turma pioneira de Relaes Internacionais (UEPB), tecnolando em Redes de Computadores (IFPB), Coordenador de Produo da Integrativa.com.br, membro do grupo de pesquisa GEH@ETE (UEPB/CNPq) e Assessor de TI da Empresa Jnior de Relaes Internacionais. Correio eletrnico: gills@gills.com.br.
3

Graduanda em Direito (UFPB), cursou Relaes Internacionais na UEPB at o quinto perodo. monitora-bolsista da disciplina Direito Constitucional na UFPB. Correio eletrnico: dalliana.vilar@gmail.com. 1

1 INTRODUO Com o surgimento da Internet, muitas possibilidades e oportunidades foram deslumbradas, sobretudo no que diz respeito ao encurtamento das distncias e obteno, manipulao e armazenamento de informaes. Com sua popularizao, no final da dcada de 1990 e incio dos anos 2000, surgia a necessidade de entender aquele espao virtual, nascente e fecundo, sob prismas diversos: antropolgico, econmico, social, lingustico, cultural e outros. A interdisciplinaridade se apresentava como uma poderosa arma para prover conhecimentos cada vez mais precisos e eficientes na obteno de respostas4. Com isso, vrias reas distintas das Cincias Exatas mais especificamente da Tecnologia da Informao (TI) tiveram que se debruar sobre um emaranhado de cdigos binrios e beber diretamente da fonte da Revoluo Tecnolgica. Da popularizao, ou seja, da imergncia do indivduo no novo espao, se d o que os autores deste trabalho chamam de cibersocializao do mesmo, ou seja, a imergncia desse novo espao no indivduo. Surge, ento, o ciberespao, e, com ele, uma cibercultura. Assim como o espao real, o ciberespao se constitui num ambiente de trocas sociais, econmicas, morais etc. e, ao mesmo tempo, de mudanas cada vez mais rpidas no modus operandi de comunicao, informao e interao. No ltimo caso, no mais diretamente com humanos e, sim, atravs das mquinas, tais trocas se realizam por meios audiovisuais (hardwares e/ ou softwares) . Para efeito de comparao com outro extraordinrio invento tecnolgico, que o telefone, o PhD Lori Valigra (THING, 2003, XXI) ressalta, em sua mais famosa citao, que o telefone levou 75 anos para chegar marca de 50 milhes de usurios, enquanto que a Internet levou apenas quatro para fazer o mesmo. Portanto, a Internet passa, desde os ltimos anos do sculo XX, a fazer parte dos hbitos populares, de Ocidente a Oriente, de Norte a Sul. Como uma grande exploso, ela invade o lar, a academia e a indstria, e reivindica autonomia para se manter em constante expanso. Com isso, novos cenrios surgem, novos atores se apresentam e novas perspectivas so postas para os contratos sociais. Emerge, dentre outros efeitos colaterais desta revoluo tcnicosocial, o cibercrime e, com ele, indagaes sobre como combat-lo num espao totalmente desfigurado daquele conhecido pelo Estado Moderno, o qual, por sua vez, foi engendrado essencialmente na base territorial.

Algo j visto durante a chamada Revoluo Behaviorista. 2

2 O ciberespao livre e anrquico5


(...) no h fronteiras demarcadas no ambiente ciberntico. Isso derruba um dos principais pilares do chamado Estado Moderno. MEDEIROS, 2002, p. 147.

No final dos anos 1980 e incio dos 1990, o pesquisador britnico do CERN Conseil Europen pour la Recherche Nuclaire (Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear), Sir Tim Berners-Lee, escreve6 sobre uma possvel e vivel proposta de interconectar redes de computadores7 numa nica e gigantesca rede: a rede mundial de computadores. Surgia, assim, terica e empiricamente, a Internet8. Tambm na dcada de 1980, o ex-programador do MIT, Richard Stallman, consolidava as instituies filosficas, tcnicas e jurdicas do Movimento Software Livre, as quais serviram de base para muitas das grandes invenes e programas que ajudariam a popularizar a Internet anos frente: a Licena GNU, o sistema operacional GNU/Linux, o servidor web Apache, o navegador Firefox, dentre outros.9 Berners-Lee projetara a Internet para funcionar de forma descentralizada e o mais universal possvel, afinal, os protocolos de transmisso e linguagens que a suportavam (TCP/IP10, HTTP11, HTML12) tambm eram/so livres e abertos sociedade, acadmica ou no. Logo, possvel acessar uma pgina HTML hospedada numa mquina X a partir de um terminal Y, no importando o tipo/marca deste. Uma espcie de ciberisonomia se constitura.
5

Esta parte baseada no clssico das Relaes Internacionais A Sociedade Anrquica (BULL, 2002) e nos discursos e escritos do programador estadunidense Richard Stallman, disponveis em seu stio pessoal, Stallman.org.
6

Para ler proposta original, ver: LEE-BERNERS, Tim. Information Management: A Proposal. Disponvel em: < http://www.w3.org/History/1989/proposal.html >. Acesso em: 13 maio 2009.
7

Os quais, poca, se comunicavam isoladamente entre si, Ou WWW ou World Wide Web ou Web.

Para melhor entendimento sobre o Movimento Software Livre e suas implicaes scio-econmico-polticas, no mbito governamental e da incluso social, vide SILVEIRA, Srgio A.; CASSINO, Joo (Org.). Software Livre e Incluso Social. So Paulo: Conrad, 2003.
10

Transmission Control Protocol/Internet Protocol: linguagem bsica de comunicao ou protocolo da rede mundial de computadores (THING, 2003, p. 853).
11

HyperText Transfer Protocol: conjunto de regras para troca (permuta) de arquivos multimdia na rede mundial de computadores (THING, 2006, p. 407).
12

HyperText Markup Language: conjunto de cdigos inserido num arquivo destinado a uma pgina da rede mundial de computadores (THING, 2003, p. 401). 3

Stallman, por sua vez, proclama que todos os softwares devem ser livres, ou seja, ter seu cdigo-fonte aberto para que qualquer pessoa possa acess-lo, modific-lo e redistribu-lo sem implicaes vindouras. Ele projeta uma cibersociedade mutuamente sustentada em princpios ticos e morais13. Essa anarquia facilitaria as relaes entre os membros do ciberespao e constituiria micronaes e culturas engendradas dentro desse espao, como o caso dos hackers, crackers, geeks e das diversas redes de fruns, por exemplo. conveniente ressaltar, nesse nterim, que o conceito ontolgico de anarquia possui alguns significados que, mal interpretados, podem levar uma concluso distinta da proposta pelos autores deste trabalho. Segundo o Cambridge Dictionary, anarquia significa a falta de organizao e controle, especialmente na sociedade devido a uma ausncia ou insuficincia de governo (Cambridge University, 2003, traduo nossa)14. Essa definio satisfaz completamente a perspectiva deste trabalho, uma vez que, ao contrrio de caos total ou terra de ningum, o conceito de anarquia, como vastamente aplicado ao sistema internacional, pelas Escolas de Relaes Internacionais, torna a percepo do conceito de sistema como no-hierarquizado, ou seja, sem um ente centralizador das tomadas de decises15. Fato este que produz constrangimentos e outras idiossincrasias aos atores, como a cooperao internacional.

3 A Conveno de Budapeste
O Estado no desaparece, porm. apenas redimensionado na Era da Informao. Prolifera sob a forma de governos locais e regionais que se espalham pelo mundo com seus projetos, formam eleitorados e negociam com governos nacionais, empresas multinacionais e rgos internacionais. (...) O que os governos locais e regionais no tm em termos de poder e recursos compensado pela flexibilidade e atuao em redes. CASTELLS, 2007.

13

Algo que lembra o chamado Primeiro debate das RI, onde, de um lado, estariam os chamados idealistas com suas vises de como o mundo deveria ser; e, do outro, os realistas, que viam na natureza hobbesiana dos Estados, aes que os faziam perceber como o mundo realmente era.
14

Lack of organization and control, especially in society because of an absence or failure of government.

15

Existe um consrcio de empresas, pesquisadores e colaboradores de todo o mundo chamado W3C (World Wide Web Consortium), do qual Berners-Lee faz parte, que prope implementaes e normas para tornar a Internet ainda mais acessvel e universal. Tais normas, as Web Standards, no tm fora de lei; so de carter tcnico e fortemente aconselhadas pelo W3C; nunca impostas. 4

Criada em 2001, na Hungria, pelo Conselho da Europa, e em vigor desde 2004, aps a ratificao de cinco pases, a Conveno de Budapeste, ou Conveno sobre o Cibercrime, engloba mais de 20 pases (EDERLY, 2008) e tipifica os principais crimes cometidos na Internet. Segundo seu Prembulo, a Conveno prioriza uma poltica criminal comum, com o objetivo de proteger a sociedade contra a criminalidade no ciberespao, designadamente, atravs da adoo de legislao adequada e da melhoria da cooperao internacional e reconhece a necessidade de uma cooperao entre os Estados e a indstria privada. Ademais, ainda em seu escopo inicial, ressalta o obrigatrio respeito: (i) Conveno para a Proteo dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais do Conselho da Europa (1950); (ii) ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos da ONU (1966); (iii) Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana (1989); e (iv) Conveno da Organizao Internacional do Trabalho sobre as Piores Formas do Trabalho Infantil (1999). O Tratado de 2001 possui quatro Captulos (Terminologia, Medidas a Tomar a Nvel Nacional, Cooperao Internacional e Disposies Finais, respectivamente) e 48 artigos encorpados num texto de fcil compreenso, sobretudo porque no traz informaes deveras tcnicas. O principal destaque da Conveno que ela define (Captulo I) os cibercrimes, tipificandoos como infraes contra sistemas e dados informticos (Captulo II, Ttulo 1), infraes relacionadas com computadores (Captulo II, Ttulo 2), infraes relacionadas com o contedo, pornografia infantil (Captulo II, Ttulo 3), infraes relacionadas com a violao de direitos autorais (Captulo II, Ttulo 4). Todos dentro do Direito Penal Material. Matrias do Direito Processual so as que se seguem: mbito das disposies processuais, condies e salvaguardas, conservao expedita de dados informticos armazenados, injuno, busca e apreenso de dados informticos armazenados, recolha em tempo real de dados informticos e interceptao de dados relativos ao contedo. Competncia e Cooperao Internacional so vistas no Artigo 22, o qual aponta quando e como uma infrao cometida, alm de deixar a critrio das Partes a jurisdio mais apropriada para o procedimento legal (CONVENO SOBRE CIBERCRIME, p. 14). Extradio um assunto tratado no Artigo 24, a qual ficar sujeita s condies previstas pelo direito interno da Parte requerida ou pelos tratados de extradio aplicveis (idem, p. 15).

Tal acordo parte da premissa de que o combate ao cibercrime deve ser realizado atravs de um Regime Internacional16. Desse princpio, pode se partir para outro:
A prtica do crime to antiga quanto a prpria humanidade. Mas o crime global, a formao de redes entre poderosas organizaes criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenmeno que afeta profundamente a economia no mbito internacional e nacional, a poltica, a segurana e, em ltima anlise, as sociedades em geral. CASTELLS, 2007, p. 203.

notrio que, com o fenmeno da globalizao e da popularizao da Internet, as fronteiras indelimitveis do ciberespao abrigaram no apenas criaes em prol da cidadania e da participao universal (por exemplo: leitores de telas para cegos, teclados e aparelhos especiais para deficientes fsicos, fruns de discusso etc.), como tambm facilitaram que crimes, comumente praticados no mundo real, se moldassem ao ciberespao. Mais uma vez se retoma Castells, quando este afirma, por exemplo, que a internacionalizao das atividades criminosas faz com que o crime organizado (...) estabelea alianas estratgicas para cooperar com as transaes pertinentes a cada organizao, em vez de lutar entre si (CASTELLS, 2007, p. 205). Hoje, h um leque de ferramentas on-line que, em sinergia e bem orquestrado, pode colocar em risco no apenas indivduos especficos, mas tambm Estados. Por exemplo, uma organizao terrorista pode planejar um atentado e, para tal, utilizar-se dos seguintes meios: - troca de mensagens criptografadas via: bate-papos, correio eletrnico, mensageiros instantneos, redes sociais etc.17 - escolha do local, atravs de programas GPS, mapas on-line, previso meteorolgica, trfego da malha rodoviria atravs de cmeras ao vivo etc. - obteno/compra de artefatos atravs de stios virtuais que vendam produtos de segunda-mo e/ou que no declaram impostos. Sob esse prisma, a Internet parece ser um celeiro propcio para a proliferao do que h de pior na humanidade. Porm, esses perigos reais so as grandes excees do mundo virtual, que a
16

Regime Internacional entendido como um mecanismo que ajuda a estabilizar o sistema internacional, e que definido como um conjunto de normas, regras e procedimentos que regulam as relaes estatais numa rea especfica. Neste caso e em especfico, no combate ao cibercrime.
17

O leitor atente para o plural dos produtos/servios. 6

Conveno ora em estudo visa a combater. O grande debate, que ser melhor visto na prxima parte deste trabalho, diz respeito s liberdades e direitos das pessoas que no fazem parte dessa minoria criminosa. Elas tambm sero punidas? nesse sentido que Castells afirma que a pornografia infantil on-line um dos principais argumentos favorveis criao de mecanismos de censura18 na Internet. (CASTELLS, 2007, p. 185). Tal afirmao remonta CPI da Pedofilia, presidida pelo parlamentar Magno Malta, no ano de 2008, qual uma grande empresa de tecnologia estava se negando a fornecer dados de supostos pedfilos, uma vez que, ao se cadastrar num de seus stios virtuais, o internauta se assegura de que suas informaes no so repassadas a terceiros. Aps muitas negociaes, depoimentos e interveno do Ministrio Pblico Federal, a empresa multinacional cooperou. Tal demora se deu pelo fato de que, apesar do suposto crime de pornografia infantil ter envolvido brasileiros, o servidor que hospedava as fotos se encontrava noutro Estado, portanto, noutra jurisdio, fora, portanto, do alcance das leis brasileiras. Nesse caso, por exemplo, se o Brasil fosse membro da Conveno de Budapeste 19, provavelmente, a cooperao com autoridades estadunidenses teria acelerado o desenvolvimento da CPI, possibilitando uma represso mais clere ao delito.

3.1 Possvel ingresso brasileiro Tendo em vista o relativismo da Conveno de Budapeste, bem como a flexibilidade do seu texto em, sobretudo, apontar caminhos e no propor solues rgidas no que tange s controvrsias 20 e resoluo de litgios, surgem, ento, algumas dvidas: por que o Brasil no adere Conveno de Budapeste? O fato de o Brasil no fazer parte da Conveno o impede de criar suas prprias leis de combate ao cibercrime? Como no foi um dos signatrios do Tratado e como bem lembrou o Secretrio-Geral do Ministrio das Relaes Exteriores/Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimares, o Brasil no pode
18

Alertados pelo professor Alexandre Belo, durante a apresentao deste artigo, os autores tomaram precauo ao mencionar a palavra censura no mesmo. Ficam aqui os agradecimentos ao supracitado professor.
19

Vide Ttulo 3 do Captulo 3, Princpios Gerais relativos ao auxlio mtuo, e, sobretudo, o Ttulo 4 do mesmo Captulo, Procedimentos relativos aos pedidos de auxlio mtuo na ausncia de acordos internacionais aplicveis.
20

Controvrsia definida por SOARES (1999, p. 20) como qualquer diferena de qualificao e/ou avaliao de fatos, conjuntamente ou em separado da interpretao e/ou aplicao de normas internacionais. 7

simplesmente aderir Conveno, e, sim, ser convidado pelo Comit de Ministros do Conselho Europeu. No texto original, em seu Artigo 37 Adeso Conveno , possvel se constatar o sobredito: (...) O Comit de Ministros do Conselho da Europa pode(...) convidar qualquer Estado no membro do Conselho e que no tenha participado na sua elaborao, a aderir presente Conveno (CONVENO SOBRE O CIBERCRIME, p. 23). Apesar de a adeso ter de ser unnime entre os Estados membros, e como as relaes multilaterais entre o Brasil e os principais pases europeus no esto desgastadas (vide, principalmente, o Ano da Frana no Brasil), praticamente certa uma provvel aceitao ao ingresso brasileiro. Porm, o fato de ele ainda no ser membro, no exclui respondendo segunda questo a possibilidade de se criar legislao prpria para tipificar e combater o cibercrime. Todavia, os Projetos de Lei em tramitao, h aproximadamente 10 anos, mostram certa falta de dilogo com a sociedade, principal fomentadora do ciberespao, conforme exposto a seguir.

4 O PLS21 do Senador Eduardo Azeredo face Conveno de Budapeste: implicaes e perspectivas na luta contra o cibercrime Tramita no Legislativo Nacional, dentre outros de mesma ndole, um polmico projeto de lei que visa a combater cibercrimes, o qual proposto pelo Senador Eduardo Azeredo em substituio aos antecessores projetos 89/2003, 76/2000 e 137/2000. Conforme seu proponente, o Senador citado, o mesmo visa a tipificar determinadas condutas cibernticas, em consonncia com as recomendaes da Conveno de Budapeste, estando, nesse sentido, em harmonia com a mesma. No entanto, face ao desrespeito evidente aos direitos fundamentais e s liberdades civis que aquele acarreta, explcita a dissonncia entre esses instrumentos normativos, bem como a inconstitucionalidade de dispositivos do projeto em anlise. Nesse sentido, a Conveno mencionada, eminentemente flexvel e respeitosa soberania dos Estados Parte, incumbe-os, consoante explicitado, de estabelecer leis internas de combate ao cibercrime, recomendando que as infraes tipificadas relacionem-se a condutas em que se rompam, intencionalmente, medidas de segurana, com vistas usurpao de dados, instituindo, assim, o elemento subjetivo do dolo especfico22, o qual restringe a abrangncia do tipo penal. Ao
21

Projeto de Lei do Senado.

22

Segundo DAMSIO (2008, pp. 291-292), o dolo especfico, que pressupe o genrico, compreenderia, para a doutrina que adere a tal classificao, a vontade de praticar o fato e produzir um fim especial ou especfico, que se 8

contrrio, o PLS em questo impe tal prtica como infrao indiscriminadamente, sem definir, como ressalta Corra, se a modalidade do tipo seria dolosa ou no, recaindo em impreciso legislativa e podendo criminalizar muitos usurios honestos. No 4 do art. 154-A do projeto, o legislador permite ao agente que atua a ttulo de defesa digital praticar a conduta descrita no caput do mesmo artigo, desrespeitando o princpio da igualdade de todos perante a lei, positivado no art. 5, caput, da Constituio Federal. Essa ressalva, pois, implica em flagrante inconstitucionalidade, concedendo a agentes com conhecimento tcnico e a profissionais, possivelmente de empresas privadas transnacionais, o poder de invadir os dados alheios, estabelecendo, em certos termos, uma tecnocracia e tolhendo, assim, a soberania interna, face perspectiva de que essa invaso consentida, no mundo real, equivaleria a permitir que essas empresas invadissem residncias para verificar se seus residentes haviam praticado atos contrrios a seus interesses, no estando o poder de polcia adstrito, portanto, ao Estado. Ao faz-lo, estaria-se instituindo, em verdade, um grampo privado no Brasil, sem necessidade de ordem judicial. Se quanto s escutas telefnicas de autoridades, estabelecidas, mediante investigaes em curso, sem prvia ordem judicial, gerou-se a CPI dos grampos em que o direito privacidade foi assaz ressaltado, por que a usurpao e invaso por tcnicos dos dados individuais de usurios seriam legtimas? Ainda, instituir esse sistema equivaleria a adotar um posicionamento, mutatis mutandis, similar ao tido pelos Estados Unidos da Amrica (EUA) face ao Iraque no ps-11 de setembro, qual seja: pelo fato de os criminosos poderem lhes atacar a qualquer momento, os EUA estariam atacando, indiscriminada e previamente, a todos os usurios. Em contraposio a tal perspectiva, a Conveno, em seu Prembulo e em vrios dispositivos, nomeadamente no art. 15, evoca a obrigatria consonncia das medidas adotadas com os direitos fundamentais historicamente estabelecidos em diversos Documentos, entre os quais se inclui o direito de ir e vir ou de movimentar-se, o qual, transmutado ao mundo virtual, deveria implicar na possibilidade de os usurios compartilharem dados e arquivos, o que tolhido no presente PLS. Neste, pelos 1 e 2 do art. 154-B, estariam os usurios da rede mundial de computadores, em suas atividades corriqueiras, sendo punidos com excessivo rigor, criminalizando cidados comuns pelo simples fato de transportarem informaes e arquivos em CD, DVD ou MP3 player, pressupondo-se, nesse caso, que a polcia brasileira, em tese, poderia revistar tais

encontraria fora do fato material a saber: conduta, resultado e nexo de causalidade.

dispositivos eletrnicos em busca dessas informaes, de forma a macular generalizadamente sua privacidade. Nesse nterim, se adentraria numa sociedade em que todos so, a priori, suspeitos, e no presumidamente inocentes, em evidente desrespeito ao princpio do estado de inocncia, estabelecido, segundo Damsio23, a partir do art. 5, LVII da Carta Magna. Romperia-se, ainda, com os direitos constitucionais de todos privacidade e intimidade, de uma forma sem precedentes ou proporcionalidade, pois, no paradoxo entre monitoramento e privacidade, de que trata Assis Medeiros (MEDEIROS, 2002, p. 153), se supervalorizaria o primeiro em detrimento da segunda. Enfim, claramente se adotaria um posicionamento antidemocrtico atravs desse policiamento ciberntico indiscriminado, ao se privar a democratizao da informao pela proibio do compartilhamento de arquivos entre usurios. No sentido da decorrncia de uma generalizada criminalizao, no 2 do art. 163-A do PLS, tipificada a conduta culposa24 de difuso de cdigo malicioso, diferentemente do disposto no relacionado Acordo Internacional, em que exaustivamente recomendada a caracterizao do dolo nas condutas ilcitas. De forma que, pelo primeiro, por exemplo, o cidado que, desconhecendo a existncia de vrus em seu computador, o transmitir, mediante uma conversa num mensageiro instantneo, por exemplo, recair em um ilcito, podendo ser punido com recluso de trs a cinco anos. Tal configurao instauraria uma difundida insegurana entre os cidados virtuais, o que, nas palavras de Pedro Abramovay, Secretrio de Assuntos Legislativos do Ministrio da Justia, entrevistado pela Folha Online25, poderia gerar vigilanismo, ao se tratar todos os internautas como criminosos, em completo desrespeito ao preceito bsico e fundador da Internet, qual seja, a liberdade por excelncia. Consoante exposto, apesar de ter sido moldado para estar em harmonia com a supracitada Conveno, o projeto analisado institui muitas obrigaes naquela inexistentes, extrapolando os limites da razoabilidade e da proporcionalidade. De forma que, ainda, pelo inciso I do art. 21 do referido PLS, o provedor obrigado a guardar dados aptos identificao do usurio e dos
23

DAMSIO, 2008, p. 11.

24

Doutrina Welzel afirma que conduta culposa toda aquela em que o sujeito no observa o cuidado necessrio nas relaes com os demais face a um resultado suscetvel de constituir fato delituoso (apud DAMSIO, 2008, p. 296).
25

Folha Online. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ utl124u565313.shtml >. Acesso em: 19 maio 2009. 10

endereos eletrnicos de origem, rastreando-se direta e indiscriminadamente o usurio, a despeito de sua liberdade de navegao ciberntica. Por sua vez, pela Conveno, a qual presa pela razoabilidade e pelo respeito s liberdades dos internautas, rastreia-se o provedor e, indiretamente, atravs dele, quando necessrio e com base em ordem judicial, chega-se ao usurio. Segundo a mesma tica, Corra (CORRA, 2008, p. 100-101) critica tal PLS, corroborando nossa argumentao ao dispor da falta de clareza na tipificao dos 11 crimes previstos, a qual traria imponderveis prejuzos aplicao do mesmo, e ao ressaltar a impreciso tcnica da linguagem adotada, a qual abre margens para dvidas quanto necessidade de elemento subjetivo ou no para a configurao do delito, ensejando dificuldades interpretativas. De modo que o projeto analisado, a despeito de compreender uma importante iniciativa do Poder Legislativo para o combate aos crimes cibernticos, especificamente aos crimes de computador posto que os ditos crimes no computador j se encontram tipificados no Cdigo Penal e Leis esparsas26 , demanda maiores discusses e amadurecimento, como indicam as manifestaes crescentes de membros da sociedade civil, msicos, polticos, bem como de organizaes como o Safernet e a Associao Software Livre, nas quais o PLS do Senador Azeredo vem sendo tachado de AI-5 Digital.

5 Consideraes finais
No que tange ao Direito da Internet, de natureza e abrangncia internacionais, os estudos dos internacionalistas devem rumar para uma anlise de quais instrumentos legais podero ser aplicados ao caso concreto e se possvel promover a adoo de princpios bsicos de democracia, soberania, leis e tratados internacionais. VASCONCELOS, 2003, p. 52-53.

Observados e analisados os aspectos eminentemente jurdicos do ciberespao, podemos afirmar que a criminalizao das condutas imorais e ofensivas, ao mesmo correlatas, circunda dois

26

Jos Anchieschi Gomes, especialista em criminalidade na rede de computadores, prope a distino entre crimes de computador aqueles que afetam diretamente o funcionamento da rede, como a cpia ou interceptao de dados ou a invaso de emails, homepages e sistemas de rede e crimes no computador em que a mquina compreende um instrumento para a concretizao da conduta tpica de crimes j punidos pelo ordenamento penal, como a pedofilia ou os crimes contra a honra (apud Medeiros, 2002). Nesse sentido, os primeiros demandariam a iniciativa do Poder Legislativo para poderem ser combatidos, sob pena de se ferir o princpio da legalidade, positivado no art. 5, XXXIX da Lex Legum; ao passo que os demais, deveriam ser reprimidos mediante as leis j estabelecidas, e no atravs de novas leis, visto a possibilidade de se recair em um bis in idem, ferindo o ordenamento constitucional. 11

binmios, a saber: de um lado, a liberdade de informao e a censura27 e, de outro, a privacidade e o monitoramento. A liberdade informtica, decorrncia direta da liberdade de informao, tutelada pelo art. 220 da Constituio Federal, compreende, consoante Paesani (PAESANI, 2002, p. 21-22), o aspecto ativo de informar e o aspecto passivo de ser informado, decorrendo, do equilbrio entre esses dois mbitos, a comunicao em uma sociedade pluralista. Face ocorrncia de abusos desse direito constitucionalmente assegurado, evidenciada a necessidade de se impor limites ao mesmo, instaurando-se o controle estatal sobre a expresso intelectual, sob o jus do permissivo inserto no art. 221 do diploma supracitado. Por sua vez, a privacidade, direito intrnseco aos indivduos, apesar de realmente dever ser protegida, ao servir tanto para assegurar o ato honesto dos bons cidados quanto para esconder as atitudes abusivas dos criminosos, pode ser tolhida, configurando-se, nas palavras de Assis Medeiros, um paradoxo, qual seja: A monitorao defendida para que se possa identificar os criminosos cibernticos, mas, ao mesmo tempo, uma espcie de crime contra as liberdades individuais (Medeiros, 2002, p. 153). Nesse sentido, com vistas a promover uma represso eficaz aos delitos cibernticos, necessria uma ponderao entre os interesses acima descritos, sob a perspectiva da razoabilidade, tanto no mbito legislativo quanto no jurisdicional. De forma que, alm de se considerar essas questes controversas, preciso que se atente s peculiaridades do ambiente virtual, posto suas caractersticas de anarquia, individualidade e autonomia, por cuja manuteno, consoante outrora citado, atua o Movimento Software Livre. Em detrimento das consideraes acima, no entanto, o PLS do Senador Eduardo Azeredo, de maior evidncia na regulamentao nacional dos crimes de computador, extrapola consideravelmente os limites da razoabilidade, sobrepondo a necessidade de combate s condutas ofensivas nesse mbito aos direitos e liberdades individuais. Desse modo, a despeito de sua pretenso, emerge em desequilbrio com as orientaes da Conveno de Budapeste, pela qual, consoante exaustivamente dissertado, as conquistas histricas dos direitos dos cidados devem ser respeitadas, ainda no combate criminalidade ciberntica.

27

importante ressaltar que a censura aqui referenciada corresponde ao de controle estatal sobre a liberdade de expresso ou movimentao dos internautas, no implicando no significado mais expressivo do termo, o qual o interliga aos anos de chumbo da histria brasileira. 12

Apesar de suas limitaes, o projeto analisado de suma importncia para a discusso dessas questes, posto que, na realidade das novas tecnologias e das novas ofensas aos direitos positivados, lacunas objetivas so estabelecidas na ordem jurdica, no podendo o Poder Judicirio utilizar-se apenas e por longo lapso temporal dos elementos integrativos da ordem jurdica (VASCONCELOS, 2003, p. 48), estabelecidos no art. 4 da LICC, sendo imprescindvel a tipificao de novas condutas, conforme dispem o PLS e a Conveno mencionados, sem, entretanto, macular sobremaneira os direitos e liberdades individuais. Dessa forma, ao lado dos setores do poder estatal, aos quais cabem, atravs do direito, a compreenso e o acompanhamento dessas inovaes com a finalidade de se garantir a pacificao social e o desenvolvimento sustentvel dessas novas relaes (CORRA, 2008, p. 3), devem se fazer ouvir os membros da sociedade civil, bem como os diretamente vinculados ao mundo ciberntico, caso dos defensores do Software Livre e dos integrantes de ONGs em relevo, o SaferNet , os quais tm se manifestado, nas ruas e atravs de abaixo assinado como o Megano em contraposio ao PLS em questo, por este compreender, em ltima anlise, uma ruptura com a liberdade de expresso e uma criminalizao em massa dos cidados internautas. Isso posto, os autores deste entendem que, at o momento, o ingresso do Brasil Conveno de Budapeste seja a mais correta atitude a ser tomada, face necessria uniformizao do combate transnacional aos crimes cibernticos, evidentemente desterritorializados, e ao respeito aos direitos e liberdades individuais por ela impostos. Paralela qual, este trabalho defende, ainda, a eminente necessidade de se estabelecer, no mbito nacional, um dilogo entre os distintos polos intrinsecamente interessados na represso a tais crimes e na preservao dos direitos historicamente positivados, fazendo-se prevalecer os princpios da democracia e do Estado Democrtico de Direito.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. In: ANGHER, Anne Joyce (Org.). Vade Mecum acadmico de direito. 6 ed. So Paulo: Rideel, 2008. BRASIL. MINISTRIO PBLICO FEDERAL. Cibercrime: CCJI sugere adeso do Brasil Conveno de Budapeste. Disponvel em: < http://ccji.pgr.mpf.gov.br/institucional/informes/ cibercrime-ccji-sugere-adesao-do-brasil-a-convencao-de-budapeste >. Acesso em: 20 maio 2009. BULL, Hedley. A Sociedade Anrquica. Braslia: Universidade de Braslia, 2002. CAMBRIDGE UNIVERSITY. Cambridge Advanced Leaners Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 1 CD-ROM. CASTELLS, Manuel. Fim do Milnio. 4. ed. Traduo de Klauss Brandini Gerhardt e Roneide Venancio Majer. So Paulo: Paz e Terra, 2007. (A Era da Informao: economia, sociedade e cultura; v. 3). CONVENO SOBRE O CIBERCRIME. Disponvel em: < http://ccji.pgr.mpf.gov.br/documentos /docs_documentos/convencao_cibercrime.pdf >. Acesso em: 09 maio 2009. CORRA, Gustavo Testa. Aspectos Jurdicos da Internet. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. ERDELY, Maria Fernanda. Itamaraty ainda estuda adeso Conveno de Budapeste. Disponvel em: < http://www.conjur.com.br/2008-mai-29/itamaraty_ainda_estuda_adesao convencao_budapeste >. Acesso em: 18 maio 2009. Folha de So Paulo. Projeto quer controlar acesso internet. Disponvel em: < http://www1.folha. uol.com.br/folha/informtica/utl124u20908.shtml >. Acesso em: 19 maio 2009. Folha Online. Ato contra Lei Azeredo rene militantes, Suplicy e fs de Teatro Mgico em SP. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/informtica/utl124u566083.shtml >. Acesso em: 19 maio 2009. Folha Online. Ministrio da Justia critica lei sobre crimes na internet e quer veto a artigos. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/ informtica/utl124u565313.shtml >. Acesso em: 19 maio 2009.

14

HAYDEN, Matt. Aprenda em 24 horas Redes. Traduo de Marcos Pinto. Rio de Janeiro: Campus, 1999. JESUS, Damsio E. de. Direito Penal. 29. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. v. 1. MAZENOTTI, Priscilla. Conveno de Budapeste contra pedofilia pode ser exemplo para o Brasil, diz delegado. Disponvel em: <http://www.mndh.org.br/index.php? option=com_content&task=view&id469&Itemid=56>. Acesso em: 20 maio 2009. Reportagem vinculada Agncia Brasil. MEDEIROS, Assis. Hackers: entre a tica e a criminalizao. Florianpolis: Visual Books, 2002. MEGANO. Disponvel em: < http://meganao.wordpress.com/o-mega-no/o-que-combatemos/ >. Acesso em: 19 maio 2009. PAESANI, Liliana Minardi. Direito e Internet: liberdade de informao, privacidade e responsabilidade civil. So Paulo: Atlas, 2002. SAFERNET. Brasil no pode aderir a Conveno de Budapeste sobre o Cibercrime. Disponvel em: < http://www.safernet.org.br/twiki/bin/view/ SaferNet/Noticia20070528221656 >. Acesso em: 15 maio 2009. SOARES, Guido F.S. Soluo e Preveno de Litgios Internacionais: tipologias e caractersticas atuais. In: MERCADANTE, Aramita de A.; MAGALHES, Jos Carlos (Coord.). Soluo e preveno de litgios internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. p. 11-64. THING, Lowell (Ed.). Dicionrio de Tecnologia Whatis.com. So Paulo: Futura, 2003. W3C. Disponvel em: < http://www.w3.org/ >. Acesso em: 14 maio 2009. VASCONCELOS, Fernando Antnio de. Internet: responsabilidade do provedor pelos danos praticados. Curitiba: Juru, 2003.

15

Anda mungkin juga menyukai