Anda di halaman 1dari 4

BREVES COMENTRIOS SOBRE A REPERCUSSO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO

DANIELLE JAMBA WAKAI JORGE ADVOGADA E PS-GRADUANDA EM DIREITO PBLICO

1. INTRODUO
Nos debates acerca da reforma do Poder Judicirio sempre se aspirou idia do resgate do carter excepcional do recurso extraordinrio, restringindo-se o amplo e irrestrito acesso a esta via recursal1.

O instituto jurdico da repercusso geral introduzido pela E.C. n 45/2004 e regulamentada pela Lei n 11.418/2006, atravs da insero do artigo 543-A, ao Cdigo de Processo Civil, busca, em suma, estabelecer um sistema de filtro no Pretrio Excelso, na medida em que delimita sua competncia para anlise dos recursos extraordinrios para questes constitucionais que transcendam os interesses individuais das partes e possuam relevncia econmica, poltica, social ou jurdica.

Para tanto, os recursos extraordinrios sobre matria idntica devero ficar sobrestados no tribunal a quo at que haja o julgamento pelo STF do caso adotado como referncia, o leading case, caso lder ou precedente.

2. DESENVOLVIMENTO
Com efeito, a questo que se prope neste contexto, consiste no fato de estar ou no o STF adstrito ao leading case em que houve a deliberao pela repercusso geral. Forosa se faz a anlise, ainda que lacnica, do processamento da repercusso geral. Neste passo, verifica-se que o recorrente, em preliminar de
1

TAVARES, Andr Ramos. A repercusso geral no recurso extraordinrio. In TAVARES, Andr Ramos; LENZA, Pedro; ALARCN, Pietro de Jesus Lora (Coord.). Reforma do Judicirio analisada e comentada. So Paulo: Mtodo, 2005, p. 210 e 214.

recurso, ter de levar ao Tribunal os argumentos que demonstrem a existncia repercusso geral, tratando-se de uma regularidade formal2. Deste modo, Sandro Marcelo Kozikoski ressalta que o rgo a quo poder se manifestar pela no admisso se verificar que no recurso no houve qualquer meno existncia de repercusso geral3. Entretanto, deve-se entender que essa manifestao consiste somente na mera verificao do atendimento da regularidade formal, no adentrando na anlise efetiva da existncia de repercusso geral, que de apreciao exclusiva do STF. Estabelece o 4 do art. 543-A do CPC que, se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, dispensa-se a sua anlise pelo Plenrio, j que, mesmo que os outros sete ministros venham a entender pela sua inexistncia, o entendimento dos integrantes da Turma prevaleceria. No entanto, se no julgamento da Turma no for alcanado os 4 (quatro) votos, o relator determinar, de ofcio, a remessa dos autos ao Plenrio 4. Estatui 5 do art. 543-A, por sua vez, que quando for negada a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero deferidos liminarmente, salvo reviso da tese. Destarte, significa que a deciso do STF servir de paradigma para questes constitucionais idnticas que sejam suscitadas em outros recursos extraordinrios5. E os recursos, cuja tramitao ficou suspensa, considerar-se-o no admitidos.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercusso geral no recurso extraordinrio. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 41. 3 KOZIKOSKI, Sandro Marcelo. A repercusso das questes constitucionais e o juzo de admissibilidade do recurso extraordinrio. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. et. al (Coord.). Reforma do judicirio: primeiros ensaios crticos sobre a EC n. 45/2004. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 756. 4 NEGRO, Theotonio; GOUVA, Jos Roberto F. Comentrios ao cdigo de processo civil e legislao em vigor. 39. ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 728. 5 RODRIGUES NETTO, Nelson. A Aplicao da Repercusso Geral da Questo Constitucional no Recurso Extraordinrio consoante a Lei n 11.418/06. Revista Dialtica do Direito Processual. So Paulo: abril, v. 30, n. 49, 2007, p. 120.

Quando do reconhecimento da existncia da repercusso geral e julgado o mrito do recurso pelo STF, ao tribunal de origem caber: 1) Negado o provimento ao recurso extraordinrio paradigma, declarar prejudicados aqueles recursos que estiverem sobrestados, por falta de interesse recursal superveniente; 2) Provido o mrito do recurso extraordinrio paradigma, exercer juzo de retratao ou manter a deciso recorrida, encaminhando o recurso extraordinrio ao STF, que poder cassar ou reformar, liminarmente, a deciso contrria a orientao firmada. Muito embora, a deciso quanto inadmissibilidade do recurso em razo da ausncia de repercusso geral tenha carter absolutamente vinculante, deve-se notar que, a possibilidade do tribunal a quo manter sua deciso, negando observncia ao leading case, no pode ser afastada, a no ser que o STF edite smula vinculante sobre o tema.6

3. CONCLUSO
Conclumos, em suma, que o instituto ora tratado sobreveio como instrumento para desafogar o STF e racionalizar a sua atividade jurisdicional. Apenas na rara hiptese de algum tribunal contrariar o precedente do STF que caber a este se pronunciar, em sede de recurso extraordinrio. Em que pese redao do 4 do art. 543-B, entendo que o STF no ficaria adstrito ao leading case no exame do mrito do recurso extraordinrio, uma vez que sequer os tribunais a quo esto. Alis, ainda que se desse efeito vinculante deciso do leading case por meio de smula vinculante, o STF ainda poderia revisar ou cancelar o enunciado da smula nos termos do art. 103-A, caput, da Constituio da Repblica.

WAMBIER, Luiz Rodrigues. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil: Leis 11.382/2006, 11.417/2006, 11.418/2006, 11.341/2006, 11.441/2007. So Paulo: RT, 2007. Material da Aula 4 da Disciplina: Direito Constitucional aplicado, ministrada no Curso de Ps-Graduao Televirtual de Direito Pblico-Anhanguera-Uniderp | rede LFG, 2011.

O leading case o balizador do entendimento prevalente no STF, portanto, entendo que este restaria vinculado ao precedente at o reconhecimento de eventual mudana no posicionamento da Corte.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
KOZIKOSKI, Sandro Marcelo. A repercusso das questes constitucionais e o juzo de admissibilidade do recurso extraordinrio. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. et. al (Coord.). Reforma do judicirio: primeiros ensaios crticos sobre a EC n. 45/2004. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 756. MARINONI, Luiz Guilherme. MITIDIERO, Daniel. Repercusso geral no recurso extraordinrio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. RODRIGUES NETTO, Nelson. A Aplicao da Repercusso Geral da Questo Constitucional no Recurso Extraordinrio consoante a Lei n 11.418/06. Revista Dialtica do Direito Processual. So Paulo: abril, v. 30, n. 49, 2007, p. 120. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 22.ed. So Paulo : Malheiros, 2003. TAVARES, Andr Ramos; LENZA, Pedro; ALARCN, Pietro de Jesus Lora (Coord.). Reforma do Judicirio analisada e comentada. So Paulo: Mtodo, 2005. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil, 41. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. WAMBIER, Luiz Rodrigues. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil: Leis 11.382/2006, 11.417/2006, 11.418/2006, 11.341/2006, 11.441/2007. So Paulo: RT, 2007. Material da Aula 4 da Disciplina: Direito Constitucional aplicado, ministrada no Curso de Ps-Graduao Televirtual de Direito Pblico-Anhanguera-Uniderp | rede LFG, 2011.

Anda mungkin juga menyukai