Anda di halaman 1dari 88

1

DAS

CLASSIFICAO
FORMAS VISUAIS

As formas visuais fixas so divididas em trs espcies de relao entre signo e objeto. 1. Formas No-Representativas 2. Formas Figurativas 3. Formas Representativas
2

1.1 Qualidade reduzida a si mesma


No traz qualquer preocupao em dar forma a algo que est no mundo visvel, mas simplesmente dar forma.

1.1.1. Qualidade como possibilidade


Isso est perto daquilo que Peirce chamou de contemplao de um cone, momento em que perdemos a conscincia de que a pintura no a coisa, a distino entre o real e a cpia desaparece, e ela para ns, por um momento um puro sonho, no uma existncia particular ou geral.

1.1.1. Qualidade como possibilidade


A qualidade como possibilidade um estado mental, neste estado habita-se uma regio pr-sensvel, uma espcie de arqueologia fenomenolgica quando o sensvel apenas se anuncia, antes de se definir. Ou seja, trata-se do cone puro.

Cores, sons, texturas, densidades, intensidades, volumes, ecos, reverberaes, brilhos, ritmos misturam-se no lusco-fusco de uma sinestesia incerta.
6

1.1.2. A qualidade materializada


a qualidade que toma corpo encontrando seu lugar no tempo e no espao. Pinturas monocromticas ou quaisquer outros tipos de superfcies que aparecem to s e apenas como pura cor so, evidentemente,exemplos da qualidade materializada, j que estas so referencialmente vazias e, por isso mesmo, totalmente abertas.
7

Uma tela de televiso fora de sintonia, quando o bombardeamento do tubo catdico converte a tela em simples pulsao de luz, tambm exemplar da qualidade materializada.
8

1.1.3. As leis naturais da qualidade


As qualidades que esto na base das formas visuais j so governadas por leis. Alias, a prpria forma, como demonstraram os gestaltistas, se organiza na percepo de acordo com leis definveis que apresentam homologias com a organizao das formas no mundo puramente fsico. A cor de uma substncia, portanto est relacionada com o mecanismo com que a luz interage com a matria.
9

Nosso olho percebe uma longitude de onda de 5. 200 A e menores do que 4.000A. Essas ondas se chamam ultravioletas e infravermelhos

10

1.2 Qualidade como acontecimento singular: a marca do gesto


O gesto produtor de qualidade: permite que se diferencie um desenho de uma pintura, de um leo, de cera; se o instrumento usado foi pincel, dedos, enfim.
11

2.1.2.1 A marca qualitativa do gesto


Primeira submodalidade da qualidade como acontecimento singular, a marca qualitativa do gesto, um aspecto que domina nas formas visuais no representativas.
12

No sendo referenciais, no indicando nada que est fora delas, essas imagens s tem poder de indicar sua prpria qualidade.

13

2.1.2.2 O gesto em ato


Inserem-se nesta modalidade do gesto em ato, todos os tipos de intervenes artsticas, inclusive as urbansticas.

14

A interveno propositada do artista fruto de um gesto imaginrio conceitual de apropriao e transfigurao de todos os meios que a galxia imagtica, miditica e urbanstica coloca a disposio.
15

2.1.2.3 as leis fsicas e fisiolgicas do gesto


Por mais que o gesto de dar forma a uma matria possa parecer desregrado, catico, casual , espontneo e livre, esse gesto acaba obedecendo a leis fsicas e fisiolgicas das quais no se
16

da observao do comportamento puramente fsico das tintas que o artista aprende a desenvolver um sentido instantneo da configurao visual.

17

1.3 Qualidade como lei


Os elementos visuais bsicos ponto, linha, massa so submetidos a leis que organizam as qualidades na composio visual, imprimindo-lhe ritmo, tenso, movimento, contraste, dinamismo, equilbrio, unidade...
18

1.3.1 Leis do Acaso


Estrutura sem regras, so acontecimentos. Tipo de arte que deve-se a multiformas criadas por um elemento comum. Como exemplo podemos citar se simplesmente jogarmos objetos sobre a mesa e examinar a configurao resultante, a cada jogada forma-se objetos e conjuntos diferentes e ao acaso.

19

A obra de KH Hdicke:

20

1.3.1 Leis do Acaso


Na foto, mostra vibraes emitidas de um som que mesclam duas ou mais cores de tinta dando uma forma aleatria e abstrata. Os aspectos qualitativos so a textura, cor e formas naturais que a arte recebe naturalmente.

21

Vibraes

22

1.3.2 A rplicas com instncia da lei


H dois tipos de forma geomtrica, as planas e as slidas. As formas planas so quadrados, retngulos, losango que baseado numa linha fechada imaginria em um plano e superfcie fsica. J as forma slidas uma linha fechada num espao imaginrio com 3 dimenses. Assim pode-se dizer que um objeto a replica das formas geomtricas sem existncia. Pode ter uma infinidade de formas, que nem todas podero ser replica do imaginveis. Sendo a arte abstrata um exemplo.
23

a arte abstrata

24

1.3.2 A rplicas com instncia da lei


A desconstruo faz criar novos elementos capazes de criar outros elementos invariantes. Como exemplo cubismos, na qual utiliza a forma bidimensional, que reagrupam impresses e formam novas como diferentes representaes.

25

26

1.3.3 A abstrao das leis


Mondrian demonstra uma idia de que atrs de todas as imagens possui pontos e linhas verticais e horizontais que organizam o espao visual da imagem. Como formar letras e imagens a partir de um cu estrela.

27

imagens possui pontos e linhas verticais e horizontais que organizam o espao visual da imagem. Como formar letras e imagens a partir de um cu estrela.

28

Outra explicao a montagem das imagens atravs do pixels do computador , onde demonstram que pontos formam imagens.

29

2.1 A figura como qualidade


entrada exclusivamente na figura; C penas no seu aspecto qualitativo; A ualidade da figura como figura Q ndica o que est fora dela; I uncionam como marcas registraF das; rs submodalidades: T 1. A figura sui generis; 2. Asfiguras do gesto; 3. A figura como tipo e esteritipo.

30

2.1.1 A figura sui generis


pontam para objetos ou situaes A existentes fora do signo; odo ambguo; M o busca o traado fiel de uma N aparncia visvel externa do signo; figura visa reproduzir ilusioriaA mente uma realidade externa; niverso a parte com qualidades U prprias; penas sugere ou alude. A

31

2.1.1 A figura sui generis

32

2.1.2 As figuras do gesto


gesto produz figuras que lhe so O prprias, que s ele pode criar; mprimem o traado do movimenI to motor; xemplos: grafite; desenhos de E criana e algumas pinturas; nfluncia da personalidade, humor, I experincia momentnea, firmeza ou no no traado, entre outras.

33

2.1.2 As figuras do gesto

34

2.1.3 A figura como tipo ou esteretipo


deia ou conceito visualmente reI presentvel; steretipo mental; E Vrios artistas com mesmo esteretipo; stilos histricos.; E xemplos: E 1. Egpcios; 2. Gregos; 3. Barrocos; utomatizao de estilo; A

35

2.1.3 A figura como tipo ou esteretipo

36

2.2 Figura como Registro


a mais referencial de todas. A figura busca reproduzir o objeto com fidelidade.

37

2.2.1 Registro Imitativo


Este registro caracteriza o objeto com traos imitativos, altamente icnico, mas o indicial se sobre-sai. Exemplo caracterstico a caricatura, onde destaca-se as qualidades de volume e forma do rosto da pessoa, traduzindo estas qualidades, um ndice de quem a pessoa representada. As distores aplicadas no desenho, muitas vezes de maneira exagerada, o que fortalece seu poder indicial.
38

Caricaturas

39

2.2.1 Registro Imitativo


Imagens realistas tambm so exemplos de registro imitativo, pois possuem uma conexo dinmica e existencial com o retratado, seja ele qualquer coisa diante do artista/pintor.

40

Imagens Realistas

41

2.2.2 Registro Fsico


A foto aqui o maior exemplo de registro fsico. Registros fsicos se do em vestgios deixados sobre uma superfcie especial, no caso da fotografia, pela combinao de luz e ao qumica. Estes vestgios aqui podemos chamar de impresso, sendo um trao que um corpo fsico imprime sobre outro corpo fsico, e pode distinguir em impresses por contato direto e impresses a distancia.
42

Fotogrfia

43

2.2.2 Registro Fsico


A generalizao so obtida em contextos nos quais a imagem aparece junto a textos verbais. Permite que o particular da imagem adquira carter simblico gerais.

44

2.2.2 Registro Fsico


Montagens metafricas de fotografias funcionam de modo similar:

45

2.2.3 Registro por Conveno


Neste tipo de registro, a figura no produzida atravs de uma maquina ou dispositivos de registro, mas dominantemente a parti de convenes. Submete-se a regras convencionais que dependem de um conhecimento e aprendizado no s das convenes que regem o registro, mas tambm da natureza do prprio objeto indicado. Sinais de transito, mapas e digramas so timos exemplos desta submodalidade.
46

Imagem

47

48

Interessante a analise dos mapas neste nvel, pois eles funcionam como sntese das 3 modalidades: registro imitativo, registro por conveno e traos de registros fsicos, pelo fato de alguns mapas serem construdos a partir de fotos. Os signos verbais e os vrios smbolos de assinaturas dos mapas, cores, traos de cada regio, direo de norte indicada para cima, servem como funes indiciais de conexo dinmica um certo territrio existente. Busca ser um duplo do territrio indicado.
49

2.3 Figura como Conveno


H nessas figuras uma conveno ou codificao da forma visual. A perspectiva o melhor exemplo.

50

2.3.1. A codificao qualitativa do espao pictrico


Utiliza-se de materiais que unidos, formam uma representao, por exemplo, vitrais e mosaicos (Arte Bizantina)

51

52

2.3.2. A singularizao das convenes: o estilo


Uma conveno que se torna singular entre tantas, se torna um estilo grfico, por exemplo, estilo cubista e a arte de Leonardo da Vinci.

53

54

2.3.3. A codificao racionalista do espao pictrico


O uso de mtodos de medidas espaciais e grficos padres universais, por exemplo, a perspectiva e ideograma. da Vinci.

55

56

3.1 Representao por semelhana


Mantm vnculos de semelhana ou analogia com aquilo que representam.

57

3.1.1 Representao imitativa


a traduo de algo que no se pode ver. O tornando visvel atravs grficos simblicos (signos), e esses signos so de total semelhana com o que no podemos ver, como por exemplo as ondas sonoras (no podemos ver), e a partitura (grficos simblicos).

58

Partitura Musical - Eletrocardiograma

59

3.1.2 Representao Figurativa


A figura, indica aquilo que ela denota, so sempre esquemticas e representam objetos visveis ou aes. O que lhes d o carter de escrituras justamente a generalizao da referncia que s possvel devido a um sistema de convenes culturalmente estabelecido que converte o que seria uma mera figura em um smbolo. Como por exemplo os pictogramas.
60

Pictogramas

61

3.1.3 Representao ideativa


Os ideogramas representam conceitos ou idias abstratas, so figuras bem mais esquemticas e convencionalizadas do que os pictogramas, pois funcionam como indicaes diagramticas de idias. A combinao entre caracteres para gerar um conceito abstrato no arbitrria, mais ditada por princpios analgicos, como por exemplo a escrita chinesa, o ideograma para muito calor, nasce da justaposio de dois ideogramas de fogo.
62

Yin-Yang Hieroglifos

63

Ideograma Japons

Ideogramas de uma cultura.

64

Amizade

Infncia

Frias
65

3.2 Representao por Figurao: A cifra


As figuras no guardam qualquer semelhana com o objeto representado

66

3.2.1 Cifra por analogia


Neste caso, as formas mantm analogia com aquilo que elas representam, mas, por serem formas muito enigmticas, essas analogias no ficam evidentes. As analogias aparecem apenas quando, no confronto com os objetos que elas representam, as formas so decifradas. Exemplos dessas formas visuais podem ser encontradas em alguns tipo de partituras musicais.
67

H uma analogia entre a notao e os sons a serem executados, mas a notao to complexa que a analogia fica oculta por trs de uma forma cifrada, como aparece na figura abaixo.

68

Casos que tambm se enquadram na presente submodalidade da Cifra por analogia, que se apresentam como figuras que exigem chaves de decifrao para serem inteligidas, so os das imagens de sensoriamente remoto ou de diagnstico mdico que costumam ser consideradas como imagens cifradas dada a impossibilidade de decodificao que elas apresentam para um observador leigo. Essas imagens so, antes de tudo, indiciais, enquadrando-se na figura como Registro fsico (2.2.2.2). Sendo fruto de um registro fsico, elas so marcadas pela similaridade, analogia com aquilo que registram. Entretanto, os processos e aparelhos de captao dessas imagens so to sofisticadamente codificados que as similitudes ficam ocultas ao leigo. At mesmo o especialista s consegue v-las porque passou por um processo de aprendizagem tanto do funcionamento dos aparelhos quanto do referente que esses aparelhos registram.
69

70

3.2.2.2 Cifra de relaes existenciais


Nesta submodalidade, o material de base est na prpria vida e na memria que ela deixa. Fragmentos, recortes visuais de situaes vividas so deslocados de seu contexto habitual para fazerem parte de uma nova sintaxe engendrada ad hoc. Esse engendramento oblitera os sentidos originais dos objetos e situaes, produzindo um efeito de significado enigmtico, cifrado. Os mecanismos de fragmentao, deslocamento, identificao e condensao que comandam esse tipo de sintaxe foram preciosamente descritos por Freud na sua Interpretao dos sonhos (1968).
71

A rigor, o sonho, como um tipo de imagem mental, no deveria fazer parte do universo das representaes visuais recortadas neste classificao. Entretanto, embora sejam, de fato, mentais, as imagens do sonho nos colocam em uma estranha posio de espectadores. Se no fosse a esquize do sonho, na qual estamos implicados, de certo modo, sonhar seria assistir um filme. essa analogia com a temporalidade flmica, portanto, que acaba por enquadrar o sonho como linguagem hbrida muito mais do que visual. Entretanto, o sonho aqui comparece porque mecanismos visuais similares aos seus se fazem presentes nas imagens surrealistas e mesmo na sintaxe visual das alegorias.

72

Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artstico e literrio surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no perodo entre as duas Grandes Guerras Mundiais. As caractersticas deste estilo: uma combinao do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente.

73

3.2.2.3 Cifra por codificao


O termo cdigo advm de sua origem em dois domnios diferentes:aquele da esfera pblica das leis e o da esfera secreta da criptografia. Na linguagem da lei, os cdigos so conjuntos de regras que prescrevem as formas do comportamento social. Na criptografia, cdigos so introdues para se traduzir uma mensagem de um cdigo primrio dado para uma mensagem secreta. O cdigo secreto , por tanto, um recurso correlacional para se substituir o signo de um cdigo primrio, usualmente uma linguagem natural, em cdigo secreto.
74

Como o advento da teoria da informao, da lingstica, da semitica e computao, no sculo XX, o sentido da palavra cdigo expandiu-se, adquirindo significados adicionais. Um dos critrios mais comuns para a definio de cdigo est na convencionalidade que os caracteriza.

75

Uma vez que o cdigo s verdadeiramente cifrado quando faz uso de caracteres inventados, o aspecto visual desses caracteres se torna muito proeminente. por isso que os cdigos cifrados se enquadram nas formas visuais que apresentam a Representao por figurao: a cifra, especificamente na submodalidade da Cifra por conveno. Um excelente exemplo dessa submodalidade pode ser encontrado na cifra que est inclusa no conto The gold bug ( O escaravelho de ouro), de Edgar Allan Poe.
76

Tambm so exemplos da Cifra por conveno as gravuras simblicas da alquimia na medida em que essas gravuras colocam o observador diante de enigmas que eram utilizados para resguardar dos profanos os conhecimentos sagrados. A linguagem cifrada era utilizada pelos alquimistas devido concepo de sua arte como divina. Buscando realizar sua grande obra, o alquimista poderia adquirir conhecimentos que o habilitariam a intervir nas foras da natureza, exercendo assim um papel divino. Assim sendo, esses conhecimentos, tal como os mistrios sagrados, deveriam ser mantidos ocultos aos olhos profanos. Sob esse mesmo aspecto, so tambm cifrados os hierglifos egpcios (imagens a baixo) que, desde a antiguidade, j eram considerados no simplesmente como uma forma de escritura, mas como imagens enigmticas destinadas a manter preceitos religiosos velados e inacessveis aos profanos.
77

78

Alquimia uma prtica antiga que combina elementos de Qumica, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemtica, Misticismo e Religio. Existem quatro objetivos principais na sua prtica. Um deles seria a transmutao dos meta-metais inferiores ao ouro, o outro a obteno do Elixir da Longa Vida, um remdio que curaria todas as coisas e daria vida longa queles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a pedra filosofal, uma substncia mstica.O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente.
79

O Batismo pela gua e pelo Fogo O tringulo que aponta para baixo, em cor azul, o smbolo alqumico da gua e denominado Tringulo de Maria. Representa a coagulao das foras espirituais, sua involuo no mundo material. Ele lembra, que para nos prepararmos para a regenerao que nos levar a casa do Pai, devemos passar pelo batismo da gua . O batismo pela gua, foi institudo como smbolo de purificao, tanto fsica como csmica, pelo Grande Avatar da Grande Fraternidade Branca do Egito, Mria-el. Esta cerimnia era realizada no lago Moeris, nas proximidades de Faium no Egito. O tringulo que aponta para cima, em cor vermelha, o smbolo alqumico do fogo e denominado Tringulo de Jesus. Representa a sublimao da matria, ou seja, que a matria est submetida a um processo de evoluo. Quando o discpulo estiver preparado para o seu caminho de ascenso passar pelo batismo do fogo, e o Espirito Santo descer sobre ele e sua conscincia se unir a concincia csmica .
80

3.3 Representao por Conveno: A cifra


Aqui j no h figura, mas um sistema marcado por convenes. O sistema alfabtico seu prottipo.

81

3.2.3.1 Sistemas Convencionais analgicos


Tanto os caracteres quanto suas regras de combinao so culturalmente estabelecidos Analogia: similaridade existente na relao representao e representado

82

83

3.2.3.2 Sistemas Convencionais indiciais


Siglas,logotipos e logomarcas: Funcionam como nomes prprios visuais. Marca est representando a secundidade,os ndices. Os logotipos e as logomarcas s tem sentido na medida que so indicadoras do objeto que representam. Entretanto o objeto representado tem a sua existncia a um tal ponto colada Marca, que esta passa a funciona como assinatura de um nome prprio.
84

85

A sigla uma mera abreviao de letras. Porm pode se tornar um logotipo,quando o design de letras explorado visualmente em uma composio eficaz.

86

3.2.3.3 Sistemas Convencionais arbitrrios


Escrita fontica: consiste da traduo visual em grafemas dos sons da fala. A fala manifesta apenas a atualizao De um sistema que preexiste a ela. So tambm sistemas convencionais arbitrrios: smbolos matemticos, qumicos, assim como os logografos usados na tipografia alfabtica moderna
87

88

Anda mungkin juga menyukai