Anda di halaman 1dari 14

TTULO: ANLISE AVANADA DE EMPRESAS AUTOR: JOS A MOURA ARANHA CREDENCIAIS: Graduado em Cincias Contbeis com ps-graduao em Percia

Contbil, Financeira e Empresarial, professor na Faculdade Estcio de S FES, nos Cursos de Graduao em Administrao e Cincias Contbeis; Gerente Operacional no Banco do Brasil S.A, Agncia Aeroporto Internacional Campo Grande MS.

LOCAL E DATA: Campo Grande (MS) maro de 2001

PALAVRAS-CHEVE: Capital de giro, saldo de tesouraria, necessidade de capital de giro.

KEY WORDS: Working capital, treasury liquidated, working capital necessity.

ABSTRACT Este trabalho objetiva demonstrar a aplicao da anlise financeira avanada como instrumento para avaliao financeira de negcios, e, seus reflexos na anlise de liquidez e solvncia das empresas. This article demonstrate the aplication of advance analysis financial as an

instrument of business evaluation financial and, your reflex in the liquidity and solvence of the companies.

SINPSE: Os demonstrativos financeiros representam a histria financeira de uma empresa em determinado perodo. A tradicional anlise de balano espelhada nos demonstrativos contbeis tem sido o instrumento de verificao da sade financeira das empresas, porm, devido a novos mecanismos de anlise introduzidas no Pas pelos bancos americanos e logo adotada pelas instituies financeiras que contam com reas de anlise de empresas, a tradicional anlise de balanos foi deixada de lado, e adotado o modelo de anlise dinmica do capital de giro, ou Anlise Avanada de Empresas, na forma como abordaremos neste artigo. 1 INTRODUO

A vida das empresas afetada por fatores endgenos e exgenos.

Como fatores endgenos podemos citar a competncia gerencial e o nvel tecnolgico da empresa; como fatores exgenos temos as decises governamentais, a situao da economia, seja local, nacional ou internacional, j que vivemos uma economia global, e, fatores climatolgicos.

A anlise tradicional das demonstraes financeiras, compreende um conjunto de informaes sobre a sade financeira da empresa, j a anlise financeira de empresas transcendem o campo dos dados financeiros, passando a avaliar outras variveis que interferem na situao economico-financeira das empresas.

A contabilidade est muito relacionada com a anlise financeira, pois ela quem fornece os demonstrativos contbeis que constituem importante grupo de informaes que sero examinados no processo de anlise. Entretanto, a anlise financeira no pode limitar-se aos dados contbeis, devendo interpret-los e buscar informaes fora da esfera da contabilidade, ou seja, os fatores endgenos e exgenos. Conforme SILVA (1996:24) A prpria denominao de anlise de balano inadequada at porque o balano apenas uma das demonstraes financeiras entre outras,... da, se a anlise de balano for considerada isoladamente, se constitui uma anlise restrita.

Diante dos ambientes econmicos do qual as empresas participam, houve a necessidade de modelos de anlise mais dinmicos do comportamento dos elementos patrimoniais de curto prazo, em substituio aos critrios convencionais de anlise financeira, quase sempre estticas.

Este trabalho visa demonstrar um modelo dinmico e seus reflexos na anlise da situao de liquidez e solvncia das empresas, bem como sua importncia como instrumento para avaliao financeiras de negcios.

2 A ANLISE AVANADA DE EMPRESAS

Tradicionalmente, a anlise de empresas baseada na anlise das demonstraes contbeis, e serve, para uma primeira avaliao da situao econmico-financeira da empresa com vista tomada de decises.

Partindo das demonstraes contbeis, a tradicional anlise de balano baseada numa srie histrica de pelo menos trs perodos, tem-se uma noo bsica da evoluo ou involuo da situao econmico-financeira da empresa, podendo inclusive, compar-la com as concorrentes no mercado, para melhor avaliar a sua performance. Usualmente essa anlise procedida atravs dos seguintes indicadores: Indicadores de estrutura de capitais; Indicadores de liquidez; Indicadores de rotao; Indicadores de retorno ou rentabilidade; Indicadores de endividamento bancrio; Anlise vertical e horizontal.

Entretanto, a anlise atravs desses indicadores, apesar de possibilitar uma viso da situao econmico-financeira da empresa, ainda deixa a desejar.

Para aprimorar a anlise atravs desses indicadores, foi desenvolvida a Anlise Financeira Dinmica, que vem complementar a tradicional anlise de empresas atravs de um modelo de administrao do capital de giro, que consiste numa metodologia de anlise, que permite o estudo da sade financeira de uma empresa, fornecendo uma viso sistmica do impacto das diversas reas de deciso na empresa e de suas interaes.

A anlise dinmica do capital de giro tem sido o modelo adotado pelas Instituies Financeiras na anlise e concesso de crditos, pois medida em que o envolvimento da Instituio aumenta atravs dos crditos concedidos, faz-se necessrio a anlise e a viso econmico-financeira do cliente.

Os indicadores utilizados na Anlise Dinmica, so os seguintes: . O estudo do capital de giro CDG fundamental para o administrador e para os profissionais que atuam na rea financeira. Na anlise tradicional de balano, dizemos que os ndices de liquidez traduzem a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, a capacidade da empresa honrar com seus compromissos de curto prazo, entretanto, no um indicador eficaz para avaliar a capacidade da empresa pagar seus compromissos imediatos, pois, o cumprimento das obrigaes nas datas previstas depende de uma adequada administrao dos prazos de recebimento e de pagamento. Anlise do capital de giro; Investimento operacional em giro; Estudo do efeito tesoura (saldo de tesouraria);

Assim, uma empresa que possui altos ndices de liquidez, mas mantm mercadorias estocadas por perodos elevados, recebe com atraso suas vendas a prazo ou mantm duplicatas incobrveis na conta Clientes, poder ter problemas de liquidez.

Em nosso estudo, o CAPITAL DE GIRO CDG corresponde aos valores aplicados no Ativo Circulante.

Neste trabalho usaremos a expresso CDG para definir o Capital de Giro Lquido, que encontrado pela seguinte equao:

CDG = Ativo Circulante - Passivo Circulante, ou CDG = AC PC

Neste conceito, podemos apurar os recursos lquidos aplicados no Ativo Circulante, entretanto, o CDG pode ser positivo ou negativo, revelando assim a liquidez da empresa.

Em que pese os aspectos acima, devemos considerar que no Ativo Circulante esto aplicados recursos prprios da empresa e os recursos de terceiros, que invariavelmente so recursos de fontes onerosas, dessa forma, podemos decompor o Ativo Circulante em Ativo Circulante Cclico ACC, que so os recursos aplicados que esto intimamente ligados s atividades da empresa (duplicatas a receber, estoques, adiantamento a fornecedores, despesas antecipadas e mercadorias em trnsito) e em Ativo Circulante Financeiro ACF, so os recursos aplicados no Ativo Circulante que no guardam relao com a atividade operacional da empresa (caixa, bancos e aplicaes financeiras de liquidez imediata). Pelo lado do Passivo Circulante temos o Passivo Circulante Cclico PCC, so os recursos obtidos que guardam relao com a atividade da empresa e que no so onerosos (fornecedores, adiantamento de clientes, salrios a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a pagar quando no vencidos e IRRF) e o Passivo Circulante Financeiro PCF, so os recursos obtidos de fontes onerosas (duplicatas descontadas, financiamentos e emprstimos bancrios, proviso para imposto de renda e contribuio social). Desse modo, podemos calcular o INVESTIMENTO OPERACIONAL EM GIRO IOG e o SALDO DE TESOURARIA ST.

O Investimento Operacional em Giro ou IOG representado por aplicaes de recursos que esto relacionadas de forma direta com a atividade operacional da empresa, como clientes, estoques, despesas antecipadas e adiantamentos a fornecedores e as fontes de recursos que esto relacionadas da mesma forma com a atividade

operacional da empresa, tais como, fornecedores, salrios a pagar, encargos sociais a pagar e impostos a recolher, e que so expontneas e no onerosas.

O volume dos Investimentos Operacionais em Giro permite avaliar a gesto da empresa quanto ao equacionamento das fontes e usos de recursos para manuteno das suas atividades operacionais e esta diretamente relacionado com a boa administrao dos prazos de recebimento, prazos mdios de estoques, prazos mdios de pagamentos, ou seja com os Indicadores de Prazos Mdios.

O IOG obtido com a seguintes equao:

IOG = Ativo Circulante Cclico - Passivo Circulante Cclico

Ou IOG = ACC - PCC

IOG pode apresentar as seguintes situaes: POSITIVO: significa que a empresa apresenta de necessidade de Capital de Giro, que dever ser obtida junto a seus proprietrios ou junto a terceiros, geralmente fontes onerosas.

NEGATIVA: significa que a empresa dispe de sobra de recursos para giro, que poder ser destinada a aplicao no mercado financeiro, por exemplo.

TIPOS DE IOG: IOG pode apresentar-se de duas maneiras: Permanente; Sazonal.

IOG PERMANENTE: prprio de empresas cujo nvel de atividade de produo e vendas distribudo com certa homogeneidade ao longo do ano.

IOG SAZONAL: caracterstico das empresas com forte concentrao de atividades em certas pocas do ano. o caso das empresas que produzem brinquedos, artigos juninos, natalinos, pscoa etc...

Sendo o Investimento Operacional em Giro tratado como uma aplicao de recursos decorrente da atividade da empresa, a efetiva avaliao de sua sade

financeira ser resultado de como a empresa financia tal aplicao.

Quando analisamos os valores do Ativo e Passivo Circulantes que no guardam relao direta com a atividade da empresa, passamos a trabalhar com o que

denominamos SALDO DE TESOURARIA (ST) que obtido pela diferena entre o Ativo Circulante Financeiro e o Passivo Circulante Financeiro que pode ser positivo ou negativo. Se negativo dizemos que a empresa esta no EFEITO TESOURA que um

indicador que evidencia o descontrole no crescimento das fontes onerosas de recursos no curto prazo. Ocorre quando o Saldo de Tesouraria ST apresenta-se cada vez mais negativo a cada exerccio, variando em nveis superiores ao crescimento do IOG. O Saldo de Tesouraria ST revelado pela equao:

Saldo Tesouraria =Ativo Circulante Financeiro Passivo Circulante Financeiro Ou ST = ACF PCF

Saldo de Tesouraria Positivo significa que a empresa tem disponibilidade de recursos que podero ficar aplicados no mercado financeiro e utilizados a qualquer momento no aproveitamento de oportunidades negociais.

Se negativo, demonstra dependncia de fontes onerosas de recursos de curto prazo.

Saldo de Tesouraria que, perodo aps perodo, se revele crescentemente negativo evidencia que a empresa caminha para a insolvncia. importante observar que o fato isolado de o saldo de tesouraria ser negativo no preocupante. Grave a tendncia.

Com base nessa premissa, analisamos o Balano Patrimonial da Cia. Modelo

ANLISE AVANADA DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS EMPRESA: Cia. Modelo CNPJ: 00,000,000/0001-22 Trabalho elaborado pelo Professor Jos A Moura Aranha BALANO PATRIMONIAL AJUSTADO ATIVO ANO 1 VALORES AV - % ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADES Caixa e Bancos Aplicaes Financeiras TOTAL DISPONIBILDADES CLIENTES Vlr.Lquido Duplicatas a Receber Outros Valores SOMA CLIENTES OUTROS CREDITOS Ttulos a Receber Cheques em Cobrana Adiantamentos ICMS a Recuperar Outros Valores SOMA OUTROS CRDITOS INVESTIMENTOS TEMPORARIOS Vlr.Liquido-Ttulos e Valores Mobilirios SOMA INVESTIMENTOS ESTOQUES Vlr. Estoques SOMA ESTOQUES OUTROS VALORES Desp. Antecipadas Outros Valores SOMA OUTROS VALORES SOMA CIRCULANTE ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO

ANO 2 VALORES

AV - %

ANO 3 VALORES AV - %

90 90 1.713 1.713

1,96% 0,00% 1,96% 37,21% 0,00% 37,21% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 17,34% 17,34% 0,17% 1,11% 1,28% 57,79% 0,41%

239 74 313 6.143 6.143

1,31% 0,41% 1,72% 33,70% 0,00% 33,70% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 16,79% 16,79% 0,09% 2,12% 2,21% 54,42% 0,10%

2.261 336 2.597

3,90% 0,58% 4,48%

21.731 37,49% 0,00% 21.731 37,49% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%

0 798 798 8 51 59 2.660 19

0 3.061 3.061 16 387 403 9.920 19

8.436 14,55% 8.436 14,55% 261 0,45% 1.092 1,88% 1.353 2,33% 34.117 58,86% 35 0,06%

ATIVO PERMANENTE Investimentos Imobilizado Diferido SOMA PERMANENTE TOTAL DO ATIVO

97 1.827 1.924 4.603

2,11% 39,69% 0,00% 41,80% 100,00%

283 8.005 8.288 18.227

1,55% 43,92% 0,00% 45,47% 100,00%

1.029 1,78% 22.780 39,30% 0,00% 23.809 41,08% 57.961 100,00%

PASSIVO ANO 1 VALORES PASSIVO CIRCULANTE Duplicatas Descontadas Instituies Financeiras Transferncia do ELP Dividendos/IR e Outros Fornecedores Salrios e Encargos Sociais Impostos e Taxas a Pagar Outros Valores a Pagar SOMA PASSIVO CIRCULANTE PASSIVO EXIGIVEL A LONGO PRAZO Financiamentos/Debntures Outros Valores a Pagar SOMA EXIGIVEL A LONGO PRAZO RESULTADO EXERCCIOS FUTUROS PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Integralizado Reservas Lucros Acumulados SOMA PATRIMNIO LQUIDO TOTAL DO PASSIVO ANO 2 VALORES ANO 3 VALORE S 1.401 8.403 123

AV %

AV %

AV %

259 75

0,00% 5,63% 1,63%

445 840 103

2,44% 4,61% 0,57% 0,00% 30,03% 4,47% 6,41% 3,17% 51,68% 1,03% 0,00% 1,03% 0,00% 3,70% 31,38% 12,21% 47,29% 100,00%

2,55% 15,29% 0,22% 0,00% 27,26% 4,87% 8,19% 2,73% 61,10% 2,26% 0,00% 2,26% 0,00% 5,38% 30,56% 0,69% 36,64% 100,00%

0,00% 974 21,16% 234 5,08% 696 15,12% 217 4,71% 2.455 53,33% 76 13 89 1,65% 0,28% 1,93% 0,00% 5,87% 23,59% 15,27% 44,73% 100,00%

5.473 814 1.168 577 9.420 187 187

14.981 2.675 4.500 1.500 33.583 1.242 1.242

270 1.086 703 2.059 4.603

675 5.720 2.225 8.620 18.227

2.959 16.796 381 20.136 54.961

Considerando o Balano Patrimonial acima, devidamente ajustado para fins de anlise, podemos calcular: Ano 1 Ano 2 Ano 3

10

CDG= AC PC ACC PCC ACF PCF IOG = ACC PCC ST = ACF PCF

2.660 2.455 + 920 9.420 = 500 2.059 2.570 2.121 90 334 9.607 8.032 313 1.388

34.117 33.583 = 534 31.520 23.656 2.597 9.926

9.607 8.032 = 31.520 23.656 = 7.864 2.597 9.926 = - (7.329)

2.570 2.121 = 1.575 449 90 334 = - (244) 313 1.388 = (1.075)

Dessa forma, podemos visualizar graficamente os indicadores acima: OBS: NCG o mesmo que IOG

E fe ito T e s o u ra
1 0 .0 0 0 8 .0 0 0 6 .0 0 0 4 .0 0 0 Valores - R$ 2 .0 0 0 0 - 2 .0 0 0 - 4 .0 0 0 - 6 .0 0 0 - 8 .0 0 0 - 1 0 .0 0 0 P e r o d o s 1 2 3 4

NCG CDG ST

Analisando o grfico, podemos afirmar que: O IOG (NCG) da empresa Cia. Modelo est aumentando substancialmente a cada ano; O CDG tem-se mantido estvel ( a empresa no est tendo lucro);

11

Como a empresa no consegue financiar suas necessidades de capital de giro com as fontes internas de recursos (fontes operacionais), vem recorrendo cada vez mais a emprstimos bancrios, evidenciado pelo Saldo de Tesouraria negativo e decrescente;

O Saldo de Tesouraria negativo e est aumentando proporcionalmente em nveis maiores que o IOG, confirmando assim o Efeito Tesoura . Na prtica, significa que, se os credores no alongar o perfil da dlvida, a empresa vai a insolvncia imediatamente. Por outro lado, se os credores continuarem a rolar suas dvidas, a empresa quebrar do mesmo jeito, dentro de pouco tempo, pois os encargos financeiros provocaro prejuzos cada vez maiores.

A nica soluo para a empresa a capitalizao (injeo de recursos novos dos scios) conjugada com uma completa reestruturao de prazos e margens de lucro.

3 CONCLUSO

Conforme verificamos,

a anlise avanada de empresas um instrumento

dinmico que o analista ou profissional responsvel pelo gerenciamento das operaes financeiras deve utilizar para o constante avaliao da sade das finanas da empresa.

De acordo com o que afirmamos no incio, a anlise de balano tradicional no seria capaz de revelar a situao de insolvncia da empresa, pois, se calculados os ndices de liquidez corrente e geral, revelariam valores superiores a uma unidade para cada unidade de obrigao a pagar, que nos conceitos da anlise de balano tradicional indica dispor a empresa de capacidade de pagamento em honrar seus compromissos.

De forma a comprovar o que afirmamos, abordaremos os ndices mencionados:

a) ndice de liquidez corrente obtido pela diviso do Ativo Circulante pelo Passivo Circulante, seu resultado indica o quanto dispe a empresa de recursos de curto prazo para pagar suas dvidas de curto prazo.

representado pela seguinte frmula:

AC

12

LC = -----------PC

b) ndice de Liquidez Geral o resultado da diviso do Ativo Circulante mais o Realizvel a Longo Prazo pelo Passivo Circulante mais o Exigvel a Longo Prazo, seu resultado indica o quanto a empresa poder dispor de recursos circulantes e de longo prazo para honrar todos os seus compromissos. Sua frmula a seguinte:

AC + RLP LG = ----------------------PC + ELP Com base no Balano Patrimonial objeto da anlise, podemos calcular os ndices de liquidez corrente e geral.

ndices Liquidez Corrente

Ano 1 2.660 ------------- = 1,08 2.455 2.660 + 19 -------------- = 1,05 2.455 + 89

Ano 2 9.920 ------------ = 1,05 9.420 9.920 + 19 --------------- = 1,03 9.420 + 187

Ano 3 34.117 ------------- = 1,02 33.583 34.117 + 35 ------------------- = 0,98 33.583 + 1.242

Liquidez Geral

Na interpretao dos resultados os ndices apontam para uma situao de liquidez favorvel, pois, a empresa dispe de valores superiores a unidade para cada uma de dvidas de curto e longo prazos.

Dessa forma, a anlise dos valores circulantes como demonstrada, revela com clareza qual a situao atual da sade financeira da empresa bem como a sua tendncia, cabendo ao a administrador adotar as medidas estratgicas para atingir os objetivos propostos dentro de um planejamento previamente elaborado.

Finalmente, no estamos neste caso desconsiderando a anlise de balano na forma tradicional como instrumento vlido na anlise financeira. Para um trabalho completo de anlise, os dois critrios se complementam.

13

4 BIBLIOGRAFIA

VILA FILHO, Francisco. Manual de anlise avanada de crdito. So Paulo: IBCB, 1992. BRAGA, Hugo Rocha. Demonstraes Contbeis. Estrutura, anlise e interpretao. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1992 BRAGA, Roberto. Fundamentos e Tcnicas de Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1995. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princpios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. Braslia: CRC, 2000. GROPPELLI, A. A, NIKBAKHT, Ehasan. Administrao Financeira. So Paulo: Saraiva, 1998. INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTADORES. Normas Internacionais de

Contabilidade. So Paulo: IBRACON, 1998. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 5.ed. So Paulo: Atlas, 1997. _________, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades Por Aes. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1995. _________. Anlise de Balanos. 5.ed. So Paulo: Atlas, 1993.

14

MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise Financeira de Balanos. 5.ed.So Paulo:Atlas, 1998 NETO, Alexandre Assaf. Estrutura e Anlise de Balanos. Um enfoque EconmicoFinanceiro. 5.ed.So Paulo: Atlas, 2000. PADOVEZE, Clvis Luis. Anlise do ndice de Liquidez Sob o Conceito de Avaliao Econmica da Empresa. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, 1 (124): 4253; jul/ago. 2000. SCHRICKEL, Wolfgang Hurt. Demonstraes Financeiras. 2.ed.So Paulo: Atlas,1999. SILVA, Jos Pereira da. Anlise Financeira das Empresas. 3.ed. So Paulo: Atlas, 1996. WALTER, Augusto Milton. Introduo Anlise de Balanos. So Paulo: Saraiva, 1977.

Anda mungkin juga menyukai