Anda di halaman 1dari 11

UNIDADE 1 HISTRICO DA LNGUA DE SINAIS

OBJETIVOS:
Nesta unidade, voc ir conhecer o histrico da lngua de sinais e da educao dos surdos, com o objetivo de: identificar os diferentes modos como os surdos foram vistos na histria, buscando perceber as repercusses em sua educao na atualidade; problematizar as representaes dominantes, hegemnicas e ouvintistas sobre a surdez e os surdos.

1.1. aspectos histricos e culturais da surdez: repercusses na educao de surdos


Neste subitem estudaremos os diferentes modos como os surdos foram e vm sendo narrados pela sociedade, no intuito de visualizarmos as repercusses que esses olhares exercem nas representaes que temos hoje sobre os surdos. Partimos do pressuposto de que os discursos constroem narrativas que inventam, representam e produzem coisas e pessoas, bem como os lugares que por elas devem ser ocupados. A partir desse entendimento, a surdez uma construo cultural, ou seja, produzida por discursos polticos, religiosos, filosficos, educacionais, sociais, miditicos, entre outros. Por isso, recorreremos histria para conhecermos os diferentes discursos que definiram e definem quem so os surdos e qual a melhor educao para esses sujeitos. Esses discursos, em sua maioria, foram produzidos por ouvintes, conforme comenta Thoma (2004): imbricada em relaes de poder, a educao dos surdos vem sendo pensada e definida, historicamente, por educadores ouvintes, embora possamos encontrar em alguns tempos e espaos a participao de educadores surdos (pg. 9). Isso quer dizer que o olhar que se teve e ainda tem em relao aos surdos, partiu, em sua maioria, de representaes ouvintes. Entre espartanos e gregos havia a necessidade de eliminao dos sujeitos surdos, devido aos ideais de perfeio. Segundo Radutzky apud Strobel (2006, pg. 246), comentando sobre a forma de eliminao dos diferentes:
Em Roma, eles eram colocados na base de uma esttua nas praas principais e ento devorados pelos ces. Por este motivo muitos historiadores pensaram que certamente s crianas surdas no se desse tal destinao dado que, seguramente, mesmo hoje muito difcil fazer um diagnstico precoce da surdez.

No entanto, os historiadores estavam enganados, pois, por volta de 753 a.C., o fundador da Roma, o imperador Rmulo, decretou uma lei onde todos os recm-nascidos que fossem incmodo para o Estado deveriam ser mortos at os trs anos. Ento, por isso, muitos surdos no conseguiam fugir deste destino brbaro. (STROBEL, 2006, pg. 246). J a Idade Mdia marcada pelo conformismo piedoso do Cristianismo, bem como pela segregao e marginalizao operadas pelos exorcistas e esconjuradores. no sculo XVI que aparecem os primeiros surdos na cena educacional. Na Espanha, um monge beneditino chamado Pedro Ponce de Leon (1520-1584) educou filhos surdos de nobres. Segundo Lopes (2007):
Era necessrio que os filhos surdos de nobres aprendessem a falar, ler, escrever, fazer contas, rezar, assistir missa e confessar-se mediante o uso da palavra oralizada. A palavra falada conferia a visibilidade necessria a um nobre, que servia de modelo a outros por sua educao e posio. Os procedimentos de controle do corpo e de cura da deficincia por meio de terapias da fala submetiam aqueles que eram surdos a um duro processo de normalizao e de disciplinamento. (pg. 41)

A finalidade dessa educao era o acesso desses sujeitos herana de suas famlias. J os surdos filhos de famlias pobres, geralmente eram recolhidos por instituies de caridade. Assim, possvel perceber que haviam dois tipos de instituies: [...] instituies para pobres e instituies para nobres (LOPES, 2007, pg. 43). No entanto, o discurso era o mesmo: caritativo e de salvao religiosa.

Outro educador importante na histria dos surdos foi Charles-Michel de L'Epe (1712-1789). Em 1760, transforma sua casa na primeira escola pblica para surdos ( THOMA, 2004, pg. 12). O Abade L'Epe , desse modo, o criador do Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris.

Figura 1: Charles-Michel de L'Epe1

L'Epe1 institui pela primeira vez, o ensino coletivo. De acordo com Lopes A educao de surdos feita por L'pe funcionou como condio de possibilidade para que muitos surdos se articulassem numa comunidade surda e para que a modalidade lingstica desse grupo pudesse ser reconhecida como uma forma de comunicao e um mtodo de aprendizagem. (2007, pg. 44). Isso porque L'Epe, percebendo que entre os surdos havia uma forma de comunicao - atravs dos sinais - elaborou um mtodo que relacionava estes sinais com o alfabeto francs. Tal mtodo foi chamado Sinais metdicos. No sculo XVIII comea a formar-se um paradigma em relao educao dos sujeitos anormais, o paradigma de institucionalizao. Surgiram a partir da inmeras instituies especficas para cada tipo de anormalidade identificada: escolas para deficientes mentais, escolas para cegos, escolas para surdos, etc. De acordo com Thoma (2004), No sculo XVIII, acreditava-se que reunir os corpos surdos em instituies totalitrias tornava possveis as aes do poder disciplinar e viabilizava a produo da docilidade e da utilidade (pg. 12), ou seja, aes de normalizao de corpos e mentes. Neste caso, tais instituies buscavam normalizar os surdos por meio do treinamento da fala. Nesta lgica, podemos nos referir Samuel Heinicke (1727-1822), que fundou a primeira escola oral de surdos na Alemanha, em 1750. Estabelece-se pois, o sistema de internato:
Desde o sculo XVIII, mediante o sistema de internato, as famlias passavam parte de seu compromisso com a educao dos filhos para as escolas. As famlias dos surdos encontraram no sistema de internato uma forma de garantir o desenvolvimento dos filhos, bem como de propiciar-lhes um ambiente estimulador e cercado de cuidados com sua sade. A surdez, entendida como um problema de sade, castigo ou algo a ser corrigido, era tratada de forma a minimizar seus efeitos aparentes, fazendo-se os sujeitos surdos falarem como se fossem ouvintes. (LOPES, 2007, pg. 43 e 44)

Essa posio, porm, no era consenso entre os especialistas e as famlias. De acordo com Lopes (2007, pg. 44)
Mesmo no havendo unanimidade, predominavam as decises e opinies dos religiosos defensores da palavra falada, entendida como modalidade nica, comum e obrigatria para estabelecer a comunicao com os surdos. Tal situao perdurou do sculo XVII at quase todo o sculo XX.

1Fonte:<http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Charles-Michel_de_L%27%C3%89p
%C3%A9e.jpg>

Um exemplo do no consenso o de Thomas Gallaudet (1787-1851). Um americano que se interessou pela lngua de sinais por ter convivido na infncia com uma vizinha surda: Alice Cogswell. No Instituto Nacional de Surdos-Mudos, na Frana, teve contato com a educao de surdos. Em 1817, ao retornar aos Estados Unidos com seu Professor Francs Laurent Clerc, funda a primeira escola pblica para surdos. Quase cinco dcadas mais tarde, no ano de 1864, foi criada neste pas a Universidade Nacional para Surdos-Mudos, hoje Universidade Gallaudet. ( THOMA, 2004, pg. 12). NO BRASIL Em 1855 veio para o Brasil, mais especificamente, para o Rio de Janeiro, o surdo francs Eduard Huet. Ele fundou, com apoio de Dom Pedro II, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no dia 26 de setembro2 de 1857. Huet havia sido diretor do Instituto da Frana, e portanto, pode-se afirmar, de acordo com Lopes (2007), que no Brasil, a educao de surdos deu-se sob influncia direta do Instituto de Paris [...] O Instituto Nacional de Surdos [...] desenvolveu-se com um forte acento na caridade e na benevolncia. (pg. 48).

Figura 2: foto do Instituto de Surdos-Mudos3

2 26 de setembro a data que se comemora hoje no Brasil, o Dia do Surdo. 3Fonte: <www.hmattos.kit.net/histriadamedicina.htm>

Figura 3: Foto do INES4

A Lngua de Sinais Brasileira surgiu a partir do Imperial Institutos de Surdos-Mudos. Ela o resultado da mistura da Lngua de Sinais Francesa com os sistemas de comunicao j usados pelos surdos das mais diversas localidades brasileiras. Quando os surdos terminavam seus estudos no Instituto, voltavam para as suas cidades, levando e ensinando a lngua brasileira de sinais, e dessa forma, esta lngua foi se espalhando por todo o pas. No entanto, devido tendncias internacionais, em seguida o instituto transforma o seu olhar em relao ao surdo. Segundo Thoma (2004)
O atendimento desse instituto priorizou a educao oralista durante um longo perodo por acreditar que era intil tentar ensinar os surdos a escrever, j que o analfabetismo era condio da maioria da populao brasileira. Por isso, a fala era o nico modo pelo qual os surdos poderiam integrar-se na sociedade e no mercado de trabalho. As meninas foram mantidas fora da instituio at 1932. (pg. 12)

1.2. caracterizao das principais correntes metodolgicas da educao de surdos: oralismo, comunicao total e bilingismo
Ao percorrer a histria apresentada at aqui, possvel perceber que a educao dos surdos at o sculo XIX, no apresentava unanimidade quanto a melhor educao dos surdos. At aquele momento, mesclavam-se iniciativas isoladas e individuais de educao de surdos, que ora privilegiavam os sinais (tendncia gestualista), ora a oralidade (tendncia oralista). ORALISMO 4Fonte:<http://3.bp.blogspot.com/_C_kxYRuSk6w/R9VqsV_O1nI/AAAAAAAAAOc/NCagsxHwS5c/s320/foto
6.jpg>

Em 1880 acontece um marco na histria da educao dos surdos, que muda todo o cenrio de at ento. Ocorre, na Itlia, o Congresso de Milo. De acordo com Lulkin (2005):
Nesse evento internacional onde se renem profissionais dedicados educao de surdos, dois teros dos 174 congressistas so italianos. Os outros so franceses, ingleses, suecos, suos, alemes e americanos. De todos os congressistas, somente um surdo! Com exceo de Edward Gallaudet, delegado norte-americano, o Congresso celebra a vitria do oralismo sobre a inferioridade da lngua gestual. As manifestaes em favor da supremacia da lngua oral, em favor da pureza natural da palavra falada, traduzem o esprito da poca, marcado pela racionalidade em oposio emoo. (pg. 37)

Grmion (1991) apud Lulkin (2005, pg. 37), ilustra esse esprito, apresentando o discurso de um congressista italiano, que expressa as razes da vitria do oralismo:
Em todas instituies onde se deseja sincera e eficazmente introduzir o verdadeiro mtodo da palavra, devemos, inicialmente, separar os iniciantes dos outros alunos e, por todos os meios possveis, desenraizar a erva daninha da lngua de sinais. A linguagem mmica exalta os sentidos e provoca, demasiadamente, a fantasia e a imaginao

Portanto, a principal deliberao deste congresso foi a proibio do uso de qualquer manifestao gestual pelos surdos, considerada erva daninha na sociedade. Outro ilustre convidado do congresso foi Alexander Grahan Bell, inventor do telefone. Durante o congresso, [...]defende que o ensino dos surdos deve ocorrer exclusivamente pelo mtodo oral. ( THOMA, 2004, pg. 12). O Congresso durou 3 dias, nos quais foram votadas 8 resolues, sendo que apenas uma (a terceira) foi aprovada por unanimidade. As resolues so: O uso da lngua falada, no ensino e educao dos surdos, deve preferir-se lngua gestual;

O uso da lngua gestual em simultneo com a lngua oral, no ensino de surdos, afecta a fala, a leitura labial e a clareza dos conceitos, pelo que a lngua articulada pura deve ser preferida; Os governos devem tomar medidas para que todos os surdos recebam educao; O mtodo mais apropriado para os surdos se apropriarem da fala o mtodo intuitivo (primeiro a fala depois a escrita); a gramtica deve ser ensinada atravs de exemplos prticos, com a maior clareza possvel; devem ser facultados aos surdos livros com palavras e formas de linguagem conhecidas pelo surdo; Os educadores de surdos, do mtodo oralista, devem aplicar-se na elaborao de obras especficas desta matria; Os surdos, depois de terminado o seu ensino oralista, no esqueceram o conhecimento adquirido, devendo, por isso, usar a lngua oral na conversao com pessoas falantes, j que a fala se desenvolve com a prtica; A idade mais favorvel para admitir uma criana surda na escola entre os 8-10 anos, sendo que a criana deve permanecer na escola um mnimo de 7-8 anos; nenhum educador de surdos deve ter mais de 10 alunos em simultneo; Com o objectivo de se implementar, com urgncia, o mtodo oralista, deviam ser reunidas as crianas surdas recm admitidas nas escolas, onde deveriam ser instrudas atravs da fala; essas mesmas crianas deveriam estar separadas das crianas mais avanadas, que j haviam recebido educao gestual, afim de que no fossem contaminadas; os alunos antigos tambm deveriam

ser ensinados segundo este novo sistema oral.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_de_Mil%C3%A3o

Aps a deciso tomada no Congresso de Milo, toda a Europa adotou o Oralismo como mtodo escolar, o que resultou na extino oficial da lngua de sinais. No entanto, apenas os Estados Unidos preservou a Lngua de Sinais. Porm, marginalmente, a lngua de sinais continuava existindo, na comunicao dos surdos. Se escondiam nos banheiros, nos quartos noite (j que a maioria das escolas eram internatos), nos ptios das escolas e em outros espaos marginais, onde se comunicavam em lngua de sinais. Desse modo, instituiu-se o oralismo como corrente pedaggica imposta e oficializada por ouvintes para a educao dos surdos. De acordo com Skliar (2001),
A sua concepo de sujeito surdo diz respeito exclusivamente a uma dimenso clnica a surdez como deficincia, os surdos como sujeitos deficientes numa perspectiva teraputica, segundo a qual a surdez e os surdos devem ser, em primeiro lugar, curados e/ou reabilitados (pg. 88)

Portanto, nesta perspectiva h a imposio do modelo ouvinte ao surdo. Durante aproximadamente 100 anos de predominncia do Oralismo, foram obtidos poucos resultados quanto ao desenvolvimento da fala, pensamento e aprendizagem dos surdos. As tcnicas usadas nesta corrente pedaggica eram de estimulao da fala, desenvolvimento da leitura orofacial, ampliao da capacidade de compreenso, ateno e memria atravs da repetio, desestimulao do uso de sinais, gestos, mmica. No entanto, o oralismo extrapola os muros das escolas e contribui para a formao de esteritipos e representaes sobre os surdos. Alm disso, ele no substitudo por um outro mtodo, ou extinto. Na verdade, ele permanece at hoje como perspectiva educacional. COMUNICAO TOTAL Aproximadamente, ao final da dcada de 1960 e incio de 1970 surge uma outra corrente pedaggica na educao dos surdos: a comunicao total. A diferena entre a comunicao total e o oralismo que esta garante a comunicao surdo-ouvinte e surdosurdo, sendo que a lngua de sinais oferecida como uma lngua de apoio para a aquisio da comunicao oral e da escrita. De acordo com Skliar (2001) a comunicao total foi um fim em si mesmo que no se completou (pg. 90). Hansen (1990) apud Skliar (2001, pg. 90) referindo-se experincia da comunicao total na Dinamarca diz:
As crianas no tiveram uma verso visual da lngua dinamarquesa e, em troca, receberam um input ligstico muito inconsciente, pelo qual no entendiam nem os sinais nem as palavras orais. Tendiam a utilizar-se de uma meia-lngua, misturando as duas lnguas para sobreviver comunicativamente, mas no tinham a menor idia sobre onde acabava uma lngua e onde comeava a outra.

Por isso essa corrente pedaggica chamada Comunicao Total, pois utiliza-se de todo e qualquer meio para estabelecer comunicao, mas ao mesmo tempo, isso faz com que o sujeito no tenha nenhuma forma de comunicao consistente, que lhe d condies lingsticas, de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, no h espao para o sujeito surdo e a lngua de sinais modificada para ser processo secundrio auxiliar. Portanto, a comunicao total tambm representa o surdo a partir de uma viso estritamente relacionada com o dficit biolgico, pois, acredita ser ele um deficiente da

comunicao. OUTROS OLHARES EM RELAO AOS SURDOS Esses outros olhares comeam a se estabelecer em relao aos surdos, principalmente, devido s pesquisas desenvolvidas por Willian Stokoe, na rea da lingstica, sobre a lngua de sinais, na dcada de 1960 nos Estados Unidos. A partir desses estudos realizados por Stokoe, comprova-se cientificamente, que a lngua de sinais constituda por todos os componentes pertinentes s lnguas orais, como: gramtica, semntica, pragmtica e outros elementos, preenchendo assim, os requisitos cientficos para ser considerada instrumental lingstico de poder e fora. A diferena entre as lnguas de sinais e as lnguas orais a modalidade em que elas so captadas e expressadas. As lnguas de sinais so captadas pela viso e produzidas pelos movimentos do corpo, especialmente as mos modalidade viso-gestual. No caso das lnguas orais, so captadas pela audio e expressadas pela oralidade - modalidade auditivo-oral.

Figura 4: Willian Stokoe5

Ou seja, a partir desses estudos que o mundo passa a olhar a lngua de sinais e, conseqentemente seus usurios, de forma diferente. Muda-se a perspectiva que antes era da deficincia, para uma perspectiva que considera os surdos como um grupo diferente que tem uma lngua diferente. Ocorre ento a valorizao da lngua de sinais e o reconhecimento da existncia de uma cultura surda, identificada principalmente pela lngua. E desse modo, acontecem mudanas na educao dos surdos. Surge ento uma outra proposta de educao de surdos, a educao bilnge. BILINGISMO De acordo com Lacerda (2000),
O objetivo da educao bilnge que a criana surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-lingstico equivalente ao verificado na criana ouvinte, e que possa desenvolver uma relao harmoniosa tambm com ouvintes, tendo acesso s duas lnguas: a lngua de sinais e a lngua do grupo majoritrio (pg. 54).

5Fonte: <http://www.nsf.gov/news/mmg/media/images/stokoe_f.jpg>

As experincias com educao bilnge ainda so recentes. Os projetos j realizados em diversas partes do mundo (como Sucia, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai) tm princpios filosficos semelhantes, mas se diferenciam em alguns aspectos metodolgicos. Para alguns, faz-se imprescindvel a participao de professores surdos, o que nem sempre possvel. Quanto aos professores ouvintes, nem sempre so fluentes em lngua de sinais, o que compromete significativamente o processo de aprendizagem (LACERDA, 2000). Portanto, no h um consenso, muito menos um modelo de educao bilnge a ser seguido. Existem diversas experincias de educao de surdos, as quais vm se denominando bilnges. Algumas por oferecerem as duas lnguas, concomitantemente; outras oferecendo a lngua majoritria apenas na modalidade escrita; outras exigindo-se tambm do surdo a oralidade desta lngua. De acordo com Skliar (2001), os mltiplos projetos chamados de educao bilnge para surdos no tm que contentar-se simplesmente em definir formalmente a utilizao das duas lnguas dentro da educao de surdos (pg. 93). Tratam-se de lnguas diferentes, com representaes diferentes e concepes antagnicas. preciso estar atento para perceber que
desde a celebrao da Conferncia da Unesco, em 1951, axiomtico afirmar que o bilnge do projeto educacional faz meno ao direito que tm as crianas que usam uma lngua diferente da lngua majoritria de serem educadas em sua lngua. No caso dos surdos, claro que essa lngua a lngua de sinais e que ela no pode ficar subordinada a nenhum outro objetivo lingstico, nem condicionada a outras aquisies cognitivas. Trata-se da lngua da educao e da escolarizao dos surdos; da lngua por intemdio da qual a criana surda poder formular hipteses sobre o mundo, criticar, dialogar, se emocionar e discutir. (Skliar, 2001, pg.93)

ESTUDOS SURDOS Hoje h a possibilidade de pensar o surdo a partir de uma outra perspectiva, que no a da deficincia, da falta de audio. A surdez pode ser pensada como diferena cultural. Nesta perspectiva, ser surdo usar uma lngua diferente a lngua de sinais para se comunicar com o mundo. ver o mundo a partir de uma experincia visual. A surdez pensada dessa maneira, a partir dos Estudos Surdos, um campo de pesquisa que pode ser definido como um terreno de investigao marcado pela constante inquietude, ao colocar sob suspeita a hegemonia ouvinte que nomeia e localiza a alteridade surda no discurso da deficincia. Segundo Skliar (2005, pg.5)
Os Estudos Surdos se constituem enquanto um programa de pesquisa em educao, onde as identidades, as lnguas, os projetos educacionais, a histria, a arte, as comunidades e as culturas surdas, so focalizados e entendidos a partir da diferena, a partir do seu reconhecimento poltico.

Nessa perspectiva, o sujeito surdo dotado de uma diferena sociolingstica, ou seja, ele interage com o mundo a partir de uma experincia visual. Todas as suas construes mentais so mediadas pelo seu instrumento natural de comunicao: a lngua de sinais. um campo de estudos que busca a inverso epistemolgica do problema da surdez. Trata-se de uma mudana de perspectiva, olha-se para os surdos a partir de um outro ngulo. Ou seja,
em vez de se considerar como problema a deficincia auditiva, trata-se de compreender os significados polticos da normalidade ouvinte; em vez de

pensar que a lngua de sinais um problema, analisar o discurso homogneo dos ouvintes, que faz com que essa lngua seja considerada um problema; em vez de pensar os surdos como sujeitos deficientes, compreender que eles vivem uma experincia visual do mundo. (SKLIAR, 2001, pg. 106)

Desse modo, possvel ver os surdos como pessoas diferentes lingstica e culturalmente, e no como deficientes.

1.3. RESUMO DA UNIDADE


Nesta unidade estudamos as diferentes perspectivas educacionais que, no decorrer da histria, foram sendo pensadas para os sujeitos surdos. As principais so: oralismo, comunicao total e bilingismo. Vimos tambm que a educao dos surdos sempre esteve relacionada s representaes na maioria das vezes, de ouvintes sobre os sujeitos surdos e sua lngua. Desse modo, percebe-se que
Para a maioria dos ouvintes, a surdez est relacionada com a incapacidade de comunicao, representada por um mundo de silncio e escurido, e a partir dessa matriz representacional se praticam diferentes formas de controle e governo de suas vidas, ou seja, de seu corpo, de sua linguagem, de sua mente. Observa-se isso em diferentes momentos e prticas da histria dos surdos: a busca frentica para faz-los falar; a centralidade da oralizao como marco principal na definio de polticas pedaggicas para a sua educao; a proibio do uso da lngua de sinais, lngua essa constituidora de identidades e comunidades; isolamento comunitrio entre crianas e adultos surdos; prticas de colonizao e controle de seus corpos e mentes, como a experincia binica dos implantes cocleares. (Lunardi, 2001, p. 31).

No entanto, existem outros olhares em relao aos surdos, circulando e confrontando-se com os olhares ouvintistas6. Hoj h a possibilidade de pensar o surdo como um ser diferente culturalmente, o qual deve ser respeitado em sua diferena.

1.4. QUER SABER MAIS?


Para conhecer o INES (Instituto Nacional de Educao de Surdos), antigo Imperial Instituto de Surdos-Mudos, acesse o site: htpp://www.ines.gov.br. Neste site voc vai encontrar dados sobre a histria desse Instituto, bem como da educao dos surdos no Brasil e sua organizao atual. Outro site recomendado para acesso o site da FENEIS Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos: www.feneis.com.br.

1.5. REFLEXES SOBRE A APRENDIZAGEM


Seguem abaixo algumas perguntas que podero auxiliar voc a refletir sobre o que leu nesta unidade: 1. Aps a leitura desta unidade, o que voc entendeu sobre oralismo, comunicao total e bilingismo? 2. Qual relao semelhanas e diferenas - possvel fazer entre essas trs principais correntes pedaggicas da educao dos surdos?
6 De acordo com Skliar (2005, pg. 15) ouvintismo [...] um conjunto de representaes dos ouvintes, a partir do qual o surdo est obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte

3. O que mudou, afinal, na educao dos surdos? 4. Quais so as possibilidades de representar o surdo hoje? E de que modo essas representaes influenciam no modo como se pensa a educao para esse sujeito?

Anda mungkin juga menyukai