Anda di halaman 1dari 12

APOSTILA DE RELAES HUMANAS CHEFIA E LIDERANA

COMUNICAO Comunicao a capacidade de transmitir e expressar idias, feedback, pensamentos, imagens, emoes e informaes de modo a gerar no outro um motivo para a ao. Em geral, as pessoas do maior importncia transmisso de idias porque atravs dela que informamos, ensinamos e pensamos. No entanto, a base para um bom relacionamento interpessoal est em saber comunicar emoes e sentimentos. Cada vez mais a busca da excelncia nas comunicaes um desafio para quem pretende atingir um alto nvel de profissionalismo. Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, h necessidade da competncia tcnica, aliada s competncias comportamentais e emocionais, que incluem relaes interpessoais mais enriquecedoras e sustentveis. Objetivo da mensagem: Se fazer entender ELEMENTOS DA COMUNICAO A comunicao confunde-se com nossa prpria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e at mesmo atravs do manuseio de documentos, jornais e revistas. Em cada um desses atos que realizamos notamos a presena dos seguintes elementos: emissor ou remetente: aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televiso etc.) Receptor ou destinatrio: aquele aquem a mensagem endereada (umindivduo ou um grupo) Mensagem: o contedo das informaes transmitidas. Canal de comunicao (mdia): o meio pelo qual a mensagem ser transmitida (carta, palestra, jornal televisivo) Cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir decodificar. Codificao: o processo de transformar o pensamento em forma simblica. Contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere. Decodificao: o processo pelo qual o receptor confere significado aos smbolos transmitidos pelo emissor. Resposta: as reaes do receptor aps ter sido exposto a mensagem. Feed back: a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor. Rudo: Distoro ou esttica no planejada durante o processo de comunicao, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor.

RUDOS NA COMUNICAO Situaes em que pode ocorrer rudo na comunicao: O emissor no organiza suas idias deforma clara, levando ao noentendimentoda mensagem por parte do receptor. O receptor no dedica suficiente ateno econcentrao para recepo da mensagem,gerando mal-entendidos. Rudos na Comunicao O emissor ou o receptor no tm domnio completo do cdigo utilizado. O canal sofre interferncias, impossibilitando a perfeita transmisso da mensagem. O emissor e o receptor tm percepes diferentes do contexto da comunicao,ou o receptor o desconhece. Nassar (1995), est claro que a Comunicao Empresarial to fundamental quanto o departamento financeiro ou de recursos humanos: Num universo em que a comunicao organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizaes e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que esto permanentemente direcionadas a pblicos com poder poltico e econmico. (apud PESSOA, Snia).

1.

1.

LINGUAGEM NO VERBAL SINAIS VISUAIS

GESTOS

A dana uma forma de comunicao

O polcia sinaleiro comunica atravs dos gestos.

MMICA

Pela mmica percebemos os sentimentos que dominam estes dois.

Marcel Marceau, sem falar, conseguia comunicar com o seu pblico.

ATITUDES Pela atitude das pessoas apercebemo-nos dos seus sentimentos.

OUTROS SINAIS

Ao sinal vermelho, do semforo, os automobilistas sabem que tm de parar. Na praia, o banheiro comunica com os banhistas atravs das bandeiras. Os ndios utilizam sinais de fumo para comunicar distncia.

SINAIS SONOROS

Ao toque das sirenes, os bombeiros acorrem ao local do perigo. Cada toque do sino tem um significado diferente (baptizado, casamento, enterro, etc,). Em frica, um dos processos de comunicar distncia o toque dos tambores. A msica tambm um meio de comunicao.

SINAIS VISUAIS E SONOROS Quando vemos uma ambulncia, sabemos que transporta feridos pelo sinal luminoso e pelo toque da sirene. De noite, os navios recebem sinais de luz e simultaneamente sinais sonoros transmitidos pelo rdio-farol.

SINAIS TCTEIS O carinho, o amor, a amizade, podem ser demonstrados atravs de carcias.

2. LINGUAGEM VERBAL A LINGUAGEM FALADA

A LINGUAGEM ESCRITA

. LINGUAGEM VERBAL e NO VERBAL

Nestas imagens aparecem sinais visuais e sonoros aliados linguagem verbal falada. O ATO DE COMUNICAO 1. Emissor/ Receptor/ Mensagem

Fig. 2

Fig. 3

Na fig. 1: - Quem fala o Vickie EMISSOR - O Vickie emite uma mensagem de sons que contm informaes - MENSAGEM (Vivam todos! Estou de volta!) - Os Vickings ouvem, recebem a mensagem RECEPTORES

A comunicao pode estabelecer-se entre: - um emissor e um receptor (fig. 2); - um emissor e vrios receptores (fig. 1); - vrios emissores e um receptor (fig. 3);

MENSAGEM Sequncia sonora ou escrita que contm a informao. EMISSOR Quem emite a mensagem. RECEPTOR Quem recebe a mensagem.

Na linguagem verbal damos ao emissor e ao receptor os nomes de locutor e interlocutor ou destinatrio, respectivamente. CANAIS Jornais e revistas Boletins, folhetos, memorandos Quadros de aviso Reunies, eventos Conversas individuais com funcionrios

MOTIVAO
Segundo Abraham Maslow, dentro de todo ser humano existe uma hierarquia de necessidades (veja pirmide acima). As primeiras trs so necessidades da carncia, porque devem ser satisfeitas para que os indivduos se sintam saudveis e seguros. As duas ltimas so as necessidades do crescimento porque esto relacionadas ao desenvolvimento e realizao do potencial de cada pessoa. medida que cada uma dessas necessidades substancialmente satisfeita, a necessidade imediatamente superior se torna dominante.

Necessidades fisiolgicas Esto relacionadas s necessidades bsicas. Fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades de sobrevivncia. Necessidade de segurana Est relacionada tambm a aquisio de bens materiais; pode haver uma necessidade de auto expressar-se atravs dos bens. Segurana, estabilidade e proteo contra danos fsicos e emocionais. Necessidade de pertencimento/afiliao Necessidades que as pessoas tm de unirem-se uns aos outros e identificar-se com um grupo determinado. Os vnculos sociais e a cooperao em grupos tambm possibilitam o aumento do ndice de sobrevivncia no mundo. Interao social, afeio, companheirismo e amizade. Necessidade de aceitao social Muito do nosso comportamento social visa a aumentar nossa afiliao, nossa aceitao e incluso social. Para conquistar amizades e estimas, controlamos nosso comportamento, na esperana de criar as impresses certas. Autorespeito, amor prprio, autonomia, realizao, status, reconhecimento e considerao. Necessidade de poder Necessidade de dirigir outras pessoas. Est relacionada com o desejo de aquisio, realizao e conquistas para a autorealizao. Crescimento e autosatisfao.

MOTIVAO INTRNSECA E EXTRNSECA: Em qualquer situao da vida do homem, haver sempre dois tipos de motivao para a realizao de uma tarefa: A Motivao Intrnseca e a Motivao Extrnseca.

A motivao intrnseca o desejo de ser eficiente e de desempenhar um comportamento por si mesmo. As pessoas com motivao intrnseca encaram o trabalho ou a diverso com prazer e interesse. A motivao intrnseca estimula a realizao. Como despertar a motivao intrnseca? Evitando sufocar o senso de autodeterminao das pessoas com recompensas extrnsecas de forma exagerada. Recompensas exageradas prejudicam o interesse intrnseco. A motivao extrnseca procurar recompensas externas e evitar punies. Um lder estar sempre preocupado em comandar atendendo a realizao do trabalho e a satisfao das pessoas de maneira tal que aumente a motivao. Os lderes eficientes cultivam a motivao intrnseca, prestam ateno s motivaes das pessoas, fixam objetivos e escolhem um estilo de liderana apropriada para cada grupo. As recompensas extrnsecas podem ser utilizadas para determinar os comportamentos, como ex: Para controlar "Se fizer isso, ganhar aquilo.... "Caso quebre esse galho pra mim, lhe facilitarei em.... Para informar ou reforar "Foi sensacional... parabns. "Voc realmente muito bom no que faz.

CICLO MOTIVACIONAL: Aspectos importantes: Um estmulo direciona uma necessidade motivando para a obteno de algum objetivo; O comportamento apresentado voltado para alcanar o objetivo; A realizao do objetivo propriamente dita; Novos estmulos surgem para motivar o comportamento humano e moviment-los para novas realizaes. Atuao dos motivos podem: Cooperar: Um estmulo pode cooperar com outros estmulos motivando o indivduo a buscar novas e maiores realizaes. Por exemplo: Um homem pode trabalhar para ganhar dinheiro (motivo). Com que objetivo? Para comprar o que deseja ou porque precisa sustentar sua famlia. Conflitar: O conflito um processo natural, comum a todas as sociedades e grupos. As emoes podem influenciar o comportamento motivacional do indivduo dificultando a busca da realizao dos objetivos. Por exemplo: Um homem pode querer encontrar um novo emprego para ganhar mais dinheiro (motivo). Para que? Para ter uma vida mais tranqila. No entanto, ele tem medo de fracassar e da responsabilidade que assumir. O conflito pode servir como um dos motores do desenvolvimento pessoal e da evoluo social, gerando oportunidades para aprender a partir dele e para se adaptar as diferenas e diversidades que caracterizam a sociedade. TIPOS DE MOTIVAO Consciente: a motivao que voc sabe e entende que est lhe impulsionando para agir. Inconsciente: Voc no sabe, no compreende o que o leva a agir. Em longo prazo: caracteriza-se pela persistncia em realizar objetivos que esto no futuro mais distante, longe de serem alcanados; uma das dificuldades vencer as resistncias iniciais e dispor de energia para alcan-los.

Em curto prazo: caracteriza-se pela inteno em vencer os empecilhos que freqentem ente surgem no caminho. Esse comportamento ajuda a estar periodicamente motivado. A pessoa administra melhor sua tarefa e encontra energia suficiente para "derrubar os muros". Cada etapa vencida traz a experincia e o sentimento de vitria, conseqentemente refora a motivao em longo prazo, deixando os objetivos cada vez mais prximos - o que antes era percebido como distante e at inalcanvel. Por exemplo: O mtodo utilizado pelos Annimos (AA, NA, etc.). FRUSTRAO E MOTIVAO Nem sempre a satisfao das necessidades obtida. Pode existir alguma barreira ou obstculo ao alcance da satisfao de alguma necessidade. Toda vez que alguma satisfao bloqueada por alguma barreira, ocorre a frustrao. Havendo frustrao a tenso existente no liberada por meio de descarga provocada pela satisfao. Essa tenso acumulada no organismo mantm o estado de desequilbrio. O CICLO MOTIVACIONAL pode ter outra soluo alm da satisfao da necessidade ou da frustrao, a COMPENSAO ou TRANSFERNCIA. Ocorre a compensao (ou transferncia) quando o indivduo tenta satisfazer alguma necessidade impossvel de ser satisfeita por meio da satisfao de outra necessidade complementar ou substitutiva A fome s se satisfaz com alimentao, a sede somente com a ingesto de lquidos, se estes so os motivos a serem satisfeitos. Para as necessidades psicolgicas e de auto-realizao os objetivos so mais flexveis e possibilitam transferncia e compensaes. A necessidade de prestgio, por exemplo, pode ser satisfeita pela preeminncia social, sucesso profissional, poder do dinheiro ou ainda pela conduta atltica. Toda necessidade no satisfeita motivadora de comportamento, porm, quando uma necessidade no satisfeita dentro de algum tempo razovel, ela passa a ser um motivo frustrado. Os 8 fontes de energia pessoal: Sade Fsica: relacionado ao corpo (eliminar: vcios, excessos; priorizar: alimentao, descanso, exerccios) Sade Espiritual / Mental: relacionado com o Eu interior (paz de esprito, Eu transcendental, equilbrio) Sade Intelectual: relacionado ao aprendizado. (leituras, cursos, artes) Sade Familiar: relacionado aos familiares (relacionamentos, interaes) Sade Social: relacionado com a sociedade como um todo (voluntariado, participao) Sade Financeira: relacionado com suas finanas (poupana, investimentos, conteno, controle) Sade Profissional: relacionado com sua carreira (desempenho, relacionamentos, realizao, progresso) Sade Ecolgica: relacionado com a natureza e o Planeta (consumo racional, reciclagem, responsabilidade ambiental) MOTIVANDO EQUIPES Para mostrar uma equipe importante que o lder avalie as motivaes do seu pessoal e possa ajustar a eles seu estilo administrativo: Desafie os subordinados que valorizam a

realizao a tentar coisas novas e a demonstrar excelncia. D aos que valorizam o reconhecimento a ateno que desejam. Coloque os que valorizam a afiliao numa unidade que tenha um sentimento de famlia e na qual as decises sejam compartilhadas. Motive os que valorizam o poder com competio e oportunidade para um sucesso triunfante. Iniciativas diferentes para pessoas diferentes, mas para cada uma, uma maneira de motivar. importante observar que objetivos definidos, especficos, servem para orientar a ateno, promover o esforo e estimular estratgias criativas. Quando as pessoas da equipe encontram um objetivo razovel, o fato de alcan-lo ou no tem um impacto na prpria auto-avaliao. Ou seja, para motivar o aumento da produtividade, os lderes eficientes trabalham com as pessoas para definir objetivos explcitos e obter compromisso, fornecendo depois feedback (retorno) sobre o trabalho. Moral um conceito abstrato, intangvel, porm perfeitamente perceptvel. O moral uma decorrncia do estado motivacional, uma atitude mental provocada pela satisfao ou nosatisfao das necessidades dos indivduos. Como o moral est intimamente relacionado com o estado motivacional, na medida em que as necessidades dos indivduos so satisfeitas pela organizao. ocorre uma elevao do moral, enquanto, na medida em que as necessidades dos indivduos so frustradas pela organizao, ocorre um abaixamento do moral. Via de regra quando o moral est elevado porque as necessidades individuais encontram meios e condies de satisfao. Quando o moral est baixo porque as necessidades individuais encontram barreiras Internas ou externas que Impedem sua satisfao e provocam a frustrao. Moral elevado acompanhado de uma atitude de interesse. Identificao, aceitao fcil, entusiasmo e impulso positivo em relao ao trabalho e geralmente em paralelo a uma diminuio dos problemas de superviso e disciplina. O moral elevado desenvolve a colaborao, se apia em uma base psicolgica onde predomina o desejo de pertencer e a satisfao de trabalhar em grupo. Depende invariavelmente do clima de relaes humanas que se desenvolve dentro de uma organizao, principalmente quando a organizao formal permite um adequado entrosamento com a organizao informal, bem como quando as comunicaes so de boa qualidade e o nvel de superviso satisfatrio.

Anda mungkin juga menyukai