Anda di halaman 1dari 101

CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS para a escola 3 MDULO segundo semestre

_________________________________________________________________________________

Com este mdulo, damos por encerrada a elaborao das aulas deste Programa, porque completamos a disponibilizao de 600 aulas, suficientes para atender as necessidades do ensino fundamental, a partir do 5 ano. Assim, sugerimos que, no lugar do 4 mdulo, seja reministrado o 2 e, no lugar do 5 mdulo, seja reministrado o 3.
_________________________________________________________________________________

OBSERVAO: Para simplificar, nas orientaes ao professor ou professora, empregamos a palavra professor. Nos exerccios de relaxamento, importante que a fala do professor seja calma, tranquila e mais lenta que o normal. As observaes em itlico, como em (cinco segundos), sugerem o que o professor deve observar: nesse caso, o tempo de pausa.
_________________________________________________________________________________

3 MDULO segundo semestre AULA 01 Animais Parte 01 Charles Darwin, cientista ingls, criador da teoria da evoluo e profundo estudioso da vida dos animais, disse: A compaixo para com os animais das mais nobres virtudes da natureza humana. Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. Algum de vocs gosta de atirar pedras em passarinhos ou de judiar de ces, gatos ou outros animais?

O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfatizando o fato de que os animais tambm sentem, sofrem, tm medo, alegria, assim como os seres humanos, e o fato de que nunca se deve maltrat-los, mas sim proteg-los. Vejamos o que disse Darwin sobre isso: Todos os seres vivos tremem diante da violncia. Todos temem a morte, todos amam a vida. O que ele quis dizer com essas palavras? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Charles Darwin era vegetariano, pelo respeito e amor que tinha pelos animais. Ele disse: Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laos da benevolncia e s se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. O que ele quis dizer com essas palavras? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que Darwin quis dizer que a humanidade seria bem mais feliz se no matasse animais para comer sua carne e que os alimentos puros a que se refere so os cereais, as frutas, legumes, etc. Na prxima aula de valores humanos, veremos o que outros grandes homens disseram sobre nosso relacionamento com os animais. AULA 02 Animais Parte 02 Na ltima aula de valores humanos, apresentamos o pensamento de Charles Darwin a respeito do nosso relacionamento com os animais. Vamos agora ver o que disse o grande cientista Albert Einstein, que tambm era vegetariano: Nada beneficiar tanto a sade humana e aumentar as chances de sobrevivncia da vida na Terra quanto a evoluo para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos fsicos, influenciar o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorar em muito o destino da humanidade. Como vocs entendem esses dizeres de Einstein? O professor deve incentivar respostas. Conforme inmeros estudiosos, inclusive Einstein, as pessoas que no comem carne tm tendncia a ser mais pacficas. Isto pode ser observado tambm com relao aos ces. Quando seus donos querem que fiquem mais agressivos, do-lhes carne para comer.

Outro grande homem, tambm vegetariano, foi Leonardo da Vinci, que viveu nos sculos XV e XVI e considerado por vrios estudiosos o maior gnio da histria, devido a sua multiplicidade de talentos para cincias e artes, sua engenhosidade e criatividade, alm de suas obras polmicas. Num estudo realizado em 1926, o QI de Da Vinci foi estimado em cerca de 180. Imaginem a genialidade desse homem tendo em vista que um QI 100 considerado uma inteligncia normal! O dele foi estimado em 180. Pois bem, Leonardo da Vinci tambm no comia carne. Certa vez, ele disse: Tempo vir em que os seres humanos se contentaro com uma alimentao vegetariana e julgaro a matana de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassnio de um homem. Como vocs entendem essas palavras de Da Vinci? O professor deve incentivar respostas. Outro grande homem, Mahatma Ghandi, que apresentou ao mundo o conceito da no-violncia, foi um lder pacifista indiano e a principal personalidade da independncia da ndia. A respeito dos animais, ele disse: A grandeza de uma nao pode ser julgada pelo modo que seus animais so tratados. Mais um grande homem, Pitgoras, filsofo e matemtica da antiguidade, disse: Os animais dividem conosco o privilgio de ter uma alma. Tambm falou: Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos animais, no conhecer a sade nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se mataro uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento no pode colher a alegria e o amor. O professor deve socializar o tema. AULA 03 Animais Parte 03 Quando Thas Helena tinha oito anos, morava com os pais numa cidadezinha do interior, e sua maior diverso era brincar com a crianada da vizinhana, judiando dos animais que conseguissem pegar. Diana, sua melhor amiga, tambm da mesma idade, fazia parte desse grupo e era quem mais vibrava quando conseguiam apanhar um gato ou um cozinho sem dono, para praticarem suas maldades. Mas Diana sofria de uma doena que a deixaria cega. Desde alguns anos, submetia-se a exames e tratamentos, mas, pouco a pouco, ia perdendo a viso e, trs anos mais tarde, nem mesmo os culos de

grosso grau conseguiam fazer com que enxergasse, Assim, ela passou a viver em completa escurido. Algum de vocs capaz de avaliar o sofrimento de uma pessoa que deixa de enxergar? O professor deve incentivar respostas. Os pais de Diana tiveram a ideia de comprar para ela um co-guia, o Charles. Era um belo animal e muito disciplinado, mas, sempre que se aproximava dela, Diana reagia chorando, pois se lembrava dos inmeros ces que havia maltratado, junto com a sua turminha. Seus pais no sabiam o que fazer, porque no entendiam a causa daquela reao. Certo dia, Thas Helena foi visit-la, e as duas conversaram longamente sobre esse fato. Choraram muito, com remorso pelo mal que haviam feito a tantos animais. Finalmente, depois que se acalmaram, Thas Helena disse: Sabe, amiga, acho que j nos arrependemos o bastante. No podemos voltar atrs e mudar o que j fizemos, mas podemos mudar agora e agir de forma diferente. O que voc quer dizer com isso? perguntou Diana. O que estou querendo dizer que podemos passar a defender os animais. Eu vi um noticirio sobre uma mulher que criou uma ONG na qual eles acolhem ces abandonados e procuram quem queira ficar com eles. Tiram fotos desses ces e colocam na Internet, dando todas as informaes sobre os mesmos. Que legal! exclamou Diana. Mas ns no teramos onde colocar esses animais. A que est respondeu Thas Helena. Eu pensei no seguinte: ns vamos procurar pessoas que queiram ficar com eles por algum tempo, at que possamos encontrar quem queira adot-los. Nossa tarefa vai ser a de intermedirios. E vocs? O que acham sobre essa ideia de Thas Helena? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Na prxima aula de valores humanos, voltaremos a essa narrativa. AULA 04 Animais Parte 04 Na ltima aula de valores humanos, iniciamos a narrativa sobre Thas Helena e Diana...

Quem se lembra do que elas aprontavam, quando tinham oito anos de idade? O professor deve incentivar respostas, lembrando que elas gostavam de maltratar animais; que Diana, depois que perdeu a viso, ganhou um co-guia, o Charles, mas no conseguia relacionar-se com ele, por causa do remorso que sentia pelos muitos ces que havia maltratado; que, a partir desse fato, Thas Helena sugeriu passarem a intermediar a adoo de animais abandonados. Com essa deciso, Diana conseguiu apaziguar a prpria conscincia e passou a trabalhar, junto com a amiga, visitando pessoas conhecidas e pedindo que acolhessem animais abandonados. Ao mesmo tempo, Thas Helena procurava, com ajuda da Internet, quem quisesse adot-los. E assim, para Diana, pacificada consigo mesma e feliz por estar podendo colaborar com o fim do sofrimento de muitos animais, foi bem fcil aproximar-se de Charles, o co-guia, e aprender a andar com ele. Era emocionante perceber como o co vinha e se posicionava corretamente, ao ser chamado, para que ela pudesse colocar nele a coleira, a guia e o arreio com ala. Sempre que isto acontecia, Diana pedia perdo ao reino animal pelas muitas maldades que havia cometido contra ele. Assim, em pouco tempo, com a ajuda de Charles, Diana j conseguia ir aonde quisesse. Ver uma pessoa com deficincia visual ser guiada por um co algo muito emocionante e nos faz pensar no quanto o ser humano tem sido injusto e cruel com os animais. Por isso, procuremos amar os animais e cuidar deles, nunca maltrat-los. Se vocs um dia encontrarem um deficiente visual, conduzido por um co-guia, lembrem-se de que aquele animal responsvel por conduzir algum que no pode ver. O co-guia nunca deve ser distrado desse dever. A segurana da pessoa que ele conduz pode depender do seu estado de alerta e da sua concentrao. Portanto, nunca se deve chamar, acariciar um co-guia ou oferecer alimento a ele, quando se encontra em servio. Tambm no se deve tocar nele, mesmo que seja para ajeitar o arreio, sem pedir permisso a quem ele est conduzindo. Embora os ces-guias no possam ler sinais de trfego, so responsveis em ajudar seus condutores a cruzarem a rua com segurana. Chamar um co-guia ou intencionalmente obstruir seu trajeto pode ser perigoso para a dupla, porque pode quebrar a concentrao do co em seu trabalho.

Algum de vocs j viu um deficiente visual ser conduzido por um coguia? O professor ceve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 05 Reviso Nas ultimas aulas de valores humanos, falamos a respeito dos animais e repassamos o pensamento de vrios grandes homens da Histria sobre eles. Quem se lembra do que disseram alguns desses homens? O professor deve incentivar respostas, lembrando que todos eles eram vegetarianos e falaram com muito empenho sobre o respeito e o amor que devemos ter pelos animais e que a humanidade seria muito feliz se deixasse de matar animais para com-los. Tambm fizemos uma narrativa sobre Thas Helena e Diana, que, aos oito anos, gostavam de judiar de animais. Quem se lembra do que aconteceu com Diana? O professor deve incentivar respostas, lembrando que Diana sofria de uma doena que a deixou cega. Seus pais compraram para ela um coguia, o Charles, mas ela, ao se aproximar do animal, reagia chorando, pois se lembrava dos inmeros ces que havia maltratado, junto com a sua turminha. O que fizeram Diana e Thas Helena para resgatar aquelas culpas que as deixavam com tanto remorso? O professor deve incentivar respostas, lembrando que elas passaram a visitar pessoas conhecidas, conseguindo que acolhessem animais abandonados; que Thas Helena procurava, com ajuda da Internet, quem quisesse adot-los, e, assim, mais pacificada consigo mesma, Diana conseguiu aproximar-se do co-guia, Charles, e aprender a andar com ele, podendo ir aonde quisesse. Agora, vamos fazer uma mentalizao de paz e de amor para o nosso planeta, porque a humanidade est precisando muito de amor e de paz. Como vocs j sabem, mentalizar o mesmo que pensar alguma coisa com firmeza, sem deixar o pensamento fugir, como se estivesse inserido naquilo que se est pensando ou vendo mentalmente. Vamos fechar os olhos e respirar calma e profundamente algumas vezes, para relaxar. (dez segundos)

Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha, na hora do amanhecer. (cinco segundos) Ao longe, no horizonte, o sol comea a surgir com todo o seu esplendor, iluminando vales e montanhas, despertando a vida... (trs segundos) Vamos agora visualizar os raios desse sol nascente iluminando a todos ns, enchendo nossos coraes com paz e com amor. (cinco segundos) Mentalizemos agora essa paz e esse amor se estendendo sobre a Terra, envolvendo toda a humanidade em paz e em sentimentos de amor. (cinco segundos) Mentalizemos todas as pessoas que vivem na Terra recebendo as nossas vibraes de amor e de paz. (cinco segundos) Muito bem, podemos abrir os olhos, mas procuremos continuar sentindo esses sentimentos to bons que so o amor e a paz. AULA 06 O cumprimento Hoje pela manh, quando vocs acordaram, quais foram as primeiras pessoas que viram? O professor deve incentivar respostas. Pois bem, quem de vocs deu bom dia para essas pessoas? O professor deve incentivar respostas. muito bom cumprimentar as pessoas sempre. A gente se sente bem quando recebe um alegre bom-dia, boa-tarde ou boa-noite. No verdade? Quando dizemos bom dia para algum, estamos desejando a essa pessoa um dia realmente bom, e, quando ela nos responde da mesma forma, tambm est desejando para ns um dia bom. Assim, estamos passando para essa pessoa uma energia boa e ao mesmo tempo recebendo dela uma boa energia. Essa questo das energias muito interessante e fcil de verificar. Muitas vezes acontece de estarmos de baixo-astral, e, ao encontrarmos algum que nos acolhe com um largo sorriso e um alegre bom-dia, alm de um abrao amigo, o baixo-astral vai embora. Tambm muito comum estarem algumas pessoas num ambiente meio carregado e a entra algum de alto-astral, que cumprimenta os demais com alegria e afeto, e o ambiente muda logo, fica mais leve. Algum de vocs j percebeu essa mudana de ambiente?

O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Os grandes mestres da humanidade sempre disseram que devemos fazer aos outros aquilo que queremos para ns. Ento, vamos procurar cultivar o bom-dia, o boa-tarde e o boa-noite. Vocs topam? AULA 07 Respeitar a si mesmo Quem aqui sabe o que significa respeitar a si mesmo? O professor deve incentivar respostas. O pai de Eduardo sempre lhe dizia que as leis de Deus esto gravadas em nossa conscincia e que por isso que todas as pessoas sabem o que certo e o que errado. Dizia tambm que o mais importante obedecer a essas leis, porque a maior riqueza de um ser humano ter a conscincia tranquila. A famlia de Eduardo era pobre, e ele precisava trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Por causa disso, teve de batalhar muito para conseguir formar-se em Direito e chegar a ser juiz. Quando isso aconteceu, foi aquela festa, aquela alegria! Mas, certo dia, chegou s suas mos, para anlise e julgamento, um processo contra o senhor Gouveia, pessoa muito importante na cidade. Eduardo, ou melhor, Dr. Eduardo, ficou preocupado, pois sabia que no iria ser fcil. De fato, no dia seguinte, recebeu a visita do advogado do senhor Gouveia pedindo-lhe para dar ganho de causa ao seu cliente. Dr. Eduardo respondeu, dizendo que iria julgar os fatos e agir com justia. O advogado ofereceu-lhe, ento, uma grande importncia em dinheiro para inocentar o senhor Gouveia. Era muito dinheiro, mas Dr. Eduardo negou-se a receber a propina e, indignado, ameaou mandar prend-lo. O advogado saiu furioso, dizendo que, por isso, ele, Dr. Eduardo, seria transferido para uma cidadezinha do interior, o mais distante possvel. Aborrecido e preocupado, Dr. Eduardo foi procurar o pai, que lhe disse: Meu filho, estou orgulhoso de voc. assim que age uma pessoa de bem, uma pessoa honesta, que tem respeito por si mesma. Eu sei, pai respondeu Dr. Eduardo. E, mesmo que o senhor Gouveia consiga que me transfiram, mesmo que seja para o pior lugar do mundo, no me importo. O que vale mesmo estar com a conscincia tranquila. Quem de vocs acha que Dr. Eduardo fez bem em recusar aquele

dinheiro da propina que o advogado lhe oferecera? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, com foco na importncia da honestidade. AULA 08 Cime Joselito vivia implicando com seu irmo Carlinhos, que era quatro anos mais novo que ele. Tudo que o irmozinho fazia ele ia logo contar me, com aquele ar de quem est denunciando algo errado que o mano tivesse feito. Alm disso, nunca perdia oportunidade de dar uns tapas no mais novo, por qualquer motivo, e mesmo sem razo. Certo dia Carlinhos contou me que Joselito vinha faltando aula na escola para ir jogar futebol com amigos... Ah, para qu! Isto lhe rendeu meia dzia de murros e alguns belisces. Diante disso, a me botou Joselito de castigo: uma semana sem televiso, sem computador e sem passeios. Alm disso, teria de ler um livro nas horas vagas, quando no estivesse estudando. Joselito odiou essa parte de ter de ler o livro. Tinha preguia de ler, mas dessa vez no teve jeito. O livro escolhido era sobre relacionamentos em famlia, e, como a me vinha lhe perguntar diariamente o que ele entendera sobre a leitura do dia, era preciso prestar ateno. Certa noite, sem ter com que se ocupar, Joselito comeou a pensar em sua vida. Primeiro, ficou com pena de si mesmo por causa do castigo, mas continuou refletindo mais profundamente e chegou concluso de que o castigo era merecido. Assim, nesse rumo de suas reflexes, acabou concluindo que ele tinha um srio problema com relao ao irmo, mas no conseguia perceber qual seria a causa. Sabia que amava Carlinhos, mas no conseguia se controlar. Tinha sempre o garoto na mira da sua ateno, procurando algo de ruim no irmo que pudesse mostrar me. Seria cime? No, claro que no, pensou assustado. Acabou adormecendo e sonhou que se encontrava num lugar escuro, muito feio, e que fugia de alguns seres estranhos que o perseguiam e gritavam: cime! Esse garoto tem cime do irmo, por isso ele to mau. Joselito acordou com o corao aos saltos, a respirao ofegante e um aperto no peito. Quando conseguiu acalmar-se, procurou decifrar o significado daquele sonho, ou pesadelo. Mas no havia nada para decifrar, estava tudo muito claro. Sentia que realmente tinha cime do irmo, por isso o maltratava. Lembrou-se de quando era filho nico. Era ele o centro das atenes. Quando chegava algum, todos os agrados eram para ele. No Dia da

Criana e no Natal, os melhores presentes eram sempre os dele. A me passava todo o tempo livre com ele... Ah, mas depois que Carlinhos nasceu, tudo mudou. O irmozinho veio tomar seu lugar, ocupar seus espaos... Era isso! O que ele sentia era cime do Carlinhos. Joselito no gostou da idia de saber que era ciumento e foi procurar, no livro que a me o obrigara a ler, alguma coisa que pudesse ajud-lo. Leu, desta vez com gosto, e acabou compreendendo muitas coisas. Resolveu mudar. A partir de ento, deixaria de ver Carlinhos como a um rival e trataria de v-lo como a um irmo, um irmo de verdade. Pela manh, bem cedo, foi ao quarto de Carlinhos para acord-lo e lhe deu um abrao. O garoto estranhou aquela atitude, mas percebeu logo que era de corao e comeou a chorar, dizendo: Eu nunca pensei que voc fosse gostar de mim algum dia... Joselito no agentou... Com um n na garganta, abraou novamente o irmo, sentindo o quanto gostava dele. Sabia tambm que, daquele dia em diante, os dois seriam verdadeiros irmos. Mesmo que brigassem de vez em quando, o que seria natural, no haveria mais agresses nem implicncia, muito menos cime. E quanto a vocs? Quem aqui acha que pode estar sentindo cime de algum? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 09 Remorso Quem de vocs j sentiu remorso alguma vez? O professor deve incentivar respostas. Vocs sabem por que a gente sente remorso? O professor deve incentivar respostas. Quem aqui j ouviu falar em Victor Hugo? O professor deve incentivar respostas. Victor Hugo foi um escritor e poeta francs muito conceituado, autor dos romances Os miserveis e O Corcunda de Notre Dame, dentre outras obras famosas. Ele viveu na Frana, no sculo XIX. Certa vez, disse: Escuta tua conscincia antes de agir, porque a conscincia Deus presente no homem.

Interessante, no ? Sentimos remorso quando transgredimos as leis de Deus, ou leis csmicas. Como elas esto presentes em nossa conscincia, sempre que agimos em desacordo com elas, geramos conflito entre nossas aes e nossa conscincia. Esse conflito gera desarmonia interior e remorso, e isto pode nos levar depresso, ou a desenvolver outras formas de doenas conhecidas como psicossomticas. Essas leis divinas, ou csmicas, de que falamos, esto impressas na conscincia do ser humano. Tanto isto verdade que, desde eras primitivas, as pessoas j tinham noes de honestidade, justia, fraternidade, respeito, etc. De onde viriam essas noes, a no ser do prprio esprito humano, de sua conscincia? Com essas noes, os povos antigos iam estabelecendo suas leis, de acordo com a prpria cultura. possvel perceber tambm que essas leis evoluem, vo se tornando mais justas e mais sbias de acordo com a prpria evoluo das comunidades humanas. O remorso um sentimento muito ruim. Quando sentimos remorso por alguma coisa errada que fizemos, ficamos mal com ns mesmos. Por isso, sempre que fizermos alguma coisa errada, que nos crie remorso, muito importante procurar corrigir o erro, pedir desculpas, enfim, fazer o possvel para aliviar a conscincia. Quem de vocs tem facilidade para pedir desculpas levante a mo. Agora, quem tem dificuldade para pedir desculpas levante a mo. O professor deve socializar o tema, lembrando que no vergonha pedir desculpas, ou pedir perdo. Ao contrrio, uma atitude nobre e, alm disso, alivia a conscincia. AULA 10 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a importncia de cumprimentar as pessoas com um alegre bom-dia, boa-tarde ou boanoite. Quem se lembra do motivo de tal cumprimento ser importante? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que um cumprimento sincero gera boa energia e torna o ambienta mais agradvel. Falamos tambm sobre respeitar a si mesmo. Quem lembra o que isto significa? O professor deve incentivar respostas e socializ-las.

Outro tema tratado nas ltimas aulas foi o cime. Narramos o caso do Jeselito, que sentia muito cime de seu irmozinho mais novo, o Carlinhos, mas, quando percebeu que sua implicncia com o irmo acontecia porque tinha cime dele, ficou muito chocado e tratou de mudar de atitude. Algum de vocs acredita que pode estar sentindo cime de algum? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Finalmente falamos sobre o remorso. Algum de vocs estaria sentindo remorso por algo errado que tenha feito? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Vamos fazer o exerccio do perdo. Fechem os olhos e respirem fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Vamos imaginar que estamos no campo... (trs segundos) Em torno de ns, h muitas flores, vermelhas, azuis, branquinhas, que exalam suave perfume. Olhamos em torno e percebemos que uma luz diferente comea a clarear a paisagem... Por meio das flores, um anjo vem caminhando em nossa direo. Seu passo calmo, e o semblante belo e sereno. Todo o seu ser irradia bondade e amor. (trs segundos) Ele para diante de ns, sorri com muita ternura e diz: Se algum de vocs fez algo errado e est arrependido, procure corrigir o erro, se isto for possvel. Pea perdo pessoa que voc tenha magoado e, finalmente, perdoe tambm a si mesmo. Se voc perdoa as faltas dos outros, deve perdoar a si prprio, da mesma forma... Mas procure no errar de novo. No guarde remorsos, eles no fazem bem. O anjo nos sorri novamente e segue caminho, deixando em nossas almas uma sensao maravilhosa de amor e de alegria. Vamos abrir tranquilamente nossos olhos e deixar que essa sensao to boa de amor e de perdo permanea em nossos coraes. AULA 11 Dizendo sim Paz e no violncia Quem de vocs j foi insultado? O professor deve incentivar respostas. Pois vou contar uma historinha para vocs: Perto de Tquio vivia um grande samurai idoso que se dedicava a ensinar aos jovens. Apesar de

sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversrio. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a tcnica da provocao, provocava o adversrio e quando esse fazia o primeiro movimento de reao, ele contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem guerreiro, que jamais havia perdido uma luta, foi cidade para derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio. Foram todos para a praa e o jovem comeou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direo, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus antepassados. Durante horas fez tudo para provoc-lo, mas o velho permaneceu impassvel. No final da tarde, sentindo-se j exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. Desapontados pelo fato do mestre aceitar tantos insultos e provocaes, os alunos perguntaram: Como o senhor pde suportar tanta indignidade? Por que no usou sua espada, ao invs de mostrar-se covarde diante de todos ns? O velho samurai, sem se ofender, apenas sorriu e perguntou: Se algum chega at vocs com um presente, e vocs no o aceitam, a quem pertence o presente? A quem tentou entreg-lo - respondeu um dos discpulos. O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos disse o mestre Quando no so aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. Quem de vocs saberia explicar o que o velho samurai quis dizer? O professor deve incentivar respostas Quem de vocs j ignorou alguma provocao, dizendo NO violncia e SIM paz? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a nossa paz interior, depende exclusivamente de ns. As pessoas s podem tirar nossa calma, se ns permitirmos. OBSERVAO: Para a aula seguinte de valores humanos, os alunos vo precisar de papel e lpis. AULA 12 Desenhando a paz Material necessrio a cada aluno: lpis e papel para fazer um desenho.

Hoje ns vamos pensar sobre a paz. Vamos fechar os olhos e relaxar. Vamos respirar fundo algumas vezes, relaxando o corpo e a mente. Vamos continuar de olhos fechados... todos relaxados... e pensar na paz. Cada um de vocs imagine alguma figura, algo que possa retratar ou simbolizar a paz. (vinte segundos) Vamos agora abrir os olhos, e vocs vo desenhar a figura ou aquilo que imaginaram e que possa representar a paz. O professor deve recolher os desenhos, mostr-los a todos e socializar o tema. AULA 13 O jogo do contente Parte 01 Quem j ouviu falar na Polyanna e no jogo do contente? O professor deve incentivar respostas. Em 1912, a escritora americana Eleanor Porter lanou a novela intitulada Polyanna. A repercusso dessa novela no mundo inteiro foi uma impressionante onda de esperana, de entusiasmo e de otimismo. Essa novela conta a histria de Polyanna, uma menina rf de me, que pede para ganhar uma boneca no Natal, mas, no pacote do presente, em vez da boneca, h um par de muletas. A decepo de Polyanna muito grande, e, quando ela comea a chorar, o pai, muito sbio, a consola dizendo que ela deve ficar contente. Contente por qu? pergunta Polyanna. Eu pedi uma boneca e ganho um par de muletas. O pai, ento, lhe diz: Pois fique contente por no precisar das muletas. A partir da, Polyanna passa a jogar o que ela chama de o jogo do contente. Assim, quando o pai morre e Polyanna entregue aos cuidados de uma tia amarga, carrancuda e exigente, em vez de ficar sofrendo com as maldades que a tia lhe apronta, Polyanna encontra em tudo um motivo para ser feliz. O quarto muito pequeno? timo, assim ela o limpar bem mais depressa. No existem quadros na parede, como havia em sua casa? Que bom, assim ela poder abrir a janela e olhar os quadros da natureza, ao vivo. No tem um espelho? Excelente, assim nem ver as sardas do seu rosto. Mais tarde, ela acaba conquistando para o jogo do contente a

empregada e a prpria tia, que se tornou uma pessoa bem melhor, de alto-astral. O que vocs pensam sobre esse jogo do contente? Se podem escolher entre ficar agarrados ao sofrimento, aos problemas, s lamentando, ou procurar o lado bom que existe em tudo, o que preferem? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfocando a importncia de procurarmos sempre o lado bom em todas as circunstncias e acontecimentos. Pois ... Essa novela foi escrita no comeo do sculo XX, e, hoje, a cincia j demonstra que o contentamento muito bom para a sade, porque melhora muito o sistema imunolgico das pessoas, ajudando-as a no adoecerem. Mas o contentamento tambm bom porque nos deixa de alto-astral, e todo mundo gosta de gente assim, alto-astral. claro que h situaes em que necessrio reclamar e fazer o possvel para mudar as coisas, mas isso diferente. O que vocs acham de procurarmos fazer o jogo do contente sempre que tivermos motivos para nos lamentar? O professor deve incentivar respostas. AULA 14 O jogo do contente concluso Na ltima aula de valores humanos, falamos sobre o jogo do contente. Quem lembra como era esse jogo? O professor deve incentivar respostas. A questo da reclamao tem dois lados, um bom e outro ruim. O lado bom est no momento em que usamos a reclamao para uma causa til. Digamos que a rua em que moramos est cheia de buracos e falta saneamento. Ento, juntamos algumas pessoas e vamos at a prefeitura para reclamar, pedir solues... Esse o lado bom da reclamao, quando o fazemos por um motivo justo e buscando solues para algum problema. J o lado ruim das reclamaes est naquelas que as pessoas fazem por fazer, sem uma finalidade til. H gente que reclama porque est chovendo, mas tambm reclama quando faz sol. Trata-se de pessoas que nunca esto satisfeitas. Muito melhor que reclamar fazer alguma coisa para mudar o que pode estar ruim. Se se tratar daquelas coisas que no podem ser

mudadas, ou que no temos condies de mudar, ento, vamos fazer o jogo do contente... bem melhor. Algum de vocs saberia dar exemplo de uma situao na qual podemos fazer o jogo do contente? O professor deve incentivar respostas. Digamos que o passeio que tnhamos planejado para o final da semana no deu certo, por causa da chuva. Em vez de estarmos maldizendo a chuva, vamos ficar contentes por estarmos em nossa casa, abrigados da chuva, lembrando que h muitas pessoas que no tm sequer onde se abrigar. Tambm podemos aproveitar para ler um bom livro, conversar com a famlia, desenhar, ou mesmo assistir a um bom filme. Dessa forma, com o jogo do contente, sempre vamos encontrar razes para no reclamar e para estar contentes. Esse tipo de atitude s nos faz bem. AULA 15 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, fizemos uma narrativa sobre os coelhos que viviam em paz at aparecer um macaco que vivia cobiando as bananas cultivadas por eles. Quem se lembra do que fez o macaco? O professor deve incentivar respostas, lembrando que o macaco passou a fazer intrigas entre os coelhos, incentivando-os a brigarem e, enquanto brigavam, ele se empanturrava com as bananas. Qual a lio que aprendemos com esse conto? O professor deve incentivar respostas, lembrando o mal que uma intriga pode fazer e que por isso nunca deve ser valorizada. Falamos tambm sobre a Polyanna e o jogo do contente. Quem lembra como esse jogo? O professor deve incentivar respostas, lembrando que se trata de sempre procurar ver o lado bom em tudo. O que vocs pensam sobre esse jogo do contente? Se podem escolher entre ficar agarrados ao sofrimento, aos problemas, s lamentando, ou procurar encontrar o lado bom que existe em tudo, o que preferem? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfocando

a importncia de procurarmos sempre circunstncias e acontecimentos.

o lado bom em todas as

Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (vinte segundos) Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha... (cinco segundos) Aqui podemos sentir a paz das alturas, as carcias da brisa ao longo do corpo e a presena grandiosa da natureza... (cinco segundos) Procurem sentir esta paz em seus coraes (trs segundos), paz em suas mentes (trs segundos), paz em todo o seu ser... (cinco segundos) Vamos aproveitar este momento de tanta paz para fazermos uma prece. Eu vou fazer a prece, e vocs acompanham, s no pensamento, sempre de olhos fechados: Senhor Deus, ns te agradecemos pela natureza to bela, pela gua, pelo ar que respiramos e pelo Sol, que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos proteja e a toda a nossa famlia, e que ajude a humanidade a ser mais pacfica e fraterna. Assim seja. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esses sentimentos to bons que so a paz e o amor, em sua forma universal. AULA 16 Desculpar-se O professor deve caminhar por entre as carteiras e esbarrar em algum objeto que est sobre a mesa de um aluno, derrubando o objeto no cho, abaixar-se e apanh-lo, pedindo desculpas. Em seguida, deve socializar a discusso, enfocando a importncia de sempre pedir desculpas quando cometemos qualquer falta contra algum, lembrando o quanto isto importante. Muitas pessoas pedem uma meia desculpa dizendo, por exemplo, foi mal. Dizer foi mal apenas informa que a pessoa entende que no foi bem, mas isto no exatamente um pedido de desculpas. As pessoas que no pedem desculpas tornam-se desagradveis e ficam conhecidas pela sua falta de educao. J as pessoas educadas so bem vistas e bem-vindas em qualquer lugar. Muitas pessoas procuram tornar-se populares de forma errada. Fazem-se agressivas para chamar a ateno e para ser respeitadas. S que, em vez de serem respeitadas, podem se tornar temidas, o que bem diferente. O respeito um valor que conquistamos pelas nossas qualidades, nunca pela fora.

Outros procuram se tornar populares exibindo o que acham que tm de bonito, o rosto, o corpo, o cabelo, as roupas, ou, ainda, objetos como celulares de ltima gerao, e tantos outros que exaltam a vaidade. Mas esse um tipo falso de popularidade, porque no reflete a verdade interior dessas pessoas. Uma pessoa s consegue o respeito e a admirao dos outros pelos seus valores verdadeiros, tais como a boa educao, a bondade, a honestidade, o esforo que faz para aprender, para se desenvolver profissionalmente, etc. Quem que admira um mal-educado? O professor deve convidar os alunos a passarem a usar o pedido de desculpas, sempre que, de alguma forma, incomodarem algum, sem se esquecer dos cumprimentos de bom-dia, boa-tarde ou boa-noite, e do agradecimento, quando for o caso. AULA 17 Ambio Vocs sabem o que ambio? O professor deve incentivar respostas. A ambio em si mesma no ruim. Ruins podem ser o exagero e a forma como buscamos satisfazer nossas ambies. Vamos dar um exemplo. Digamos que duas crianas, vamos cham-las de Adriana e de Bruna, tm uma ambio muito boa, a de tirar boas notas na escola. Adriana trata de estudar bastante e sempre faz os deveres bem. Usa a Internet para pesquisar e, quando tem de copiar alguma coisa, ela o faz escrevendo mo, porque assim vai aprendendo. J Bruna est sempre procura de conseguir alguma pesca e, sempre que pode, copia trechos inteiros da Internet, sem se preocupar em aprender. Qual das duas est buscando de forma correta a satisfao das suas ambies, a Adriana ou a Bruna? O professor deve incentivar respostas. A vida como uma plantao. Se plantamos sementes boas, vamos colher bons frutos, mas, se plantamos sementes ruins, vamos colher frutos maus. No caso do exemplo que foi dado, Adriana est plantando sementes boas atravs do esforo que faz para aprender.

J Bruna est plantando sementes ruins por causa da sua preguia em estudar e tambm da sua desonestidade. As pescas que ela faz e o fato de copiar da Internet os trabalhos que deveria fazer mostram desonestidade da parte dela. Vocs viram que Adriana usa a Internet para aprender, enquanto Bruna usa para copiar e se dar bem. O que vai acontecer ento? Futuramente, quando Adriana for fazer um vestibular, certamente vai se dar bem. Ela estudou procurando aprender. J Bruna, coitada, vai se dar mal porque, nas provas de vestibular, no h como fazer pesca. Ela precisa saber, mas, como no se preocupou em aprender... Qual desses dois modelos vocs gostariam de adotar? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 18 Falta de respeito Parte 01 Arturzinho era um garoto que no respeitava os outros. Empurrava quem estivesse sua frente quando queria passar; usava objetos dos colegas sem pedir; ficava incomodando quem queria estudar e, quando algum reclamava, ria e saa correndo. No era um garoto mau, apenas mal-educado. Apesar disso, tinha tambm muitas qualidades, era prestativo, ajudava os colegas quando precisavam; em casa, ajudava a me nas tarefas domsticas e adorava tocar violo. Mas a sua maior paixo era o futebol de salo, e ele at que jogava bem, mas havia sempre a questo da falta de respeito, pois Arturzinho no queria obedecer s regras do jogo. Alm disso, criava muitos problemas: no dava descarga quando ia ao sanitrio e deixava a pia do vestirio toda molhada. Ningum podia confiar nele. Certa vez, ouviu uma conversa na qual se falava sobre a falncia do pai da Nedinha e espalhou para todo o colgio. Nedinha, que de nada sabia, ficou to chocada que at adoeceu. A diretora mandou cham-lo e teve com ele uma conversa muito sria sobre a questo do respeito. Ela lhe perguntou: Voc, Arturzinho, gostaria que o colgio todo soubesse que voc estuda aqui quase de graa porque seu pai alcolatra e a sua me que se mata de trabalhar para manter a famlia? Foi um choque, como se uma bomba explodisse em cima dele, pois nunca havia pensado dessa forma. Nesse dia, Arturzinho foi para casa de cabea baixa, todo envergonhado, prometendo a si mesmo que, a partir de ento, seria mais

discreto, nunca mais iria divulgar segredos alheios. Mas a m educao continuava, no respeitava os direitos dos outros, usando objetos dos colegas sem pedir, incomodando quem queria estudar, no limpando as sujeiras que fizesse, etc. O que vocs acham dessa atitude de Arturzinho? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Pobre Arturzinho, no sabia o que o esperava, mas vamos deixar essa histria para nossa prxima aula de valores humanos. AULA 19 Falta de respeito Concluso Na ltima aula, comeamos uma narrativa sobre Arturzinho. Quem se lembra? O professor deve incentivar respostas. Imaginem o entusiasmo de Arturzinho, a sua alegria, quando soube que seu nome tinha sido cotado para a equipe de futebol de salo que iria disputar o campeonato estadual intercolegial. Mas essa alegria durou pouco, pois havia uma condio para um aluno participar desse campeonato. Ele teria de ser aprovado, com relao sua conduta, por pelo menos 70% dos colegas e professores. bvio que Arturzinho perdeu essa oportunidade, a que ele mais desejava. Foi chorando amargamente que viu seu nome riscado da relao de participantes, mas essa foi uma dor muito benfica, porque s assim ele conseguiu modificar sua conduta, passando a respeitar os outros, assim como deve ser. Vamos ver quem sabe o que respeitar os outros? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que respeitar os outros significa nunca humilhar a quem quer que seja, tratar a todos com ateno e considerao, no desmerecer qualquer pessoa, no agredir, no xingar, usar sempre de educao no trato com os outros, principalmente com os pais, com os professores e com os mais velhos. Quem de vocs acha que tem respeito pelos outros? O professor deve incentivar respostas. AULA 20

Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a importncia de pedir desculpas sempre que de alguma forma incomodamos algum. Quem de vocs costuma pedir desculpas nessas circunstncias? O professor deve incentivar respostas. Tambm falamos sobre a ambio que, em si mesma, no ruim. Ruins podem ser o exagero e a forma como buscamos satisfaz-la. Algum de vocs se acha ambicioso? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Falamos ainda sobre a falta de respeito e narramos o caso de Arturzinho. Quem se lembra? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que o garoto no respeitava a ningum, por isso no gostavam dele, e, quando seu nome foi cotado para a equipe de futebol de salo que iria disputar o campeonato estadual intercolegial, acabou sendo vetado por causa de sua m conduta. Vamos ver quem lembra o que respeitar os outros? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que respeitar os outros significa nunca humilhar a quem quer que seja, tratar a todos com ateno e considerao, no desmerecer qualquer pessoa, no agredir, no xingar, usar sempre de educao no trato com os outros, principalmente com os pais, com os professores e com os mais velhos. Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Imaginemos que estamos no campo, junto a um riacho, vendo a gua cristalina correndo alegremente por sobre o leito de areia... (cinco segundos) Em torno de ns, est o verde da vegetao, e a luz do sol acaricia suavemente a nossa pele. (cinco segundos) Respiremos profundamente, sentindo o ar penetrar em nossos pulmes, levando oxignio para o corpo... levando vida para o nosso corpo. (dez segundos) Vamos agora fazer uma prece de gratido ao Criador. Eu falo, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor da Vida, ns te agradecemos pela terra que nos sustenta, pela gua que to importante para nossas vidas... Agradecemos pelo ar que respiramos e pelo Sol que nos d vida e

calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos ajude sempre a ser pessoas do bem. Pedimos tambm que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a encontrar caminhos para a paz. Assim seja. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que a gratido. AULA 21 Paz, difcil conquista Parte 01 So muitos os estragos que podemos fazer em nossas vidas e nas vidas de outras pessoas, nos momentos de ira, quando no conseguimos nos controlar. Por isso, o autocontrole to importante. O autocontrole, alis, fundamental em todo o desenrolar da nossa existncia: nas entrevistas importantes para nosso futuro, nas decises que precisamos tomar, nos momentos em que somos provocados e em tantas outras situaes. Algum de vocs conhece alguma receita para ajudar a desenvolver autocontrole? O professor deve incentivar respostas. Um dos pr-requisitos mais importantes para desenvolver autocontrole o cultivo de serenidade, e uma receita simples que ajuda bastante criar o hbito do relaxamento e das mentalizaes de paz e harmonia interior, assim como fazemos vez por outra em nossas aulas. A paz uma condio muito valiosa. Muitos a desejam, mas poucos conseguem cultiv-la e mant-la. O mundo inteiro precisa de paz, em todos os lugares e a toda hora. muito comum ouvirmos as pessoas exclamarem: Eu quero viver em paz!; Me deixem em paz; Ah! Se eu pudesse ter paz. Mas existem dois tipos de paz. Algum sabe quais so? O professor deve incentivar respostas, lembrando que h a paz interior e a exterior. A paz exterior, aquela que est fora de ns, que est no nosso entorno, na cidade, no pas ou no planeta onde moramos, mais difcil de se obter porque no depende de ns. Mas a paz interior bem mais fcil de cultivar porque ela s depende ns, da nossa vontade. Uma ao bem simples para nos pacificar o relaxamento com visualizaes ou mentalizaes, como essa que vamos fazer agora.

Cada um de vocs deve fechar os olhos e mentalizar, ou seja, criar mentalmente, em torno de si, um ambiente luminoso, cheio de vitalidade e de alegria. (cinco segundos) Respire fundo esse ar luminoso, dando a si mesmo uma ordem para relaxar. (cinco segundos) No pense. Use a mente apenas para enviar ondas de bem-estar para todo o seu ser. (cinco segundos) Sempre de olhos fechados, repita, apenas mentalmente, o que vou dizer, procurando sentir profundamente o significado dessas palavras (OBS.: As falas seguintes devem ser lentas, tranquilas, serenas.): Estou em harmonia com o universo, meu grande lar. (trs segundos) Estou em harmonia com a humanidade, minha grande famlia. (trs segundos) Estou em harmonia com meus familiares, porque com eles eu aprendendo a conviver. (trs segundos) Estou em harmonia com a natureza, pois fao parte dela. (trs segundos) Estou em harmonia com meu corpo, meu instrumento de manifestao. (trs segundos) Estou em harmonia com minha conscincia, luz de Deus em mim. (trs segundos) Sinto paz e harmonia em todo o meu ser. (trs segundos) Muito bem, agora podem ir abrindo os olhos... O que acharam? Esto se sentindo mais tranquilos, mais serenos, com mais paz interior? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 22 Paz, difcil conquista Concluso Na ltima aula de valores humanos, comeamos a falar sobre a paz, que pode ser interior ou exterior. Mas o que exatamente a paz? Vocs acham que a paz est na ausncia de conflitos? Quem de vocs sabe o que conflito? O professor deve incentivar respostas. Certa vez, um fotgrafo conseguiu tirar uma foto que representa um pouco do que seja paz. Ela foi tirada beira do mar; no numa praia, mas num rochedo. Na foto se via um ninho de pssaros numa fenda do

rochedo, com as ondas arrebentando com fora, um pouco mais abaixo. Havia filhotes no ninho, e os pais lhes levavam alimentos. Era uma cena tranquila, logo acima da agitao do mar e do quebrar das ondas. Essa foto mostra que a paz pode existir em meio agitao e aos conflitos, porque ela deve estar dentro de ns. Mas acontece muitas vezes, apesar de todos os nossos esforos, que a nossa paz abalada por situaes que no dependem da nossa vontade. Quando isto acontece, podemos aprender a buscar solues com calma e serenidade ou aceitar as situaes, com toda a paz interior que pudermos manifestar. Na ltima aula de valores, fizemos um exerccio de relaxamento com mentalizaes de harmonia interior. Agora vamos utilizar outro recurso valioso na conquista de serenidade e de paz. a orao, ou prece. Algum de vocs tem o hbito de orar? O professor deve incentivar respostas. Vamos fechar os olhos, respirar fundo algumas vezes e relaxar. (dez segundos) Agora eu vou fazer a prece, e vocs acompanham, s no pensamento: Pai nosso que ests no cu e em toda parte, pedimos que abenoe nossas vidas; que nos ajude a viver de acordo com as tuas leis, a ser fraternos e honestos, a perdoar as ofensas, no guardando mgoas, nem rancor. Pedimos tua beno tambm para o nosso planeta. Abenoa a natureza, as florestas, os rios e os animais. Abenoa os mares e tudo que neles vive. Ajuda o ser humano a entender que precisa preservar os bens que tu nos deste, tais como a gua, as florestas e o ar. Ajuda o ser humano a entender que precisa ser mais pacfico, menos egosta e mais solidrio. Assim seja. Agora podem abrir os olhos... Como esto se sentindo? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Um bom conselho que devemos seguir quando estivermos irritados, com raiva, ficar repetindo mentalmente a palavra paz, procurando sentir a paz se instalando dentro de ns. AULA 23 A mentira Ana Rosa era uma garota inteligente, estudiosa e educada. Era filha de um empresrio bem-sucedido que viajava muito. A me era mdica e passava grande parte do seu tempo no hospital. Por isso, a garota pouco

via os pais. Tudo comeou com uma mentirinha aqui, outra ali, e logo, logo, a garota j mentia tanto nas pequenas, quanto nas grandes coisas. Os colegas sempre lhe diziam que um dia ela se daria mal por causa disso, mas Ana Rosa estava gostando muito do que entendia ser apenas uma brincadeira. Certo dia, como o pai estava viajando e a me de planto no hospital, ela achou que poderia pegar um cineminha com as amigas ao sair da escola. Ligou para casa e, mentindo, disse cozinheira que iria almoar na casa de uma amiga e passar a tarde com ela, mas, assim que pisou na rua, viu-se sequestrada por dois homens e uma mulher e foi levada para um cativeiro. Ali, ela conseguiu ouvir uma conversa entre os sequestradores e reconheceu a voz de um deles. Era o Antnio, que tinha sido jardineiro da sua casa. Ana Rosa era esperta e conseguiu apossar-se do celular da mulher que tomava conta dela, sem que esta percebesse. Ligou para casa e foi a cozinheira quem atendeu. Falando baixinho, informou que tinha sido sequestrada, mas a cozinheira riu e desligou o telefone. Ana Rosa entendeu que a cozinheira achou que ela estava mentindo, como era o costume da garota. Desesperou-se, mas nada poderia fazer, pois precisava devolver o celular, j que a sua carcereira estava voltando. Foram doze dias de cativeiro em condies muito precrias. Naquela triste situao e com medo de ser morta pelos sequestradores, Ana Rosa teve muito tempo para refletir. Se no fosse uma pessoa mentirosa, a cozinheira lhe teria dado ateno e ela lhe teria informado que o Antnio era um dos sequestradores. Com essa informao, a polcia teria muito mais facilidade para encontr-la, mas agora... que seria dela? Finalmente seu cativeiro foi encontrado, e ela posta em liberdade, mas j no era mais a garota mentirosa de antes. Ana Rosa aprendera a lio. E vocs? Quem aqui tem o costume de mentir? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfatizando a importncia de sempre se dizer a verdade. AULA 24 Causa e efeito H uma lei universal conhecida como de causa e efeito, ou seja, todo efeito sempre tem uma causa. Baseados nessa lei, os grandes mestres da humanidade e os fundadores das grandes religies da Terra ensinaram uma regra: s fazer aos outros o que quiser que os outros lhe faam.

Quando a humanidade obedecer a essa lei, no haver misria, violncia, nem tanta coisa ruim que a gente v todos os dias acontecendo por a. O que vocs acham disso? Algum sabe explicar esse mecanismo? O professor deve incentivar respostas. Vejam s como simples. Se as pessoas s fizerem aos outros o que gostariam de receber, ningum ir ser agressivo, desonesto, mentiroso, egosta, orgulhoso ou mau, porque ningum gostaria de ser vtima de agresso, de desonestidade, de mentiras, do egosmo, do orgulho ou da maldade. Essa no uma lei realmente perfeita? O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas. Mas, quando pensamos em s fazer aos outros o que gostaramos que eles nos fizessem, necessrio nos colocarmos no lugar deles. Digamos que voc gosta de fazer pouco caso do seu coleguinha, porque ele muito pobre, no tem um celular e nunca jogou video game. Ento, antes de fazer pouco caso dele, imagine que o pobre voc; que seu pai foi embora e sua me trabalha muito para sustentar a famlia; que o dinheiro to pouco que s d, mal e mal, para comprar comida e pagar o aluguel da casinha onde voc mora. Pense nas muitas dificuldades que precisa enfrentar para poder estudar e que, logo, logo vai ter de trabalhar vendendo bombom nas ruas para ajudar a me... Assim, se voc se colocar no lugar do outro, vai procurar ajud-lo, em vez de critic-lo ou maltrat-lo, no verdade? Vamos fazer um exerccio? Vamos todos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. Agora cada um vai pensar numa pessoa de quem faz pouco caso. (dez segundos) Agora vai pensar como seria se estivesse no lugar dessa pessoa. (vinte segundos) Ento, como se sentiram no lugar do outro? O professor deve incentivar respostas. AULA 25 Reviso Em nossas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre os estragos que podemos fazer em nossas vidas e nas vidas de outras pessoas, nos momentos de ira, quando no conseguimos nos controlar.

Diante disso, vemos o quanto importante procurarmos desenvolver autocontrole. Mas de que forma podemos desenvolver esse autocontrole? O professor deve incentivar respostas, lembrando que um dos prrequisitos mais importantes para desenvolver autocontrole o cultivo de serenidade e de paz interior. Como podemos cultivar serenidade e paz interior, num mundo to conturbado quanto este? O professor deve incentivar respostas. Uma boa ajuda para cultivarmos serenidade e paz interior criando o hbito do relaxamento e das mentalizaes de paz e harmonia interior, assim como fazemos vez por outra em nossas aulas. A prece tambm ajuda bastante. Em outra aula, falamos sobre a lei de causa e efeito. Quem sabe definir o que essa lei? O professor deve incentivar respostas, lembrando que se trata de uma lei csmica, j que todo efeito sempre tem uma causa, e que, fundamentados nessa lei, os grandes mestres da humanidade e os fundadores das grandes religies da Terra ensinaram uma regra: s fazer aos outros o que quiser que os outros lhe faam. Vejam s como isto simples. Se as pessoas s fizerem aos outros o que gostariam de receber, ningum ir ser agressivo, desonesto, mentiroso, egosta, orgulhoso ou mau, porque ningum gostaria de ser vtima de agresso, de desonestidade, de mentiras, do egosmo, do orgulho ou da maldade. Essa uma lei realmente perfeita, e, quando a humanidade resolver obedecer a ela, a Terra ser um mundo realmente bom para todos. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar os ritmos internos.... (dez segundos) Pensem em si mesmos com muito carinho. (cinco segundos) Imaginem seus corpos envolvidos numa luz branda, cheia de paz. (cinco segundos) Pensem agora nas pessoas egostas e ambiciosas, que tanto mal fazem a tanta gente... (cinco segundos) Agora eu vou fazer uma prece, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor Deus, pedimos tua ajuda para todas as pessoas que so egostas e ambiciosas... Ajuda essas pessoas a perceberem o mal que esto fazendo aos outros e a si mesmas, ao mancharem assim a

prpria conscincia. Tambm queremos te agradecer pela vida e por tudo que ela nos d, pois sabemos que ela, a vida, a nossa grande escola. Assim seja. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que desejar que as pessoas egostas e ambiciosas compreendam o mal que fazem aos outros e a si mesmas. AULA 26 Crculo vicioso da vingana H dois mil anos, o que regia os comportamentos das pessoas era o olho por olho, dente por dente, ou seja, o mal que algum fizesse lhes era cobrado na mesma medida. Isto muitas vezes criava uma espcie de circulo vicioso da vingana. Digamos que algum da famlia A dava uma surra em algum da famlia B. A famlia B, ento, tratava de revidar dando uma surra em algum da famlia A, e assim por diante. Ningum levava desaforo para casa, e todos achavam que perdoar uma ofensa era sinal de covardia. Imaginem como seria se nesse cenrio aparecesse algum a pregar a necessidade de se amar o prximo e perdoar todas as ofensas! Foi isso que aconteceu quando chegou Jesus. Ele fazia muitos milagres e sempre tinha uma multido de pessoas em torno dele, por onde andasse. A sua pregao era toda voltada para a necessidade do perdo, da humildade e do amor. E foi essa pregao que comeou a mostrar ao ser humano o quanto so importantes esses valores na vida das pessoas e das comunidades. A partir da, o mundo cristo comeou lentamente a mudar, e hoje j existem milhes de pessoas que se esforam para seguir aqueles ensinamentos, procurando amar as pessoas, perdoar as ofensas e livrarse dos piores valores negativos que existem: o egosmo, a ambio e o orgulho. Quem sabe dizer por que to importante perdoar? O professor deve incentivar respostas. Somente o perdo consegue quebrar o crculo vicioso da vingana de que falamos h pouco. S o perdo consegue nos dar paz. Pensem como fica o interior de uma pessoa que est com dio. como se esse sentimento fervesse dentro dela, tirando-lhe at mesmo a alegria de viver. E o pior que isso tambm faz mal sade, como tem sido comprovado por pesquisas cientficas.

Com a raiva fervendo dentro de ns, fica ruim at mesmo manter saudveis os nossos relacionamentos. J o ato de perdoar fortalece o sistema imunolgico, o que muito importante para se ter boa sade. Alm disso, alivia nosso corao, abrindo caminhos para a alegria. Ento, vale a pena guardar raiva, rancor ou dio? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 27 Desprezo feiura Quem de vocs costuma valorizar as pessoas pela sua aparncia? O professor deve incentivar respostas. A Mariazinha, aquela garota de que temos falado em nossas aulas de valores humanos, era muito bonita e, talvez pelo fato de sempre ver a si mesma no espelho, acabou valorizando por demais sua beleza. Passou, ento, a s fazer amizade com quem fosse bonito. Fosse feio, nem se aproximava. Certo dia, o pai dela, seu Geraldo, comentando esse fato com a esposa, dona Ilka, disse: Ns precisamos fazer alguma coisa. A Mariazinha no pode continuar assim, desprezando quem no bonito. Mas isso da natureza dela respondeu dona Ilka. Seu Geraldo pensou um pouco e disse: Mesmo que seja. A natureza no imutvel, e, quando percebemos que estamos contrariando as leis universais do amor e da justia, precisamos corrigir isso. Eu no sei o que fazer disse dona Ilka. J conversei com ela, mas de nada valeu. Alguns dias se passaram depois dessa conversa, e seu Geraldo chegou em casa trazendo um cachorrinho. Foi logo chamando: Mariazinha, veja o que eu trouxe para voc. A menina chegou correndo, feliz, porque ia ganhar um presente, mas ficou meio decepcionada quando viu o Pedrito. Era um cozinho vira-lata, feio como s ele. A cor era meio indefinida, parecendo cor de pedra, da o nome Pedrito. O animalzinho, j acostumado a sentir o desprezo das pessoas por causa da sua feiura, no se importou com a recepo que teve e foi logo se aproximando de Mariazinha fazendo-lhe festas.

A menina gostou daquele gesto e acabou achando o bichinho simptico, mas nem por isso pensava em sair a passear com ele. No iria sair por a a exibir um bicho feio como aquele. Alguns meses mais tarde, ao sair para ir escola, o cachorro de um vizinho, um animal muito feroz, havia fugido e, ao ver a menina, avanou sobre ela. A garota procurava se defender como podia, colocando a mochila entre ela e os dentes do animal. Pedrito imediatamente pulou o muro e correu para defend-la. Partiu para cima do outro, latindo e mordendo o quanto podia. Com isso o co do vizinho largou a menina e engalfinhou-se com Pedrito. Como tinha o dobro do tamanho de Pedrito, o feroz animal acabou logo a briga, deixando o cozinho muito ferido. A me veio correndo, levou o cozinho para dentro de casa e foi buscar um veterinrio. Mariazinha sentiu um n na garganta ao ver Pedrito todo ferido, gemendo baixinho. Mas o que mais doa era saber que o animalzinho que ela desprezara por causa da sua feiura estava agora sofrendo por causa dela. Ele, sim, tivera um gesto nobre, salvando-a, talvez at custa da prpria vida. Ah, no deu para aguentar... Mariazinha caiu de joelhos, num pranto desesperado, pedindo a Deus para salvar o bichinho. Em seguida, alisando carinhosamente o animal e com lgrimas nos olhos, pedia-lhe perdo por t-lo desprezado, prometendo que nunca mais iria rejeitar quem quer que fosse por causa da sua aparncia. Felizmente Pedrito conseguiu sobreviver, embora tenha ficado mancando, mas Mariazinha, que agora saa todos os dias com ele a passear, tinha muito cuidado para que no se cansasse, tratando-o com todo carinho e dedicao. Algum de vocs tem o hbito de desprezar um cachorro s por ser vira-lata? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 28 Faz favor O professor deve deixar cair algo no cho e dizer para um aluno: Fulano, apanha para mim. Em seguida, deve repetir a mesma cena com outro aluno, dizendo: Fulano, por favor, apanha para mim. Pergunta, ento, ao primeiro aluno como ele se sentiu em relao forma como lhe pediu para apanhar o algo do cho. Depois, pergunta ao segundo aluno como ele se sentiu em relao maneira como lhe pediu para apanhar o algo do cho.

O professor deve incentivar respostas e socializ-las, mostrando como as pessoas se sentem ou se ressentem com a nossa maneira de trat-las. Se quisermos ser bem tratados pelos outros, precisamos em primeiro lugar tratar bem aos outros, com educao e com afeto, mas lembrando que, mesmo tratando bem as pessoas, sempre vamos encontrar aquelas que no sero educadas conosco, nem nos trataro bem, mas isto nunca deve nos desanimar, porque cada um age de acordo com a educao que recebeu, ou com a natureza que cultiva. Gostaria que cada um de vocs agora dissesse como trata os outros, bem ou mal. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 29 Nelson Mandela Quem de vocs sabe o que apartheid? O professor deve incentivar respostas. A palavra apartheid significa vida separada. A apartheid aconteceu na frica do Sul, quando os brancos, que dominavam o pas, obrigaram os demais povos a viver separadamente. Isto os impedia de viver como verdadeiros cidados. Os negros compunham 70% da populao e foram excludos de quase tudo. Eles no podiam circular por lugares onde os brancos viviam, a no ser com um passe especial, muito difcil de conseguir. Os poucos hospitais que foram destinados a eles eram mal equipados. As melhores praias s podiam ser frequentadas pelos brancos. Quase no havia parques, cinemas, campos para esportes ou quaisquer amenidades nas reas dos negros. Eles viviam na misria, enquanto os brancos enriqueciam. O que vocs pensam de uma situao assim? No profundamente desumana? O professor deve incentivar respostas. Mas um homem negro, Nelson Mandela, destacou-se na luta pelos direitos humanos naquele pas. Ele conseguiu estudar Direito, apesar de todas as dificuldades, e, como advogado, liderou inmeras aes visando acabar com a apartheid. Acabou sendo preso e foi condenado priso perptua.

Mandela ficou 27 anos na priso. Pensem s nisto: 27 anos preso, pelo fato de lutar pela igualdade de direitos em seu pas... Acontece que nesse perodo seu nome ficou de tal modo associado luta contra a apartheid que o clamor Libertem Nelson Mandela espalhou-se ao redor do mundo. Em 1990, devido principalmente a presses internacionais, Nelson Mandela foi libertado da priso, com 72 anos de idade. Em 1994, tornouse o primeiro presidente negro da frica do Sul, acabando finalmente com esse to nefasto regime chamado apartheid. Em 1993, Nelson Mandela, junto com outra pessoa, ganhou o Prmio Nobel da Paz. Nelson Mandela foi um idealista. Certa vez, ele disse: Minha luta por uma sociedade democrtica, livre, onde todas as pessoas de todas as raas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Em 2004, aos 85 anos de idade, Mandela se retirou da vida pblica. Ele havia cumprido sua misso. Vocs acham que Nelson Mandela foi um missionrio? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 30 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a importncia do perdo, cuja ausncia muitas vezes cria o crculo vicioso da vingana. Quem sabe definir o que o crculo vicioso da vingana? O professor deve incentivar respostas, lembrando que isso ocorre quando algum se sente ofendido ou prejudicado e, ao invs de perdoar, trata de se vingar. O outro, por sua vez, tambm vai revidar, vingandose, e assim por diante. Nesses casos, o perdo que pode interromper esse crculo e promover a paz. Falamos tambm sobre a importncia de procurarmos sempre tratar todos com educao, porque, se quisermos ser bem tratados pelos outros, precisamos em primeiro lugar tratar bem aos outros, com educao e com afeto. Acontece, no entanto, que, mesmo tratando bem as pessoas, vamos encontrar aquelas que no sero educadas conosco, nem nos trataro bem, mas isto nunca deve nos desanimar, porque cada um age de acordo com a educao que recebeu, ou com a natureza que cultiva. Gostaria que cada um de vocs agora dissesse como trata os outros, bem ou mal.

O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Vocs agora vo relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para se harmonizarem... (dez segundos) Pensem em si mesmos com muito carinho. Imaginem seus corpos envolvidos numa luz branda, cheia de paz. (cinco segundos) Sintam afeto por si mesmos... (trs segundos) Sintam respeito por si mesmos... (trs segundos) Imaginem a si mesmos vivendo de acordo com as leis csmicas, sendo honestos, fraternos e pacficos. (dez segundos) Agora vou fazer uma prece, e vocs acompanham, s no pensamento: Deus, nosso criador, pedimos que nos proteja, a ns e a nossos familiares, e que nos conduza sempre por caminhos honestos, justos e fraternos. Pedimos teu amparo para a humanidade inteira. Ajuda os que esto sofrendo, os que esto doentes e aqueles que no tm um lar... Pedimos tambm pelos maus. Ajuda-os a compreenderem seus erros e a procurarem se melhorar. Finalmente agradecemos por tudo, principalmente pela vida e pelo amor. Amm. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que o amor fraterno. AULA 31 Regras de conduta na escola Hoje vamos falar sobre as leis brasileiras. Existem as leis federais, que valem para todo o Brasil. Existem as leis estaduais, que valem dentro dos estados, e existem as leis municipais, que valem nos municpios. Algum sabe dizer para que servem as leis? O professor deve estimular respostas. Antigamente as comunidades estabeleciam regras de conduta para preservar os direitos das pessoas e para elas saberem quais eram os seus deveres. S assim, seria possvel viverem em harmonia entre si. Hoje, as naes estabelecem suas leis e criam organizaes para fazer com que sejam cumpridas. No Brasil, h o Poder Judicirio, as polcias e o sistema carcerrio, que so algumas dessas organizaes criadas para fazer com que as leis sejam cumpridas. Mas existem tambm outras leis ou regras de conduta que so criadas nas instituies, nas empresas, nos lares e tambm nas escolas. Quem sabe citar alguma dessas regras estabelecidas na escola?

O professor deve estimular respostas e socializar o tema. na escola que as crianas estudam, aprendem as matrias e adquirem os conhecimentos de que vo precisar durante toda a sua vida. Mas, para que isso acontea e para que existam condies boas para os alunos poderem estudar com tranquilidade, tendo em vista o bem de todos, preciso haver regras e que elas sejam obedecidas. Sem leis e sem regramentos, tudo vira baguna, e com baguna no se faz nada de bom. A escola lugar de aprendizado, por isso necessrio haver um ambiente equilibrado. As leis foram criadas para definir os direitos e os deveres das pessoas. Cumprir as leis dever de todo cidado, e as crianas tambm so cidados. AULA 32 A ponte Conta-se que, certa vez, dois irmos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, acabaram brigando. Foi a primeira grande desavena em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos, ao final de cada dia, eles haviam percorrido uma estrada estreita e muito comprida que seguia ao longo do rio, para poder atravess-lo e desfrutar um da companhia do outro. Apesar do cansao, faziam a caminhada com prazer, pois se amavam muito. Mas agora tudo havia mudado. O que tinha comeado com um pequeno mal-entendido acabou numa briga feia, com palavras rspidas, e os irmos no queriam mais nem ouvir falar no nome um do outro. Certo dia, logo cedo, chegou casa do irmo mais velho um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mo. Estou procurando trabalho disse ele. Talvez voc tenha um pequeno servio que eu possa executar. Sim! disse o fazendeiro Claro que tenho trabalho para voc. Est vendo aquela fazenda alm do riacho? do meu vizinho. Na realidade, do meu irmo mais novo. Ns brigamos, e no posso mais suport-lo. Pois bem, quero que voc construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu no precise mais v-lo. Use aquela madeira ali, perto do celeiro. Acho que entendo a situao disse o carpinteiro. Mostre-me onde esto a p e os pregos, que certamente farei um trabalho que o deixar satisfeito. Como precisava ir cidade, o irmo mais velho deixou o carpinteiro

trabalhando e partiu. J anoitecia quando o fazendeiro voltou, e seus olhos no podiam acreditar no que viam. Em vez da cerca, havia uma ponte que ligava as duas margens do riacho. Era realmente um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: Voc foi muito atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. Porm as surpresas no haviam terminado. Seu irmo vinha atravessando a ponte correndo e, ao chegar perto, foi logo dizendo: Quando eu vi essa ponte, senti que sou um idiota por ter brigado com voc. Me perdoa, mano. O irmo mais velho ficou alguns instantes imvel, emocionado; em seguida, abriu os braos, correu na direo do outro e abraaram-se chorando. O carpinteiro estava partindo com sua caixa de ferramentas quando o irmo que o contratou pediu-lhe emocionado: Espere! Fique conosco mais alguns dias. O carpinteiro respondeu: Eu adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir. Vocs entenderam qual o recado que essa narrativa nos passa? O professor deve socializar a discusso, lembrando a importncia de eliminar conflitos, procurando a reaproximao com pessoas das quais gostamos, mas com humildade e vontade sincera de acertar. AULA 33 Como mudar o planeta Quem sabe dizer por que, no nosso planeta, acontecem tantas coisas ruins? O professor deve incentivar respostas. Na Terra, acontecem tantas coisas ruins porque o ser humano abriga muitos valores negativos em seu corao, assim como a ganncia, o orgulho e a falta de amor. O que vocs acham que seria necessrio mudar nas pessoas para o mundo se tornar um lugar bom para todos? O professor deve incentivar respostas e socializ-las.

muito grande o nmero de pessoas que j esto comeando a entender a necessidade de mudanas para salvar o nosso planeta e transform-lo num mundo melhor para todos. Muitas empresas, muitas instituies e at governos esto trabalhando para proteger a natureza. Mas s proteger a natureza no o bastante porque so as pessoas que precisam mudar. Bastaria que o ser humano cultivasse duas qualidades, ou seja, dois valores para transformar a Terra num lugar bom para todos. Algum sabe quais so esses valores? O professor deve incentivar respostas. Esses valores so o AMOR e a JUSTIA. Algum sabe dizer por que o amor e a justia so to importantes? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que quem ama no agride, no humilha, no prejudica, mas tudo faz para ajudar os outros a serem felizes, e quem justo tambm honesto e sabe como viver, conviver e ajudar com equilbrio. AULA 34 Valor de verdade e valor de mentira Certo dia, Mariazinha estava na cozinha ajudando a me a preparar um lanche, quando passou pela rua um homem gritando: Conserta fogo!!. Mariazinha comentou: Se o nosso fogo estivesse com algum problema, precisando de conserto, no seria qualquer um que botaria nele a mo. O nosso fogo de primeira. Filha retrucou a me reparou como voc sempre fala com certo desprezo por coisas e por pessoas? Isso no est certo. Se temos um fogo de primeira, como voc disse, devemos nos sentir satisfeitos por isso, mas nunca nos sentirmos superiores pelas coisas que possumos. Ora, mezinha tornou Mariazinha qual o problema da gente ter um pouco de orgulho? Dona Ilka refletiu um pouco e disse: O orgulho um valor negativo. A humanidade composta de todos os tipos de pessoas que passam por todas as situaes que se possa imaginar. Muitos crescem na vida, conseguem bons empregos e muitos bens, atravs do prprio esforo. Esses tm valor prprio, porque trabalharam, se esforaram, buscaram e conseguiram. Muitos outros que esto bem na vida, ou mesmo que so ricos, herdaram esses bens. No tiveram valor prprio na sua aquisio.

Quer dizer que eu no tenho valor prprio porque... No isso, filha interrompeu dona Ilka. A nossa casa e tudo que temos foi conquistado atravs do esforo meu e do teu pai. Ns trabalhamos duro por muitos anos para podermos comprar esta casa e mobili-la. Podemos, ento, dizer que teu pai e eu temos valor prprio. Quanto a voc filha, ter valor prprio s depende do seu esforo. Hoje, estudando e se preparando para o futuro e, no futuro, trabalhando com honestidade e com responsabilidade para ter o que deseja. Acho que entendi disse Mariazinha, meio decepcionada. A menina pensou um pouco e perguntou: Me, como ento essa questo de valor prprio com relao a tantas pessoas que enriquecem por meios desonestos ou explorando os outros? Ah, filha, esses pensam que so espertos, mas so uns coitados. Ningum tem respeito por eles; ningum os ama de verdade. Eles podem at cercar-se de muitos bajuladores, de pessoas que s esto interessadas em conseguir alguma coisa, assim como um co que fica sentado junto mesa de refeies, esperando que algum lhe d um restinho de comida. Eles podem ser temidos e invejados, mas no respeitados. Seus valores so de mentira. Mariazinha saiu pensativa. Agora percebia a diferena entre valor de verdade e valor de mentira. Algum de vocs saberia dar um exemplo sobre valor de mentira? O professor deve incentivar respostas. E sobre valor de verdade, algum daria um exemplo? O professor deve incentivar respostas. AULA 35 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre as leis e sobre as regras de conduta que so criadas nas instituies, nas empresas, nos lares e tambm nas escolas. Por que as regras de conduta so necessrias numa escola? O professor deve estimular respostas e socializar o tema. na escola que as crianas estudam, aprendem as matrias e adquirem os conhecimentos de que vo precisar durante toda a sua vida. Mas, para que isso acontea, para que existam condies boas para os alunos poderem estudar com tranquilidade, tendo em vista o bem de todos, preciso haver regras e que elas sejam obedecidas.

Sem leis e sem regramentos, tudo vira baguna, e com baguna no se faz nada de bom. A escola lugar de aprendizado, por isso necessrio haver um ambiente equilibrado. As leis foram criadas para definir os direitos e os deveres das pessoas. Cumprir as leis dever de todo cidado, e as crianas tambm so cidados. Dissemos tambm que na Terra acontecem tantas coisas ruins, porque o ser humano abriga muitos valores negativos em seu corao, assim como a ganncia, o orgulho e a falta de amor. Felizmente, j muito grande o nmero de pessoas que esto comeando a entender a necessidade de mudanas para salvar o nosso planeta e transform-lo num mundo melhor para todos. Para isso, bastaria que o ser humano cultivasse duas qualidades, ou seja, dois valores. Algum lembra quais so esses valores? O professor deve incentivar respostas, lembrando que tais valores so o amor e a justia, pois quem ama no agride, no humilha, no prejudica, mas tudo faz para ajudar os outros a serem felizes, e quem justo tambm honesto e sabe como viver, conviver e ajudar com equilbrio. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar os ritmos internos... (dez segundos) Pensem em si mesmos com muito carinho. Imaginem seus corpos envolvidos numa luz branda, cheia de paz. (cinco segundos) Pensem agora nas pessoas egostas e ambiciosas, que tanto mal fazem a tanta gente... (cinco segundos) Agora eu vou fazer uma prece, e vocs acompanham, s no pensamento: Deus nosso Pai, pedimos tua ajuda para todas as pessoas que so egostas e ambiciosas... Ajuda essas pessoas a perceberem o mal que esto fazendo aos outros e a si mesmos, ao mancharem assim a prpria conscincia. Tambm queremos te agradecer pela vida e por tudo que ela nos d, pedindo ainda amparo e proteo a todos ns e aos nossos familiares. Assim seja. AULA 36 Julio Verne Parte 01 Algum de vocs j ouviu falar em Julio Verne? O professor deve incentivar respostas.

Edna era uma garota muito inteligente, mas no gostava de ler. Seu irmo mais velho, Teo, estava na maior felicidade, pois havia conseguido passar no vestibular de uma universidade federal. Por conta disso, j podia fazer planos para o futuro junto com a namorada, Martinha, que ainda cursava a segunda srie do ensino mdio. Teo havia se preparado com muita dificuldade para o vestibular. A famlia era pobre e no podia pagar-lhe um cursinho, mas ele possua uma vontade indomvel. Era muito persistente. Havia elaborado um roteiro de estudos e passava a maior parte do tempo nas bibliotecas, visto que os pais no tinham dinheiro para comprar livros. Ao chegar em casa aps as provas do vestibular, estava eufrico. Falava de algumas questes que, tinha certeza, muita gente no acertara. Eram relacionadas literatura. Felizmente ele sempre gostara muito de ler e acertou todas. Como dissemos, Edna era inteligente. Observando o que acontecera com o irmo, resolveu que iria ler muito a partir daquele dia. Queria ter as melhores chances quando chegasse sua vez de enfrentar o vestibular, j que havia decidido que faria Filosofia. Edna tambm passou a fazer o caminho da biblioteca. Certo dia, olhou, olhou e acabou se interessando por um livro intitulado Viagem ao Centro da Terra, do famoso escritor Julio Verne. Comeou a ler assim, meio de m vontade, como quem toma um remdio desagradvel, mas, medida que lia, ia ficando mais encantada com aquela leitura. No queria parar nem mesmo para as refeies. Julio Verne sabia usar as palavras e a imaginao de forma magistral. Sabia como descrever pessoas, lugares e situaes sem cansar o leitor. Tambm era um mestre na arte do enredo. No toa que considerado um dos mais imaginativos e populares escritores de todos os tempos. Quem de vocs gosta de ler? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfocando a importncia da leitura e das boas escolhas do material a ser lido. Dos 80 romances que Julio Verne escreveu, alguns ficaram muito famosos. Na prxima aula de valores humanos, vamos voltar a falar sobre ele, e eu gostaria que vocs pesquisassem e trouxessem os nomes de pelo menos cinco livros escritos por Julio Verne. AULA 37 Julio Verne Concluso

Na ltima aula de valores humanos, comeamos a falar sobre Julio Verne, e foi solicitado a vocs que trouxessem os ttulos de pelo menos cinco livros desse escritor. Vamos l, ento! O professor deve incentivar respostas. Julio Verne era francs. Nasceu em 1828 e morreu em 1905. Ao todo, escreveu 80 romances e montou 15 peas de teatro. Um detalhe intrigante nas suas obras est nas aventuras e nas grandes descobertas cientficas que compem o tema de seus enredos. Ele considerado um visionrio, pois, numa poca em que ningum poderia sequer imaginar que um dia o homem iria lua ou que pudesse viajar debaixo da gua, Julio Verne escreveu Da Terra Lua e Vinte Mil Lguas Submarinas. Em seus livros, falou de aparelhos como a televiso, o helicptero, o ar-condicionado. Descreveu arranha-cus, msseis teleguiados, tanques de guerra, os veculos anfbios e o avio, alm de muitos outros inventos que s iriam surgir dezenas de anos mais tarde. Julio Verne sabia como usar magistralmente as palavras e a imaginao, tanto assim que, at hoje, seus livros continuam fazendo a alegria de muita gente. Quem de vocs gostaria de ler algum dos seus livros, como Volta ao Mundo em 80 Dias, Vinte mil Lguas Submarinas ou Viagem ao Centro da Terra? Esses trs livros podem ser baixados da Internet, no site www.livrosparatodos.net. Quem no tem acesso Internet pode peg-los emprestados em alguma biblioteca. Ler realmente muito bom, mas importante saber escolher, porque h leituras que nos distraem, outras que nos ensinam coisas boas e nos proporcionam conhecimento. Mas h tambm leituras ruins, que induzem aos vcios, violncia, desonestidade... Esse tipo de leituras no devemos adotar porque nos faz mal. O professor deve socializar o tema, perguntando aos alunos que tipo de leitura tm feito, etc. AULA 38 Luzes Vamos fechar os olhos e imaginar que noite, que estamos num lugar onde no h luz eltrica, nem de lampio e por isso estamos em completa escurido. Imaginem, ento, que algum acende uma vela. uma luzinha de nada, mas j d para clarear um pouquinho. Outras pessoas acendem

outras velas, e logo temos vrias delas acesas. Todas elas juntas iluminam completamente o ambiente. A mesma coisa acontece em outras situaes, como a de melhorar o mundo. Uma s pessoa nada consegue, mas, quando a sua atuao se soma de muitas outras, ento podemos ter esperana de que o mundo vai melhorar, nem que seja bem devagarzinho, mas vai. Pois bem, a boa notcia que h milhes de pessoas em nosso planeta fazendo alguma coisa para melhorar nosso mundo. Mas ns tambm podemos colaborar. Algum sabe como? O professor deve incentivar respostas. Podemos colaborar para melhorar o mundo procurando sempre vivenciar os valores que temos ensinado nestas aulas. Alm disso, quando conseguirmos vivenciar esses valores, vamos ter tambm outros benefcios: 1 Estaremos somando valores nossa vida pessoal. 2 Melhoraremos nossos relacionamentos. 3 Daremos bons exemplos s outras pessoas. 4 Seremos pessoas confiveis. O professor deve socializar essas questes, lembrando tambm que, se muitos vivenciam o mal, muitos outros vivenciam o bem, ajudando a melhorar o mundo. Alm disso, cada um responsvel por si mesmo, por suas aes e omisses. AULA 39 A raiva e o dio Zequinha, um garoto com oito anos de idade, entra em casa depois da aula, bufando de raiva. Seu pai, ao v-lo assim to zangado, chama o menino para uma conversa, mas, antes que seu pai diga alguma coisa, fala irritado: Pai, estou com muita raiva. O Juca no deveria ter feito comigo o que fez. Eu quero tudo de ruim para ele. Que aconteceu? pergunta o pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria. O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Eu quero que ele quebre uma perna, fique doente, sem poder ir escola. Vem at aqui, meu filho diz o pai, caminhando at um abrigo onde guarda um saco cheio de carvo. Ao levar o saco at o fundo do quintal, abre-o e prope: Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que est secando

no varal o seu coleguinha Juca, e cada pedao de carvo um mau pensamento que voc lana sobre ele. Agora eu quero que voc jogue todo o carvo do saco na camisa, at o ltimo pedao. Depois eu volto para ver como ficou. O menino acha que ser uma brincadeira divertida e pe mos obra. O varal com a camisa est longe, e poucos pedaos acertam o alvo. Uma hora se passa, e o menino termina a tarefa. O pai, que espia tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta: Filho, como est se sentindo agora? Estou cansado responde Zequinha. Mas estou alegre porque acertei muitos pedaos de carvo na camisa. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razo daquela brincadeira, e, carinhoso, lhe fala: Venha comigo at o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa. O filho acompanha o pai at o quarto e colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! S conseguia enxergar seus dentes e os olhos. O pai, ento, lhe diz ternamente: Filho, voc viu que a camisa quase no se sujou; mas olhe s para voc, que est todo preto de p de carvo. Na vida assim. O mal que desejamos aos outros como isto que lhe aconteceu. Mesmo que consegussemos atrapalhar a vida de algum com nossos maus pensamentos, os resduos e a fuligem ficam sempre em ns mesmos. O professor deve socializar o tema. AULA 40 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre um famoso escritor, o mesmo que escreveu o livro Viagem ao Centro da Terra. Quem lembra o nome dele? O professor deve incentivar respostas, lembrando que se trata de Julio Verne. Quem de vocs gosta de ler? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfocando a importncia da leitura e das boas escolhas do material a ser lido. Falamos tambm sobre a raiva e o dio e fizemos a narrativa sobre o Zequinha, que havia ficado muito zangado com o Juca, por t-lo humilhado na frente dos seus amigos. Quem se lembra do que fez o pai de Zequinha? O professor deve incentivar respostas, lembrando que o pai de

Zequinha convidou o garoto a jogar carves numa camisa branquinha que estava secando no varal; orientou-o a pensar que cada carvo estava sendo atirado em seu colega, o Juca, junto com seus pensamentos de vingana. O que aconteceu? Quem se lembra? O professor deve incentivar respostas, lembrando que alguns carves haviam acertado na camisa, sujando-a um pouco, mas o rosto de Zequinha estava todo preto do p do carvo. A lio que podemos aprender com essa narrativa que todo o mal que pretendemos lanar sobre os outros atinge, antes de tudo, a ns mesmos. Vamos agora fazer um exerccio de relaxamento com visualizaes benficas. Fechemos os olhos, para podermos nos concentrar melhor. Faamos algumas respiraes profundas para relaxar... (vinte segundos) Vamos continuar com os olhos fechados e imaginar que estamos num campo florido, muito bonito... (cinco segundos) Aqui tudo calma e quietude. O cho est todo recoberto de uma grama verdinha, bem macia, e ns vamos nos deitar sobre essa relva. (cinco segundos) Em torno de ns, esto arbustos floridos e, acima, algumas nuvenzinhas navegando tranquilamente no azul do cu. (cinco segundos) Vamos agora fazer uma prece de gratido ao Criador, pelas coisas to boas e to belas que criou. Eu falo, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor da vida, ns te agradecemos pela natureza to bela, pela gua que to importante para ns... Agradecemos pelo ar que respiramos e pelo sol que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos ajude sempre a ser pessoas do bem, a desenvolver os valores mais nobres do esprito. Pedimos tambm que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a encontrar caminhos para a paz. Assim seja. AULA 41 As vrias faces da paz Quem sabe definir a palavra paz? O professor deve incentivar respostas. Sobre a paz, o dicionrio Aurlio diz: 1. Ausncia de lutas, violncia

ou perturbaes sociais. 2. Ausncia de conflitos entre pessoas; bom entendimento, harmonia. 3. Ausncia de conflitos ntimos; tranquilidade de alma. 4. Situao de um pas que no est em guerra com outro. Como vemos, a paz tem vrias faces. Ela tambm pode estar relacionada prpria pessoa; pode se referir famlia, ao bairro, cidade, ao pas... ou ento ao nosso planeta. Tambm pode ser individual ou coletiva. Hoje vamos conversar sobre a paz individual. Podemos entend-la como sendo um estado de esprito sem ira, sem desconfianas e sem esses sentimentos negativos que as pessoas costumam guardar no corao, como o cime, a inveja e o dio. A paz uma condio interior de tranquilidade, de no violncia. Muitas pessoas conseguem manter essa paz interior, apesar de situaes complicadas. J outras se estressam por qualquer coisa, e outras, ainda, partem para a agresso por qualquer motivo. Algum aqui sabe dizer por que a paz to importante? O professor deve incentivar respostas; perguntar aos alunos qual deles gosta de assistir a uma briga em casa, ver pessoas sendo agredidas e machucadas ou saber de guerras nas quais morrem milhares de pessoas inocentes, etc. Podemos dizer que a paz importante por todas as razes, porque o seu oposto, que est na violncia, na agresso, na guerra, s traz desgaste, estresse e sofrimento... muito sofrimento. A violncia fora destruidora, contrria ao direito e justia. J a paz um estado benfico, permite a construo de bem-estar e de contentamento. A paz s nos faz bem. Na prxima aula de valores humanos, vamos conversar sobre a paz para os outros. AULA 42 Paz para os outros J falamos aqui sobre a paz individual, aquela que se refere prpria pessoa. Hoje vamos refletir sobre a paz para os outros, quando ela parte de ns em direo aos outros, numa espcie de doao que podemos fazer. Antigamente se usava uma saudao muito boa e bonita: A paz esteja contigo ou A paz esteja neste lar. Infelizmente est em desuso, ou seja, no se usa mais. Quando dizemos, de corao, a paz esteja contigo, estamos

desejando paz ao outro e ao mesmo tempo criando em ns prprios um estado de paz. Querem fazer uma experincia? O professor deve se aproximar de alguns alunos, um por um, e, olhando-os com amorosidade, dizer: A paz esteja contigo. Em seguida, deve perguntar como se sentiram ao receber esse influxo de sentimento de paz. Agora, vocs devem olhar para o colega que esteja mais perto e, sem brincadeiras, dizer de todo corao: A paz esteja contigo. No preciso ficarem tmidos ou com vergonha... Vergonhoso ser desonesto, mentir, prejudicar outras pessoas... mas desejar a paz um gesto muito bonito. Vamos agora trocar os papis. Quem recebeu essa saudao vai devolv-la ao mesmo colega, dizendo, de todo corao: A paz esteja contigo. O professor deve socializar o tema, perguntando como se sentiram com esse exerccio. Outra forma de desenvolvermos paz para os outros estarmos ns mesmos em paz. Assim, os outros vo se contagiando com ela. J a presena de pessoas agressivas, violentas, mal humoradas muito desagradvel. Por isso, todos gostam de pessoas que cultivam paz interior, que so afetuosas e respeitadoras. AULA 43 Paz na famlia J falamos aqui sobre a paz pessoal, aquela que vivenciamos em nossa prpria intimidade, ou seja, a nossa paz. Tambm falamos sobre a paz para os outros, quando ela parte de ns em direo aos outros. uma doao que podemos fazer, assim como essa de desejar paz para os outros, ao cumpriment-los. Sempre bom fazer algum bem aos outros, porque todo bem que fazemos sempre volta para ns de forma boa, benfica. Mas tambm o mal que fazemos aos outros, da mesma maneira, volta a ns de forma negativa, fazendo-nos sofrer. Essa uma lei divina, ou csmica. Todos os seres humanos que habitam neste planeta formam uma grande famlia, a famlia humana, por isso devemos nos esforar para que essa famlia viva da melhor forma possvel. Mas como podemos fazer isso? Algum sabe?

O professor deve incentivar respostas. Podemos ajudar nossa famlia humana de vrias formas: 1- pelo bem que pudermos fazer aos outros; 2- atravs dos bons exemplos que dermos; 3- pelos bons ensinamentos que pudermos passar aos outros. Quando todos entenderem que somos uma grande famlia planetria que precisa de paz e de justia social, no haver mais misria, nem injustia, nem tanta coisa ruim que vemos todos os dias acontecendo por a. Assim, todos podero ser felizes. AULA 44 Paz como objetivo de vida Vocs sabiam que muitas pessoas fizeram da paz o seu objetivo de vida? H muitos grupos de pessoas, muitos movimentos e at mesmo instituies cuja finalidade trabalhar pela paz. H at mesmo uma universidade da paz em Braslia, a Unipaz. Observem s que coisa interessante! Enquanto tantas pessoas vivem em funo da violncia, da agresso e da maldade, muitas outras dedicam suas vidas para trabalhar pela paz, pelo bem-estar dos outros, para diminuir os sofrimentos dos outros. So pessoas que, mesmo estando numa luta contnua pelos seus ideais, com certeza, por dentro, esto em paz e com a conscincia tranquila. Algum de vocs sabe dizer por que aquele que se dedica a ajudar os outros pode sentir-se em paz e com a conscincia tranquila? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Quando nos dedicamos a ajudar os outros sem esperar recompensa, estamos desenvolvendo o amor universal e vivendo de acordo com as leis csmicas, o que nos d paz de conscincia. Esse tipo de amor um sentimento maravilhoso, que nos faz bem, nos pacifica e d alegria. Quem ama no pode sentir-se feliz vendo outros sofrerem. S os egostas e os maus no se importam com o sofrimento alheio. O fato de fazermos alguma coisa de bom pelos outros deixa nossa conscincia tranquila, por estarmos fazendo a nossa parte. AULA 45 Reviso

Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a paz e dissemos que ela tem vrias faces. Algum lembra quais so essas faces? O professor deve incentivar respostas, lembrando que a paz pode ser individual ou coletiva; pode se referir famlia, ao bairro, cidade, ao pas... ou ao nosso planeta. O que paz individual? Quem se lembra? O professor deve incentivar respostas, lembrando que podemos entender a paz individual como sendo um estado de esprito sem ira, sem desconfianas e sem esses sentimentos negativos que as pessoas costumam guardar no corao, como o cime, a inveja e o dio. A paz uma condio interior de tranquilidade, de no violncia. Falamos tambm sobre a paz para os outros, quando ela se irradia de ns em direo aos outros, numa espcie de doao que podemos fazer. Quando dizemos, de corao, a paz esteja contigo, estamos desejando paz ao outro e ao mesmo tempo criando em ns prprios um estado de paz. Mas, como esse costume to bom est em desuso, podemos dizer isso no pensamento, desejando que os outros tambm tenham paz. Algum sabe definir por que a paz importante? O professor deve incentivar respostas. Podemos dizer que a paz importante por todas as razes, porque o seu oposto, que est na violncia, na agresso, na guerra, s traz desgaste, estresse e sofrimento... muito sofrimento. A violncia fora destruidora, contrria ao direito e justia. J a paz um estado benfico, permite a construo de bem-estar e de contentamento. A paz s nos faz bem. Vamos agora fazer uma mentalizao de paz para a Terra. Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (vinte segundos) Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha... (cinco segundos) Aqui podemos sentir a paz das alturas, as carcias da brisa ao longo do corpo e a presena grandiosa da natureza... (cinco segundos)

Procure sentir esta paz em todo o seu ser (trs segundos), paz em seu corao (trs segundos), paz em sua mente (trs segundos), paz em todo o seu corpo... (cinco segundos) Agora que estamos assim, to em paz, vamos envolver nosso planeta e toda a humanidade nesse sentimento. Vamos dizer mentalmente, mas procurando sentir o que dizemos: Paz em nosso planeta (trs segundos), paz para toda a humanidade (trs segundos), Terra em paz... (trs segundos) Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que a paz. AULA 46 Ajudar os outros Parte 01 Em uma aula anterior de valores humanos, dissemos que aquele que se dedica a ajudar os outros pode sentir-se em paz e com a conscincia tranquila. Esto lembrados? Mas bom refletirmos um pouco sobre isso, sobre essa questo de ajudar os outros, porque h gente que gosta de se aproveitar da bondade alheia. Muita gente se aproveita dos programas de ajuda que o Governo oferece e, em vez de procurar um trabalho, fica s recebendo essa ajuda. H pessoas que realmente no teriam como viver sem ela, mas tambm h muitos se beneficiando quando deveriam estar trabalhando. Muitas pessoas vivem pedindo esmolas quando poderiam trabalhar. Muitas crianas e jovens no se esforam nos estudos e, ao ficar adultos, continuam sua vidinha preguiosa, sustentados pelos pais. H pessoas que no aceitam qualquer trabalho, preferindo viver da caridade alheia. O que vocs acham de pessoas que agem assim? O professor deve incentivar respostas. Existe uma orientao muito interessante que assim: Que minha mente aprenda a pensar com amor, e meu corao a amar com sabedoria. Como vocs entendem esses dizeres? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Pensar com amor e amar com sabedoria uma orientao realmente perfeita. uma forma de viver com equilbrio, obedecendo s leis csmicas.

Na prxima aula de valores humanos, voltaremos a esse tema. AULA 47 Ajudar os outros Parte 02 Na ltima aula de valores humanos, apresentamos a seguinte orientao: Que minha mente aprenda a pensar com amor, e meu corao a amar com sabedoria. Vamos ver um exemplo de como isso pode ocorrer na vida real. Digamos que algum de vocs est almoando num restaurante com seus pais e aparece um mendigo pedindo dinheiro para comprar um po, dizendo que est com fome. O que vocs acham que seus pais deveriam fazer se estivessem pensando com amor? O professor deve incentivar respostas e explicar que certamente iriam atender ao pedido do mendigo. Afinal, um ser humano e est com fome. Digamos que, alm de pensar com amor, seus pais estivessem tambm amando com sabedoria, o que eles fariam? O professor deve incentivar respostas e dizer que certamente eles iriam comprar um prato de comida para o mendigo. Dessa forma, estariam agindo com amor e com sabedoria, porque muitos mendigos pedem dinheiro para comer, mas o que esto querendo comprar bebidas alcolicas ou outras drogas; outros pedem esmola para sustentar familiares preguiosos; outros, ainda, o fazem por achar isto mais fcil do que procurar um meio mais digno para sobreviver. Como pudemos ver, pensando com amor e amando com sabedoria, sempre temos muito mais possibilidades de acertar em nossas aes. Quando pensamos com amor, estamos desenvolvendo esse sentimento maravilhoso do afeto, da fraternidade. Essa uma grande conquista do nosso esprito, porque a fraternidade e o amor so foras divinas manifestando-se em ns. E, ao agirmos com sabedoria, no estamos favorecendo a preguia ou a sem-vergonhice de algum; alm disso, estamos enriquecendo nossos aprendizado na vida. O professor deve pedir aos alunos que escrevam em suas agendas ou cadernos a fim de se lembrar sempre de agir desta forma: Pensar com amor e amar com sabedoria. AULA 48

Paz coletiva Hoje vamos falar novamente sobre a paz, desta vez sobre a paz coletiva. O dicionrio diz que ela est na ausncia de lutas, de violncia, de perturbaes sociais, de guerra... Existem organizaes internacionais, assim como a Organizao das Naes Unidas (ONU), que tm como objetivo manter a paz mundial. Assim, quando ocorrem situaes de conflito entre pases, a ONU procura encontrar solues pacficas para os problemas. Ela tambm se ocupa com a questo dos direitos humanos, procurando fazer com que sejam respeitados. Muitas vezes, tambm ocorrem situaes delicadas entre dois ou mais pases, ento, para evitar uma guerra, governantes de outros pases se renem em busca de solues, visando pacificao. Mas a violncia tambm est na injustia, no trabalho escravo, na corrupo... Algum sabe dizer por qu? O professor deve incentivar respostas. A injustia uma violncia que se pratica contra algum, contra seus direitos naturais. O trabalho escravo violenta os direitos do trabalhador. J a corrupo a violncia contra o povo e contra a prpria justia. Hoje a mdia mostra continuamente a ao de corruptos que se apropriam de valores que so pagos pelo povo, na forma de impostos. Vamos ver quem sabe dizer como e onde esse dinheiro roubado pelos corruptos est fazendo falta. O professor deve socializar o tema, lembrando que tais valores deveriam estar sendo utilizados honestamente na construo e na manuteno de hospitais, escolas, estradas; na contratao de mais profissionais da sade, de mais professores; na compra de equipamentos e tudo o mais que da responsabilidade dos governos. AULA 49 Os pilares da paz afetividade Hoje vamos voltar a falar sobre a paz, porque ela uma condio bsica para a felicidade. A paz necessita de alguns pilares para sustent-la, tais como a afetividade, a alteridade e o respeito. Tambm vamos falar sobre a afetividade.

As pessoas afetuosas no so briguentas nem agressivas; so naturalmente pacficas; no so de fazer intrigas nem de falar mal de algum e, como tratam aos demais com afeto, ganham facilmente a simpatia dos outros. Vemos, ento, como a afetividade importante na construo da paz. Sugesto: O professor deve propor um pingue-pongue entre os alunos. Para facilitar, pode-se dividi-los em dois grupos, o A e o B, tomando por base os que esto no lado direito da sala e os que esto no lado esquerdo. O grupo A vai citar um personagem conhecido que represente o oposto da afetividade, ou seja, a agressividade, a violncia, a guerra. Em seguida, o grupo B cita algum personagem conhecido que represente a afetividade. Volta-se ao grupo A, com outro personagem violento, agressivo; em seguida, ao grupo B com mais um personagem afetuoso. O grupo que acabar primeiro com seu estoque de personagens perde o jogo. Como existem muito mais personagens agressivos e violentos, certamente ser o grupo B que vai perder. O professor deve enfatizar que a violncia, a ganncia e a falta de fraternidade da maioria da populao so os maiores responsveis pelos sofrimentos em nosso planeta. AULA 50 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a solidariedade e dissemos que preciso ter prudncia porque h pessoas que gostam de se aproveitar da bondade alheia; outras vivem pedindo esmolas quando poderiam trabalhar; muitas crianas e jovens no se esforam nos estudos e, ao ficar adultos, continuam sua vidinha preguiosa, sustentados pelos pais. Falamos tambm sobre uma orientao muito importante: Pensar com amor e amar com sabedoria. O que vocs pensam sobre isso? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que essa uma forma de se viver com equilbrio, obedecendo s leis csmicas. Ainda falamos sobre a paz, uma condio bsica para a felicidade. Dissemos que ela necessita de alguns pilares para sustent-la e comeamos a falar sobre um desses pilares, que a afetividade. No entendimento de vocs, por que a afetividade importante na construo da paz? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que

as pessoas afetuosas dificilmente so briguentas ou agressivas; so naturalmente pacficas; no so de fazer intrigas nem de falar mal de algum e, como tratam aos demais com afeto, ganham facilmente a simpatia dos outros. Vamos agora fazer um exerccio de relaxamento com visualizaes benficas. Fechemos os olhos, para podermos nos concentrar melhor. Vamos fazer algumas respiraes profundas para relaxar... (vinte segundos) Vamos continuar com os olhos fechados e imaginar que estamos num campo florido, muito bonito. Aqui tudo calma e quietude. O cho est todo recoberto de uma grama verdinha, bem macia, e ns vamos nos deitar sobre essa relva. (cinco segundos) Em torno de ns, esto arbustos floridos e, acima, algumas nuvenzinhas navegando tranquilamente no azul do cu. (cinco segundos) Vamos agora fazer uma prece de gratido ao Criador, pelas coisas to boas e to belas que criou. Eu falo, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor da vida, ns te agradecemos pela natureza to bela, pela gua que to importante para ns... Agradecemos pelo ar que respiramos e pelo sol que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos ajude sempre a ser pessoas do bem, a desenvolver os valores mais nobres do esprito. Pedimos tambm que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a encontrar caminhos para a paz. Assim seja. AULA 51 Os pilares da paz alteridade Ns dissemos outro dia que a paz necessita de alguns pilares para sustent-la, tais como a afetividade, a alteridade e o respeito, e falamos sobre a afetividade. Hoje vamos falar sobre a alteridade, que o respeito que devemos ter para com os outros, aceitando as diferenas e aprendendo a conviver bem com elas. Se eu acredito que a Terra azul, e outros acreditam que ela verde, eles tm todo o direito de pensar assim. Se eu toro por um time, devo respeitar os que torcem por outros times e deix-los torcer em paz. Se eu tenho determinada religio, no devo fazer pouco caso das religies dos outros. Se gosto de determinada cor, preciso respeitar o gosto dos outros que preferem outras cores. Isto alteridade. Vocs entenderam? Todos somos diferentes uns dos outros, e isso maravilhoso. J pensaram como seria se todos fossem exatamente iguais, se pensassem de modo igual, se tivessem os mesmos gostos, se se vestissem da

mesma forma? Seramos assim como um cardume de peixes, todos iguais... Sem graa, no acham? Quem de vocs gosta de msica? O professor deve incentivar respostas. Muito bem, a msica s existe porque h sete notas musicais, que so todas diferentes umas das outras. Toda msica feita com essas notas. Por elas serem diferentes, os compositores as juntam de forma harmoniosa, e a temos a msica. At mesmo os dedos das nossas mos no so iguais! O professor deve pedir aos alunos para segurarem um lpis ou outro objeto com a mo; em seguida, perguntar como iriam segur-lo se todos os dedos fossem iguais, ou seja, no teriam o polegar que diferente dos demais dedos; deve socializar o tema, mostrando que, para haver harmonia, preciso haver diferenas, e, sendo assim, precisamos respeitar os diferentes e aceit-los como so; deve lembr-los tambm de que a alteridade um valor muito importante para a construo da paz. AULA 52 Os pilares da paz respeito parte 01 Dissemos outro dia que a paz necessita de alguns pilares para sustent-la, tais como a afetividade, a alteridade e o respeito. Ns j falamos sobre a afetividade e a alteridade. Quem se lembra do que alteridade? O professor deve incentivar respostas, lembrando que a alteridade o respeito que devemos ter para com os outros, aceitando as diferenas e aprendendo a conviver bem com elas. Pois bem, hoje vamos falar sobre o pilar do respeito, que muito importante na construo da paz. Quando respeitamos os outros, procuramos agir de forma a no importun-los; cuidamos de no invadir a privacidade alheia, nem criar situaes de conflito. Vamos dar um exemplo. Digamos que algum gosta de ouvir msica em alto volume. Se for uma pessoa que tenha respeito pelos outros, vai cuidar de graduar o volume de tal forma a no incomodar os vizinhos. Imaginem como seria ruim se vocs estivessem estudando para uma prova importante e o vizinho botasse o som num volume alto, atrapalhando a concentrao. Assim, se no queremos que os outros nos incomodem, tambm no devemos incomodar aos outros. Essa, alis, uma daquelas leis

csmicas, que esto na conscincia das pessoas e que tambm esto na base de todas as grandes religies. Todos entenderam? O professor deve incentivar respostas. O respeito tambm faz parte da boa educao. A pessoa bemeducada sempre procura no incomodar os outros. Assim, o nosso direito de fazer, de falar, de ouvir, s deve ir at onde no colida com o direito dos outros. Vamos agora ver outras situaes nas quais devemos respeitar os outros. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. O respeito tambm inclui obedincia s leis, mas sobre isso vamos falar em outras aulas. AULA 53 Os pilares da paz respeito Concluso Hoje vamos falar sobre o respeito s leis. Existem as leis de Deus, que alguns chamam de leis naturais; outros as chamam de leis csmicas. Elas sempre existiram e nunca se modificam, porque so perfeitas. E existem as leis humanas, que se modificam com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais justas e sbias. Se as pessoas obedecessem s leis de Deus, que so sempre de amor, no haveria sofrimento na Terra, porque todos se ajudariam mutuamente. No haveria ricos nem pobres, e todos teriam os mesmos direitos e deveres. A Terra seria um paraso. E, quanto s leis humanas, vocs acham que elas so importantes? O professor deve incentivar respostas. Muitas pessoas que se acham espertas agem de forma a burlar a lei. Elas conseguem enganar as leis humanas, mas no escapam das leis divinas. Quem age mal atrai o mal para si mesmo. Pessoas assim podem at prosperar, ficar muito ricas e poderosas, mas de que vale o dinheiro se a conscincia est pesada? De que vale o poder, se nem mesmo amigos verdadeiros os poderosos conseguem ter, com poucas excees? As pessoas no amam os poderosos, mas tm medo deles por causa do mal que eles possam fazer. Muitos fingem amizade a eles por interesse, mas amizade verdadeira raros poderosos tm. Quando morre uma pessoa boa, honesta, digna, sua passagem pela Terra deixa saudades; seu nome lembrado e citado como exemplo.

Quando morre um corrupto, ou uma pessoa m, muitos respiram aliviados, e seu nome s vai servir como exemplo daquilo que no se deve ser ou fazer. O professor deve socializar o tema, pedindo aos alunos para citar nomes de personagens conhecidos, cuja existncia foi exemplar. OBS.: provvel que algum aluno cite pessoas conhecidas, como artistas e outros que deixaram saudades, mas preciso deixar claro que o foco deve estar nas virtudes e no nas glrias. AULA 54 Jesus x humildade Ao longo da histria da humanidade, sempre existiram pessoas extraordinrias que podem ser chamadas de mestres porque trouxeram sbios ensinamentos ao ser humano. Muitas das grandes religies nasceram dos ensinamentos desses sbios: dos ensinamentos de Buda, surgiu o Budismo; o profeta Maom criou a religio muulmana; dos ensinos de Jesus, nasceu o Cristianismo. Todos eles ensinaram que o amor e a humildade so fundamentais para a evoluo espiritual dos seres humanos. Jesus, em certa ocasio, disse assim: Aprendei de mim que sou manso e humilde de corao e tereis paz para as vossas almas. Observem s que lindo algum to elevado como Jesus dizer que manso e humilde de corao. E vocs? O que acham que seja a humildade? O professor deve incentivar respostas. Muitas pessoas confundem as coisas, por entender que humildade pobreza ou ignorncia, ou que ser humilde andar mal vestido, de cabea baixa, dizer sim, senhor ou sim, senhora para tudo, sem apresentar opinio prpria. A humildade no isso. Ns podemos ter conscincia dos nossos valores, tanto materiais quanto espirituais, mas no precisamos ficar exibindo esses valores para os outros verem e nos admirarem. a que est o orgulho. A humildade simplesmente o contrrio do orgulho. A pessoa que humilde jamais age com arrogncia; no se orgulha daquilo que possui, nem da sua condio social. A humildade um dos maiores valores do ser humano. Quem humilde sempre agradece vida e a todos que o tm ajudado em seus aprendizados e em suas aquisies. Quem de vocs acha que humilde? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, procurando

mostrar que as palavras humilde e humildade tm sido entendidas de forma errada. AULA 55 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, dissemos que a paz necessita de alguns pilares para sustent-la, tais como a afetividade, a alteridade e o respeito. Como na reviso anterior j havamos destacado a afetividade, agora vamos falar sobre a alteridade. Quem se lembra do que significa alteridade? O professor deve incentivar respostas, lembrando que a alteridade o respeito que devemos ter para com os outros, aceitando as diferenas e aprendendo a conviver bem com elas. Outro dos pilares da paz, muito importante em sua construo, o respeito. Algum saberia dizer por que o respeito to importante na construo da paz? O professor deve incentivar respostas, lembrando que, se respeitamos os outros, procuramos agir de forma a no importun-los; cuidamos de no invadir a privacidade alheia e de no criar situaes de conflito. O respeito tambm faz parte da boa educao. A pessoa bemeducada sempre procura no incomodar os outros. Assim, o nosso direito de fazer, de falar, de ouvir, s deve ir at onde no colida com o direito dos outros. Tambm falamos sobre a humildade que foi sempre ensinada pelos grandes mestres da humanidade, em todos os tempos. Quem sabe definir o que humildade? O professor deve incentivar respostas, lembrando que muitas pessoas confundem as coisas, por entender que humildade pobreza ou ignorncia, ou que ser humilde andar mal vestido, de cabea baixa, dizer sim, senhor ou sim, senhora para tudo, sem apresentar opinio prpria. A humildade simplesmente o contrrio do orgulho. A pessoa que humilde jamais age com arrogncia; no se orgulha daquilo que possui, nem da sua condio social. A humildade um dos maiores valores do ser humano. Quem humilde sempre agradece vida e a todos que o tm ajudado em seus

aprendizados e em suas aquisies. Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos) Vamos imaginar que estamos numa nave espacial estacionada grande altura e de onde vemos a Terra girando lindamente no espao. (trs segundos) Pensemos com muito amor no nosso planeta, como se o estivssemos abraando com muito carinho. Afinal, trata-se da nossa casa csmica, no ? (trs segundos) Pensemos nas belezas da natureza, nas matas verdes (trs segundos), nos oceanos azuis (trs segundos), nas cordilheiras geladas (trs segundos), nas terras frteis onde so plantados alimentos que nutrem os seres humanos e muitos animais... (cinco segundos) Vamos envolver a Terra num sentimento de amor e de paz. (dez segundos) Agora vamos abrir os olhos e continuar sentindo esses sentimentos to bons que so o amor e a paz. AULA 56 As calopsitas Parte 01 Quem de vocs sabe o que uma calopsita? O professor deve incentivar respostas, informando que calopsita um pssaro originrio da Austrlia. Como ele no se adaptaria a viver solto, na natureza, sua criao em cativeiro permitida no Brasil. As calopsitas se distinguem por um penacho que possuem e uma mancha redonda, cor de cenoura, sobre os ouvidos. Fernando chegou em casa trazendo um beb calopsita. Mame, mame! gritou Alice, feliz. Venha ver, mame. Papai trouxe o nosso beb. Dona Patrcia veio correndo e foi logo exclamando: Que fofinho! To pequenininho! Ser que ele j consegue voar? Consegue, sim respondeu seu Fernando. Por isso precisamos ter cuidado para ele no fugir. Tambm precisamos cuidar de sua alimentao, que um mingauzinho que a gente d com uma seringa. Alice pegou o filhote no colo, e ele comeou a fazer um rudo engraado, movendo ao mesmo tempo a cabea para cima e para baixo. Ele est pedindo alimento explicou seu Fernando. assim que os filhotes de aves fazem quando percebem a aproximao dos pais. Ah, que lindinho! exclamou Alice. Ser que ele est achando que ns somos os pais dele?

Est sim respondeu seu Fernando, indo providenciar o mingau. Para ele, ns somos seus pais. Alice, cada vez mais maravilhada com o bichinho, ria muito do jeito de ele pedir comida. Quando finalmente ficou saciado, o beb calopsita comeou a andar em cima da mesa, cutucando tudo que encontrava com o bico, como a saciar sua curiosidade. Foram dias de muita felicidade para Alice, que passava horas paparicando o bichinho, sentindo como se realmente fosse sua me. Quando o Beb j estava maiorzinho, seu Fernando construiu um viveiro para ele, no lado de fora da casa, junto a uma janela, de modo que ele pudesse entrar em casa quando quisesse. Nas janelas e nas portas externas, foram colocadas telas de forma a que ele no pudesse fugir, mas, como podia voar dentro da casa, sentia-se muito feliz. Acho o cmulo da crueldade manter um pssaro preso numa gaiola dizia seu Fernando enquanto construa o viveiro, que acabou ficando um espao bem agradvel, tanto que o Beb ficava l a maior parte do tempo. O que vocs acham de se prender um pssaro numa gaiola, s para se poder ficar ouvindo seus gorjeios? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando o quanto isso cruel, j que os pssaros foram criados para viver em liberdade, soltos, em meio natureza. Na prxima aula de valores humanos, vamos continuar essa narrativa. AULA 57 As calopsitas Parte 01 Na ltima aula de valores humanos, contamos sobre o filhote de calopsita que seu Fernando levou para casa, para alegria de sua filha Alice. Certa manh, Alice comentou: Estou achando o Beb meio tristinho. Ser que ele est sentindo falta de um companheiro? Acho que voc tem razo confirmou seu Fernando. Vamos providenciar isto. Dois dias mais tarde, seu Fernando chegou trazendo uma calopsita ainda jovem. Era um magnfico animal, todo branco, mas com a cabea, parte das asas e do rabo, amarelos, num belssimo degrad. O mais impressionante era seu porte elegante, imponente.

Alice estava encantada. Botou nele o nome de Anjo Louro e explicou aos pais: Ele gosta muito de ficar olhando para cima, com um olhar to manso que parece um anjo a se comunicar com seus colegas. Acontece que o Anjo Louro tinha uma das asas com as penas cortadas. Haviam feito isto para que no pudesse voar, mas ele era to altivo que no se dobrava a essa condio to triste e, sempre que o Beb saa voando, fazia o mesmo. Mas, como tinha a asa cortada, caa logo, machucando o peito. Assim, sempre que saa voando e caa, uma gotinha de sangue aparecia por entre as penas brancas. Era uma gota de sangue no peito, testemunhando o sofrimento de uma ave que no podia voar. O que vocs pensam sobre esse uso de se cortar as penas das asas de um pssaro, para que no possa voar? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Alice estava inconformada, esperando que as penas da asa de Anjo Louro crescessem, mas isso no acontecia. Chegou a poca de muda de penas, mas as da asa no cresciam, e o Anjo Louro continuava a se machucar, porque no desistia de querer voar. Certo dia, seu Fernando chegou com a notcia. Consultara um veterinrio que o orientou a arrancar os tocos das penas que haviam sido cortadas, porque assim elas cresceriam novamente. Foi mais um sofrimento para o bichinho, mas, depois de algum tempo, j se podia perceber as penas novas crescendo, e chegou o dia em que ele conseguiu voar, sem cair. Foi um dia de festa na residncia de seu Fernando. O Anjo Louro e o Beb que no era mais um beb voavam por toda a casa, futricando em tudo. Pousavam nas cabeas das pessoas, em seus ombros, e ficavam fazendo carinho em suas orelhas. Observando a alegria das calopsitas ao voarem pela casa, dona Patrcia comentou: Bem que ns poderamos solt-los, para viverem livres na natureza. No daria certo respondeu seu Fernando. So aves nascidas em cativeiro. Se as soltarmos, iro morrer de fome porque no saberiam como e onde procurar alimento. Alm disso, seriam alvo fcil para os gavies e as corujas. bom lembrarmos o que disse o naturalista Charles Darwin: A compaixo para com os animais das mais nobres virtudes da natureza

humana. Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. Vocs concordam com essas palavras? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 58 Pensamentos que valem a pena Algum de vocs j ouviu falar em Goethe? O professor deve incentivar respostas. Johann Wolfgang Von Goethe foi um importante romancista, dramaturgo e filsofo alemo que viveu nos sculos XVIII e XIX. Ele acreditava nisto: A alegria no est nas coisas: est em ns. O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Outro pensamento interessante de Goethe: O homem deseja tantas coisas e, no entanto, precisa de to pouco. O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Samuel Smiles, um escritor e um reformador britnico, disse: Todo aquele que se esmera em cumprir fielmente os seus deveres preenche a finalidade para a qual foi criado e firma em si mesmo os princpios de um carter elevado. Algum gostaria de comentar sobre isso? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. H um pensamento interessante que mostra a milenar sabedoria chinesa: Mentes elevadas pensam em seu dever. Mentes vis pensam em seu proveito. O que vocs acham disso? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 59 Perigos com o uso do computador O computador e a Internet representam umas das mais importantes conquistas da tecnologia, mas importante que seus usurios tomem alguns cuidados.

Muitas pessoas, principalmente crianas e jovens, acabam ficando viciadas em computador, prejudicando muito a si mesmas, a seus estudos, a suas amizades e a muitas outras coisas. Esse vcio to grave que, em alguns pases, existem at clnicas especializadas em tratar viciados em computador. So tratamentos muito difceis, e o viciado sempre sofre muito para conseguir livrar-se do vcio. A mesma coisa acontece em relao a todos os vcios: o cigarro, o lcool, as drogas, o video game, etc. Por isso, as pessoas sbias cuidam de no se viciar. O problema est em que sempre acreditamos que podemos experimentar, usar, e que no vamos ficar viciados. Mas a que mora o perigo, porque, quando a gente menos espera, j est viciado... Ento, comeam muitos problemas, muitos sofrimentos. Assim, sempre bom ficar longe de coisas que podem gerar vcio. Quem aqui conhece algum com algum tipo de vcio? O professor deve socializar a discusso, focando sempre os aspectos negativos dos vcios, as dificuldades e os sofrimentos que provocam ao viciado e aos que com ele convivem. AULA 60 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, fizemos uma narrativa sobre as calopsitas que seu Fernando adquiriu. Quem se lembra do que aconteceu com o Anjo Louro? O professor deve incentivar respostas, lembrando que ele tinha uma das asas com as penas cortadas, para que no pudesse voar, mas, altivo como era, no se dobrava a essa condio e, sempre que o Beb saa voando, fazia o mesmo, mas caa, machucando o peito. Finalmente, conseguiram fazer com que as penas da asa de Anjo Louro crescessem, e chegou o dia em que ele conseguiu voar, sem cair. Foi um dia de festa na residncia de seu Fernando. O Anjo Louro e o Beb que no era mais um beb voavam por toda a casa, futricando em tudo. Pousavam nas cabeas das pessoas, em seus ombros, e ficavam fazendo carinho em suas orelhas. Como vocs acham que devemos tratar os animais? O professor deve incentivar respostas e socializ-las.

Tambm comentamos alguns pensamentos interessantes como o de Goethe: O homem deseja tantas coisas e, no entanto, precisa de to pouco. Vocs acham que a felicidade est nas coisas que possumos? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Comentamos ainda um pensamento da milenar sabedoria chinesa, que diz: Mentes elevadas pensam em seu dever. Mentes vis pensam em seu proveito. O que uma mente vil? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, explicando que vil significa desprezvel, abominvel, indigno, etc. Quem tem a mente vil est sempre procurando se dar bem, seja como for, mesmo em prejuzo de outros e mesmo que faa outros sofrerem. Agora vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes, para relaxar. (cinco segundos) Vamos pensar nas pessoas que mais amamos, enchendo assim os nossos coraes com amor, com afeto. (cinco segundos) Vamos ampliar esse afeto e envolver com ele todas as pessoas que esto nesta sala, como se estivssemos abraando a todos, com carinho. (cinco segundos) Vamos ampliar mais ainda esse campo afetuoso e nele envolver todos os nossos familiares (cinco segundos), os nossos amigos... (cinco segundos) J podemos abrir os olhos, mas procuremos continuar sentindo esse sentimento to bom que o afeto, o amor. AULA 61 Falsas amizades pela Internet O professor deve perguntar a vrios alunos, indicando-os ao acaso, se tm se lembrado de cumprimentar as pessoas ao encontr-las e de agradecer pelas gentilezas recebidas. Hoje vamos voltar a falar sobre computador e Internet, que possuem dois lados, um bom e outro ruim. O lado bom quando esses recursos so usados para o trabalho, o estudo, a pesquisa, o envio e o recebimento de mensagens, etc. Um dos aspectos ruins quando se tornam um vcio.

Outros aspectos ruins esto nas falsas amizades que so geradas atravs da Internet, nos contatos perigosos, na entrada de vrus e ainda em imagens negativas que ficam presentes por muito tempo na memria de seus usurios. Quanto s falsas amizades, a Internet nos permite conversar com pessoas do mundo inteiro, mas nem sempre podemos ver essas pessoas enquanto falamos com elas, nem ouvir-lhes a voz, por isso elas podem nos enganar vontade. Muitas vezes dizem coisas bonitas, contam histrias tristes de suas vidas para nos sensibilizar, e acabamos criando grande amizade por algum que s est brincando conosco. pior ainda quando se trata de algum bandido fazendo-se de criana a fim de ganhar confiana e conseguir informaes importantes para suas intenes, que sempre so muito ruins. Algum aqui j ouviu falar de algum caso assim, em que o bandido conseguiu, atravs da Internet, informaes sobre uma criana que depois acaba sendo sequestrada? O professor deve socializar a discusso, procurando mostrar s crianas que precisam tomar muito cuidado ao usar a Internet. AULA 62 Perigos da Internet Em aula anterior, ns falamos sobre o perigo das informaes que podemos fornecer pela Internet, sem perceber. J tm acontecido muitos casos assim. Um bandido se faz passar por uma criana e faz amizade virtual com outra criana de verdade. Em algum momento, ele pergunta se essa criana estuda em escola particular ou pblica e, com mais algumas perguntas, aparentemente inocentes, ele acaba sabendo o nome da escola, qual o turno em que a criana estuda, seu tipo fsico e, assim, j sabe como fazer o sequestro. Outras coisas que no se devem colocar na Internet so fotografias da famlia, da casa onde se mora, nmeros de telefone, de celular; tambm no se deve dar quaisquer informaes dessa natureza. Todo cuidado pouco, porque h muito bandido usando a Internet para os mais diversos fins, sempre ruins. Alm disso, h tambm a entrada de vrus, atravs de e-mails ou de sites que parecem interessantes, mas so verdadeiros celeiros de vrus. O internauta, ao entrar neles, acaba instalando vrus no prprio computador, ou ento uns programinhas que captam informaes importantes, como o nmero de contas bancrias, as senhas dessas contas, etc.

A os hackers, com esses dados em mos, transferem todo o dinheiro para suas prprias contas. Existem milhares de pessoas que de repente perderam todo o dinheiro que tinham no banco, por causa dos descuidos com o uso da Internet. Muitos sites, principalmente os pornogrficos, so transmissores de vrus. Por isso, quem tem acesso Internet em casa deve sempre perguntar aos pais quais os sites que pode visitar, sem provocar problemas. AULA 63 Solidariedade Quem de vocs sabe definir o que solidariedade? O professor deve incentivar respostas. Ser solidrio partilhar o sofrimento alheio, ou procurar fazer alguma coisa para diminu-lo. Vamos dar um exemplo sobre solidariedade. Digamos que um coleguinha seu leva uma queda, e os outros ficam rindo dele. Vendo isso, voc vai at ele e ajuda o colega a se levantar e ainda reclama com os que estavam rindo. Com esse gesto, voc est sendo solidrio a seu coleguinha. Vejamos outro exemplo. Um colega tirou nota baixa nas provas e corre o risco de perder o ano porque estava com a me doente, precisou cuidar dela e ajudar com os trabalhos de casa, no sobrando tempo para fazer os deveres. Voc, ento, vai conversar com a professora, explicando a situao desse colega e pede para ela dar-lhe uma nova chance. Quem de vocs se lembra de algum ato de solidariedade que tenha praticado? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. AULA 64 Com licena Vocs agora vo fechar os olhos e imaginar que esto numa grande loja, cheia de gente. Cada um de vocs vai imaginar que est procurando aquele presente que deseja ganhar. De repente aparece algum mais apressado e lhe d um empurro para poder passar. (dez segundos) Muito bem, podem abrir os olhos e dizer o que sentiram quando levaram o empurro daquela pessoa sem educao.

O professor deve incentivar respostas, enfatizando a importncia do d licena. Agora fechem novamente os olhos e imaginem que esto na mesma loja cheia de gente. Cada um de vocs vai imaginar que continua procurando o que gostaria de ganhar. De repente aparece algum mais apressado e lhe diz com delicadeza: Me d licena? (dez segundos) Agora podem abrir os olhos e dizer como se sentiram quando a pessoa apressada pediu licena para passar. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfatizando a importncia da boa educao em qualquer lugar e em todas as circunstncias; deve ainda lembrar que todos admiram uma atitude educada. AULA 65 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre o computador e seus dois lados. Quem lembra quais so? O professor deve incentivar respostas, lembrando que h um lado bom e outro ruim. Qual o lado bom do computador e da Internet? O professor deve incentivar respostas, lembrando que o lado bom quando esses recursos so usados para o trabalho, o estudo, a pesquisa, o envio e o recebimento de mensagens, etc. E qual o lado ruim? O professor deve incentivar respostas, lembrando que o lado ruim quando o uso desses recursos se torna um vcio; quando propicia falsas amizades, contatos perigosos e entrada de vrus; quando oferece ideias e imagens negativas que ficam presentes por muito tempo na memria de seus usurios. H tambm a questo das falsas amizades que se formam, tendo em vista que o usurio da Internet pode conversar com pessoas do mundo inteiro, mas nem sempre pode ver as pessoas enquanto fala com elas, nem ouvir-lhes a voz, por isso elas podem enganar vontade, dizendo coisas bonitas, contando histrias tristes de suas vidas para sensibilizar

seu interlocutor. Com isso, pode-se criar grande amizade por algum que s est brincando. Pior ainda acontece quando se trata de algum bandido fazendo-se de criana para ganhar confiana e conseguir informaes importantes para suas intenes, que sempre so muito ruins. E, quanto aos hackers, quem sabe qual a forma como eles procedem para conseguir captar dados que lhes permitam entrar na conta bancria dos donos do computador e roubar dinheiro? O professor deve incentivar respostas, explicando que h muitos sites que parecem interessantes, principalmente os pornogrficos, mas, ao entrar neles, cria-se o canal pelo qual so instalados no computador uns programinhas que captam informaes importantes, como o nmero de contas bancrias, as senhas dessas contas, etc. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (dez segundos) Imagine que se encontra no campo... (cinco segundos) Procure perceber a Natureza sua volta (trs segundos), o verde da vegetao (trs segundos), o azul do cu (trs segundos), e sinta-se integrado a ela. (trs segundos) Vamos fazer um pensamento de gratido ao Criador por tantas coisas to boas e to belas que Ele colocou ao dispor de todas as pessoas. (trs segundos) Vamos tambm fazer um pensamento de paz para toda a humanidade (trs segundos), paz para a nossa famlia (trs segundos), paz aqui na nossa escola... (trs segundos). Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que a paz. AULA 66 Influncias Vocs sabem o que influncia, no sabem? Vamos ver um exemplo. So Francisco foi uma pessoa que sempre gerou uma influncia boa, pelo que dizia e principalmente pelas suas aes. Era um homem bom que irradiava alegria e amor. Ele amava a tudo, da mesma forma como uma fonte oferece suas guas para todos, sem exceo. Ento, as pessoas que conviveram com ele foram influenciadas para o bem, para a alegria e para o amor. Gandhi foi outra influncia muito boa, que at hoje inspira milhes de pessoas em sua luta pela paz, pela no violncia.

Mas existem tambm aqueles, e so muitos, que geram influncia negativa. Um exemplo desses podemos ver em Hitler, que promoveu a Segunda Guerra Mundial, na qual morreram milhes de pessoas. Hitler usou de todos os recursos possveis para influenciar os alemes a aceitarem a guerra. Ele fazia discursos inflamados e sabia como usar as palavras que mais tocassem o patriotismo das pessoas. Hitler foi uma influncia para o mal, enquanto So Francisco e Gandhi foram influncias para o bem. Agora vamos procurar exemplos de outras pessoas que conseguiram gerar influncia para o bem. O professor deve incentivar respostas e socializar. AULA 67 Integridade Quem de vocs sabe o que significa integridade? O professor deve incentivar respostas. No dicionrio Aurlio, integridade significa: qualidade de ntegro; inteireza, retido. Podemos dizer que a referncia s pessoas que agem com tica, com honestidade, com respeito, com dignidade. como o caso do lavador de carros que foi mostrado num noticirio na tev. Ele viu, ao longe, a carteira cair do bolso de um homem desconhecido e correu por duas quadras at alcanar o tal homem para devolver-lhe a carteira... e nem aceitou recompensa. Diante do espanto do dono da carteira, ele apenas disse: No h luxo no mundo que garanta um bom sono a quem est com a conscincia tumultuada. Tambm no h travesseiro mais macio e gostoso do que a conscincia tranquila e em paz consigo mesma. O que esse homem quis dizer com essas palavras? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. AULA 68 Candidatas ao cargo de professor (a) OBSERVAO: Conforme for falando das duas candidatas, o professor deve escrever no quadro seus nomes e principais caractersticas para os alunos poderem escolher melhor.

Vamos imaginar uma cena. Digamos que vocs vo escolher uma nova professora. H duas candidatas, a Madalena e a Camila. A Madalena est vestida com uma roupa simples, bem pobrezinha. Ela baixinha e gorda. A Camila est muito bem vestida, na ltima moda; usa joias caras e muito bonita. Vamos agora fazer a votao. Quem escolhe a Madalena para professora? Quem prefere a Camila para professora? Provavelmente a Camila, bonita e rica, receber mais votos. Vocs perceberam que nessa votao no se tratou de saber qual das duas seria a melhor como professora? A escolha de vocs foi feita s pela aparncia das duas. E, se eu dissesse que a Madalena era uma excelente professora e que a Camila, a professora bonita e rica, era uma pessoa m e muito maleducada, que faltava mais do que trabalhava e que vocs acabariam muito prejudicados? O ser humano ainda no aprendeu a enxergar direito, a ver o que est atrs das aparncias. Quem aqui gosta de sorvete de abacaxi? O abacaxi tem uma aparncia feia, toda espinhosa, mas seu interior uma delcia. Milhes de pessoas so bonitas por fora, mas feias por dentro. Outros milhes de pessoas so feias e at desagradveis por fora, mas muito bonitas por dentro. Quem saberia dar exemplo do que ser bonito por dentro? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a pessoa bonita por dentro aquela que amiga, que ajuda, que perdoa os erros dos outros, que justa, honesta, solidria e fraterna. AULA 69 Enturmar Vocs j viram uma manada de vacas? Sempre h uma, a lder, que leva um sino no pescoo. Para onde ela vai, as outras vo tambm. Da mesma forma, o ser humano tem essa tendncia de seguir lderes. Uns lderes so bons porque levam seus seguidores para boas aes, mas outros no prestam, porque levam seus liderados para o lado mau da vida. So daqueles que fazem filmes de violncia, video games com jogos que levam a pessoa a se acostumar com a ideia de agredir e de

matar. Tambm h os que fumam, bebem ou usam drogas. Esses lderes do mal sempre encontram outras pessoas que as seguem e que passam a agir como eles. Isso acontece tambm com adolescentes e at com crianas. Para se enturmar com os outros, acabam fazendo a mesma coisa que estes. O que vocs acham dessas turminhas que se formam para fumar, beber, fazer bullying, praticar violncia, etc.? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. bobagem, grande bobagem, fazer coisas erradas s para se enturmar, para fazer parte de um grupo. Se algum quer se enturmar, ento que o faa com algum grupo do bem, com pessoas que se ocupam com o prprio futuro ou que procuram ajudar os outros, fazendo o bem. Ao pensar em se enturmar, muito importante verificar qual a mentalidade da turma, para no acabar se dando mal. O professor deve socializar a questo, com foco na realidade local, no tipo de turminhas que existem, alertando para os perigos existentes. AULA 70 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre as influncias. Quem de vocs sabe dizer o que m influncia? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que tudo que possa nos influenciar para aes contrrias s leis csmicas, ou a fazer algo que nos possa vir a prejudicar, m influncia. A boa influncia tudo que nos possa influenciar para o bem e para o que possa ser bom para ns. Falamos tambm sobre a integridade. Quem de vocs capaz de definir o que isso significa? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que a pessoa ntegra aquela que tem carter, que no se vende, que tem tica e dignidade, que honesta, justa e respeitadora. Tambm falamos sobre as aparncias que muitas vezes enganam. Milhes de pessoas so bonitas por fora, mas feias por dentro. Outros milhes de pessoas so feias e at desagradveis por fora, mas bonitas por dentro. Qual desses valores que conta para vocs? A beleza exterior ou a

interior? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Dissemos ainda que muitas crianas e jovens acabam fazendo coisas erradas s para se enturmar, para fazer parte de um grupo. Ser que vale a pena? No melhor ficar s do que mal acompanhado, conforme diz o ditado popular? O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas. Ao pensar em se enturmar, muito importante verificar qual a mentalidade da turma, para no acabar se dando mal. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes... (dez segundos) Vamos imaginar que estamos numa floresta, sentados ao p de uma grande rvore, encostados em seu tronco. (trs segundos) Em torno de ns, h o verde da vegetao, e, l no alto, podemos ver o azul do cu por entre as folhagens das rvores. (trs segundos) Vamos inspirar o ar, calmamente, procurando sentir o cheiro das folhas do arvoredo, da terra e das flores silvestres. (cinco segundos) Procuremos ouvir com a nossa imaginao o canto dos pssaros e o som das folhas que se tocam ao sabor da brisa. (trs segundos) Estamos em plena natureza, sentindo paz, tranquilidade e alegria... (trs segundos) Procuremos sentir amor e respeito pela natureza. (trs segundos) Muito bem, agora vamos voltar calmamente aqui ao nosso ambiente e abrir nossos olhos. AULA 71 Nota fiscal Certo dia, Mariazinha chegou da escola toda eufrica e foi logo dizendo: Mame, um coleguinha me ofereceu um MP3 bem baratinho. Compra pra mim, mezinha, compra! Bem, se o preo bom e ele tiver nota fiscal... respondeu dona Ilka. Que nota fiscal? perguntou Mariazinha curiosa. A nota fiscal um documento importante que a loja d ao cliente, quando este faz uma compra explicou dona Ilka. a garantia de que aquele produto no foi roubado. No entendi, me. O que essa tal de nota fiscal tem a ver com roubo?

Deixando de lado o que estava fazendo, dona Ilka se ps a explicar: Um objeto que algum esteja querendo vender sem nota fiscal pode ser produto de roubo. Os ladres geralmente repassam os produtos de seus roubos a outras pessoas para vend-los. Como no podem apresentar uma nota fiscal, j que no compraram esses objetos, eles os vendem a preos bem mais baixos. Que pena! murmurou Mariazinha. Dona Ilka, vendo o ar entristecido da filha, ponderou: Pense bem, minha filha. Como voc se sentiria se estivesse andando pela rua com um aparelho desses, ouvindo msica e de repente aparecesse algum que o arrancasse de voc e sasse correndo? Horrvel, me. No quero nem pensar... Pior ainda continuou dona Ilka quando os assaltantes entram numa casa, rendendo todas as pessoas que l esto, trancando-as num banheiro, e roubam tudo o que podem. Ai, me, que horror! exclama Mariazinha com ar assustado. E ainda pior, minha filha, quando eles ferem ou matam pessoas para roubar. Mariazinha no sabia o que dizer. Finalmente havia entendido o quanto horrvel comprar objetos roubados. Comentou: Quer dizer que a gente s deve comprar coisas de segunda mo com essa tal de nota fiscal... Exatamente disse dona Ilka. A nota fiscal um documento que mostra que aquele objeto foi comprado e no roubado. Comprar alguma coisa de segunda mo, sem essa documentao, s mesmo de pessoas que conhecemos muito bem, sabendo a procedncia do objeto. Se compramos sem nota fiscal, podemos estar colaborando com os ladres. Mariazinha pensou por instantes e disse: Me, se todos obedecessem a essa norma, s comprando com nota fiscal, os ladres deixariam de roubar porque no teriam a quem vender. Dona Ilka sorriu orgulhosa da perspiccia da filha e voltou a seus afazeres. O professor, socializando o tema, deve perguntar aos alunos quem j comprou algum objeto sem a nota fiscal ou sem conhecer bem a procedncia do objeto. AULA 72 Conscincia tranquila O grande cientista Albert Einstein disse que Deus a lei e o legislador do Universo. Sendo assim, como somos seres racionais e vivemos no universo, a nossa conscincia guarda reflexos dessa lei; por isso que sabemos o

que certo e o que errado. Vocs querem uma prova disso? Pois bem. Vocs agora vo imaginar que esto andando pela rua e percebem que uma pessoa deixou cair a carteira no cho. Vocs apanham a carteira e veem que est cheia de dinheiro. O que fariam? Levante a mo quem iria ficar com o dinheiro para si. O professor deve fazer a contagem. Agora levante a mo quem iria correr atrs da pessoa que perdeu a carteira, para devolv-la. O professor deve fazer a contagem e socializar o tema. Aqueles de vocs que devolveriam a carteira estariam agindo dessa forma porque ouviram e atenderam a orientao da prpria conscincia. Esto muito certos. assim mesmo que se deve agir para ficar com a conscincia tranquila. Por que importante termos a conscincia tranquila? O professor deve incentivar respostas. Ter a conscincia tranquila muito importante porque com ela que convivemos as 24 horas do dia. Ela est em ns, e s podemos ter paz e harmonia interior quando a nossa conscincia est em paz. J aqueles que ficariam com o dinheiro estariam agindo contra a Grande Lei, e isto gera desarmonia interior. Se houver tempo, o professor pode socializar o tema. AULA 73 Madre Teresa de Calcut Madre Teresa de Calcut considerada a missionria do sculo XX. Ela foi para a ndia ainda jovem, onde viveu como religiosa e como professora no convento de Loreto, na cidade de Calcut. Mas, observando os enormes contrastes entre o luxo dos ricos e a penria dos pobres que viviam na misria, resolveu abandonar a segurana do convento e passou a viver entre os pobres. Em Calcut, pessoas morriam nas ruas, diariamente, de fome e de doenas, e toda manh seus corpos eram apanhados por um caminho de limpeza como se fossem lixo. No! Ela no conseguia habituar-se a esse terrvel espetculo de pessoas esquelticas morrendo de fome ou pedindo esmola pelas ruas.

Comeou, ento, a pedir ajuda a quem pudesse e, com o que conseguia, aliviava a fome dos famintos. Recolhia nas ruas os doentes e os moribundos, levava-os aos abrigos que conseguira criar e ali lhes dava banho, arrumava para eles roupas limpas, dava-lhes remdios e cuidava deles com imenso amor. Ela dizia: Ns queremos que eles saibam que h pessoas que os amam verdadeiramente. Aqui eles encontram a sua dignidade de seres humanos. O que vocs acham dessa atitude de Madre Tereza? O professor deve incentivar respostas. Quando Madre Tereza passava, crianas famintas e sujas, deficientes, enfermos de todas as espcies, gritavam por ela com os olhos inundados de esperana. Ela morreu em 1997, deixando ao mundo um grandioso exemplo de coragem e de amor. Madre Tereza de Calcut dizia que a falta de amor a maior de todas as pobrezas. O que vocs acham? A falta de amor mesmo a maior de todas as pobrezas? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, focando na importncia de se fazer alguma coisa para ajudar a quem est numa situao difcil, lembrando que somos todos habitantes do mesmo planeta e, por isso, devemos nos ajudar mutuamente. S assim, todos poderemos viver melhor e mais felizes. AULA 74 Quais exemplos devemos seguir Joo era um menino muito teimoso. Um dia, foi com a famlia visitar uns parentes, num stio onde havia uma plantao de laranjeiras. Seu primo Felipe levou-o para conhecer a plantao. Era poca de colheita, e os laranjais estavam carregados de frutos maduros. Felipe colheu algumas laranjas e ofereceu a Joo, mas este disse que no gostava de laranjas e que queria mas. Felipe argumentou, dizendo que no havia macieiras no stio, s laranjeiras, mas Joo se aborrecia cada vez mais, dizendo que era m vontade do primo e que, se este quisesse, poderia colher mas nos ps de laranja. O que vocs acham? Quem estava com razo? Felipe ou Joo? O professor deve incentivar respostas.

No podemos esperar que um p de laranja d mas, no verdade? Da mesma forma, no podemos esperar que uma pessoa sem educao seja educada, e nem vale a pena ficarmos com raiva dos maleducados, pois, da mesma forma como as laranjeiras no do mas, tambm os mal-educados s sabem agir daquele jeito. O melhor convid-los a serem mais educados, quando isso for possvel, ou ento ignor-los. Cada um vive de acordo com o que assimilou. No mundo, encontramos todo tipo de exemplos, bons e maus. Cabe a ns escolher quais os exemplos que desejamos seguir. O professor deve dividir os alunos em dois grupos (pode ser os da direita e os da esquerda) para um pingue-pongue. Um dos grupos deve citar algum bom exemplo. Em seguida, o outro grupo cita um exemplo mau. O professor deve socializar o tema, enfatizando a importncia de sempre procurarmos seguir apenas os bons exemplos, etc. AULA 75 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, narramos o episdio em que Mariazinha queria comprar o MP3 que um colega lhe havia oferecido por um preo bem baratinho. Que aconteceu, ento? Quem se lembra? O professor deve incentivar respostas, lembrando que dona Ilka, me de Mariazinha, disse que, se o garoto tivesse a nota fiscal do aparelho, ela podia comprar. Quem de vocs sabe o que uma nota fiscal? O professor deve incentivar respostas, lembrando que se trata de um documento importante que a loja d ao cliente, quando este faz uma compra. a garantia de que aquele produto no foi roubado. Vocs comprariam um produto sem nota fiscal, se o preo fosse muito baixo? O professor deve incentivar respostas, lembrando que os ladres geralmente repassam os produtos de seus roubos a outras pessoas para vend-los. Como no podem apresentar uma nota fiscal, j que no compraram esses objetos, eles os vendem a preos bem mais baixos. O que pode estar aliado a um produto roubado?

O professor deve incentivar respostas, lembrando que um produto roubado sempre est aliado a alguma forma de violncia. Pode ser produto de um assalto casa de uma famlia, com pessoas sendo agredidas, trancadas no banheiro ou, pior ainda, friamente assassinadas. A nota fiscal um documento que mostra que um objeto foi comprado e no roubado. S podemos comprar alguma coisa de segunda mo, sem essa documentao, de pessoas que conhecemos muito bem, sabendo a procedncia do objeto. Se compramos sem nota fiscal, podemos estar colaborando com ladres, assaltantes e assassinos. Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Imaginem que estamos no topo de uma alta montanha, na hora do amanhecer. Ao longe, no horizonte, o sol comea a surgir com todo o seu esplendor, iluminando vales e montanhas, despertando a vida... (trs segundos) Cada um de vocs procure imaginar os raios desse sol nascente iluminando seu peito (trs segundos), penetrando em seu corao (trs segundos), retirando do seu corao todo sentimento negativo (trs segundos), retirando as mgoas (trs segundos), retirando a raiva (trs segundos), retirando todas as tristezas... (trs segundos) Sinta como o seu corao ficou leve, iluminado, feliz... (cinco segundos). Vamos aproveitar este momento de paz para fazermos uma prece. Eu vou fazer a prece, e vocs acompanham, s no pensamento, sempre de olhos fechados: Senhor Deus, ns te agradecemos pela natureza to bela, pela gua, pelo ar que respiramos e pelo sol, que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a ser mais pacfica e fraterna. Assim seja. Vamos abrindo os olhos e continuar sentindo esses sentimentos to bons que so a paz e o amor, em sua forma universal. AULA 76 Respeito por si mesmo Parte 01 Buda, cujo nome verdadeiro era Sidarta Gautama, era um prncipe indiano que no conhecia pobreza, nem doenas, j que sua famlia o mantinha sempre longe de tudo isso.

Mas um dia, saindo do seu palcio, ele viu mendigos, doentes e todo tipo de mazelas. Buda, ento, abandonou o palcio dos pais, onde morava, e foi embora. Viveu muito tempo em contato com a natureza, meditando sobre a vida e chegou concluso de que os prazeres do mundo no traziam a felicidade e de que somente os prazeres do esprito poderiam tornar as pessoas verdadeiramente plenas e felizes. Saiu, assim, a pregar falando da importncia de as pessoas se desapegarem dos bens materiais, de fazerem o bem e de cultivarem a prpria mente. Com isso ele acabou sendo o guia espiritual de mais de 370 milhes de pessoas, em quase todos os pases do nosso planeta. Buda abandonou as riquezas e as comodidades de prncipe e foi viver uma vida de pobreza e at de sofrimentos. Dessa forma, ele estava respeitando a si mesmo, respeitando seus princpios, seus valores, aquilo em que acreditava. Vamos ver agora quem entendeu duas coisas importantes: 1 O que significa algum se desapegar dos bens materiais? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. 2 Por que Buda estava respeitando a si mesmo, ao abandonar tudo e passar a pregar a necessidade do desapego e de se fazer o bem? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que com essa atitude Buda estava respeitando seus princpios, seus valores, aquilo em que acreditava. AULA 77 Respeito por si mesmo Parte 02 Quem aqui j viu uma manada de vacas? Sempre tem uma vaca que vai na frente, com um sino no pescoo, e as outras a seguem, vo para onde ela for. Da mesma forma, muitas pessoas que tm capacidade de se impor aos outros tambm formam as suas manadas humanas. Podemos observar isto em muitos polticos que falam bonito, com muita empolgao, e prometem tudo. Assim, o povo vota neles, acreditando que vo realmente mudar muita coisa para melhor. Mas, em grande parte dos casos, eles s querem se dar bem. Entre os jovens, tambm h grupos liderados por algum que se acha o maior, pelo fato de ser o mais forte, o brigo, ou porque possui um carro ou outra coisa que os outros no tm. Existem tambm aqueles que bebem ou usam drogas. H ainda os que so briges, que, por onde andam, fazem confuso, agredindo e at

mesmo matando, como j tem acontecido muitas vezes. Esses tipos se pem a liderar os companheiros, e quem quiser se enturmar tem que ler pela cartinha deles, ou seja, passar a agir da mesma forma. Quem sabe dizer o que acontece ento? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que muitas crianas acabam se desviando do caminho certo, tornam-se agressivas, briguentas, perdem aulas, tm seu rendimento escolar insuficiente, o que prejudica o prprio futuro; para se enturmarem, abrem mo dos seus valores e acabam fazendo coisas contrrias ao que suas conscincias indicam e, dessa forma, no esto tendo respeito por si mesmas. AULA 78 Riqueza parte 01 Bruno era um jovem pobre, sem famlia. Trabalhava numa fbrica de calados e noite estudava engenharia mecnica, numa universidade. O dinheiro s dava para as despesas essenciais. Sua namorada, a Silvana, trabalhava noite num hospital. Era enfermeira. Devido a isso, os dois s podiam se ver nos finais de semana, mas viviam aquela felicidade! O contentamento por estarem juntos valia por todos os dias em que ficavam longe um do outro, sentindo saudades. Um dia, tudo mudou. Bruno ganhou sozinho os 15 milhes do acumulado da Mega-Sena. Foi aquela alegria! Seu primeiro gesto foi correr casa da Silvana e contar-lhe a novidade. Estava difcil de acreditarem que tudo aquilo fosse verdade, mas era. Que vai fazer agora? perguntou Silvana. Eu? Bem, eu vou pedir demisso na fbrica e vou aproveitar para ver a cara dos meus colegas quando souberem que agora sou um milionrio. Voc tambm vai sair do emprego. Agora somo ricos. No precisamos trabalhar. Depois... ns dois vamos comprar uma bela manso, aqui mesmo em So Paulo, vamos casar e viver felizes. Mas a imprensa noticiou o caso rapidamente, e, com a publicidade, veio o medo de serem assaltados ou sequestrados. Tiveram de mudar seus hbitos, e a primeira coisa que fizeram foi a contratao de seguranas, a compra de veculos blindados, a colocao de cercas eltricas nos muros da manso e de alarmes de toda natureza. Silvana comeou logo a cuidar dos preparativos do casamento. Queria que fosse o mais chique do ano, o mais bonito e badalado. Bruno no gostou muito da ideia e contestou: Prefiro uma cerimnia simples, s com nossos amigos...

De jeito nenhum! respondeu Silvana. Eu sempre sonhei com um casamento chique, a igreja entupida de flores e, depois... uma recepo pra ningum botar defeito. Mas, meu bem, nossos amigos no vo se sentir vontade com todo esse chiqu. So gente simples. Por isso mesmo retrucou Silvana, meio irritada. Eu no quero mais saber dessa gente. Garanto que, qualquer dia desses, eles vo bater aqui para pedir dinheiro. E voc no seja bobo de dar. Bruno sentiu-se meio decepcionado com a atitude da noiva, mas, apaixonado como estava, preferiu nada dizer. Bem, pessoal, outro dia vamos continuar com essa narrativa. Agora, quero a opinio de vocs quanto atitude da Silvana. Ela estava certa ou errada em no querer mais saber dos amigos pobres depois que ficou rica? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfatizando a importncia das verdadeiras amizades, dessas que no foram compradas por qualquer tipo de interesses. AULA 79 Riqueza parte 02 Hoje vamos continuar a narrativa sobre o Bruno, que ganhou 15 milhes na Mega-Sena e, para atender ao desejo da noiva, Silvana, patrocinou um casamento dos mais luxuosos e tambm dos mais badalados da cidade. Afinal, eles eram os novos milionrios. A lua-de-mel foi uma longa viagem pela Europa e depois por Nova York e Miami. Bruno teria preferido a Grcia, com um tour pela ilhas gregas. J tinha lido muito sobre aquele pas e admirava a mitologia grega. Sempre que via algum filme que se passava na Grcia, sentia grande desejo de estar l, conhecer de perto os locais onde viveram os grandes filsofos da antiguidade, tais como Scrates, Plato, Aristteles e muitos outros que tanta influncia exerceram sobre o pensamento do mundo ocidental. Mas Silvana s queria saber de aproveitar a riqueza, embelezar e enfeitar o corpo, sem nenhuma preocupao com o prprio interior. Isso deixava Bruno triste, porque comeou a observar que a vida deles era movida a festas, viagens e curties, tantas que no sobrava tempo nem disposio para as coisas de que mais gostava, assim como ir ao cinema para assistir a um bom filme comendo pipoca, como costumavam fazer nas tardes de domingo, ou ento pegar um nibus de madrugada e amanhecer em Santos, para correr na praia, vendo o sol nascer irradiando maravilhosos reflexos sobre o mar.

Tambm dos amigos Bruno sentia muitas saudades, mas Silvana j no gostava mais da presena deles. Eram pessoas simples, que ela agora considerava indignas de estarem ali, como se dignidade estivesse na riqueza ou na classe social de algum. Assim, pouco a pouco foi conseguindo fazer com que eles se afastassem definitivamente. Vamos continuar essa narrativa em outra aula porque agora vamos falar sobre dignidade. Vimos como a Silvana, depois que ficou rica, passou a considerar os antigos amigos indignos de estarem em sua casa. Quem sabe dizer o que dignidade? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. A palavra dignidade vem do latim dignitate e pode ser definida como honradez, honra, nobreza de carter, decncia, respeito a si prprio. Tambm aplicada para definir a forma como as pessoas devem ser tratadas em seus direitos essenciais. No mundo ocidental, h o conceito de que todo ser humano, independente de cor, raa, idade, sexo, classe social, estado de sade fsico ou mental, possui o direito educao, ao lazer, sade, ao trabalho, moradia, como tambm o de ser ouvido e respeitado, enfim, de ser tratado com dignidade, como cidado. AULA 80 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, falamos sobre a importncia de termos respeito por ns mesmos e fizemos uma narrativa sobre Buda e a forma como demonstrou respeito por si mesmo, ao abandonar o palcio dos pais com todas aquelas riquezas para no ferir os prprios valores. No entendimento de vocs, de que forma podemos respeitar a ns mesmos? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que o autorrespeito inclui respeitar nossos princpios, nossos valores, aquilo em que acreditamos. Tambm falamos sobre os lderes verdadeiros e os falsos. Os verdadeiros so aqueles que se destacam por seus valores reais. E, quanto aos falsos lderes, quem gostaria de dar um exemplo? O professor deve incentivar respostas.

Podemos observar falsos lderes em muitos polticos que falam bonito, com muita empolgao; eles prometem tudo, mas, em grande parte dos casos, s querem se dar bem. Tambm entre os jovens h muitos falsos lderes que se acham os maiores, os mais fortes, os mais briges, porque possuem um carro ou outra coisa que os outros no tm. Falamos tambm sobre a dignidade. Algum se lembra do significado dessa palavra? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que dignidade pode ser definida como honradez, honra, nobreza de carter, decncia, respeito a si prprio. A palavra dignidade tambm aplicada para definir a forma como as pessoas devem ser tratadas em seus direitos essenciais. No mundo ocidental, h o conceito de que todo ser humano, independente de cor, raa, idade, sexo, classe social, estado de sade fsico ou mental, possui o direito educao, ao lazer, sade, ao trabalho, moradia, como tambm o de ser ouvido e respeitado, enfim, de ser tratado com dignidade, como cidado. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (dez segundos) Imagine que se encontra no campo... (cinco segundos) Procure perceber a Natureza sua volta (trs segundos), o verde da vegetao (trs segundos), o azul do cu (trs segundos), e sinta-se integrado a ela. (trs segundos) Vamos fazer um pensamento de gratido ao Criador por tantas coisas to boas e to belas que Ele colocou ao dispor de todas as pessoas. (trs segundos) Vamos tambm fazer um pensamento de paz para toda a humanidade (trs segundos), paz para a nossa famlia (trs segundos), paz aqui na nossa escola... (trs segundos) Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que a paz. AULA 81 Riqueza parte 03 Vocs se lembram da narrativa sobre o Bruno e a Silvana? Ns paramos no momento em que o Bruno comeou a se entristecer com as atitudes da esposa, que s queria saber de festas, jantares e curties.

Numa tarde fria e chuvosa, daquelas que do vontade de ficar em casa, debaixo dos cobertores, Silvana se arrumava para um jantar em casa de amigos quando Bruno disse: Meu bem, vamos ficar em casa hoje, no estou com vontade de sair... Nem pensar respondeu Silvana. Vou estrear o vestido que comprei ontem. Tambm no gosto desse pessoal continuou Bruno. J ouvi dizer que usam drogas. E da ? retrucou Silvana, com ar aborrecido. Se eles usam, o problema deles, no nosso. Olhando para o marido com um pouco de desdm, concluiu: Se voc quer se meter na cama como um velho, pode ficar, porque eu vou sozinha. No vai faltar quem me traga de volta. Silvana foi sozinha, e Bruno ficou em casa refletindo sobre a prpria vida, com certa preocupao. Perguntava a si mesmo se no era bem mais feliz quando pobre. Trabalhava gostando do que fazia, e o estudo era para ele muito importante. Formar-se em engenharia mecnica sempre fora seu sonho e teria sido a grande realizao da sua vida, uma vida de jovem pobre que vencia pelos prprios esforos. Porm agora havia perdido a vontade de estudar. Com muito dinheiro para pagar faculdade e ter tudo de que precisava, no via mais o estudo como uma realizao da qual pudesse se orgulhar. Deu um profundo e doloroso suspiro e disse em voz alta: Minha vida perdeu o sentido. Tenho dinheiro, mas no tenho mais sonhos, nem motivos para lutar por eles. O que vocs acham da atitude de Bruno. Ser que ele estava certo em pensar que era mais feliz quando pobre? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a riqueza em si no ruim, mas sim a forma como ela utilizada. AULA 82 Riqueza parte 04 Hoje vamos continuar a narrativa sobre o Bruno. Esto lembrados do que j narramos? Ele havia ganhado o acumulado da Mega-Sena, mas no estava feliz. Silvana, sua esposa, muito vaidosa e ftil, s queria saber de festas e badalaes. Ela bebia muito, e, em pouco tempo, Bruno percebeu que Silvana era alcolatra. Ela no conseguia passar um s dia sem bebida e, quando se embriagava, perdia a noo de dignidade. Tambm ficava

agressiva e mais de uma vez teve de ser internada para tratamento, mas, sempre que tinha alta, voltava a beber. Bem que ele tentou levar a esposa para um tratamento nos Alcolicos Annimos (AA), mas ela no quis. Certo dia, depois de uma festa que durou dois dias, Silvana teve de ser internada s pressas, em coma alcolico. Apesar do esforo da equipe mdica, a mulher no resistiu e morreu, deixando Bruno ainda mais solitrio. Quem de vocs sabe o que alcoolismo? O professor deve incentivar respostas. O alcoolismo uma doena, e os alcolatras precisam de tratamento adequado. H uma organizao chamada Alcolicos Annimos (AA), que realiza belssimo trabalho para ajudar os viciados em lcool. Em suas reunies, eles contam seus dramas, as coisas ruins e at terrveis que fazem quando embriagados, e, assim, ajudando-se mutuamente, muitos conseguem ficar longe da bebida. Muitos adolescentes e at crianas comeam a beber, seguindo o exemplo dos mais velhos, mas essa uma pssima escolha porque certamente vai gerar efeitos ruins e at desastrosos para o resto da vida. AULA 83 Riqueza parte 05 Na ltima narrativa sobre a vida de Bruno, vimos como a Silvana morreu de coma alcolico, deixando-o mais solitrio que nunca. Alguns dos amigos que havia adquirido depois que ficou rico foram visit-lo levando condolncias, mas Bruno no sentiu neles uma amizade sincera. Aquelas visitas representavam apenas obrigaes sociais. Certo dia, o corao de Bruno bateu forte ao abrir a porta e dar com um grupo de rostos solidrios. Eram seus antigos amigos levando-lhe aquilo de que mais estava precisando, amizades verdadeiras. No dia seguinte, tomou uma deciso: voltaria aos estudos e ao convvio dos velhos amigos; fundaria uma instituio para administrar seus bens e aplicar seu dinheiro em aes que iriam ajudar crianas desvalidas e idosos abandonados pela famlia; cuidaria tambm de criar, nas mais diversas cidades do pas, organizaes que atendessem a dependentes qumicos, ajudando-os a se curar. Sabia que, assim, iria evitar que muita gente passasse pela dor de ver pessoas queridas mergulhando nos vcios, sem nada poder fazer.

O que vocs acham da deciso de Bruno? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 84 O maior dos guerreiros O aluno perguntou ao mestre: Como fao para me tornar o maior dos guerreiros? O mestre olhou-o por instantes e respondeu: V atrs daquelas colinas e insulte a rocha que se encontra no meio da plancie. Mas para qu, se ela no vai me responder? perguntou o aluno. Ento, golpeie-a com a tua espada. Mas minha espada se quebrar! Ento, agrida-a com tuas prprias mos. O aluno, estranhando aqueles conselhos to incomuns, reclamou: Assim eu vou machucar minhas mos... E tambm no foi isso que eu perguntei. O que eu queria saber era como que eu fao para me tornar o maior dos guerreiros. O mestre, olhando bem no fundo dos olhos, disse lentamente: Para ser o maior dos guerreiros, voc precisa ser como a rocha, no ligar para insultos nem provocaes, mas estar sempre pronto para desvencilhar-se de qualquer ataque do inimigo. Vocs acham que vergonhoso no ligar para insultos ou provocaes? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. AULA 85 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, narramos o caso de Bruno e Silvana. Bruno havia ganhado o premio da Mega-Sena, e sua vida mudou completamente. Passou a ser rico de um momento para outro. Acontece que Bruno tinha um carter nobre e firme, tanto que ele no se deixou corromper pelo dinheiro, mas sua mulher, a Silvana, mergulhou fundo em todos os prazeres que a riqueza possibilita. Quem se lembra do que aconteceu ento? O professor deve incentivar respostas, lembrando que Silvana se tornou alcolatra e acabou morrendo de coma alcolico, deixando Bruno mais solitrio que nunca.

Quem se lembra do modo como Bruno conseguiu sair da profunda depresso em que se encontrava? O professor deve incentivar respostas, lembrando que Bruno resolveu recomear os estudos; voltar aos antigos amigos, pois sabia que eram sinceros; aplicar seu dinheiro em aes caritativas e criar, nas mais diversas cidades do pas, organizaes que atendessem a dependentes qumicos, ajudando-os a se curarem. Sabia que assim iria evitar que muita gente passasse pela dor de ver pessoas queridas mergulhando nos vcios, sem nada poder fazer. Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Imaginemos que estamos no campo, junto a um riacho, vendo a gua cristalina correndo alegremente por sobre o leito de areia... (cinco segundos) Em torno de ns, est o verde da vegetao, e a luz do sol acaricia suavemente a nossa pele. (cinco segundos) Respiremos profundamente, sentindo o ar penetrar em nossos pulmes, levando oxignio para o corpo... levando vida para o nosso corpo. (dez segundos) Vamos agora fazer uma prece de gratido ao Criador. Eu falo, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor da Vida, ns te agradecemos pela terra que nos sustenta, pela gua que to importante para nossas vidas... Agradecemos pelo ar que respiramos e pelo Sol que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos ajude sempre a ser pessoas do bem. Pedimos tambm que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a encontrar caminhos para a paz. Assim seja. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que a gratido. AULA 86 As terrveis funes do acaso parte 01 Numa tarde chuvosa, Mariazinha matutava sobre o que alguns cientistas haviam dito sobre Deus, garantindo que Ele no existe e que a vida e o universo so o resultado do acaso. Sem perceber, adormeceu e sonhou que estava numa poca muito anterior pr-histria, tempo perdido nos confins do tempo, num planeta chamado Hipotlus. Ali, a civilizao era muito adiantada em todos os sentidos. Havia verdadeira fraternidade, honestidade, respeito e paz. No

existiam pobres nem ricos, e todos viviam de acordo com o que produziam, mediante o prprio esforo e capacidade. Mas, num Congresso de Cincias da Evoluo, que reuniu os mais ilustres cientistas da poca, foi apresentada uma tese que dizia no ser Deus o criador de tudo, mas sim que tudo era obra do acaso. Os jornais noticiaram essa tese com grande estardalhao. Os canais de tev abriram espao para os cientistas falarem da sua descoberta, e em Hipotlus s se falava nesse assunto. A, tudo comeou a acontecer, porque o pensamento daquela gente em torno do acaso foi to forte que este conseguiu dominar o quintal da casa do Dr. Alcott, o cientista que havia lanado essa tese no Congresso. Nesse quintal, o doutor, que gostava de cuidar da terra, havia plantado alguns ps de alface, pimento e rabanete. O Acaso, querendo saber seu prprio significado, procurou um dicionrio. Nele se dizia que acaso alguma coisa que surge ou acontece a esmo, sem qualquer motivo ou explicao aparente. Puxa! Isto muito confuso reclamou. Como que eu vou trabalhar no quintal do Dr. Alcott, se no sei o que fazer? Resolveu sair pela cidade, j que se sentia completamente livre. Os cientistas haviam decretado que Deus no existia e que tudo era obra do Acaso. Assim, sem uma mente csmica que fosse responsvel pelas leis universais, ele poderia fazer o que bem entendesse e, ento, no havendo mais a coordenao de leis naturais, o p de alface do quintal do Dr. Alcott comeou a crescer ao acaso, derivando para outras condies e estados, e acabou transformando-se num gigantesco lago de gua doce e salgada. O pimento cresceu at alcanar a altura de 1.650 metros. Assustou-se com uma nuvem que passava e encolheu-se tanto que acabou do tamanho de uma laranja, mas seu peso era de 63 toneladas. Esse peso, num volume to pequeno, comeou a afundar, e, pelo orifcio formado, comeou a subir fumaa, to quente que modificou a temperatura da regio. O p de rabanete virou milho de pipoca, cresceu tanto que a copa alcanou a ionosfera e produziu milhes de espigas, cujos gros gigantescos caam sobre a terra. A temperatura elevada, porm, assava os gros, fazendo-os explodirem. O Acaso preocupou-se. Que fazer? Haviam colocado responsabilidades vitais em suas inexistentes mos. Correu Biblioteca Pblica, decidido a procurar nos livros alguma lei natural que pudesse voltar a organizar tudo novamente, acabando com aquele terrvel caos provocado por ele, mas o primeiro livro que tocou desfez-se, pois as molculas que o formavam dispersaram-se, j que tinha sido quebrada a lei natural que as mantinha coesas.

Era uma situao absolutamente nova e inesperada. O pobre do Acaso no tinha a menor ideia de como solucionar tantos e to graves problemas. Ele se acostumara a marcar sua presena dentro da vida, numa organizao perfeita, regida pelas leis universais, mas agora no conseguia mais identificar-se, nem situar-se na nova posio. Bem, ns vamos deixar a concluso desse conto para a prxima aula de valores humanos. AULA 87 As terrveis funes do acaso Parte 02 Na ltima aula de valores humanos, comeamos a narrativa sobre o sonho de Mariazinha. Quem se lembra disso? O professor deve incentivar respostas. Ns tnhamos ficado no ponto em que o Acaso tinha passado a dominar o planeta Hipotlus. Por onde passava, tudo virava um caos, porque os cientistas haviam decretado que Deus no existia e que tudo era obra do Acaso. Com isso, tambm no havia mais leis naturais para regerem as coisas. O pobre do Acaso no tinha a menor ideia de como solucionar tantos e to graves problemas. Resolveu, ento, apelar para Deus. Talvez Deus pudesse ouvi-lo e recolocar as coisas em seus devidos lugares. Ajoelhouse e tentou a prece, mas seu pensamento, ao sabor do acaso, no conseguia dizer o que deveria. Desistiu. Os governantes tambm decidiram apelar para Deus, como sempre haviam feito nos momentos de aflio. Convocaram os canais de televiso e as emissoras de rdio para uma cadeia mundial de orao, mas, como os eventos em Hipotlus j eram todos determinados pelo Acaso, este no se fez presente para comandar os equipamentos, e eles no funcionaram. O rdio ficou mudo, e a tev sem imagem e sem som. No auge da aflio, o alto comando do planeta enviou mensagens e mensageiros a todos os governos, ordenando a convocao geral da populao para atos de f, mas a Internet no funcionou, os avies no decolaram, os aparelhos de fax estavam parados, e, nos telefones, no havia nem mesmo o sinal de ocupado. Enquanto isso, o elefante do jardim zoolgico, desgovernado pelo Acaso, cresceu tanto que sua cabea alcanou uma altura de 12.000 metros, sua tromba deu uma volta no planeta. Ao respirar, causava terrveis tempestades, e cada passada sua gerava terremotos. Em duas horas, bebeu toda a gua potvel de Hipotlus, secando rios, fontes e lagos.

Os mais fracos j morriam de sede, enquanto os mais fortes agonizavam. As pipocas gigantes continuavam caindo e explodindo. O sofrimento de todos os reinos da natureza era terrvel, at que duas pipocas gigantes caram numa mina de urnio, gerando uma reao em cadeia e... Hipotlus explodiu, desintegrando-se. O Acaso, apavorado com seus atos, ficou to traumatizado que levaria muitos milhes de anos para se recompor. Com a exploso, Mariazinha sentiu-se espalhada pelo espao, distribuda ao longo da rbita daquele planeta. Chorou amargamente, desesperadamente, pedindo ajuda, e logo percebeu que se formava uma leve corrente de emoes ao longo da rbita do extinto Hipotlus. Aos poucos, os fragmentos de ideias, sensaes e sentimentos iam-se reagrupando e tomando forma, movimentados e atrados por uma fora identificada como sendo o amor. Percebeu que essa fora poderosa e inteligente era do Ser Supremo, Criador de todas as coisas, e sentiu-se consolada e acalentada. Mariazinha demorou a perceber que j estava acordada e que tudo no passara de um sonho, mas, a partir de ento, quando ouve algum dizer que Deus no existe e que tudo obra do acaso, ela faz um ar misterioso, sorri e fica calada. Acha que no vale a pena discutir opinies. Se houver tempo, o professor deve socializar o tema. AULA 88 Sentimentos Parte 01 O escritor cearense Luiz Gonzaga Pinheiro define alguns sentimentos de uma forma bem sugestiva. Vamos analis-las. Entendimento: quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado no reclama. Se vocs se encontrassem numa situao dessas, caminhando atrs de um velhinho vagaroso, numa calada estreita, reclamariam? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Orgulho: quando a gente uma formiga e quer convencer os outros de que um elefante. Esse um procedimento comum a pessoas que no possuem valores prprios suficientes para sentir-se bem consigo mesmas. Ento, desejam convencer os outros de que so superiores em alguma coisa. Quem possui riqueza interior, no sente necessidade de aparecer.

Mgoa: um espinho que a gente coloca no corao e se esquece de retirar. Vamos fechar os olhos para melhor podermos nos concentrar e vamos fazer vinte segundos de silncio a fim de sentir o nosso interior e perceber se temos algum espinho de mgoa cravado no corao. (vinte segundos) O professor deve perguntar quem encontrou algum desses espinhos cravados no corao. Vamos fazer o exerccio do perdo, para acabar com qualquer mgoa que possamos ter. Fechem os olhos e respirem fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Vamos imaginar que estamos no campo... (trs segundos) Em torno de ns, h muitas flores, vermelhas, azuis, branquinhas, que exalam suave perfume. Olhamos em torno e percebemos que uma luz diferente comea a clarear a paisagem, e, por meio das flores, um anjo vem caminhando em nossa direo. Seu passo calmo, e o semblante belo e sereno. Todo o seu ser irradia bondade e amor. (trs segundos) Ele para diante de ns, sorri com muita ternura e diz: No vale a pena guardar mgoas nem rancores, porque eles envenenam a alma. O melhor perdoar... porque o perdo acalma, pacifica e deixa a alma leve e bem mais feliz. E assim, diante daquele anjo, envolvidos em seu amor, sentimos nosso corao cheio de paz, de amor e de perdo. Pensamos ento nas pessoas que nos magoaram ou nos maltrataram e perdoamos, perdoamos de todo corao. O anjo nos sorri novamente e segue caminho, deixando em nossas almas uma sensao maravilhosa de amor e de alegria. Vamos abrir tranquilamente nossos olhos e deixar que essa sensao to boa de amor e de perdo permanea em nossos coraes. Na prxima aula de valores humanos, vamos voltar a esse assunto. AULA 89 Sentimentos Parte 02 Na ltima aula de valores humanos, falamos sobre a forma sugestiva como o escritor Luiz Gonzaga Pinheiro define alguns sentimentos. Vamos continuar essa anlise. Ele diz:

Perdo: uma alegria que a gente se d e que pensava que jamais a teria. Algum de vocs j passou por uma experincia dessa natureza, ou seja, um ato de perdo que gerou alegria? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Raiva: quando colocamos uma muralha no caminho da paz. A paz uma conquista to valiosa que vale a pena o maior esforo para consegui-la e mant-la. Ento, reflitam sobre a importncia de no cultivarmos raiva. Sempre que tivermos motivos para isso, respiremos fundo algumas vezes, procurando relaxar, e deixemos que a raiva escoe de ns, deixando nosso interior tranquilo e em paz. Algum de vocs j conseguiu livrar-se da raiva dessa forma? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Agora, eu gostaria que vocs comentassem a definio do autor em questo, sobre a simplicidade. Ele diz: Simplicidade: o comportamento de quem comea a ser sbio. O professor deve incentivar os comentrios e socializ-los. AULA 90 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, fizemos uma narrativa sobre o sonho de Mariazinha com o planeta Hipotlus. Quem lembra como foi esse sonho? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que, no sonho de Mariazinha, o Acaso tomou conta daquele planeta porque os cientistas haviam decretado que Deus no existe e que tudo que h obra do Acaso. O sonho de Mariazinha mostra o quanto absurda essa teoria de que tudo que existe obra do acaso, porque em tudo, no universo, se v um comando infinitamente inteligente e poderoso, sem o qual tudo seria o caos. A esse comando se d muitos nomes, como Deus, O Altssimo, o Grande Arquiteto do Universo, a Causa Primria de todas as Coisas, etc., e cada qual o entende a sua maneira.

Tambm falamos sobre a forma sugestiva como o escritor cearense Luiz Gonzaga Pinheiro define alguns sentimentos. Quem lembra como ele definiu o orgulho? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que tal definio foi a seguinte: Orgulho: quando a gente uma formiga e quer convencer os outros de que um elefante. Quem lembra o que ele falou a respeito da mgoa? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que ele disse: Mgoa: um espinho que a gente coloca no corao e se esquece de retirar. Vamos agora a um gesto de solidariedade. Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos) Pensem em si mesmos com muito carinho. Imaginem seus corpos envolvidos numa luz branda, cheia de paz. (cinco segundos) Pensem agora nas pessoas que esto doentes (trs segundos), nas pessoas que esto passando fome ou que no tm onde morar (trs segundos), nas crianas abandonadas... (trs segundos) Agora eu vou fazer uma prece, e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor Deus, pedimos tua ajuda para todas as pessoas que esto doentes neste momento. Ajuda a todos que esto passando fome ou no tm onde morar. Ampara as crianas abandonadas e ajudaas a encontrar algum que cuide delas. Finalmente agradecemos por tudo, pela natureza, pela vida, por aqueles que cuidam de ns e principalmente pelo amor. Assim seja. Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que o amor, a fraternidade. AULA 91 Inferioridade Um samurai, conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade, foi visitar um monge Zen em busca de conselhos. Porm, assim que entrou no templo onde o mestre rezava, sentiu-se inferior e concluiu que, apesar de ter lutado toda a sua vida por justia e paz, no tinha sequer chegado perto ao estado de graa do homem que tinha sua frente. Por que razo estou me sentindo to inferior ao senhor? perguntou o samurai. E continuou:

J enfrentei a morte muitas vezes, defendi os mais fracos, sei que no tenho nada do que me envergonhar, mas, ao v-lo meditar, senti que a minha vida no tem a menor importncia. Espere respondeu o mestre. Assim que eu tiver atendido todos os que me procurarem hoje, eu dou-te a resposta. Durante o resto do dia, o samurai ficou sentado no jardim do templo, a olhar para as pessoas que entravam e saam procura de conselhos. Viu como o monge atendia a todos com a mesma pacincia e com o mesmo sorriso luminoso no seu rosto. Mas o seu estado de nimo ficava cada vez pior, pois tinha nascido para agir, no para esperar. De noite, quando todos j tinham partido, ele insistiu: Agora, o senhor j pode me responder? O mestre pediu que entrasse e conduziu-o at o seu quarto. A lua cheia brilhava no cu, e todo o ambiente inspirava uma profunda tranquilidade. Ests vendo como a lua linda? Ela vai cruzar todo o firmamento, e amanh o sol tornar de novo a brilhar. S que a luz do sol muito mais forte e consegue mostrar os detalhes da paisagem que temos nossa frente: rvores, montanhas, nuvens. Tenho contemplado os dois durante anos e nunca escutei a lua dizer: Por que no tenho o mesmo brilho do sol? Ser que sou inferior a ele? Claro que no respondeu o samurai. Lua e sol so coisas diferentes, e cada um tem sua prpria beleza. No podemos comparar os dois. Ento, tu sabes a resposta falou o mestre. Somos duas pessoas diferentes, cada qual a lutar sua maneira por aquilo que acredita e a fazer o possvel para tornar este mundo melhor; o resto so apenas aparncias. Vamos ver quem entendeu bem o significado desse conto? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. AULA 92 Desiderata Desiderata o ttulo de um texto muito bonito que foi encontrado na velha igreja de Saint Paul, em Baltimore, nos Estados Unidos, em 1692. A Desiderata traz orientaes to importantes para as pessoas, que vale a pena conferir. Um certo trecho, por exemplo, diz assim: Se voc se comparar com os outros, tornar-se- presunoso e magoado, pois haver sempre algum superior e algum inferior a voc. O que vocs entenderam sobre esses dizeres?

O professor deve incentivar respostas. Vamos repetir esse trecho da Desiderata. Ele diz assim: Se voc se comparar com os outros, tornar-se- presunoso e magoado, pois haver sempre algum superior e algum inferior a voc. Quando nos comparamos com os outros, podemos nos sentir humilhados se o outro for algum superior a ns, e essa humilhao nos causa mgoa. Se aquele com quem nos comparamos for inferior a ns, podemos nos tornar presunosos. Ento, no bom ficarmos nos comparando com os ouros. Ao invs disso, devemos procurar sempre ser melhores, mais estudiosos, mais educados, mais fraternos, sem nos ocupar em fazer comparaes, porque os valores verdadeiros, desses que temos tratado em nossas aulas, do contentamento a quem os possui. Quem de vocs tem o hbito de ficar se comparando com os outros? O professor deve incentivar respostas. Observem que, ao nos compararmos com os outros, estamos procurando encontrar os pontos nos quais sabemos que somos superiores. Dificilmente procuramos analisar aqueles pontos nos quais somos inferiores. Algum sabe explicar por qu? O professor deve incentivar respostas. Por causa do nosso orgulho, queremos sempre ser superiores aos outros, mas bom lembrar que o orgulho um valor negativo. Mas h uma forma correta de procurarmos nos comparar com os outros. Algum sabe qual ? O professor deve incentivar respostas. A forma correta de nos comparar com os outros procurando os pontos nos quais sabemos que somos inferiores, com a finalidade de tlos como exemplos para nos melhorarmos. AULA 93 Jesus Amar e perdoar Vocs se lembram da histria da Mariazinha e do seu sonho sobre o planeta Hipotlus? Lembram que os cientistas de l haviam concludo que no existia Deus, ou seja, um ser superior responsvel pelas leis universais e pelo comando do universo? Com isso, o acaso tomou conta

de tudo, e a confuso foi tamanha que o planeta acabou explodindo. Pois bem. Depois que Hipotlus explodiu, Mariazinha sentiu-se espalhada ao longo da rbita daquele planeta. Foi a que ela apelou para Deus, o Ser Supremo, recebendo a ajuda de que precisava. Mariazinha tinha ficado muito impressionada com aquele sonho e resolveu saber mais sobre a questo de religiosidade, de f. Foi ento procurar, na biblioteca do pai, alguns livros sobre Deus e achou a Bblia. Folheou daqui e dali e sentiu-se interessada pela histria de Jesus. Mariazinha gostava muito de ler, porque sentia como se estivesse participando das histrias que lia. Assim, lendo a histria de Jesus, era como se ela estivesse l, percorrendo os caminhos da Galilia com ele e seus discpulos, andando beira do mar, ou sentada a seus ps quando ele subia ao alto do monte para falar multido de pessoas que acorriam para escut-lo. Era confortador ouvir Jesus quando dizia que Deus como um pai que acode seus filhos na hora da aflio. Mas achou meio estranho quando ele disse que o maior dos mandamentos Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. a que mora a dificuldade pensou Mariazinha. Se temos de amar o prximo, ou seja, todas as pessoas, ento precisamos amar tambm as pessoas desagradveis e at mesmo nossos inimigos. Foi procurar o pai, seu Geraldo, para quem explicou suas dvidas, e perguntou: Acha que possvel olhar para um inimigo e sentir amor por ele? Bem, minha filha respondeu-lhe o pai acredito que Jesus no quis dizer exatamente amar um inimigo, porque isto impossvel, contrrio nossa natureza humana. Quando pensamos num amigo, nosso corao se abre, feliz, com essa lembrana, mas, quando pensamos num inimigo, nosso corao no pode se abrir assim, porque se trata de algum em quem no podemos confiar. Eu acredito que Jesus quis dizer que no devemos odiar nossos inimigos, mas sim perdoar-lhes e desejar-lhes o melhor. Quer dizer que no devemos desejar o mal para nossos inimigos... Seu Geraldo pensou por instantes e disse: Sabia que todos os ensinamentos de Jesus tm fundo cientfico? Como assim, papai? perguntou Mariazinha, curiosa. Veja s que interessante respondeu seu Geraldo. Pesquisas cientficas vm comprovando que sentir dio e rancor faz mal sade, mas o perdo e o amor fazem muito bem ao nosso organismo, fortalecem o sistema imunolgico. Mariazinha ficou pensativa por instantes e comentou: Estou comeando a achar que Jesus foi um cientista e tanto.

E ns? Ser que sentimos dio por algum? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, focando a importncia do perdo. AULA 94 Pssaros Quem aqui gosta de pssaros O professor deve incentivar respostas. Os pssaros so dos mais belos animais. Alm disso, eles nos alegram a vida com seus gorjeios, com a beleza e a graa dos seus movimentos. Mesmo assim, existem pessoas e at crianas que gostam de caar passarinhos s pelo prazer de se sentir mais fortes, mais poderosas. Algum de vocs gosta de caar passarinhos? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. Quem caa passarinhos ou maltrata seres indefesos no forte nem poderoso, mas sim covarde. Os pssaros e tantos outros animaizinhos existem para alegrar a vida dos seres humanos. Alm disso, eles prestam inmeros benefcios natureza. Vamos ver quantos tipos de pssaros vocs conhecem... O professor deve incentivar respostas e socializar o tema. AULA 95 Reviso Nas ltimas aulas de valores humanos, narramos o conto do samurai, conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade. Ele, ao visitar um monge Zen em busca de conselhos, sentiu-se inferior e concluiu que, apesar de ter lutado toda a sua vida por justia e paz, no chegava sequer perto do estado de evoluo do monge. Quem se lembra da lio que o monge lhe deu? O professor deve incentivar respostas, lembrando que o monge lhe fez ver que eles eram diferentes um do outro e que cada qual lutava sua maneira por aquilo em que acreditava, fazendo o possvel para tornar o mundo melhor; o resto so apenas aparncias.

Depois falamos sobre uma das orientaes apresentadas na Desiderata, aquele texto muito bonito que foi encontrado numa igreja, nos Estados Unidos, em 1692. Essa orientao diz: Se voc se comparar com os outros, tornar-se- presunoso e magoado, pois haver sempre algum superior e algum inferior a voc. Quem de vocs gosta de se comparar com os outros? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. Tambm falamos sobre a orientao de Jesus, que disse que o maior dos mandamentos Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. Isso deixou Mariazinha intrigada, pensando: Se temos de amar o prximo, ou seja, todas as pessoas, ento precisamos amar tambm as pessoas desagradveis e at mesmo nossos inimigos. Quem se lembra da explicao que seu pai, seu Geraldo, lhe deu a esse respeito? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que seu Geraldo explicou que os ensinamentos de Jesus tm fundo cientfico; que pesquisas cientficas vm comprovando que sentir dio e rancor faz mal sade, mas o perdo e o amor fazem muito bem ao nosso organismo e fortalecem o sistema imunolgico. Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar nossos ritmos internos. (dez segundos) Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha, no finalzinho da tarde. (trs segundos) Ao longe, vemos o mar, todo iluminado pelo sol do entardecer... Mais perto, a paisagem toda recortada por montanhas, rios e vales... No alto, algumas estrelas comeam a pontilhar o cu como se estivessem dizendo: Paz na Terra s pessoas de boa vontade. (trs segundos) Vamos pensar no Criador de todas as coisas e pedir a Ele, s no pensamento, para abenoar nosso planeta Terra (trs segundos); ajudar todas as pessoas a se tornarem mais fraternas, mais pacficas e mais justas (trs segundos); amparar os que esto sofrendo e abenoar a todos ns que aqui estamos e tambm os nossos lares. (trs segundos) Vamos abrir os olhos e continuar sentindo esse sentimento to bom que o amor fraterno. AULA 96

Duda e Edu x drogas A vida assim como um caminho que percorremos, indo e voltando. Na ida, vamos plantando sementes com as nossas aes; na volta, temos de colher aquilo que plantamos. Dessa forma, tudo que fazemos ou deixamos de fazer muito importante. Por isso, na aula de hoje, vamos relembrar aquele caso dos irmos gmeos, o Duda e o Edu. Eles eram de uma famlia muito bem situada. O Edu achava que no precisava se esforar para estudar porque a famlia podia sustent-lo. J o Duda entendia que era ele mesmo quem precisava cuidar do seu futuro, pois esse o dever de todo cidado. A fcil imaginar o que aconteceu. O Duda estudou, formou-se numa profisso da qual gostava muito; casou-se, teve filhos e vivia feliz com sua famlia. J o Edu faltava aula, no se importava com os estudos e passava a maior parte do tempo jogando video game. Aos 13 anos, como no gastava seu tempo com estudos, comeou a andar com garotos que usavam drogas. Duda procurou aconselh-lo, mas ele dizia que no iria ficar viciado, porque tinha controle sobre si mesmo e que fumar um baseado com os amigos de vez em quando no faria mal algum. S que fez mal, muito mal. Quando percebeu, Edu j estava completamente viciado, sem controle. Foi um horror! Todo o dinheiro da mesada ia para a compra de drogas. Aos poucos, foi usando drogas mais pesadas e, quando o dinheiro da mesada acabava, ele roubava. Roubava dos pais, dos colegas e at das amigas da me, quando iam visit-la. Um dia, sem dinheiro e desesperado para comprar drogas, apanhou o revlver do pai e saiu para assaltar. S que o homem a quem ele abordou reagiu, e Edu, nervoso, atirou nele, matando-o. Com isso, terminou num abrigo para menores perigosos. Ali viveu um verdadeiro inferno. Alm das condies precrias em que passou a viver, sentia falta da droga. Seu organismo, acostumado ao vcio, causava-lhe terrveis sofrimentos. Finalmente, depois de quatro anos infernais, foi solto e voltou para casa. Vocs acreditam que os sofrimentos de Edu terminaram por a? No, no terminaram. Ele tinha deixado de usar drogas, alis, ficava horrorizado s com a ideia de voltar a us-las. Mas esses vcios no se acabam assim, facilmente. Quem foi dependente de drogas um dia precisa passar o resto da vida se cuidando para no ter uma recada.

A conscincia de Edu vivia em brasas. Era horrvel quando se lembrava do homem que matara. Ficava perguntando a si mesmo: Ser que ele tinha famlia, filhos? Foi a que tomou uma deciso muito acertada. Voltou a estudar, desta vez com muita dedicao, e conseguiu se formar em medicina. Foi morar no interior e trabalhar no hospital da cidade. Ali, sempre chegavam pessoas feridas a bala. Edu, ento, lembrando-se do homem que matara, fazia tudo que podia para salv-las. Enquanto fazia a cirurgia para retirar a bala, ele ia orando, pedindo a Deus para ajud-lo e para ajudar o paciente a se salvar. Assim, em muitas ocasies, ele conseguiu salvar pessoas que dificilmente sobreviveriam e, sempre que isto acontecia, Edu sentia sua conscincia um pouquinho mais aliviada. O que vocs acharam dessa narrativa? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a maioria dos que agem como o Edu e ingressam no mundo das drogas no tm a mesma sorte que ele teve, mas acabam assassinados ou morrendo de overdose. AULA 97 Respeito pelo professor Vocs se lembram da Mariazinha, aquela garota que sonhou com o planeta Hipotalus, que explodiu? Pois bem. Certo dia, na escola, o Tito, um colega de sala da Mariazinha, xingou a professora ao ser repreendido por esta. A professora ia chamar a supervisora, mas Mariazinha pediu para falar. Concedida a permisso, ela foi para junto da mesa da professora e disse a seus colegas: Gente, vamos pensar um pouco. Ns precisamos ter muito respeito pelos nossos professores, porque, se no fossem eles, como seria a nossa vida? Nequinho, um aluno que sempre achava um jeito de mostrar sua m educao, gritou l do fundo da sala: Seria muito melhor. Teramos o dia inteiro para curtir a vida. Mariazinha no se importou e perguntou: Nequinho, seu pai faz o qu? Meu pai mdico respondeu com tom orgulhoso. Muito bem, Nequinho! exclamou Mariazinha. O seu pai, para ser mdico, o que foi que ele fez? Ora que pergunta boba, ele estudou medicina. Mariazinha deu um sorriso irnico e falou:

Pois bem, para seu pai poder estudar medicina, primeiro ele teve que aprender a ler, a escrever e todas as outras coisas que ns estamos aprendendo aqui na escola, no verdade? Nequinho estava to sem graa que nem respondeu, e Mariazinha continuou: Vocs sabiam que os professores tiveram que estudar muito, mas muito mesmo, para poder nos ensinar? Vocs sabiam que eles ganham pouco, que muitos deles precisam dar aulas pela manh, tarde e tambm noite, para poder manter suas famlias? Por que vocs acham que eles continuam com essa profisso, ganhando pouco e, ainda por cima, ouvindo desaforos de crianas sem educao? Mariazinha olhou para a professora, com um olhar carinhoso e agradecido, e continuou: Essa profisso, a de professor, uma misso de muito amor, de muito desprendimento, por isso precisamos respeitar nossos professores e tambm am-los. Isto importante para eles se sentirem recompensados pelos sacrifcios que fazem por ns e continuem a nos ensinar, pois, s assim, ns poderemos ter um futuro melhor. As crianas estavam emudecidas. Nunca tinham pensado assim e j olhavam para a professora com mais respeito e carinho. Mariazinha concluiu, dizendo: Vocs sabiam que muitos professores esto mudando de profisso por no aguentarem a grosseria e a agressividade dos alunos? Se todos eles mudarem de profisso, no teremos mais professores e ento, quando ficarmos adultos, que ser de ns? Sem estudo, vamos puxar carroa por a, para termos o que comer... Gostaram da ideia? Ao voltar para seu lugar, observando as expresses de seus colegas, Mariazinha teve certeza de que todos entenderam muito bem o que ela quis dizer e que tratariam de ser mais obedientes e educados a partir de ento. AULA 98 O inferno e o cu Conta-se que um samurai procurou um mestre e lhe perguntou o que era cu e o que era inferno. O mestre, ento, disse-lhe coisas muito ofensivas. Atacado em sua honra, o samurai teve um acesso de fria e, sacando da espada, berrou: Eu poderia mat-lo por sua impertinncia! Com um tom levemente zombeteiro, o mestre explicou: Isso o inferno.

O samurai ficou espantado com a verdade que percebia na explicao do mestre, pois, naquele momento de raiva, ele estava se sentindo verdadeiramente no inferno. Mais calmo, embainhou a espada e sorriu, fazendo uma reverncia ao mestre, que com largo sorriso, voltou a explicar: E isso o cu. Quem de vocs entendeu o significado desse conto? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. AULA 99 O ponto preto O professor deve fazer um ponto preto numa folha de papel branco e perguntar aos alunos o que eles esto vendo ali. Todos diro que esto vendo um ponto preto. Est errado. O que vemos um espao branco cercando um pequeno ponto escuro. Vocs esto percebendo como que costumamos ver os outros? Em geral, vemos logo os erros dos outros, as coisas negativas que eles apresentam e at mesmo as roupas que usam e que podemos tachar como cafonas ou feias. Dificilmente observamos as qualidades das pessoas ou as boas aes que praticam. A prpria mdia televiso, rdio, jornais sempre d muita publicidade a crimes e a tudo que ruim. Mas h muita coisa boa no mundo para se ver; existem pessoas maravilhosas que dedicam suas vidas para ajudar os outros; h pessoas que trabalham intensamente cuidando da natureza, defendendo as matas, os rios, os animais... O professor deve pedir metade da turma para dizer em que profisses as pessoas ajudam outras. A outra metade deve citar situaes em que as pessoas cuidam da natureza, incluindo animais. AULA 100 Reviso Na ltima aula de valores humanos, contamos sobre a valiosa lio que Mariazinha deu a seus colegas, falando sobre a necessidade de se respeitar os professores, j que so estes que ensinam as crianas a ler, a escrever e todas as outras coisas que so ensinadas na escola. Disse tambm que todas as pessoas que hoje tm uma formao

superior ou tcnica e todos que so alfabetizados tiveram a dedicao de um professor ou professora para ensin-los. Que mais Mariazinha falou? O professor deve incentivar respostas e socializ-las, lembrando que Mariazinha perguntou se os colegas sabiam que os professores tiveram que estudar muito, mas muito mesmo, para poder ensinar, que ganham pouco, que muitos deles precisam dar aulas pela manh, tarde e tambm noite, para poder manter suas famlias. A seguir, Mariazinha perguntou: Por que vocs acham que os professores continuam com essa profisso, ganhando pouco e, ainda por cima, ouvindo desaforos de crianas sem educao? E deu ela mesma a resposta, dizendo: Essa profisso, a de professor, uma misso de muito amor, de muito desprendimento. Por isso, precisamos respeitar nossos professores e tambm am-los. Isto importante para eles se sentirem recompensados pelos sacrifcios que fazem por ns e continuarem a nos ensinar, pois, s assim, ns poderemos ter um futuro melhor. O que vocs acham dessas palavras de Mariazinha? Concordam com elas? O professor deve incentivar respostas e socializ-las. E Mariazinha conclui sua fala, perguntando: Vocs sabiam que muitos professores esto mudando de profisso por no aguentarem a grosseria e a agressividade dos alunos? Se todos eles mudarem de profisso, no teremos mais professores. Ento, quando ficarmos adultos, que ser de ns? Sem estudo, vamos puxar carroa por a, para termos o que comer... Gostaram da ideia? Bem, agora vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos) Vamos imaginar que estamos numa nave espacial estacionada grande altura e de onde vemos a Terra girando lindamente no espao. (trs segundos) Pensemos agora com muito amor no nosso planeta, como se o estivssemos abraando com muito carinho. Afinal, trata-se da nossa casa csmica, no ? (trs segundos) Pensemos nas belezas da natureza, nas matas verdes (trs segundos), nos oceanos azuis (trs segundos), nas cordilheiras geladas (trs segundos), nas terras frteis onde so plantados alimentos que nutrem os seres humanos e muitos animais... (cinco segundos) Vamos envolver a Terra num sentimento de amor e de paz. (dez

segundos) Agora vamos abrir os olhos e continuar sentindo esses sentimentos to bons que so o amor e a paz.

FIM

Anda mungkin juga menyukai