Anda di halaman 1dari 32

Sistemas Operacionais Livres

Escolha sua Distro e faa parte do Movimento Software Livre!

Perfil:
Nome: Fernando Pereira dos Santos Nick: fairhonath Idade: 27 anos Religio: Cristo Time de Corao: Ava Futebol Clube Hobbies: Surfar, Pedalar, Pelada de Futebol e Tnis de Campo Paixes: Movimento Software Livre e o Ava, por enquanto, hehe :)!

Eu: Quem?
2001: Primeiro contato com Linux; 2002: Ingresso no Cursos de Sistemas de Informao UNISUL; 2004-2006: Estudo sobre distribuies foco usurio final; 2008: Ps-Graduao em Software Livre: Gesto e Implantao de Projetos; 2008-...: Deciso de Fazer Parte da Comunidade de Software Livre e ser um Colaborador.

Agenda

Palavras do Apresentador; Sistemas Operacionais Livres; O que um ambiente grfico?; GNOME ou KDE?; Um pouco sobre Segurana; O que uma DISTRO (Distribuio); Como uma DISTRO entregue?; DISTROs Populares; Contato.

Palavras do Apresentador
O objetivo central desta apresentao mostrar alguns sistemas operacionais livres consolidados hoje na comunidade software livre; Sendo que ser explorado aqui S.O. que so prticos, considerados estveis e populares; Estes S.O. So capazes de serem utilizados no dia a dia como estao de trabalhos (desktops).

Sistemas Operacionais Livres

Grande nmero sua disposio; Muitos deles usados em equipamentos embarcados. Ex.: hubs e caixas eletrnicos; Outros so experimentais, ou seja necessidade de conhecimentos tcnicos.

Sistemas Operacionais Livres

Linux: Sistema Operacional Livre padro Unix; Kernel; Ferramentas de Gerenciamento do Sistema; Aplicativos; e um Ambiente Completo de Desenvolvimento.

Sistemas Operacionais Livres


UNIX: Sistema Operacional; Desenvolvido pela AT&T; 1960; Pai do Linux: Espalhou a Semente; Caractersticas: Formato de arquivos; Interpretadores de linhas de comandos; Sistemas de arquivos hierrquicos; Tratamento de dispositivos; Comunicao entre processos; Multiusurio; Segurana;

Sistemas Operacionais Livres


Um Sistemas Operacional Livre um conjunto de programa.

Sistemas Operacionais Livres


Kernel: ncleo do S.O., acesso ao hardware pelos aplicativos executados, partilhamento de recursos da mquina; Linus Torvalds: desenvolveu em 1991; Projeto GNU(Gnu is Not Unix): 1984, Richard Stallman.

Sistemas Operacionais Livres


LINUX x GNU: Linux (Kernel): possui licena GPL; 28% cdigo fonte de um Sistema Operacional Livre advm do projeto GNU; 3% de cdigo Linux(Kernel);

O que um ambiente grfico?


GUI (Graphic User Interface): Essencial em estaes de trabalho; o ponto mais delicado na aceitao do Sistema Operacional Livre; Interface amigvel sinnimo de produtividade do usurio final; Incio: preocupao era desenvolver um cdigo utilizvel, sem o foco no usurio final, surgem ento barreiras; Refinamento para que o Linux tivesse uma aceitao como ferramenta de trabalho, surgem ento os ambientes desktops GNOME e KDE.

O que um ambiente grfico?

Tanto GNOME como o KDE contam com uma sria de aplicativos bsicos, desenvolvidos em paralelo, como calculadoras, gerenciadores de arquivos, planilhas, editores de textos, entre outros, e so capazes de executar aplicativos criados especialmente para os mesmo (UnisulVitual, 2007)

O que um ambiente grfico?


A flexibilidade um dos pontos chaves dos Sistemas Operacionais Livres, no momento da instalao de algumas DISTRO possvel escolher qual o ambiente desktop padro, e at mesmo instalar mltiplos ambientes desktops Alm do mais possvel executar aplicativos de diferentes ambientes em apenas um ambiente instalado, bastando apenas instalar as bibliotecas necessrias para executar tal programa

GNOME ou KDE?
A escolha por uma ambiente grfico desktop da preferncia do Usurio O ambiente grfico faz parte do perfil do usurio, a identidade do usurio perante ao Sistema Operacional Livre Nunca esquea, estamos falado de Software Livre, ou seja, a customizao a marca registrada destes aplicativos

GNOME ou KDE?

Desktop Enviroment x Window Manager GNOME x WindowMaker

Um pouco sobre Segurana


A segurana nos Sistemas Operacionais Livres baseados em Unix sempre foi tratado como diferencial dentre outros sistemas existentes Caractersticas: Restries de acessos de usurio; Criao do root Super User (SU); Susceptibilidade a ataque de vrus e derivados; Sesses; Isolamento de aplicaes, arquivos e diretrios.

Um pouco sobre Segurana


fato: O Windows hoje enfrenta muitos problemas relacionados a segurana do sistema. Isto se d pela razo dele no ter nascido como Multiusurio, diferentemente do Unix. A herana de ceder total controle ao usurio final fez do Windows um sistema instvel, suscetvel a ataques de vrus e constantes falhas de segurana

O que so distribuies?

Hoje algumas distribuies se tornaram as facilitadoras para compilao e instalao do Kernel, dos seus aplicativos, ambiente de janelas, e tudo o mais

O que so distribuies?

Uma distribuio formada por um CD-ROM ou DVD formado pelo S.O., um conjunto de programas, ou pacotes, e um utilitrio de instalao e configurao do sistema

O que so distribuies?
O programa instalador/configurador, permite que a configurao do sistema operacional seja direcionada a um perfil de usurio, geralmente para servidor, desenvolvimento ou uso desktop Essa escolha faz uma seleo automtica dos pacotes necessrios ao tipo de utilizao indicada pelo perfil

O que so distribuies?

Os programas instaladores/configuradores esto cada vez mais sofisticados, chegando a fazer j a conexo com a rede e uma utilizao (opcional) da instalao antes de ser executado pela primeira vez (como por exemplo o Ubuntu)

Como uma DISTRO entregue?

Sistemas baseados em Linux em si so gratuitos; No entanto a DISTRO pode ser gratuito ou comercial;

Red Hat e SUSE: maiores distribuies que utilizam o modelo comercial, entregavam gratuitamente, porm o modelo de renda era o suporte prestado aos usurios, principalmente empresariais;

Com os passar dos anos essas empresas mudaram seu modelo de renda, passando a vender as distribuies, incluindo um tempo limitado ao suporte;

No entanto essas empresas incentivam verses gratuitas, para que continuem a se beneficiar das contribuies da comunidade que mantm os sistemas livres.

Como uma DISTRO entregue?


Na prtica existem quatro formas de entrega da distribuio: Compra da distribuio; Entrega da distribuio por meio de downloads; Para minimizar a quantidade de discos a serem baixados da rede, existem distribuies mnimos, que consistem em uma imagem ISO, com o Kernel , um programa instalador e um pequeno nmero de aplicativos; Outro tipo de distribuio so aquelas que no necessitam ser instalados para serem executados, so os cados dos LIVEs.

DISTROs Populares
Entre as distribuies mais tradicionais encontram-se: Red Hat; SUSE; Mandriva; Debian; Slackware; Fedora; OpenSUSE; Ubuntu.

DISTROs Populares

Red Hat: 1995; Uma das mais antigas e estveis distribuies; Possui ferramenta de auto atualizao semiautomtica; Comercial: acesso e suporte por assinatura anual.

DISTROs Populares
SUSE: Distribuio paga; Pacote com manual, um DVD e cinco Cds; Instalao e ambiente disponveis em Portugus do Brasil; Assistncia tcnica limitada; Vrias verses para atender a diferentes configuraes empresariais.

DISTROs Populares
Mandriva: Distribuio gratuita e comercial; Facilidade de instalao e configurao com redimensionamento de partio NTFS (sem mesmo de ser instalada em um mesmo disco); Grande comunidade de assistncia; Sistema de manuteno de pacotes derivado do RPM.

DISTROs Populares

Fedora: Patrocinada pela Red Hat; Completamente gratuita e livre; Possui ferramente de auto atualizao semiautomtica; No possui assistncia comercial.

DISTROs Populares
OpenSUSE: Distribuio gratuita por download http, ftp e bitTorrent; Disponvel a verso estvel e a em desenvolvimento; Disponvel para processadores Intel de 32 e 64 bits e PPC; Instalao e ambiente disponveis em Portugus do Brasil.

DISTROs Populares
Ubuntu: Distribuio totalmente gratuita; Ciclo de distribuio de 6 meses, assistncia de 18; Notria pela facilidade de instalao e manipulao de pacotes; Grande comunidade de desenvolvedores e usurios, com muito apoio disponvel na Internet; Sistema de gerenciamento de pacotes APT; Desenvolvida desde o incio com o intuito de ser disponvel em vrias lnguas, incluindo portugus do Brasil.

Contato

@fairhonanth fairhonanth@live.com fairhonanth@gmail.com Ekiga Softphone: fairhonanth

Anda mungkin juga menyukai