Anda di halaman 1dari 98

A

AAS - cido Acetilsalicilico Nome do sal: cido Acetilsalicilico Indicao: angina pectris instvel, profilaxia do IAM e aps cirurgia arterial; AVE isqumico, trombose dos vsos coranarianos, trombose venosa e embolia pulmonar Forma de apresentao: comprimidos de 100mg e 500mg. Frascos de 10ml (200mg/ml) de soluo (gotas). comprimidos tamponados de 325mg. Contra-indicao: hipersensibilidade, lcera gastrintestinal, sangramento gastrintestinal, criana ou adolescente com varic ela, durante a gestao. Grupo a qual pertence o medicamento: analgsico, antiagregante plaquetrio, antiflamatrio no-esteride, antitrmico, antireumtico. CIDO ACETILSALICLICO 1. DESCRIO DO FRMACO Nome: cido Acetilsaliclico DCB: cido Acetilsaliclico Apresentao: Comprimidos 100 mg e 500 mg 2. CLASSE TERAPUTICA Antiinflamatrio no esteroide; analgsico; antipirtico; antiagregante plaquetrio 3. INDICAES PRINCIPAIS Usos teraputicos: Dor leve a moderada, incluindo dismenorreia; doenas r eumticas e outros distrbios musculoesquelticos; febre; enxaqueca; doenas cerebrovasculares; infarto do miocrdio. Dosagem: Crianas: Analgsico e antipirtico: 40 a 60 mg/kg/dia, VO, de 6/6 h; no exceder 60 a 80 mg/kg/dia. Dose mxima diria de 3.600 mg. Anti-inflamatrio: Dose inicial de 60 mg/kg/dia, VO, de 6/6 h; aumentar at 100 mg/kg/dia, VO, de 6/ 6 ou 8/8 h. Dose mxima diria de 3.600 mg. Anti-agregante plaquetrio: 1 a 2 mg/kg/dia, VO. Adolescentes e adultos: Analgsico e antipirtico: 300 a 9 00 mg, VO, de 4/4 ou 6/6 h. Dose mxima diria de 4.0 mg. Anti -inflamatrio: 1.0 a 1.500 mg, VO, de 6/6 h. Dose mxima diria de 6.0 mg. Anti - agregante plaquetrio: Profilaxia: 75 a 150 mg/dia, VO. Tratamento: 150 a 300 mg/dia, VO. Ajuste de dose: Insuficincia renal ou heptica. 4. ALERTAS Precaues: Asma e estados alrgicos, insuficincia renal ou heptica, perodo pscirrgico (risco de hemorragias), idosos, deficincia de GFDH, desidratao, hipertenso arterial no co ntrolada. Contraindicaes: Hipersensibilidade ao frmaco e outros 3AINEs; crianas e adolescentes com febre, desidratao ou com suspeita de quadro viral (risco de Sndrome de Reye); ulcerao gastrintestinal ativa; hemofilia e outros distrbios de coagulao; gota. Efeitos adversos: Nusea, dispepsia, ulcerao gastrintestinal com sangramento oculto, outros quadros hemorrgicos (incluindo subconjuntival), tinito, vertigem, confuso mental, reaes de hipersensibilidade, aumento do tempo de sangramento, e dema, miocardite, trombocitopenia. Interaes: Acetazolamida, cido valproico, alendronato, anticidos, anticoagulantes, anti -inflamatrios esteroides e no

esteroides, ativadores de plasminognio recombinante, bloqueadores de canais de clcio, clcio, cap saicina, clorpropamida, espironolactona, etanol, fenindiona, furosemida, glibenclamida, IECA, insulina, metotrexato, nitroglicerina, probenecida, quinidina, sulfinpirazona, tolbutamida, vacina contra varicela. Gravidez: Categoria C. Lactao: Excretado no leite materno; uso inseguro. Via de excreo principal: Renal. 6. ORIENTAO NA DISPENSAO Tomar com comida, leite ou bastante gua. No ingerir bebidas alcolicas. 7.Assistncia de Enfermagem: 1-Instruir o paciente/cliente ao uso da medicao conforme a recomendao mdica, e 3-Anti-inflamatrio no esteroides.
7.Assistncia de Enfermagem: 1-Instruir o paciente/cliente ao uso da medicao conforme a recomendao mdica, e jamais interromper o tratamento sem a autorizao mdica, assim como aumentar o n de doses sem o conhecimento do mdico; 2-Informar o paciente sobre as reaes adversas medicamentosas mais frequentes, principalmente as intolerveis, as principais reaes adversas so: as reaes adversas mais comumente associadas ao Aciclovir tm sido aquelas relacionadas ao trato gastrintestinal, como nuseas, vmitos, diarreia e dores abdominais. Foram relatadas erupes cutneas em alguns pacientes, que desapareceram espontaneamente com a descontinuao do tratamento. Outras reaes relatadas: aumentos na ureia e creatinina sangunea; pequenos decrscimos nos ndices hematolgicos; cefaleia; fadiga e distrbios neurolgicos (confuso). 3-As interaes medicamentosas devem ser observadas quando com o uso de outras drogas, em geral fazem a interao medicamentosa com: Interao medicamentosa: a probenecida aumenta a meia-vida mdia do aciclovir e a rea sob a curva de concentrao plasmtica. Outras drogas que afetam a fisiologia renal poderiam potencialmente influenciar a farmacocintica do aciclovir. 4-Orienta-se que o paciente no use este medicamento com outros tipos de drogas sem o

Atualizado em 2011

AMINOFILINA
Ver preo (R$) AMINOFILINA

Comprimidos Soluo Injetvel

FORMA FARMACUTICA E APRESENTAES - AMINOFILINA


Comprimidos: caixa com 20 comprimidos de 200mg.Soluo Injetvel: caixa com 50 ampolas de 10ml (24mg/ml). USO PEDITRICO E ADULTO COMPOSIO: Cada comprimido contm: Aminofilina 200 mg (na forma anidra) Excipientes: manitol, polividona, estearato de magnsio, silicato de magnsio, corante amarelo FD&C (s para 200 mg). Cada ampola de 10 ml da soluo injetvel contm: Aminofilina 240 mg (na forma bihidratada) Excipientes: gua para injeo.

INFORMAES AO PACIENTE - AMINOFILINA


AO ESPERADA DO MEDICAMENTO: Indicado no tratamento de asma brnquica, bronquite, insuficincia respiratria e cardaca. CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO: Conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor, luz e umidade. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricao (vide cartucho). No use medicamento com o prazo de validade ve ncido, pois, alm de no obter o efeito desejado, voc estar prejudicando sua sade. GRAVIDEZ E LACTAO: O uso seguro durante a gravidez e a lactao no foi estabelecido. Portanto, a amincifilina s deve ser administrada a gestantes ou lactantes se o mdico julgar que os benefcios potenciais ultrapassem os possveis riscos. Informe seu mdico a ocorrncia de gravidez na vigncia do tratamento ou aps o seu trmino. Informe seu mdico se est amamentando. CUIDADOS DE ADMINISTRAO: Como todo medicamento, no deve ser utilizado no primeiro trimestre da gravidez e, se esta ocorrer, o mdico deve ser imediatamente informado. Podem surgir reaes adversas, principalmente disppticas, que desaparecem com a administrao de anticidos. Tanto a administrao como a suspenso do tratamento devero ser feitas sob orientao mdica. Siga a orientao do seu mdico, respeitando sempre os horrios, as doses e a durao do tratamento. No interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu mdico. REAES ADVERSAS: Informe seu mdico o aparecimento de reaes desagradveis, como: distrbios gastrintestinais ( nuseasou vmitos). TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS. CONTRA- INDICAES E PRECAUES: O produto no deve ser usado por: Gastrite ativa; lcera pptica ativa ou histria de lcera pptica; hipersensibilidade conhecida aminofilinaou teofilina. Informe seu mdico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio, ou durante o tratamento. NO TOME REMDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SADE.

INFORMAES TCNICAS - AMINOFILINA


CARACTERSTICAS:A aminofilina causa dilatao dos brnquios e dos vasos pulmonares, atravs do relaxamento da musculatura lisa. Dilata tambm as artrias coronrias e aumenta odbito cardaco e a diurese. A aminofilina exerce efeito estimulante sobre o SNC e a musculatura esqueltica. Pode ser administrada durante perodos prolongados, por via oral, parenteral e por inalao. A aminofilina apresenta as propriedades farmacolgicas gerais da teofilina (1,3 dimetilxantina), a qual um sal solvel. Os seus principais empregos em medicina esto relacionados com suas aes estimulantes do miocrdio e

vasodilatadora das coronrias, aos seus efeitos broncodilatadores e relaxantes da musculatura lisa, sua ao diurtica e ao seu efeito estimulante sobre o centro respiratrio.

INDICAES - AMINOFILINA
Pneumologia: Asma brnquica, bronquites aguda e crnica, enfisema, outras causas de insuficincia respiratria com componente obstrutivo. Cardiologia: Insuficincia cardaca esquerda (dispnia aos esforos, asma cardaca, dispnia noturna paroxstica, edema agudo do pulmo), insuficincia cardaca congestiva , cor- pulmonale, como adjuvante na insuficincia coronariana. Nefrologia: Potencializadora do efeito dos diurticos em nefropatias com importante componente edematoso. Neurologia: No vaso- espasmo cerebral.

CONTRA-INDICAES - AMINOFILINA
Gastrite ativa; lcera pptica ativa ou histria de lcera pptica; hipersensibilidade conhecida aminofilina ou teofilina.

PRECAUES E ADVERTNCIAS - AMINOFILINA


ATENO: NO MISTURE MEDICAMENTOS DIFERENTES. A TROCA PODE SER FATAL. CERTIFIQUE SE DE QUE EST SENDO ADMINISTRADO O MEDICAMENTO PRESCRITO. DEVE- SE TER EXTREMO CUIDADO PARA NO TROCAR AS AMPOLAS COM SOLUES DIFERENTES. A injeo I.V. de aminofilina deve ser realizada bem devagar nos pacientes com cardiopatia severa, hipertenso ou hipertiroidismo. As crianas so especialmente sensveis aminofilina. Portanto, leia atentamente as recomendaes para o uso peditrico em "Posologia".

INTERAES MEDICAMENTOSAS - AMINOFILINA


Adrenocorticides, glicocorticides e mineralocorticides: o uso simultneo com a aminofilina e injeo de cloreto de sdio, pode resultar em hipernatremia.Fenitona,ou primidona ou rifampicina: - o uso simultneo pode estimular o metabolismo heptico, aumentando a depurao da teofilina. O uso simultneo da fenitona com as xantinas pode inibir a absoro da fenitona, resultando em concentra es sricas menores de fenitona; as concentraes sricas dessas substncias devem ser determinadas durante a terapia, podendo ser necessrios ajustes na posologia, tanto da fenitona como da teofilina. Betabloqueadores: o uso simultneo pode resultarem i nibio mtua dos efeitos teraputicos; alm disso, pode haver diminuio da depurao da teofilina, especialmente em fumantes. Cimetidina, eritromicina, ranitidina ou troleandomicina: - o uso simultneo com as xantinas pode diminuir a depurao heptica da teofilina, resultando em concentraes sricas aumentadas de teofilina e/ou toxicidade. Fumo: a cessao do hbito de fumar pode aumentar os efeitos teraputicos das xantinas, diminuindo o metabolismo e consequentemente, aumentando a concentrao srica; a normalizao da farmacocintica da teofilina pode demorar de 3 meses a 2 anos para ocorrer, podendo ser necessrios ajustes da posologia. O uso das xantinas em fumantes, resulta em depurao aumentada da teofilina e concentraes sricas diminudas de teofilina, sendo que os fumantes podem requerer uma posologia 50 a 100% maior.

REAES ADVERSAS/COLATERAI - AMINOFILINA


S: Alteraes em Exames Laboratoriais: AMINOFILINA injetvel - Reaes secundrias, tais como sensao de calor, ligeira vertigem ou mal estar podem ocorrer devido a administrao endovenosa muito rpida. AMINOFILINA pode causarvmitos, ansiedade, palpitaes, vertigens, proctite e dor no local da injeo.

POSOLOGIA- AMINOFILINA
A posologia deve ser determinada de acordo com a severidade da doena, a idade, a existncia de outras afeces e a resposta do paciente. Uso adulto: Para o tratamento das formas agudas da asma brnquica, inclusive estado de mal asmtico e respirao Cheyne Stokes: 1 a 2 ampolas (240 a 480 mg) uma ou duas vezes ao dia, por injeo i.v. lenta (5 a 10 minutos). A injeo intramuscular em geral dolorosa e essa via de administrao s deve ser con siderada se absolutamente necessria, nesse caso, as injees devem ser profundas. Tratamento prolongado da asma brnquica e do broncoespasmo (associado com bronquite crnica eenfisema): 1 a 2 comprimidos de 100 mg ou 1 comprimido de 200 mg ou 10 a 20 gota s da soluo oral em uma bebida, 2 a 3 vezes ao dia, aps as refeies. Nota: A administrao intravenosa da aminofilina deve ser feita com especial cautela em pacientes idosos (acima de 65anos) e portadores de insuficincia cardaca, ou pulmonar e insuficincia heptica. Em geral se recomenda nesses casos uma taxa de infuso de 0, 16 mg de aminofilina/kg/hora. 0 ideal acertar a dose atravs da dosagem srica da teofilina, evitando assim os quadros txicos. Nveis sricos de teofilina devem ser medidos em todos os pacientes em tratamento crnico com a teofilina. Em obesos deve- se utilizar o peso corpreo seco. Uso peditrico: Nota: Especial cuidado deve ser tomado com o emprego da aminofilina por via oral ou intravenosa em pediatria. As doses teraputicas so muitas vezes prximas das doses txicas. 0 ideal seria acertar a dose total pelos nveis sricos de teofilina. Vrias outras drogas podem interferir como metabolismo da aminofilina e a administrao concomitante da aminofilina e outros medicamentos deve ser sempre avaliada. I - Administrao por via oral 1. Aminofilina (gotas) a) Forma de administrao: Via oral de 6/6 horas (4 tomadas dirias). b) Doses Crianas com menos de 1 ano de id ade: dose total = 0,3 x (idade em semanas) + 8.de 1 a 12 anos: 6 mg/kg de peso/dose (dose total diria = 24mg) Acima de 12 at 16 anos: 5 mg/kg de peso/dose (dose total diria - 20 mg).Acima de 16 anos: 4 mg/kg de peso/dose (dose total diria 16 mg). II - Administrao por via intravenosa 1. Em Apnia Neonatal a) Dose de Ataque 2,5 a 5 mg/kg de peso administrados em infuso intravenosa ao longo de 20 minutos. b) Dose de Manuteno 1 a 1,5 mglkg de peso administrado em infuso intravenosa durante perodo de 30 minutos, com intervalos de 12 horas, at atingir - se a concentrao srica/teraputica desejada de teofilina. 2. Estado de Mal Asmtico DOSAGEM DE AMINOFILINA CONTNUA APS A DOSE DE ATAQUE INICIAL Idade Taxa de infuso de aminofilina(mg/kg/hora) 6 - 52 semanas [idade semanas x 0,008 + 0,021] x (0,8) 1 - 9 anos (0,64) 9 - 12 anos (0,56) 12 - 16 anos (no fumantes) (0,56) 12 16 anos (fumantes) (0,40) Inalao (nebulizador) Diluir 0,5 a 1 ml de Aminofilina soluo oral em igual volume de gua destilada e administrar por meio de um nebulizador. 0 efeito broncodilatador obtido com a administrao por essa via pode ser utilizado para permitir penetrao mais profunda de antibiticos na rvore brnquica. Comprimidos: Doses mximas e mnimas (de acordo com a idade e critrio mdico):

Dose mxima isolada de 1 comprimido ou 200mg - AMINOFILINA Dose mnima isolada de 1/2 comprimido ou 100mg; - AMINOFILINA Dose mxima diria de 3 comprimidos de 200mg ou 6 comprimidos de 100mg. AMINOFILINA
Soluo oral:Doses mximas e mnimas (de acordo com a idade e critrio mdico):

Dose mxima isolada de 20 gotas; - AMINOFILINA

Dose mnima isolada de 10 gotas; - AMINOFILINA Dose mxima diria de 60 gotas. - AMINOFILINA
Soluo injetvel:Doses mximas e mnimas (de acordo com a idade e critrio mdico):

Dose mxima isolada de 1 ampola; - AMINOFILINA Dose mnima isolada varivel com o peso do paciente; - AMINOFILINA Dose mxima diria de 4 ampolas. A dose total em 24 horas no deve ultrapassar 1500mg de - AMINOFILINA
aminofilina.

SUPERDOSAGEM - AMINOFILINA
Para controlar os sintomas txicos em caso de excesso posolgico por via oral, interrompa o medicamento. No h antdoto especfico. Lavagem gstrica ou medicao emtica podem ser teis. Evite administrar drogas simpaticomimticas. Utilize fluidos intravenosos, oxignio e outras medidas de apoio para prevenir a hipotenso e controlar adesidratao. O estmulo do SNC pode responder a barbitricos de curta ao. Controle os nveis sricos at que fiquem inferiores a 20 mcg/ml. Na eventualidade da ingesto acidental ou administrao de doses muito acima das preconizadas, recomenda - se adotar as medidas habituais de controle d as funes vitais. Pacientes Idosos: A administrao intravenosa de aminofilina deve ser feita com especial controle em pacientes idosos (acima de 65 anos).

AMINOFILINA - Laboratrio

Amoxicilina + Clavulanato de potssio Formas farmacuticas e apresentaes - Comprimido revestido: Embalagens com 12 e 18 comprimidos de 500 mg + 125 mg. Suspenso oral: Embalagens com frascos de 75 ml (125 mg + 31,25 mg/5 ml ou 250 mg + 62,50 mg/5 ml) de suspenso.

Posologia - Posologia para o tratamento de infeces: A posologia deve ser aumentada a critrio mdico, nos casos de infeces graves, at 50 mg*/kg/dia em doses divididas de 8 em 8 horas. (* Cada 25 mg de CLAVULIN fornece 20 mg de amoxicilina e 5 mg de cido clavulnico.) Reaes adversas - Dados de estudos clnicos com grande nmero de pacientes foram usados para determinar a frequncia dos efeitos indesejveis

de muito comuns a raros. As frequncias associadas a todos os outros efeitos indesejveis (por exemplo, aqueles que ocorreram em uma frequncia menor que 1/10.000) foram determinados utilizando-se principalmente dados de ps-comercializao, e referem-se taxa de relatos ao invs de uma frequncia real. A seguinte conveno foi utilizada para classificao da frequncia: muito comum (> 1/10); comum (> 1/100 e < 1/10); incomum (> 1/1.000 e < 1/100); raro (> 1/10.000 e < 1/1.000) e muito raro (< 1/10.000). Infeces e infestaes: Comum: Candidase mucocutnea. Distrbios do sangue e sistema linftico: Raro: Leucopenia reversvel (incluindo neutropenia) e trombocitopenia. Muito raro: Agranulocitose reversvel e anemia hemoltica. Prolongamento do tempo de sangramento e tempo de protrombina. Distrbios do sistema imune: Muito raro: Edema angioneurtico, anafilaxia, sndrome semelhante doena do soro e vasculite de hipersensibilidade. Indicaes - CLAVULIN indicado no tratamento das infeces bacterianas causadas por germes sensveis aos componentes da frmula. CLAVULIN bactericida para ampla gama de microrganismos, sendo efetivo nas seguintes condies: Infeces do trato respiratrio superior (incluindo ouvido, nariz e garganta). P. ex.: Amigdalite, sinusite, otite mdia. Infeces do trato respiratrio inferior. P. ex.: Bronquite aguda e crnica, pneumonia lobar e broncopneumonia. Infeces do trato geniturinrio. P. ex.: Cistite, uretrite, pielonefrites. Infeces da pele e dos tecidos moles. P. ex.: Furnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados. Infeces dos ossos e das articulaes. P. ex.: Osteomielite. Outras infeces. P. ex.: Aborto sptico, sepse puerperal, sepse intra-abdominal. Embora CLAVULIN esteja indicado apenas para os processos infecciosos referidos anteriormente, as infeces causadas por germes sensveis amoxicilina (ampicilina) tambm podem ser tratadas com CLAVULIN, devido presena da amoxicilina em sua frmula. Assim, infeces mistas, causadas por microrganismos sensveis amoxicilina e microrganismos produtores de betalactamases sensveis a CLAVULIN, no devem exigir a adio de outro antibitico.

Contraindicaes - CLAVULIN contraindicado para pacientes com histria de reaes alrgicas, hipersensibilidade s penicilinas, disfuno heptica/ictercia associadas ao CLAVULIN ou a outras penicilinas. Deve ser dada ateno possvel sensibilidade cruzada com outros antibiticos betalactmicos, p. ex.: cefalosporinas

CAPTOPRIL:

Composio; (amido de milho, lactose, celulose micro cristalina, croscarmelose sdica, dixido de silcio coloidal, cido esterico)

Mecanismo de ao:

O exato mecanismo de ao do CAPTOPRIL ainda no foi completamente elucidado. Os efeitos benficos do CAPTOPRIL na hipertenso e na insuficincia cardaca parecem resultar principalmente da supresso do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O CAPTOPRIL impede a converso da angiotensina I em II, pela inibio da enzima conversora de angiotensina (ECA), resultando na diminuio das concentraes sricas de angiotensina II, que uma das mais potentes substncias vasoconstritoras endgenas. A reduo da angiotensina II leva a uma secreo diminuda de aldosterona e, como resultado, podem ocorrer pequenos aumentos de potssio srico, juntamente com perda de sdio e lquidos.

A enzima conversora de angiotensina (ECA) idntica "bradicininase", sendo assim, o CAPTOPRIL pode inibir a degradao da bradicinina. Isto resulta no aumento da concentrao da bradicinina e, conseqentemente, no aumento da biossntese de prostaglandina. A bradicinina e a prostaglandina so substncias vasodilatadoras endgenas, podendo assim, fazer parte do efeito teraputico do CAPTOPRIL.

Farmacocintica: O CAPTOPRIL rapidamente absorvido por via oral; os nveis sangneos mximos ocorrem por volta de 1 hora. A absoro mnima mdia de aproximadamente 75%. A presena de alimentos no trato gastrointestinal reduz a absoro do CAPTOPRIL em cerca de 30 a 40%, motivo pelo qual o produto deve ser administrado uma hora antes das refeies. Aproximadamente 25 a 30% da droga circulante so ligada s protenas plasmticas. A meiavida de eliminao inferior a 3 horas. Em um perodo de 24 horas, mais de 95% da droga absorvida eliminada na urina; 40 a 50% como droga inalterada e o restante como metablitos (bissulfeto dmero de captopril e bissulfeto de captopril-cistena). Em pacientes com comprometimento renal, no entanto, ocorre reteno de CAPTOPRIL.

Incio da ao: 15 a 60 minutos. Tempo para atingir a concentrao srica de pico: 30 a 90 minutos. Tempo para atingir o efeito de pico: 60 a 90 minutos. Durao da ao: aproximadamente 6 a 12 horas, sendo dose relacionada.

Farmacodinmica: Aps a administrao oral de uma dose isolada de CAPTOPRIL, redues mximas da presso arterial so freqentemente observadas dentro de 60 a 90 minutos. A durao do efeito est relacionada com a dose ingerida. Entretanto, a reduo da presso

arterial pode ser progressiva, podendo ser necessrias vrias semanas de tratamento para se atingir o efeito teraputico mximo. Os efeitos hipotensores do CAPTOPRIL e do diurtico tipo tiazdicos so aditivos. A presso arterial reduzida na mesma intensidade, tanto na posio em p ou deitada. Os efeitos ortostticos e taquicardia so infreqentes, mas podem ocorrer em pacientes volume-depletados. A retirada abrupta do CAPTOPRIL no tem sido associada com o rpido aumento da presso arterial. Em pacientes com insuficincia cardaca tm sido demonstradas redues significativas da resistncia vascular perifrica (sistmica) e da presso arterial (ps-carga), reduo da presso capilar pulmonar (pr-carga) e da resistncia vascular pulmonar. Demonstrou-se aumento do dbito cardaco e do tempo de tolerncia ao exerccio (TTE). Estes efeitos clnicos e hemodinmicos ocorrem aps a primeira dose e parecem persistir durante a terapia. A melhora clnica tem sido observada em alguns pacientes nos quais os efeitos hemodinmicos foram mnimos.

Estudos realizados em pacientes com infarto do miocrdio demonstraram que o tratamento com CAPTOPRIL resultou em melhoria da sobrevida em longo prazo e dos resultados clnicos, mesmo quando adicionado a outras terapias ps-infarto do miocrdio, tais como com trombolticos, betabloqueadores ou cidos acetilsaliclico. Os mecanismos pelos quais resulta nessas melhorias incluem a atenuao da dilatao progressiva e da deteriorao da funo do ventrculo esquerdo e a inibio da ativao neuro-humoral.

O CAPTOPRIL reduziu a proteinria em pacientes hipertensos com nefropatia diabtica. Esse efeito pode ser devido mudana na hemodinmica intrarenal (vasodilatao renal e reduo da presso de filtrao).

Intervenes de Enfermagem

1. Iniciar o uso da medicao no hospital, sob supervio da enfermagem.

2. Informar ao paciente as reaes adversas mais freqentes, como tosses e palpitaes.

3. Recomendar para o paciente verificar diariamente a PA, antes de

tomar a medicao e aps 60 minutos, onde o medicamento atinge o pico de ao.

4-informar o paciente sobre interaes medicamentosas com outras substancias.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/12992/1/Cuidados-da-Enfermagem-noPos-Operatorio-de-Prostatectomia/pagina1.html#ixzz1VJro81IL

Glibenclamida Nome do Sal: Glibenclamida Indicao: Diabete mellitus tipo II Formas de apresentao: Comprimidos de 5mg Contra-indicao: Hipersensibilidade . Diabetes melitus tipo I, coma diabtico, descompensao metablica do diabetes, insuficincia renalo grave, gestao ou lactao. Grupo a qual pertence o medicamento antidiabticos ou hipoglicemiantes oral

Metildopa Nomes: aldomet, dopamet. Apresentao: comprimidos de 250mg, 500mg. Indicaes: doena cardaca isqumica, hipertenso arterial, disfuno diastlica. Contra-indicaes: hipersensibilidade ao frmaco Grupos: Hipotensor arterial Metronidazol Nomes: etiogyn, flagyl, metronidazol, metronide, metronix, pirantrix Apresentao: soluo injetvel. Cada 100 ml a 0,5% contm 500 mg de metronidazol. Mecanismo de Ao: amebicida de ao direta intestinal e extra-intestinal. Indicaes: tramento de infeces simples ou mltiplas. Contra-indicaes: essa droga mostrou-se carcinognica em ratos. Use cuidadosamente em pacientes com histria de discrasia sangnea, distrbio de SNC ou problemas visuais.

Administre com cuidado a paciente com disfuno heptica, alcoolismo ou que usa drogas hpatotxicas. Grupos: Antimicrobiano Paracetamol Nomes: tylenol Apresentao: Comprimido revestido - 500mg/750mg Soluo oral - 200mg/mlIndicaes: Analgsico e antitrmico.Contra indicao:Hipersensibilidade droga. Pacientes com deficincia de glicose-6-fosfato desidrogenase. Grupos: Analgsicos e Antitrmicos

Salbutamol Nomes: sulfato de salbutamol, aerolinApresentao Soluo oral - 0,4mg/ml Xarope 0,4mg/mlIndicaes: Asma brnquica, bronquite crnica e enfisema pulmonar.Contra indicao: Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da frmula. Pacientes com arritmia cardaca associada com taquicardia, taquicardia causada por intoxicao digitlica, ou que apresentem resposta incomum s aminas simpaticomimticos. Grupos: Antiasmticos e Broncodilatadores

caderneta aline (UNIR, Enfermagem)

TERMOS TCNICOS A Ablepsia - cegueira.

Abraso - esfoladura, arranho. Abscesso - coleo de pus localizada numa cavidade formada pela desintegrao do tecido. Acinsia - impossibilidade de movimentos voluntrios, paralisia. Acinesia - lentido dos movimentos ou paralisia parcial. Afagia - impossibilidade de deglutir. Afasia - impossibilidade de falar ou entender a palavra falada. Afonia - perda mais ou menos acentuada da voz. Amenorria - falta de menstruao. Anorexia - falta de apetite, inapetncia. Anxia - reduo do suprimento de oxignio nos tecidos. Anria - ausncia da eliminao urinaria Aptico - sem vontade ou interesse para efetuar esforo fsico ou mental. Apnia - parada dos movimentos respiratrios. Ascite - edema localizado na cavidade peritoneal com acmulo de liquido. Astenia - enfraquecimento Ataxia - no coordena os msculos e a locomoo. B Blefarite - inflamao das plpebras. Blenorria - secreo abundante das mucosas, especialmente da vagina e uretra. Bradicardia - diminuio dos batimentos cardacos. Bradipnia - reduo anormal no ritmo respiratrio. Bradiesfigmia Pulso com freqncia aumentada e profundidade normal C Caquexia - desnutrio adiantada, emagrecimento severo. Cefalia - dor de cabea. Cianose - colorao azulada por falta de oxignio. Cistite - inflamao da bexiga.

Congesto - acmulo anormal ou excessivo de sangue numa parte do organismo. Constipao - reteno de fezes ou evacuaes insuficientes. Coriza - inflamao catarral das fossas nasais D Diarria - evacuaes freqentes e liquidas. Disfagia - dificuldade de deglutir. Dispnia - falta de ar, dificuldade para respirar. Disria - mico difcil e dolorosa. Diurese - secreo urinaria. E Edema - reteno ou acmulo de lquidos no tecido celular Emese - ato de vomitar. Enxaqueca - dor de cabea unilateral. Epistaxe - hemorragia nasal. Equimose - extravasamento de sangue por baixo dos tecidos "manchas escuras ou avermelhadas". Eritema - vermelhido na pele. Eructao - emisso de gases estomacais pela boca,arroto. Esteatorria - evacuao de fezes descoradas, contendo muita gordura. Escabiose - molstia cutnea contagiosa, caracterizada por leso multiforme, acompanhada por prurido intenso. F Febre intermitente - alternativas de febre e temperatura normal.A malria por exemplo produz febre intermitente, com intervalos certos. Febre remitente - febre que apresenta melhoras ou diminuio, mas sem chegar a desaparecer. Febre recorrente - alguns dias com febre, seguidos de outros sem febre e novamente outros com febre. Ferida cirrgica - a inciso cirrgica assptica.

Ferida incisiva - corte. Ferida infectada - aquela em que h micrbios. Ferida lacerada - quando h arrancamento ou lacerao dos tecidos. Ferida perfurada - ferida produzida pela penetrao de objeto perfurante. Fissura - ulcerao de mucosa. Flatulncia - distenso dos intestinos por gases. Furnculo - infeco e inflamao de um folculo piloso. H Hematmese - vomito com sangue. Hematoma - extravasamento de sangue fora da veia. Hematria - presena de sangue na urina. Hemiplegia - paralisia de metade do corpo. Hiperpnia - respirao anormal, acelerada, com movimentos respiratrios exagerados. Hipertenso - aumento da presso arterial. Hipxia - falta de oxignio. Hipotenso - baixa presso arterial. I Ictercia - colorao amarelada da pele e mucosa. Isquemia - insuficincia local de sangue. L Letargia Sonolncia anormal; estado de ficar preguioso ou indiferente. M Melena - hemorragia pelo nus em forma de borra de caf, o sangue que vem do estmago ou duodeno e sofreu transformaes qumicas. Menorralgia - hemorragia menstrual. Mase - presena de larvas de moscas no organismo. Midrase - dilatao da pupila. Miose - contrao da pupila.

N Necrose - morte dos tecidos localizados, de uma regio do corpo. O Oligria - diminuio da quantidade de urina. Ortopnia - acentuada falta de ar em decbito dorsal. Respira bem quando sentado P Paralisia - diminuio ou desaparecimento da sensibilidade e movimentos. Paraplegia paralisia da cintura para baixo Parestesia - alterao da sensibilidade, desordem nervosa, com sensaes anormais. Pirose - sensao de ardncia do estmago garganta. Poliria - aumento da quantidade de urina. Pulso cheio - o que da a sensao de artria cheia. Pulso filiforme - pulso mole e muito pequeno. Pulso intermitente - pulso em que algumas pulsaes no so percebidas pela mo que o apalpa. Pulso irregular os batimentos seguem-se em intervalos irregulares. Pulso paradoxal a fora e o volume do pulso perifrico esto reduzidos quando o paciente inspira. Pulso bigmino o pulso tem batimentos prematuros ocasionais, resultando num intervalo mais curto entre os batimentos, seguindo-se um perodo mais longo. Pulsaes em grupo de duas, com pausa antes do batimento seguinte. Pulso catico o pulso completamente irregular, sem nenhum padro de irregularidade. Pulso intermitente pulso com ritmo normal a que se misturam perodos de ritmo irregular. Pulso radial-apical a verificao dos pulsos radial e apical ao mesmo tempo. Pulso regular - os intervalos entre os batimentos so iguais. Prurido - coceira intensa. Pstula - vescula cheia de pus. R

Respirao de Cheynes-Stockes respirao com ciclo de hiperventilao seguido de hipoventilao e apnia. Respirao de Kuussmaul falta de ar, dispnia ocorrendo periodicamente, sem cianose. Respirao de Biot respirao com aumento de freqncia e profundidade normal seguidos de apnia. S Sialorria - salivao excessiva. T Taquicardia - acelerao dos batimentos cardacos. O normal entre 72 e 80. De 200 em diante o pulso se torna incontvel. Taquipnia - aumento de freqncia dos movimentos respiratrios. ESTUDO FARMACOLGICO ACETAMINOFENO Paracetamol, Acetofen, Parador, Tylenol, Drico. O que : analgsico; antitrmico. Para que serve: dor; dor ps-cirrgica (em odontologia); febre. Como age: Reduz a febre por ao no sistema nervoso central (no centro hipotalmico da febre). Bloqueia a dor por ao perifrica, inibindo a ciclo-oxigenase e prostaglandinas. No tem ao antiinflamatria. Contra indicaes: praticamente no h. Efeitos colaterais: alteraes do humor; anemia hemoltica; cansao; coceira; clica abdominal; confuso mental; dano ao fgado; diarria; dificuldade ou dor para urinar; diminuio da quantidade de urina; dor abdominal; febre; fraqueza; diminuio da glicose no sangue; cor amarelada na pele ou nos olhos; inflamao da garganta sem causa aparente; nusea; paralisia repentina; perda do apetite; sangramento; urina escura ou com sangue; urticria; vermelhido na pele; vmito. Precaues: se ocorrer reaes de hipersensibilidade o medicamento deve ser suspenso. Superdosagem: pode causar hepatotoxicidade em alguns pacientes. Os sintomas iniciais que se seguem a uma dose com potencial hepatotxico podem incluir: vmitos, nuseas, diaforese e mal estar geral. Apresentaes comerciais: Cpsula 500 mg;

Comprimido mastigvel 160 mg; Comprimido 500 mg; Comprimido 750 mg; Gotas 100 mg/1 ml; Gotas 120 mg/5 ml; Gotas 200 mg/1 ml; Sach 500 mg/5 g; Suspenso 160 mg/5 ml. CIDO ACETILSALICLICO AAS infantl, Aspirina, Buferin, Melhoral. O que : Analgsico; antiinflamatrio no esteride; antitrmico; antiagregante plaquetrio; Para que serve: Dor; dor ps-cirrgica (em odontologia); febre; inflamao; agregao plaquetria. Como age: Os antiinflamatrios no-esterides, de um modo geral, inibem a atividade da enzima ciclo-oxigenase (COX), levando a uma diminuio da sntese de prostaglandinas. Parte da ao antiinflamatria justificada por essa diminuio das prostaglandinas nos tecidos inflamados; a ao analgsica tambm se deve em parte a essa diminuio da atividade das prostaglandinas e por uma ao central possivelmente hipotalmica; a ao antitrmica por ao central no hipotalmico de regulao do calor; a ao anti-reumtica por mecanismos antiinflamatrios e analgsicos (no h estimulao do eixo hipfise-supra-renal e nem ao corretora da huperuricemia); a ao antiagregante plaquetria pela inibio da enzima (prostaglandina ciclo-oxigenase) nas plaquetas impedindo assim a formao do tromboxane A2 (agente agregante). A ao antiagregante plaquetria irreversvel, persistindo pelo tempo de vida das plaquetas expostas. Contra indicao: Antecedentes de hipersensibilidade ao cido acetilsaliclico, gastrite, lcera pptica, leses hepticas graves, hipoprotrombinemia, deficincias de vitamina A e hemofilia. Efeitos Colaterais: Distrbios gastrintestinais: dor epigstrica, nuseas, vmitos, ulcerao gstrica. Distrbios hematolgicos: aumento do tempo de sangramento. Distrbios hepticos: hepatotoxicidade principalmente em pacientes com distrbios do tecido conjuntivo. Distrbios do equilbrio cido-bsico e do padro eletroltico.

Superdosagem: a apario de convulses o sinal confirmado de intoxicaes graves podendo apresentar ainda: cefalia, coma, distrbios gastrintestinais, manifestaes hemorrgicas, hipoglicemia ou hipercalcemia materno. ADRENALINA Epinefrina, Soluo de Adrenalina. O que : antiasmtico; vasoconstritor; broncodilatador; adrenrgico; estimulante adrenrgico; simpaticomimtico; catecolamina. Para que serve: asma brnquica; choque anafiltico; parada cardaca. Contra indicao: arritmia; arteriosclerose cerebral; choque (exceto choque anafiltico); crianas prematuras e recm-nascidas; dano cerebral orgnico; dilatao cardaca; doena cardaca orgnica; durante o trabalho de parto; glaucoma de ngulo fechado; hipersensibilidade a simpaticomimtico; junto com anestesia local, nos dedos dos ps ou das mos, orelhas, nariz ou genitlia; mulher amamentando. Efeitos colaterais: agitao psicomotora; alterao no eletrocardiograma (ECG); alucinao; angina; ansiedade; arritmia cardaca; aumento da presso arterial; confuso mental; desconforto ocular; desmaio; desorientao; dificuldade para dormir; dificuldade para respirar; dilatao das pupilas; diminuio da memria; dor de cabea; erupo na pele; excitabilidade; fraqueza respiratria; fraqueza; inquietao; irritao conjuntival; lacrimejamento; medo; nusea; necrose e sangramento no local da injeo; nervosismo; palidez; pnico; parada temporria da respirao durante o sono; perturbao no ritmo e na freqncia dos batimentos cardacos (palpitao, taquicardia); sudorese; tendncia suicida; tenso; tontura; tremor; viso borrada; vmito. Precaues: devem ser usadas em pacientes muito suscetveis ao efeito. Superdosagem: pode provocar hipertenso e morte. Apresentaes comerciais: Injetvel 1:1.000. ALFAMETILDOPA Dopamina O que : vasopressor; estimulante dos receptores da dopamina; precursor da noradrenalina; catecolamina. Para que serve: agente pressor em choque; choque. Contra indicaes: feocromocitoma; fibrilao ventricular; taquiarritmia. Efeitos colaterais: angina; aumento dos batimentos cardacos; batimento cardaco irregular; falta de ar; nusea; palpitao; vmito.

Apresentaes comerciais: Injetvel 50 mg/10 ml. AMICACINA Amicacil, Novamin O que : antibacteriano; [sulfato de amicacina; aminoglicosdeo]. Para que serve: infeco do trato biliar; infeco ssea; infeco articular; infeco do sistema nervoso central; infeco intra-abdominal; pneumonia por bactrias gram-negativas; septicemia bacteriana; infeco da pele e dos tecidos moles; infeco urinria. Como age: Interfere com a sntese de protenas da bactria. Absoro: rpida e completa por via intramuscular. Biotransformao: no metabolizado. Tempo para concentrao mxima (pico): 0,5 a 1,5 horas. Eliminao: urina (na sua forma original); pequena quantidade via bile/fezes. Efeitos adversos: Toxicidade renal: grande aumento ou diminuio da freqncia urinria e do volume de urina, sede excessiva, perda de apetite, nusea, vmito; Neurotoxicidade; Toxicidade auditiva; Toxicidade vestibular; Raramente: bloqueio neuromuscular (com dificuldade para respirar, sonolncia, fraqueza). Ateno: suspeitar de toxicidade auditiva ou vestibular, aps a retirada do medicamento, se surgirem ou se agravarem os sintomas a seguir: perda de audio, sensao de barulho ou entupimento nos ouvidos, insegurana ao andar, tontura, nusea, vmito. Apresentaes Comerciais Injetvel 100 mg/2 ml; Injetvel 250 mg/2 ml; Injetvel 500 mg/2 ml; Injetvel 1 g/ 4 ml. AMINOFILINA

Equiplex, Novartis, Lafepe, Amilina, Neovita O que : broncodilatador; antiasmtico; [xantina (derivado); sal da teofilina; teofilina etilenodiamina; biotransformao: libera teofilina livre]. Para que serve: asma brnquica (profilaxia e tratamento); bronquite crnica (tratamento); doena pulmonar obstrutiva crnica (tratamento); enfisema pulmonar (tratamento). Como age: Age em funo da teofilina liberada, que relaxa a musculatura lisa dos brnquios e estimula o fluxo respiratrio. Efeitos Colaterais: Arritmia cardaca; aumento da glicose no sangue; aumento dos batimentos cardacos; confuso mental; convulso; depresso; desconforto na barriga; diarria; dor de cabea; dor na regio do estmago; espasmo muscular; febre; gosto amargo; inquietao; insnia; insuficincia circulatria; irritabilidade; m digesto; nusea; palpitao; parada respiratria; perda do apetite; queda de presso arterial; respirao acelerada; reteno urinria; tontura; urticria; vmito. Apresentaes Comerciais: Comprimido 100 mg; Comprimido 200 mg; Gotas 240 mg/1 ml; Injetvel 240 mg/10 ml. AMPICILINA Ampicil, Ampicilase, Ampilong, Ampispectrim, Ampitotal, Amplitn, Tandrexin O que : antibitico; antibacteriano; [aminopenicilina]. Para que serve: endocardite bacteriana; infeco biliar; infeco ginecolgica; infeco intestinal; infeco obsttrica; infeco respiratria; infeco urinria; meningite bacteriana; septicemia. Contra indicaes: Em pacientes com histrico de sensibilidade s penicilinas e/ou cefalosporinas/probenzina. Em infeces causadas por riqutsias e viroses (Tondrexin, Totapen) Gestao no primeiro semestre. Em associao com bebida alcolica. Misturar com aminoglicosdeos na mesma soluo intravenosa. Efeitos colaterais: angioedema; alteraes no sangue; candidase oral; choque; colite pseudomembranosa (diarria severa com placas de muco); conv ulso; diarria; dor nas juntas;

febre; nusea; problemas no fgado; problemas nos rins; reaes na pele; vaginite; vasculite (inflamao nos vasos sangneos); vmito. Apresentaes Comerciais: Cpsula 500 mg; Comprimido 250 mg; Comprimido 500 mg; Comprimido 1 g; Suspenso Oral 250 mg/5 ml; Injetvel 500 mg; Injetvel 1g. ATROPINA Atropina Sulfato ou Sulfato de Atropina O que : antdoto dos inseticidas organofosforados; (inseticidas, inibidores da colinesterase); antiarrtmico; [anticolinrgico; alcalide da beladona]. Para que serve: bradiarritmia; bradicardia sintomtica; intoxicao por inseticidas organofosforados. Mulher amamentando Contra indicao: Glaucoma hipertrofia prosttica e cornariopatias. Efeitos colaterais: agitao; alteraes no sangue; alucinao; angina; ataxia (falta de coordenao muscular); aumento da temperatura corporal; aumento dos batimentos cardacos; boca seca; calor; coma; confuso mental (principalmente em pacientes idosos); constipao intestinal; delrio; desorientao; dilatao das pupilas; dor de cabea; excitao; insnia; intranquilidade; nusea; palpitao; reteno urinria; sede; sensibilidade luz; tontura; vermelhido na pele; viso borrada; vmito. O uso prolongado: este produto pode diminuir ou inibir o fluxo salivar, contribuindo para o desenvolvimento de desconforto oral, cries, doena periodontal e candidase (monilase) oral. Precaues: seus efeitos so potencializados por antihistamnicos e neurolpticos. O lcool, anfetaminas, levopoda e metildopa aumentam a ao da atropina sobre o crebro, ela pode aumentar os efeitos analgsicos da morfina. Apresentaes Comerciais Injetvel 0,25 mg/1 ml; Injetvel 0,50 mg/1 ml; Injetvel 1,0 mg/1 ml.

BENZOATO DE BENZILA Acarsan, Miticoam O que : Antiparasitrio; acaricida; sarnicida. Para que serve: Escabiose (sarna) e pedculose. Contra indicaes: hipersensibilidade aos componentes da frmula, leses na pele, feridas e queimaduras ou condies que possibilitem maior absoro. Efeitos colaterais: coceira; convulso (em caso de ingesto acidental); erupo na pele. Efeitos adversos: se houver hipersensibilidade ou maior absoro do que a desejada possvel ocorrer vertigens, dor de cabea, nuseas, vmitos, diarria, convulso, dispnia, cianose, edapso circulatrio e reaes cutneas e eritematosas. Precaues: o uso em gestantes deve obedecer a cuidados e observao rigorosa. Se for absolutamente necessrio o uso em presena de leses que so causadas pelos parasitas, deve ser verificado antes do uso. Evitar o contato com os olhos. Apresentaes Comerciais: Emulso 25%; Sabonete 10 %; Soluo Tpica 30%. BICARBONATO DE SDIO Alcalitrat, Alka-seltzer, Bisuisan, Sal de Eno, Estomazil, Sonrisal, Sal de Andrews. O que : Anticido; [cido carbnico (sal sdico)]. Para que serve: Hiperacidez (azia; refluxo gastroesofageano; m-digesto); reposio eletroltica, correo aguda e fulgaz das hiperpotassemias, intoxicao por saliciltos e barbitricos. Contra indicaes: obstruo intestinal e em uso concomitante com leite ou derivados do leite. Efeitos Colaterais: quando se associam altas doses de bicarbonato de sdio e carbonato de clcio pode ocorrer: alcalose metablica; aumento de clcio no sangue e dano renal; dor de cabea; fraqueza; irritabilidade; nusea. Apresentaes Comerciais: efervescentes, ps; CAPTOPRIL O que : anti-hipertensivo; [inibidor da ECA; (inibidor da Enzima Conversora da Angiotensina)]. Para que serve: hipertenso arterial; insuficincia cardaca.

Contra indicaes: durante a gravidez; hipersensibilidade a produto inibidor da enzima conversora da angiotensina (inibidor da ECA). Com: lcool; diurticos; outras medicaes que produzem hipotenso. Efeitos Colaterais: alteraes no sangue; angina; angioedema (*); aumento de potssio no sangue; aumento das mamas; aumento dos batimentos cardacos; coceira; cor amarelada na pele ou nos olhos; dor no peito; erupo na pele; fraqueza; impotncia; infarto; insuficincia cardaca; insuficincia heptica; palpitao; problema nos rins; problema respiratrio; queda de presso arterial; sndrome de Raynaud (palidez, dormncia e desconforto nos dedos, quando expostos ao frio); tosse seca; viso turva. Apresentaes Comerciais: Comprimido 12,5 mg; Comprimido 25 mg; Comprimido 50 mg. CEFALEXINA Ceporexin e Keflex O que : antibitico; antibacteriano; [cefalosporina de 1a. gerao]. Para que serve: amigdalite; faringite; infeco articular; infeco da pele e dos tecidos moles; infeco orofacial por anaerbios; infeco orofacial por cocos gram-positivos; infeco ssea; infeco urinria; otite mdia; pneumonia. Contra indicaes: pacientes com sensibilidade a Cefalosporinas ou histria de alergias s penicilinas e/ou ampicilinas. Efeitos colaterais: candidase oral (com o uso prolongado); colite pseudomembranosa (dor abdominal severa ou dor e clicas no estmago, abdmen sensvel ao toque, diarria aquosa severa que pode se transformar em sanguinolenta, febre); diarria; diminuio da protrombina no sangue. Reaes raras: anemia; convulses; disfuno renal; dor articular; erupo na pele; reaes alrgicas; tromboflebite. Precaues: Pesquisa antecedente de hipersensibilidade do paciente a qualquer droga. Durante a gestao no foi estabelecido o uso do produto com segurana para o feto. Em pacientes com insuficincia renal grave, a cefalexina deve ser administrada sob rigoroso controle clnico e laboratorial. Apresentaes Comerciais: Cpsula 500 mg; Drgea 1 g; Drgea 500 mg;

Gotas 100 mg/ml (5 mg/gota); Suspenso Oral 250 mg/5 ml. CEFALOTINA Cefalin, Keflin Neutro. O que : antibitico; antibacteriano; [cefalosporina de 1a. gerao]. Para que serve: endocardite bacteriana; infeco articular; infeco da pele e dos tecidos moles; infeco ssea; infeco perioperatria (profilaxia); infeco urinria; pneumonia; septicemia. Contra indicaes: reao alrgica prvia a penicilinas, derivados da penicilina, penicilamina ou cefalosporinas. Efeitos Colaterais: candidase oral (com o uso prolongado); colite pseudomembranosa (dor abdominal severa ou dor e clicas no estmago, abdmen sensvel ao toque, diarria aquosa severa que pode se transformar em sanguinolenta, febre); diarria; diminuio da protrombina no sangue. Reaes raras: anemia; convulses; disfuno renal; dor articular; erupo na pele; reaes alrgicas; tromboflebite. Precaues: os pacientes devem ser acompanhados para detectar de maneira mais pronta possvel, manifestaes de hipersensibilidade. Havendo reao, o uso deve ser suspenso e o paciente deve receber medicamentos usuais, como anti-histamnicos e corticides. Recomenda-se avaliar a funo renal dos pacientes submetidos a doses elevadas Superdosagem: a administrao de doses muito altas pode causar convulses. Deve interromper o uso e instituir teraputica anti-convulsivante. Apresentaes Comerciais: Injetvel 1 g CIMETIDINA Tagamet, Cimetil, Cimex-Retard, Duomet, Etidine, Stomakon, Ulcedine, Ulcedor, Ulcenon. O que : antiulceroso; [antagonista dos receptores H2 da histamina; histamina (derivado imidazlico)]. Para que serve: acidez gstrica; esofagite; hipersecreo gstrica; lcera duodenal; lcera do estmago. Contra indicaes: mulher amamentando; asma ou doena cardaca (no usar a forma injetvel); lcera gstrica maligna. No fumar durante o tratamento. Efeitos Colaterais: alteraes no sangue; aumento das mamas; cansao; confuso mental; diarria; dor de cabea; escoamento de leite pela mama; erupo na pele; febre; hepatite; nefrite; pancreatite; tontura.

Precaues: de modo geral, no deve ser usada na gestao e na lactao. H inte rferncia da Cimetidina com outras drogas modificando a absoro ou eliminao destes frmacos. Apresentaes Comerciais: Comprimido 200 mg; Comprimido 300 mg; Comprimido 400 mg; Comprimido 800 mg; Injetvel 150 mg/1 ml; Injetvel 300 mg/2 ml; Sol. Oral 200 mg/5 ml. CLONIDINA O que : anti-hipertensivo; [antiadrenrgico de ao central; imidazolina (derivado)]. Para que serve: hipertenso arterial. Contra indicaes: mulher amamentando. Efeitos Colaterais: aumento de peso; aumento das mamas (nos homens); boca seca; cansao; confuso mental; constipao; depresso; diminuio das lgrimas; distrbio circulatrio; dor nas partidas; perturbao do sono; pesadelo; problema de potncia sexual; queda de presso ao se levantar; secura na fossa nasal; sedao; sonolncia; tontura. Apresentaes Comerciais: Comprimido 0,100 mg; Comprimido 0,150 mg; Comprimido 0,200 mg. CLORANFENICOL Quemicetina, Sintomicetina, Clorfenil. O que : antibitico; antibacteriano; [cido dicloroactico (derivado)]. Para que serve: febre tifide; infeco ocular; infeco otolgica; salmonelose. Como age: antibitico que atua inibindo a sntese protica de bactrias sensveis. Sua principal via de eliminao ocorre por filtrao e secreo renal, aps seu metabolismo heptico.

Contra indicaes: infeces de pouca gravidade (resfriados, gripes, dor de garganta); mulher amamentando; prvia alergia ou reao txica ao cloranfenicol. Gestao; Crianas com menos de 30 dias. Efeitos Colaterais: alteraes no sangue; confuso mental; diarria; dor de cabea; erupo na pele; nusea; neurite ptica; neurite perifrica; problemas de medula ssea; problemas na boca; sensibilidade nas mamas; sndrome cerebral; urticria; vmito. Precaues: o tratamento com cloranfenicol deve se limitar a infeces para as quais os benefcios da droga superem os riscos de toxicidade potencial. Os pacientes com insuficincia renal ou heptica apresentam frequentemente depresso de eritropoiese, quando em uso com cloranfenicol. Sua forma injetvel de uso exclusivamente endovenoso. Superdosagem: toxicidade potencial. Apresentaes Comerciais: Cpsula 250 mg Cpsula 500 mg Comprimido 250 mg Injetvel 1g Xarope 150 mg/5 ml Colrio 4 mg/1 ml CLORETO DE POTSSIO Abicon, Dietasol, Furosemida composto, Surita. O que : suplemento de potssio; [sal de potssio]. Para que serve: potssio (reposio de). Contra indicaes: anria (parada total da secreo de urina); aumento de nitrognio no sangue (a menos que o paciente seja hipocalmico); aumento de potssio no sangue; desidratao severa; diminuio da urina; doena de Addison no curada; em pacientes que fazem uso de diurticos poupadores de potssio; imediatamente aps cirurgias; at que o fluxo urinrio seja restabelecido; insolao; insuficincia renal grave. Efeitos Colaterais: ansiedade; batimento cardaco irregular; cansao excessivo; clica; confuso mental; diarria; dor no estmago; fezes escurecidas ou com sangue; fraqueza nas pernas; hemorragia; nusea; palidez; pele fria; perda de sensibilidade dos ps, dos dedos mos ou dos lbios; respirao curta; vmito. Precaues: deve ser administrada com cautela em pacientes com insuficincia renal aguda, queimadura severa, acidose diabtica nas fases iniciais e ulcera pptica. Em portadores de anemia falciforme, devido ao dficit de excreo de potssio.

Superdosagem: hipercalemia, paralisia plcida com parestesias, arritmias cardacas, bloqueio AV total, desaparecimento da onda P, alargamento do complexo QRS. O tratamento consiste em: sal de Clcio (gluconato); glicose; insulina; bicarbonato de sdio. Apresentaes Comerciais: Drgea 600 mg (8 mEq); Drgea 0,50 g (7 mEq); Xarope 900 mg/15 ml. CLORETO DE SDIO Dietasal, Fluimicil, Narisoro, Nasoflux, Rinofix, Nesoro, Saurita, Soronae. O que : eletrlito; soluo salina normal (0,9%); soluo salina isotnica (0,9%); soluo salina hipertnica (3% ou 5%); [sal de sdio]. Para que serve: cloreto (reposio); diluio de drogas injetveis compatveis; sdio (reposio). Indicaes a seguir: Soluo a 0,9% (soluo salina normal) (soluo salina isotnica): reposio de gua e cloreto de sdio, diluente de drogas injetveis (intravenosas, intramuscular ou subcutneas); limpeza de catteres; reposio de lquido extracelular; alcalose metablica (quando h perda lquida e depleo leve de sdio). Soluo a 3% ou 5% (soluo salina hipertnica): hiponatremia severa. Contra indicaes: hipernatremia (aumento de sdio no sangue); reteno de lquidos. No usar a soluo hipertnica (3% ou 5%) nos casos das concentraes plasmticas de sdio e cloreto estarem altas, normais ou pouco baixas. No usar soluo de cloreto de sdio com preservativo (ex.: lcool benzlico) em recm-nascidos (pode intoxicar a criana). Efeitos colaterais: abscesso; dor ou sensibilidade local; flebite (inflamao da veia); hipervolemia; infeco local; necrose dos tecidos no local da injeo; reao febril; trombose venosa. Quantidades excessivas de cloreto de sdio podem causar diminuio de potssio no sangue e acidose; sobrecarga de lquidos ou eletrlitos podem resultar em diluio das concentraes sangneas dos eletrlitos, insuficincia cardaca congestiva, hiper-hidratao, edema pulmonar ou congesto pulmonar, particularmente em pacientes recebendo medicamentos que retm sdio (corticosterides, corticotropina ou pacientes com doena cardiovascular).Precaues: Solues concentradas a 10%, 20% no podem ser injetadas diretamente. Essas solues precisam ser diludas at as concentraes compatveis indicadas. Se injetadas diretamente do origem a hipernatremia, choque cardiovascular, problemas no sistema nervoso central, hemlise (destruio de hemcias) acentuada, necrose renal, necrose severa de tecidos locais se houver infiltrao da soluo.

Solues hipertnicas s podem ser injetadas perifericamente e em veias de grosso calibre, para evitar irritao venosa (cuidado para que no haja infiltrao da soluo). Superdosagem: A infuso de mais de 1 litro de soluo salina a 0,9% pode resultar em hipernatremia (aumento exagerado do sdio no sangue) e acidose (por perda de bicarbonato). Infuso durante ou logo aps cirurgia pode levar a excessiva reteno de sdio.

Apresentaes comerciais: p CLOROQUINA Palux injetvel, Clopirin O que : antimalrico. Para que serve: malria causada por plasmodium vivax, p. malariae, p. ovale e raas sensveis de p.falciparum (ataque agudo). Contra indicaes: hipersensibilidade a 4-aminoquinolina. Efeitos colaterais: convulso; depresso da medula ssea; doena no msculo cardaco; dor de cabea; erupo na pele; falta de apetite; fraqueza muscular; instabilidade emocional; nusea; perda da cor dos cabelos; piora da porfiria ou da psorase; problemas no estmago ou intestinos; problemas nos olhos (crnea retina); psicose; queda de cabelo; surdez; tontura; viso borrada; vmito; zumbido nos ouvidos. Precaues: em tratamento prolongado, fazer exames com oftalmologista (oculista) a cada 6 meses (acuidade visual, oftalmoscopia, campo visual). Apresentaes comerciais: Comprimido 250 mg; Injetvel 150 mg/ampola. CLORPROPAMIDA O que : antidiabtico oral; [sulfoniluria de 1a. gerao]. Para que serve: diabetes insipidus; diabetes mellitus (no dependente de insulina). Contra indicaes: acidose importante; cetoacidose diabtica; cirurgia de grande porte; coma diabtico; coma no cettico hiperosmolar; durante a gravidez; outras condies que causem flutuaes grandes de glicose; outras condies que mudem rapidamente as necessidades de insulina; queimaduras graves; traumatismo grave. Efeitos colaterais: alteraes no sangue; aumento da secreo do hormnio antidiurtico (causando reteno de gua); azia; coceira; dor de cabea; empanturramento; erupo na pele; fraqueza; hipoglicemia; nusea; sonolncia; tontura.

Precaues: pode proporcionar reao do tipo dissulfiram com: lcool. Paciente que tenha sintoma de diminuio da glicose no sangue deve tomar as medidas imediatas bsicas (chupar bala, beber ou comer algum alimento aucarado) e reportar o fato ao mdico.

Apresentaes comerciais: Comprimido 250 mg. DEXAMETASONA Decadron Decadronal, Dexaneuriberi, Dexadoze, Emistin O que : antiinflamatrio esteride; antialrgico; corticosteride; imunossupressor. Para que serve: choque; edema cerebral; reao alrgica. Contra indicaes: infeco fngica sistmica (exceto na insuficincia supra-renal); hipersensibilidade a corticosteride; infeco bacteriana ou viral no controladas por agente antiinfeccioso (a no ser que haja risco de vida). A amamentao no recomendada quando se usa altas doses. Efeitos colaterais: alterao de personalidade; aumento da necessidade de insulina e hipoglicemiantes orais em diabticos; aumento de presso arterial; aumento de presso intracraniana; aumento na sudorese; catabolismo protico; catarata (principalmente em criana); choque anafiltico; convulses; depresso; diarria; distenso abdominal; dor de cabea; eliminao de clcio; eliminao de potssio; esofagite; euforia; fraqueza muscular; glaucoma (aumento da presso intra-ocular); hipersensibilidade; inibio do crescimento fetal intra-uterino e infantil; insnia; insuficincia cardaca; O produto pode mascarar alguns sinais de infeco e novas infeces podem ocorrer. Precaues: utilizar a menor dose possvel para se controlar a afeco em tratamento e quando possvel sua reduo deve ser gradativa. Seu uso pode reativar a amebase latente; crianas em uso prolongado da droga devem ser acompanhadas no desenvolvimento pondero estrutural. Superdosagem: Em grandes doses devem-se administrar anticidos, entre as refeies para prevenir ulcera pptica, deve ser usado com cautela em pacientes com colite ulcerativa inespecfica, insuficincia renal, hipertenso, osteoporose, miastenia grave e ulcera pptica; Apresentaes comerciais: Elixir 0,5 mg/5 ml; Comprimido 0,5 mg; Comprimido 0,75 mg; Comprimido 4 mg; Injetvel 2 mg/1 ml (fosfato);

Injetvel 10 mg /2 ml (acetato de dexametasona 8 mg + fosfato de dexametasona 2 mg); Injetvel 10 mg/2,5 ml (fosfato); Injetvel 16 mg/2 ml (acetato). DIAZEPAN Calmociteno, Dienpax, Kiatrium, Valiumn, Ansilive, Ansiolin, CVompaz, Retard, Laboril, Lentasil, Nean O que : tranquilizante; ansioltico. Para que serve: ansiedade; crise convulsiva; estado epilptico; sedao antes de exames ou procedimentos mdicos. Contra indicaes: crianas com menos de 6 meses de idade (apresentao oral); crianas com menos de 30 dias (nenhuma apresentao: seja oral ou injetvel); durante a gravidez; mulher amamentando; miastenia grave; glaucoma; hipertrofia prosttica; obstruo pilrica e hipersensibilidade ao medicamento. Efeitos colaterais: alterao do desejo sexual; alucinao; ansiedade; boca seca; confuso mental; cor amarelada na pele ou nos olhos; distrbio do sono; dor de cabea; erupo na pele; excitao; fadiga; fala enrolada; fraqueza muscular; nusea; parada respiratria (aps injeo intravenosa muito rpida); perda de memria; problema de acomodao visual; problema no fgado; problema urinrio; queda de presso ao se levantar; sonolncia; tontura; tremor; vertigem; viso borrada. Se ocorrer reao paradoxal (excitao, ansiedade, distrbio do sono, alucinao), suspender o uso do produto. Precaues: quando em uso simultneo com outras drogas de ao central (neurolpticos, hipnticos, analgsicos e anestsicos) ocorre uma intensificao do efeito sedativo, dependncia fsica e/ou pscoquimica rara, nesses casos recomenda-se reduo gradativa da dosagem. Os pacientes em um de diazepan tm reaes diminudas, podendo interferir diretamente no trabalho dos mesmos. O diazepan injetvel no pode ser diludo em soluo aquosa, nem misturado a outros medicamentos. Superdosagem: o uso abusivo desse medicamento pode causar dependncia. Apresentaes comerciais: Comprimido 5 mg; Comprimido 10 mg; Injetvel 10 mg/ 2 ml. DICLOFENACO RESINATO Cataflan, Profenid, Voltaren

O que : antiinflamatrio no esteride; anti-reumtico; analgsico; antigotoso; antidismenorrico; antienxaquecoso. Para que serve: artrite reumatide; crise aguda de gota; dor (em odontologia); enxaqueca (supressor da); espondilartrite; espondilite anquilosante; inflamao (em odontologia); inflamao ps-operatria dolorosa; inflamao ps-traumtica; osteoartrose; reumatismo no articular; sndrome dolorosa da coluna vertebral. Contra indicaes: antiinflamatrios no esterides no so recomendados na segunda metade da gravidez pela possibilidade de defeitos circulatrios no feto e aumento do tempo de gestao. Crianas menores de 14 anos; depresso da medula ssea; histria de discrasia sangnea; histria de reao alrgica induzida por aspirina (cido acetilsalislico) ou outro antiinflamatrio no esteride; mulher amamentando. Para o supositrio: hemorridas; leses inflamatrias no nus ou no reto (leses presentes ou histria de); sangramento retal. Efeitos colaterais: falta de apetite; nuseas e vmito. Precaues: excluir antecedentes de doenas ppticas ou de disfuno heptica. Na gravidez o uso arriscado, pois pode alterar a mobilidade uterina ou fechar. Apresentaes comerciais: Cpsula 100 mg; Comprimido 50 mg; Comprimido 75 mg; Comprimido 100 mg; Gotas Peditricas 15 mg/1 ml; Injetvel 75 mg/3 ml; Soluo Oral (1 gota = 0,5 mg); Supositrio 12,5 mg; Supositrio 25 mg; Supositrio 50 mg; Supositrio 75 mg. DIGOXINA Lanoxin O que : antiarrtmico; cardiotnico; [inotrpico; glicosdeo digitlico; digital (derivado)].

Para que serve: insuficincia cardaca congestiva; taquicardia trio-ventricular paroxstica; fibrilao atrial (indicado para controle da velocidade da resposta ventricular em pacientes com fibrilao atrial crnica). Contra indicaes: fibrilao ventricular; histria de efeitos txicos anteriores com digitlicos. Efeitos colaterais: agitao; alucinao; arritmia cardaca (mais comumente distrbio de conduo, com ou sem bloqueio trio-ventricular, contrao ventricular prematura e arritmia supraventricular); aumento da intensidade da insuficincia cardaca congestiva; diarria; dor de cabea; fadiga; falta de apetite; fraqueza; halo amarelo-esverdeado ao redor das imagens visuais; mal-estar; nusea; paralisia repentina; parestesia (sensao anormal de formigamento, ferroadas ou queimao ao toque); queda da presso arterial; sensibilidade luz; tontura; toxicidade digitlica (nusea, vmito e arritmia); vertigem; viso borrada; viso dupla; vmito. Precaues: checar rotineiramente: pulso; concentrao do produto no soro; eletrocardiograma; eletrlitos (potssio, clcio, magnsio); funo do fgado; funo dos rins. Apresentaes comerciais: Comprimido 0,25 mg; Soluo Oral 0,5 mg/ml; Elixir Peditrico 0,05 mg/ml. DIPIRONA Doril, Anador, Analgex, Commel, Debela, Doron, Farmidon, Fibrlgin, Nevralgina, Novalgina, Sedorex, Algiflex, Aminocid, Analgedor, Analgen, Analverin, Buscopan Composto, Dorfen, Neosolatina. O que : analgsico; antipirtico; antitrmico. Para que serve: dor; febre. Contra indicaes: asma; deficincia de glicose-6-fostato-desidrogenase; crianas com menos de 3 meses de idade ou com menos de 5 kg de peso; crianas com menos de 3 anos (o supositrio); durante a gravidez; hipersensibilidade a derivados pirazolnicos; infeco respiratria crnica; porfiria; reao alrgica a drogas. Efeitos colaterais: ataques de asma em pacientes predispostos; diminuio acentuada de clulas sangneas denominadas granulcitos; choque; reao na pele (do tipo alrgico) ou nas mucosas (principalmente da boca e da garganta). Precaues: a dipirona quando em uso prolongado, pode produzir reaes adiossincrticas, caracterizadas por neutropenia e agranulocitose, sendo necessrio o acompanhamento laboratorial. Seu uso sempre acompanhado do perigo de agranulocitose, assim deve ser reservado a pacientes intolerantes a saliciltos.

Superdosagem: nuseas, vmito, desconforto abdominal, hipotermia, hipotenso, depresso do SNC. O tratamento consiste em: emese, lavagem gstrica, medidas sintomticas e de manuteno. Apresentaes comerciais: Comprimido 320 mg; Comprimido 500 mg; Gotas 400 mg/1 ml; Gotas 500 mg/1 ml; Injetvel 500 mg/1 ml; Injetvel 800 mg/2 ml; Injetvel 2000 mg/5 ml; Injetvel 1000 mg/2 ml; Injetvel 2500 mg/5 ml; Sol. Oral 50 mg/1ml; Supositrio Inf. 300 mg; Supositrio Inf. 350 mg; Supositrio 1000 mg. ERITROMICINA Eriflogin, Ilosone, Pantomicina, Eritrex, Flocin, Flosone, Kanaxina, Ortocilina O que : antibitico; antibacteriano; [macroldeo]. Para que serve: amigdalite; conjuntivite do recm-nascido (causada por Chlamydia trachomatis); coqueluche; disenteria amebiana; endocardite bacteriana (preveno); endocardite bacteriana (profilaxia); faringite; infeco endocervical por Chlamydia; infeco orofacial (particularmente em paciente alrgico penicilina); infeco retal por Chlamydia. trachomatis; infeco uretral no-complicada por Chlamydia; infeco urogenital durante a gravidez; pneumonia da infncia; sfilis primria. Contra indicaes: arritmias cardacas; insuficincia heptica. Efeitos colaterais: coceira na vagina ou no nus; candidase oral (com o uso prolongado); cor amarelada nos olhos ou na pele; clica abdominal; desconforto abdominal; diarria; diminuio da audio; falta de apetite; febre; mal-estar; nusea; perda de audio e/ou zumbido; piora dos sintomas iniciais da doena; reao alrgica grave, incluindo choque anafiltico; reaes alrgicas leves como urticria e outras erupes na pele; vmito.

Precaues:o uso associado de eritromicina com teofilina pode elevar os nveis sricos e potencial da toxicidade da ultima. Pode ocorrer disfuno heptica com ou sem ictercia, com alteraes laboratoriais. O uso da droga te sido associado com hepatite colisttica. Em alguns pacientes os sintomas clnicos e os testes laboratoriais se assemelham aos achados na ictercia obstrutiva. Apresentaes comerciais: Cpsula 250 mg; Comprimido 250 mg; Comprimido 500 mg; Gotas 100 mg/1 ml; Susp.Oral 125 mg/5 ml; Susp.Oral 250 mg/5 ml. FENOBARBITAL Edhanol, Gardenal, Fenobarbital O que : anticonvulsivante; sedativo. Para que serve: convulso febril (em crianas); epilepsia. Contra indicaes: broncopneumonia; depresso ou idia suicida; desconforto respiratrio severo; dor crnica ou aguda (incontrolvel); durante a gravidez; estado asmtico; hipersensibildiade aos barbituratos; mulher amamentando; porfiria. Efeitos colaterais: aumentos dos sonhos e pesadelos; colapso circulatrio; confuso mental e agitao (em idosos); constipao intestinal; contrao da laringe; convulso (aps descontinuao rpida ou reduo na dose); deficincia de vitamina K e sangramento em recm-nascidos de mes que receberam o produto durante a gravidez; depresso do sistema nervoso central; depresso respiratria; diarria; diminuio dos batimentos cardacos; dor de cabea; dor e possvel dano no tecido muscular (no local da injeo, se houver extravasamento); dor na regio do estmago; erupo na pele; estreitamento dos brnquios; excitamento paradoxal; letargia; hiperalgesia (sensao de dor muito aumentada); hiperexcitabilidade (em crianas); insnia de rebote; nusea; queda de presso arterial (aps administrao intravenosa rpida); ressaca; retrao das pupilas; sndrome de Stevens Johnson (eritema multiforme grave); sonolncia; tromboflebite; urticria; vertigem; vmito. Precaues: reduz concentraes plasmticas de anticoncepcionais orais, digitoxina, antidepressivos tricclicos. A suspenso do tratamento pode levar a sndrome de abstinncia. O fenobarbital potencializa os efeitos da fenitna e carbamazepina, devido diminuio dos reflexos, deve-se ter cuidado em paciente que precisem dirigir e/ou operar mquinas

Superdosagem: intoxicao moderada semelhante embriaguez alcolica; intoxicao grave; depresso do SNC, Babinski positivo, ritmo respiratrio de Cheyne-Stokes; Coma. Apresentaes comerciais: Comprimido 50 mg; Comprimido 100 mg; Injetvel 200 mg/1 ml; Soluo 4%. FLUCONAZOL O que : antifngico de amplo espectro. Para que serve: candidase vaginal; candidase orofaringeana. Contra indicaes: em menores de 16 anos de idade; hipersensibilidade a produtos azlicos. Efeitos colaterais: diarria; dor de cabea; dor na barriga; erupo na pele; gases; nusea; sintomas de choque anafiltico (queda de presso arterial, edema de glote, tremores, palidez). Apresentaes comerciais: Cpsula 50 mg; Cpsula 100 mg; Cpsula 150 mg; Injetvel 2 mg/1 ml; Susp.Oral 2 mg/1 ml; Susp. Oral 50 mg/5 ml; Susp. Oral 200 mg/5 ml. FUROSEMIDA Diurex, Lasix, Diurona, Rovelan O que : diurtico; anti-hipertensivo. Para que serve: crise hipertensiva; edema (devido a distrbio cardaco, heptico ou renal); edema pulmonar agudo; hipertenso arterial (leve a moderada). Contra indicaes: diminuio acentuada de sdio no sangue; dimin uio acentuada de potssio no sangue; diminuio do volume sanguneo; pr -coma ou coma heptico; hipersensibilidade a sulfonamidas; uria sangnea aumentada.

Efeitos colaterais: erupo na pele; nusea; queda de presso ao se levantar; surdez temporria (aps injeo intravenosa aplicada muito rapidamente); vmito. Precaues: controlar nveis plasmticos de sdio e potssio em pacientes portadores de insuficincia heptica e naqueles com uso de medicamentos por um espao prolongado de tempo. Administrar o medicamento com prudncia em pacientes, que possam apresentar reteno urinria. Apresentaes comerciais: Comprimido 40 mg; Gotas 10 mg/ml; Cpsula 60 mg; Injetvel 20 mg/2 ml. GENTAMICINA Pan-Emecor, Garamicina, Gentaplus, Gentoxil O que : antibacteriano; [sulfato de gentamicina; aminoglicosdeo]. Para que serve: infeco grave quando outros bacterianos menos txicos so ineficientes ou esto contra-indicados; atua geralmente contra bacilos aerbicos gram-negativos e algumas bactrias gram-positivas; no atua contra germes anaerbicos. Infeco do trato biliar; infeco ssea; infeco articular; infeco do sistema nervoso central; infeco intraabdominal; pneumonia gram-negativa; septicemia bacteriana; infeco da pele e dos tecidos moles; infeco urinria. Como age: Interfere com a sntese de protenas da bactria. bactericida (os aminoglicosdeos so bactericidas, enquanto outros antibiticos que interferem com a sntese de protena so geralmente bacteriostticos). Absoro: rpida e completa por via intramuscular. Biotransformao: no metabolizado. Tempo para a concentrao mxima (pico): 0,5 a 1,5 horas. Eliminao: urina (na sua forma original); pequena quantidade via bile/fezes. Contra indicaes: alergia a aminoglicosdeo. Efeitos colaterais: neurotoxicidade; toxicidade renal (grande aumento ou diminuio da freqncia urinria e do volume de urina, sede excessiva, perda de apetite, nusea, vmito); toxicidade auditiva; toxicidade vestibular. Raramente: bloqueio neuromuscular (com dificuldade para respirar, sonolncia, fraqueza). Ateno: suspeitar de toxicidade auditiva ou toxicidade vestibular, aps a retirada do medicamento, se surgirem ou se agravarem os

sintomas a seguir: perda de audio, sensao de barulho ou entupimento nos ouvid os, insegurana no andar, tontura, nusea, vmito. Precaues: pacientes com insuficincia renal devem ter correo da dose de acordo com a creatina. Apresentaes comerciais: Creme 0,1%; Injetvel 20 mg/1 ml; Injetvel 40 mg/1 ml; Injetvel 60 mg/1, 5 ml; Injetvel 80 mg/2 ml; Injetvel 120 mg/1,5 ml; Injetvel 160 mg/2 ml; Injetvel 280 mg/2 ml. GLIBENCLAMIDA O que : antidiabtico oral. Para que serve: diabetes mellitus no-insulino dependente (tipo II ou diabetes do adulto). Contra indicaes: acidose importante; cetoacidose diabtica; cirurgia de grande porte; coma diabtico; coma no cettico hiperosmolar; outras condies que causem flutuaes grandes de glicose; outras condies que mudem rapidamente as necessidades de insulina; queimaduras graves; traumatismo grave. Efeitos colaterais: alteraes no sangue; coceira; cor amarelada nos olhos ou na pele; desconforto na barriga; diarria; diminuio do sdio no sangue; dor na barriga; inflamao nos vasos sangneos (vasculite); hipoglicemia; nusea; problemas no fgado; reaes na pele; vmito. Apresentaes comerciais: Comprimido 5 mg. GLUCONATO DE CLCIO Heparin O que : regulador da permeabilidade aos ons de sdio e potssio. Para que serve: estados agudos de hipocalcemia com ou sem tetania neonatal, ingesto excessiva de fluoreto de sdio. Aps transfuso macia de sangue, parada cardacas.

Contra indicaes: gravidez. Apresentaes comerciais: Comprimido; Injetvel. HAEMACEL Poligelina O que : polmeros de uria e polipeptdio, derivados de gelatina desnaturada. Contem Na, K, Ca e Cl; Para que serve: todos os estados de choques, seja qual for a sua origem e em todas as fases. Contra indicaes: intolerncia conhecida a poligelina. Efeitos colaterais: reaes alrgicas e anafilticas. Apresentaes comerciais: Injetvel. HEPARINA Liquemine O que : anticoagulante. Para que serve: coagulao intravascular disseminada (tratamento); tromboembolismo (profilaxia); tromboembolismo pulmonar (profilaxia e tratamento); trombose venosa profunda (profilaxia e tratamento). Contra indicaes: alteraes no sangue; rea extensa sem pele; choque; coagulopatia grave; condies outras que causem permeabilidade capilar; doena grave do fgado ou dos rins; drenagem gastrintestinal contnua; durante (ou aps) cirurgia do crebro, dos olhos ou da coluna vertebral; endocardite bacteriana subaguda; hipertenso severa; iminncia de aborto; leses ulcerativas abertas; sangramento ativo; suspeita de hemorragia intracraniana; tendncia a sangramentos (hemofilia, trombocitopenia); tromboflebite supurativa. Efeitos colaterais: aumento de potssio no sangue; aumento dos lipdeos no sangue; coceira; diminuio das plaquetas no sangue; dor moderada; hemorragia; irritao nas veias; manchas na pele; osteoporose (diminuio da altura, dores nas vrtebras ou nas costas, fraturas espontneas); perda de cabelos; reaes de hipersensibilidade (arrepios, febre, coceira, rinite, queimao nos ps, conjuntivite, lacrimejamento, dores nas articulaes, urticria); supresso da funo dos rins; tempo de coagulao do sangue muito prolongado. Apresentaes comerciais: Injetvel 25.000 UI/5 ml (via intravenosa);

Injetvel 5.000 UI/0,25 ml (via subcutnea). HIDROCLOROTIAZIDA O que : diurtico; anti-hipertensivo. Para que serve: edema (inchao) (associado insuficincia cardaca congestiva, cirrose heptica, disfuno renal ou terapia por estrognio ou corticosteride); hipertenso arterial. Contra indicaes: hipersensibilidade s sulfonamidas; mulher amamentando. Efeitos colaterais: alteraes no sangue; aumento da glicose no sangue ou urina; aumento do cido rico no sangue; contrao muscular; cor amarelada na pele ou nos olhos; desconforto na barriga; diminuio do potssio no sangue; dor de cabea; erupo na pele; falta de apetite; formigamento; fraqueza; gota; nusea; pancreatite; queda de presso ao se levantar; sensibilidade luz; tontura; urina freqente; urticria; vmito. Precaues: o medicamento pode causar perda de potssio, que se manifesta por boca seca; sede; fraqueza; vmitos; nusea; dor ou espasmo muscular (ingerir alimentos ricos em potssio: suco de frutas ctricas, batata, passas, nozes, tomate ou banana). Evitar sal. Apresentaes comerciais: Comprimido 25 mg; Comprimido 50 mg. HIDROCRTISONA Flebocortid, Cortisol, Solucortef. O que : antiinflamatrio esteride; vasoconstritor; imunossupressor. Para que serve: asma brnquica; colite ulcerativa; doena do colgeno; edema angioneurtico (angioedema); inflamao grave; insuficincia supra-renal; pnfigo; reao alrgica grave. Contra indicaes: infeco fngica sistmica (exceto na insuficincia supra-renal); hipersensibilidade a corticosteride; infeco bacteriana ou viral no controladas por agente antiinfeccioso (a no ser que haja risco de vida). Efeitos colaterais: alterao de personalidade; aumento da necessidade de insulina e hipoglicemiantes orais em diabticos; aumento de presso arterial; aumento de presso intracraniana; aumento na sudorese; catabolismo protico; catarata (principalmente em criana); choque anafiltico; convulses; depresso; diarria; distenso abdominal; dor de cabea; eliminao de clcio; eliminao de potssio; esofagite; euforia; fraqueza muscular; glaucoma (aumento da presso intra-ocular); hipersensibilidade; inibio do crescimento fetal intra-uterino e infantil; insnia; insuficincia cardaca; irregularidade menstrual; irritabilidade; leso no estmago; leso nos intestinos; manifestao de diabetes; mudana de humor; nusea; osteoporose; pancreatite; perda de massa muscular; psicose; reao tipo choque ou queda da presso arterial; retardo na cicatrizao; reteno de sal e lquidos; sndrome de

Cushing (ganho de peso, cara de lua cheia, aumento da presso arterial); lcera pptica; urticria; vertigens. O produto pode mascarar alguns sinais de infeco e novas infeces podem ocorrer. Apresentaes comerciais: Injetvel 100 mg; Injetvel 500 mg. HIDRXIDO DE ALUMNIO Alternagel, Amphogel, Gelusil, Pepsamar, Hidroxigel O que : anticido. Para que serve: acidez gstrica; duodenite; esofagite; gastrite; hrnia de hiato; lcera pptica. Como age: Neutraliza a acidez gstrica. Contra indicaes: criana menor de 6 anos; diminuio de fosfato no sangue; obstruo intestinal. Efeitos colaterais: constipao intestinal; diminuio de fosfato no sangue; diminuio dos movimentos intestinais; osteomalacia (amolecimento dos ossos); perda de apetite. Apresentaes comerciais: Comprimido 230 mg Susp. Oral 61,5 mg/1ml HIOSCINA Escopolamina, Buscopan, Sedalol, Algexin. O que : antiespasmdico. Para que serve: clica; lcera do estmago; lcera duodenal. Contra indicaes: mulher amamentando. Efeitos colaterais: secura na boca e narina, dificuldade e deglutio, choque anafiltico. Distrbios dermatolgicos: rubor facial; Distrbio neurolgico: sonolncia, euforia, amnsia, fadiga, excitao, alucinaes. Distrbios oftalmolgicos: ao midritica e ciclopgica; Precaues: Apresentaes comerciais: Comprimido 10 mg;

Injetvel 20 mg/1 m; Gotas 10 mg/1 ml. KANAKION Vitamina K O que : antagonista especifico de anticoagulantes. Para que serve: hemorragia; fisiologia do recm-nascido ou devido a superdosagem de anticoagulantes cumarnicos ou a efeitos de sua administrao simultnea com a fenilbutazona, saliciltos, hipovitaminose K, resultante de ictercia obstrutiva, transtorno digestivo ou heptico ou administrao prolongada de antibiticos, sulfonamidas ou preparados saliclicos. Contra indicaes: doses elevadas no so recomendveis. Apresentaes comerciais: Injetvel. LIDOCANA Xylocana, Loproct, Larinofa, Otoxilodose, Soluo de Cloranfenicol, Xylestesin, Lidosporin, Movocol 100, Otigent, Otofenicol, Otomicina, Proctium. O que : anestsico; antiarrtmico. Para que serve: anestesia; arritmia ventricular. Contra indicaes: bloqueio do AV total ou 2 grau; insuficincia cardaca,; hipersensibilidade droga. Efeitos colaterais: Distrbios cardiovasculares: hipotenso arterial, parada cardaca. Distrbios neurolgicos: sonolncia, alucinaes, convulso, depresso respiratria. Apresentaes comerciais: injetvel. LINCOMICINA Linco-Plus, Fradermicina. O que : antibacteriano. Para que serve: infeco grave por estreptococo, estafilococo ou pneumococo. Como age: Atua nos ribossomos das bactrias inibindo a sntese de protenas. bacteriosttico (em altas doses pode ser bactericida).

Absoro: gastrintestinal rpida (20 a 30%); alimentos diminuem a absoro. Biotransformao: no fgado; metablitos no bem identificados. Eliminao - urina (aps via oral, intravenosa ou intramuscular); fezes (aps via oral). Contra indicaes: infeco bacteriana leve ou por vrus; molstia heptica, endcrina ou metablica pr-existentes; na profilaxia da febre reumtica; recm-nascidos. Efeitos colaterais: clica abdominal; colite pseudomembranosa (diarria grave com placas de muco); diarria; erupo na pele; nusea; sangramento; reao de hipersensibilidade; vmito. Apresentaes comerciais: Cpsula 500 mg; Injetvel 300 mg/1 ml; Injetvel 600 mg/2 ml; Xarope 250 mg/5 ml. METFORMINA O que : antidiabtico oral. Para que serve: diabetes mellitus no dependente de insulina. Contra indicaes: baixo dbito cardaco; cetoacidose diabtica; choque circulatrio; coma diabtico; coma hiperosmolar; condies que possam causar desidratao; desidratao; gangrena; hemorragia importante; histria de acidose ltica; histria recente de infarto agudo do miocrdio; infeco grave ou trauma; insuficincia cardaca; insuficincia heptica grave; insuficincia renal; insuficincia respiratria; pacientes alcolatras; predisposio anemia intensa; queimaduras graves. Efeitos colaterais: desconforto na barriga; diarria (principalmente no incio do tratamento); diminuio do peso corporal; distenso abdominal; gases; gosto metlico; hipoglicemia; nusea; perda do apetite; vmito. Apresentaes comerciais: Comprimido 500 mg; Comprimido 850 mg. METOCLOPRAMIDA Plasil, Vonix, Vonil, Plamin, Emetic, Eucil O que : antiemtico; estimulante gastrintestinal. Para que serve: nusea; refluxo gastroesofageano; vmito.

Como age: Estimula a motilidade no trato gastrintestinal superior. Aumenta a presso no esfncter esofagiano inferior. Acelera o esvaziamento do estmago e aumenta o trnsito intestinal. Os efeitos contra o vmito se devem por antagonizar receptores centrais e perifricos da dopamina. Contra indicaes: epilepsia; feocromocitoma; hemorragia gastrintestinal; insuficincia heptica; insuficincia renal; obstruo intestinal; parkinsonismo; perfurao intestinal; por mais de 12 semanas consecutivas. Efeitos colaterais: aumento da presso arterial; depresso; diminuio do desejo sexual; discinesia tardia; dor de cabea; erupo na pele; fadiga; febre; inquietao; insnia; nusea; reaes extra-piramidais; sedao; sonolncia. Apresentaes comerciais: Comprimido 10 mg; Gotas Peditricas 4mg/1 ml; Injetvel 10 mg/2 ml; Soluo Oral 5 mg/5ml; Supositrio Peditrico 5 mg; Supositrio 10 mg; Xarope 5 mg/1 ml. METRONIDAZOL Flagil, Metronix, Etiogin, Bemil. O que : tricomonicida; amebicida; antibacteriano. Para que serve: Injetvel: infeces causadas por bactrias anaerbicas; septicemia; bacteremia; abscesso cerebral; pneumonia necrotizante; abscesso subfrnico; infeco puerperal; abscesso plvico. Comprimidos: tricomonase; vaginite por gardnerella vaginalis. Odontologia: infeco oral (anaerbios); periodontite (Actinobacillus actinomycetemcomitans). Como age: Interfere com o DNA de bactrias e protozorios, levando as clulas morte. Contra indicaes: no amamentar ou no usar. Efeitos colaterais: boca seca; falta de apetite; gosto metlico; nusea; Apresentaes comerciais:

Comprimido 250 mg; Comprimido 400 mg; Injetvel 500 mg/100 ml; Susp. Oral 40 mg/ml (4%). NEFIDIPINA Adalat, Cardalin, Dilaflux, Oxocord, Vasicor. O que : antianginoso; anti-hipertensivo. Para que serve: angina do peito crnica estvel (angina de esforo); hipertenso arterial. Como age: Diminui a concentrao de clcio no interior das clulas do msculo cardaco e da musculatura lisa vascular; dilata ento as coronrias, as artrias perifricas e as arterolas; reduz a freqncia cardaca, a contratilidade do miocrdio e a conduo trio-ventricular. Absoro: gastrintestinal (completamente). Biotransformao: no fgado (metablitos inativos). Ao - incio: 20 minutos (cpsulas). Eliminao - urina: 80%, como metablitos; bile (fezes): 20%, como metablitos. Contra indicaes: hipotenso grave (pode agravar). Gestao e lactao. Efeitos colaterais: alterao do desejo sexual; angina paradoxal; arrepios; arritmia cardaca; aumento da glicose no sangue; aumento das mamas no homem (principalmente em idosos); cansao; coceira; congesto nasal; constipao intestinal; contratura muscular; cor amarelada na pele ou nos olhos; diarria; dificuldade para respirar; dor de cabea; dor no peito; erupo na pele; febre; aumento (hiperplasia) gengival; impotncia; inchao nas pernas ou ps; infarto; inflamao na garganta; mudana de humor; nusea; palpitao; parestesia (sensao anormal de formigamento, ferroadas ou queimao ao toque); sensao de presso na cabea; tont ra; u tremor; urticria; vermelhido na face e sensao de calor; viso borrada. Precaues: o efeito anti-hipertensivo de nifedipina pode ser potencializada por outras drogas anti-hipertensivas e pala cimetidina. Apresentaes comerciais: Comprimido 10 mg; Comprimido 20 mg; Comprimido Retard 10 mg; Comprimido Retard 20 mg;

Comprimido Retard 30 mg; Comprimido Retard 50 mg; Comprimido Retard 60 mg. PENICILINA G BENZATINA Benzatacil, Longacilin, Normabenzil, Espectopen, Kitapen, Pembezatina. O que : antibitico; antibacteriano; [benzilpenicilina benzatina]. Para que serve: febre reumtica (profilaxia); glomerulonefrite (profilaxia); infeco estreptoccica (Grupo A); sfilis congnita; sfilis latente; sfilis secundria; sfilis primria; sfilis tardia (terciria ou neurossfilis). Contra indicaes: hipersensibilidade s penicilinas ou s cefalosporinas. Efeitos colaterais: abscesso; anemia hemoltica; arrepios; candidase oral; coceira no reto ou na vagina; convulso; diarria; dificuldades para respirar; dor muscular; dor na regio do estmago; dor no local da injeo; dor articular; edema de laringe; erupo na pele; febre; inchao; inflamao da garganta; lngua escurecida; nusea; neuropatia (doena de um nervo); prostrao; reao anafiltica (alergia grave); superinfeco por bactrias ou fungos; vermelhido na pele; vmito. Precaues: a droga no deve ser injetada por via endovenosa, nem perto dos nervos, podendo produzir leses neuromusculares srias. Reaes de hipersensibilidade a algumas fatais j foram descritas, portanto a historio da alergia essencial. Em infeces estreptoccicas o tratamento deve ser o suficiente para eliminar os microorganismos, evitando assim seqelas da doena estreptoccica. Gestao e lactao: as penicilinas atravessam a barreira placentria e excretada no leite materno, porem no so conhecidos os efeitos sobre o feto nem o lactente. Em pacientes com funo renal comprometida e em recmnascidos a excreo da droga prejudicada. Apresentaes comerciais: Injetvel 300.000 U; Injetvel 600.000 U; Injetvel 1.200.000 U; Injetvel 2.400.000 U. PENICILINA G PROCANA Berapen, Biimacilin, Despacilina, Drenorac, Ginecrorac, Nebiox, Ortocilin, Prebecilin, Pulmocilin, Wyncillin-R O que : antibitico; antiinfeccioso; antibacteriano.

Para que serve: gengivite ulcerativa necrotizante aguda (GUNA) (infeco de Vincent); infeco bacteriana. Contra indicaes: hipersensibilidade s penicilinas ou s cefalosporinas. Efeitos colaterais: abscesso; anemia hemoltica; arrepios; candidase oral; choque anafiltico; coceira no reto ou na vagina; convulso; diarria severa; dificuldades para respirar; dor articular; dor muscular; dor na regio do estmago; dor no local da injeo; edema de laringe; erupo na pele; febre; inchao; inflamao da garganta; lngua escurecida; nusea; neuropatia (doena de um nervo); prostrao; superinfeco por bactrias e fungos; vermelhido na pele; vmito. Apresentaes comerciais: Injetvel 300.000 U; Injetvel 600.000 U; Injetvel 1.200.000 U; Injetvel 2.400.000 U. PROMETAZINA Fernegan expectorante, Pamergan O que : antiemtico; antivertiginoso; anti-histamnico. Para que serve: enjo em viagem; nusea; rinite alrgica; sedao; vmito. Contra indicaes: anestesia espinal ou epidural; ataque de asma; crianas com doena aguda ou com desidratao; crianas com menos de 12 anos de idade; dano cerebral; depresso da medula ssea; depresso do sistema nervoso central; doena cerebrovascular; epilepsia; estado de coma; hipersensibilidade a anti-histamnico ou fenotiazina; mulher amamentando; pacientes com colapso circulatrio. Efeitos colaterais: alteraes no sangue; aumento ou queda da presso arterial; boca seca; confuso mental; congesto nasal; constipao intestinal; cor amarelada na pele ou n olhos; os desorientao; distrbio de coordenao; falta de apetite; inquietao; miopia transitria; movimentos involuntrios; nusea; reaes extrapiramidais (especialmente em idosos); reteno urinria; sedao; sensibilidade luz; sonolncia; tontura; tremores; vmito. Apresentaes comerciais: Drgea 25 mg; Creme 2 %; Injetvel 50 mg/2 ml. PROPANOLOL

O que : anti-hipertensivo; antianginoso; antienxaquecoso; antiarrtmico classe II; [betabloqueador no seletivo; antiadrenrgico]. Para que serve: angina do peito; arritmia; enxaqueca; estenose subartica hipertrfica; feocromocitoma; hipertenso arterial; tremor essencial. Contra indicaes: bloqueio atrioventricular do 2. ou 3. grau; bradicardia sinusal (freqncia cardaca menor do que 45 batimentos por minuto); choque cardiognico; insuficincia cardaca. Efeitos colaterais: fadiga; nusea; tontura; vmito. Apresentaes comerciais: Comprimido10 mg; Comprimido 40 mg; Comprimido 80 mg; Injetvel 1 mg/1 ml. QUININO Paluquina, Impalud O que : antimalrico; antiprotozorio. Para que serve: malria falciparum resistente cloroquina. Contra indicaes: deficincia de G6PD (Glicose-6-fosfato-desidrogenase); durante a gravidez; hemoglobinria; hipersensibilidade droga; histria de malria hemoltica; histria de pequenas hemorragias na pele e mucosas, associada com ingesto anterior de quinino; neurite ptica; porfiria; psorase; zumbido nos ouvidos. Efeitos colaterais: nusea; viso borrada; viso dupla; vmito; zumbido nos ouvidos. Apresentaes comerciais: Comprimido 500 mg; Injetvel 500 mg/5 ml. RINGER LACTATO O que : associaes de eletrlitos, este contem: clcio, K e Na. Para que serve: reposio de fludos eletrolticos. Apresentaes comerciais: soluo SIMETICONA

Dimeticona, Finigas, Luftal, Gastricin-gel, Repsogel, Anflat, Andursil, Sintozima, Silidron, GastriBene, Dimethicone O que : antiflatulento; Para que serve: gases gastrintestinais (excesso de). Apresentaes comerciais: Soluo. 40 mg/0,6 ml; Comprimido 40 mg; Soluo. 75 mg/1 ml. SORO FISIOLGICO 0,9% O que : fornecedor eletroltico, antidiurtico e acidificante. Para que serve: profilaxia e tratamento de hipoforfalemia, coadjuvante no tratamento de infeces do trato urinrio e profilaxia de clculo renal. Contra indicaes: gravidez, hipofosfatemia, insuficincia renal grave. Efeitos colaterais: titnia hipocalcmica, arritmias, diarria, nuseas, vmito e dor estomacal. SORO GLICOSADO 5% O que : receptor de fluidos e nutrientes. Para que serve: regimes, nutrio parenteral. Contra indicaes: gravidez, diabete, hemorragia intracraniana ou intra-espinhal. Efeitos colaterais: dor local, reao febril, trombose, hipovolemia, hiperglicemia, etc. SULFAMETOXAZOL Infectrin, Assepuim, Bacfar, Bacgens, Bacris, Bactrim, Bacteracin, Bactox, Bac, Sufetrin, Benectrim, Entercal, Suss, Unzol, Urofar O que : antibacteriano; Para que serve: bronquite crnica; infeco genital; infeco renal; infeco respiratria; infeco urinria; otite mdia; toxoplasmose (profilaxia); pneumonia por Pneumocystis carinii. Contra indicaes: alteraes no sangue; criana com menos de 2 meses de idade; durante o ltimo estgio da gravidez; insuficincia renal grave; leso heptica grave; mulher amamentando; porfiria. Efeitos colaterais: alteraes no exame de urina; alucinao; anemia e outras alteraes sangneas; choque anafiltico; coceira; convulso; cor amarelada na pele e olhos; depresso mental; diarria; dor abdominal; dor de cabea; eritema multiforme; erupo na pele; falta de

apetite; febre; hipersensibilidade; inflamao na boca; nusea; pequenos pontos de hemorragia na pele; problema nos rins; sangue na urina; sensibilidade luz; sndrome de Stevens-Johnson (eritema multiforme grave); tontura; urticria; vmito. Apresentaes comerciais: Comprimido; Injetvel; Suspenso. TENOXICAM Legil, Tenoxen, Tilatil O que : anti-reumtico; antiinflamatrio no esteride. Para que serve: artrite reumatide; bursite; espondilite anquilosante; osteoartrite (artrose); tendinite. Contra indicaes: histria de reao alrgica induzida por aspirina (cido acetilsalislico) ou outro antiinflamatrio no esteride; plipos nasais associados com broncoespasmo (estreitamento dos brnquios) induzidos por aspirina. Para o supositrio: hemorrida leses s; inflamatrias no nus ou no reto (leses presentes ou histria de); sangramento retal. Efeitos colaterais: aftas; alteraes no sangue; constipao intestinal; diarria; dor de cabea; dor no estmago; nusea; problemas na boca; vmito. Precaues: pode potencializar efeito coagulante dos cumarnicos. Portanto, durante a teraputica os pacientes tratados com este frmaco devero ter controlado o tempo de protrombina e posologia. Apresentaes comerciais: Comprimido 20 mg; Granulado 20 mg/envelope; Injetvel 20 mg/2 ml; Injetvel 40 mg/2 ml; Supositrio 20 mg. TCNICAS SINAIS VITAIS Sinal Vital Valores Referncia

Aspectos a Avaliar Temperatura - T T. Axilar/ Timpnica: 35,5 a 37C T. Bucal: 36 a 37,4C T. Retal: 36 a 37,5C Pulso - P 60 a 100 bat/min Freqncia: - Normoesfigmia: dentro dos valores normais; - Taquisfigmia: pulso com freqncia acima do normal; - Bradisfigmia: pulso com freqncia abaixo do normal Ritmo: - Regular: intervalo entre as pulsaes so iguais; - Irregular: intervalo entre as pulsaes so desiguais (neste caso, se possvel caracterizar o tipo de irregularidade, exemplo, pulso bigmino, catico, arritmia sinusal, arritmia extra sistlica, etc). Fora ou Volume - Cheio, forte ou clere (3+): pulso com aumento da fora ou volume; - Normal (2+): fora ou volume normal; - Fraco fino ou filiforme (1+): est reduzida a fora ou volume, desaparece mediante compresso da artria; - Ausente (0): no detectada pulsao perifrica. Outras alteraes da fora ou volume: por exemplo, pulso paradoxal (fora ou volume esto reduzidas durante a inspirao) Freqncia Respiratria - FR 12 a 20 inc/min (ou MR/min) Freqncia: - Eupnia: freqncia dentro dos valores normais; - Taquipnia: respirao rpida e superficial com freqncia acima do normal;

- Bradipnia: freqncia abaixo dos valores normais. Ritmo: - Regular: intervalo entre os movimentos respiratrios so iguais; - Irregular: intervalo entre movimentos respiratrios so desiguais; Profundidade: - Superficial: volume de ar trocado do movimento respiratrio est diminudo; - Normal: volume de ar trocado est dentro dos parmetros normais; - Profunda: volume de ar trocado maior que os parmetros normais. - Outras alteraes: hiperventilao, hipoventilao, hiperpnia. Carter: Respirao de Cheyne-Stokes, Respirao de Biot, Respirao de Kussmal, Laboriosa, Estertorosa, etc. Presso Arterial - PA Presso sistlica: 90 a 140 mmhg Presso diastlica: 60 a 90 mmhg Observar quadro de valores timos, normais, limtrofes, e hipertenso. EXAME FSICO Material: Estetoscpio; Esfigmomanmetro; Fita Mtrica; Termmetro; Balana Antropomtrica; Esptula; Agulhas; Bolas de algodo secas e em lcool; Garrote; Lanterna;

Martelo de reflexos Posies do exame fsico: dorsal, sentado e decbito lateral. Elementos do exame fsico: Inspeo: o ato de observar e inspecionar. Mtodo que se utiliza o sentido da viso na avaliao do aspecto, cor, forma, tamanho e movimento das diversas reas corporais. Pode se esttica ou dinmica. (frontal, frontal armada, panormica). Palpao: a utilizao do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfcie corporal (palpao superficial) e os rgos internos (palpao profunda). Pode ser feita: mo em garra, mo espalmada, dorso das mos, em pina, digitopresso, frico com o algodo, bimanual e mos superpostas. Percusso: golpeamento leve de uma rea a ser pesquisada utilizando a parte ulnar dos -se dedos: percusso digito - digital; percusso com a borda cubital da mo ou com instrumento prprio originado sons vibratrios. Ausculta: consiste na aplicao do sentido de audio para ouvir sons e rudos produzidos pelos rgos. CONDIES FSICAS A SEREM ABSERVADAS NO EXAME FSICO: Verificao dos Sinais Vitais: Presso Arterial, Pulso, Temperatura, Respirao; Peso; Estatura; Exame do Estado Geral; Estado Psquico e condies emocionais: nvel de conscincia; aspecto/aparncia; comportamento; fala; humor e afetividade; desempenho intelectual e julgamento; viso de si e percepo; mecanismos para lidar com as circunstncias; teor do pensamento; libido; competncia. Estado Nutricional; Exame da Pele; Cabea; Face; Olhos; Nariz; Cavidade Bucal e Anexos; Ouvidos;

Pescoo; Trax: parede torcica e mamas. Abdmen: parede abdominal, estmago, intestino delgado, colon, reto e nus. Geniturinrio: rins e vias urinrias, rgos genitais masculinos ou rgo genitais femininos. Coluna Vertebral E Extremidades: coluna vertebral, ossos, articulaes, bursas e tendes, msculos, artrias, veias, edema com cacifo nos membros inferiores e mos. HIGIENE CORPORAL HIGIENE BUCAL Finalidades: Limpeza e conservao dos dentes; Prevenir infeces; Combater infeces j instaladas; Dar sensao de conforto e bem estar do paciente, fazendo com que ele sinta socialmente aceitvel. Material Utilizado: Bandeja; Cuba rim; Dentifrcio ou soluo bicarbonata; Copo com gua; Escova de dentes ou esptula protegidas com algodo; Toalha de rosto; Impermevel; Procedimento: Comunicar ao usurio sobre o cuidado; Apoiar a bandeja na mesa de cabeceira; Posicionar o leito em Fowler, se possvel; Colocar impermevel e a toalha, sobre o trax do paciente; Entregar ao usurio escova e dentifrcio e o copo com gua; Posicionar a cuba rim abaixo da boca para receber o lquido da escovao; Remover a saburra da lngua do usurio, utilizando a esptula com algodo e a soluo bicarbonata; Enxugar-lhe a boca;

Retirar o material usado; Colocar tudo em ordem; Fazer anotaes de enfermagem pertinentes Obs.: Usurio inconsciente: usar esptula com algodo e soluo bicarbonata, dispensar a escova e o dentifrcio. Cuidados com Prtese dentria: Retira-la com auxilio de uma gaze com todo cuidado para no machucar as gengivas; Proceder limpeza das gengivas, lngua e lbios; Fazer uma soluo bicarbonata e aps escovar bem a dentadura, mant nesta soluo ate -la ser recolocada. Coloc-la em um recipiente coberto e em lugar seguro para evitar quebras. Se o paciente estiver inconsciente ou tiver que ser submetido a uma cirurgia, no dever ser colocada. HIGIENE DOS CABELOS Finalidades: proporcionar higiene e conforto para o paciente. Material: Travesseiro alto; Impermevel; Bolas de algodo; Bacia; Jarro com gua; Shampoo e condicionador; Toalha. Procedimento: Reunir o material explicar o procedimento ao paciente e calar as luvas; Colocar o algodo nos ouvidos do paciente; Colocar o travesseiro sob os ombros do paciente, o impermevel sobre o colcho e o balde no cho forrado com um jornal ou papel toalha; Colocar a bacia sob a cabea do paciente;

Derramar a gua morna no couro cabeludo do paciente aplicar pequena quantidade do xampu; e enxaguar; desprezando a gua no balde; repetir o processo com condicionador; Retirar a bacia e enrolar a toalha na cabea do paciente; Desprezar a gua no balde; Retirar o algodo dos ouvidos do paciente; Secar e pentear os cabelos; Recolher o material, retirar as luvas; Fazer as anotaes pertinentes. BANHO COMPLETO NO LEITO Finalidades: Limpeza da pele; Proporcionar conforto fsico e mental do paciente; Estimular a circulao; Aliviar a sensao de fadiga. Material Utilizado: Luva de banho ou pedao de pano. Luva de procedimento, sabonete, hidratante. Toalhas de banho e de rosto. Jarra, balde, bacia, comadre, cuba-rim. Dependendo do caso levar: Material de higiene oral. Roupas de cama Camisola ou pijama. Procedimento: Conversar com o paciente Preparar o ambiente: Desocupar a mesa de cabeceira Colocar a cadeira aos ps da cama Trazer biombos. Trazer o material j preparado, colocando-o ao lado direito do paciente. Soltar a roupa do leito, comeando do lado mais distante.

Improvisar o hamper com a colcha, ou dobra-la, colocando-a no espaldar da cadeira. Dependendo das condies do paciente, deixar s um travesseiro. Lavar o rosto pelo mtodo conhecido e sendo necessrio fazer a H.O. Despir o paciente. Colocar a toalha de banho sobre o trax, descer o lenol em leque ate a regio pubiana e deixar os braos sobre a toalha. Lavar e secar o brao mais distante, depois o mais prximo. Lavar as duas mos juntas. Pedir ao paciente para colocar os braos sobre o travesseiro. Lavar e secar as axilas, comeando pela mais distante. Lavar e secar bem a base dos seios. Subir a toalha, lavar e secar o abdome. Retirar a toalha e vestir a camisola. Massagear com leo hidratante os braos e o trax. Colocar a toalha sob as costas. Lavar, secar e massagear o tronco. Virar o paciente em decbito lateral. Amarrar a camisola. Sendo necessrio, trocar o lenol de baixo e o impermevel. Colocar a toalha de banho e a comadre sob a regio gltea. Virar o paciente em decbito dorsal; Dar o material para ele fazer a lavagem externa (jarra com gua, luva e sabonete) se necessrio faze-la; Retirar a toalha de banho; Vestir o paciente; Colocar a toalha sob os membros inferiores e lava-los separadamente; Mergulhar os ps na gua e cuidar dos mesmos; Massagear os membros inferiores;

Fazer o leito pela tcnica conhecida; Pentear o cabelo forrando o travesseiro com toalha de rosto; Afofar o travesseiro, arejar, deixar o paciente confortvel; Levar o material, fazer desinfeco e guardar; Jogar resto de gua no balde; Deixar o ambiente em ordem; Fazer anotaes de enfermagem pertinentes LAVAGEM EXTERNA FEMININA Finalidades: Limpeza e conforto do paciente; Prevenir o aparecimento de infeco; Comb ater infeco instalada. Indicaes: Diariamente pela manh, na ocasio do banho; Aps mico ou defecao; Em caso de leucorria abundante. Material: Jarra com gua. Cuba-rim gaze, algodo ou luva de pano. Sabonete. Saco de papel. Luva de procedimento. Comadre. Toalha. Impermevel ou forro. Solues: gua e sabo; soluo prescrita. Procedimento: Orientar o paciente sobre o cuidado. Preparar o material. Preparar o ambiente Trazer o material colocando a comadre na cadeira e a bandeja na mesinha. Colocar a paciente em posio ginecolgica, protegendo-a com a roupa de cama e cobrindo-a com a toalha.

Colocar o impermevel e a comadre sob a paciente. Calar a luva. Colocar os quadrados de gaze sobre a vulva para evitar que gua escorra pela regio inguinal, molhando o leito. Irrigar a vulva com gua ou soluo. Molhar um quadrado de gaze, ensaboar e lavar a regio vulvar por fora do lado mais distante, de cima para baixo sem retornar. Proceder do mesmo modo para lavar internamente. Desprezar sempre a gaze usada no saco de papel. Irrigar a regio vulvar. Enxugar a regio vulvar. Secar primeiro o lado mais distante e depois o proximal Retirar a comadre e o impermevel colocando-os na cadeira. Deixar o paciente confortvel e o ambiente em ordem. Levar o material, lavar, desinfetar e guardar. Fazer anotaes de enfermagem pertinentes. LAVAGEM EXTERNA MASCULINA Finalidades: mesmas da feminina. Material: mesmos da feminina. Procedimento: Orientar o paciente sobre o cuidado. Preparar o ambiente. Trazer o material colocando a comadre na cadeira e a bandeja na mesinha. Colocar o impermevel e a comadre sob a paciente. Retirar a cala do pijama. Colocar o paciente em posio sobre a comadre, protegendo-o com a roupa de cama. Calar a luva. Tomar uma compressa de gaze na mo esquerda e levantar o pnis.

Fazer uma pequena irrigao. Molhar outra compressa de gaze na gua e sabo e ensaboar a regio. Irrigar toda a regio tirando o sabo Secar com gaze. Retirar as luvas. Colocar mesa no lugar. Retirar a comadre e o impermevel colocando-os na cadeira. Vestir o paciente Deixa-lo confortvel e o ambiente em ordem. Levar, lavar e guardar o material. Retirar o biombo. Fazer anotaes de enfermagem pertinentes CUIDADOS COM O CORPO PS MORTE Material: Bandeja; Impresso plastificado ou similar para identificao do corpo; Barbante, algodo, esparadrapo; ter, ataduras de crepe; Pina Pean ou Cheron; Dois lenis; Material de curativo e cuba-rim se necessrio; Material para banho; Balde com soluo desinfetante; Seringas, um par de luva. Procedimentos: Certificar-se da constatao do bito pelo mdico. Notificar imediatamente o Servio Social. Cercar o leito com biombos;

Elevar ligeiramente a cabeceira deixando os membros alinhados; Preparar o material e coloca-lo na mesinha de cabeceira; Fechar os olhos com o auxlios dos dedos e se mantiverem-se abertos utilizar algodo embebido em ter ou soro fisiolgico; Remover sondas, drenos, cateteres, cnulas e coloc-los no balde com soluo desinfetante; Soltar a roupa de cama, improvisar o hamper e manter um lenol sobre o corpo; Proceder a limpeza do corpo com gua e sabonete. Se necessrio fazer a barba e a higiene oral. Caso haja prtese dentria proceder a higienizao e recoloc-la; Renovar os curativos mantendo-os oclusivos, se necessrio; Tamponar com algodo seco a boca, o nariz, e os ouvidos com auxilio de uma pina de modo que no aparea o algodo; Proteger a mandbula com algodo e sustenta-la com atadura de crepe; Colocar o corpo em decbito lateral e tamponar o canal anal; Nas mulheres proceder ao tamponamento do canal vaginal; Dobrar os braos sobre o trax e unir as mos e os ps, amarrando-as com atadura de crepe; Amarrar ao tornozelo o impresso plastificado de identificao, devidamente preenchido e assinado pelo enfermeiro; Anotar na prescrio do paciente: horrio da parada cardio-respiratria, descrio das manobras de reanimao (massagem cardaca, ventilao, medicamentos, desfibrilao, etc), nome do mdico que prestou o atendimento e constatou o bito, hora da constat o do a bito, assinatura do atestado de bito ou pedido de necropsia e preparo do corpo; Verificar se o bito foi protocolado em caderno especfico; Encaminhar o corpo, ao necrotrio; Entregar os pertences e valores ao Servio Social; Proceder desinfeco terminal da unidade do paciente. DESINFECO DA UNIDADE DO PACIENTE Conceito: limpeza da unidade do paciente (cama, colcho, mesa-de-cabeceira, travesseiro, mesa de alimentao, cadeira, escadinha, e suporte de soro). Objetivo: Evitar propagao de infeces; Proporcionar conforto e segurana ao usurio;

Manter unidade limpa e agradvel; Tipos: desinfeco terminal e desinfeco concorrente. DESEINFECO TERMINAL Conceito: limpeza total da unidade do paciente, realizada aps a alta hospitalar, bito ou transferncia, antes do preparo de cama de operado, a cada 15 dias de ocupao do leito pelo mesmo usurio e sempre que necessrio. Material: Carrinho de banho ou bandeja; Um balde; Um jarro (com soluo desinfetante); Bacia; Cuba-rim com panos e escovas; Jornal ou papel para colocar sob o balde; Recipiente para lixo. Procedimento: Calar luvas de procedimento; Soltar a roupa de cama e improvisar um hamper evitando a propagao de microrganismos; Colocar toda a roupa da cama no hamper, exceto o impermevel; Desocupar a mesa de cabeceira e encaminhar o hamper ao destino adequado; Lavar as mos; Colocar o material preparado sobre a mesa de cabeceira; Colocar o balde no cho sobre os jornais, prximo a mesa de cabeceira; Afastar a cama da parede, o suficiente para sua limpeza; Colocar pequena quantidade da soluo desinfetante na bacia; Limpar o suporte de soro e a cadeira, com exceo dos ps; Dobrar o impermevel em leque, limpar um dos seus lados e coloca-lo na metade distal do colcho; Limpar um dos lados do travesseiro e coloca-lo na metade distal do colcho; Limpar a metade proximal do colcho, inclusive a face lateral;

Virar o travesseiro sobre a rea limpa do colcho, limpar o outro lado e coloca-lo sobre a cadeira; Virar o impermevel sobre a rea limpa do colcho, limpar o outro lado e coloca-lo sobre a cadeira; Passar para o outro lado e limpar a outra metade do colcho, inclusive a face lateral; Colocar o colcho sobre a grade aos ps da cama expondo metade superior do estrado; Limpar a grade, molas e estrado da cabeceira; Virar o colcho apoiando-o sobre a grade da cabeceira de modo que fique a parte limpa do colcho em contato com a parte limpa da cama; Limpar a grade aos ps da cama e o restante das molas e estrado; Trocar a soluo, limpar a parte inferior da bacia e coloca-la sobre o colcho; Limpar a mesa de cabeceira, os ps da cama, da cadeira, do suporte de soro, deixando por ltimo escadinha, partindo sempre da rea limpa para a suja; Deixar a unidade em ordem e lavar o material utilizado. DESEINFECO CONCORRENTE Conceito: a limpeza diria da unidade do paciente; Material: Bacia com soluo desinfetante; Panos de limpeza, balde e jornal. Procedimento: Proceder a limpeza das grades, parte superior e lateral do colcho, travesseiro, mesa de cabeceira, cadeira, ps da cama e escada. Iniciar sempre da rea mais limpa para a mais suja; Lavar todo o material antes de fazer a desinfeco de outro leito. SONDAGEM Conceito: um termo que se refere colocao de uma sonda em uma estrutura do organismo. Desta forma temos: Sonda gstrica e Sonda entrica. Finalidade: Proporcionar nutrio-gavagem; Administrar medicao oral;

Obter amostra de secrees para testes diagnstico; Remover substncias venenosas; Lavagem; Remover gases e secrees do estmago e intestino; Descompresso; Controlar sangramento gstrico; Compresso ou tamponamento. SONDAGEM NASOGSTRICA Conceito: um tubo de cloreto de polivinila (PVC) que quando prescrito pelo mdico para drenagem ou alimentao por sonda, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas at o estmago. A sonda pode estar aberta (drenagem) ou fechada (alimentao). Material: sonda gstrica LEVINE ( mulher 14 a 16, homem 16 a 18); seringa de 20ml; copo com gua; gaze, benzina; toalha de rosto; xylocana gel; fita adesiva; estetoscpio; biombo s/n; luvas de procedimento; sacos para lixo. Procedimento: Elevar a cabeceira da cama (posio Fowler 45) com a cabeceira inclinada para frente ou decbito dorsal horizontal com cabea lateralizada; Proteger o trax com a toalha e limpar as narinas com gaze; Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele; Medir a sonda do lbulo da orelha at a ponta do nariz e at a base do apndice; Marcar com adesivo;

Calar luvas; Lubrificar a sonda com xylocana; Introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta, introduzir at a marca do adesivo; Observar sinais de cianose, dispnia e tosse; Para verificar se a sonda est no local: Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apndice xifide, para ouvir rudos hidroareos; Ver fluxo de suco gstrico aspirando com a seringa de 20ml; Colocar a ponta da sonda no copo com gua, se tiver borbulhamento est na traquia. Deve ser retirada. Toda vez que a sonda for aberta, para algum procedimento, dobr-la para evitar a entrada de ar; Fech-la ou conect-la ao coletor; Fixar a sonda no tracionando a narina. LAVAGEM GSTRICA Conceito: a introduo atravs da SNG, de lquido na cavidade gstrica, seguida de sua remoo. Observaes: Deixar o paciente em jejum de 8 a 10 horas; Suspender anticolinrgicos por 48 horas, que inibe a secreo gstrica; Decbito lateral esquerdo, pela posio anatmica. Material: mesmo de sondagem nasogstrica acrescido de soro fisiolgico (gelado para hemorragia digestiva) ou outra soluo para lavagem, dois baldes. Procedimento: Lavar as mos; Verificar se o paciente dever permanecer com a sonda aps a lavagem; Preparar o material; Orientar o paciente sobre o procedimento; Executar tcnica de sondagem nasogstrica; Adaptar, extremidade da sonda, a seringa com a soluo ou o equipo conectado ao soro; Introduzir o lquido da lavagem (meio litro de cada vez), mantendo a sonda uns 7,5 cm acima da boca do paciente, para que o lquido caia devagar e sem fora;

Abaixar a extremidade da sonda para fazer a sifonagem, a fim de esvaziar o contedo gstrico no balde; A operao de colocar lquido e inverter para fazer a sifonagem ser repetida at que o lquido de retorno saia limpo. Nunca deixar que a sonda esgote todo o lquido do estmago, para no entrar ar dentro dela; Terminada a lavagem, retirar ou no a sonda; Retirar as luvas; Lavar as mos; Fazer anotaes pertinentes de enfermagem no pronturio. SONDAGEM NASOENTRICA Conceito: So sondas especiais para alimentao enteral em pacientes que no podem comer, mas cujo TGI apresenta absoro adequada. A mais utilizada a Dubboff. Possuem um peso de mercrio ou chumbo na sua extremidade e necessrio aguardar 24 horas para que a sonda migre para o duodeno colocar o paciente em DLD. Material: Bandeja; Sonda; Enteral; Seringa de 20ml; Esparadrapo ou micropore; Copo com gua; Estetoscpio; Luvas de procedimento. Procedimento: Explicar ao paciente sobre o procedimento que ser realizado. Organizar o material. Lavar as mos. Posicionar o paciente em posio Fowler ou sentado. Calar as luvas.

Calcular at que ponto a sonda precisa ser introduzida, usa-se medir a distncia desde a ponta do nariz do paciente at o lbulo da orelha (1. Marca) e da at o processo xifide (2. Marca) e adicione mais 23 cm. Para facilitar a passagem da sonda, colocar o estilete / guia, usando a seringa injete gua na sonda para ativar o revestimento lubrificante. Introduza o estilete / guia na sonda at que ele permanea firme contra a ponta distal. Escolha a narina e insira a sonda at a segunda marca. Para verificar se a sonda est no estmago, aspirar contedo gstrico e injetar ar pela sonda com auxlio da seringa e auscultar com estetoscpio sobre o epigstrico do cliente. Tirar as luvas Faa voltas na sonda e prenda-a com fita adesiva temporariamente em uma face do rosto do paciente, caso o teste de localizao sugira que a extremidade est no estmago. A fim de proporcionar uma pausa de modo que a sonda pos descer at o intestino delgado. sa Prenda a sonda junto ao nariz quando a terceira marca medida estiver na extremidade do mesmo. Verifique a colocao atravs de raio X. Retire o estilete / guia, usando trao suave. Organizar o material e deixar o paciente confortvel. Lavar as mos. Fazer anotaes pertinentes de enfermagem no pronturio. GAVAGEM Conceito: Alimentao por sonda. Procedimento: Testar a localizao da sonda antes de administrar a dieta; Relatar quantidade administrada, lavar com 50 a 60 ml de gua; Verificar a temperatura da dieta deve ser prxima corprea; Administrar com seringa ou sifonagem; Manter o paciente em fowler 30. SONDAGEM VESICAL

Conceito: Introduo de um cateter estril atravs da uretra at a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Deve-se utilizar de tcnica assptica rigorosa no procedimento a fim de ser evitado infeco das vias urinrias aos pacientes sondados. Finalidades: Esvaziamento da bexiga nos pacientes com reteno urinria; Controle do volume urinrio; Preparo para cirurgias, principalmente quelas do abdmen; Promover drenagem urinria dos pacientes com incontinncia urinria; Auxlio no diagnstico de leses traumticas do trato urinrio. Tipos de Sondas: As sondas utilizadas para cateterismo vesical, so tubos de polivinil ou borracha, com cerca de 40 cm de comprimento. Podem ser: retas (Nelaton e Uretral) e de demora (Folley) (Three Way). Numerao: Sondas de nmero 4, 6, 8, 10 e 12 so destinadas ao uso infantil; Sondas de nmero 14 e 16 so indicadas para sondagens femininas; Sondas de nmero 18 e 20 so indicadas para sondagens masculinas. SONDAGEM VESICAL DE DEMORA FEMININA Material Utilizado: Carrinho ou bandeja; Pacote de sondagem vesical esterilizado (cuba-rim, gaze, pina, cuba redonda). Luva estril, Anti-spticos Gelia anestsica Sonda Folley de tamanho apropriado Seringas (2 unidades) Ampola de gua destilada (10ml); Esparadrapo Sistema de Drenagem Fechado Estril ou similar SONDAGEM VESICAL DE DEMORA MASCULINA

Material Utilizado: Carrinho ou bandeja; Pacote de sondagem vesical esterilizado (cuba-rim, gaze, pina, cuba redonda). Luva estril, Anti-spticos Gelia anestsica Sonda Folley de tamanho apropriado Seringas 10ml (2 unidades) Seringa 20ml (1 unidade) para anestsico local Ampola de gua destilada (10ml); Esparadrapo Sistema de Drenagem Fechado Estril ou similar SONDAGEM VESICAL DE ALVIO Material: Utilizar sonda Nelaton ou Uretral de calibre pequeno e excluir do material as seringas, o esparadrapo e o sistema de drenagem. IRRIGAO VESICAL a irrigao contnua da bexiga com a finalidade de lav-la e limitar a multiplicao de microrganismos. Para isso necessrio que o paciente esteja cateterizado com uma sonda Foley de 3 vias (uma para drenagem de urina; outra via para insuflar o balo e uma terceira via para a instalao da irrigao vesical). O lquido ou soluo introduzido por esta via ser eliminado junto urina. Procedimentos de Enfermagem: Reunir o material: soro fisiolgico a temp. de 37C, acrescido ou no de antibiticos ou antispticos e equipo de soro; Conectar o equipo ao soro, retirar o ar e colocar no suporte de soro a uma altura superior a 50 cm do paciente; Conectar o equipo a terceira via da sonda Foley; Controlar o gotejamento para 30 a 60 gotas/min. Fazer controle da quantidade de lquido infundido com o drenado; Trocar o frasco de soluo antes do trmino da soluo em curso

LAVAGEM VESICAL Conceito: Consiste na lavagem da mucosa que reveste a bexiga, atravs da introduo de uma soluo estril medicamentosa ou no, pela sonda vesical, com a finalidade de evitar a obstruo da sonda vesical, combater infeco e aliviar a dor. Material: Material estril (cuba-rim, cuba redonda, gazes, luvas e seringa de 20 ml); Bolas de algodo, lcool e benzina; Soluo prescrita. RETIRADA DE SONDA VESICAL DE DEMORA Material: Seringa de 20ml, benzina, gaze, luvas de procedimento, recipiente de lixo. Procedimentos: Lavar as mos; Preparar o material; Explicar o procedimento ao paciente; Retirar o esparadrapo que fixa a sonda com auxlio de gaze e benzina; Calar as luvas Adaptar a seringa na via do balonete, esvaziando por completo o balo; Retirar a sonda delicadamente, solicitando ao paciente para respirar profundamente; Deixar o paciente confortvel e a unidade em ordem; Medir o volume drenado; Fazer a limpeza dos materiais, lavar as mos e anotar na prescrio do paciente: horrio; volume e aspecto da urina. SONDAGEM RETAL E LAVAGEM INTESTINAL Conceito: Lavagem Intestinal (Enteroclisma, Clister ou Enema) a introduo de uma soluo medicamentosa ou no, no intestino grosso atravs de uma sonda retal. Finalidades: Eliminar ou prevenir a distenso abdominal ou flatulncia; Facilitar a eliminao das fezes; Remover sangue nos casos de melena;

Preparar o paciente para cirurgias exames e tratamentos no trato intestinal; Introduzir medicamentos. Solues Utilizadas: Soro Fisiolgico ou gua acrescida de glicerina ou vaselina ou ainda sabo lquido, que funcionam como emolientes; Antibiticos (Neomicina): para a destruio dos organismos entricos patognicos Material: Irrigador com tubo de borracha e soluo de lavagem intestinal, aquecidas a uma temperatura de 37C a 40C; Cuba rim, pina Pean, gaze, papel higinico; Lubrificante: geralmente vaselina ou Xilocana gel Suporte pra irrigador, impermevel, lenol mvel, comadre coberta e biombo; Sonda Retal: em geral n 20 - 22 para adultos e n 12 18 para crianas. Procedimento: Orientar o paciente sobre o procedimento Lavar as mos Aquecer a soluo prescrita Cercar a cama com biombo Preparar os materiais: - Marcar na sonda retal (8 a 10 cm adultos) e (3 a 5cm crianas) com esparadrapo; - Adaptar a sonda retal no frasco de soluo; - Deixar escoar pequena quantidade de soluo na cuba -rim para retirar o ar, testar a temperatura no dorso da mo (temp. corporal) e pinar; - Lubrificar a sonda retal; Dispor o material de modo que facilite o procedimento; Proteger a cama com impermevel forrado com o lenol mvel; Colocar o paciente em posio lateral ou Sims; Expor apenas a regio gltea; Afastar os glteos com ajuda de papel higinico;

Solicitar ao paciente que inspire profundamente e introduzir delicadamente a sonda retal at o ponto marcado; Abrir a pina e infundir lentamente a soluo; Pinar a sonda retal ao final da soluo; Retirar a sonda retal e colocar na cuba-rim; Solicitar ao paciente que retenha a soluo por 10 a 15 min; Colocar a comadre ou acompanhar o paciente ao banheiro, or ientando-o para no dar descarga; Observar a quantidade e o aspecto da eliminao; Deixar o paciente confortvel e a unidade em ordem; Lavar e guardar o material; Lavar as mos; Anotar na prescrio do paciente: horrio, quantidade e aspecto da eliminao(cor, consistncia) e reaes do paciente. LAVAGEM INTESTINAL COM PROLONGAMENTO Colocar o irrigador no suporte do soro, at no mximo 50cm, acima do nvel da cama para evitar espasmos musculares. FLEET-ENEMA Introduza cuidadosamente a ponta pr-lubrificada no nus. Depois erga a base do frasco para evitar a instilao de ar no interior do reto e pressione o frasco para instilar a soluo. SONDAGEM RETAL Indicada para aliviar a distenso abdominal quando causada por gases, sendo necessrio para este procedimento luvas de procedimento, gazes, lubrificante, sonda de tamanho adequado e adesivo TRICOTOMIA Conceito: Tricotomia a retirada dos pelos atravs da raspagem da pele ou do couro cabeludo. Indicaes: Preparo para cirurgias. Preparo para exames especializados. Preparo pr-parto.

Antes de instalar venclise em reas de grande pilosidade. Finalidades Reduzir a probabilidade de infeces (hoje em discusso). Facilitar a manipulao e visualizao da rea a ser tratada. Material: Bandeja contendo: Aparelho de barbear com Lmina nova. Pina Kocher. Tesoura. Cpula com gua morna. Cpula com sabo lquido. Cuba rim com tampes de gaze ou algodo. Forro. Saco de plstico para lixo. Material de higiene. Biombos. Procedimento: Verificar no pronturio o tipo de cirurgia, para determinar a rea a ser tricotomizada. Lavar as mos. Reunir o material na bandeja. Levar o material unidade do paciente e coloc-lo sobre a mesa de cabeceira. Cercar a cama com biombos. Montar o aparelho de barbear. Colocar o paciente em posio confortvel e adequada execuo da tcnica. Expor a rea a ser tricotomizada. Proteger o lenol com o forro. Cortar os pelos com tesoura.

Ensaboar a rea da pele, usando a pina montada com tampo. Esticar a pele com a mo esquerda protegida com gaze ou papel e, com o aparelho na mo direita depilar delicadamente sem ferir a pele do paciente. O sentido da raspagem em direo ao crescimento dos pelos. Retirar com o papel higinico o excesso de pelo e sabo do aparelho de barbear. Repetir o processo at completar a rea delimitada. Revisar a rea tricotomizada e refazer nos pontos necessrios. Encaminhar o paciente ao banheiro para o banho ou faz no leito. -lo Deixar o paciente confortvel e a unidade em ordem. Levar o material e coloc-lo em soluo desinfetante. Lavar e guardar a bandeja. Anotar no pronturio: hora e rea tricotomizada. reas de tricotomia: As reas para a realizao da tricotomia variam de acordo com a rotina de cada hospital, mas em geral obedecem o seguinte esquema: Para cirurgias: Cranianas: todo couro cabeludo e pescoo. Do pescoo: pescoo at o colo e axilas. Torcicas: regio torcica at a cicatriz umbilical e axilas. Cardacas: toda extenso corporal (face anterior e posterior) exceto couro cabeludo. Abdominal: desde a regio mamria, axila e regio pubiana. Abdominal via baixa: regio abdominal a partir da cicatriz umbilical e perneo. Renal: regio abdominal e pubiana. Dos membros superiores: todo membro superior e axilas. Dos membros inferiores: todo membro inferior e regio pubiana. Para exames: Cateterismo cardaco: igual cirurgia cardaca. Arteriografia da subclvia: membro superior, axila e regio torcica direita e esquerda. Carotidoangiografia: regio cervical, axilas e regio torcica at as mamas.

Arteriografia femural: regio abdominal desde a cicatriz umbilical e pubiana. ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS Conceito: o processo de preparo e administrao de substncias qumicas no organismo humano, a fim de se obter um efeito teraputico. Cuidados Gerais no Preparo e Administrao de Medicamentos Devem-se observar cinco regras bsicas: - Medicamento certo - Via certa - Dose certa - Hora certa - Paciente certo Todo o medicamento preparado deve ser rotulado com os dados de identificao do paciente: NOME, NMERO DO LEITO, NOME DA MEDICAO, VIA DE ADMINISTRAO E HORRIO; Ler o rtulo do medicamento trs vezes: antes de retir-lo do recipiente, antes de colocar o medicamento no clice ou seringa e antes de guardar o recipiente ou desprezar a ampola ou frasco vazio; VIAS DE ADMINISTRAO VIA ORAL Procedimento: Lavar as mos, antes de iniciar o procedimento; Colocar os medicamentos nos copos graduados (lquidos) e gaze (slidos), obedecendo os princpios gerais j descritos; Levar a bandeja junto ao paciente, conferindo seu nome com a identificao da medicao; Colocar o comprimido na mo do paciente ou seno leva-lo boca; Oferecer gua, leite ou suco de frutas; Certificar-se que a medicao foi deglutida pelo paciente; Terminada a administrao, checar as medicaes nas prescries; Anotar qualquer intercorrncia antes, durante e aps a administrao da medicao; Lavar e colocar todo o material em ordem.

VIA SUBLNGUAL Procedimento: Fornecer gua ao paciente para enxaguar a boca e remover resduos alimentares; Colocar o medicamento sob a lngua do paciente e orienta-lo para no deglutir a saliva at dissolver o medicamento , a fim de se obter o efeito desejado; Terminada a administrao, checar as medicaes nas prescries; Anotar qualquer intercorrncia antes, durante e aps a administrao da medicao; Lavar e colocar todo o material em ordem. VIA GSTRICA Conceito: a introduo de medicamentos atravs da sonda vesical. Material: estetoscpio; Triturador; Copo graduado; Seringa de 20ml; Gaze; Esptula; Recipiente para lixo; Bolas de algodo com lcool. Procedimento: Colocar o paciente em proclive, (exceto quando contra-indicado), evitando assim aspirao de contedo gstrico; Certificar-se se a sonda est no estmago atravs da ausculta com estetoscpio ou aspirao de contedo gstrico; Introduzir lentamente o medicamento por sifonagem, ou atravs da seringa, evitando desconforto para o paciente; No introduzir ar evitando, desta forma a flatulncia; Lavar a sonda com 40ml de gua aps a administrao do medicamento a fim de retirar partculas aderidas na sonda e introduzir todo o medicamento at o estmago; Caso a sonda tenha finalidade de drenagem, mant-la fechada por 30 minutos aps a administrao de medicamentos.

Terminada a administrao, checar a medicao na prescrio; Lavar e colocar todo o material em ordem. VIA RETAL Conceito: a introduo de medicamento pelo reto, uma vez que a mucosa retal potente fonte de absoro. Ex: Supositrios e clister medicamentoso. Material: Gaze; Papel higinico; Recipiente para lixo; Supositrio; Luva de ltex. Procedimento: Envolver o supositrio em uma gaze; Calar luva para auto-proteo; Orientar o paciente e coloca-lo em posio de Sims, expondo somente regio necessria introduo do supositrio; Afastar a prega intergltea, com auxlio de papel higinico, para melhor visualizao do nus; Introduzir o supositrio alm do esfncter anal delicadamente e pedir ao paciente que o tenha por um perodo de 30 minutos; Quando tiver condies solicitar ao paciente que ele mesmo introduza o supositrio; Checar a medicao e guardar todo o material previamente limpo. VIA NASAL Material: Frasco de medicamento; Gaze; Recipiente para lixo; Conta-gotas. Procedimento: Levar o material at a unidade do paciente;

Posicionar o paciente em decbito dorsal, colocar travesseiro sobre o ombro, de modo que a cabea fique inclinada para trs ou colocar o paciente sentado com a cabea inclinada para trs; Retirar do frasco a medicao na quantidade prescrita; Com uma gaze segurar o nariz do paciente, pingando o medicamento nas narinas sem permitir que o conta-gotas toque na mucosa nasal; Instruir o paciente para que permanea nesta posio por alguns minutos, a fim de que o medicamento penetre profundamente na cavidade nasal; Checar a medicao na prescrio; Lavar e guardar todo o material. VIA OCULAR Material: Medicamento (pomada oftlmica ou colrio); Gaze; Conta-gotas se necessrio; Recipiente de lixo. Procedimento: Levar todo o material a unidade do paciente; Preparar o paciente colocando-o em decbito dorsal ou sentado com a cabea inclinada para trs; Antes da aplicao do medicamento, remover secrees e crostas; Afastar a plpebra inferior com o dedo polegar, com auxlio de uma gaze, apoiando a mo na face do paciente; Desprezar a primeira poro da pomada ou uma gota de colrio; Pedir ao paciente para que olhe para cima. Pingar o medicamento no centro da conjuntiva (poro mdia da plpebra inferior), sem tocar o conta-gotas ou o tubo de pomada na conjuntiva; Ao aplicar a pomada, deposita-la ao longo de toda a extenso do saco conjuntival inferior; Solicitar ao paciente que feche as plpebras e faa movimentos giratrios do globo ocular, a fim de dispersar o medicamento; Remover o excedente do medicamento com a gaze.

Checar a medicao na prescrio. VIA AURICULAR Material: Gaze; Medicamento; Recipiente para lixo. Procedimento: Levar todo o material a unidade do paciente, orientando-o da tcnica; Colocar o paciente na posio de Sims ou em decbito lateral; Desprezar uma gota do medicamento; Posicionar o canal auditivo no adulto do seguinte modo: segurar o pavilho auditivo e puxar delicadamente para cima e para trs; Instilar o medicamento no canal auditivo sem contaminar o conta-gotas; Orientar o paciente quanto manuteno da posio inicial por alguns minutos. Chegar medicao na prescrio mdica. VIA CUTNEA OU TPICA Material: Gaze; Esptula; Medicamento; Recipiente para lixo. Procedimento: Fazer a limpeza da pele com gua e sabo antes da aplicao de medicamento, (pele oleosa ou com sujidade); Desprezar a primeira poro da pomada; Quando o medicamento for armazenado em recipiente, retira-lo com auxlio de esptula; Aplicar o medicamento massageando a pele delicadamente; Observar qualquer alterao na pele: erupes, prurido, edema, eritema, etc.;

Checar a medicao na prescrio mdica. VIA RESPIRATRIA Material: Mscara de nebulizao completa; Inalador ou torpedo de oxignio; Medicao e soluo diluente (soro fisiolgico ou gua destilada). Procedimento: Reunir o material: medicamento, soluo diluente (gua ou soro fisiolgico), e mscara e acessrios; Colocar no compartimento de medicamento, toda a medicao prescrita, conectando-o a mscara Levar at a unidade do paciente e explicar o procedimento; Conectar o prolongamento da mscara ao inalador ou ao torpedo de oxignio; Aproximar a mscara junto ao nariz e boca do paciente, solicitando que respire normalmente; Orienta-lo que assim dever permanecer por 10 a 15 minutos; Aps terminada a inalao ou nebulizao, checar a medicao, colocar a mscara em soluo desinfetante e guardar todo o material. VIA VAGINAL Material: Medicamento (vulos ou pomadas vaginais); Gaze; Recipiente para lixo; Aplicador prprio; Luvas de procedimento. Procedimento: Levar todo o material a unidade do paciente; Cercar a cama com biombos, mantendo a privacidade da paciente; Colocar o paciente em posio ginecolgica; Fazer higiene ntima se necessrio;

Colocar o vulo ou pomada vaginal no aplicador prprio; Calar as luvas de procedimento; Afastar os pequenos lbios com os dedos indicador e polegar, com auxlio de gazes; Introduzir delicadamente o aplicador ,10cm aproximadamente e pressionar o mbolo; Retirar o aplicador e pedir a paciente que permanea no leito; Lavar o aplicador com gua e sabo (o aplicador de uso individual); Em caso de paciente virgem utilizar o espculo de virgem ou uma seringa conectada a uma sonda uretral n. 04 ou n. 06. Checar a medicao administrada. VIA INTRADRMICA Procedimento: Preparar a soluo; Orientar o paciente; Fazer a antissepsia local com exceo da B.C.G e P.P.D. Esticar a pele, e introduzir a agulha mais ou menos 2mm, com o bisel voltado para cima, em ngulo de 15; Injetar a soluo no volume mximo de 0,5ml; Observar a formao de ppula e retirar a agulha, tendo-se o cuidado de no friccionar ou massagear a regio (para evitar o retorno do lquido e dificultar a reao droga); Proceder a leitura. Teste alrgico 15 minutos aps a aplicao e P.PD com 72 horas aps a aplicao Nos testes alrgicos, rodelar com caneta o local da aplicao. Checar a medicao VIA SUBCUTNEA Procedimento: Preparar a medicao conforme tcnica; Orientar o paciente sobre o procedimento; Escolher o local, fazer a antissepsia; Introduzir a agulha conforme especificado acima. A posio do bisel da agulha indiferente;

Aspirar, injetar a medicao, retirar a agulha e fazer uma leve presso com o algodo; Recolher o material, checar a medicao. VIA INTRAMUSCULAR Procedimento: Preparar a medicao, levar a bandeja para a enfermaria, colocando-a sobre a mesa de cabeceira; Colocar o paciente em posio correta e fazer a antissepsia ampla do local com algodo embebido em lcool. Em relao as regies: Regio Deltide: sentado ou deitado, com o brao fletido sobre o abdmen; o volume mximo no deve ultrapassar 3ml; aplicar na parte mais volumosa de massa muscular. Regio Dorso-gltea (msculo glteo mdio): deitado em posio ventral ou lateral ou em p; divide-se a ndega em quatro partes, toma-se uma linha que vai da crista ilaca posterior borda inferior da ndega, e outra que vai das ltimas vrtebras sacrais parte superior da articulao coxofemoral; a injeo feita no quadrante superior externo; volume mximo 5ml. Regio Ventrogltea ou Hochstetter: deitado em posio lateral ou em p; volume mximo 5ml, indicada tanto para adultos como crianas, pois no h nervos importantes e possui pouco tecido adiposo; para a localizao correta, coloca-se a mo esquerda no quadril D, ou vice-versa, apoiando o dedo indicador sobre a espinha ilaca antero-posterior e a palma voltada sobre a cabea do fmur; afastar os demais dedos formando um tringulo e aplicar no meio deste. Regio Retofemural (msculo vasto lateral da coxa): deitado em decbito lateral ou sentado, no deve ultrapassar o volume de 3ml; aplica-se no tero mdio externo da coxa, local livre de vasos e nervos importantes. Colocar um algodo entre o dedo mnimo e anular da mo esquerda; Segurar a seringa e retirar o ar com a mo D; Esticar a pele e segurar firmemente o msculo com a mo E, com um nico impulso, sem hesitar, para diminuir o desconforto; Introduzir a agulha com o bisel lateralizado, seguindo o sentido da fibra muscular; Tracionar o mbolo com a mo E, para verificar a presena de sangue. Caso isto ocorra, retirar a agulha, proceder a troca da mesma e aplicar em outro local; Injetar a medicao, aproximar o algodo embebido em lcool, retirar a agulha e fazer uma ligeira compresso na pele com o algodo e em seguida massagear levemente. VIA ENDOVENOSA Procedimento:

Preparar a medicao, levar at a enfermaria acrescentando o garrote na bandeja; Identificar o paciente no qual ser administrado a medicao; Pedir ao paciente para abrir e fechar a mo diversas vezes levando e estase venosa; Escolher a veia, garrotear sem compresso exagerada 4cm acima do local escolhido; Pedir ao paciente para fechar a mo e manter o brao imvel; Fazer antissepsia ampla obedecendo retorno venoso; Expelir todo o ar da seringa.Com a mo E esticar a pele, fixar a veia e esticar a pele com o auxlio do dedo polegar e segurar o algodo embebido em lcool; Posicionar o bisel da agulha voltado para cima, segurar o canho da agulha com o dedo indicador da mo D e a seringa com os demais dedos; Puncionar a veia. Refluindo o sangue, soltar o garrote com a mo E e solicitar ao paciente que abra a mo; Aplicar a droga, lentamente, observando a reao do paciente; Administrar a medicao, retirar a agulha e comprimir com o algodo embebido em lcool sem massagear; Checar a medicao na prescrio mdica. VENCLISE Conceito: a infuso de soluo dentro da veia, em quantidade relativamente grande. Indicaes: Manter veia para medicao; Repor lquidos; Manter equilbrio dos eletrlitos; Administrar nutrientes Solues utilizadas: Soro Glicosado, Soro Fisiolgico, Soluo de Manitol, Soluo de Ringer dentre outros. Material: Frascos com a soluo prescrita; Equipo de soro; Scalpe (n. 19, 21, 23 em adultos e n. 25 e 27 em crianas);

Esparadrapo; Bolas de algodo embebidos em lcool, garrote; Identificao de soro; Medicamentos se prescritos, seringas e agulhas; Recipiente para lixo. Procedimento: Reunir todo o material acrescentando a medicao a ser diluda no soro; Aspirar o medicamento e aguardar para injet-lo no frasco; Fazer a antissepsia da extremidade do frasco de soro, onde ser aberto; Cortar a parte superior sobressalente; Injetar o medicamento j preparado, sem introduzir o canho da agulha na parte interna do frasco, evitando contaminao; Abrir a embalagem do equipo, sem contamin-lo e conecta-lo ao frasco de soro; Fazer o nvel da cmara gotejadora e do equipo e retirar todo o ar do mesmo. Em seguida fechar a presilha; Identificar o frasco de soro com rtulo que deve constar: nome do paciente, nmero do leito e da enfermaria, nome da soluo e medicamento, gotejamento, data, horrio de incio e trmino e assinatura de quem o preparou. Orientar o paciente sobre o procedimento; Colocar o soro no suporte e instalar o scalpe; Cortar as tiras de esparadrapo; Puncionar a veia conforme procedimento para injees endovenosas; Ao refluir sangue no scalpe, soltar o garrote e abrir a presilha do equipo; Fixar o escalpe com as tiras de esparadrapo; Controlar o gotejamento; Guardar o material e checar na prescrio a venclise instalada. Tabela de gotejamento Temp Volume

100 150 200 250 300 350 400 450 500 1000 1500 24 1 2 3 3 4 5 5 6 7 14 21 18 2 3 4

5 5 6 7 8 9 19 28 12 3 4 5 7 8 10 11 12 14 28 42 8 4 6 8 10 12 14

16 18 21 42 62 6 5 8 11 14 16 20 22 24 28 56 83 4 8 12 16 21 25 29 33 37 42

83 125 2 16 25 33 42 50 58 66 75 83 167 250 CRIOTERAPIA E TERMOTERAPIA Finalidades do calor local: Estimula ou acalma de acordo com a temperatura, tempo de aplicao e local. O calor moderado acalma os msculos, calor em grau mais elevado facilita a circulao, pela dilatao dos vasos sanguneos e diminui a dor local. O uso de calor contra-indicado em regies do corpo anestesiadas, inflamadas, feridas com sangramento ou com tumores. Finalidades do frio: O frio diminui a circulao pela contrao dos vasos sanguneos, retarda a supurao de abscesso, diminui a dor local. O uso do frio no deve ocorrer nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. APLICAES QUENTES Indicaes: Relaxar os tecidos; Facilitar a supurao;

Aliviar a congesto Aumentar a circulao do local; Aquecer e dar conforto ao paciente. BOLSA DE GUA QUENTE Material: Bolsa de borracha; Jarra com gua quente Coberta para a bolsa. Procedimento: Verificar as condies da bolsa; Colocar a gua na bolsa; da bolsa (aquecer ps e mos e lugar onde haja suporte sseo). 1/3 da bolsa (abdome e epigstrico). Retirar o ar da bolsa, colocando em uma superfcie plana; Fechando bem; Colocar a coberta; Aplicar no local indicado; Terminando a aplicao, retirar a bolsa; Colocar a coberta no hamper; Esvaziar a bolsa, deixar escorrer, encher de ar e guard-la. Observaes: Pacientes inconscientes e crianas proteger sempre com um pano ou toalhinha para maior proteo e evitar queimaduras. COMPRESSA QUENTE Material: Bandeja contendo: Bacia com gua quente; 2 compressas;

2 pedaos de pano; Toalha de rosto; Impermevel. Procedimento: Explicar o que vai ser feito; Cercar o leito de biombos; Fechar janelas e portas; Trazer o material para junto do paciente; Forrar o leito com impermevel e a toalha; Colocar a compressa na gua quente, com as pontas para fora; Torcer a compressa; Experimentar o calor da compressa, na face interna do brao e coloc-la no paciente; Cobri-la com pano e com o impermevel; Preparar a outra compressa que irar substituir a que estar no paciente; Fazer a aplicao durante 20 a 30 ; Terminado o tratamento, secar o local envolvendo-o com pano por alguns minutos; Deixar o paciente confortvel e o ambiente em ordem; Levar o material lavar e guardar; Fazer anotaes pertinentes de enfermagem no pronturio. APLICAES FRIAS Indicaes: Abaixar a febre; Diminuir a congesto e inflamao. Controlar hemorragias; Diminuir a dor; O frio previne a formao de edemas causados por traumas (como quedas). Na crioterapia, o paciente deve usar bolsa com gua gelada durante 10 minutos, por trs vezes ao dia.

Contra- indicaes O uso do frio no deve ocorrer nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Estases circulatrias; Estados de desnutrio; Pacientes debilitados e idosos. BOLSA DE GELO Material: Bandeja; Bolsa de gelo; Coberta de pano para a bolsa; Colher de plstico; Cuba redonda com gelo picado. Procedimento: Encher a bolsa ate a metade, usando a colher; Retirar o ar da bolsa e fecha-la bem; Verificar que no esteja vazando; Colocar a proteo de pano; Colocar no paciente no local indicado Deixa-la at que o gelo derreta e renova-la. Terminado o tratamento esvaziar a bolsa, lav-la e enxug-la, enche-la de ar e guard-la. Observaes: No fazer aplicaes frias demoradas porque pode causar necrose nos tecidos; Vigiar constantemente o paciente. Geralmente usadas para diminuir a congesto e dor (fronte e olhos). COMPRESSA GELADA Material: Bandeja;

Cuba redonda com gelo picado Compressas dobradas. Procedimento: Preparar o paciente e o ambiente; Levar o material para junto do paciente; Umedecer as compressas no gelo e torce-las; Aplica-las no local indicado; Troca-las a cada 3 minutos durante meia hora; Terminado o tratamento, lav-la e enxug-la, e guardar o material. Fazer anotaes pertinentes de enfermagem no pronturio. CURATIVO Tempos ou fases do curativo: 1 Tempo: remoo do curativo anterior com as pinas Kocher e dente de rato. 2 Tempo: limpeza da ferida com as pinas anatmica e Kelly. 3 Tempo: tratamento da leso com as pinas anatmica e Kelly. 4 Tempo: proteo da ferida com as pinas anatmica e Kelly. Material: Bandeja ou carrinho de curativo contendo: Frascos de anti-spticos ter ou benzina Soro fisiolgico Gaze Esparadrapo Pacote de curativo Cuba rim Saco plstico para lixo Cuba retangular com soluo desinfetante

Procedimento: Lavar as mos. Preparar a bandeja ou o carrinho de curativo com o material necessrio. Levar a bandeja unidade do paciente. Fechar as janelas para evitar correntes de ar e poeira. Cercar a cama com biombos. Expor a rea e colocar a cuba rim forrada prxima ao local do curativo. Lavar as mos. Cortar o esparadrapo em tiras e prend-las numa das bordas da bandeja. Abrir o pacote de pinas e dispor sobre o campo as pinas com os cabos voltados para fora e colocar as gazes na quantidade suficiente prximas a cada conjunto de pinas. Pegar a pina Kocher e dente de rato. Montar a pina Kocher com tampo e embeb-lo em benzina sobre a cuba rim. Segurar o esparadrapo com a pina dente de rato e desprend com o auxlio da pina -lo Kocher montada. Desprezar o curativo retirado e remover as marcas de esparadrapo ao redor da ferida com outro tampo de gaze embebido em benzina. Colocar as pinas Kocher e dente de rato em soluo. Pegar outro par de pinas. Usar a pina anatmica para retirar o material do campo e auxiliar na dobra das gazes e, a pina Kelly montada com tampo de gaze embebido em soro fisiolgico, para limpar a ferida. Posteriormente tratar a ferida com o anti-sptico apropriado tambm usando a pina Kelly. Repetir o processo tantas vezes quantas forem necessrias. Cobrir a ferida com gaze. Colocar as pinas em soluo desinfetante. Fixar as gazes com esparadrapo. Cobrir o paciente e deix-lo confortvel. Deixar a unidade em ordem. Desprezar o lixo, lavar o material e coloc-lo em local apropriado. Lavar as mos.

Anotar no pronturio: regio, aspecto da ferida, fase de cicatrizao, quantidade e caractersticas da secreo, retirada de pontos, drenos, horrio do curativo, etc. IRRIGAO COM SOLUO SALINA ESTRIL Procedimento: Lavar as mos. Preparar a bandeja ou o carrinho com o material necessrio. Neste caso alm do pacote de curativo leva-se tambm um par de luvas estreis, uma seringa de 20ml, um scalp 19, uma agulha 25x8 ou 25x9 e um impermevel. Levar a bandeja unidade do paciente. Fechar as janelas para evitar correntes de ar e poeira. Cercar a cama com biombos. Expor a rea, colocar o impermevel abaixo e uma cuba rim forrada prxima ao local do curativo. Lavar as mos. Cortar o esparadrapo em tiras e prend-las numa das bordas da bandeja. Fazer desinfeco com lcool a 70% no frasco de soro fisiolgico e inserir o scalp deixando sua extremidade protegida dentro do plstico. Abrir o pacote de pinas. Calar as luvas estreis. Dispor as pinas sobre o campo, alm da seringa e agulha. Pegar a pina Kocher e dente de rato. Montar a pina Kocher com tampo e embeb-lo em benzina ou ter. Segurar o esparadrapo com a pina dente de rato e desprend com o auxlio da pina -lo Kocher. Desprezar o curativo retirado e remover as marcas de esparadrapo. Pegar a seringa conectar no scalp conectado no soro fisiolgico (com ajuda de um auxiliar) sem tocar no frasco de soro ou no scalp e aspirar a capacidade da seringa. Conectar a agulha na seringa e fazer a irrigao do ferimento comeando sempre de cima para baixo (obedecer sempre o sentido da gravidade). O auxiliar deve colocar uma cuba rim abaixo do ferimento para escoar o soro da irrigao. Repetir a operao quantas vezes forem necessrias.

Desprezar a seringa e ocluir o ferimento utilizando as pinas Kelly e anatmica ou fazer com as prprias mos enluvadas (estreis) se no houver pinas. Retirar as luvas e fixar o esparadrapo sem tocar na gaze ou na pele do paciente. Cobrir o paciente e deix-lo confortvel. Deixar a unidade em ordem. Desprezar o lixo, lavar o material e coloc-lo em local apropriado. Lavar as mos. Anotar no pronturio: regio, aspecto da ferida, quantidade e caractersticas das secrees, drenos, fase de cicatrizao, etc. Obs: Para a tcnica de irrigao pode tambm ser utilizado um frasco de soro fisiolgico 500ml com um furo de uma agulha 40x12 (realizado dentro dos princpios asspticos). Em seguida faz-se a irrigao da ferida com o prprio frasco. CURATIVO UTILIZANDO LUVAS Tempos ou fases do curativo 1 Tempo: remoo do curativo anterior com o primeiro par de luvas. 2 Tempo: limpeza do ferimento com soro fisiolgico utilizando o segundo par de luvas. 3 Tempo: tratamento da ferida com o segundo par de luvas. 4 Tempo: confeco da cobertura com o segundo par de luvas. Procedimento: Lavar as mos. Preparar a bandeja ou o carrinho de curativo com o material necessrio (neste caso no se utiliza o pacote de curativo mas sim dois pares de luvas estreis). Levar a bandeja unidade do paciente. Fechar as janelas para evitar correntes de ar e poeira. Cercar a cama com biombos. Expor a rea e colocar a cuba rim forrada prxima ao local do curativo. Lavar as mos. Cortar o esparadrapo em tiras e prend-las numa das bordas da bandeja. Abrir o primeiro par de luvas (se no tiver luvas estreis pode-se utilizar a de procedimento tomando o mximo de cuidado para que a luva no entre em contato com a pele ou ferimento

do paciente) e cal-las tomando cuidado para no tocar com as mos ou contaminar a parte interna do invlucro da luva, pois ele ser utilizado como campo para a realizao do curativo. Pedir para um auxiliar oferecer a gaze. Dispor as gazes no campo para o primeiro tempo e para o segundo, terceiro e quarto tempos. Fazer a trouxinha de gaze com uma mo, pass-la para outra mo, pedir para um auxiliar embeber a gaze com ter ou benzina, umedecer a ponta do esparadrapo e, com a outra mo tracionar o esparadrapo fazendo uma dobra na ponta para que o esparadrapo no grude na luva. Retirar delicadamente o esparadrapo. Repetir o procedimento at retirar todo o esparadrapo e o excesso de cola. Retirar o primeiro par de luvas e desprez-las. Calar o segundo par de luvas (devem ser obrigatoriamente estreis). Fazer a trouxinha de gaze com uma mo, passa-la para a outra mo e proceder a limpeza do ferimento obedecendo os critrios j mencionados anteriormente, sempre com ajuda de um auxiliar. Realizar este procedimento quantas vezes forem necessrias. A mo que trabalha no campo no deve entrar em contato com o ferimento. Aps o trmino do segundo tempo, realizar o mesmo esquema descrito no item anterior para o tratamento da ferida. Ocluir o ferimento se assim necessrio, retirar as luvas e despreza-las e fixar o esparadrapo tomando cuidado para no tocar na gaze ou na pele do paciente. Cobrir o paciente e deixa-lo confortvel. Deixar a unidade em ordem. Desprezar o lixo, lavar o material e coloc-lo em local apropriado. Lavar as mos. Anotar no pronturio: regio, aspecto da ferida, fase de cicatrizao, quantidade e caractersticas das secrees, retirada de pontos, drenos, horrio do curativo, etc. ATADURA Finalidades: Proteger, imobilizar, promover hemostasia, impedir contaminao e sustentar outros materiais empregados na recuperao de um ferimento ou parte lesada. Aliviar a dor Promover o conforto mental e fsico do paciente. Material:

Atadura de crepe, de gaze ou elstica de tamanho adequado; Compressa cirrgica ou algodo ortopdico; Fita adesiva para fixao; Luvas de procedimento; Biombo se necessrio. Tipos de atadura: Circular: cada volta sobrepe totalmente a anterior. Utilizada para fixar a atadura no inicio e no final, para testa, pescoo, trax, pulso e tornozelo. Espiral: cada volta sobrepe metade ou dois teros da anterior, obliquamente. Utilizada para dedos, antebrao, brao, tronco e pernas. Reversa: na metade de cada volta espiral inverta a atadura de modo que a parte interna fique sendo externa, diminuindo a largura da atadura e evitando que fique frouxa. Utilizada para acomodar o aumento de circunferncia das partes do corpo como antebrao, brao, pernas e coxas. Oito: voltas alternadas para cima e para baixo em forma de oito. Utilizada para envolver as articulaes. Recorrente: voltas circulares e recorrentes combinadas. Utilizada para couro cabeludo, mos e coto. Cabresto: voltas circulares e em oito combinadas. Utilizada para couro cabeludo e maxilar. OXIGENOTERAPIA Conceito: consiste na administrao de oxignio com finalidade teraputica. NEBULIZAO Finalidade: Umidificar o ar inspirado; Oferecer aporte de oxignio; Fluidificar secrees. Material: Fluxmetro calibrado para rede de oxignio; Mascara de nebulizao simples ou Venturi estril, de tamanho adequado; Nebulizador estril;

Extenso plstica corrugada estril; 250 ml de gua destilado esterilizada; Etiqueta adesiva. CNULA NASAL DUPLA Finalidade: oferecer aporte de oxignio umidificado. Material: Cnula nasal dupla estril; Umidificador de bolhas estril; Extenso plstica ou de borracha estril; Fluxmetro calibrado para rede de oxignio; 50 ml de gua destilada esterilizada. CATETER NASOFARINGEO Finalidade: oferecer aporte de oxignio umidificado. Material: Cateter nasofaringeo estril de numerao adequada; Esparadrapo; Gaze com lubrificante; Umidificador de bolhas estril; Extenso plstica ou borracha estril; Fluxmetro calibrado para rede de oxignio; 50 ml de gua destilada esterilizada. INALAO Finalidade: Administrar medicamentos; Fluidificar secrees; Oferecer aporte de oxignio. Material:

Fluxmetro calibrada para rede de oxignio ou ar comprimido; Micronebulizador plstico esterilizado, com mscara e extenso; 10 ml de soro fisiolgico ou gua destilada esterilizada; Soluo medicamentosa, conforme prescrio mdica; Etiqueta adesiva; Gaze esterilizada.

Anda mungkin juga menyukai