Anda di halaman 1dari 14

______________________________________________________________ Carvalho, I. C. M. Anlise do discurso e hermenutica: reflexes sobre a relao estrutura e acontecimento. In: GALLIAZO, M.C. e FREITAS, J. V.

Metodologias emergentes de pesquisa em educao ambiental. Rio Grande, Editora Ijui, 2005. pp 201-216. ______________________________________________________________ ANLISE DO DISCURSO E HERMENUTICA: REFLEXES SOBRE A RELAO ESTRUTURA-ACONTECIMENTO E O CONCEITO DE INTERPRETAO Isabel Cristina. Moura Carvalho1 1. Introduo Este artigo discute as relaes entre Anlise do Discurso (AD) e Hermenutica (H), dois campos do saber que implicam em posturas e recursos metodolgicos para anlise de formaes discursivas, textos e esperincias sociais. Embora a AD e a H estejam relacionadas de alguma maneira, pois ambas so tributrias de uma mesma grande ruptura que nomeada como "giro lingstico" (Rorty, 1990) ou "giro iterpretativo" (Geertz, 1994), constituem campos diferenciados de compreenso sobre a linguagem e seu funcionamento. Essa situao, ao mesmo tempo de afinidade e diferena que caracteriza a relao entre AD e H, vai favorecer o equvoco no uso de conceitos nominalmente comuns, mas que adquirem sentidos diversos na medida em que funcionam em diferentes registros discursivos. Ao falarmos de AD importante esclarecer que estamos tomando como quadro de referncia as ltimas formulaes desta disciplina elaboradas principalmente por Pcheux, no final dos anos 70 e incio dos anos 802. Quanto a H estamos tomando
1 2

P s i cl oga, Dout ora em educa o e profes s ora do P P GEDU da ULBR A

A AD um a di s ci pl i na que s e cons t rui u de um a form a acent uadam ent e di nm i ca, em perm anent e di l ogo e tom ada de pos i o di ant e das provoca es da vi da i nt el ect ual e pol ti ca cont em porne a. Es s es m ovi m ent os de cons t ruo- des cons t ruo- recos nt ruo da t eori a foram l i dos por M al di di er (1990) com o um a m arca de i nqui et ude.

como referencia a chamada hermenutica filosfica moderna, que tem em Gadamer um de seus principais formuladores. Consideraremos tambm em nosso marco referencial para hermenutica o trabalho de Paul Ricouer. Este trabalho, longe esgotar o tema das relaes entre AD e H pretende, ao contrrio, uma incurso exploratria pelas fronteiras, as vezes porosas, destes dois campos do saber que se constituem sobre a mxima da linguagem. Nesse sentido, no vamos percorrer toda a extenso das continuidades e rupturas, que so muitas, mas vamos ater-nos a alguns conceitos-chaves para explorar essas delicadas relaes. 2.Uma raiz comum: o giro lingstico Antes de atermo-nos s diferenas entre AD e H, vamos situ-las em sua raiz comum: o giro lingstico. A expresso "giro lingstico" vem sendo usada por diversos autores para designar "o abandono do paradigma da filosofia da conscincia, para centrar-se no signo como nico ponto de referncia do significado e do sentido" (Aramayo,1995: 288). O giro lingstico, portanto, demarca fundamentalmente um ponto de clivagem com as bases filosficas do projeto moderno, que Heidegger chamou de pensamento metafsico3. Isto significa a ruptura com as tradies filosficas que deram sustentao ao ideal cientfico da modernidade ocidental, especialmente o idealismo(platnico) e o racionalismo (kantiano e cartesiano). O pensamento cientfico, baseado nos procedimentos objetificadores do mtodo experimental, sustenta um conceito de verdade como correspondncia com o real que tentou impor-se como critrio de validade para todas as reas do conhecimento. No plano emprico essa correspondncia foi posta na correlao entre um dado e uma lei geral. No plano filosfico se expressa na correspondncia entre representao (o conceito) e coisa mesma ( o real).
3

Haberm as (1990: 38) si t ua com preci s o as t radi es fi l os fi cas que cons t it uem o cham ado pens am ent o m et af s i co: " cara ct eri zo com o m et af s i co o pens am ent o de um i deal i s m o fi l os fi co que s e ori gi na em P l at o, pas s ando por P l ot i no e o neopl at oni s m o, Agos t i nho e Tom s , C us ano e Pi co de M i randol a, Des ca rt es , S pi noza e Lei bni z, chegando at Kant , Fi cht e, Shel l i ng e Hegel " .

Alguns setores de ponta das cincias naturais, especialmente a

fsica ps-

newtoniana, e uma parte significativa da cincias humanas tem se empenhado na crtica ao paradigma racionalista e idealista que deu as bases de justificao da cincia moderna. Com isto, tem sido posta sob suspeita a idia de verdade como correspondncia com o real. Dito de outra forma, tem sido posto em cheque a crena no pensamento como apreenso de um real inequvoco e "verdadeiro". Esta crtica epistemolgica de longo alcance e profundas conseqncias encontra seus precursores em Nietzsche e Heidegger. 3.Estrutura e acontecimento: os caminhos da crtica ao estruturalismo Como vimos, tanto a AD quanto a H esto fora de uma perspectiva da filosofia da conscincia, da psicologia do ego, do objetivismo cientfico, do positivismo. Ambas fazem uma crtica ao estruturalismo e vo buscar no acontecimento o ponto de fuga para o peso da estrutura paralisante. Contudo, e a reside o risco de fazer equivalncias apressadas , o lugar do acontecimento vai estar situado diferentemente em cada uma de nossas formaes discursivas. A seguir passamos a pontuar os caminhos da crtica ao estruturalismo seguidos pela AD e H. Primeiramente preciso lembrar com Maldidier (1990) que a AD nasce nos anos 60 sob o signo do "estruturalismo triunfante", que trouxe para o cenrio intelectual uma promessa de cientificidade, apoiada na lingstica enquanto "cincia Piloto". E, nesse sentido, se evidencia a relao entre a expanso da lingstica e a possibilidade de uma disciplina de AD. Nos anos 70, portanto, a expanso da lingstica estrutural esteve muito associada prpria expanso da AD. Contudo, nos anos 80, Pcheux reconhece a importncia e ao mesmo tempo faz duras crticas ao estruturalismo, acusando este movimento de ter perdido de vista irremediavelmente o registro do ordinrio do sentido, pelo qual este teria uma "averso terica". Ao fechar-se na esfera do simblico, o estruturalismo afirmaria sua necessidade de um universo de sentido logicamente estabilizado, expulsando de seus domnios a fora

dos jogos, deslocamentos, e derises de sentido que se impe desde o plano da ao dos sujeitos e do acontecer histrico. Dito de outro modo, Pcheux v no estruturalismo a perda da abertura para a alteridade, o fechamento para o que se impe desde o Outro, o Outro da sociedade, da histria. Denuncia ainda um "narcisismo da estrutura", que imps a lgica conceitual como absoluta e acima dos acontecimentos, fazendo valer o terico como uma espcie de metalngua: "esta posio de desvio terico, seus ares de um discurso sem sujeito, simulando os processos matemticos, conferiu s abordagens estruturais esta aparncia de nova 'cincia rgia', negando como de hbito sua posio de interpretao" (Pcheux 1990: 52-53) . Ao fazer sua anlise sobre o enunciado "on a gagn", dito nas eleies de maio de 1981 na Frana, Pcheux discute o estatuto das discursividades que "trabalham um acontecimento" (1990: 28). Toma este dito enquanto signo de um acontecimento opaco, inscrito no jogo de suas diversas denominaes. Aponta para os diversos enunciados, j pre-configurados discursivamente antes das eleies, produzidos pelos diferentes atores e interesses em jogo na sociedade francesa que disputam as significaes deste acontecimento poltico. Ao examinar os diferentes enunciados em jogo Pcheux(1990: 22) mostra como "o jogo metafrico em torno do enunciado "on a gagn" veio sobredeterminar o acontecimento, sublinhando sua equivocidade". Ao focar diretamente o tema da discursividade como estrutura ou acontecimento destaca os riscos da anlise, na medida em que inscreve o acontecimento num corpus, absorve-lo na estrutura dos marcos lgicos utilizados. Exemplifica isto com o uso do conceito de formao discursiva, que a AD toma emprestado a Foucault 4, afirmando que este derivou muitas vezes para a idia de uma mquina de assujeitamento voltada repetio, que desembocaria num apagamento do acontecimento, absorvendo-o em uma sobre-interpretao antecipadora (1990:56).

O concei t o de Form ao Di s curs i va fort em ent e ques t i onado nas l t i m as form ul aes da AD, que t endem a tornar cada vez m ais cent ral a noo de i nt erdi s curs o para dar cont a das rel aes com a hi st ri a, o Out ro, e o pr- cons t ru do. (cf. M al di di er, 1990).

De outro lado, Pcheux tambm avalia que no se trata de absolutizar o acontecimento. Aponta para os riscos de um "retorno para os positivismos e filosofias da conscincia" no movimento da Nova Histria, por exemplo, que se volta para a escuta das circulaes cotidianas. Pcheux afirma que essa retomada do ordinrio do sentido toma-o s vezes como um fato de natureza psico-biolgica, inscrito em uma discursividade logicamente estabilizada. Por fim, Pcheux nos d sua posio sobre como posicionar a questo da anlise do discurso frente aos marcos metodolgicos disponveis: "Eu sublinharia o extremo interesse em uma aproximao , terica e de procedimentos, entre as prticas de 'anlise da linguagem ordinria' (na perspectiva anti-positivista que se pode tirar da obra de Wittgenstein) e as prticas de 'leitura' de arranjos discursivos-textuais (oriundo das abordagens estruturais). Ricouer (1978: 29) vai explicitar o debate entre hermenutica e estruturalismo. E aqui reside a primeira diferena no teor da crtica. Ricouer no ope a hermenutica ao estruturalismo, mas diferencia estas abordagens enquanto pertencentes a campos diversos: o estruturalismo pertence cincia enquanto a hermenutica uma disciplina filosfica. Nesse sentido, coerente com sua afirmao sobre a validade de um mtodo jamais separar-se da conscincia de seus limites, Ricouer valoriza o estruturalismo dentro de seu campo prprio de limites e possibilidades: "no vejo enfoque mais rigoroso e mais fecundo que o estruturalismo no nvel de inteligncia que o seu", e afirma sua diferena para com a hermenutica: "tanto o estruturalismo visa a distanciar, a objetivar, a separar da equao pessoal do pesquisador a estrutura de uma instituio, um mito, de um rito, quanto o pensamento hermenutico embrenha-se naquilo que pudemos chamar de 'o crculo hermenutico' do compreender e do crer, que o desqualifica como cincia e o qualifica como pensamento meditante. Considerando a cientificidade como a principal conquista do

estruturalismo, Ricouer(1978: 73) analisa o preo dessa conquista, avaliando as perdas que isso acarreta. A excluso da histria, o fechamento do universo dos signos, a perda da

inteno primeira da linguagem que dizer algo sobre alguma coisa, so alguns dos aspectos da crtica da H ao estruturalismo. O que fica de fora da inteligibilidade estrutural a compreenso dos atos, operaes e processos, constitutivos do discurso. Na perspectiva hermenutica de Ricouer (1978:69) o que se busca, em contrapartida ao estruturalismo, uma "nova inteligncia das operaes e dos processos. Essa nova inteligncia se situaria para alm da antinomia da estrutura e do acontecimento, do sistema e do ato". Nesta primeira aproximao j podemos ver que os pontos de partida da AD e da H para uma tomada de posio frente ao estruturalismo guardam diferenas importantes. A AD tem uma de suas razes no prprio estruturalismo, nasce imbuda do triunfo cientfico que representou a lingstica saussiriana nos anos 60. E sobre esta sua matriz que nos anos 80 se voltam as reflexes crticas de Pcheux. Nesse sentido poderamos dizer que - do mesmo modo como ocorre com a crtica ao marxismo Pcheux est fazendo uma espcie de tomada de posio dentro de sua prpria tradio, diferenciando-se dos "desvios tericos" que ele julga ter seguido o movimento estruturalista, e resgatando parte de duas conquistas, ao propor integrar as prticas de leitura dos arranjos discursivos-textuais na AD. J a H no tem essa raiz no estruturalismo. Constitui-se a partir de um outro lugar nesse campo de interlocuo. Seu principal ponto de ruptura com o pensamento objetivista que est na base da cincia e da racionalidade moderna de um modo geral - e por conseguinte na origem do estruturalismo - , que Heidegger chamou de pensamento metafsico5.
5

Inicialmente a hermenutica se constituiu como uma tcnica de interpretao de textos que

remonta a tradio exegtica voltada para a compreenso dos textos bblicos. Como tcnica de interpretao tambm encontrou aplicao na filologia e no direito. Como aponta Ricoeur (1978), embora a hermenutica estivesse relacionada filosofia clssica e s cincias histricas no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, apenas nas primeiras dcadas do sculo XX, com Dilthey e Schleiermacher que o problema hermenutico transcende sua dimenso de tcnica interpretativa e se torna problema filosfico. Destaca-se atualmente, com a contribuio dos hermeneutas contemporneos como Gadamer, Ricoeur, Vattimo, entre outros, a condio da hermenutica moderna como um mtodo de anlise que, alm da filosofia, vai influenciar importantes correntes em cincias sociais e psicanlise.

Para a H trata-se de superar a antinomia estrutura-acontecimento. E nas palavras, o lugar da linguagem onde se far constantemente esse encontro da estrutura e do acontecimento. Numa perspectiva hermenutica as palavras so signos em posio de parole, so o ponto de articulao entre o semiolgico e o semntico em cada acontecimento de parole: "A palavra como um permutador entre o sistema e o ato, entre a estrutura e o acontecimento: de um lado ela depende da estrutura como um valor diferencial, mas, neste caso, no passa de uma virtualidade semntica; do outro depende do ato e do acontecimento, na medida em que sua atualidade semntica contempornea da atualidade evanescente do enunciado" (Ricouer, 1978:80) Com isso a H resgata a fora da fala que foi excluda por Saussure em sua distino entre lngua e fala. O argumento de Ricoeur que essa distino e a valorizao da lngua sobre a fala levou Saussure a constituir sua disciplina sobre um objeto homogneo: "Tudo o que diz respeito lngua cai realmente no interior do mesmo domnio, enquanto que a fala se dispersa nos registros da psicofisiologia, da psicologia, da sociologia, e no parece constituir o objeto nico de uma disciplina especfica".(1978:71) Para a H a principal preocupao com o sentido. Este produzido na experincia dos sujeitos no mundo e, portanto, contextual. Assim, a noo de discurso est de certa forma submetida experincia : "o discurso uma tentativa incessantemente renovada para exprimir integralmente o pensvel e o dizvel de nossa experincia"(Ricouer 1978:79) E mais adiante:

"Compreendemos, ento, o que ocorre quando a palavra acede ao discurso, com sua riqueza semntica. Sendo todas as nossas palavras polissmicas em certo grau, a univocidade ou a plurivocidade de nosso discurso no obra das palavras, mas dos contextos"(Ricoeur, 1978:81). Assim, para a H a abertura da linguagem est no dizer e, em termos do discurso, na palavra. nessa abertura que a H vai se afirmar em contraponto ao estruturalismo. Como possvel perceber, os acentos da H so bem diferentes da AD em relao a concepo e modo de funcionamento do discurso. A prpria noo de discurso est submetida na H a outra ordem de coisas, isto , para usar a expresso cara aos franceses, est posicionada dentro de um registro fenomenolgico que pensa o ser a (dasein), e remete experincia como origem do discurso. Est claro que para a H a linguagem constitutiva do estar no mundo. E aqui temos um ponto de encontro com a AD. Contudo os desdobramentos conceituais e metodolgicos dessa constatao comum apontam para caminhos diversos. E isto se evidencia mais uma vez quando analisamos os sentidos que a interpretao vai tomar em cada uma destas disciplinas. 4. Interpretao em Hermenutica e em Anlise do Discurso 4.1 Interpretao em Hermenutica Interpretao um conceito chave em hermenutica, por isso neste tpico vamos situ-lo em duas de suas importantes dimenses tratadas por Gadamer e Ricoeur, respectivamente. Interpretao-compreenso em Gadamer

Ao eleger a linguagem como meio privilegiado da experincia humana do mundo, a H opera com um conceito de linguagem onde esta no transparente, bvia, e onde os sentidos no esto nunca dados previamente, mas se constituem numa relao dialgica de interpretao. Para Gadamer: "a linguagem o meio universal em que se realiza a compreenso mesma. A forma de realizao da compreenso a interpretao. Todo compreender interpretar e toda interpretao se desenvolve em meio a uma linguagem que pretende deixar falar o objeto e ao mesmo tempo a linguagem prpria de seu intrprete". Para o autor "A linguagem onde se encontram o eu e o mundo"(Gadamer, 1993:467 e 567)". A linguagem aqui o meio onde se realiza a simultaneidade entre a anlise e a aplicao, entre a interpretao e compreenso, e tambm entre o eu e o mundo ou seja, entre sujeito e objeto. Deste modo, "la interpretacin no es un acto complementario y posterior al de la compreensin, sino que compreender es siempre interpretar, y en consecuencia la interpretacin es la forma explicita de la compreensin" (Gadamer, 1992: 378). Apesar do forte acento no papel do sujeito intrprete e sua pr compreenso como condies fundamentais do ato de interpretao, h que destacar que as condies da interpretao no devem ser subsumidas mera subjetividade do intrprete, mas este deve ser entendido a partir de sua condio histrica e insero num contexto ideolgico especfico. Gadamer chama ateno para a importncia da historicidade da compreenso como princpio hermenutico: "La lente de la subjetividad es un espejo deformante. La autoreflexin del individuo no es mas que una chispa en la corriente cerrada de la vida historica. Por eso los prejuicios de un individuo son, mucho ms que sus juicios, la realidad histrica de su ser" (Gadamer, 1993: 344).

10

Interpretao e a busca do sentido para alm da linguagem em Ricoeur Ricoer define interpretao guardando seu sentido exegtico e destacando a problemtica da multiplicidade de sentidos: "A interpretao, diremos, o trabalho de pensamento que consiste em decifrar o sentido oculto no sentido aparente, em desdobrar os nveis de significao implicados na significao literal. Guardo assim a referncia inicial exegese, isto , interpretao dos sentidos ocultos. Smbolo e interpretao tornam-se, assim, conceitos correlativos: h interpretao onde houver sentido mltiplo; e na interpretao que a pluralidade dos sentidos torna-se manifesta" (Ricoeur, 1978: 15). Ao depositar toda a problemtica da interpretao no sentido e no na anlise das significaes, Ricouer expressa uma aposta no ultrapassamento da linguagem. O conceito de sentido aponta para uma dimenso que se constitui via linguagem mas que em seus efeitos extra lingstica. Explico melhor, Ricoeur quer ultrapassar o fechamento de uma anlise lingstica que se pauta por um universo de significaes como um sistema fechado em si mesmo. Para ele a absolutizao da linguagem "nega a inteno fundamental do signo que a de valer por..., portanto, ultrapassar-se e suprimir-se naquilo a que visa. A prpria linguagem, enquanto meio significante, exige ser referida existncia. Ao fazer essa confisso reencontramos Heidegger: aquilo que anima o movimento de ultrapassamento do plano lingstico o desejo de uma ontologia." (1978: 18)

4.2. Interpretao e descrio em Anlise do Discurso A AD se distingue marcadamente da H quando se trata do tema da interpretao, e isso vamos demonstrar atravs das pprias palavras de Pcheux e Orlandi. Em AD a interpretao estar associada a uma outra operao: a descrio. Interpretao e descrio no so duas fases sucessivas, mas segundo Pcheux (1990: 54)

11

so dois momentos que se alternam nas operaes de anlise do discurso. E mesmo a, no que tange a descrio como operao-fim da AD, tambm podemos notar diferenas de nfases entre as proposies de Pcheux e de Orlandi, como veremos. Pcheux, (1990:50) destaca o sentido da interpretao em AD e sua diferena em relao a H: "A primeira exigncia [da AD] consiste em dar o primado aos gestos de descrio das materialidades discursivas. Uma descrio, nesta perspectiva, no uma apreenso fenomenolgica ou hermenutica na qual descrever se torna indiscernvel de interpretar: essa concepo da descrio supe ao contrrio o reconhecimento de um real especfico sobre o qual ela se instala: o real da lngua" E mais adiante, acrescenta: "Todo enunciado, toda seqncia de enunciados , pois, linguisticamente descritvel como uma srie (lxico sintaticamente determinada) de pontos de deriva possveis, oferecendo lugar a interpretao. nesse espao que pretende trabalhar a anlise de discurso"(1990:53) Orlandi(1996:63-64) tambm vai distinguir a AD da H em vrias passagens de seu trabalho sobre interpretao: "Inicialmente devo dizer que a AD distingui-se da H em vrios aspectos: a) pela natureza do sujeito interpretante (no psicolgico); b) pelo fato de que, na AD, a interpretao precedida pela descrio; ou seja, a linguagem na AD no transparente. Em suma, interpretar para o analista de sentidos no atribuir sentidos, mas expor-se opacidade do texto, ou como tenho proposto compreender, ou seja, explicitar o modo como um objeto simblico produz sentidos, o que resulta em saber que o sentido pode ser outro".

12

Mais adiante Orlandi volta a esse tema e pontua: "A tarefa do analista de discurso no a) nem interpretar o texto como faz o hermeneuta; b) nem descrever o texto. Tenho dito que o objetivo compreender, ou seja, explicitar os processos de significao que trabalham o texto: compreender como o texto produz sentidos, atravs de seus mecanismos de funcionamento" (1996:88).

Destas citaes de Pcheux e Orlandi, podemos depreender que as operaes de anlise das significaes que tem lugar na AD, quer tomem o carter de interpretao, descrio, ou compreenso, esto referidas sobretudo a explicitao de um modo de funcionamento discursivo. Nesse sentido, esto intrinsecamente ligadas materialidade do fato discursivo, isto , ao intradiscurso. E aqui reside, talvez, a principal diferena entre AD e H, uma vez que a abertura para a dimenso extra lingstica - a histria, a sociedade - est contemplada em ambas as abordagens como se pode ver pelas noes de interdiscurso, filiaes scio-histricas de identificao na AD e historicidade, histria factual em H. Como vimos acima com Pcheux, o real da lngua a condio de possibilidade da descrio. A materialidade lingstica , portanto, parte inalienvel do fato discursivo em AD. Estas noes no fazem sentido dentro do marco da H. Esta ltima se move numa dimenso do simblico constituda por sentidos que se fazem a partir da experincia do ser no mundo. Disto decorre que o gesto hermenutico de interpretar no percorre os meandros do intradiscurso. Alis, como vimos em Ricoeur, o hermeneuta no s no penetra o intradiscurso como deseja ultrapassar a linguagem, alcanando o sentido para alm do signo lingstico. Ernildo Stein (1996) nos ajuda a esclarecer a diferena entre o lugar das cincias lingisticas e o da filosofia, onde se move a H, quando refere-se s:

13

"fronteiras imprecisas das relaes entre anlise do discurso (de que capaz o universo das cincias humanas) e a anlise do discurso que propriamente o discurso da filosofia, no a da linguagem, mas da filosofia enquanto um certo tipo de anlise". O analista de discurso tambm busca um para alm do lingstico, como bem aponta Maingueneau (1996: 8), "o interesse que orienta a anlise do discurso no apreender nem a organizao textual ela mesma, nem a situao de comunicao, mas o dispositivo de enunciao que liga uma organizao textual e um lugar social determinado". Contudo, para o analista de discurso esse para alm se alcana atravs da anlise da materialidade lingstica. Nesse sentido intra e interdiscurso so duas faces de uma mesma realidade: o fato discursivo. 5. Breves comentrios finais No se trata aqui de concluir ou estabelecer um juzo sobre a AD e H. A perspectiva comparativa que adotamos no tem como finalidade a escolha ou indicao de uma ou outra abordagem. O que se buscou neste trabalho foi apenas um mapeamento das afinidades e diferenas entre estes dois saberes interpretativos, para uma melhor compreenso e preciso conceitual. Assim, interrogamos tanto a AD quanto a H no sentido de obter suas intenes fundamentais de anlise, seus modos de compreenso da linguagem e do fato lingstico, buscando reconstruir o sentido que cada uma produz para sua prpria ao interpretativa. BIBLIOGRAFIA

14

Gadamer, Hans-George. Verdad y mtodo; fundamentos de una hermenutica filosfica. Ediciones Sgueme, Salamanca, 1993. Geertz, Cliford. Conocimiento local. Barcelona, Paids, 1994 Habermas, Jrgen. Pensamento ps-metafsico; estudos filosficos. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1990. Maingueneau, Dominique. L'analise du discours em France aujourd'hui. In: Le discours: enjeux et perspectives. Le Franais dans le monde, Ed. Edicef, numero especial, julho/96. Maldidier, Denise. L'inquietude du discours. Editions des Cendres, 1995. Orlandi, Eni Pulcinelli. Interpretao; autoria, leitura e efeitos do trabalho simblico. Petrpolis, Vozes, 1996. Pcheux, Michel. O discurso; estrutura ou acontecimento. Pontes, Campinas, 1990. Ricouer, Paul. O conflito das interpretaes. Imago Editora, Rio de Janeiro, 1970. Rorty, Richard. El giro lingustico. Barcelona: Paids, 1990 Stein, Ernildo. Aproximaes sobre hermenutica. EDIPUCRS, Coleo Filosofia n.40, Porto Alegre, 1996.

Anda mungkin juga menyukai