Anda di halaman 1dari 7

Capacidades Motoras

Educao Fsica 10Ano Turma D

Introduo
Este trabalho foi realizado no mbito da disciplina de Educao Fsica, como forma de elemento de avaliao, visto o aluno inserido na disciplina, acima identificada, estar lesionado e no poder, por esse motivo, participar a inteiro nas actividades pedaggicas propostas pelo docente da Escola Professor Jos Augusto Lucas. O trabalho Capacidades Motoras , focar-se-, resumidamente, nos aspectos de maior importncia, que devero ser transmitidos com clareza ao leitor, no caso mais directo, o docente responsvel pelo aluno.

Introduo ao tema
O movimento do corpo humano tem sido, ao longo da histria, um objecto de estudo de vrios cientistas. O primeiro a utilizar a expresso Capacidades Motoras foi Gundlach, na Repblica Democrtica Alem, em 1972. Segundo ele, a definio desta expresso seriam os pressupostos necessrios para a aprendizagem e execuo de aces motoras desportivas. Como outras definies temos: - capacidades motoras so as condies endgenas que permitem a realizao das diversas aces motoras - pressuposto, caracterstica ou trao gerais, determinantes do potencial individual de aprendizagem e do rendimento em habilidades motoras especficas.

Diviso das Capacidades segundo Gundlach


Segundo o cientista alemo as capacidades dividem-se em dois grupos: capacidades condicionais (de carcter quantitativo) e capacidades coordenativas (carcter qualitativo). Embora de carcter quantitativo, as capacidades condicionais no so avaliadas por unidade. Para avaliar um indivduo, no domnio de determinada capacidade condicional, tm de lhe ser propostos exerccios e tarefas para demonstrar a sua capacidade. Apesar de carcter diferente, as capacidades motoras (condicionais e coordenativas) influenciam-se umas s outras. Os factores de influncia entre elas sero, ento, a caracterstica da sobrecarga utilizada e o nvel de treino fsico. Temos como exemplo desta situao, um indivduo com baixa preparao fsica que pretende desenvolver determinada capacidade. Os exerccios para esse tal desenvolvimento vo tambm ter efeito nas restantes. Podemos concluir que, para o maior desenvolvimento de determinada capacidade, necessrio que as outras estejam evoludas at certo nvel.O desenvolvimento de todas as capacidades deve-se manifestar harmoniosamente, sendo apesar de tudo, inconstante, devido a existncia de fases mais/menos propcias para este.

Capacidades Condicionais
As capacidades condicionais esto ligadas eficcia do metabolismo energtico, estando associadas aos processos que conduzem obteno e transformao de energia, ou seja, aos processos metablicos nos msculos e nos sistemas orgnicos. As capacidades condicionais so: Fora, Velocidade, Resistncia e Flexibilidade.

Fora
A fora pode-se definir como a energia que permite mover objectos e resistncias externas, ou mesmo a do prprio corpo do ser humano. Permite mover objectos e contrariar as resistncias ao movimento, atravs de foras internas (ligadas contraco muscular, aces de tendes e ligamentos) e foras externas como a gravidade, o atrito e a oposio. A fora pode ser tambm aplicada na resistncia muscular, resistncia fadiga e na velocidade. A fora divide-se em trs tipos: - Fora explosiva a capacidade que o atleta tem de a (a fora) utilizar no acto explosivo, ou seja, num acto que tem que ser realizado com a mxima rapidez. A fora exercida depende ento do tempo. Ex: Servio do tenista ou lanamento do dardo. - Fora mxima a quantidade mxima de fora que um msculo pode desenvolver com uma contraco voluntria. Esta pode ser dividida em outros dois tipos: Fora mxima esttica ou isomtrica e Fora mxima dinmica ou isotnica. Fora mxima esttica Surge quando a fora muscular se iguala resistncia, no havendo movimento. aquela que empregue numa carga insupervel, no havendo movimento, mas existindo, no entanto, contraco muscular. Fora mxima dinmica A fora muscular distancia-se da resistncia, produzindo movimento. a capacidade de desenvolver fora mxima, no desenvolvimento de um movimento articular. Esta pode ser ainda dividida em fora absoluta (o valor mximo de uma fora que uma pessoa pode exercer num determinado movimento) e fora relativa (quociente entre a fora absoluta e o peso corporal da pessoa). - Fora de resistncia e capacidade do organismo resistir fadiga, sustentado nveis de fora moderados, por intervalos de tempo moderados. O desenvolvimento da fora pode ser geral (quando diz respeito a todos os grupos musculares) e especfica (quando diz respeito a um ou mais grupos musculares caractersticos de certa modalidade).

Velocidade
a capacidade motora que permite a mxima rapidez de um movimento ou de uma srie de movimentos do mesmo padro. a qualidade fsica particular do msculo e das coordenadas neuromusculares. A velocidade divide-se em seis tipos: - Velocidade de reaco - capacidade que um atleta tem de responder a um estmulo, no menor tempo possvel. imprescindvel para velocistas, quer dentro do atletismo, quer dentro da natao, quer em desporto colectivos. A reaco (consequncia do estmulo) pode ser dividida em reaces simples (por exemplo o tiro de partida nas provas de 100m de atletismo) e reaces complexas (por exemplo situaes em desporto colectivo). A velocidade de reaco pode ser tambm voluntria ou involuntria. O tempo de reaco da voluntria depende da rapidez de percepo prpria de cada rgo sensorial, de velocidade do crebro de receber informao e da rapidez da contraco dos msculos a empregar no exerccio. Na involuntria o ciclo acima mencionado (na voluntria), mecaniza-se mais rapidamente, uma vez que a informao retida na medula espinal e comandada por esta. um exemplo deste tipo, um mecanismo de defesa. -Velocidade de deslocamento Variante especial da velocidade cclica, sendo a capacidade locomotora das extremidades inferiores, isto , a capacidade que o indivduo tem de se deslocar de um ponto para outro. registada atravs de um cronmetro e em utilizada em deslocamento curtos. usada em actividades como o atletismo, ciclismo e desportos colectivos. - Velocidade dos membros ou de execuo Capacidade mover os membros o mais depressa possvel. Est interligada com a velocidade de deslocamento, embora exista a hiptese de um indivduo com grande velocidade dos membros, no ter uma grande velocidade de deslocamento. - Velocidade acclica Correspondo ao tipo de velocidade onde o incio da aco totalmente diferente do final da aco, ou seja, movimentos motores nicos. Temos como exemplo chuto, o arremesso e o salto. - Velocidade cclica a capacidade de repetir ritmicamente uma sequncia de aces motoras. - Velocidade de aco a capacidade de orientao da aplicao da velocidade em determinados desportos, baseando-se no s nos aspectos motores, mas tambm nos temporais, espaciais e psicolgicos. - Velocidade de contraco Capacidade de encurtamento das fibras musculares. Depende do grau de coordenao neuromuscular e da condio fisiolgica da musculatura. A velocidade depende ento: do sistema neuromuscular, do tipo de musculatura, da fora da musculatura, forma de obteno de energia, capacidade coordenativa, elasticidade e capacidade de alongar e relaxar a musculatura, ao aquecimento, fadiga, ao sexo e idade.

Anda mungkin juga menyukai