Anda di halaman 1dari 5

UNIJU - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UERGS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

PLANEJAMENTO DA PLANTA DE UMA INJETORA DE ESPELHOS PARA TOMADAS


Relatrio Parcial de Atividades

Componentes: Anderson Rogrio Bonfada. Cristiano Cardoso Locateli. Marcelo Bataglin. Mateus Benatti. Disciplina: Estudo do Trabalho. Orientador: Moacir Eckhardt.

Panambi, 19 de Setembro de 2007.

Introduo A empresa Plastinova atua no mercado de transformao de termoplsticos por injeo, com seus servios voltados para a prestao de servios a terceiros na injeo de peas plsticas. A empresa possui trs injetoras com capacidade para injetar pequenas peas. A empresa Plastinova possui seu prprio setor de projetos onde so projetadas suas matrizes, sendo a sua fabricao terceirizada.

Descrio do Produto O produto considerado no presente trabalho consiste em um espelho para tomadas com capacidade para dois interruptores juntos. O mesmo feito de poliestireno, e podemos visualizar seu desenho na Figura 01.

Figura 01

Espelho para tomada com dois interruptores.

Processo de Produo O processo de produo obedece aos passos abaixo: Entrada do pedido do espelho a ser injetado; Avaliao dos custos e realizao do oramento; Elaborao do projeto da matriz; Compra dos insumos para injeo; Chegada da matriz fabricada e dos insumos; Produo: o Levar a matriz mquina injetora; o Colocar o insumo na injetora; o Acionar a mquina; o Retirar a pea injetada; Inspeo de qualidade; Embalagem; Estoque; Entrega do produto ao cliente; Ps-vendas. O processo de produo inicia com um pedido do cliente que deseja injetar um determinado modelo de espelho. Tendo-se o pedido realizado ento um estudo dos custos de projeto e injeo, o qual ser enviado o respectivo oramento para o cliente avaliar se vivel ou no. Se aprovado, ento realizado o projeto da matriz e em seguida sua terceirizao por conta do cliente. Ao mesmo tempo, os insumos so encomendados de forma com que, quando a matriz chega empresa, tambm ocorre a chegada dos insumos, evitando assim estoques muito grandes. Assim que se da a checagem e ambos esto conformes inicia-se o processo produtivo. A matriz levada para a respectiva mquina injetora onde o prprio operador quem realiza o ajuste da mesma injetora. Aps esse ajuste inserido o poliestireno no reservatrio da mesma. O responsvel pela injeo aciona a mquina e retira a pea colocando-a em um carrinho, acompanhado sempre o processo e cuidando para que no falte matria-prima para a injeo.

Terminada a injeo, as peas passam por um controle de qualidade e depois so embaladas e estocadas at serem enviadas para o cliente. O processo de envio terceirizado, ou fica a cargo do prprio cliente. Depois de enviadas h o acompanhamento ps-vendas que avalia a satisfao do cliente juntamente com a qualidade do produto, buscando assim melhorias para o processo e conseqentemente para o produto.

Estrutura organizacional A estrutura organizacional adotada pela empresa do tipo em linha, e foi escolhida seguindo os seguintes fatores: Empresa considerada de pequeno/mdio porte; Sua estrutura ser bem definida; Nmero de funcionrios relativamente pequeno. Abaixo da presidncia, a empresa est dividida em trs setores bsicos: Projetos, Produo e Administrao, como podemos observar na Figura 02.

Figura 02

Estrutura Organizacional da Empresa.

No setor de projetos h duas pessoas trabalhando, sendo uma delas um estagirio e a outra um responsvel pelo projeto das matrizes de injeo.

O setor administrativo dividido em duas partes: a primeira, uma rea comercial na qual trabalha uma pessoa, e a mesma responsvel pelas compras, vendas e ps-vendas. Na segunda, uma rea contbil, onde tambm trabalha apenas uma pessoa que faz todo o servio de contabilidade e finanas da empresa, bem como as demonstraes de resultados. O setor de produo dividido em trs reas. A rea de controle de qualidade, que responsvel por verificar a qualidade das peas injetadas e das matrizes de injeo, tarefa que desempenhada por uma pessoa. A rea de logstica, onde trabalham duas pessoas as quais so responsveis por transportar as matrizes para a mquina injetora, levar as peas injetadas para o controle de qualidade, embalar, estocar e encaminhar o produto para o cliente, alm de receber os insumos e ter um controle dos estoques. E uma terceira rea, que consiste na operao de injeo propriamente dita, que composta por trs pessoas onde cada uma responsvel pela manuteno e injeo de peas na sua respectiva injetora.

Demais Produtos Na Figura 03 podemos ver mais produtos atualmente fabricados pela empresa no ramo de espelhos para tomadas.

Figura 03

Modelos de Espelhos para Tomada.

Anda mungkin juga menyukai