Anda di halaman 1dari 4

Dicas de Congelamento Os alimentos devem ser bem embrulhados, para que no haja desidratao ou queimaduras provocadas pelo gelo.

Em seguida coloque-os em sacos de plstico, feche-os bem e congele. Use sacos de plstico para carnes, frutas e legumes. Para congelar lquidos em sacos, coloque o saco num recipiente de plstico rgido antes de ench-lo. Uma vez cheio, leve-o, aberto, ao congelador ou arca frigorfica. Depois de o lquido estar congelado, tire o saco do recipiente, feche-o, etiquete-o e leve-o de novo ao congelador. Tenha sempre mo pelcula aderente, pois ela ser muito til, para embrulhar carnes, peixes, aves e legumes ou para tapar pudins e tortas, por exemplo. Os recipientes descartveis de papel de alumnio so ideais para acondicionar assados e ensopados. Anote sempre o nome do alimento, peso, data, quantidade de doses e as instrues para o seu reaquecimento. Use nesta operao lpis de cera, para que a escrita no desbote.

Um cdigo de cores pode ser uma maneira eficaz de diferenciar os alimentos. Porque os recipientes de plstico rgido, indicados para congelamento, tm diversas cores, podem desta forma, os alimentos do mesmo tipo ser referenciado com idntica cor.

- Congelamento e descongelamento de Hortalias Lave as hortalias cuidadosamente em gua corrente fria e deixe de molho por 30 minutos com duas gotas de cloro ou lixvia para cada litro de gua e mexe-se bem para perderem a terra se estiver suja. Retire-os do recipiente, sem despejar a

gua, de modo a que a terra e outras impurezas que estiverem nela fiquem retidas no fundo. Este procedimento ir deixar o seu alimento limpo. O alimento dever ser branqueado, isto cozinhado no vapor. Caso no possua um equipamento prprio, poder usar uma peneira de alumnio, ou utilizar o microondas. O tempo varia de acordo com a hortalia. Depois coloque numa vasilha com gua gelada. Esse procedimento interromper o processo de cozimento. Escorra bem e embale (no se esquea de tirar o ar) e leve ao congelador imediatamente.

- Descongelamento Os produtos quando so submetidos congelao com as qualidades inalteradas, no perdem as qualidades originais. Para manterem essas qualidades, a descongelao tem de ser feita eficazmente: Nunca pr para descongelar junto a produtos que libertem sabores e odores. Proteger sempre o produto com pelcula apropriada para o efeito. Nos produtos que libertam lquidos ao serem descongelados, arranjar forma de que seja feito o escorrimento dos lquidos para um recipiente separado do produto que est a descongelar. Descongelar os produtos sempre em temperatura de refrigerao (1 a 5 graus). Colocar o produto a descongelar mais ou menos 24 horas antes de ser consumido, porque o tempo mnimo que este tipo de descongelao demora.

- Sorvetes / Gelados

Evite que o sorvete descongele fora do congelador. Cerca de 50% do gelado composto de ar e quando este descongela, o ar sai, fazendo com que a consistncia e o volume sejam alterados.

Iogurte / Leite O iogurte e o leite fermentado no devem ser congelados, pois os elementos que os compem tendem a se separar. Compre somente a quantidade suficiente para ser consumida dentro do prazo de validade indicado na embalagem.

- Batatas Congelar batatas cozidas no uma boa opo. A batata tende a absorver muita gua e esfarela quando descongelada. Mas, se elas estiverem fritas ou na forma de pur no haver problema. Frutos Para se congelar bananas, frite-as, cozinhe ou faa uma pasta. Para as nozes, castanhas, amendoins, etc., no importa se as congelamos com cascas ou sem elas. S que elas devero descansar de 3 a 5 horas antes de serem usadas ou consumidas. Quanto s peras, goiabas e mangas faam uma calda com acar antes de congel-las.

importante saber...

* As etiquetas utilizadas para pratos que sero congelados, devero ser autocolantes e resistentes. Para escrever, utilize uma caneta de ponta porosa, com tinta prova de gua.

* Ateno ao comprar pratos congelados (supergelados) nos supermercados. Verifique a data do vencimento estampada na embalagem e respeite esta data de vencimento no seu freezer.

* Deixe um pequeno espao de 3 cm entre as embalagens no freezer, para que o ar frio circule entre elas.

* Os recipientes plsticos embalam e conservam muito bem o alimento no freezer. Quando fechar a embalagem, deixe um espao livre com 3 cm, devido expanso dos alimentos durante o congelamento.

* Para economizar frmas, leve o prato enformado ao freezer at endurecer. Retire, desenforme e embale em saco plstico hermeticamente fechado. Para descongelar, ponha o prato na frma original ou prato de servir.

* Para o freezer funcionar com toda a sua capacidade, procure mant-lo sempre cheio.

* Potes de vidro em geral, podem ser utilizados como recipientes no freezer, pois resistem ao frio. Mas, lembre-se de deixar um espao livre de 3cm, devido expanso dos alimentos durante o congelamento.

* Os sacos plsticos de polietileno so o tipo de embalagem mais utilizada no congelamento por ser muito econmica e prtica.

Anda mungkin juga menyukai