Anda di halaman 1dari 57

Winconnection 4

Manual do Usurio

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

1. Introduo..............................................................................................3 2. Requisitos de Instalao.........................................................................6 3. Configurando a Rede...............................................................................7 4. Instalao do Winconnection................................................................14 5. Configurando a Navegao...................................................................20 6. Configurando os E-mails.......................................................................31 7. Filtro Anti-Spam ...................................................................................37 8. Filtro MSN.............................................................................................40 9. Filtro Automtico de Contedo WEB.....................................................43 10. Firewall...............................................................................................45 11. Winco Messenger................................................................................46 12. Winconnection Client..........................................................................49 13. Administrando o Winconnection.........................................................53 14. Suporte Tcnico..................................................................................57

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

1. Introduo
Esse manual do usurio oferece uma documentao para as principais configuraes do Winconnection 4. Para encontrar informaes detalhadas de cada servio do Winconnection, abra o administrador do programa, clique no menu superior Ajuda -> Contedo, ou apenas pressione a tecla F1. Voc tambm poder encontrar informaes sobre configuraes mais avanadas no Manual Avanado do Winconnection. O Winconnection 4 um Gateway para MS Windows desenvolvido no Brasil que agrupa uma srie de funes em um nico produto. O Winconnection que possui uma base instalada de mais de cinco mil empresas e 60.000 usurios registrados no Brasil, Portugal, Paraguai, Bolvia e outros pases da Amrica Latina - a soluo com todas as facilidades necessrias para o gerenciamento seguro do trfego dentro das redes existentes nas empresas. Nosso produto referncia no Brasil para Servidores Proxy e Servidores de Email, agregando funes de Mensagens Instantneas, DDNS (DNS dinmico), WebMail, Gerador de Relatrios e muito mais, alm de vrias ferramentas e possibilidades de configuraes fundamentais em um produto de administrao de redes. 1.1. Vantagens do Winconnection 4 O Winconnection 4 um produto muito competitivo e certamente uma das melhores solues para o compartilhamento de conexes de internet do mercado. Existem vrios fatores que garantem a competitividade do Winconnection no mercado brasileiro: nico produto com desenvolvimento 100% nacional. nico produto no mercado com suporte direto do desenvolvedor. Agrega um grande nmero de funes em um nico produto. Fcil instalao e configurao. Pelo menos 20% mais barato que qualquer concorrente importado. Estabilidade, segurana e administrao simplificada. 1.2. Perfil dos Clientes que usam o Winconnection O Winconnection 4 tem uma grande variedade de clientes e atende desde pequenos usurios com pelo menos 2 computadores em sua verso gratuita, como grandes usurios com cerca de at 400 estaes, como a Barsa Planeta, Furnas Centrais Eltricas, Prefeitura de Diadema, Vinhos Piagentini, Yashica do Brasil, Hugo Boss, Triton (Forum), Cervejarias Schincariol, Drogarias Pacheco, etc.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

Temos cerca de 5000 clientes registrados do Winconnection e cerca de 300.000 downloads do produto em todo Brasil. 1.3. Funcionalidades do Winconnection 4 O Winconnection 4 fornece todos os tipos de servios para Internet que no vem includo no Windows NT/2000/XP/2003/Vista. Portanto ele o nico produto necessrio para suprir todas as necessidades de Internet e Intranet de redes pequenas, mdias e grandes. Compartilhamento de conexo Servio de correio eletrnico Servio de nomes dinmico Servio de mensagens instantneas Licenciamento flexvel Filtro de MSN Messenger Proxy Transparente (NAT) Servidor PROXY HTTP, HTTPS, FTP contendo: Armazenamento de Pginas (Cache); Controle de acesso internet por grupo de usurios; Controle de acesso internet por site / conjunto de site / horrios; Bloqueio de download de arquivos (extenso); Plugin para Filtro de Contedo automtico; Importao de lista de sites em formato texto; Servidor POP3 contendo: Autenticao em base prpria ou na base de usurios do Windows; Gerenciamento por grupo; Aviso de frias com mensagem personalizada; Servidor SMTP contendo: Entrega direta ou via relay e com fila de transmisso remota; Controle de tamanho de mensagens; Filtro de anexos; Assinatura corporativa de e-mails; Anti-Spam baseado em RBL / Mensagens Suspeitas / Filtro de mensagens; Filtro Automtico Anti-Spam SpamCatcher; 4

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

Servidor Web contendo: Suporte a PHP; Criao de mltiplos "alias"; WebMail integrado;

Firewall Integrado, com regras de acesso simplificadas; Servidor de Mensagem Instantnea com transferncia de arquivos (Winco Messenger); Cliente DDNS (DNS Dinmico); Servidor DHCP; Links TCP e UDP mapeados. Possui redirecionamento de protocolo/servio Winsock; Fcil administrao: o gerenciador pode ser executado de qualquer estao na rede local; Regras de acesso simplificadas. Registra logs para todos os servios; Atualizao automtica do programa (auto-update);

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

2. Requisitos de Instalao
2.1. Sistemas Operacionais com suporte

Windows 98* Windows ME* Windows 2000 Professional SP4 Windows 2000 Server SP4 Windows XP Home Edition SP2 Windows XP Professional SP2 Windows Server 2003 SP2 Windows Vista ** O Servio Proxy Transparente (NAT) e o Firewall do Winconnection funcionam apenas nos seguintes sistemas operacionais: Windows 2000 Server/Pro SP4, Windows XP Home/Pro SP2, Windows 2003 Server SP2 e Windows Vista. 2.2 Requisitos mnimos de hardware Pentium III ou similar 256 MB Ram 1GB Livres

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

3. Configurando a Rede
3.1. Instalao da Rede (Windows 2000/XP/2003) Para o Winconnection funcionar, a rede TCP/IP tem que estar configurada corretamente. Siga os passos abaixo para configurar sua rede (Caso ela j esteja configurada, v direto ao item 3.3). Configurando o Servidor (Computador onde ser instalado o Winconnection): a) Clique no menu Iniciar -> Configuraes de Rede -> Conexes Dial-Up e de Rede. b) Clique com o boto direito do mouse em Conexo de Rede Local e ento clique em Propriedades. Selecione o "Protocolo TCP/IP" e clique no boto Propriedades. c) Ative a opo "Usar o seguinte endereo IP". -> No campo "IP", digite o IP da mquina. (ex 192.168.0.1). -> No campo "Mscara de Sub-Rede", coloque a mscara do IP que voc digitou. (No nosso exemplo: 255.255.255.0). -> Em "Gateway Padro, no necessrio fazer nenhum tipo de alterao. O mesmo se aplica aos campos restantes.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

Configurando as Estaes: d) Repita os itens de a) a c) em cada computador de sua rede para que o protocolo TCP/IP seja instalado. Porm, nestes computadores voc deve utilizar um endereo IP da mesma classe e com outro nmero. Por exemplo: No servidor voc usou o endereo IP: 192.168.0.1, na outras mquinas mude apenas o ltimo nmero: Por exemplo: na primeira estao que voc for configurar, digite o IP: 192.168.0.2, na segunda estao, digite o IP: 192.168.0.3, e assim por diante. Ateno: No campo: Gateway Padro e Servidor DNS preferencial, digite o IP do Servidor Winconnection, como mostra a figura abaixo:

3.2. Instalao da Rede (Windows 98/ME) Para o Winconnection funcionar, a rede TCP/IP tem que estar configurada corretamente. Siga os passos abaixo para configurar sua rede (Caso ela j esteja configurada, v direto ao item 3.3).

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

Configurando o Servidor (Computador onde ser instalado o Winconnection): a) Clique no menu Iniciar -> Configuraes -> Painel de Controle. Localize e clique no cone Rede. b) Clique em Adicionar e escolha Protocolo. Localize Microsoft e do lado direito clique em TCP/IP. Clique no boto OK para salvar. c) O protocolo foi adicionado a sua rede. Para configur-lo, voc deve clique sobre ele para selecion-lo e ento, clique no boto Propriedades.

Importante: Deve ser configurado somente o adaptador da rede (nunca o adaptador Dial UP ou o da sua conexo banda larga). Isto porque, o Dial-Up e outros tipos de conexes recebem o IP automaticamente do provedor ou do modem e o da rede tem o IP fixo. d) Clique em Especificar um Endereo IP (certifique-se de que o Adaptador da Rede) e digite um IP no real, por exemplo, 192.168.0.1. Clique em OK para fechar a janela e em seguida, clique novamente no boto OK para salvar. Reinicie para completar a instalao.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

Configurando as Estaes: e) Nas estaes, voc deve utilizar um endereo IP da mesma classe e com outro nmero. Por exemplo: No servidor voc usou o endereo IP: 192.168.0.1. Na primeira estao que voc for configurar, digite o IP: 192.168.0.2, na segunda estao, digite o IP: 192.168.0.3, e assim por diante.

f) Agora, clique na Guia "Gateway" e adicione o IP do Servidor Winconnection:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

10

g) Depois, clique na guia "Configurao DNS" e adicione o IP do Servidor Winconnection:

OBS: Repita os itens de a) g) em cada computador da sua rede para que o protocolo TCP/IP seja instalado. Lembrando que:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

11

Voc nunca poder manter duas mquinas com o mesmo IP na mesma Nas estaes seguintes some uma unidade no ltimo nmero; O Windows copiar os dados da rede e pedir para reiniciar o computador.

rede;

Reinicie para completar a instalao. 3.3 Testando a rede Para testar sua nova rede TCP/IP, no Windows de uma Estao (que no o servidor), clique no menu Iniciar -> Executar. Digite o seguinte comando no campo Abrir: PING 192.168.0.1 Pressione a tecla Enter ou clique no boto OK. Abrir uma tela que poder apresentar trs modalidades de informaes: Caso a: Est tudo certo! Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data: Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<10ms TTL=128 Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<10ms TTL=128 Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=1ms TTL=128 Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<10ms TTL=128 Se a resposta for esta, a sua rede est funcionando perfeitamente. Caso b: A estao no consegue trocar dados com o servidor. Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data: Request timed out. Request timed out. Request timed out. Request timed out. Se a resposta for esta, a estao no est achando o servidor, logo a sua rede no estar funcionando. Verifique se no h um erro fsico em sua rede. Se no existir um erro fsico (cabos, placas, hubs, etc) refaa o processo acima, novamente. Caso c: Endereo IP no permitido para a rede interna Pinging 192.168.2.1 with 32 bytes of data: Destination host unreachable.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

12

Destination host unreachable. Destination host unreachable. Destination host unreachable. Se a resposta for esta, a estao est "pingando" para uma rede que no a dela. Significa que voc colocou o IP que no pertence sua rede. Logo, no deve ser o IP do servidor. Caso voc tenha certeza de que o IP do servidor este, voc deve reconfigurar a estao.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

13

4. Instalao do Winconnection
Primeiramente, faa o download do arquivo de instalao mais recente no link abaixo: http://www.winconnection.com.br/download/interna.phtml?ctx_cod=19.1 Aps concluir o download, execute o arquivo para iniciar o processo de instalao. Siga o Programa de Instalao. No final do processo, o Assistente de Configurao entrar em execuo. a) A primeira tela a de licenciamento e exibe trs opes: J tenho uma licena definitiva: Para usurios que j possuem a licena do Winconnection 4; Quero TESTAR o programa por 30 dias: Para usurios que possuem MAIS de 2 estaes na rede interna e querem testar o programa durante 30 dias para usurios ilimitados. Quero instalar a verso GRATUITA do programa: Para usurios que possuem AT 5 estaes na rede interna. OBS: A partir do Winconnection 4.6, a verso gratuita est disponvel para 5 usurios + Servidor.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

14

Selecione a opo desejada e clique no boto Avanar. b) Na prxima tela apenas clique no boto Avanar. NO habilite a opo No quero instalar/ atualizar os drivers agora, pois o programa precisa instalar esses drivers para que o Proxy Transparente (NAT) funcione normalmente.

c)

Na prxima tela, escolha a rede que Winconnection ir usar. Seguindo o esse

manual, o IP da Rede interna, na mquina onde est instalado a Conexo Externa 192.168.0.1 com mscara 255.255.255.0. Se aparecer outro IP nesta tela, altere para o IP que correspondente ao IP do Servidor e clique no boto Avanar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

15

d) Escolha as duas opes, conforme descrito na imagem abaixo e clique no boto Avanar.

e) Escolha os servios de internet que voc ir disponibilizar para os usurios da sua rede interna e clique em Avanar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

16

Ateno: A opo Ativar o Firewall, pode bloquear alguns programas no Servidor, inclusive a prpria conexo, ento recomendamos a NO ativao desta opo. Pois voc poder configurar o Firewall posteriormente. f) Depois de escolher os servios, voc dever digitar uma senha que ser usada, para o acesso ao Administrador do Winconnection. Aps digitar a senha, clique em Avanar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

17

g) Essa a ltima tela do Assistente de Configurao. Nesta, clique em Concluir. Feito isso, o Winconnection ir iniciar automaticamente.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

18

h) Feito a instalao, o Winconnection 4 inicia automaticamente. Para verificar se est licenciado corretamente, clique em Iniciar | Programas | Winco | Winconnection 4 e escolha a opo: Iniciar e Parar o Winconnection 4.

OBS: Para acessar o Administrador do Winconnection clique em Iniciar | Programas | Winco | Winconnection 4 e escolha a opo: Administrador.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

19

5. Configurando a Navegao
5.1. Configurando a Navegao atravs do Proxy WWW Aps a instalao do Winconnection (item 4) o servio Proxy WWW adicionado automaticamente na porta 8080 e seu status deve estar Em Execuo. Para configurar a navegao nas estaes, faa o seguinte:

a) Abra Internet Explorer, clique no menu superior Ferramentas > Opes da Internet. Clique na guia Conexes e clique em Configurao da LAN. Habilite a opo Usar um servidor Proxy para a rede local, no campo Endereo, digite o IP do servidor Winconnection (por exemplo: 192.168.0.1) e no campo Porta, digite: 8080. b) Clique no boto Avanadas e selecione a opo Usar o mesmo proxy para todos os protocolos. Clique no boto OK em todas as telas. Veja exemplo na figura abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

20

O Winconnection passar todas as conexes HTTP 1.0 e 1.1, HTTPS e WebFTP. possvel controlar o contedo de navegao bloqueando ou permitindo sites para um grupo de usurios e deixando outro grupo de usurios com navegao irrestrita, gerenciando tempo de login e senha. 5.2. Configurando a Navegao atravs do Proxy Transparente (NAT) O Proxy Transparente possibilita que o Winconnection 4 passe a se comportar como um NAT (Network Address Translation) e todos os pacotes que so enviados, so remetidos para a internet ou devolvidos para o cliente de destino. Sendo assim, a estao trabalha com se estivesse conectada diretamente internet. Ateno: O Proxy Transparente (NAT) s funciona se no Servidor onde est instalado o Winconnection 4 tiver os Sistemas Operacionais Windows 2000/XP/2003/Vista. a) No servidor, verifique se os servios Proxy Transparente e Proxy DNS esto instalados no Administrador do Winconnection. O status dos servios deve ser Em Execuo (para verificar o status do servio, basta clicar duas vezes sobre o mesmo).

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

21

b) Nas estaes, voc deve apontar o Gateway Padro e o DNS Preferencial para o IP do Servidor do Winconnection: Clique no menu Iniciar -> Configuraes -> Conexes de Rede. Clique com o boto direito do mouse em Conexo de Rede Local e depois clique em Propriedades. Selecione o "Protocolo TCP/IP" e clique em Propriedades. No campo "Gateway Padro" e "DNS Preferencial", digite o IP do seu Servidor (No nosso exemplo: 192.168.0.1). Clique em OK em todas as telas.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

22

5.3. Controle de Contedo Aps configurar a navegao em sua rede, importante incrementar a segurana de navegao, bloqueando ou permitindo determinados sites. Para entender melhor como funciona o bloqueio de sites do Winconnection, vamos definir algumas idias: Subdomnio = http://veja.uol.com.br (subdomnio Veja, no domnio UOL); Subdiretrio = http://www.uol.com.br/veja (subdiretrio Veja, no Domnio UOL). Ou seja: Se voc digitar *veja* nas regras de controle, bloqueado qualquer subdomnio ou

domnio "veja", mas no bloqueado nenhum subdiretrio */veja. Portanto, o *veja*, bloqueia, por exemplo, os seguintes sites: http://veja.terra.com.br, www.veja.com.br, http://veja.uol.com.br; Se voc digitar */veja, bloqueado o primeiro subdiretrio */veja, mas nenhum www.terra.com.br/veja, mas no bloqueia o

subdomnio veja bloqueado. Portanto, o */veja, bloqueia, por exemplo, os sites: www.uol.com.br/veja, www.ig.com.br/revistas/veja. Para bloquear este diretrio /revistas/veja, necessrio estabelecer a seguinte regra: */revistas/veja. Esta regra no bloquearia, por exemplo, o link www.uol.com.br/revistas/infoexame ou www.terra.com.br/revistas/terra. Esta regra bloqueia somente os sites como www.uol.com.br/revistas/veja. Para facilitar a administrao do controle de contedo, no Winconnection 4, possvel criar Listas de Sites, que permite estabelecer quais Grupos de Usurios estaro sujeito ao controle de contedo dos sites cadastrados nas Listas. Para criar uma lista, faa o seguinte: a) Abra o Administrador do Winconnection, clique em Servios de Proxy e em seguida, d um duplo clique em Proxy WWW. Clique na aba Lista de sites e ento, clique no boto Nova lista.

b) No campo, Nome da Lista digite o nome da lista (por exemplo: Porn). Clique no boto Incluir e adicione os sites de acordo com as regras citadas acima. Veja o exemplo abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

23

possvel tambm, importar uma lista de um arquivo texto. Para isso, basta clicar no boto Do Arquivo ... e indicar o arquivo .txt (por exemplo: domnios.txt). Disponibilizamos nos links abaixo dois arquivos com listas sites de uso proibido: http://sp.winco.com.br/aplicativos/Proxy_Anonimos.zip http://sp.winco.com.br/aplicativos/Listas.zip OBS: A partir da verso 4.6b do Winconnection, possvel criar uma lista de sites/endereos IPs para os quais o servidor proxy totalmente descartado (cache, autenticao, controle de contedo, etc). Para maiores informaes, consulte essa FAQ. Tambm possvel utilizar o Filtro Automtico de Contedo WEB para configurar o controle de contedo, conforme descrito no Captulo 9 desse manual. 5.4. Controle de Contedo sem exigir autenticao Para utilizar o controle de contedo (proibir ou permitir sites) sem que o usurio precise digitar login e senha no navegador, faa o seguinte: a) No administrador do Winconnection, clique em Servios de Proxy -> Proxy WWW, desabilite a opo "Exigir Autenticao" e clique no boto Configurar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

24

b) Na guia Regras de Acesso, ative as opes: Ativar o controle de contedo e "Proibir acesso aos sites e listas abaixo". Clique no boto Adicionar e crie as regras de acesso, conforme descrito no item 5.3. 5.5. Controle de Contedo exigindo autenticao H duas maneiras de utilizar o controle de contedo (proibir ou permitir sites) exigindo autenticao. J a autenticao, pode ser feita por login e senha ou por IP e/ou Netbios: 1) Exigir que o usurio digite o login e senha no navegador: No administrador do Winconnection, clique em Usurios, Listas e Grupos -> Usurios, no lado direito da tela, clique com o boto direito do mouse na parte em branco e em seguida, clique em Novo. Cadastre as informaes do usurio e no campo Grupos, defina um grupo para o usurio, por exemplo: Usurios restritos. OBS: Note que possvel definir uma senha para o usurio ou utilizar a mesma senha do Windows.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

25

2) Realizar a autenticao por IP (ou NetBios): possvel realizar a autenticao do usurio por IP (ou NetBios). Nesse caso, o usurio no precisar digitar o login e a senha no navegador.

No administrador do Winconnection, clique em Usurios, Listas e Grupos -> Usurios, no lado direito da tela, clique com o boto direito do mouse na parte em branco e em seguida, clique em Novo. Cadastre as informaes do usurio, habilite a opo Autenticao por IP (ou NetBios) e no campo Endereo IP ou host da mquina, digite o IP da estao referente a esse usurio. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Aps definir a maneira de autenticao para o controle de contedo, faa o seguinte:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

26

a) No administrador do Winconnection, clique em Servios de Proxy -> Proxy WWW, habilite a opo "Exigir Autenticao", selecione o grupo de usurios que voc deseja fazer o controle de sites e clique no boto Configurar. b) Na guia Regras de Acesso, ative as opes: Ativar o controle de contedo e "Proibir acesso aos sites e listas abaixo". Clique no boto Adicionar e crie as regras de acesso, conforme descrito no item 5.3. 5.6. Navegao por horrio No Winconnection 4 , possvel determinar horrio de navegao tanto para sites como para Lista de Sites. Aps criar as regras de acesso (conforme descrito no item 5.3), estabelea o horrio da navegao da seguinte forma: a) Na tela Controle de Contedo, selecione a Lista/Site que voc definiu, clique no boto Alterar. b) Clique na aba Regras, e ento clique no boto Alterar. Na nova tela que ser exibida, determine o horrio da navegao. Exemplo: O horrio de proibio ser de segunda sexta-feira, das 8Hs s 17Hs, como mostra a figura abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

27

5.7. Bloqueio de download por extenso de arquivos O Winconnection 4 permite proibir ou permitir o download por extenso de arquivos nos protocolos HTTP e FTP. Aps criar as regras de acesso (conforme descrito no item 5.3), faa o seguinte: a) Abra o Administrador do Winconnection, no lado esquerdo clique duas vezes em Servios de Proxy -> Proxy WWW e clique no boto Configurar. b) Selecione o site/lista criado e clique no boto Alterar e clique na aba Regras. No campo Proibir download das extenses abaixo, digite as extenses que voc deseja bloquear (voc deve separar as extenses usando vrgula). c) Se voc preferir, ao invs de proibir, voc pode liberar o download apenas para determinadas extenses. Para isso, basta habilitar a opo "Ao invs de proibir, apenas permitir as extenses acima". Feito isso, clique no boto OK em todas as telas para confirmar a criao da regra.

5.8. Bloqueio de Sites por Endereos IP Na verso 4.5b do Winconnection, foi adicionada a opo Proibir que sites no listados sejam acessados diretamente pelo endereo IP.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

28

Essa opo bloqueia automaticamente o acesso pelo Endereo IP de sites que no estejam cadastrados.

5.9.Cache O Cache o local no disco rgido onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos, quando se carrega uma pgina Web. Ao se retornar para a mesma pgina, o navegador pode busc-la no cache em vez de ir at o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o trfego na Internet. No Administrador do Winconnection, a opo de Cache fica localizada no servio Proxy WWW, como mostra a figura abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

29

Ateno: O tamanho mximo do Cache de 500 Mbytes.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

30

6. Configurando os E-mails
Existem trs maneiras de configurar os e-mails usando o Winconnection 4: Servidor de E-mails Direto do Provedor Usando o Winconnection diretamente como MX.

Todas atendem qualquer tipo de cliente. Porm a mais indicada e que um diferencial em relao aos seus concorrentes o Servidor de E-mails. Esta configurao permite controlar tamanho de e-mails, domnios internos, verificao de Vrus em mensagens, monitoramento de mensagens enviadas/recebidas, autenticao de SMTP, etc. 6.1 Configurando o Servidor de E-mail Para configurar o servidor de e-mail do Winconnection 4, faa o seguinte: 1) Passo Configurando o Administrador: a) No administrador do Winconnection, clique em Servios de Correio e verifique se os seguintes servios esto instalados no Administrador do Winconnection:
Servio SERVIDOR POP3 SERVIDOR SMTP MAPEADOR POP Porta 110 25 Status Em Execuo Em Execuo Em Execuo

Existem trs possibilidades: 1) Se esses servios j estiverem instalados e com Status "Em Execuo" v diretamente para o item b. 2) Se esses servios no estiverem instalados, ser necessrio instal-los da seguinte forma: Clique no menu superior Servios -> Novo -> Servidor POP3, clique no boto OK. Faa o mesmo procedimento para instalar o servio Servidor SMTP e Mapeador POP. 3) Caso algum servio esteja com Status "Erro Iniciando", consulte as seguintes FAQ s:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

31

http://www.winconnection.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=81 http://www.winconnection.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=102 a) Abra o Administrador do Winconnection. No lado esquerdo da tela, clique em Usurios, listas e grupos -> Selecione Usurios. No lado direito da tela, clique com o boto direito do mouse na parte em branco e ento clique em Novo. No campo Login, digite o nome do usurio que ter direito ao e-mail (no nosso exemplo: Cludio); no campo Descrio, faa uma breve descrio do usurio; no campo Senha, defina uma senha qualquer (por exemplo: senha) e no campo Grupos, defina o grupo que esse usurio far parte. Clique no boto OK. Repita o processo para todos os usurios que tero e-mail em sua rede.

c) No lado esquerdo da tela, clique duas vezes no servio SERVIDOR SMTP. Habilite a opo Entregar todas as mensagens ao servidor SMTP abaixo e digite o SMTP do seu provedor.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

32

OBS: Se o provedor exige autenticao, utilize a opo Autenticar-se com o Servidor SMTP externo .... No campo Login e Senha digite o login e senha de acordo com o seu provedor. Por exemplo, o provedor TERRA, exige autenticao para enviar mensagens.

d) No lado esquerdo da tela, clique duas vezes no servio MAPEADOR POP. Clique no boto Novo. Neste formulrio, preencha os dados da conta de e-mail de acordo com o provedor: No campo Login no Provedor, coloque o nome usurio (ex: claudio) , no campo Senha, digite a senha do e-mail (no nosso exemplo, claudio123). Em Servidor POP, digite o servidor pop do provedor (no nosso exemplo:

pop.winco.com.br) e em Usurio Local, selecione o usurio que voc cadastrou na lista de usurios (no item b) e que receber as mensagens dessa conta de e-mail que voc criou (No nosso exemplo: claudio).

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

33

No campo Porta, defina a porta do servidor pop que o seu provedor utiliza (a maioria dos provedores utilizam a porta 110). Se o seu provedor utiliza conexo segura (SSL), habilite a opo "Utilizar conexo segura (SSL)" Deixe os outros campos em branco e clique no boto OK. Este procedimento para a conta

claudio@winco.com.br .

Agora

repita

os

procedimentos a), b), e d) para as outras contas de outros usurios com e-mails diferentes. Aps configurar todas as contas, clique em OK para fechar a tela de configurao e v para o prximo passo. 2) Passo Configurando as Estaes: a) Entre na tela de configurao de contas do Cliente de E-mail da estao. Usaremos como exemplo o Outlook Express: Clique no menu superior Ferramentas -> Contas -> Selecione a conta e clique em Propriedades -> Clique na guia Servidores

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

34

b) No campo Servidor POP3, digite o IP do Servidor Winconnection. (No nosso exemplo: 192.168.0.1). c) No campo Servidor SMTP, digite o IP do Servidor Winconnection. (No nosso exemplo: 192.168.0.1)

d) No campo Usurio (ou UserName), coloque o nome do usurio cadastrado na Lista de Usurios do Winconnection. No nosso exemplo, Claudio. e) No campo Senha, coloque a senha para o usurio que voc criou no Winconnection. No nosso exemplo, "senha". Note que neste campo, estamos usando a senha do usurio interno (senha), e no, a senha no provedor pop.winco.com.br, que seria claudio123.

Aps clicar no boto OK, a estao j estar pronta para enviar e receber e-mails. Utilizando essa configurao de e-mail do Winconnection, voc poder configurar o Anti-Spam do Winconnection, conforme descrito no Captulo 7 desse manual.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

35

6.2. Enviando/Recebendo e-mails direto do provedor Essa a configurao padro. Voc configura o Outlook da estao de trabalho como se ela estivesse conectada diretamente internet, com os dados do provedor responsvel pelos e-mails. a) Configure o Proxy Transparente, conforme descrito no item 5.2 desse manual. b) No Outlook da estao, nas propriedades da conta de e-mail, na guia Servidores, digite nos campos correspondentes, o POP3 e SMTP do seu provedor e o login e senha do e-mail.

6.3. Usando o Winconnection diretamente como MX Essa configurao semelhante ao Servidor de E-mails do Winconnection, s que sem o MAPEADOR POP. necessrio possuir IP Fixo e a Porta 25 liberada para acessos externos. Pela complexidade, no abordaremos aqui esta forma de uso. Para maiores informaes, acesse o link abaixo: http://www.winco.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=120

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

36

7. Filtro Anti-Spam
O Filtro Anti-SPAM
um

mdulo opcional para os clientes que tem o servidor

Winconnection 4 e permite com que o administrador possa filtrar as mensagens que chegam ao servidor para toda a rede, removendo assim uma parte das mensagens no solicitadas, conhecidas tambm como SPAM. O plugin Spamcatcher (responsvel pelo filtro anti-spam) pontua as mensagens recebidas de acordo com uma srie de regras que so baixadas de um servidor. Quanto maior a pontuao da mensagem menor a chance da mensagem ser SPAM. Para usar o plugin do SPAMCATCHER, voc deve adquirir o Filtro Anti-Spam. 7.1. Configurando o Filtro Anti-Spam Primeiramente voc deve registrar a licena para ativar o Filtro Anti-Spam: a) No administrador do Winconnection, clique em Servios de Correio -> Servidor SMTP. Clique na guia Anti-Spam e ento clique no boto Configuraes. No campo Licena de uso do plugin Spamcatcher da Mailshell, digite o nmero de licena que voc recebeu aps a compra desse plugin e clique no boto OK. Voc poder escolher se quer ativar ou desativar o plugin, a pontuao que desejada para marcar a mensagem como SPAM e editar a Whitelist e Blacklist. As mensagens marcadas como SPAM ficam com [SPAM] no Assunto. recomendvel que se use a pontuao igual ou superior a 90. Menos que isso as chances de falso positivo so maiores. A cada uma hora feita um procura por atualizaes nas regras do Spamcatcher. Essa atualizao feita via HTTP. Existem 2 tipos de filtro para mensagem, no Anti-SPAM do Winconnection 4: a) Marcar mensagens suspeitas: De acordo com regras internas, o sistema calcula se a mensagem ou no um SPAM. Infelizmente este recurso no funciona em 100% dos casos visto que os Spammers sempre atualizam os mtodos de envio de mensagens. Obs: A melhor performance para esta opo quando o usurio no utiliza o MAPEADOR POP do Winconnection, ou seja, recebe e envia mensagens sendo o prprio MX do domnio. b) Regras para filtragem de mensagens no servidor: Voc pode criar regras especficas para determinar se alguns tipos de mensagens recebidas so ou no SPAM, atravs do Assunto, Remetente ou Destinatrio de Mensagem. Voc pode tambm optar

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

37

por Aceitar, Excluir, Marcar como: SPAM, ou mover para Quarentena as mensagens que so consideradas como SPAM pelas regras criadas.

Obs: Quando usada a Quarentena, deve ser configurado um usurio para receber as mensagens descartadas. Normalmente, escolhemos o Administrador como usurio. 7.2. Possveis Problemas no Filtro Anti-Spam Possveis mensagens de erro do SPAMCATCHER: SPAMCATCHER: No foi possvel conectar-se ao servidor de atualizaes. O auto-update do spamcatcher no conseguiu se conectar ao servidor de atualizaes. As hipteses mais provveis so: Servidor de atualizaes est fora do ar ou o firewall do Winconnection (ou algum outro firewall) est bloqueando o acesso ao servidor de atualizaes. SPAMCATCHER: Falha geral ao atualizar. Contate o suporte SPAMCATCHER: Erro ao recarregar as configuraes do SPAMCATCHER. O spamcatcher baixou as atualizaes, mas no conseguiu instalar. Provavelmente depois de uma hora ele tentar novamente. Caso continue a mensagem de erro, entre em contato com o suporte tcnico. SPAMCATCHER: No foi possvel iniciar o plugin do SPAMCATCHER (erro %d) Possveis cdigos de erro: #define MAILSHELL_NO_MEMORY 1005 Provavelmente reiniciando o Winconnection deve funcionar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

38

#define MAILSHELL_LICENSE_INVALID 1006 O usurio dever contatar o suporte. #define MAILSHELL_LICENSE_EXPIRED 1007 O usurio dever contatar o suporte. #define MAILSHELL_INVALID_CONFIG_DIR 1008 O usurio dever reinstalar o Winconnection. #define MAILSHELL_NO_RULES_LOADED 1009 O usurio dever reinstalar o Winconnection.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

39

8. Filtro MSN
O Filtro de MSN um mdulo adicional do Winconnection 4. Para utilizar esse recurso, necessrio adquirir o Filtro MSN. Este filtro permite controlar o uso do MSN Messenger e do Windows Messenger dentro da rede corporativa, controlando quais contatos sero permitidos, as transferncias de arquivos, e opcionalmente, tambm grava as conversas dos usurios em arquivos. a) Verifique se o servio Proxy Transparente est instalado e configurado (conforme descrito no item 5.2 desse manual). OBS: Certifique-se de que a opo Interceptar acesso de MSN Messenger (porta 1863) para controlar o seu uso est habilitada no servio Proxy Transparente.

b) necessrio criar o login da empresa no Passport.net na Microsoft para todos os


usurios (por exemplo: joao@empresa.com.br). O Cadastro no Passport.net deve ser feito em: https://accountservices.passport.net/reg.srf?fid=RegCredOnlyEASI&ru=&sl=1&lc=1046

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

40

c) Feito isso, preciso instalar o MSN em todas as estaes e logar com os dados criados no site citado acima. Para Windows XP, 2003 Server e Vista a verso 8 (ou superior) a recomendada.

Download: http://sp.winco.com.br/aplicativos/WLinstaller.exe Para Windows 98, ME e 2000 s funciona na verso 7.0.

Download: http://sp.winco.com.br/aplicativos/install_msn_messenger_dl.exe Exemplo de Configurao: Suponhamos que somente os usurios que possuir conta com o domnio

@empresa.com.br podero utilizar o MSN.

Primeiramente necessrio alterar o cadastro do usurio para incluir o seu e-mail

do MSN no campo de e-mail do usurio, veja a figura abaixo:

No Administrador do Winconnection, clique no menu superior Servios -> Novo e escolha Filtro de MSN selecione a opo: Ativar controle de utilizao do MSN Messenger.

Feito isso, selecione o grupo e clique no boto Configurar.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

41

Habilite a opo: "Filtrar contatos usando lista de permisses/bloqueio". Cadastre o domnio @empresa.com.br e clique no boto Permitir.

Dessa forma, o usurio Joo com o e-mail joao@empresa.com.br apenas poder adicionar em seu MSN os usurios do domnio @empresa.com.br.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

42

9. Filtro Automtico de Contedo WEB


O Winconnection 4 pode utilizar ferramentas de terceiros para categorizar sites e proibir os acessos baseados nestas categorias. Para usar um controle automtico de filtragem de pginas na internet, voc deve adquirir o Filtro Automtico de Contedo WEB. Clique no link abaixo e solicite uma licena de testes, vlida por 60 dias. http://www.winco.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=1030 O Filtro Automtico de Contedo WEB do Winconnection 4 analisa endereos da internet (URLs) e os categoriza baseado em seu contedo. Para isso utilizada uma base de dados dividida em 30 categorias e que abrange cerca de 1 bilho de endereos atualizados diariamente, que so verificados sempre que se tenta o acesso internet. Esta base auxilia o administrador da rede a filtrar o que deve e o que no deve ser acessado na empresa. Aps receber a licena do Filtro Automtico de Contedo WEB, faa o seguinte: a) Abra o Administrador do Winconnection, clique em Servios de Proxy -> Proxy WWW. Clique no boto "Configurar". b) Habilite as opes: Ativar Controle de Contedo; Proibir acesso aos sites e listas abaixo e Usar o Controle Automtico de Contedo para classificar os sites que no estejam na lista".

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

43

c) Clique na guia "Controle Automtico de Contedo", ative a opo: "Ativar controle de contedo remoto", no campo "Licena", digite a licena. Feito isso, selecione as categorias a serem bloqueadas e clique em OK em todas janelas.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

44

10. Firewall
O Firewall do Winconnection 4 permite deixar o computador seguro contra ataques de hackers ao servidor proxy. Por padro, o Firewall do produto vem configurado de forma a proteger a interface de rede externa contra ataques em todas as portas. Para uma segurana ainda maior, faa o download da ltima atualizao de segurana do seu Windows. Ateno: O firewall do Winconnection 4 s instalado em sistemas operacionais Windows 2000/XP/2003/Vista em qualquer verso. Os outros sistemas operacionais compatveis com o produto no tm o suporte a firewall. No administrador do Winconnection, clique em Conexes de Rede -> Firewall.

Voc pode Ativar ou Desativar o Firewall. Ativando, necessrio escolher a proteo para Conexo da internet na rota padro que recomendamos, pois o calculo feito pelo Winconnection 4 ou escolher a interface a ser protegida. Tambm possvel bloquear acesso a programas na internet neste computador, desabilitando a opo Permitir que os programas neste computador acessem a internet, mas isto no permitir nem que o programa antivrus, por exemplo, seja atualizado. A opo Responder a requisies de PING habilita o computador protegido a responder, quando solicitado, aos pings externos. Exemplos de configurao do firewall esto disponveis no link abaixo: http://www.winco.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=622

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

45

11. Winco Messenger


Para facilitar a comunicao interna das empresas, e com o foco na produtividade, o Winconnection 4 possui um sistema de comunicao interna, denominado Winco Messenger. O Winco Messenger integrado na base de usurios do Winconnection, e pode ser usado para troca de mensagens entre os colaboradores interno ou externos rede da empresa. O produto possui funes de transferncia de arquivos, aviso sonoro e gravao de histricos de conversas efetuadas na estao onde foi instalado. Este mdulo gratuito para todos os usurios que adquiram as licenas do Winconnection, e pode ser instalado sem a necessidade de uma licena adicional. Faa o download da verso mais recente do Winco Messenger no link abaixo: http://www.winco.com.br/download/interna.phtml?ctx_cod=19.1 11.1. Configurando o Servidor a) Se os usurios ainda no foram cadastrados no administrador, voc dever cadastrlos em "Usurios, lista e grupos", localizado no lado esquerdo do administrador do Winconnection. Selecione "Usurios", clique com o boto Novo. Cadastre todos os usurios que iro utilizar o Winco Messenger.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

46

b) Clique no menu superior Servios -> Novo e selecione o servio Winco Messenger. c) Selecione os grupos que podero usar o Winco Messenger.

OBS: Se houver usurios que no esto dentro da rede interna e que usaro o Winco Messenger, necessrio habilitar a opo Rede externa. 11.2. Configurando as Estaes a) Logando-se no Winco Messenger: Clique duas vezes no cone do Winco Messenger exibido prximo ao relgio de Windows. Ir aparecer uma tela solicitando Servidor, Login e Senha. No campo "Servidor", digite o IP do Servidor onde foi instalado o Winconnection (por exemplo: 192.168.0.1). No campo "Login", coloque o nome do usurio que est cadastrado na "Lista de usurios" do Winconnection. No campo "Senha", coloque a senha do usurio que est cadastrada no Winconnection.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

47

b) Buscando Usurios: Clique em "Contatos", e depois em "Buscar".

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

48

12. Winconnection Client


importante ressaltarmos que o conceito do Winconnection Client ultrapassado para a verso 4 do Winconnection. O Proxy Transparente permite uma compatibilidade muito maior para os servios do que o Client, possibilitando acesso a mais aplicativos. Ateno: O Winconnection Client s continua sendo indicado quando o sistema operacional do Servidor Winconnection 4 for Windows 9x/ME/NT. Em qualquer outro caso, o Winconnection Client no indicado. Instalando o Winconnection Client a mquina fica como se estivesse conectada diretamente internet e todos os programas passam a funcionar automaticamente, inclusive o Navegador (Internet Explorer, Opera, Netscape, etc.) 12.1. Configurando o Winconnection Client Configurando o Servidor: a) No Administrador do Winconnection verifique se existem os servios PROXY DNS e SOCKS 5. Caso no tenha, v em Servios -> Novo. Escolha o Socks 5 e Proxy DNS. Note que o "Status" do servio deve ser "Em Execuo".

b) Clique duas vezes no servio Proxy DNS. No campo "DNS", digite o DNS do seu provedor. Se no souber, voc no souber, digite: 200.176.2.75. Configurando a Estao: a) Faa o download do Winconnection Client no link abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

49

http://www.winco.com.br/download/interna.phtml?ctx_cod=19.1 b) O Winconnection Client normalmente reconhece automaticamente, como na ilustrao abaixo:

possvel ainda, estabelecer uma conexo manual do Winconnection Client que, em alguns casos, funciona quando ele no detectado automaticamente. Siga o procedimento abaixo: No campo Rede Local, coloque o IP da Estao. (no nosso exemplo: 192.168.0.4). No campo Mscara de Sub-Rede, coloque a mscara de sub-rede da estao. (no nosso exemplo: 255.255.255.0). Em Servidor Winconnection (SOCKS e DNS): Servidor DNS: Coloque o IP do servidor Winconnection (no nosso exemplo: 192.168.0.1). Servidor SOCKS: Coloque o IP do servidor Winconnection (no nosso exemplo: 192.168.0.1). Porta: coloque a mesma do servio SOCKS5 do Administrador Winconnection. Como no exemplo abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

50

OBS: Abra o seu navegador, clique em Ferramentas -> Opes da Internet -> Conexes -> Configuraes da LAN, desative a opo "Usar um servidor proxy para a rede local". Faa isto em todas as estaes que tenham o Winconnection Client instalado. 12.2. Instalando o Winconnection Client em Windows 95 O Winconnection Client pode ser instalado em qualquer Windows, mas para a instalao no Windows 95, deve ser feito um procedimento especial para alterar a pilha TCP/IP de WinSocks para WinSocks2. O Winconnection Client funciona com o WinSocks2. Contudo, o Windows 95 vem com a instalao do Winsocks1 o que tornaria impossvel a utilizao do Client nestas estaes. Porm, a Microsoft liberou uma atualizao do Winsocks2 para Windows 95 o que torna possvel a utilizao do Winconnection Client. Para conseguir uma atualizao do WinSocks2 para Windows 95, faa o download do software abaixo e instale na mquina com o Windows 95: ftp://ftp.winco.com.br/pub/ws2setup.exe ou http://www.winconnection.com.br/download/ws2setup.exe

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

51

12.2. Erro: Servidor no Encontrado Em alguns casos, pode ser exibida a mensagem de erro "Servidor no encontrado" ao instalar o Winconnection Client. Consulte o link abaixo para encontrar a soluo: http://www.winconnection.com.br/wc_interna.phtml?obj_id=119 Ou veja o fluxo de dados para detectar o problema no Winconnection Client:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

52

13. Administrando o Winconnection


13.1. Atualizao do Winconnection Constantemente, a Winco tem atualizado o Winconnection basicamente com 2 finalidades: Melhorias propostas por clientes e implementadas pelo desenvolvimento; Correo de Bugs e mudanas exigidas por novas regras da internet.

O processo de atualizao do Winconnection simples, porm deve ser feito cuidadosamente para garantir que a instalao seja feita de forma correta. Atualizao do Winconnection 3 para o Winconnection 4: a) Antes de iniciar a instalao, feche o Administrador do Winconnection 3 e desconecte a internet do computador. b) Faa o download do Winconnection 4, disponvel no link abaixo: http://www.winco.com.br/download/interna.phtml?ctx_cod=19.1 c) Aps concluir o download, efetue a instalao. No trmino, Winconnection 3 ser parado e o Winconnection 4 ser automaticamente iniciado. OBS: O Assistente de configurao ir identificar as configuraes anteriores e perguntar se deseja abandonar o assistente, para que voc possa configurar manualmente, portanto clique em SIM. c) Conecte o computador na Internet. Ateno: O Winconnection 4 no desinstala a verso anterior. Se algum problema acontecer, desinstale o Winconnection 4 e inicie o Winconnection 3 que tudo voltar ao normal no computador. muito importante reforamos aqui, que nunca o cliente perde nenhum dado que ele j tenha cadastrado durante a atualizao. O processo de desinstalao do Winconnection simplesmente derruba (para) o servio e remove os executveis do programa. Os arquivos de dados e os dados armazenados no Registro do Windows so preservados. Atualizao Automtica (Auto-Update) do Winconnection 4: O Winconnection 4, disponibiliza de forma automtica a atualizao do programa, no precisando desinstalar e instalar o programa, o que torna a atualizao simples e prtica.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

53

Para fazer a atualizao automtica do Winconnection, siga as instrues abaixo: a) Faa o backup das configuraes (conforme descrito no item 13.2.). b) Abra o Administrador do Winconnection, clique no menu Servidor e selecione a opo: Verificar Atualizaes. c) Caso o Winconnection encontre alguma atualizao a ser feita, clique com o boto direito no cone do Winconnection localizado prximo ao relgio do Windows e selecione a opo: Instalar atualizao. d) Feito isso, aparecer uma tela para fazer a instalao, apenas clique no boto Instalar e o Winconnection far o download dos arquivos de atualizao e se auto reinicializar. 13.2. Backup do sistema Para realizar o backup: a) Clique no menu Iniciar -> Programas -> Winco -> Winconnection 4 -> Iniciar e Parar o Winconnection 4. b) Clique no boto Backup e em seguida, clique no boto Sim. c) Salve o arquivo de backup em uma pasta de sua preferncia e clique no boto Salvar. OBS: Recomendamos que no nome do arquivo, voc digite a data que em que o arquivo foi salvo (por exemplo: backup_08-05-2008). Para restaurar o Backup, faa o seguinte: a) Clique no menu Iniciar -> Programas -> Winco -> Winconnection 4 -> Iniciar e Parar o Winconnection 4. b) Clique no boto Parar e em seguida, clique no boto Restore. c) Indique o arquivo que voc salvou o arquivo de backup, clique no boto Abrir e em seguida, clique no boto Sim. d) Clique no menu Iniciar -> Programas -> Winco -> Winconnection 4 -> Iniciar e Parar o Winconnection 4. Clique no boto Iniciar. 13.3. Status dos Servios Os servios instalados no Administrador do Winconnection, possuem 3 status. Veja os exemplos nas figuras abaixo:

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

54

Em Execuo:

Parado: Erro iniciando:

Quando um servio est com o status Erro Iniciando significa que algum outro servio do computador est usando a mesma porta que esse servio usa para iniciar. Veja a seguir alguns exemplos: Proxy DNS 53: Erro iniciando => necessrio desabilitar tudo que seja DNS no Windows 2000/XP/NT (normalmente s acontece nesses SO). Para isso, clique em Iniciar > Configuraes -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Servios. Pare todos os servios DNS e reinicie o servidor. Servidor SMTP (25): Erro iniciando => Provavelmente o Servidor SMTP do Windows est ativo. Clique em Iniciar > Configuraes -> computador. Servidor POP3 (110): Erro iniciando =>Provavelmente algum antivrus est com a proteo de e-mails ativa na porta 110. Outro motivo pode ser um outro Proxy ou Servidor de E-mails usando essa mesma porta. Servidor WWWW 80: Erro iniciando => Provavelmente o Servidor WWW do Windows 2000/XP/NT esto ativos. Clique em Iniciar > Configuraes -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Servios. Pare o IIS (Internet Information Services) e reinicie o computador. Existem programas que detectam qual programa est usando determinada porta. No site www.superdownloads.com.br est disponvel gratuitamente o ScanPort que auxilia o usurio a descobrir quais portas esto em uso no computador. 13.4. Problemas com a senha do administrador do Winconnection Caso voc tenha esquecido ou perdido a senha do Administrador do Winconnection, siga os seguintes procedimentos: Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Servios. Pare o IIS (Internet Information Services) e reinicie o

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

55

a) Clique no menu Iniciar -> Programas -> Winco -> Winconnection 4 -> Iniciar e Parar o Winconnection 4. Clique no boto Parar. b) Faa o download da Chave de Registro no link abaixo: http://www.winconnection.com.br/download/administrador-winco.zip OBS: Para Windows 95/98/ME, acesse o seguinte link: http://www.winconnection.com.br/download/administrador-winco-98.zip c) Descompacte o arquivo e execute o administrador-winco.reg. d) Clique no boto "Sim". e) Clique no menu Iniciar -> Programas -> Winco -> Winconnection 4 -> Iniciar e Parar o Winconnection 4. Clique no boto Iniciar. OBS: A senha voltar a ser "winco" (sem aspas e em minsculo).

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

56

14. Suporte Tcnico


Passo a Passo: http://www.winconnection.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=1824 Perguntas mais Freqentes (FAQs): http://www.winconnection.com.br/winconnection/interna.phtml?obj_id=1825 Frum: http://www.winconnection.com.br/winconnection/interna.phtml?ctx_cod=3.15 E-mail: suporte@winconnection.com.br Suporte por telefone: Para clientes que adquiriram a licena do Winconnection 4, a Winco garante 1 ano de suporte tcnico gratuito por telefone e por prazo ilimitado via e-mail, frum e site. Aps esse perodo de 1 ano necessrio adquirir a renovao do suporte telefnico para continuar a receber o suporte pelo telefone. Para a verso de testes (vlida por 30 dias) e a verso gratuita (Servidor + 2 estaes) o suporte realizado atravs de: e-mail, frum ou site (passo-passo e FAQs). OBS: Ao entrar em contato com nosso suporte por telefone ser necessrio informar o CPF/CNPJ da empresa.

Copyright Winco Tecnologia e Sistemas, todos os direitos reservados.

57

Anda mungkin juga menyukai