Anda di halaman 1dari 15

ESTRUTURA DA MATRIA

Sabemos que tudo que nos rodeia, que tem massa e ocupa lugar no espao, matria. Desde a antiga Grcia existe a duvida sobre a constituio da matria. Os antigos Gregos, em suas discusses filosficas, introduziram a idia de tomo. Eles achavam que se dividisse-mos sucessivamente a matria chegaramos a uma partcula indivisvel que seria o constituinte de toda a matria. Essa partcula foi chamada de tomo que significa indivisvel.

O grande mrito de Dalton se encontra no fato dele apoiar as suas idias em experincias.

MODELO DE THOMSON
Ampola de Crookes: so tubos de descarga que permitem obter alto vcuo.
Ctodo

nodo

MODELO DE DALTON
Os Gregos no fizeram experincias para comprovar as suas idias, s no sculo XIX o cientista ingls John Dalton comprovou atravs de experincias a idia de tomo. Ele props o seguinte:

Figura 2

Quando a presso no interior do tubo muito baixa (alto vcuo) aparece uma luminosidade esverdeada que formada por raios emitidos pelo ctodo (raios catdicos). No comeo do sculo XX J.J. Thomson, baseado em suas experincias com descargas eltricas em gases: demostrou que no possvel separar os raios catdicos da carga eltrica; verificou que os raios catdicos eram desviados por um campo eltrico;

A matria seria formada por pequenas partculas esfricas, macias e indivisveis (tomos). A diferena entre os elementos qumicos est na massa dos tomos.

Os diversos tomos podem combinar-se originado diferentes espcies de matria.

Anotaes de Dalton

Figura 3

concluiu que ao raios catdicos so feixes de eltrons emitidos pelo ctodo. mediu a razo entre a carga do eltron e sua massa (e/m).

Thonson ento props um modelo que considerava o tomo como sendo constitudo por uma pasta positiva na qual se encontravam distribudas partculas de cargas negativas. A partir dai j se comeava a admitir a divisibilidade do tomo.

Figura 4

DESCOBERTA DO PRTON
Outras modificaes no tubo de raios catdicos, feitas pelo cientista alemo Eugene Goldstein, conduziram descoberta de outra partcula subatmica, 1836 vezes mais pesado que o eltron e dotada de carga eltrica igual dele, s que com sinal positivo. Para essa nova partcula, foi proposto o nome prton.

Figura 1

Assim, ao final do sculo XIX, com a descoberta do prton e do eltron, j estava comprovado que o tomo no era indivisvel e que mesmo o modelo de Thomson era incompleto, uma vez que no levava em conta a existncia dos prtons. Um novo modelo se fazia necessrio.

Posteriormente, ficou provado que o tomo formado por trs partculas bsicas, no ncleo os prtons e os nutrons e na eletrosfera os eltrons.
prtons ncleo tomo nutros eletrosfera : eltrons As propriedades dessas partculas esto resumidas no quadro a seguir:

MODELO DE RUTHERFORD
Em 1911, Ernest Rutherford e seus colaboradores realizaram uma experincia que modificaria completamente a idia de tomo. A experincia consistia em bombardear uma lamina de ouro com partculas alfa emitidas por um elemento radioativo.

Partcula Prtons Nutrons Eltrons

Massa 1 1 1/1836

Carga +1 0 -1

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Nmero atmico (Z)


Dalton, no seu modelo, colocava que a diferena entre os elementos estava na massa destes. Hoje se sabe que a diferena entre os elementos no esta na massa e sim no seu nmero de prtons. O nmero de prtons ento recebeu a denominao de nmero atmico. NMERO ATMICO o nmero de prtons existentes no ncleo do tomo

Figura 5

Rutherford observou que: a maior parte das partculas alfa passaram pela folha sem sofrer desvios (1) e sem alterar a sua superfcie; algumas partculas alfa foram desviadas (2) com determinados ngulos de desvio; poucas partculas no atravessaram a folha e voltaram (3).

Nmero de massa (A)


A nmero de massa de um tomo dado pela soma do nmero de prtons com o de nutrons. Os eltrons no entram no calculo do nmero de massa porque a sua massa desprezvel. Z=P+N

A partir desses dados Rutherford concluiu que o tomo deve ser constitudo por duas regies: uma pequena que concentra toda a massa e a carga positiva denominada ncleo. outra perifrica, praticamente sem massa e de carga negativa denominada eletrosfera.

Elemento qumico
o conjunto de tomos que apresentam o mesmo nmero atmico. Para cada elemento existe um smbolo que pode ter uma ou duas letras (no caso de ter duas letras a segunda minscula). A forma mais comum de representarmos um tomo : A ou Z E A ZE Obs: Um tomo que apresenta o nmero de eltrons igual ao nmero de prtons chamado de tomo neutro. Quando um tomo perde ou ganha eltrons ele se transforma em um on. Os ons podem ser ctions (perderam eltrons) ou nions (ganharam eltrons).

Rutherford chegou a essas concluses a partir do seguinte raciocnio: Como a maioria das partculas passou intacta deve existir um grande vazio na matria. As partculas que voltaram teriam colidido com alguma regio de grande massa. Como j se sabia que as partculas alfa eram positivas, as que foram desviadas devem ter sofrido repulso de alguma regio tambm positiva.

Com a experincia de Rutherford ficou demostrado que o tomo na realidade um grande espao vazio, ou seja, o tomo descontnuo.

Neutro p = e Ction p > e tomo on nion e > p

Istopos, isbaros e istonos


Istopos: so tomos que apresentam igual nmero atmico e diferente nmero de massa.
Exemplos:
17Cl 35

37 17Cl

1H

, 1H2 e 1H3

Isbaros: so tomos que apresentam igual nmero de massa e diferentes nmeros atmicos.
Figura 6

Exemplos: 7N14 e 6C1420Ca40 e

40 19K

Istonos: so tomos que apresentam diferentes nmeros atmicos, diferentes nmeros de massa e igual nmero de nutrons.
Exemplos: 7N14 e 6C1320Ca40 e
39 19K

TOMOS Istopos Isbaros Istonos

Z =

A =

N =

b. O tomo uma pequena partcula indivisvel e indestrutvel. c. O tomo formado por trs pequenas partculas indivisveis e indestrutveis denominadas eltrons, prtons e nutrons. d. Os eltrons esto em movimento circular uniforme a uma distncia fixa do ncleo. e. Todos os tomos da tabela peridica apresentam, necessariamente, eltrons, prtons e nutrons; sendo que estas trs partculas possuem massas semelhantes. 5. (UFPE 2003) Istopos radiativos so empregados no diagnstico e tratamento de inmeras doenas. Qual a principal propriedade que caracteriza um elemento qumico? a. b. c. d. e. nmero de massa nmero de prtons nmero de nutrons energia de ionizao diferena entre o nmero de prtons e de nutrons

Exerccios de sala
1. Das afirmativas abaixo, a nica que est de acordo coma teoria atmica de Dalton : a. Os tomos so formados por prtons, nutrons e eltrons. b. Os prtons situam-se no ncleo atmico. c. Os eltrons giram em orbitais fixas e determinadas, onde possui uma certa quantidade de energia. d. Os tomos de um determinado elemento so iguais entre si. 2. Das afirmaes seguintes, a nica que est de acordo com o modelo criado por Thomson : a. b. c. d. No tomo existem nutrons. No tomo existe um ncleo positivo. O tomo formado por camadas eletrnicas. No tomo h distribuio uniforme de partculas positivas e negativas. e. O tomo um todo heterogneo. 3. (UNB) Em 1911, Rutherford realizou uma experincia em que uma lmina muito fina de ouro foi bombardeada com partculas alfa (partculas positivamente carregadas). A maioria delas atravessou a lmina sem sofrer desvios na trajetria. No entanto, um pequeno nmero de partculas sofreu desvios muito grandes. A partir desse experimento, Rutherford concluiu que: I. Os ncleos so densos e eletricamente positivos. II. A matria tem em sua constituio grandes espaos vazios. III. O tomo divisvel, em oposio a Dalton, que o considerava indivisvel. IV. O tamanho do tomo determinado pelo tamanho do ncleo. V. Os eltrons ocupam rbitas circulares ao redor do ncleo do tomo (nveis estacionrios). Esto corretas: a. b. c. d. e. I, II e III I, III e IV II, III e V I, III e V III, IV e V

6. O acelerador de partculas um sistema utilizado para estudos da estrutura da matria e fsica nuclear. Em um experimento realizado no acelerador, foram projetadas partculas que, ao colidirem com uma placa, geraram um tipo de espcie que apresenta 30 prtons, 28 nutrons e 29 eltrons. Pode-se afirmar que esta espcie um: a. b. c. d. e. ction monovalente com nmero de massa igual a 59. nion bivalente com nmero de massa igual a 58. nion monovalente com nmero de massa igual a 57. ction monovalente com nmero de massa igual a 58. ction monovalente com nmero de massa igual a 57.

7. (UFPB 2006) Dentre os diversos elementos da Tabela Peridica, existem aqueles que possuem tomos radioativos (
131 53

I,

59 26

Fe ,

32 15

P,

99 43

Tc e

24 11

Na ) muito utilizados na medi-

cina, tanto para o diagnstico quanto para o tratamento de doenas como o cncer. Em relao a esses tomos, INCORRETO afirmar: a. O nmero de massa do b. O nmero atmico do
59 26 99 43

Tc 99.

Fe 26.
131 53 24

c. O nmero de prtons do d. O nmero de eltrons do

I 53. Na 11. P 15.

e. O nmero de nutrons do

11 32 15

8. Qual o nmero de erros contidos na tabela abaixo? prtons


24 12 Mg
+2

nutrons 12 31 108 7

eltrons 12 28 181 6

massa 24 59 181 13

12 28 73 6

4. (UEPB 2007) Com base nas concepes cientficas mais atuais sobre a estrutura do tomo, correto afirmar: a. O tomo apresenta duas regies distintas: uma regio central, muito pequena, onde se concentra praticamente toda a sua massa; e um espao bem maior, no qual os eltrons se movimentam. Portanto, os eltrons, que ocupam a maior parte do volume do tomo, tm o papel mais relevante nas reaes qumicas.

59 Ni 28
181 73 Ta

13 C 6

a. b. c. d.

Trs Um Quatro Dois

9. (UFCG 2007) Na identificao de um tomo ou on inclui-se o seu smbolo (X), o nmero de massa (A), o nmero atmico (Z) e o nmero de carga (n+ ou n-). Na tabela abaixo so dados exemplos de identificao de seis tomos/ons.

b. A mesma estrutura eletrnica do do Mg2+. c. Nmero de massa igual a 8. d. Raio inico menor que o raio atmico do respectivo tomo neutro. e. Nmero atmico igual a 10. 5. Assinale a alternativa falsa: a. 1H1 (prtio) o nico tomo que no apresenta nutron. b. 6C12, 6C13 e 6C14 so exemplos de istopos. c. 25A56 e 26C56 so exemplos de isbaros. d. Os tomos 25B55 e 26C56 so istonos. e. 1H2 recebe o nome de trtio, enquanto 1H3 de deutrio. 6. Sobre os tomos dos elementos genricos A, B e C sabese que: A istopo de C; B isbaro de C; B tem um prtons a menos que A; A tem dois nutrons a mais que C; C tem 30 partculas com carga positiva e 45 nutrons. D a soma do nmero de massa de A com o nmero atmicode B. 7. Considere dois istopos A e B, onde os nmeros atmicos e de massa de A so (3x 6) e 5x respectivamente. O tomo B apresenta nmero atmico (2x + 4) e nmero de massa (5x 1). O nmero de nutrons de A e B so respectivamente. a. b. c. d. e. 26 25 24 23 22 e e e e e 25 24 23 22 21

Smbolo (X) (arbitrrio)


M Q R T Y

Nmero de massa (A)


37 40 138 3 2

Nmero atmico (Z)


17 20 56 1 1

Nmero de carga (n+ ou n-) 0 0 2+ 1+ 1-

40

19

Com base nestas informaes, assinale dentre as alternativas abaixo a afirmao INCORRETA. a. R tem um nmero de nutrons igual a 82 e um nmero de eltrons igual a 54. b. Y tem um eltron e G no tem eltrons. c. T tem um prton. d. M e Q so istonos. e. Q e G so isbaros.

Exerccios de casa
1. Considerando a experincia de Rutherford, assinale a alternativa falsa: a. A experincia consistiu em bombardear pelculas metlicas delgadas com partculas alfa. b. Algumas partculas alfa foram desviadas do seu trajeto devido repulso exercida pelo ncleo. c. Observando o expecto de difrao das partculas alfa, Rutherford concluiu que o tomo tem densidade uniforme. d. Essa experincia permitiu descobrir o ncleo atmico e seu tamanho relativo. e. Rutherford sabia antecipadamente que as partculas alfa eram carregadas positivamente. 2. A melhor prova para afirmao de que os eltrons rodeiam o ncleo de um tomo fornecida pela evidncia experimental de que os eltrons so: a. As partculas que possuem a maior massa at hoje identificada nos tomos. b. partculas de massa muito pequena. c. As partculas mais facilmente removveis da matria. d. negativamente carregados. e. presentes no vapor de gua quando esta ferve. 3. O tomo constitudo de 17 prtons, 18 nutrons e 17 eltrons apresenta o nmero atmico e nmero de massa, respectivamente iguais a: a. b. c. d. e. 17 17 18 17 35 e e e e e 17 18 17 35 17

8. A teoria atmica de Dalton admitia que: I. Os tomos so partculas discretas de matria que no podem ser divididas por qualquer processo qumico conhecido. II. tomos do mesmo elemento qumico so semelhantes entre si e tm mesma massa. III. tomos de elementos diferentes tm propriedades diferentes. a. b. c. d. e. Somente I correta. Somente II correta. Somente III correta. I, II e III so corretas. II e III so corretas.

9. A descoberta do eltron deveu-se descargas realizadas em tubos de alto vcuo, contendo gs residual. Na experincia foi observado um feixe que: I. partia do ctodo; II. partia do nodo; III. resultava unicamente da ionizao do gs residual; IV. apresentava deflexo em um campo magntico. Conclui-se que esto corretas as alternativas: a. b. c. d. e. I e III I e IV II e III II e IV III e IV

4. (ITA) Um nion mononuclear bivalente com 10 eltrons apresenta: a. 10 prtons nucleares. 4

10. Para explicar a causa das grandes deflexes, os tomos devem conter um ncleo pesado e positivamente carregado. Esta afirmao refere-se a experincia de:

a. b. c. d. e.

Raios catdicos. Descoberta do prton. Rutherford. Descoberta dos nutrons. Crookes.

16. Considerando-se apenas a existncia de trs istopos 1 2 3 16 , o nmero de nu1H , 1H e 1H e apenas o istopo 8O trons impossvel de se encontrar numa molcula de gua : a. b. c. d. e. 9 10 11 12 13

11. (UFF) A tabela seguinte fornece o nmero de prtons e o nmero de nutrons existentes no ncleo de vrios tomos. tomos a b c d N de prtons 34 35 33 34 N de nutrons 45 44 42 44

17. Sobre a estrutura atmica foram dadas as proposies: I. O nmero atmico, simbolizado por Z, corresponde ao nmero de prtons ou eltrons. II. No ncleo do tomo encontramos apenas prtons e eltrons. III. Elemento qumico o conjunto de tomos de mesmo nmero atmico. IV. Num tomo o nmero de prtons igual ao nmero de nutrons. V. O ncleo atmico uma regio de alta densidade. So corretas: a. b. c. d. e. Todas I e II II e III III e V IV e V

Considerando os dados desta tabela, o tomo istopo de (a) e o tomo que tem o mesmo nmero de massa do tomo (a) so, respectivamente: a. b. c. d. e. deb ced bec bed ceb

12. Das afirmaes seguintes, a nica que est de acordo com o modelo criado por Thomson : a. b. c. d. No tomo existem nutrons. No tomo existe um ncleo positivo. O tomo formado por camadas eletrnicas. No tomo h distribuio uniforme de partculas positivas e negativas. e. O tomo um todo heterogneo. 13. Das afirmaes que seguem, a nica em desacordo com as observaes de Rutherford : a. Os tomos contm um ncleo muito pequeno e de grande massa. b. O espao entre os ncleos est ocupado por eltrons, que tm cargas negativas. c. A magnitude da disperso das partculas a funo do valor da carga positiva do ncleo. d. O tomo tem densidade uniforme. e. as partculas atravessam laminas metlicas delgadas. 14. (UFPB) O nmero de eltrons, prtons e nutrons contidos na espcie 195 Pt 2 + , respectivamente: 78 a. b. c. d. e. 117 - 76 78 76 - 117 78 76 - 78 117 78 - 117 76 117 - 78 - 76

18. Um tomo possui 35 prtons, 35 nutrons e 36 eltrons. Sobre esse tomo falso afirmar-se que: a. b. c. d. e. O seu nmero atmico 35. O seu nmero de massa 70. Na realidade, ele um nion. No seu ncleo existem 71 partculas. Ele necessita perder um eltron para torna-se neutro.

19. (UFSC) Na famosa experincia de Rutherford, no incio do sculo XX, com a lmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto), indicava(m) o tomo possuir um ncleo pequeno e positivo foi(foram): 01. A maioria das partculas alfa atravessaria os tomos da lmina sem sofrer desvio de sua trajetria. 02. Ao atravessar a lmina, uma maioria de partculas alfa sofreria desvio de sua trajetria. 04. Um pequeno nmero de partculas alfa atravessando a lmina sofreria desvio de sua trajetria. 08. Um grande nmero de partculas alfa no atravessaria a lmina. 16. As partculas alfa teriam cargas negativas. 20. Segundo o modelo atmico de Ernest Rutherford o tomo formado em grande parte por espaos vazios, constitudos por partculas eletricamente carregadas de naturezas diferentes. A esta natureza eltrica convencionou-se denominar de carga positiva e carga negativa, para o prton e para o eltron, respectivamente. Rutherford tambm obteve dados experimentais que demonstravam que: 1) toda a massa do tomo estava concentrada no seu interior, ou seja, no ncleo do tomo; 2) a massa dos eltrons aproximadamente 1840 vezes menor que a massa do prton. Com base no texto pode-se afirmar que se fosse possvel acrescentar eltrons indefinidamente ao tomo de urnio (Z = 92 e Massa Atmica = 238 u), seriam necessrios para aumentar em 1% a massa atmica deste elemento, aproximadamente: a. 1692 eltrons. 5

15. (UEPB) Considere um elemento X istopo de um elemento Y e isbaro de um elemento Z, acerca dos quais so feitas as seguintes afirmaes: I. X II. X III. Y IV. X a. b. c. d. e. e e e e Y tm a mesmo nmero atmico. Y tm o mesmo nmero de massa. Z tm o mesmo nmero da massa. Z tm o mesmo nmero atmico. corretas as afirmaes I, II e III. falsas todas as afirmaes. falsas as afirmaes II, III e IV. corretas todas as afirmaes. corretas as afirmaes II e IV.

So So So So So

b. c. d. e.

2342 1234 4379 1840

eltrons. eltrons. eltrons. eltrons.

21. Analise as afirmativas relacionadas com os ons [19K40]+ e [17Cl37]. I. Os dois tm o mesmo nmero de prtons. II. O nmero de massa de cada on no se altera em relao ao tomo neutro. III. Os dois so istopos. IV. Os dois tm o mesmo nmero de eltrons. Est(o) correta(s): a. b. c. d. e. apenas I. apenas III. apenas II e IV. apenas III e IV. I, II, III e IV.

a. dois tomos neutros com o mesmo nmero atmico tm o mesmo nmero de eltrons. b. um nion com 52 eltrons e nmero massa 116 tem 64 nutrons. c. um tomo neutro com 31 eltrons tem nmero atmico igual a 31. d. um tomo neutro, ao perder trs eltrons, mantm inalterado seu nmero atmico. e. um ction com carga 3+, 47 eltrons e 62 nutrons tem nmero de massa igual a 112. 25. (UFPE 2004) Ao longo da histria da cincia, diversos modelos atmicos foram propostos at chegarmos ao modelo atual. Com relao ao modelo atmico de Rutherford, podemos afirmar que: 0 0. foi baseado em experimentos com eletrlise de solues de sais de ouro. 1 1. um modelo nuclear que mostra o fato de a matria ter sua massa concentrada em um pequeno ncleo. 2 2. um modelo que apresenta a matria como sendo constituda por eltrons (partculas de carga negativa) em contato direto com prtons (partculas de carga positiva). 3 3. no d qualquer informao sobre a existncia de nutrons. 4 4. foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lminas de um metal por partculas . 26. (UNESP) Dentre as alternativas a seguir, indicar a que contm a afirmao correta. a. Dois tomos que possuem o mesmo nmero de nutrons pertencem ao mesmo elemento qumico. b. Dois tomos com o mesmo nmero de eltrons em suas camadas de valncia pertencem ao mesmo elemento qumico. c. Dois tomos que possuem o mesmo nmero de prtons pertencem ao mesmo elemento qumico. d. Dois tomos com iguais nmeros de massa so istopos. e. Dois tomos com iguais nmeros de massa so altropos. 27. Uma das perguntas que estudantes de Qumica do ensino mdio fazem com frequncia : "Qual o modelo de tomo que devo estudar?" Uma boa resposta poderia ser. "Depende para que os tomos modelados vo ser usados depois..." Construmos modelos na busca de facilitar nossas interaes com os entes modelados. por meio de modelos, nas mais diferentes situaes, que podemos fazer inferncias e previses de propriedades. Assinale a alternativa falsa a seguir, a respeito de modelos atmicos. a. Segundo modelo atmico atualmente aceito, o nmero atmico de um elemento qumico representa o nmero de prtons que seus tomos possuem. b. O modelo atmico de Rutherford descreve o tomo de forma exata. c. A formao das substncias simples e compostas pode ser explicada pelo modelo atmico de Dalton. d. toda a massa do tomo estava concentrada no seu interior, ou seja, no ncleo do tomo;

22. (PUC-RS) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lminas de ouro, para estudo de desvios de partculas alfa. Rutherford pde observar que a maioria das partculas alfa atravessava a fina lmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetria e umaoutra pequena parcela era refletida. Rutherford ento idealizou um outro modelo atmico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relao ao modelo de Rutherford, afirma-se que I. o tomo constitudo por duas regies distintas: o ncleo e a eletrosfera. II. o ncleo atmico extremamente pequeno em relao ao tamanho do tomo. III. os eltrons esto situados na superfcie de uma esfera de carga positiva. IV. os eltrons movimentam-se ao redor do ncleo em trajetrias circulares, denominados nveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas so, apenas, a. b. c. d. e. I e II I e III II e IV III e IV I, II e III

23. (UFAL 2007) Para representar e explicar a natureza utilizam-se modelos. Um deles o modelo atmico de Rutherford. Rutherford bombardeou uma finssima lmina de ouro com partculas emitidas por material radioativo. Analise as proposies abaixo. 0 0 - As partculas emitidas pelo material radioativo eram as partculas , ou seja, eltrons de alta energia. 1 1 - Rutherford formulou um modelo atmico semelhante ao sistema solar: uma regio central e um envoltrio denominado eletrosfera. 2 2 - Na regio central do tomo est concentrada, praticamente, toda a massa do tomo. 3 3 - No envoltrio, eletrosfera, est concentrada, praticamente, toda a carga positiva e toda a carga negativa. 4 4 - O envoltrio que constitui a eletrosfera uma regio praticamente sem massa. 24. (UFMG) As alternativas referem-se ao nmero de partculas constituintes de espcies atmicas. A afirmativa FALSA

Gabarito:
01-C 07-A 13-D 19-05 25-FVFVV 02-C 08-D 14-C 20-D 26-C 03-D 09-B 15-C 21-C 27-B 04-B 10-C 16-E 22-A 05-E 11-A 17-D 23-FVVFV 06-106 12-D 18-D 24-B

MODELO ATMICO DE BOHR


Na poca que Rutherford publicou seu modelo j existiam conceitos fsicos consagrados e um destes conceitos era a Lei do Eletromagnetismo de Maxwell que dizia: "Toda carga eltrica em movimento acelerado em torno de outra perde energia sob forma de ondas eletromagnticas". Como o eltron uma carga eltrica em movimento acelerado em torno do ncleo, perderia energia e se aproximaria do ncleo at chocar-se com este; desta forma o tomo se auto-destruiria. Somente em 1913 Bohr afirmou que os fenmenos atmicos no poderiam ser explicados pelas Leis da Fsica Clssica. Bohr fez algumas correes no modelo atmico proposto por Rutherford. Analisando o espectro de emisso do hidrognio. Espectro contnuo:

SOMMERFELD
Analisando com mais cuidado as raias do expectro do hidrognio, Sommerfield percebeu que estas eram formadas de raias ainda mais finas e concluiu que um eltron, num mesmo nvel, apresentava energias diferentes. Sommerfield sugeriu que os eltrons ocupavam subnveis de energia e concluiu que para cada nvel n so possveis n subnveis. Denominao dos subnveis: s , p, d, f,... Energia dos subnveis em um mesmo nvel: s<p<d<f

Quantidade de eltrons em cada subnvel: Subnvel s p d f N de eltrons 2 6 10 14

Diagrama de Pauling
Espectro do hidrognio:

Bohr concluiu que:

os eltrons deveriam estar dispostos ao redor do ncleo em orbitas circulares. nessas orbitas (denominadas camadas ou nveis de energia) os eltrons deveriam ter energia constante. quando os eltrons ganhavam energia saltavam para orbitas mais externas (se afastavam do ncleo), quando perdiam energia saltavam para orbitas mais internas (se aproximavam do ncleo).

Distribuio eletrnica
A distribuio eletrnica em sub-nveis feita seguindo a ordem de energia dos sub-nveis. A seqncia de energia dada pelo diagrama de Pauling: Exemplos:
10Ne 17Cl 26Fe

1s2 2s2 2p6 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6

Distribuio eletrnica de ons.


Ctions: retirar os eltrons mais externos do tomo correspondente, ou seja, retirar eltrons primeiramente da camada de valncia (o nvel mais externo do tomo).
A energia emitida na forma de ondas eletromagntica e pode ser calculada pela expresso E = h f onde: h = constante de Planck e f freqncia da radiao emitida.
2+ 20Ca 326Fe

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s0 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s0 3d5

nions: deve-se preencher o subnvel incompleto do tomo.


17Cl 2 8O

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 1s2 2s2 2p6

MODELO ATMICO ATUAL


O modelo atmico aceito atualmente leve em considerao dois princpios:

p1 p
2

. .

p5

PRINCPIO DA DUALIDADE OU DE DE BROGLIE:

"Os eltrons tem um comportamento duplo de onda partcula."

Note que, primeiro colocamos os eltrons para cima e s depois que colocamos os eltrons com sentido contrrio. O eltron mais energtico da distribuio o ltimo que colocamos.

NMEROS QUNTICOS

PRINCIPIO DA INCERTEZA OU DE HEISENBERG: Cada eltron dentro definida que pode ser nmeros denominados qunticos servem ento um tomo. de um tomo possui uma energia caracterizada por um conjunto de nmeros qunticos. Os nmeros para localizar os eltrons dentro de

" impossvel em um mesmo instante calcular a posio e a velocidade de um eltron." Como conseqncia desses dois princpios, o fsico austraco Erwin Schrdinger em 1926 associou a cada eltron uma equao de onda. A soluo da equao de onda mostrava a probabilidade de encontrar o eltron ao redor do ncleo. Surge ento o conceito de orbital.

NMERO QUNTICO PRINCIPAL


O nmero quntico principal localiza a camada do eltron, ou seja, a distncia mdia do eltron ao ncleo. representado com a letra n e pode ter valores: 1, 2, 3, 4,... . Cada nmero indica o nvel ocupado pelo eltron. nvel do eltrons valor de n

K 1

L 2

M 3

N 4

O 5

P 6

Q 7

ORBITAL a regio ao redor do ncleo onde mxima a probabilidade de se encontrar um eltron.


A forma e o nmero do orbital muda de acordo com o subnvel em que ele se encontra. Temos ento:

NMERO QUNTICO SECUNDRIO OU AZIMUTAL


O nmero quntico secundrio, representado com a letra l, indica o subnvel em que o eltron se encontra. Subnvel do eltron valor de lm

orbital s
Figura 7

orbital p

s 0

p 1

d 2

F 3

Sub Nmero nvel de orbitais

Representao

O nmero quntico secundrio tambm indica a forma geomtrica do orbital contido nesse subnvel.

S P d f

1 3 5 7

NMERO QUNTICO MAGNTICO


O nmero quntico magntico, representado pela letra m, localiza o orbital dentro de um subnvel, ou seja, ele d orientao espacial do orbital. Por exemplo, no subnvel s temos apenas um orbital, mas, no sub-nivel p temos trs orbitais, cada um em uma direo do espao.
y

PRINCPIO DA EXCLUSO DE PAULI


Um orbital comporta no mximo dois eltrons, desde que tenham spins contrrios (antiparalelos).

DISTRIBUIO ELETRNICA EM ORBITAIS


Na distribuio eletrnica de orbitais devemos obedecer a regra de Hund, primeiro preencher os orbitais com eltrons em um sentido, e s depois emparelhar esses eltrons. Exemplos: 8
z

Figura 8

Podemos representar os sub-nveis da seguinte forma: subnvel representao

0 s -1 0 +1 P -2 -1 0 +1 +2 d -3 -2 -1 f 0 +1 +2 +3

d. enquanto o eltron estiver girando na mesma rbita, ele no emite fton, mas pode absorver a radiao eletromagntica. e. quando o eltron transita para rbita mais afastada do ncleo, ocorre emisso de luz. 3. (UFPI 2002) As clulas fotoeltricas dos sistemas de abertura de portas automticas so constitudas, normalmente, por um catodo de csio (Cs) cuja energia mnima de emisso de eltrons 6,25 x 1025 J. Com base na tabela abaixo, indique, dentre as alternativas, a regio do espectro eletromagntico que uma pessoa normal deve irradiar para conseguir abrir a porta: Tabela de valores de comprimento de onda, , em nm e tipos de radiao correspondentes. ( nm) Tipos de Radiao 5,00 x 105 Infravermelho 8 4,50 x 10 Microondas 5,50 x 1010 Ondas de Rdio FM 6,70 x 1012 Ondas de Rdio AM 8,65 x 1015 Ondas de Rdio longas h = 6,62 x 1034 J.s c = 3,00 x 108 m.s1

NMERO QUNTICO SPIN


O nmero quntico spin, representado com a letra S, diferencia os eltrons de um mesmo orbital de acordo com a sua rotao. Cada orbital pode conter no mximo dois eltrons, com spins contrrios (princpio da excluso de Pauli). Iremos representar os eltrons atravs de setas, teremos ento:

S= +

S= -

Exerccios de sala
1. (UEPB 2005) A representao grfica abaixo mostra trs nveis de energia de um determinado tomo:

a. b. c. d. e.

microondas. ondas de rdio longas. infravermelho. ondas de rdio AM. ondas de rdio FM.

4. Um eltron ao saltar de um nvel de energia mais externo, cuja energia de 19,6 Kcal/mol para um nvel mais interno, cuja energia de 82,8 kcal/mol dever: h = 9,521014 kcal.seg/mol a. Emitir radiao eletromagntica de freqncia igual a 6,6 1014 s1. b. Receber energia 19,6 kcal de energia. c. Absorver radiao eletromagntica de comprimento de onda 4,54 107 cm. d. Emitir radiao eletromagntica de comprimento de onda 6,6 1014 cm. e. absorver radiao eletromagntica de comprimento de onda 6,6 1014 cm. 5. (UFPB) Um tomo A excitado, ao perder energia, emite luz de freqncia igual a 0,6 1015 s1. a. Considerando que a velocidade da luz igual a 3 1010 cm.s1, calcule o comprimento de onda da luz emitida. b. A partir do comprimento de onda calculado e com o auxlio da figura abaixo, que mostra a parte visvel do expectro eletromagntico, identifique a cor da luz que o tomo emite.
Vermelho Amarelo Verde Azul Laranja Violeta

I. Um eltron precisa receber energia (E) correspondente a E2 - E1 para saltar do nvel 1 para o nvel 2. II. O salto quntico referido acima (I) libera energia na forma de ondas eletromagnticas. III. O salto quntico n1 para n3 menos energtico que o salto n1 para n2. Est(o) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) a. b. c. d. e. III II I I e II I e III

2. (UFCG 2006) Trabalhando com as informaes at ento conhecidas, Bhr foi capaz de explicar as raias do espectro do tomo de hidrognio. Ele props um modelo para o tomo que mantinha o ncleo do modelo atmico de Rutherford. O modelo atmico de Bhr tem como base o seguinte princpio: a. o eltron pode girar nas rbitas de qualquer raio. b. o eltron pode girar somente nas rbitas de raios especficos. c. a diferena de energia entre as rbitas aumenta medida que eles se afastam do ncleo.

3,5 4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 Comprimento de onda () 105 cm

6. (CESGRANRIO) "Os implantes dentrios esto mais seguros no Brasil e j atendem s normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confeco dos parafusos e pinos de titnio, que compem as prteses. Feitas com ligas de titnio, essas prteses so 9

usadas para fixar coroas dentrias, aparelhos ortodnticos e dentaduras, nos ossos da mandbula e do maxilar." Jornal do Brasil, outubro 1996. Considerando que o nmero atmico do titnio 22, sua configurao eletrnica ser: a. b. c. d. e. 1s2 1s2 1s2 1s2 1s2 2s2 2s2 2s2 2s2 2s2 2p6 2p6 2p6 2p6 2p6 3s2 3s2 3s2 3s2 3s2 3p3. 3p5. 3p6 4s2. 3p6 4s2 3d2. 3p6 4s2 3d10 4p6.

12. (UFGO) Os diagramas, a seguir, representam distribuies eletrnicas para o tomo de nitrognio:

Considerando-se essas distribuies eletrnicas, 01. I e II seguem a regra de Hund. 02. III e IV obedecem ao princpio de Pauli. 04. II representa a distribuio do estado fundamental. 08. em I, dois eltrons possuem o mesmo conjunto de nmeros qunticos. 16. III representa uma distribuio de um estado excitado. 13. (UFPI 2004) Para resolver a equao de Schrdinger para o tomo de hidrognio necessrio considerar um conjunto de quatro nmeros qunticos: principal (n), secundrio (l), magntico (ml) e spin (ms). Com relao aos nmeros qunticos, assinale a alternativa correta. a. l o principal responsvel pela energia total de um orbital atmico. b. n est relacionado somente com a geometria do orbital. c. ml est relacionado com a orientao dos orbitais no espao. d. ms fornece o nmero de orientaes dos orbitais no espao. e. So nmeros absolutos provenientes da massa atmica dos elementos qumicos. 14. (UNICAP-PE) Considerando a representao do eltron mais energtico de um tomo X, conforme indicado abaixo, e respeitando-se a regra de Hund, afirma-se: [Ar] 3d10 4s1 (Obs.: por conveno: para o 1 eltron) I II 0 0 o tomo apresenta um total de 15 eltrons de spin . 1 1 seu nmero atmico 29. 2 2 um elemento de transio externa. 3 3 gera apenas ctions monovalentes. 4 4 o tomo apresenta apenas seis eltrons com nmero quntico magntico +1. 15. (UFCG 2005) Um aluno, estudando distribuio eletrnica, de acordo com as suas regras e convenes, como o Princpio de excluso de Pauling e a Regra de Hund , montou a tabela abaixo, que mostra algumas alternativas de valores dos nmeros qunticos para um eltron de um tomo que se encontra no estado fundamental. Dentre as alternativas apresentadas, quais indicam o conjunto de nmeros qunticos corretos?

7. (FEI) A configurao eletrnica de um tomo neutro no estado fundamental 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 . O nmero de orbitais vazios remanescente no nvel principal M : a. b. c. d. e. 0 1 5 6 10.

8. (UFPI 2002) O princpio da excluso de Pauli fundamental no processo de distribuio eletrnica de tomos multieletrnicos. Assinale, dentre as distribuies eletrnicas abaixo, aquela que NO respeita esse princpio: a. b. c. d. e. 1s2 1s2 1s2 1s2 1s2 2s2 2s2 2s2 2s2 2s2 2p3 2p6 2p6 2p6 2p6 3s3 3s2 3s2 3s2 3p6 3p6 4s2 3p6 4s2 3d10 3p6 4s2 3d10 4p2

9. Analise as afirmaes abaixo: I. Segundo Heisenberg possvel determinar simultaneamente a posio e a velocidade de um eltron. II. Segundo De Broglie o eltron apresenta um comportamento duplo de onda-partcula. III. Orbital a regio ao redor do ncleo onde certeza encontrar determinado eltron. Est(a)o correta(s): a. b. c. d. e. Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. II e III.

10. (UFPI 2003) A localizao e o momento de uma partcula so complementares, ambos no podem ser conhecidos simultaneamente com preciso arbitrria. Esta afirmativa est relacionada diretamente com a(o): a. b. c. d. e. Lei das propores definidas. Lei da conservao da massa. Lei da conservao da energia. Lei das propores mltiplas. Princpio da incerteza de Heisenberg.

11. (UFPI 2006) Se a luz pode ser vista em termos de onda e partcula, por que as partculas tambm no podem ter a mesma viso? Esta frase foi dita por Louis de Broglie em 1924. A mesma est relacionada com: a. b. c. d. e. Princpio da incerteza. Teoria atmica de Dalton. Lei das propores mltiplas. Teoria atmica de Rutherford. Dualidade de partcula-onda. 10

Elemento A B C D E

n 3 3 2 4 3

Nmeros qunticos l m s 2 2 +1/2 4 +3 +1/2 0 +1 +1/2 1 0 +1/2 2 2 1/2

a. b. c. d. e.

A e D. B, C e D. C e E. C, D e E. A, D e E.

16. (UFPB 2001) Um tomo X, de nmero de massa igual a 63 e nmero de nutrons igual a 36, istono de um tomo Y, de nmero de massa 64 e isbaro de um tomo Z que possui 34 nutrons. Em relao a esses tomos, correto afirmar que as configuraes de X +2, Y +2 e Z +2 so, respectivamente, a. b. c. d. e. [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] 4s 13d 8 4s 23d 5 3d 54s 2 3d 7 4s 23d 5 ; ; ; ; ; [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] 4s 23d 5 4s 23d 6 3d 64s 2 3d 8 4s 23d 6 e e e e e [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] 4s 23d 6 4s 23d 7 3d 94s 0 3d 9 4s 13d 8

queno e os eltrons esto a uma grande distncia do ncleo. II. No modelo proposto por Bohr para o tomo de hidrognio, os eltrons se movem em rbitas circulares, cujas energias podem assumir quaisquer valores. III. Molcula a menor poro de uma substncia covalente que mantm sua composio. Est(o) correta(s): a. b. c. d. e. apenas apenas apenas apenas apenas I. I e II. II. I e III. III.

17. (UFPB 2005) O conhecimento da configurao eletrnica do elemento muito importante para o qumico. Isto porque, a partir dessa configurao, alm de saber a posio do elemento na Tabela Peridica, pode-se fazer uma previso das propriedades qumicas e fsicas. Como exemplo, as configuraes eletrnicas I, II, III e IV representam elementos contidos em maior proporo ou no diamante, ou no ao, ou no ar ou nos chips. I. 1s2, II. 1s2, III. 1s2, IV. 1s2, 2s2, 2p2 2s2, 2p6, 3s2, 3p2 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d6 2s2,2p3

2. (UFMG) Ao resumir as caractersticas de cada um dos sucessivos modelos do tomo de hidrognio, um estudante elaborou o seguinte quadro: MODELO ATMICO Dalton Thomson CARACTERSTICAS tomos macios e indivisveis. Eltron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva est distribuda, homogeneamente, por toda a esfera. Eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. No h restrio quanto aos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron. Eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron so possveis.

Rutherford

Com relao s configuraes eletrnicas apresentadas no texto, INCORRETO afirmar: a. Os eltrons mais energticos do nitrognio tm nmero quntico principal, n = 2. b. Os eltrons mais energticos do carbono tm nmero quntico secundrio, l = 1. c. Os eltrons de valncia do silcio tm nmeros qunticos secundrio, l = 0 e l = 1. d. O elemento representado pela configurao eletrnica III est localizado no grupo 8B e no terceiro perodo da Tabela Peridica. e. Os eltrons mais energticos dos elementos representados pelas configuraes I e IV tm o mesmo nmero quntico principal (n) e secundrio (l). 18. (UFPB 2007) Dentre os conjuntos de nmeros qunticos {n , l , m , s} apresentados nas alternativas abaixo, um deles representa nmeros qunticos NO permitidos para os eltrons da subcamada mais energtica do Fe (II), um on indispensvel para a sustentao da vida dos mamferos, pois est diretamente relacionado com a respirao desses animais. Esse conjunto descrito corresponde a: a. b. c. d. e. {3, {3, {3, {3, {3, 2, 0, } 2, 2, } 2, 2, } 2, 3, } 2,1, }

Bohr

O nmero de ERROS cometidos pelo estudante a. b. c. d. e. 0 1 2 3 4

3. Dizemos que um tomo est no estado fundamental quando todos os seus eltrons esto nas posies de menor energia permitida. Observe agora as distribuies eletrnicas a seguir: I) 1s1 2s1 II) 1s2 2s2 2p1 III) 1s2 2s2 3s1 No esto no estado fundamental as configuraes eletrnicas: a. b. c. d. e. somente a III I e II I e III somente II todas

Exerccios de casa
1. Considere as seguintes afirmaes sobre tomos e molculas. I. No modelo proposto por Rutherford, o tomo tem praticamente toda sua massa concentrada num ncleo pe-

4. Assinale a alternativa falsa: a. O tomo, segundo Bohr-Sommerfield, apresenta um ncleo e eltrons em orbitas circulares e elpticas. b. O tomo, segundo Dalton, se constitui numa partcula indivisvel. c. Os eltrons, ao redor do ncleo, se distribuem em camadas ou nveis de energia. 11

d. O nmero atmico de um tomo indica o nmero de prtons existentes no seu ncleo. e. Elemento qumico qualquer conjunto de tomos com o mesmo nmero de massa. 5. (UFPB) A energia recebida por um eltron em um tomo a. b. c. d. e. contnua. descontnua. independente da freqncia. independente do comprimento de onda depende do quadrado da constante de Planck (h)

10. Sobre nmeros qunticos so dadas as proposies: I. Um subnvel que possui no mximo 30 eltrons apresenta l = 7. II. Um orbital "d" comporta no mximo 10 eltrons. III. Os orbitais "s" possuem forma esfrica. IV. O nmero mximo de orbitais em qualquer subnvel dado por n2. V. Um subnivel com n = 5 e l = 1 pertence a camada "O". So corretas: a. b. c. d. e. Todas somente somente somente somente I, II e III II, III e IV III, IV e V I, III e V

6. A teoria de Bohr introduziu uma srie de inovaes no modelo atmico. Dentre elas destacam-se: I. A energia no emitida de forma contnua, mas em blocos, denominados quantum. II. O eltrons se movem ao redor do ncleo em um nmero limitado de orbitas bem definidas, que so chamadas rbitas estacionrias. III. No ncleo dos tomos, alem de prtons, que so positivos, existem partculas sem cargas eltricas, denominadas nutrons. IV. Ao saltar de uma rbita estacionria, o eltron emite ou absorve um quantum de energia. V. Os eltrons tm, simultaneamente, carter corpuscular e de onda. Das afirmativas, esto corretas apenas: a. b. c. d. e. I, II, III II, III e IV I, II e IV III, V II, IV

11. (UFC) As espcies H, He+, Li+2 e Be+3 so particularmente simples, cada uma possui apenas um eltron. Com relao a estas espcies marque a alternativa correta: a. Nos casos do H e He+ o eltron ir ocupar o orbital 1s. b. Os orbitais 1s de cada espcie so idnticos em forma e volume. c. sendo estas espcies isoeletrnicas, devem apresentar propriedades qumicas idnticas. d. H e He+ diferem de Li+2 e Be+3 porque nas duas ltimas espcies o eltron solitrio ocupa o orbital 2s. e. As foras que mantm o eltron unido ao ncleo de cada espcie tm a mesma intensidade. 12. O princpio de Excluso de Pauli estabelece que: a. A posio e a velocidade de um eltron no podem ser determinadas simultaneamente. b. Eltrons em orbitais atmicos possuem spins paralelos. c. A velocidade de toda radiao eletromagntica igual velocidade da luz. d. Dois eltrons em um mesmo tomo no podem apresentar os quatro nmeros qunticos iguais. e. Numa dada subcamada que contm mais de um orbital, os eltrons so distribudos sobre os orbitais disponveis, com seus spins na mesma direo. 13. uma combinao permitida de nmeros qunticos n, l, m e S para um eltron num tomo: a. b. c. d. e. n 2 3 4 4 2

7. Se um eltron move-se de um nvel de energia para o outro, mais afastado do ncleo do mesmo tomo, pode-se afirmar que: a. b. c. d. H emisso de energia. H absoro de energia. No h variao de energia. H emisso de luz de um determinado comprimento de onda. e. O nmero atmico varia. 8. Sabe-se que para o tomo de hidrognio E2 = 78,40 Kcal/mol e E4 = 19,62 kcal/mol. A energia emitida pelo fton quando o eltron muda do 4 para o 2, corresponde : a. b. c. d. e. + 58,8 kcal/mol 58,8 kcal/mol + 2 58,8 kcal/mol 2 58,8 kcal/mol + 3 58,8 kcal/mol

l 2 2 4 3 1

m 0 3 4 2 2

S + - + - +

9. (Fatec-SP) Considere as afirmaes abaixo: I. em II. em III. em IV. em um um um um subnvel d h 7 orbitais; subnvel p h 3 orbitais; orbital s cabem 2 eltrons; orbital p cabem 6 eltrons;

14. (UECE) Considere trs tomos, A, B e C. Os tomos A e C so, istopos; os tomos B e C so isbaros e os tomos A e B so istonos, sabendo que o tomo A tem 20 prtons e nmero de massa 41, e que o tomo C tem 22 nutrons, Os nmeros qunticos do eltron mais energtico do tomo B so: a. b. c. d. e. n n n n n = = = = = 3; 3; 3; 3; 2;

Quanto as afirmaes: a. b. c. d. e. apenas a II correta. apenas a I e II so corretas. apenas a II e a III so corretas. apenas a II, a III e a IV so corretas. todas so corretas. 12

l l l l l

= = = = =

0; 1; 2; 2; 0;

m m m m m

= = = = =

2; S = 0; S = 2; S = 1; S = 2; S =

15. Um dos eltrons do elemento alumnio apresenta como nmeros qunticos principal, azimultal e magntico, respectivamente, 2, 1 e 0. Trata-se, portanto do: a. b. c. d. e. 6 5 7 4 8 eltron. eltron. eltron. eltron. eltron.

n = 4, 1 = 2, m = -1. A partir destes dados, podemos concluir: I II 0 0 o tamanho atmico do hidrognio diminuiu, pois n aumentou. 1 1 o tomo ficou mais estvel. 2 2 o tomo, para voltar ao estado fundamental, absorve energia. 3 3 esse eltron se encontra em orbital 4d. 4 4 n determina o nmero quntico principal. 23. (FEI-SP) Os nmeros qunticos dos dois eltrons mais energticos de um tomo, no estado fundamental, so;

16. (UFPB) Se a Configurao 4s2 representa apenas os eltrons de valncia do elemento X, o nmero atmico deste elemento a. b. c. d. e. 30 20 18 19 21

Eltron 1 2 n 4 4

Nmeros Qunticos l 0 0 m 0 0 s - 1/2 +1/2

17. (UFPB) A estrutura eletrnica, abaixo representada, para o tomo de nitrognio em seu estado fundamental:

Portanto, pode-se afirmar: I. Seu nmero atmico 20. II. O subnvel de maior energia tem dois orbitais. Em cada orbital h um nico eltron. III. A distribuio eletrnica no estado normal : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. IV. Corresponde a elemento da famlia 2A da tabela peridica. Esto incorretas as informaes: a. b. c. d. e. somente somente somente somente somente IV. I e III. II e IV. III. II.

no verdadeiro por violar: a. b. c. d. e. o principio da incerteza de Heisenberg. a regra de Hund. a teoria de Planck. o principio da excluso de Pauli. A lei de Moseley.

18. (UFRN) Quando o alumnio forma seu on mais comum, a camada mais externa do on contm: a. b. c. d. e. 2 eltrons em orbital s e 3 eltrons em orbitais p. 2 eltrons em orbital s e 6 eltrons em orbitais p. 8 eltrons em orbitais p. 4 eltrons em orbitais p. s 2 eltrons em orbital s.

19. (Cesgranrio) Assinale a opo que contraria a Regra de Hund: a. b. c. d. e.

24. (UFPR) Os tomos de um elemento qumico no so exatamente iguais. O cloro apresenta-se na natureza como 35 e 17Cl37 e sua abundncia isotpica mostrada no 17Cl quadro abaixo. tomo
17Cl 37 17Cl 35

. . . . .

Abundncia na natureza (%) 75,00 25,00

20. (FEI-SP) A configurao eletrnica de um tomo neutro no estado fundamental 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. O nmero de orbitais vazios remanescente no nvel principal M : a. b. c. d. e. 0 1 5 6 10

Entretanto, na Classificao Peridica dos Elementos, o cloro (nmero atmico = 17) apresenta-se com massa molar igual a 35,50 g/mol. A respeito do exposto acima, correto afirmar: 01. Na representao do tipo ZXA, as letras X, Z e A so, respectivamente, o smbolo do elemento qumico, o nmero de massa e o nmero atmico. 02. O 17Cl35 apresenta sete eltrons em sua camada de valncia. 04. O valor 35,50 g/mol obtido por meio da mdia ponderada entre as massas atmicas de 17Cl35 e 17Cl37, levandose em considerao suas abundncias isotpicas. 08. A configurao eletrnica de 17Cl37 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. 16. O tomo de 17Cl35 no neutro porque possui 17 prtons e 18 nutrons. 25. (UNIP-SP) Com relao ao orbital esquematizado, a proposio falsa :

21. Sendo o nmero atmico do cobre igual a 29, indique o nmero de orbitais semi-preenchidos existentes no subnvel 3d desse tomo desse tomo. a. b. c. d. e. 0 1 2 3 4

22. (UNICAP-PE) Os trs nmeros qunticos de um eltron em um tomo de hidrognio em um determinado estado so

13

a. b. c. d.

O seu nmero quntico principal n > 1. O orbital apresenta nmero quntico secundrio l = 2. Nesse orbital pode haver no mximo dois eltrons. No nvel de nmero quntico principal n = 2 do tomo de sdio (nmero atmico = 11) existem trs desses orbitais. e. O nmero quntico magntico desse orbital pode ter um dos valores: 1, 0, +1. 26. (Unimep-SP) Os valores dos nmeros qunticos principal, secundrio, magntico e spin para o eltron de diferenciao do glio, de nmero atmico 31, so, respectivamente: a. b. c. d. e. 3, 3, 4, 4, 4, 0, 1, + 1, 0, + 2, 0, + 1, 1, 0, 0,

30. Seja En a energia de um eltron no nvel n.Considerando a constante de planck h e a velocidade c da luz escolha a alternativa que apresenta corretamente o comprimento de uma onda eletromagntica que seria capaz de levar um eltron do tomo de hidrognio do nvel 2 ao nvel 3. a. b. c. d. e. (E2 E3)/h.c (E3 E2)/h.c h.c/(E3 E2) h.c/E3 h.c/E2

31. (UFRN) Nas distribuies eletrnicas das espcies qumicas abaixo: I. Na1+ II. K III. Cl1IV. F1+ V. C 1s2, 1s2, 1s2, 1s2, 1s2, 2s2, 2s2, 2s2, 2s2, 2s2, 2p5, 2p6, 2p6, 2p4 2p1, 3s1 3s2, 3p6, 4s1, 4p0 3s2, 3p6 3p1

Identifique as que esto no estado fundamental: a. b. c. d. e. I, II e IV I, III, e IV I, III, e V I, IV e V II, III, IV

27. Qual ou quais os conjuntos de nmeros qunticos no est correto: n l m S I4, 0, 0, + II3, 3, 2, III- 4, 3, 1, + IV- 2, 3, 0, a. b. c. d. e. I II e IV I e II Todos nenhum

32. (UPE 2004) Assinale a alternativa correta em relao teoria quntica do tomo. a. Orbital a reagio ao redor do nucleio onde certeza encontrar determinado eltron. b. Os orbitais p, constituintes de cada subcamada p, diferem entre si pela orientao no espao. c. O on Cr3+ (Z=24) apresenta na camada M 9 eltrons e 1 orbital d incompleto. d. O conjunto de nmeros qunticos: 4, 2, +3, +1/2 aceitvel para um eltron em um tomo. e. Um orbital do tipo d, quando completamente preenchido, conter 10 eltrons. 33. (UFPI 2003) O xido de titnio, TiO2, uma substncia usada na fabricao de tintas de colorao branca. A configurao eletrnica correta do titnio, tal como se encontra neste composto : a. b. c. d. e. 1s2 1s2 1s2 1s2 1s2 2s2 2s2 2s2 2s2 2s2 3s2 3p6 3s2 3p6 3s2 3p6 3s2 3p6 2p6 3s2 3d2 4s2 3d1 3d3 4s1 3d2 3p6

28. (ITA-98) Um tomo de Hidrognio com o eltron inicialmente no estado fundamental excitado para um estado com nmero quntico principal (n) igual a 3. Em correlao a este fato qual das opes abaixo a correta? a. Este estado excitado o primeiro estado excitado permitido para o hidrognio. b. A distncia mdia do eltron ao ncleo ser menor no estado excitado do que no estado fundamental. c. Ser necessrio fornecer mais energia para ionizar o tomo a partir deste estado excitado do que para ionizlo a partir do estado fundamental. d. A energia necessria para excitar um eltron do estado com n = 3 para um estado com n = 5 a mesma para excit-lo do estado com n = 1 para um estado com n = 3. e. O comprimento de onda da radiao emitida quando este eltron retornar para o estado fundamental ser igual ao comprimento de onda da radiao absorvida para ele ir do estado fundamental para o mesmo estado excitado. 29. Julgue as afirmaes abaixo e escolha a alternativa que apresenta as afirmaes corretas: I. Todo tomo com nmero atmico par diamagntico. II. Todo tomo com nmero atmico mpar paramagntico. III. Todo tomo diamagntico possui nmero atmico par. a. b. c. d. e. Todas I e II apenas I e III apenas II e III apenas nenhuma 14

34. (UFPB 2002) O chumbo usado desde os tempos do Imprio Romano em encanamentos e utenslios de cozinha. Hoje, empregado na proteo contra a radiao, na confeco de munio, como acumulador de baterias, em solda, etc. Apesar de to til, o uso deste elemento perigoso, pois seu acmulo no organismo humano causa o plumbismo, doena de difcil tratamento. Sobre o elemento qumico chumbo, correto afirmar que a. um metal e, no estado fundamental, apresenta a configurao eletrnica [Xe] 6s 2 4f 1 0 5d 1 4 6p 2 . b. forma xidos anfteros como PbO e PbO2 que podem reagir com um cido ou uma base para formar sal e gua. c. apresenta tendncia a receber eltrons. d. um metal que apresenta propriedades diamagnticas. e. possui ponto de fuso 328C, logo, um lquido temperatura ambiente.

35. (UFMT) Na questo a seguir julgue os itens e escreva nos parnteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Toda matria quando aquecida a uma temperatura suficientemente elevada, emite energia na forma de radiao (luz). Um exemplo comum a lmpada incandescente onde um filamento de tungstnio aquecido at ficar branco, pela resistncia que ele oferece passagem de um fluxo de eltrons. Nesse dispositivo a energia eltrica convertida em energia trmica e energia radiante. Se essa radiao passa atravs de uma fenda estreita, transformar-se- numa "fita luminosa". Se fizermos esta "fita" atingir uma tela, aparecer uma imagem de fenda em forma de linha. Colocando um prisma no caminho da luz, a posio da linha na tela varia. Quando a luz emitida por um corpo quente e examinada dessa maneira, produzir num primeiro caso numa regio contnua de cores variveis, de modo que a linha se expanda dando uma faixa de cores desde o vermelho at o violeta (como num arco-ris), num segundo, uma srie de linhas separadas com reas escuras entre elas. A partir do exposto, julgue os itens. ( ( ) No primeiro caso tem-se espectro contnuo. ) Quando se usa a viso humana para detectar radiaes possvel abranger todas as faixas do espectro eletromagntico. ) No segundo caso fala-se de um espectro discreto ou descontnuo. ) O aparelho no qual feita a decomposio da luz em seus diversos componentes chamado espectrgrafo.

A imagem v inculada no pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido mov ido, renomeado ou excludo. Verifique se o v nculo aponta para o arquiv o e o local corretos.

39. (UNIRIO) Os sais de Cr6+ so, em geral, solveis no pH biolgico e, portanto, tm fcil penetrao. Da a sua toxidade para seres humanos. Por outro lado, os compostos de Cr3+ so pouco solveis nesse pH, o que resulta em dificuldade de passar para o interior das clulas. Indique a opo que corresponde configurao eletrnica do on Cr3+. a. b. c. d. e. [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] [Ar] 4s2 3d1 3d2 3d3 4s2 3d4 4s1 3d5

( (

GABARITO:
01-D 07-B 13-E 19-E 25-B 31-E 37-B 02-A 08-A 14-C 20-C 26-D 32-B 38C 03-D 09-C 15-A 21-A 27-B 33-E 04-E 10-E 16-20 22-FFFVV 28-E 34-B 05-B 11-A 17-B 23-E 29-D 35-VFVV 06-A 12-D 18-B 24-14 30-C 36-D

36. (ITA) Entre as afirmaes a seguir, assinale a opo ERRADA: a. Os ons He+, Li2+, Be3+, no estado gasoso, so exemplos de "hidrogenides". b. No tomo de carbono, os orbitais 3s, 3p e 3d tm valores de energias diferentes. c. A densidade de probabilidade de encontrar um eltron num tomo de hidrognio no orbital 2p nula num plano que passa pelo ncleo. d. As freqncias das radiaes emitidas pelo on He+ so iguais s emitidas pelo tomo de hidrognio. 37. (UFMG) Considere os nveis de energia e as excitaes que podem ocorrer com o eltron mais externo do tomo de ltio.
A imagem v inculada no pode ser exibida. Talv ez o arquiv o tenha sido mov ido, renomeado ou excludo. Verifique se o v nculo aponta para o arquiv o e o local corretos.

O nmero mximo de linhas de absoro a. b. c. d. e. 5. 6. 9. 10. 14.

38. (UFMG) O grfico que melhor descreve a variao da energia do eltron no tomo de hidrognio, em funo do nmero de ordem do nvel de energia,

15

Anda mungkin juga menyukai